Melhor Celular Para Idoso de 2022: Guia de Compra Completo

Nem todos temos tanta habilidade para usar o celular, por isso, vamos conhecer o melhor celular para idoso. Com recursos mais fáceis e simples para que seu familiar possa ter um aparelho acessível. 

Um celular próprio para idoso é aquele que é prático e possui configurações mais simples. A maioria dos usuários mais velhos utilizam o aparelho para funções mais básicas, por isso, o ideal é um celular que atenda a este uso. 

Portanto, conheça agora alguns dos modelos de celulares mais acessíveis, com boas funcionalidades para os idosos. 

Melhores Celulares Para Idosos em 2022

Os celulares que selecionamos para idosos são modelos com maior objetivo na facilidade de uso. Por isso, podem apresentar processadores e memória um pouco mais singelos.

Conheça quais são os 6 melhores celulares para idosos de 2022:

  • Celular Samsung Galaxy A10S
  • Celular Flip Vita Multilaser – P9020
  • Smartphone Multilaser G Max 2
  • Smartphone Positivo Twist 4 Pro
  • Celular Positivo P50 
  • Celular Positivo P28
Imagem Celular para Idoso Detalhes
Celular Samsung Galaxy A10S Vermelho 32Gb Android 9.0 Pie Tela 6.2' Camera 13Mp
Samsung Galaxy A10S Melhor Celular para Idoso
Celular Flip Vita Dual Chip MP3 Azul Multilaser - P9020
Celular Flip Vita Multilaser – P9020 Melhor Celular para Idoso Custo Benefício
Smartphone Multilaser G Max 2 4GB + 128GB Tela 6.5' Android 11 Preto - P9158
Smartphone Multilaser G Max 2 Rápido e mais avançado em tecnologias
Smartphone Positivo Twist 4 Pro S518 64GB Dual Chip 5.5' - Preto
Smartphone Positivo Twist 4 Pro Conta com conexão 4G
Celular Positivo Flip P50 2G, Preto, Bluetooth, Dual SIM, Tela 2.4', 32MB RAM
Celular Positivo P50 Modelo Flip com botão SOS
Celular Positivo P28, 2.8, Dual Chip, Câmera Vga, Rádio Fm, Mp3 - Preto
Celular Positivo P28 Celular bom e barato

Comprar um celular para idoso pode não ser uma tarefa tão simples. Afinal, os modelos atualmente estão cada vez mais avançados. E as pessoas mais velhas podem ter maior dificuldade com este tipo de aparelho. 

Mas, a boa notícia é que algumas marcas como Positivo e Multilaser pensam bastante neste público. Um exemplo disto são os celulares Flip, desenvolvidos com recursos especiais.

Além disso, essas duas marcas ainda disponibilizam celulares com teclado numérico. Sendo assim, apresentam maior facilidade para mexer e navegar pelo menu.

O Que Comparar nos Celulares para Idosos?

Na hora de comprar um celular para idoso, fique atento às especificações do aparelho. Pois, ele precisa ser funcional, mas também precisa ter um bom desempenho.

Veja o que comparar nos celulares para idosos:

  • Tamanho e tipo da tela;
  • Quantidade de chips;
  • Processamento, memória RAM e armazenamento;
  • Sistema Operacional;
  • Durabilidade da bateria;
  • Câmeras traseiras e frontal;
  • Acessórios de proteção;
  • Aparelhos com teclado numérico.

Essas são as características mais importantes para você avaliar em cada um dos aparelhos. Portanto, acompanhe mais detalhes sobre cada um desses aspectos:

Tamanho e tipo da tela

O celular para idoso precisa ter uma tela ampla, fácil de manusear e de navegar, por isso, prefira modelos maiores. Mas, pode ser que o idoso prefira algo “fácil de carregar”. Nesse caso, vale a pena considerar modelos mais compactos. 

De modo geral, as telas dos smartphones variam de 4 a 6 polegadas, em média. Já os celulares mais básicos, contam com display de 2,4” a 2,8”. 

Além disso, há modelos que apresentam telas com resolução variada. Nesse sentido, as telas em resolução HD são as mais avançadas.

