Melhor Alicate de 2021: Guia de Compra Completo

Os alicates, sem dúvida, são uma parte essencial do kit de ferramentas doméstico. E mais essenciais ainda se você trabalha como eletricista ou mecânico. Por isso, você sempre deve optar pelo melhor alicate na hora de comprar.

Então, para te ajudar na escolha, selecionamos aqui os modelos mais vendidos, e mais bem avaliados do mercado. Então, leia até o final, e confira quais são os 6 Melhores Alicates de 2021: Guia de Compra Completo!

Melhores Alicates de 2021

Veja a seguir como ficou a nossa seleção:

  • KNIPEX Alicate de combinação Knipex
  • Alicate Corte Diagonal 4” Tramontina
  • Capri Tools – Alicate de combinação de alta alavancagem
  • Alicate de arame 8”
  • Tramontina – Alicate Universal 8”
  • Alicate Universal Nickel, 8 Pol.
Imagem Alicates Detalhes
KNIPEX Alicate de combinação Knipex 03 08 160 SBA 1000 V isolado
KNIPEX Alicate de combinação Knipex Melhor alicate!
Tramontina 41105302, Alicate Corte Diagonal 4'', Azul
Alicate Corte Diagonal 4” Tramontina Melhor alicate custo benefício!
Capri Tools CP22000 Klinge 23 cm Alicate de combinação de alta alavancagem e crimpador
Capri Tools – Alicate de combinação de alta alavancagem Permite reduzir 50% do esforço, por conta de seu design de alta alavancagem.
Alicate de arame 8 '' Alicate para eletricista profissional Cortador de fio de aço cromo-vanádio Ferramenta de crimpagem para decapagem
Alicate de arame 8” Permite o uso profissional para eletricista no quesito corte de fio.
Tramontina 41001108, Alicate Universal 8'', Amarelo
Tramontina – Alicate Universal 8” Resistente e fácil de usar!
Alicate Universal Nickel, 8 Pol. (200 Mm), Niquelado, Cabo Dupla Injeção Mtx
Alicate Universal Nickel, 8 Pol. O revestimento de níquel preto, para aumentar a durabilidade das bordas da lâmina,

Para quem já tem experiência na área, escolher o melhor alicate pode ser uma tarefa simples.

Porém, se você está ingressando nesse mundo agora, a grande variedade de modelos disponíveis pode te atrapalhar um pouco no momento de escolher o alicate ideal. Por isso, reunimos aqui os melhores que você pode encontrar e as suas funcionalidades.

Por incrível que pareça, há um tipo especializado de alicate para cada trabalho imaginável.

Desde o nariz da agulha, até a trava do canal, você encontrará o melhor dos melhores em nossas listas de alicates abaixo.

E, independente da sua escolha, cada uma destas opções de ferramentas é feita com materiais de alta qualidade. Por isso, funcionarão sem problemas, e terão uma longa vida útil.

O Que Comparar nos Alicates

O primeiro passo para escolher o melhor alicate para as suas necessidades é analisar algumas pequenas questões. Com a lista abaixo, você terá um guia para avaliar qual opção, das várias disponíveis, é ideal para você e para o trabalho que precisa realizar!

A grande variedade de modelos de alicates disponíveis no mercado não é por acaso. Pois cada um deles conta com grupos diferentes, cuja formação varia conforme as suas funcionalidades.

Dentre esses grupos temos: o alicate universal, de pressão, de corte, bomba d’água, eletricista e o desencapador, por exemplo.

Alicates universais

Os alicates universais são aqueles que compõem qualquer caixa básica de ferramentas. Esse tipo é o mais comum utilizado, tanto no âmbito doméstico, como de forma profissional.

Pois ele junta, em uma ferramenta só, várias funcionalidades, como cortar, flexionar, torcer e agarrar. Se você resolver optar pela compra de um alicate profissional, sugere-se escolher um modelo com lâmina e cabo forjados em aço. Pois eles são mais fortes e resistentes.

