Melhor Afiador de Facas de 2021: Guia de Compra Completo

Hoje vamos conhecer o melhor afiador de facas para comprar, esse objeto indispensável para manter uma boa lâmina em suas facas. Então, seja você cozinheiro profissional, ou amador, precisa conhecer qual o melhor modelo para comprar. 

Afinal, um bom corte pode fazer muita diferença no resultado do preparo final dos alimentos. Por isso, para cortes de carnes, legumes e vegetais, uma faca bem afiada garante uma boa apresentação da comida. 

Além disso, claro, o afiador de facas facilita muito a vida do cozinheiro. Afinal, ele é mais prático e rápido para afiar. Logo, garante mais agilidade no preparo dos alimentos e também mantém as suas facas sempre novas. 

Então vamos conhecer agora quais são os modelos de afiador de facas para comprar em 2021. E ainda, vamos saber tudo sobre este utensílio maravilhoso para você não errar na hora da compra. 

Melhores Afiadores de Facas de 2021

Os modelos de afiador de facas que selecionamos para nossa lista diferem entre os amadores e profissionais. Isto porque alguns possuem recursos mais elaborados, outros mais simples, porém todos de boa qualidade. 

Conheça quais são os 6 melhores afiadores de faca de 2021:

  • Tramontina Profio – Afiador de Facas
  • Afiador De Facas E Tesouras Linha Do Assador Mor
  • ZWILLING V-Edge – Afiador para Facas 
  • AnySharp – Afiador de Facas
  • Afiador De Faca Mor Linha Do Assador
  • MasterChef – Afiador De Facas 3 fases

Estes são modelos que garantem mais agilidade e facas quase como novas com pouco esforço e tempo. Além disso, os valores variam bastante, vale a pena conferir qual melhor atende sua necessidade, veja:

Imagem Afiador de facas Detalhes
Afiador de Facas Diamantado Tramontina Profio Preto
Afiador de Facas Diamantado Tramontina Profio Melhor Afiador de Facas
Afiador De Facas E Tesouras 23cm X 8,5cm Linha Do Assador Mor
Afiador De Facas E Tesouras Linha Do Assador Mor Melhor Afiador de Facas Custo-Benefício
Afiador para Facas, Material Sintético Abs, Preto, ZWILLING V-Edge
Afiador para Facas ZWILLING V-Edge Modelo alta qualidade e performance, ideal para facas profissionais
Afiador de Facas de Tungstenio - AnySharp
Afiador de Facas de Tungstênio – AnySharp Possui ventosas para fixação em bancada, ideal para todo tipo de faca ‎
Afiador De Faca 205 cm X 6 cm Mor Linha Do Assador
Afiador De Faca Mor Linha Do Assador Ideal para afiar e polir facas com segurança ‎
Afiador De Facas 3 fases, Gastronomie Series, 1 Unidade, 21,5 cm, Preto e Inox, MasterChef
Afiador De Facas 3 fases, Gastronomie Series, MasterChef Modelo com bom preço, especial para uso amador ‎‎

O afiador de facas é um utensílio bastante importante para o cozinheiro, pois ele renova a lâmina da faca, melhorando seu desempenho no corte. Além disso, ele é rápido e exige pouco esforço. 

E ainda, hoje os modelos já são bem mais elaborados e inteligentes, com recursos que facilitam ainda mais. Como, por exemplo, os formatos e design, que são otimizados para maior segurança e estabilidade do utensílio. 

Além disso, o afiador de facas pode ter mais de uma função, em muitos casos também serve para tesouras. E ainda, os modelos podem preparar a faca, afiar e dar um acabamento com mais brilho e polidez para a lâmina. 

Já os modelos profissionais podem ser ainda mais completos e servirem para maior quantidade de tipos de facas. Inclusive, alguns contam com diferentes angulações, para facas profissionais. 

Portanto, vamos conhecer agora mais sobre essas características para você adquirir o afiador de facas ideal para você. E, em seguida, também fizemos um review com os melhores modelos do mercado até agora, confira!

