Melhor Cachaça de 2021: Guia de Compra Completo!

A gastronomia brasileira é repleta de opções para o público nacional e internacional. Há diversos tipos de comidas e bebidas que fazem muito sucesso em qualquer lugar do mundo. E uma boa cachaça não poderia faltar!

No post de hoje, selecionamos as 6 Melhores Cachaças de 2021: Guia de Compra Completo!

Melhores Cachaças de 2021

Veja a seguir quais são os produtos que selecionamos para você:

  • Cachaça Extra Premium Weber Haus 750 Ml
  • Cachaça Saliníssima 670 Ml
  • Weber Haus – Cachaça Haus Premium Gold Orgânica 750 Ml
  • Cachaça Bananinha 750Ml
  • ‎Cachaca Premium Weber Haus 7 Madeiras 750 Ml
  • Weber Haus – Cachaca Envelh. Balsamo 700 Ml
Imagem Cachaças Detalhes
Cachaça Extra Premium Weber Haus 750 Ml
Cachaça Extra Premium Weber Haus 750 Ml Melhor Cachaça!
Cachaça Saliníssima 670 Ml
Cachaça Saliníssima 670 Ml Melhor cachaça custo benefício!
Cachaça Weber Haus Premium Gold Organica 750 Ml
Cachaça Weber Haus Premium Gold Organica 750 Ml Uma das melhores opções para quem busca um produto orgânico.
Cachaça Bananinha 750Ml
Cachaça Bananinha 750Ml Ideal para diversos públicos.
Cachaca Premium Weber Haus 7 Madeiras 750 Ml Weber Haus Sabor 750 Ml
Cachaca Premium Weber Haus 7 Madeiras 750 Ml Cachaca Premium Weber Haus 7 Madeiras 750 Ml
Cachaca Envelh. Weber Haus Balsamo 700 Ml Organico Weber Haus Sabor 700 Ml
Cachaca Envelh. Weber Haus Balsamo 700 Ml Envelhecida em barris de madeira de bálsamo.

Essa bebida é uma das mais consumidas, pois ela combina com várias receitas de drinks, sendo a caipirinha a mais famosa.

Além disso, existem versões feitas para que o consumidor possa ingerir a cachaça em sua forma pura. Ou seja, é possível agradar a diversos paladares com essa bebida.

O que pretendemos com esse artigo é apresentar a você as inúmeras possibilidades de compras de uma das bebidas carro chefe do nosso país.

Afinal de contas, a cachaça não é apenas uma marca boa ou preço acessível. Há muitos pontos que devemos discutir sobre o produto, os quais iremos explorar nos próximos tópicos, para te ajudar a fazer a melhor escolha.

O Que Comparar nas Cachaças

Vamos conhecer um pouco mais sobre a cachaça, antes de falar sobre os pontos de comparação sobre os produtos.

A primeira coisa que você precisa saber é que a cachaça é uma bebida extraída da cana de açúcar. O processo é feito através de destilação da matéria prima, no caso a cana.

Esse procedimento de destilar normalmente ocorre em alambiques artesanais ou em colunas dentro de grandes indústrias. O objetivo principal desse processo é conseguir fazer a separação do álcool com os demais componentes que fazem parte da cana de açúcar.

Após a destilação, a bebida extraída é filtrada, passa por um período de envelhecimento e, por fim, ela será engarrafada.

Ao final de todos esses procedimentos, a cachaça para ser considerada uma bebida de qualidade precisa ser incolor ou ter um tom levemente dourado e com nível alcoólico entre 38 a 48%.

Existem locais que gostam de saborear essa bebida combinando com outras frutas ou ingredientes. De qualquer maneira, vamos agora explorar os fatores que diferem cada produto.

Registro MAPA

Todos os produtos antes de serem lançados ao mercado, precisam passar por um órgão que fiscalize o estabelecimento e a qualidade do produto.

