Melhor Cerveja de 2020: Guia de Compra Completo

Considerada uma paixão nacional, a cerveja não pode faltar nas comemorações, e também no dia a dia do brasileiro. Opção certa para o happy hour, churrasco com a galera ou para apreciar em casa com a família. Então, para garantir maior prazer e diversão, nada como apostar nas melhores cervejas do mercado.

Então, confira aqui as 6 Melhores Cervejas de 2020: Guia de Compra Completo!

Melhores Cervejas de 2020

Acompanhe abaixo a seleção com os melhores produtos para comprar:

  • Cerveja Fuller’s Vintage Ale 2018 garrafa 500ml
  • Heineken – Cerveja 600ml
  • Cerveja Unicorn Premium Lager Caixa C/ 6 Latas 350 Ml
  • 5 Elementos – Cerveja e Nery Brothers Mossoró Coconut 500 ml
  • Cerveja Hertog Jan Grand Prestige 500ml
  • Cerveja Franziskaner Hefe Weissbier Hell 500ml
Imagem Cervejas Detalhes
Cerveja Fuller's Vintage Ale 2018 garrafa 500ml
Cerveja Fuller’s Vintage Ale 2018 garrafa 500ml Melhor Cerveja
Cerveja Heineken 600ml
Cerveja Heineken 600ml Melhor Cerveja Custo Benefício
CERVEJA UNICORN PREMIUM LAGER CAIXA C/ 6 LATAS 350 ML
Cerveja Unicorn Premium Lager Caixa C/ 6 Latas 350 Ml É uma cerveja muito leve e agradável ao paladar.
Cerveja 5 Elementos e Nery Brothers Mossoró Coconut 500 ml
Cerveja 5 Elementos e Nery Brothers Mossoró Coconut 500 ml Ideal para quem gosta de bebida mais forte!
Cerveja Hertog Jan Grand Prestige 500ml
Cerveja Hertog Jan Grand Prestige 500ml Cerveja para quem gosta de cerveja forte e alcoólica.
Cerveja Franziskaner Hefe Weissbier Hell 500ml
Cerveja Franziskaner Hefe Weissbier Hell 500ml A espuma é branca, cremosa e abundante, liberando gás carbônico no corpo.

O mercado possui cada vez mais opções de cervejas, que são capazes de agradar o paladar até de quem não era muito fã do sabor tradicional dessa bebida.

Além disso, os diferentes tipos de cerveja oferecem experiências singulares, harmonizando com diversos alimentos, e se encaixando em várias ocasiões.

Pensando na quantidade de opções disponíveis hoje no mercado, de todos os tipos e preços, fica mais difícil escolher qual a melhor cerveja consumir em cada ocasião.

Por isso, preparamos este guia completo, para te ajudar a conhecer melhor as principais características de uma boa cerveja na hora da escolha. Então, se você é maior de 18 anos e ama uma cervejinha, confira essas dicas!    

O Que Comparar nas Cervejas

Para escolher a melhor cerveja, é importante conhecer mais sobre o produto, como os tipos de cerveja, ingredientes, amargor, preço, e qual cerveja se encaixa melhor em cada ocasião. Então, atenção a estas informações!

Em primeiro lugar, devemos nos ater no tipo de cerveja. Você pode conferir essa informação a partir do tipo de fermentação. Existem mais de 100 tipos de cerveja. Aqui, você encontra informações sobre os principais.

Cerveja de trigo

A cerveja de trigo é suave e leve. Elas são feitas de trigo e de cevada, o que lhes dá um aspecto denso e opaco.

Essas cervejas têm fermentação Ale. Por isso quase não possuem amargor. São refrescantes e fáceis de beber, podendo apresentar opções muito aromáticas.

Essas cervejas têm o sabor levemente adocicado, por causa do malte e da levedura presentes em sua composição. Em alguns casos, como a cerveja belga Witbier, adiciona-se também coentro e raspas de laranja à receita.

Em geral, as notas lembram cravo-da-índia, banana, chocolate, malte torrado e noz-moscada, entre outros aromas. Elas são turvas e podem apresentar sedimentos flutuando, pois não costumam ser filtradas. Após a filtragem, elas recebem o nome de cristal.

As cervejas de trigo podem receber os nomes de Weiss, Weizenbock, Hefeweizen, Dunkelweizen, Berliner Weisse ou Witbier. Isso vai depender das características e da região de origem.

