Melhor Brinquedo Educativo (4, 5 e 6 anos) de 2021: Guia de Compra

Se você quer oferecer para seu filho brincadeira divertidas e didáticas, conheça o melhor brinquedo educativo (4, 5 e 6 anos). Para a criança aprender e se desenvolver enquanto se diverte com brincadeiras. 

Por isso, trouxemos hoje em nosso guia de compra os melhores brinquedos para esta faixa etária. Afinal, dos 4 aos 6 anos os pequenos já possuem uma boa compreensão do mundo. E, assim, estão prontos a explorar e descobrir coisas novas. 

Portanto, conheça agora quais são os brinquedos que vão fazer diferença na infância do seu filho. Em seguida, saiba como comparar os modelos e escolher um brinquedo divertido e educativo.  

Melhores Brinquedos Educativos (4, 5 e 6 anos) de 2021

Os modelos que trouxemos são ótimos para que a criança desenvolva funções cognitivas e motoras. Pois, elas estimulam o cérebro e também as suas habilidades físicas.  

Conheça quais são os 6 melhores brinquedos educativos de quatro a seis anos de 2021:

  • Lego Classic Mala Criativa
  • Jogo Pula Macaco, Estrela
  • Toyster Brinquedos Explorando o Corpo Humano
  • O livro das virtudes para crianças
  • Jogo Lança Bolinhas – Patrulha Canina, Elka
  • Lousa Magnética Infantil Com Cavalete Letras Giz e Caneta

Portanto, estes são os melhores modelos para você escolher um brinquedo educativo de quatro a seis anos para seu filho. Saiba mais detalhes sobre eles:

Imagem Brinquedo Educativo (4, 5 e 6 anos) Detalhes
Lego Classic Mala Criativa 10713
Lego Classic Mala Criativa Melhor Brinquedo Educativo (2 a 6 anos)
Jogo Pula Macaco, Estrela
Jogo Pula Macaco, Estrela Melhor Brinquedo Educativo (2 a 6 anos) Custo Benefício
Toyster Brinquedos Explorando o Corpo Humano, Grandão 120 Peças
Toyster Brinquedos Explorando o Corpo Humano Quebra-cabeça e curiosidades sobre o corpo humano
O livro das virtudes para crianças
O livro das virtudes para crianças Incentiva a leitura e cria vínculo afetivo com os pais
Jogo Lança Bolinhas – Patrulha Canina, Elka, Colorido
Jogo Lança Bolinhas – Patrulha Canina, Elka Estimula a concentração, estratégia e funções motoras
Lousa Magnética Infantil Com Cavalete Letras Giz e Caneta
Lousa Magnética Infantil Com Cavalete Letras Giz e Caneta Lousa para escrever com giz ou caneta, contém alfabeto

O brinquedo educativo de quatro a seis anos deve ser interessante no sentido de despertar a imaginação das crianças. Pois, nesta fase, elas estão mais criativas e gostam de aprender através da curiosidade. 

Por isso, os brinquedos que instigam a investigação e o conhecimento sobre o mundo são ótimos. Além disso, elas também gostam de competições, desafios e recompensas pelos seus ganhos e acertos. 

Portanto, jogos didáticos são bem vindos nesta fase, além de despertar o senso de estratégia e raciocínio. Além disso, os livros, as peças para encaixar e criar. E também lousas para desenhar e outros que despertam a imaginação são excelentes. 

Inclusive, os jogos e brincadeiras também podem estimular as ações motoras nas crianças. Como, por exemplo, brinquedos de mira e alvo. Além de arremessos e lançamentos, são todos bastante atrativos.

Além disso, estes jogos também proporcionam concentração e memória curta. Desta forma, a criança se distrai, se diverte. Além de tudo, também adquire habilidades para refletir e pensar estrategicamente.

Portanto, vamos conhecer agora mais algumas dicas que vão ajudar você a escolher o melhor brinquedo educativo de quatro a seis anos. 

O Que Comparar nos Brinquedos Educativos (4, 5 e 6 anos)

Agora você vai descobrir como escolher um brinquedo educativo de quatro a seis anos para seu filho. Para isso, perceba quais são os recursos e funções dos brinquedos e sua qualidade. 