O Que Comparar nos Afiadores de Facas?

O afiador de facas é, aparentemente, um utensílio simples, mas não é. Afinal, suas características variam de modelo para modelo e há recursos que aprimoram muito o afiador de facas. 

Portanto, veja quais aspectos comparar nos modelos:

  • Modelo amador ou profissional;
  • Diferentes fases de afiação;
  • Material de fabricação;
  • Cabo de segurança;
  • Modelos com fixação ou antiderrapantes;
  • Angulação diferente para faca;
  • Tipos de facas compatíveis.

Portanto, essas são algumas das características que fazem diferença em um afiador de facas. Por isso, agora vamos conhecer mais sobre cada uma delas e ajudar você a comprar o modelo certo, confira:

Modelo amador ou profissional

Um afiador de facas pode ser mais elaborado ou mais simples. Neste caso, vale escolher conforme a sua necessidade no uso. Por isso, existem modelos mais indicados para uso profissional e amador, ou até mesmo intermediários, veja a diferença:

Modelos amadores:

O afiador de faca amador conta com o básico, geralmente são modelos menores e portáteis. Além disso, são leves e com funcionalidades limitadas. Em geral, possuem funções simples como afiar e polir facas tradicionais de cozinha doméstica. 

Modelos profissionais:

Neste caso, os modelos são mais robustos e podem contar com muitas funcionalidades. Dentre elas: 

  • Diferentes tipos de pedra ou material de afiar;
  • Angulações diferentes para facas de diversos tipos;
  • Diferentes fases de afiação. 

Além disso, o afiador de facas profissional conta com estrutura de maior qualidade e durabilidade. Contudo, também é bem mais encarecido, devido ao seu material de maior resistência. 

Mas, também há modelos intermediários, com valores mais em conta. Neste caso, eles atendem às necessidades da cozinha industrial de pequeno porte, assim como o uso doméstico.   

Diferentes fases de afiação

Alguns dos afiadores de facas contam com mais de uma função ou fase de afiação. Neste caso, alguns chegam a conter até três estágios, que garantem a total recuperação da lâmina cortante da faca. Deste modo, veja quais são:

Amolar ou preparar: Neste estágio o afiador de facas irá endireitar o corte da lâmina. Por isso, é a fase inicial da afiação, de preparação para que ela possa ser afiada com mais precisão.

Afiar: Esta sim é a função básica que qualquer afiador de facas possui, obviamente. Ele irá deixar a lâmina de corte em estado perfeito para que o desempenho da faca volte a ser eficiente. 

Polir ou acabamento: E, por fim, para deixar a faca perfeita para o uso, também há o estágio de polimento. Nesta fase, a lâmina fica mais brilhante e pronta para o uso. 

Porém, nem todo afiador de facas possui todas as funcionalidades acima. Portanto, vale escolher um modelo completo, que atenda a sua necessidade. 

Material de fabricação

Agora, em relação a qualidade de estrutura do afiador de facas, é sempre importante conferir o seu material de fabricação. Neste caso, muitos modelos contam com o plástico ABS e o aço inox. 

Deste modo, o aço inox é o material mais recomendado, uma vez que ele não oxida, evitando ferrugens, são mais resistentes e duradouros. 

Além disso, também existem diferentes materiais para afiar a faca, como o material diamantinado, pedras de cerâmicas. Neste caso, estes são os materiais mais recomendados para afiação.

Cabo de segurança

Além disso, também há algumas questões de segurança, que evitam que o usuário sofra algum acidente na hora de afiar. Neste caso, o cabo para segurar é um requisito bem importante. 

E ainda, muitos cabos contam com estrutura ergonômica, que são mais confortáveis para segurar. Neste sentido, revestimento em PVC ou modelos anatômicos são os mais indicados para garantir mais facilidade e segurança na afiação.

Modelos com fixação ou antiderrapantes

E para maior conforto e segurança na hora de afiar, o afiador de facas também pode oferecer diferentes recursos. Neste caso, principalmente em relação a estabilidade do utensílio. 