O teor alcoólico desse tipo de cerveja pode variar entre 4% e 8%.

Pilsen e American Lager

As cervejas Pilsen e American Lager também são leves, mas possuem amargor. Aliás, elas são muito populares no Brasil. Passam por filtragem e apresentam coloração clara.

Tanto a Pilsen como a American Lager têm fermentação Lager. A American Lager é uma cerveja de baixa fermentação, e a Pilsen tem a fermentação sob baixas temperaturas. Ambas são claras, amargas, e refrescantes.

Além disso, a cerveja Pilsen é uma cerveja leve e com amargor, por causa do lúpulo presente em sua composição. Tem a cor clara e puxada para o dourado. É o tipo de cerveja mais famosa no Brasil.

Uma curiosidade interessante é que Pilsen é o nome da cidade na República Tcheca onde esse tipo de cerveja nasceu. De acordo com as leis de pureza alemã, a cerveja Pilsen só pode conter água, malte, lúpulo e fermento em sua receita.

A American Lager, apesar de ser da mesma família, é diferente da Pilsen. É uma cerveja leve, suave e refrescante. Aliás, a sua produção no Brasil também é em larga escala. O teor alcoólico fica entre 4,5% e 5,5%.

IPA

A Indian Pale Ale, mais conhecida como IPA, também é da família das cervejas de fermentação Ale. Porém, ela tem um sabor intenso e amargor mais acentuado e evidente que as outras.

Suas cores variam em tons de cobre, têm um aspecto encorpado e recebem sobre várias denominações, como Imperial IPA, English IPA e American IPA. O forte amargor é característico do lúpulo que há em sua composição.

Apesar do amargor e do alto teor alcoólico, ela é uma cerveja refrescante. Uma curiosidade é que esse tipo de cerveja nasceu para ajudar os ingleses a resistirem às viagens de navio entre Inglaterra e Índia.

O teor alcoólico costuma variar em torno de 6,5%, mas existem cervejas desse tipo com maior teor alcoólico.

Porter e Stout

Mais dois tipos de cerveja da família Ale. Porter e Stout são cervejas de origem inglesa. Elas têm sabor marcante, por causa do malte torrado presente em sua composição. Essas cervejas são escuras e apresentam um aspecto bem cremoso.

Os dois tipos são ideais para consumo em dias frios, pois são cervejas mais fortes.

A cerveja Porter é menos amarga e com o teor alcoólico mais baixo que a Stout. Cervejas do tipo Porter têm o amargor moderado, com notas de chocolate, baunilha e caramelo.

Aliás, a Porter é escura e leve, apresentando sabor adocicado com um gosto torrado ao fundo.

As cervejas Porter recebem várias denominações, como Baltic Porter, Brown Porter, American Imperial Porter e Robust Porter. Já o teor alcoólico gira em torno de 5,5%.

Stout surgiu a partir do tipo Porter. Nela, o amargor e o teor alcoólico são mais intensos. Esse tipo de cerveja possui grande quantidade de maltes torrados em sua composição, o que a deixa bem amarga, lembrando o sabor do café.

As Strout são cervejas bastante escuras, as famosas cervejas pretas, bem encorpadas, e com teor alcoólico alto, por volta de 8%.               

Se apresentam sob várias nomenclaturas, como American Stout, Oatmeal Stout, Dry Stout, Russian Imperial Stout e Sweet Stout.

Sour, Lambic e Wild Ale

Sour, Lambic e Wild Ale são tipos de cervejas refrescantes com um sabor azedo. Essas cervejas são obtidas a partir de um processo de fermentação natural, com leveduras selvagens presentes, no ambiente onde ocorre a fermentação.

Algumas receitas desses tipos de cerveja contêm frutas, que oferecem sabor e aroma frutados à cerveja, interferindo também na cor. Por isso, esses tipos de cerveja são comumente confundidos com as Fruit Beers, mas são tipos diferentes.

As Fruit Beers são vários tipos de cerveja que contêm frutas. Então, a Fruit Beer pode ter diferentes tipos de fermentação, e muitas delas nem possuem acidez, sendo mais secas ou amargas.

O nome Sour vem da palavra inglesa que significa “azedo”. É um tipo de cerveja que varia muito dependendo de onde é feita, mas tem como características principais o sabor azedo, a acidez, o aroma frutado. Além disso, possuem baixa gradação alcoólica, e são muito refrescantes.