Alicate de pressão

Quando falamos dos alicates de pressão, por sua vez, são ferramentas destinadas a trabalhos mais pesados, como montar tubulações ou fazer reparos mecânicos.

Suas funções incluem segurar e pressionar peças e superfícies e desapertar parafusos e porcas. Dentro dessa categoria existem vários formatos com diferentes aplicações. Você pode, por exemplo, comprar um alicate de pressão específico para soldador.

De forma geral, esse tipo de alicate possui um sistema que faz com que ele trave quando fechado, exercendo uma pressão regulável pelo usuário.

Alicate de corte

Os alicates de corte permitem a realização de cortes rentes à superfície trabalhada e oferecem cortes muito precisos, sem deixar rebarbas no local. Suas funções são úteis para projetos de eletrônica, por exemplo, e ideal para aparar sobras de fio após soldagens.

Esses modelos são confeccionados com duas pinças anguladas, o que permite a função de cortar arames, fios de alumínio, cobre e aço de forma eficiente.

Alicate bomba d’água

O bomba d’água, ou alicate bico de papagaio, como o próprio nome sugere, é a melhor opção para serviços hidráulicos. É muito comum em torção de porcas, aperto de canos e conserto de encanamentos e torneiras.

Alicate eletricista

O alicate eletricista é extremamente importante para trabalhos elétricos. O seu mecanismo possui orifícios por onde o fio deve ser encaixado, permitindo descascá-los em diferentes dimensões.

Ele é um modelo fino e pequeno, pensado e destinado a serviços minuciosos e delicados, como cortar placas de circuito.

Alicates desencapadores

Por fim, os alicates desencapadores são ideais para desencapar fios e cortá-los. O modelo possui lâminas, que você pode regular de acordo com o diâmetro do fio. Por isso, são ideais para eletricistas, e pessoas que trabalham com eletrônica.

Além desses tipos, há também alguns outros modelos mais específicos, como os alicates bico meia-cana reto, de crimpar, turquesa, rebitador e para anéis.

Capacidade de corte

A depender do motivo pelo qual você está procurando por um novo alicate é essencial prestar atenção na capacidade de corte que ele oferece. Os diferentes tipos e modelos disponíveis no mercado possuem características diferentes quanto ao corte.

Geralmente, os fabricantes informam sobre quais tipos de materiais e fios o alicate consegue cortar e qual a espessura máxima. Portanto, preste bastante atenção nessa questão no momento da escolha.

Se você pretende trabalhar com materiais como aço, deve optar por um alicate mais resiste para garantir a qualidade do trabalho e minimizar o esforço.

Caso vá trabalhar com materiais mais leves, como o zinco, ou fazer uso doméstico para coisas simples, um alicate mais básico conseguirá dar conta do recado!

No fim, a capacidade do corte varia de alicate para alicate e dependerá de você analisar o que melhor se encaixa nas suas necessidades. Principalmente para evitar comprar uma ferramenta que não otimize o seu trabalho.

Com ou sem isolamento térmico

Outro ponto que você deve analisar no momento de escolha é se o alicate possui, ou não, isolamento térmico. Essa consideração deve ser feita levando em conta o tipo de trabalho que será realizado.

Geralmente, para serviços elétricos, por exemplo, um alicate com isolamento térmico é essencial e indispensável. O isolamento do alicate irá bloquear a corrente elétrica e trazer mais segurança ao usuário.

Os alicates que possuem isolamento elétrico informam a capacidade de isolamento no cabo do alicate.

Na maioria dos modelos, a resistência gira em torno de 1000v em corrente alternada e 1500v em corrente contínua, sempre seguindo as normas de segurança da NR 10 e IEC 60900.

Cabo ergonômico

Quando você escolhe um alicate, principalmente quando ele é uma das suas principais ferramentas de trabalho, é importante prestar atenção no conforto da ferramenta.