Com a cachaça não é diferente, existe um órgão fiscalizador chamado de MAPA, ou Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

As empresas da grande indústria ou dos pequenos produtores artesanais precisam ter esse registro para oferecer bebidas seguras e confiáveis aos seus clientes.

Mas, obviamente que, apesar de ser um registro muito importante, nem todos os estabelecimentos possuem cadastro no MAPA.

Por isso, é de responsabilidade do consumidor verificar, se o produto que ele deseja tem a numeração que garante o registro MAPA.

Essa informação vem descrita no rótulo da embalagem e é essencial para quem preza a sua própria segurança ao consumir os produtos.

Dessa forma, se você quer se sentir mais tranquilo ao fazer seus drinks ou beber sua cachaça, não se esqueça de olhar na embalagem se há ou não o registro MAPA.

Tipo de cachaça

O processo de destilação da cana de açúcar não é algo que interfere tanto na produção da bebida, o que vai definir realmente o tipo da cachaça a ser produzida no final é o período de envelhecimento dessa bebida.

Um dos tipos mais conhecidos de cachaça são as puras, as quais não possuem cor. Nesse tipo de bebida não há o processo conhecido como envelhecimento. Ou seja, assim que é feita a destilação e, na sequência, a filtragem, a cachaça já vai direto para o engarrafamento do produto.

Outro tipo comum são as cachaças prata e ouro. Nesse caso a bebida fica envelhecida por no mínimo um ano e seu armazenamento é em recipientes de aço inoxidável ou em barris feitos em madeira.

A cor de ouro de algumas cachaças é devido ao contato da bebida com a madeira. Entretanto, nem todas as pessoas entendem muito bem o motivo de envelhecer cachaças.

O processo de envelhecimento além de acentuar a cor do líquido ajuda a garantir mais aroma e sabor à cachaça.

Logo, no mercado de bebidas alcoólicas nos deparamos com 2 categorias de bebidas: a Premium que ficou no mínimo de 1 a no máximo 3 anos no processo de envelhecimento, e a categoria Extra Premium na qual a cachaça tem mais de 3 anos dentro de barris ou tonéis.

E para concluir esse tópico onde falamos dos tipos de cachaça, não podemos deixar de mencionar as bebidas com sabor.

Algumas cachaças passam por um procedimento de combinação de sabores diferentes, tais como o mel, ervas, frutas e outros componentes.

Apesar de não ser o grande forte dessa categoria de bebidas, as cachaças mistas possuem um teor alcoólico menor. Por isso, têm uma boa aceitação do público.

Origem

A origem do produto também é um fator importante, pois diz muito sobre o sabor e a sua tradição.

Um exemplo disso são as cachaças produzidas pelo estado de Minas Gerais, onde é considerado um dos melhores lugares para se encontrar cachaças do tipo artesanal.

De acordo com os registros, estima-se que existam no estado de MG mais de 4 mil produtores artesanais. Sendo a cidade de Salinas uma das que recebe maior destaque nessa categoria.

Mas claro que esse é apenas um exemplo. Afinal de contas, encontramos outras produções em diferentes estados do país, como São Paulo, que é o local onde se encontram as principais indústrias de cachaça.

O Nordeste traz cachaças com sabor único e intenso. Outro lugar também que recebe a influência da produção artesanal, é o estado do Rio de Janeiro. Lá, existe um extenso catálogo de cachaças artesanais.

Teor alcóolico

Quando você começou a ler o artigo e percebeu que o teor alcoólico de uma cachaça varia entre 38 a 48%, deu para sentir que essa é uma bebida bastante forte. Por isso, se você não tem o hábito de beber, a dica é ir com muita calma.

Afinal de contas, cada bebida possui um determinado teor. Algumas possuem um nível mais baixo, e podem ir aumentando de acordo com o tipo de produto.

Por isso, se você aceita uma dica, comece por cachaças que tenham até, aproximadamente, 40% de álcool em sua composição.