A fabricação das cervejas do tipo Sour se dá por meio de processos de fermentação natural controlados.

Em contrapartida, a Lambic é produzia por fermentação espontânea, contando com as bactérias e leveduras presentes no ar, o método mais antigo para fabricação de cerveja. Por isso, ficou conhecida como a “mãe das cervejas”.

Enfim, é desse processo que provém o seu sabor azedo. A produção desse tipo de cerveja se dá, tradicionalmente, na Bélgica, mais especificamente na região do Vale do Rio Sene, em Lembeek, nas proximidades de Bruxelas.

As cervejas Wild Ale são produzidas na América. Elas são conhecidas como cervejas americanas selvagens, devido ao processo de fermentação natural, utilizando leveduras e bactérias, aliado a processos artificiais e técnicas de fermentação.    

Apesar das diferenças, as três passam pelo processo de fermentação natural. Além disso, o teor alcoólico varia entre 4% e 8%.

Tamanho do IBU das melhores cervejas

Essa é a medida do amargor da cerveja. Aliás, esse é um requisito importante na hora da escolha. Pois, por meio da informação do nível IBU, é possível identificar se você está diante de uma cerveja muito amarga ou com pouco amargor. Com isso, você pode escolher a que tem mais chances de agradar o seu paladar.

O IBU pode variar de 0 a 120, lembrando que quanto maior o IBU, maiores as chances de a cerveja ser mais amarga. Enfim, para se ter uma ideia do que esse índice representa, uma cerveja mais leve, como as de trigo, costuma ter IBU de, no máximo, 20. Em contrapartida, nas mais encorpadas, como a Stout, esse índice pode ultrapassar 60.

As cervejas e os ingredientes

Outro ponto importante para checar nos rótulos, na hora de escolher a melhor cerveja são os ingredientes. Afinal, como vimos, vários são os ingredientes e processos de fermentação para a obtenção de uma cerveja de qualidade.

Contudo, algumas cervejas em larga escala acabam incorporando elementos químicos em suas formulações, que podem ser prejudiciais para nossa saúde.

Por isso, quando checar os rótulos, verifique se não constam corantes, estabilizantes e antioxidantes na lista de ingredientes. Afinal, esses aditivos químicos podem ser prejudiciais à saúde e não agregam valor à cerveja. Por isso, várias cervejas de qualidade evitam adicionar esses elementos em suas fórmulas.

Sendo assim, a regra é: quanto menos aditivos a cerveja possui, melhor sua qualidade.

Cerveja certa para cada ocasião

Enfim, agora que você já conhece mais sobre os tipos de cerveja, seus processos de fermentação e suas composições, é importante saber quais são as cervejas mais adequadas para as diferentes ocasiões, e para harmonizar com diferentes pratos.

Assim, você será capaz de fazer a melhor escolha, para desfrutar do melhor que cada tipo de cerveja pode te proporcionar.

As cervejas mais leves e de menor gradação alcoólica, como Pilsen e American Lager, por exemplo, devem ser consumidas bem geladas (temperatura de 0° a 4°C). Elas são ideais para dias quentes, para curtir aquele churrasco com a família ou amigos.

Como são mais leves, elas também combinam perfeitamente com hambúrguer, pizzas cobertas de queijo, lasanha e outras massas ao molho bolonhesa. Essas combinações não têm erro! 

Em contrapartida, as cervejas de trigo, e as Sour ou Lambic, com mais acidez, a recomendação é que sejam consumidas geladas (temperatura entre 4° e 6°C).

As cervejas de trigo, por serem mais leves e menos alcoólicas, dão uma sensação de frescor para o corpo. É a opção ideal para um almoço durante a semana com colegas de trabalho, para o piquenique do feriado ou fim de semana.

Elas combinam perfeitamente com verduras, frutas, frutos do mar, peixes, além de harmonizar perfeitamente com comida japonesa.

Sour e Lambic, como são mais ácidas, harmonizam com frutos do mar, ceviche, peixes, saladas, queijos e torta de limão.

Cervejas mais complexas, como Porter, IPA e outras com maior gradação alcoólica, devem ser consumidas frias (temperatura entre 7° e 10°C).