Por outro lado, há telas em VGA com variações, como QVGA e WVGA. Nesse caso, a tela WVGA (Wide WVGA) é um pouco mais nítida, com resolução de 800 x 480 pixels. Enquanto as telas QVGA possuem 320 x 240 pixels.

Algumas telas também possuem tecnologia IPS, que deixa as imagens bem mais nítidas, mesmo quando você visualiza em um ângulo diferente. Por isso, vale mais a pena optar pelos celulares com essa tecnologia.

Portanto, considere qual a melhor tela para que a pessoa idosa possa visualizar com conforto e nitidez. Lembrando que as pessoas nessa idade podem ter mais dificuldade na visão. 

Quantidade de chips

É comum que hoje a maioria das pessoas usem mais de um chip em seu dispositivo. E a boa notícia é que a maioria dos aparelhos no mercado vêm com dois slots de chip.

Mas, lembre-se de conferir se o aparelho possui slot para cartão Nano e Micro chip, que são tamanhos mais comuns de cartão-SIM. Além disso, também vale conferir se o dispositivo é desbloqueado para todas as operadoras.

Processamento, memória RAM e armazenamento

O processamento do aparelho refere-se ao seu desempenho geral para realizar tarefas, abrir app, navegação, etc. Nesse sentido, os celulares para idosos podem ser mais básicos, com processadores comuns. 

Nesse sentido, é possível encontrar modelos com processador Octa-Core, de 8 núcleos, o que significa mais velocidade. Mas, nos modelos mais simples, os processadores são Quad-Core, com 4 núcleos. 

Por isso, é bom ficar de olho na quantidade de memória RAM e espaço de armazenamento interno. Uma vez que a memória RAM será importante para rodar o sistema operacional e apps. 

Sendo assim, espera-se, no mínimo, uma memória RAM de 512Mb, ideal para um uso intermediário (simples). Os modelos mais avançados da marca encontram-se com até 4GB de RAM. 

Quanto ao armazenamento interno, vale a pena considerar aparelhos com slot para cartão de memória SD. Lembrando que a memória de armazenamento refere-se ao espaço interno para fotos, vídeos, músicas e documentos. 

Espera-se, ao menos, 8GB de memória, assim você consegue manter seus arquivos favoritos. Mas os modelos mais avançados da marca podem vir com até 64GB de armazenamento.

Sistema Operacional do celular para idoso

Um celular para idoso precisa ser fácil de navegar, com um sistema intuitivo. Por isso, há versões mais simples do sistema Android, que além de mais fáceis de navegar, são mais leves.

O Android Oreo, versão Go, por exemplo, é até 15% mais veloz para iniciar aplicativos. Já que o sistema é mais leve e requer menos uso de processamento. 

Mas, se você quer uma versão Android mais recente e atualizada, invista nos aparelhos com Android 10 ou mais. Pode contar com muitas novidades em apps, conexão e interatividade.

Durabilidade da bateria

Para saber se o celular possui uma boa bateria, veja qual o número de mAh (miliampere-hora). Lembrando que quanto mais mAh, mais potente é a bateria.

Nesse sentido, os aparelhos para idosos apresentam características de bateria simples, com durabilidade variável. Há modelos com até 3000mAh e outros com bem menos, até 1500mAh. 

Aparelhos com mais aplicativos e recursos sempre consomem mais energia que aparelhos simples. Por isso, vale considerar uma carga de acordo com a funcionalidade do celular.

Câmeras traseiras e frontal

Se você quer um aparelho bem completo, considere a câmera do celular para idoso. Afinal, é uma ação básica e todo celular possui, porém, considere os modelos com câmeras menos complexas.

Nesse sentido, é possível encontrar modelos com câmera traseira e frontal para selfies. Os megapixels podem variar de 5MP até 12MP nos celulares indicados para pessoas idosas.

Na questão de resolução e definição da imagem, invista em celulares com câmeras com boa definição. Assim fica mais fácil de eternizar os momentos e poder visualizá-los com mais detalhes e realismo.