Veja o que observar nos brinquedos:

  • Brinquedo educativo de quatro a seis anos para cada fase;
  • Jogos para criar e encaixar;
  • Brinquedos de arremesso;
  • Quebra-cabeça para concentração;
  • Livros e jogos didáticos;
  • Histórias e fantasias;
  • Escrever e desenhar;
  • Cuidado com o material dos brinquedos.

Essas são algumas características e informações importantes para considerar na hora da compra. Portanto, veja abaixo mais dicas cada uma delas:

Brinquedo educativo (4, 5 e 6 anos) para cada fase

Os brinquedos educativos para a criança nesta faixa etária proporcionam atividades para o intelecto e o corpo. Deste modo, a criança recebe estímulos para pensar estrategicamente, imaginar e também criar.

Saiba mais sobre os brinquedos para cada idade:

4 anos: Nesta fase, os pequenos exploram o mundo e gostam muito das histórias e do mundo da fantasia. Por isso, os livros, peças de encaixe e brincadeiras faz de conta são ótimas opções. 

Além disso, os estímulos motores também são importantes. Afinal, as crianças já começam a pintar e desenhar. Por isso, as brincadeiras com massas, peças, encaixes e similares também ajudam bastante.  

5 anos: Nesta idade, esta é uma boa fase para estimular as noções de convivência social. Além de a organização, o planejamento e noções de alfabeto e números. Portanto, jogos para se divertir com amigos e familiares são ótimos. Assim como os jogos didáticos. 

Além disso, nesta fase as brincadeiras podem passar valores e responsabilidades para as crianças. As histórias podem ser ótimas para noções de valores. E os jogos com os amigos podem lhes ajudar a lidar com seus ganhos e perdas. 

6 anos: As crianças nesta fase já começam a entender o mundo a sua volta e têm muita curiosidade sobre ele. Portanto, os jogos mais desafiantes, como quebra-cabeças, são bem atrativos. 

Inclusive, nesta idade eles já podem escrever suas primeiras palavras, fazer leituras. Portanto, isto deve ser desenvolvido nas brincadeiras. 

Jogos para encaixar e criar

Para fortalecer os músculos das mãos, os brinquedos para habilidade motora fina são excelentes. Neste caso, para a faixa etária dos quatro aos seis anos, as peças de encaixe e massa de modelar são ótimos. 

Deste modo, as crianças aprimoram suas habilidades e têm mais facilidade para realizar tarefas com as mãos. Como pintar, colar, recortar, bordar, tocar instrumentos musicais, escrever, etc.

Brinquedos de arremesso

Para esta fase é possível encontrar muitos brinquedos de arremesso, tiro ao alvo, mira e lançamento de objetos. Pois, são ótimos jogos que desenvolvem várias habilidades nas crianças. 

Em primeiro lugar, o arremesso precisa de estratégia, pensamento lógico, cálculo de velocidade e força. Por isso, são ótimos para ensinar sobre planejamento, foco e objetivo. 

Além disso, também estimula funções motoras, pois precisam manipular o objeto de arremesso. E também estimula a concentração, paciência, errar e acertar, e também, claro, é muito divertido.

Quebra-cabeça para concentração

Um brinquedo educativo (4, 5 e 6 anos) ótimo e clássico para esta fase é o quebra-cabeça. Afinal, as crianças adoram descobrir e gostam de desafios para resolver. 

Portanto, o quebra-cabeça é excelente para uma brincadeira divertida e educativa. Os pequenos se mantêm concentrados, estimulam o pensamento lógico e memorização.

Livros e jogos didáticos

Os livros com certeza não podem ficar de fora nesta faixa etária. Afinal, eles são importantes para que a criança crie bons hábitos futuros. Pois, quando entram em contato com livros na infância, sua memória afetiva irá sempre recordar. 

Além disso, o contato com as palavras, letras, a visualização do texto, mesmo que não saiba ler, causa sensação familiar. Portanto, os pequenos também se beneficiam na aprendizagem de leitura. 

E os jogos didáticos, com letras, cores, números e animais, também são bastante educativos. Afinal, nesta fase os pequenos são verdadeiras esponjas do conhecimento. E, portanto, isso deve ser estimulado.