Nesse sentido, se você for utilizar esse tipo de instrumento com frequência, vale a pena procurar por aqueles com formato ergonômico.

Um formato ergonômico quer dizer maior conforto. Ferramentas ergonômicas são aquelas que são pensadas e feitas para caber em qualquer tamanho de mão, fabricadas em materiais mais suaves e confortáveis e que possuem sistemas antiderrapantes. Essas características permitem um trabalho menos cansativo e garantem praticidade.

Alicate forjado em aço

Por fim, cabe ressaltar a importância que tem o material do alicate. Como dito anteriormente, os alicates forjados em aço são os mais indicados, por serem resistentes e não se desgastarem com facilidade.

Fora isso, são mais fortes, o que reduz a força necessária para utilizá-los.

Outros materiais como o vanádio e o carbono também são boas opções. Algumas opções, inclusive, possuem um tipo de tratamento térmico durante o processo de fabricação, como o cromo vanádio, que serve para suportar ainda mais a os danos dos serviços.

Review dos 6 Melhores Alicates de 2021

Após analisar as principais características e funcionalidades que os mais diversos tipos de alicates podem ter e oferecer, vamos agora dar uma olhada nos 6 melhores alicates de 2021 disponíveis no mercado. A lista abaixo com certeza te ajudará a decidir qual alicate comprar!

1

Melhor Escolha

KNIPEX Alicate de combinação Knipex

Características:

  • Marca: KNIPEX
  • Tamanho: 6.5 polegadas
  • Peso: 0.3 libras
  • Dimensões: 16.5 x 5.5 x 2.8 centímetros

O modelo de alicate Knipex 03 08 160 SBA 1000 V isolado é uma ferramenta de desempenho com alto grau de precisão. Com certeza a ferramenta é a escolha número 1 do comerciante em todo o mundo.

O isolamento das ferramentas isoladas e isolantes Knipex é projetado de acordo com as normas nacionais e internacionais para reduzir o risco de ferimentos, caso ocorram de entrarem em contato com uma fonte energizada com tensão de até 1000 volts. E atende às normas IEC 60900 e ASTM F1505 para ferramentas isoladas.

O aço Knipex é endurecido com um máximo de 0,8% de carbono e possui partes de cromo e vanádio, garantindo um ótimo desempenho de corte e vida útil – mesmo exigindo uma produção especial e custando um pouco mais.

A Knipex também olha atentamente para os pequenos detalhes. Os ângulos, a nitidez e a dureza das arestas de corte. Portanto, o alicate possui a precisão ideal e um movimento suave da junta.

O desenho do cabo e o acabamento são minuciosamente pensados para o maior conforto do usuário. Assim, dentre suas características, o alicate é confortável de usar e possui um design de qualidade assegurado.

Ele foi desenhado para conseguir atender às necessidades de lojas, em casa ou no serviço. E, além disso, possui isolamento de até 1.000 volts, sendo ideal para a área elétrica.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Alicate Corte Diagonal 4” Tramontina

Características:

  • Marca: Tramontina
  • Tamanho: 11 centímetros
  • Peso: 70 gramas
  • Dimensões: 11 x 5.2 x 1.6 cm

O alicate Tramontina 41105302 de Corte Diagonal 4” possui seu corpo forjado em aço especial, cabeça e articulação lixadas, têmpera especial no gume de corte e mandíbulas e cabos com revestimento especial.

Na fabricação, a Tramontina optou pelo aço carbono especial nos mordentes, que, aliado à têmpera, garantem maior resistência da ferramenta, aumentando sua vida útil.

O alicate também possui um sistema de rebites especialmente projetado com a finalidade de aumentar a resistência do produto.

Ademais, a ferramenta possui formato ergonômico, garantindo maior conforto aos usuários e as ferramentas são produzidas e testadas conforme normas específicas.