Preço e volume da embalagem

Um fator que também precisa ser levado em consideração na hora da compra da cerveja é o preço. Tamanha variedade, e todas essas opções também são oferecidas pelos mais variados preços.

Por isso, é importante avaliar as características que mais te agradam, por um preço que caiba no seu bolso.

Além do preço, também é preciso ter atenção ao volume da embalagem, pois você pode achar que o preço de determinada marca está em conta mas, na verdade, a embalagem pode ter o volume reduzido.

Sendo assim, ao avaliar o preço, também confira o volume do produto para ter certeza de que não está levando “gato por lebre”.

Enfim, na hora de comparar os preços, compare também os tamanhos das embalagens para ter certeza se as promoções e ofertas realmente são vantajosas.

Review das 6 Melhores Cervejas

Agora que você já sabe muito sobre cervejas, bem como o que comparar para fazer a melhor escolha, confira a lista que preparamos com as 6 melhores cervejas do mercado! Com certeza elas não podem faltar nas suas próximas compras! Lembre-se de apreciar com moderação!

1

Melhor Escolha

Cerveja Fuller’s Vintage Ale 2018 garrafa 500ml

Características:

  • Marca: Fuller’s
  • Embalagem: 500 ml
  • Teor alcoólico: 8,5%
  • Fabricante: Fuller Smith & Tuner

A inglesa Fuller’s Vintage Ale 2018 é de fermentação Ale, o que confere a ela pouco amargor e muito aroma. Aliás, é uma edição especial, que celebra a parceria entre os fornecedores da Fuller’s.

Então, para a edição comemorativa, a marca apostou em ingredientes novos, como lúpulo Olicana. Porém, mantendo o já tradicional malte Maris Otter. O resultado dessa mistura de inovação e tradição, é o sabor familiar com um toque de novidade.

A coloração é de um âmbar sutilmente acobreado, a espuma é cremosa e o sabor é um misto de frutas cítricas, ervas e especiarias. É muito aromática, exalando notas de manga, toranja e maracujá.

Tanto aroma remete aos lúpulos de sabores tropicais da América e Austrália. Mas, na verdade são provenientes do lúpulo British Olicana.

Aliás, a receita também contém lúpulo Ernest, o que dá um toque de damasco. Do mesmo modo, faz ainda uma combinação dos lúpulos Target, Goldings, Challenger e Northdown que oferecem notas herbáceas e terrosas.   

Além disso, tem um sabor doce, que remete a biscoito de avelã, obtido por sua base de maltes, que associa Maris Otter e Cristal. Por isso, o resultado é incrível!

Apenas tenha cuidado com a quantidade consumida, pois a gradação alcoólica é de 8,5%. Apesar de ser uma cerveja doce, o preço é um pouco salgado, mas uma edição tão especial vale o investimento. Enfim, essa opção é ideal para presentear amantes de cervejas e para brindar um momento especial.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Cerveja Heineken 600ml

Características:

  • Marca: Heineken
  • Embalagem: 600 ml
  • Teor alcoólico: 5,0%
  • Fabricante: Heineken

A Holandesa Heineken praticamente dispensa apresentações. Já está presente em mais de 70 países e, definitivamente, ganhou o coração dos brasileiros.

A cervejaria Heineken foi fundada em Amsterdã. E hoje é a cervejaria mais internacional do mundo.
O estilo é Premium American Lager, um dos preferidos pelos brasileiros, pois é refrescante, amarga na medida certa (o IBU é 24) e possui uma espuma branca, de boa duração.

A coloração é dourada, o sabor é frutado, intenso e refrescante! Além disso, os ingredientes são 100% naturais e importados, contendo apenas malte de cevada, água e lúpulo, sem outros aditivos e conservantes.

Ademais, é leve, o teor alcoólico é de 5,0%, ideal para acompanhar o churrasco, para o happy hour. Assim como para as mais diversas ocasiões que você possa imaginar. 

Harmoniza muito bem com pratos de sabor marcante, e com aquele hambúrguer do fim de semana.
O preço é bem competitivo no mercado.

Apesar de ser um pouco mais alto do que o de outras cervejas de grande circulação no Brasil, a qualidade e pureza dos ingredientes compensam a pequena diferença. Enfim, é a cerveja ideal para consumir geladinha com os amigos, com a família ou a dois.