Acessórios de proteção

Para aumentar a durabilidade dos aparelhos, algumas marcas como Positivo e Multilaser, disponibilizam acessórios de proteção. Como, por exemplo, capas protetoras e películas de tela. 

São uma boa alternativa para você não precisar se preocupar com a compra dos acessórios. Assim, já garante uma proteção desde a compra do aparelho. Mas, não são todos os celulares da marca que vêm com acessórios.

Celular para idoso com teclado numérico

Procurando um celular para idoso bem mais fácil de manusear? A dica é investir nos modelos com teclado numérico. Pode ser uma boa alternativa para pessoas que têm mais dificuldade em manusear telas touchscreen. 

Os modelos com teclado numérico vem com teclados bem mais ergonômicos, com maior visibilidade de teclas. Além disso, podem vir com botões de atalho para recursos de multimídia.

Review dos 6 Melhores Celulares para Idosos de 2022

Abaixo você confere um review com mais detalhes sobre os melhores celulares para idosos de 2022, acompanhe:

1

Melhor Escolha

Celular Samsung Galaxy A10S

Características:

  • Chips: Dual Chip
  • Tela: 6,2
  • Câmera traseira: 13Mp + 2MP e 8MP frontal
  • Memória RAM e Armazenamento: 2GB e 32GB

Quer um celular com uma tela mais ampla, leve e ergonômica para manusear? O Galaxy A10S pode ser uma boa alternativa para as pessoas idosas que possuem algum conhecimento e familiaridade com telas touchscreen.

O display da tela é realmente um diferencial, com bordas bem mais finas, proporcionando melhor imersão  e uma visualização mais ampla dos conteúdos assistidos e enquanto navega em redes sociais ou internet. 

O A10S vem com duas câmeras traseiras, uma de 13MP e outra de 2MP, ideal para registrar fotos e vídeos com mais detalhes e cores mais vibrantes. Inclusive, possui recursos de foco e zoom.

Um destaque super positivo deste modelo da Samsung é a bateria de 4.000mAh. Ou seja, é possível usar o aparelho durante o dia todo, com total autonomia de carga (variando conforme o uso).

Além disso, o dispositivo conta com sensor de reconhecimento facial e digital. Portanto, não precisa se preocupar com a segurança, pois é um aparelho que oferece as melhores soluções e praticidade para desbloqueio de tela e login em apps de bancos. 

No desempenho, o processador é Octa-Core, portanto, é um dispositivo mais rápido. Porém, de RAM ele tem um pouco menos, com 2GB e armazenamento interno de 32 GB (com possibilidade de expansão).

Confira o preço

2

Custo Benefício

Celular Flip Vita Multilaser – P9020

Características:

  • Chips: Dual Chip
  • Tela: 2,4"
  • Câmera traseira: VGA (640×480) pixels
  • Armazenamento: cartão SD até 32GB

Feito especialmente para as pessoas mais idosas, o Flip Vita Multilaser – P9020 surpreende em seus recursos. É um modelo para usar no dia a dia com as tarefas mais simples, como chamadas, fotos, uso de calendário, calculadora, etc. 

O design do aparelho é ideal para carregá-lo no bolso ou na bolsa com facilidade. É um celular compacto e leve, conta com tampa abre-fecha e visor que indica a bateria e se há mensagens.A tela é de  2,4 polegadas é ideal para uma boa visualização do conteúdo e ainda possui um teclado numérico largo e fácil de digitar. 

O Flip Vita traz também um botão de emergência na lateral que, quando acionado, manda mensagens ou faz ligações para os contatos pré-selecionados. Esse é um recurso bem especial para garantir a segurança da pessoa idosa em caso de acidentes ou alguma emergência.

É equipado com lanterna, câmera VGA e possui bons recursos de multimídia, como rádio FM, MP3 e MP4, além de conexão Bluetooth. Suporta cartão micro SD até 32GB e tem função foto contato para melhor identificação na hora de fazer chamadas. 

É super prático e intuitivo para usar, a Multilaser fabricou este modelo pensando na necessidade das pessoas mais idosas, por isso, é simples de manusear e vem com ótimos recursos de segurança e funcionalidade.