Confira o preço

3

padrao

Capri Tools – Alicate de combinação de alta alavancagem

Características:

  • Marca: Capri Tools
  • Tamanho: 9 polegadas
  • Peso: 0.06 kg
  • Dimensões: 22.86 x 5.08 x 1.27 cm

A Capri Tools procurou oferecer com seu modelo de alicate CP22000 Klinge 23 cm uma ferramenta com corte de fios macios e rígidos, com bordas de corte de aço de alto carbono endurecidas por indução.

A combinação de alta alavancagem da Klinge, com suas bordas de corte endurecidas conseguem cortar fios macios (4,0 mm), fios rígidos (2,5 mm), e fios de piano (2,0 mm). Além disso, possui terminais e conectores sem solda isolados e não isolados para fios de 10 a 20 AWG.

Com o alicate é possível reduzir 50% do esforço, por conta de seu design de alta alavancagem. Além disso, o uso de aço forjado japonês premium com um processo de tratamento térmico durante a fabricação garante maior vida útil dos alicates e das lâminas de corte.

As garras serrilhadas dão melhor aderência em objetos planos e redondos, incluindo parafusos quebrados e até mesmo folhas finas. A série Klinge é a linha premium de corte da Capri Tools.

Os alicates são construídos inteiramente com o aço de alto carbono forjado japonês premium e passam por um processo de tratamento térmico de última geração.

Confira o preço

4

padrao

Alicate de arame 8”

Características:

  • Marca: Homgee
  • Tamanho: 25.5cm
  • Peso: 355 g
  • Dimensões: 25.5 x 11 x 4 cm

O modelo Alicate de Arame 8” da marca Homgee foi pensado e elaborado para eletricistas profissionais, sendo excelente para agarrar fortemente os fios e puxá-los.

O kit possui: um alicate de arame para uma forte tração de arames, um alicate de ponta longa que garante uma fácil aderência em espaços confinados e o modelo de alicate diagonal, para cortar facilmente todos os tipos de fios com precisão e alto desempenho.

As ferramentas são feitas de aço cromo-vanádio premium e possuem lâmina com design de dente de serra. A alça possui um design ergonômico, garantindo economia de trabalho e uma ferramenta confortável de manusear.

O material base, aço cromo-vanádio, é de alta resistência, permitindo o uso profissional para eletricista no quesito corte de fio.

Essa opção oferece três alicates diferentes para você escolher e utilizar nos mais diversos tipos de serviço, sendo muito versátil e útil para trabalhadores profissionais.

Confira o preço

5

padrao

Tramontina – Alicate Universal 8”

Características:

  • Marca: Tramontina
  • Tamanho: 20.3cm
  • Peso: 390g
  • Dimensões: 20.3 x 6.4 x 1.8 cm

O modelo de Alicate Universal 8” da Tramontina é resistente e fácil de usar. A ferramenta possui seu corpo forjado em aço especial e temperado.

Dessa forma, o aço carbono especial usado na fabricação, junto à têmpera especial no gume de corte, consegue garantir maior resistência da ferramenta.

O alicate possui um acabamento fosfatizado com cabeça e articulação lixadas. Além disso, o produto está em conformidade com a NBR 9699 e NR10 e possui isolação de até 1.000 V, sendo indicado para uso em locais com baixas tensões em corrente alternada.

A articulação é suave para garantir a facilidade de uso pelos usuários. Da mesma forma, os cabos possuem um formato ergonômico que permite aumentar ainda mais o conforto.

Com ele, é possível fazer desde pequenos reparos até serviços profissionais na construção civil, podendo enrolar, cortar, prender e puxar fios com qualidade.

Confira o preço

6

padrao

Alicate Universal Nickel, 8 Pol.

Características:

  • Marca: Mtx
  • Tamanho: 24cm
  • Peso: 0.36g
  • Dimensões: 24 x 6.4 x 2 cm

Por fim, temos o modelo Alicate Universal Nickel, 8 polegadas, Niquelado, Cabo Dupla Injeção da marca Mtx. Esse modelo possui um acabamento polido com cabo de plástico com dois componentes, e é revestido de níquel preto.