Por isso, há modelos, como vamos conhecer a seguir, que possuem ventosas na base. Deste modo, ele gruda em uma superfície lisa, e você tem mais facilidade na afiação, sem necessidade de segurar o afiador. 

Além disso, alguns afiadores possuem a base antiderrapante, sendo esse mais um auxílio para garantir estabilidade. Portanto, vale investir em modelos que apresentam essas características. 

Tipos de facas compatíveis

Em geral, o afiador de facas comum serve apenas para a faca tradicional, com angulação padrão e lâmina lisa. Contudo, há modelos que aceitam diferentes tipos de faca. 

Neste caso, a faca com serra (faca de pão) pode ser aceita em alguns modelos. Além disso, alguns modelos profissionais possuem ajustes na angulação, e por isso aceitam todo tipo de faca, até mesmo modelos alternativos.

Review dos 6 Melhores Afiadores de Facas de 2021

Agora, para que você possa encontrar o afiador de facas perfeito para sua necessidade, fizemos um review com os modelos. Abaixo, você confere quais são os melhores para comprar hoje:

1

Melhor Escolha

Afiador de Facas Diamantado Tramontina Profio

Características:

  • Material: Inox e diamantinado
  • Função: Afiar e polir
  • Uso: Amador e profissional
  • Medidas: 19,8 x 6,6 cm (L x A)

O Afiador de Facas Diamantado Tramontina Profio é um dos melhores modelos, tanto para quem possui uma cozinha profissional como para cozinheiros amadores. 

O modelo se destaca pelo seu excelente material de fabricação, além de um design inteligente e ergonômico. Ele é confeccionado em discos diamantados com uma alta capacidade de afiação e durabilidade, permite afiação em dois sentidos. 

Além disso, o suporte do afiador é fabricado em material ABS e inox, material que não enferruja e dura mais. E ainda, o cabo anatômico garante mais segurança na hora de afiar e também mais precisão para segurar o afiador. 

O afiador da tramontina também possui a base com antiderrapante, o que evita que o afiador deslize durante o afiamento. Além disso, o modelo possui duas opções: o desbaste (afiar) e o acabamento final na faca, para que fique perfeita.

Ele pode ser utilizado de ambos os lados, e também é um modelo compacto, portátil e não ocupa espaço em sua cozinha. Além de contar com design moderno e sofisticado. 

Além de tudo, é um dos modelos com uma das marcas mais conceituadas na área, a Tramontina. Ela também garante 90 dias de garantia para caso de avarias no produto. 

Confira o preço

2

Custo Benefício

Afiador De Facas E Tesouras Linha Do Assador Mor

Características:

  • Material: Inox e pedra de cerâmica
  • Função: Amolar, afiar e polir
  • Uso: Amador e profissional
  • Medidas: 23 x 8,5 ( L x A)

Para quem busca um modelo que seja eficiente e que também seja econômico para comprar, o Afiador De Facas E Tesouras, da Linha Do Assador, Mor, pode ser a melhor opção. 

Além de ser um destaque em custo-benefício, ele garante muita praticidade e um ótimo desempenho. Além de atender todas as necessidades para afiar e ainda possui bom material de fabricação. 

O modelo afia não apenas faca, pois também possui afiador de tesoura, uma ótima solução para sua cozinha. Além disso, ele possui três processos para afiar a faca, o inicial, afiar e polir, além de deixar a faca mais eficiente, também lhe dá acabamento ótimo com brilho e polimento. 

Com certeza é um modelo bem completo, com bom material, confeccionado em aço inox, que não enferruja e garante mais durabilidade. E conta com pedra de cerâmica para afiamento da faca. 

Outro detalhe é seu cabo em material ABS e EVA para melhor ergonomia e muito conforto para segurar o afiador. Também possui material antiderrapante na base, que evita o deslizamento do objeto enquanto utilizado. 