Histórias e fantasias

O brincar de faz de conta, de inventar e criar também são brincadeiras que não podem faltar nesta idade. Pois, as crianças estão com a imaginação e criatividade a todo vapor. 

Portanto, as brincadeiras e histórias podem divertir, estimular a imaginação e ao mesmo tempo ensinar. E ainda, são ótimos meios de apresentar à criança valores de responsabilidade, de amor, afeto, autocuidado e empatia. 

Além disso, também pode estimular habilidades para a criação artística, através de desenhos e pinturas. E a música, instrumentos musicais e jogos de inventar narrativas, também são bem vindos. 

Escrever e desenhar

Como vimos, as crianças nesta fase gostam muito de brincadeiras criativas e de imaginar situações. Por isso, escrever e desenhar são habilidades que também podem ser desenvolvidas. 

Para isso, cadernos de desenho, para colorir, aprender sobre traços, segurar pincéis e muito mais, são boas alternativas. Aqui em nosso guia há uma ótima opção que é a lousa magnética, super interativa para os pequenos. 

Cuidado com o material dos brinquedos

Outro aspecto importante a considerar na compra do brinquedo educativo de quatro a seis anos é a qualidade do seu material. Além disso, o brinquedo precisa ser seguro, sem pontas cortantes e pontiagudas. 

Por isso, sempre garanta produtos com o selo de qualidade e aprovação do Inmetro. E evite a compra de brinquedos compostos de materiais nocivos. Como as tintas tóxicas ou Bisfenol A (BPA).

Review dos 6 Melhores Brinquedos Educativos (4, 5 e 6 anos) de 2021

Vamos conhecer agora mais detalhes sobre cada um dos melhores brinquedos educativos de quatro a seis anos de 2021:

1

Melhor Escolha

Lego Classic Mala Criativa

Características:

  • Peças: 213
  • Ação: Encaixar e criar
  • Idade Recomendada: 4 a 9 anos
  • Aprendizagem: Cognitiva e motora

O Lego Classic Mala Criativa é um brinquedo educativo que não pode faltar para as crianças nesta faixa etária dos 4 aos 6 anos. Ele estimula as habilidades de coordenação motora fina, além do raciocínio lógico das crianças. 

E este é um kit bem completo e de qualidade, produto original, com peças de plástico atóxico e livre de BPA. Além disso, as peças não contém pontas cortantes, são fáceis de manusear, pegar e montar. 

O kit vem com uma linda maleta, com compartimentos para organizar as pecinhas. São várias cores e formas para que a criança possa soltar a criatividade e montar várias figuras. 

Inclusive, muitas peças são de animais, carrinhos, casas e personagens que ajudam a criança na hora de inventar brincadeiras. Além disso, é um ótimo brinquedo para compartilhar com amigos e incentivar a brincadeira em grupo.

Enquanto manuseia as pecinhas a criança também desenvolve habilidades motoras finas para realizar tarefas com as mãos, como desenhar, pintar, recortar, entre outras.   

Além disso, desenvolve a sua criatividade e imaginação, é um ótimo brinquedo para concentração, planejamento, organização e muitos outros benefícios cognitivos para os pequenos. 

Também é ótimo para brincar em família, de maneira que fortalece o vínculo afetivo, além de ser muito divertido para todos. 
 

Confira o preço

2

Custo Benefício

Jogo Pula Macaco, Estrela

Características:

  • Peças: 40
  • Ação: Mirar e acertar o alvo
  • Idade Recomendada: 4 anos+
  • Aprendizagem: Cognitiva e motora

O Jogo Pula Macaco, Estrela, é uma brincadeira divertida e que desenvolve várias habilidades motoras e cognitivas na criança. E, além de tudo, em um destaque em nosso guia de compra como o melhor pelo custo-benefício.

O jogo é bem simples e divertido, consiste em acertar, através de um trampolim, os macacos na árvore. Quando o jogador acerta ele é recompensado com bananas, ganha aquele que conseguir mais bananas. 

A brincadeira estimula o pensamento lógico e raciocínio, uma vez que precisa de estratégia, planejamento, concentração e cálculo de força e precisão. Também é ótimo para a paciência e o foco das crianças. 