Agora, se você se considera uma pessoa mais experiente e que tem alta tolerância à bebidas alcoólicas, certamente não encontrará problemas em consumir as cachaças com mais de 40%, ou que chegam a 48%.

Vale destacar que quanto mais alto for a graduação alcoólica da bebida, mais marcante e forte será o seu gosto no final, por essa razão é importante saber escolher.

Embalagem

As embalagens são bem características, e acabam se tornando a principal imagem da marca.

Com isso, queremos dizer que muitos fabricantes buscam criar designs bem diferentes e criativos para atrair a atenção do público. Assim, eles conseguem fazer com que os consumidores logo associem as cores e imagens à fabricante.

Além disso, temos produtores que gostam de comercializar embalagens menores para que o consumidor possa ter a experiência de degustar a bebida, antes mesmo de comprar uma garrafa de tamanho comum. Normalmente, são as embalagens mini, e possuem 50 ml em média.

Agora, se você já conhece a marca, e está querendo preparar deliciosas receitas com essa cachaça, a dica é optar pelas embalagens que contenham, no mínimo, 500 ml da bebida, para você poder fazer quantos drinks quiser.

Outro caso muito recorrente é o de pessoas que querem presentear as pessoas próximas com uma boa cachaça.

E, pensando nesse público, alguns fabricantes trazem ao mercado de bebidas cachaças com adornos em volta da garrafa, caixas especiais e outros acessórios para incrementar o produto e garantir o melhor presente.

Cachaça orgânica

A preocupação com o consumo de alimentos e bebidas orgânicas tem aumentado muito nos últimos anos.

Isso mostra que os consumidores estão cada vez mais conscientes do tipo de alimentação que eles estão adicionando em sua rotina. Então, se você faz parte desse grupo, vai se animar em saber que existem cachaças feitas de forma orgânica.

Ou seja, existem produtores de cachaça que fabricam as bebidas com o uso de materiais orgânicos, cujo cultivo não leva agrotóxicos, e outros produtos químicos que possam trazer prejuízos a longo prazo.

Mas, para facilitar no momento de diferenciar as cachaças orgânicas das que não são, é importante se atentar ao rótulo.

Pois as bebidas produzidas com a cana de açúcar orgânica possuem um selo de certificação, o que garante uma bebida mais natural e fabricada de forma sustentável, sem agressão ao meio ambiente.

Review das 6 Melhores Cachaças de 2021

Até esse momento, você conferiu os diferentes tipos de cachaças existentes no mercado atualmente.

Descobriu que é possível ter cachaça de tonalidades distintas, pertencentes a categorias específicas, e originárias de qualquer estado brasileiro. Afinal, o Brasil é o país que tem exclusividade na produção da cachaça.

Enfim, agora que você está mais familiarizado com os aspectos e principais características dessa bebida, chegou o momento que você irá saber mais sobre os produtos que estão sendo comercializados, tanto em lojas físicas quanto de forma online.

Abaixo, você vai se deparar com uma ótima lista onde estão presentes as 6 melhores cachaças disponíveis no mercado atualmente:

1

Melhor Escolha

Marca: Weber Haus

Características:

  • Volume: 750 ml
  • Volume: 750 ml
  • Teor alcóolico: 38%
  • Ingredientes: Caldo da Cana de açúcar fermentado e destilado

O primeiro item da nossa lista é de uma das fabricantes mais reconhecidas do país, a marca Weber Haus. Essa empresa já tem anos de experiência no mercado e traz diversas opções de cachaça para o consumidor.

Neste caso, temos uma bebida alcoólica com teor de 38%, o qual pode ser consumido por qualquer público que goste de experimentar uma boa aguardente.

Além disso, é importante destacar que essa bebida em especial, é de uma das safras de 2011, a qual foi envelhecida por 6 anos.

Segundo a fabricante, durante 5 anos eles mantiveram a bebida em barricas de madeira de carvalho francês e por um ano a cachaça ficou em barricas de bálsamo. O produto tem uma linda embalagem com volume de 750 ml e pertence a categoria
Extra Premium. 