O modelo possui ótimo design, é compacto, otimiza os espaços em sua cozinha, sendo indicado tanto para uso profissional como amador. E a Mor, fabricante do produto, oferece até 90 dias de garantia.

Confira o preço

3

nao

Afiador para Facas ZWILLING V-Edge

Características:

  • Material: ABS e pedra de cerâmica
  • Função: Afiar, polir e amolar
  • Uso: Profissional
  • Medidas: 8 x 20 x 21 cm (C x L x A)

O afiador para facas ZWILLING V-Edge é o modelo mais indicado para quem busca algo profissional. Visto que conta com desempenho superior e conta com diferencial na angulação, sendo possível afiar facas profissionais de todos os tipos. 

E quanto ao seu design e formato, é um modelo robusto, fácil de manusear e utilizar, possui estabilidade e boa ergonomia para que o usuário use com mais segurança e mais conforto. 

Em formato de V, o afiador é super moderno e confeccionado em material de qualidade, de ABS sintético. Também conta com pedras de cerâmica que garantem o total afiamento da faca. 

Além disso, as pedras de cerâmica possuem granulação diferente, isto permite afiar a faca conforme o seu material e uso. São até 4 pedras diferentes para poder sempre ter em mão algo que atenda a sua necessidade. 

E ainda, conta com ajuste de angulação, isto permite afiar todo o tipo de faca, tanto modelos ocidentais e japonesas (somente lisa e não facas serrilhadas).

E quanto à confiabilidade, este modelo de fiador é um dos mais conceituados mundialmente. Ele é fabricado com a qualidade Zwilling J.A. Henckels, uma empresa alemã com mais de 280 anos de atuação, e conta com ótima garantia de até 3 anos.

Confira o preço

4

nao

Afiador de Facas de Tungstênio – AnySharp

Características:

  • Material: ABS e Tungstênio
  • Função: Afiar
  • Uso: Amador
  • Medidas: 6 cm altura x 6 cm de diâmetro ‎

O Afiador de Facas de Tungstênio – AnySharp é mais uma solução de boa qualidade, porém seu uso é mais indicado para cozinha doméstica. O modelo é bem compacto e com design bem diferente para uma cozinha mais moderna. 

Ele é ideal para quase todo tipo de faca, tanto a lisa como a faca de serra (de pão) e a faca lisa (de caça), em aço endurecido e facas de chef. E ainda, não exige pressão e força na hora de afiar, apenas movimentos repetidos com a faca.

E para facilitar na hora de afiar e garantir mais segurança, o afiador conta com ventosas para grudar em qualquer superfície lisa. E não possui cabo para segurar, pois ele se mantém firme na bancada.

E quanto a qualidade do material, este modelo é um destaque, pois usa a tecnologia de carboneto de tungstênio. Portanto, ele é bem mais eficiente para afiar e prolongar a vida útil das facas.

Além disso, o modelo também possui um material de proteção no afiamento, isto garante que a lâmina não seja danificada com o tempo. 

O fiador é compacto, com medidas de até 6 cm de altura e 6 cm de diâmetro, não ocupa espaço em sua cozinha e fixa bem em qualquer bancada. 

Confira o preço

5

nao

Afiador De Faca Mor Linha Do Assador

Características:

  • Material: ABS, inox e metal tungstênio
  • Função: Afiar e polir
  • Uso: Profissional e amador
  • Medidas: 20,5 x 6 cm ‎

Mais um afiador da Mor, esse é o Afiador De Faca Mor Linha Do Assador
20,5 x 6 cm. Ideal tanto para cozinhas domésticas como também profissional, tornando a vida mais prática e possui ótimo desempenho.

O modelo conta com design seguro, projetado para que ofereça menos riscos de acidente. Além disso, possui excelente estrutura em ABS e aço inoxidável, que possui mais resistência ao tempo e ao uso. 

E quanto às suas funções, o modelo além de afiar também faz polimento nas facas. Conta com material de metal tungstênio para afiar, e para polir conta com material cerâmica de zircônio, que recupera o fio de maneira rápida e precisa. 