Além disso, ele também exige o desenvolvimento de habilidades motoras, a criança precisa mirar e acertar corretamente o alvo. Portanto, ele é ótimo para várias etapas do crescimento e desenvolvimento dos pequenos. 

E o material é de boa qualidade, confeccionado por uma boa marca, que produz brinquedos com tinta atóxica e livre de BPA. As peças podem ser higienizadas e duram por muito tempo. 

Também é um jogo que permite a brincadeira em família ou com os amigos. Assim a criança também desenvolve inteligência emocional para lidar com sentimentos de derrota e de vencer. Ele é ótimo para crianças maiores de 4 anos.

Confira o preço

3

nao

Toyster Brinquedos Explorando o Corpo Humano

Características:

  • Peças: 120
  • Ação: Encaixar e descobrir sobre o corpo humano
  • Idade Recomendada: 6 anos+
  • Aprendizagem: Cognitiva e motora

O Toyster Brinquedos Explorando o Corpo Humano é um jogo mais complexo para os maiores de 6 anos. Ele é um quebra-cabeça grande, com 120 peças para montar enquanto explora sobre o corpo humano. 

Super educativo, o jogo também vem com um guia em que o jogador pode acessar para encaixar as peças, enquanto isso, o guia também traz curiosidades sobre os sistemas e partes do corpo. 

O kit também contém um infográfico cheio de curiosidades, é bastante intuitivo e ilustrativo para a criança aprender sobre assuntos em geral. Além disso, também desenvolve a concentração e percepção visual. 

O brinquedo é de ótima qualidade, com peças resistentes, não rasgam e não envelhecem facilmente. Também pode ser ótimo para realizar atividades didáticas com as crianças. 

Além disso, também é um brinquedo que estimula as funções motoras finas, pois as peças exigem manuseio e cuidado para encaixarem corretamente. Portanto, é um brinquedo educativo bem completo. 

Também pode ser dividido com amigos e com a família para montar as peças e descobrir juntos curiosidades sobre o corpo humano. É divertido, lúdico e muito bem desenvolvido para ajudar no processo de aprendizagem dos pequenos.

Confira o preço

4

nao

O livro das virtudes para crianças

Características:

  • Peças: única
  • Ação: Leitura e imaginação
  • Idade Recomendada: 4 anos+
  • Aprendizagem: Cognitiva

O livro das virtudes para crianças é uma ótima maneira de incentivar as crianças a ler. Além disso, quando os pais lêem para os pequenos também ativa a sua memória afetiva que resulta em um bom hábito durante o seu crescimento e maior vínculo afetivo com os pais.

O livro contém 163 páginas que podem ser degustadas aos poucos, pois reúne vários poemas e contos infantis e educativos. São histórias que inspiram a coragem, fidelidade, responsabilidade, perseverança, lealdade, amizade e muito mais. 

Vários contos e poesias clássicas da literatura infantil que inspiram a imaginação e criatividade dos pequenos. Além disso, são ótimos para ler à noite, pois acalmam e relaxam as crianças. 

O livro também conta com várias ilustrações, as figuras incentivam ainda mais as crianças. Elas são bem desenvolvidas, lúdicas e delicadas, o que torna o livro muito bonito e atrativo visualmente. 

A edição é de capa dura, portanto, é mais resistente e pode durar muito tempo, o que é ótimo para coleção de livros infantis. Também é fácil de manusear e pegar e os pequenos podem acompanhar a leitura com os pais com facilidade. 

Além disso, esse livro possui a versão e-book para kindle, que permite a visualização a partir de um dispositivo móvel. Super prático e moderno para incentivar a leitura com as crianças. 

Confira o preço

5

nao

Jogo Lança Bolinhas – Patrulha Canina, Elka

Características:

  • Peças: 20
  • Ação: Mira e precisão
  • Idade Recomendada: 4 a 8 anos
  • Aprendizagem: Cognitiva e motora

O Jogo Lança Bolinhas – Patrulha Canina, Elka, é mais um jogo didático que estimula a percepção, estratégia e coordenação motora. Além disso, também conta com vantagem no preço, pois seu valor é mais em conta. 