Confira o preço

3

nao

Smartphone Multilaser G Max 2

Características:

  • Chips: Dual Chip
  • Tela: 6.5" LCD IPS
  • Câmera traseira: 13MP + 2MP + 2MP; Frontal: 5MP
  • Memória RAM e interna: 4GB + 128GB

Um modelo super completo da Multilaser para você aproveitar boas vantagens de desempenho, não é lento e ainda vem com sistema operacional Android 11, que é uma versão mais recente, portanto, tem uma interface intuitiva e fácil de usar. 
 
Entre as vantagens do celular G Max 2 , podemos contar com uma boa tela de 6,5 polegadas para assistir filmes e séries com maior amplitude de tela, também é ótimo para visualizar o conteúdo de tela com maior nitidez.
 
A tela possui resolução HD+ (1600 x 720), proporcionando imagens com bom detalhamento e melhor conforto na hora de assistir vídeos ou demais conteúdos.
 
Conta com 3 câmeras traseiras, sendo a principal de 13MP, e auxiliares de 2MP cada. Para selfie, possui uma câmera frontal de 5MP. Destacamos também a sua ótima bateria de 4000mAh para durar o dia todo.
 
É um aparelho moderno, com boa segurança, permite desbloqueio de tela por reconhecimento facial e digital, é bem simples e rápido para não perder tempo durante o desbloqueio.
 
O G MAX 2 tem 128GB de memória interna, é uma super capacidade para você armazenar até 25 mil fotos, 160 minutos de vídeo e 4 mil músicas, sem perder o desempenho do aparelho. E ainda permite ampliar a capacidade de memória com cartão Micro SD.
 
E com o processador Octa Core do Multilaser G Max 2, pode esperar muito mais rapidez para realizar tarefas no aparelho e até jogar games com um bom desempenho. Além de uma memória RAM de 4GB para acompanhar o bom desempenho do aparelho.

Confira o preço

4

nao

Smartphone Positivo Twist 4 Pro

Características:

  • Chips: Dual Chip
  • Tela: 5,5" em HD com IPS
  • Câmeras: traseira 8MP e frontal 8MP
  • Memória RAM e interna: 1GB + 64GB

A Positivo é uma marca brasileira que fabrica smartphones com preço mais em conta e aparelhos fáceis de usar. A Linha Twist é uma das favoritas da marca e o celular Twist 4 Pro S518 é um dos mais recentes da linha, com boas vantagens em armazenamento e tecnologia de tela. 

O diferencial está em seu processador Octa-core de 1.6 GHz, ele é bem potente para deixar o aparelho mais ágil e veloz para você realizar comandos mais precisos. 

Além disso, possui uma ótima tela de 5,5 polegadas com resolução HD e vem também com tecnologia de tela IPS para mais nitidez e detalhamento de imagens. 

Outra boa notícia no Positivo Twist 4 Pro é a tecnologia 4G para conexão com rede de dados móveis. Com o 4G você tem uma conexão com internet muito mais rápida. 

E no sistema operacional, este modelo vem com Android 10 Go Edition, com muitos aplicativos e recursos funcionais para aprimorar a experiência com o aparelho. E por ser uma versão Go, significa que consome menos dados da memória do aparelho, pois é bem mais leve e pode causar menos lentidão no celular.

Em relação a memória do Twist 4 Pro, ele vem com 1GB de RAM e 64GB de memória para armazenamento. Assim você pode armazenar mais de 10 mil fotos, + de 8 mil músicas, + de 1200 vídeos e muito mais.

Este smartphone da Positivo também tira fotos com câmera traseira de 8MP e câmera frontal para selfie, também de 8MP.

Confira o preço

5

nao

Celular Positivo P50

Características:

  • Chips: Dual chip
  • Tela: 2.4” QVGA (320×240)
  • Câmera: VGA
  • Memória RAM e interna: 32MB + 32MB

Com um design Flip e recursos de segurança especiais de segurança, o P50 da Positivo é mais uma excelente alternativa para quem busca um celular simples e funcional. 