Esse alicate da linha níckel é projetado para um leque de trabalhos, que envolvem desde montagem até reparação. O revestimento de níquel preto serve para aumentar a durabilidade das bordas da lâmina, impedindo a corrosão e aumentando a vida útil. Ademais, a ferramenta tem cabos anatômicos de dupla injeção.

Confira o preço

Qual o Melhor Alicate?

Enfim, após analisar alguns dos melhores modelos de alicates disponíveis hoje no mercado, com diferentes características e funcionalidade, concluímos que a melhor opção é o Alicate de combinação 03 08 160 SBA 1000 V isolado da marca Knipex.

Como foi mostrado, o modelo 03 08 160 SBA 1000 V isolado possui um alto grau de precisão e é projetado de acordo com as normas nacionais e internacionais para reduzir o risco de ferimentos.

O aço Knipex usado na fabricação da ferramenta é endurecido com 0,8% de carbono e possui partes de cromo e vanádio, o que oferece um ótimo desempenho de corte e vida útil.

Outro ponto de destaque é o cuidado da Knipex em olhar atentamente para os pequenos detalhes, como os ângulos, a nitidez e a dureza das arestas de corte. Isso faz com que o alicate tenha a precisão ideal, um movimento suave e maior conforto no uso.

Portanto, o alicate é uma das opções mais confortáveis para profissionais e possui um design de qualidade assegurado, além de possuir isolamento de até 1.000 volts.

Melhor Alicate Custo Benefício

No quesito custo benefício a Tramontina assume o ranking com o seu modelo 41105302, Alicate Corte Diagonal 4”.

Pois a Tramontina oferta, a um preço muito acessível, uma ferramenta que possui seu corpo forjado em aço especial, cabeça e articulação lixadas, têmpera especial no gume de corte e mandíbulas e cabos com revestimento especial.

O material usado pela Tramontina durante o processo de fabricação é o aço carbono especial, usado nos mordentes, garantindo uma resistência maior do alicate e aumentando a sua vida útil.

Além disso, a Tramontina equipou a ferramenta com um sistema de rebites que possuem a finalidade de aumentar a resistência do produto e um formato ergonômico dos cabos para maior conforto.

Portanto, se você procura por um modelo capaz de realizar diversos tipos de serviços básicos, o Tramontina 41105302 Alicate Corte Diagonal é a melhor opção de compra, oferecendo a qualidade Tramontina aliada a uma ferramenta segura, versátil e confortável.

Qual a Melhor Marca de Alicate?

Por fim, se você ficou interessado em saber qual a melhor marca de alicates disponíveis no mercado, nós te afirmamos que, com toda certeza, essa posição vai para a Knipex, responsável pela produção do 03 08 160 SBA 1000 V isolado, nossa primeira opção da lista!

A marca é especialista em alicates, chaves, turquesas e possui a linha Fluke de teste e medição, sempre com os melhores preços, prazos e estoque do mercado.

A Knipex é by Carlsons, uma empresa de distribuição de ferramentas e equipamentos industriais que possui mais de 75 anos de atuação no segmento, tendo filiais em vários pontos do Brasil e trade em Miami.

A Carlsons se preocupa em sempre oferecer o que há de melhor em ferramentas e produtos industriais e, por isso, está em constante inovação.

A visão da empresa é oferecer soluções integradas em ferramentas e equipamentos industriais por meio de produtos da mais alta qualidade e serviços técnicos especializados.

Sua missão: busca por desenvolvimento constante para atender as necessidades atuais de mercado, contribuindo com o sucesso comercial dos nossos clientes, seguindo as mais rigorosas e rígidas normas de segurança e qualidade, visando proteger a integridade dos nossos fornecedores, colaboradores e do meio ambiente.

Por isso, a Knipex sempre ocupa o topo das listas de produtos industriais e ferramentas e é, hoje, reconhecida pela qualidade, credibilidade e melhoria contínua.

Deixe um comentário