O brinquedo possui cinco cestos e várias bolinhas coloridas que devem ser arremessadas, cada cesto possui uma pontuação diferente. É bem simples e intuitivo para jogar. 

A criança precisa calcular a distância e velocidade precisas para acertar o arremesso, estimulando, assim, suas habilidades motoras e cognitivas. Pois, precisa pensar estrategicamente no lance. 

Além disso, também estimula a concentração e memória, o pensamento rápido e raciocínio lógico. E pode ser jogado com amigos e com a família para tornar a brincadeira mais divertida e emocionante. 

O jogo também é de boa qualidade, as peças são duráveis, com tinta atóxica e fáceis de lavar. É indicado principalmente para crianças de 4 até 8 anos de idade. 

E ainda, o brinquedo possui ilustrações com imagens dos personagens da patrulha canina, que torna o brinquedo mais atrativo. Também possui cartelas de pontos para cada jogador e é ideal para dois jogadores.

Confira o preço

6

nao

Lousa Magnética Infantil Com Cavalete

Características:

  • Peças: Contém alfabeto e números
  • Ação: Escrever e desenhar
  • Idade Recomendada: 4 anos +
  • Aprendizagem: Cognitiva e motora

Mais um brinquedo educativo que as crianças adoram é a Lousa Magnética Infantil com Cavalete, Letras Giz e Caneta. Ela é bem completa e de qualidade para brincar e ensinar. 

Super versátil, a lousa possui dois lados, o lado branco para pincel e o lado verde para giz. Também contém porta-objetos, e vem com 4 gizes, 1 pincel para quadro e 1 apagador. 

Além disso, o quadro é magnético e possui números e letras personalizados e  bem decorados, eles são magnéticos e grudam no quadro. Muito útil para a criança começar a formar palavras e aprender matemática. 

E, claro, o quadro permite uma grande variedade de brincadeiras, permite pintar, desenhar, escrever e aprender muito. Também pode ser utilizado com jogos didáticos entre os pais e as crianças. 

O brinquedo também pode ser compartilhado com os amigos, estimulando o convívio social e afetivo. Além de ser muito útil para a criança soltar a criatividade e imaginação enquanto se diverte. 

O material da lousa é em madeira, com peças de ótima qualidade, também é portátil e fácil de instalar em qualquer local. É fácil de montar e possui manual de instruções e todas as peças de montagem.

Confira o preço

Qual o Melhor Brinquedo Educativo (4, 5 e 6 anos)?

O melhor brinquedo educativo de quatro a seis anos é o Lego Classic Mala Criativa. Afinal, ele é um clássico, o favorito das crianças a muitas gerações. Além de tudo, possui uma qualidade excelente. 

O jogo é interessante para estimular habilidades motoras finas, além do raciocínio lógico das crianças. E as peças são lindas e fáceis de montar e criar muita coisa. 

Além disso, o jogo desenvolve a criatividade e imaginação, é um ótimo brinquedo para concentração. Também desenvolve o planejamento, organização e muitos outros benefícios para a mente. 

Melhor Brinquedo Educativo (4, 5 e 6 anos) Custo Benefício

E para quem busca um ótimo brinquedo educativo de quatro a seis anos e também quer economizar. Então, o melhor brinquedo pelo custo-benefício é o Jogo Pula Macaco, Estrela

Afinal, ele estimula habilidades motoras e mentais na criança e também jogo é bem simples e divertido. Com ele, a criança estimula o cérebro e raciocínio, planejar, se concentrar e fazer cálculos de força e precisão. 

Além disso, ele também exige o desenvolvimento motores, pois a criança precisa mirar e acertar corretamente o alvo. Portanto, ele é ótimo para várias etapas do crescimento dos pequenos.

Qual a Melhor Marca de Brinquedo Educativo (4, 5 e 6 anos)?

E quanto à melhor marca de brinquedo educativo para esta idade, o destaque de hoje é a marca Estrela. Afinal, é uma marca que já está há alguns anos no mercado e oferece brinquedos de qualidade e duráveis. 

Inclusive, a Estrela tem boas garantias e também se preocupa com o material dos jogos, pois são todos atóxicos e BPA livre. Além disso, seus brinquedos são feitos para que os pequenos se divirtam e, com isso, também aprendam!

Deixe um comentário