Ele é fabricado com recursos para pessoas idosas, por isso, vem com botão dedicado SOS. Com o botão SOS na lateral, basta clicar nele para situações de emergência, são enviadas automaticamente mensagens de texto ou pode fazer ligações para até cinco números pré-selecionados.

Além disso, é um modelo ultra-compacto, com uma tela de 2.4′ polegadas, com resolução QVGA (320×240). Ele possui tampa com visor de carga e mensagens. 

Também é possível contar com recursos tradicionais de multimídia no P50, como rádio FM e músicas MP3, inclusive, possui teclas especiais de acesso à multimídia. Tira fotos com câmera VGA e possui memória interna de 32MB.

O aparelho conta com conectividade Bluetooth 2.1 e é Dual SIM, portanto, pode escolher até duas operadoras de telefonia, também possui tecnologia de conexão de rede 2G.

Outra característica positiva do modelo são as teclas numéricas grandes e ergonômicas, facilitando a digitação. É bem simples de manusear e navegar pelo menu do aparelho, já que suas configurações são intuitivas. 

Confira o preço

6

nao

Celular Positivo P28

Características:

  • Chips: Dual Chip
  • Tela: Tela 2.8” Qvga 320×240
  • Câmeras: VGA
  • Memória RAM e interna: 24MB + 8GB

Se você quer um celular com teclas numéricas só para fazer ligações e visualizar conteúdo multimídia, pode contar com mais um modelo da positivo, o P28.

O Celular Positivo P28 é a alternativa de aparelho com o preço mais barato. Porém, é bem básico, serve para tarefas simples, como ligações, rádio, Mp3, fotos, videos Mp4, agenda e mensagens.

Com slot para dois chips, é ótimo para quem deseja mais versatilidade, podendo usar operadoras diferentes, além disso ele é desbloqueado para qualquer operadora.

Também é possível fazer conexão via bluetooth, e possui conector mini USB para transferência de dados e carga. Conta com entrada para cartão de memória de até 8GB. Em sua memória interna traz 8GB de ROM e 24MB de RAM. 

É ergonômico e fácil de manusear, com um teclado numérico amplo e intuitivo. Mas também é bem compacto para você carregar no bolso sem fazer volume. Sua tela em QVGA é de 2,8 polegadas. 

Para tirar fotos, o P28 tem câmera traseira VGA com flash e modo gravação de vídeo. Sua bateria é básica, assim como as configurações do dispositivo, com 850mAh.

Confira o preço

Confira o vídeo.

Qual o Melhor Celular para Idoso?

Quer um modelo básico, mas sem deixar de ser moderno? O Galaxy A10S é a melhor opção de celular para idoso. Ele possui uma tela ampla, e um desempenho muito bom. 

O aparelho é ergonômico e fácil de manusear, e ainda possui a bateria mais duradoura, com 4.000mAh. Além disso, conta com ótimas câmeras de 13MP e 2MP para bons registros de fotos e vídeos.

E vem com o melhor processador de nossa categoria, um Octa-Core rápido e eficiente. Portanto, vale super a pena para quem busca um celular para idoso um pouco mais aprimorado.

Melhor Celular para Idoso Custo Benefício

Se você busca um celular com boa relação de custo x benefício, o Flip Vita Multilaser – P9020 é a melhor escolha. Este modelo é simples, mas com um design apropriado para pessoas idosas. 

Além disso, esse modelo vem com o botão  botão de emergência na lateral e teclado numérico. Sem contar que é um modelo com tamanho mais compacto e é leve, fácil de guardar e carregar.

Outra vantagem é que o aparelho possui vários recursos multimídia, como MP3, rádio e MP4. E ainda tem câmera VGA para registro de fotos e vídeos com flash.

Qual a Melhor Marca de Celular para Idoso?

O destaque para a marca de celular para idosos é a Multilaser, a marca com aparelhos mais acessíveis. A Multilaser é uma marca brasileira reconhecida também pelos preços mais em conta nos aparelhos.

A maior vantagem da marca são seus celulares como o Flip, feitos especialmente para idosos. Portanto, é uma marca que desenvolve mais recursos para este público.

Deixe um comentário