E caso queira apreciar essa bebida em sua forma pura, recomendamos que deguste junto a aperitivos leves, tais como o queijo e brusquetas, é uma combinação excelente para o seu paladar.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Cachaça Saliníssima 670 Ml

Características:

  • Marca: Saliníssima
  • Volume: 670 ml
  • Teor alcóolico: 42%
  • Ingredientes: Destilado de cana de açúcar

Essa é uma ótima opção de cachaça para quem gosta de bebidas com um sabor mais intenso e marcante. A fabricante Saliníssima veio com uma bebida que possui a graduação alcoólica de 42%. Ou seja, é um teor considerado alto para quem está iniciando, logo se você está mais acostumado com esse tipo de bebida é uma boa.

O produto foi produzido de maneira artesanal em uma fazenda chamada Matrona da cidade de Salina, no estado de Minas Gerais.

E para garantir a confiança do consumidor, no rótulo é possível encontrar o número de certificação da MAPA que garante a qualidade na fabricação e do produto final.

O armazenamento do produto antes de ser engarrafado foi feito em barris de bálsamo e você pode escolher entre tomar essa bebida pura ou em drinks.

Confira o preço

3

padrao

Cachaça Weber Haus Premium Gold Organica 750 Ml

Características:

  • Marca: Weber Haus
  • Volume: 750 ml
  • Teor alcóolico: 38%
  • Ingredientes: Cana de açúcar orgânico

Você que gosta de curtir os melhores momentos com seus amigos e familiares, não tem como deixar de comprar uma das melhores cachaças do nosso país.

Já falamos anteriormente sobre a marca Weber Haus, porém, existe esse outro produto que possui uma excelente qualidade no aroma e sabor da bebida.

Além disso, é uma das melhores opções para quem busca produtos que tenham origem orgânica, isto é, que seus ingredientes não contenham agrotóxicos.

Nessa cachaça, você pode ter a confiança de que os produtos selecionados para a fabricação não possuem a adição de químicos.

Outro fato interessante sobre essa bebida é que ela passou por 4 anos no processo de envelhecimento, o que ajuda a manter um gosto único a essa cachaça.

Confira o preço

4

padrao

Cachaça Bananinha 750Ml

Características:

  • Marca: Bananinha
  • Volume: 750 ml
  • Teor alcóolico: 20%
  • Ingredientes: Cana de açúcar e saborizado com banana

A cachaça Bananinha é uma das mais conhecidas, isto porque o seu teor alcoólico é bastante baixo, sendo de apenas 20%.

Isso é algo bastante positivo para a marca, já que ela é facilmente consumida por diversos públicos, inclusive por aqueles que são iniciantes na degustação de cachaças.

A produção dessa bebida é de forma mista, isto quer dizer que além do processo tradicional de destilação e filtragem da cana de açúcar, o produtor inseriu a essência e o sabor da banana, para garantir mais leveza e um gosto marcante ao produto final.

É uma boa bebida para ser consumida pura, mas claro que com moderação.

Confira o preço

5

padrao

Cachaca Premium Weber Haus 7 Madeiras 750 Ml

Características:

  • Marca: Weber Haus
  • Volume: 750 ml
  • Teor alcóolico: 38%
  • Ingredientes: Caldo da Cana de açúcar fermentado e destilado

E mais uma vez a empresa Weber Haus aparece em nossa lista, mas agora temos uma cachaça diferente para apresentar. Essa bebida é da categoria Premium, e o seu grande diferencial está no fato da combinação dos barris de madeira utilizados para a produção dessa bebida.

No total, a cachaça, antes de ser envasada passou por 7 barris de tipos de madeiras diferentes, sendo o carvalho francês, bálsamo, umburana, cabriúva, canela sassafrás, carvalho americano e grapia.