Além de tudo, o modelo é bem seguro, possui um cabo lateral que o usuário pode segurar para manter a firmeza do objeto sem riscos de cortar-se com a faca. 

E ainda, possui uma base com antiderrapante que também oferece mais estabilidade ao afiador. O modelo conta com boas medidas, é compacto e portátil, e conta ótimo design para uma cozinha sofisticada. 

O modelo é indicado apenas para facas lisas no estilo faca de caça. E possui uma excelente fabricação, pela Mor, e sua garantia é de 90 dias para caso de avaria do produto.

Confira o preço

6

nao

Afiador De Facas 3 fases, Gastronomie Series, MasterChef

Características:

  • Material: ABS e inox
  • Função: Amolar, afiar e polir facas
  • Uso: Amador
  • Medidas: 21.5 x 5 x 5.4 cm ‎

O Afiador De Facas 3 fases, Gastronomie Series, MasterChef, é um modelo bem mais em conta dos afiadores que vimos até então. Porém, cumpre bem as necessidades de uma cozinha.

Com bastante qualidade e precisão, o afiador possui três fases, na primeira ele tinha o corte, na segunda afia e o terceiro faz o polimento. Super completo para que as facas sejam renovadas e com lâminas para bom corte. 

O modelo atende bem, principalmente, as facas tradicionais lisas com angulação padrão. Também conta com ótimo material em sua estrutura, sendo composto por ABS e aço inoxidável que é durável e não enferruja. 

E ainda, conta com um cabo ergonômico, fácil de segurar e manusear, ele também evita acidentes com a faca. Além disso, para ainda mais estabilidade, também conta com a base antiderrapante. 

Também é um afiador bastante higiênico, pois permite soltar a parte do afiador da estrutura. Deste modo, facilita na hora de limpar e remover possíveis sujeiras que ficam dentro do utensílio.  

O modelo também conta com medidas compactas, fácil de ser transportado e armazenado sem ocupar espaço. É um modelo com qualidade do Masterchef, inspirado para oferecer mais agilidade e eficiência na hora do preparo dos seus alimentos, com uma faca com bom corte. 

Confira o preço

Qual o Melhor Afiador de Facas?

Se você busca por um modelo que atenda às suas necessidades e garanta qualidade. Então, o melhor afiador de facas para comprar é o Afiador de Facas Diamantado Tramontina Profio

Afinal, é um modelo intermediário, que atende aos requisitos domésticos e de uma cozinha profissional média. E, quanto às suas funções, ele afia e faz o polimento da faca. 

Além disso, seu grande diferencial é o material diamantinado, que garante mais perfeição e não estraga a faca. E ainda, possui revestimento em aço inox e ABS, que garantem durabilidade. 

Portanto, é um modelo que vale muito a pena, além de também contar com uma marca confiável de fabricação.

Melhor Afiador de Facas Custo-Benefício

Para quem quer um modelo mais em conta, mas que também atenda bem às necessidades. Então, a dica é o modelo ideal é o Afiador De Facas E Tesouras, da Linha Do Assador, Mor

Este modelo é ótimo, pois possui as três fases de afiação: amolar, afiar e polir. Desta forma, garante a total recuperação de suas facas, de forma fácil e prática. 

Além disso, o modelo também afia facas, sendo uma grande vantagem, visto que é o único na categoria de melhores que possui essa função. E ainda, é todo revestido em  material de aço inox de boa qualidade e durabilidade. 

Qual a Melhor Marca de  Afiador de Facas?

Muitas marcas de boa procedência e confiabilidade foram apresentadas em nosso guia de compra. Contudo o maior destaque vai para a ZWILLING V-Edge, que, afinal, atua a 280 nesse ramo. 

Além disso, o modelo que apresentamos dessa marca é bem especial, indicado para cozinhas e facas profissionais. Pois é um modelo que atende a uma variedade de tipos de facas. E ainda, a sua garantia é a maior de todas, com até 3 anos.

Deixe um comentário