Esse blend de cachaças resulta em uma bebida com um sabor mais seco, onde o nosso paladar consegue identificar toques que se assemelham ao chocolate branco e também de especiarias, o que traz um sabor levemente picante. Ótima pedida para aqueles que preferem tomar a cachaça pura.

Confira o preço

6

padrao

Cachaca Envelh. Weber Haus Balsamo 700 Ml Organico

Características:

  • Marca: Weber Haus
  • Volume: 700 ml
  • Teor alcóolico: 38%
  • Ingredientes: Caldo da Cana de açúcar fermentado e destilado

O último produto da nossa lista de melhores cachaças é da fabricante Weber Haus. Nesse item, temos uma cachaça da safra de 2017.

O seu envelhecimento ocorreu em barris de madeira de bálsamo, material de origem brasileira e de altíssima qualidade.

Esse processo é bastante importante, pois é ele que auxilia a acentuar o gosto dessa bebida, tornando o seu sabor mais suave e com um aroma bastante agradável, ideal para aqueles que amam degustar cachaças com deliciosos aperitivos ao lado, como iscas de frango ou peixes fritos.

Vale destacar que na embalagem temos o selo de produto orgânico, logo você pode consumir essa bebida sem medos, já que seus ingredientes são naturais.

Confira o preço

Qual a Melhor Cachaça?

A melhor opção dessa nossa lista tem origem no estado do Rio Grande do Sul, a cachaça da marca Weber Haus.

Para fazer essa seleção, levamos em consideração o tempo de envelhecimento, a embalagem do produto e o seu teor alcoólico. Afinal de contas, esses são os 3 pontos essenciais de uma boa cachaça.

No caso do envelhecimento, o produto ficou 6 anos, sendo 5 anos engarrafado em barris feitos de madeira de carvalho francês. E, no último ano, utilizou-se um barril de bálsamo para completar o ciclo.

Após todo esse tempo, a marca trouxe um líquido dourado, com o sabor bastante acentuado e que pertence a categoria das bebidas extra premium.

Sobre a embalagem precisamos mencionar que o seu formato é todo sofisticado, possui uma fita de cetim que garante mais beleza ao rótulo e sua tampa arredondada facilita a abertura dessa bebida.

O teor alcoólico dessa cachaça é de 38%, o que garante a degustação tanto por quem é iniciante quanto por aqueles que são mais experientes.

Melhor Cachaça Custo Benefício

O que muitas pessoas procuram ao comprar uma bebida alcoólica é encontrar um produto que tenha um custo baixo, porém que seja de boa qualidade no sabor e com procedência confiável.

E, levando esses fatores em consideração, podemos concluir que nesta lista o custo benefício da cachaça Saliníssima é a melhor.

Como foi mencionado no início do artigo, uma das cidades que tem um excelente reconhecimento na produção de cachaças é o município de Salinas em Minas Gerais.

Sua fabricação é correta, pois recebe a fiscalização do órgão MAPA, em seu rótulo podemos encontrar a certificação que garante isso.

O processo é feito de maneira artesanal e o envelhecimento da bebida é feito em barris de bálsamo.  

Qual a Melhor Marca de Cachaça?

A melhor marca de cachaça é da empresa Weber Haus. Afinal, eles possuem tradição na área de fabricação desse tipo de bebida.

De acordo com a história da marca, o início da produção foi em 1948, quando a família Weber montou o seu primeiro engenho de destilaria.

Ao longo dos anos, a fabricação de cachaça foi ensinada entre as gerações e o gosto pela produção dessa bebida só foi aumentando.

No ano de 2001, entraram no mercado definitivamente como uma marca. Em 2004, começaram as vendas em outro estado, e 2006 já estavam exportando seus produtos.

Desse modo, o crescimento e a expansão da marca aconteceu de uma forma muito rápida, devido principalmente à qualidade que se manteve ao longo dos anos. Sendo assim, a dica de compra são as cachaças da marca Weber Haus.

Deixe um comentário