Confira o preço

3

padrao

Cerveja Unicorn Premium Lager Caixa C/ 6 Latas 350 Ml

Características:

  • Marca: UNICORN
  • Embalagem: 350 ml
  • Teor alcoólico: 4,5%
  • Fabricante: UNICORN

A Unicorn Premium é uma Lager clássica, mas muito estilosa! É uma cerveja muito leve e agradável ao paladar. Aliás, os maltes presentes em sua composição oferecem notas suaves de biscoito e pão.

Com coloração amarelo-pálido, a cerveja possui, em sua composição, lúpulos nobres pouco usados em Lagers, o que a torna ainda mais especial. Isso faz dela uma cerveja complexa, com sabores e aromas levemente apimentados e florais.

É ideal para o clima mais quente, e para ocasiões em que se deseja apreciar algo bem leve, pois o teor alcoólico é 4,5% e o IBU 12. Com isso, ela apresenta pouco amargor.  

Além disso, para quem aprecia a beleza da embalagem, as latas são bem atraentes, bonitas e diferentes. Por isso, para quem gosta de colecionar ou manter belas embalagens de bebidas em casa, é uma boa opção.

O preço também é um pouco mais alto do que as cervejas de grande circulação, além de a embalagem vir com apenas 6 latas de 350ml. Por isso, se planeje para desfrutar de momentos especiais na companhia da Unicorn.

Confira o preço

4

padrao

Cerveja 5 Elementos e Nery Brothers Mossoró Coconut 500 ml

Características:

  • Marca: 5 Elementos
  • Embalagem: 500 ml
  • Teor alcoólico: 12%
  • Fabricante: 5 Elementos

Essa cerveja é uma Stout com adição de centeio, aveia, coco, baunilha e lactose. É muito popular entre cervejeiros norte-americanos. A coloração vai de marrom avermelhado escuro, ao preto opaco.

O sabor obtido do malte torrado intenso lembra chocolate amargo, café forte e cacau. Além disso, conta com o amargor do lúpulo. Também tem o sabor frutado que remete à uva passa e ameixa.

O sabor intenso, amargo e frutado harmoniza com carnes vermelhas e também com sobremesas de banana, limão, morango e chocolate. Aliás, também é possível notar o aquecimento, devido ao alto teor alcoólico de 12%.  

É uma cerveja para quem já tem costume com bebidas mais fortes. É ideal para uma degustação mais moderada, pois é bem mais alcoólica do que as outras. Então, escolha essa opção para apreciar uma boa companhia e curtir um friozinho.

Confira o preço

5

padrao

Cerveja Hertog Jan Grand Prestige 500ml

Características:

  • Marca: Hertog Jan
  • Embalagem: 500 ml
  • Teor alcoólico: 10%
  • Fabricante: Ambev

Essa Ale também é indicada para quem prefere cervejas mais fortes e alcoólicas. Com uma gradação de 10%, trata-se de uma cerveja escura, encorpada e com um sabor doce-amargo.

Aliás, a Hertog Jan é considerada o “vinho de cevada” por causa de suas notas frutadas. É uma cerveja holandesa de alta fermentação, com espuma cremosa e notas de caramelo.

A coloração é cobre e tem IBU 25. Harmoniza com carnes como cordeiro e pato, pois o alto teor alcoólico limpa o paladar da gordura do alimento.

É uma cerveja incrível para desfrutar de boas experiências gustativas. Além disso, a garrafa é muito bonita e é fechada com uma rolha, lembrando mais uma garrafa de vinho.

Confira o preço

6

padrao

Cerveja Franziskaner Hefe Weissbier Hell 500ml

Características:

  • Marca: Franziskaner
  • Embalagem: 500 ml
  • Teor alcoólico: 5%
  • Fabricante: Ambev

A Franziskaner Hefe Weissbier Hell é uma cerveja de trigo alemã, de coloração cristalina, que proporciona sabor refrescante e leve. A intensidade do fermento na garrafa oferece um aroma levemente frutado.

A espuma é branca, cremosa e abundante, liberando gás carbônico no corpo. Com isso, ela promove uma sensação de vivacidade e frescor.

Sua leveza harmoniza com atum e frutos do mar, assim como com outras harmonizações possíveis para cervejas de trigo. Além disso, o preço também é atrativo considerando-se as cervejas desse tipo. O teor alcoólico é 5%.

Confira o preço

Qual a Melhor Cerveja?

A melhor cerveja desse guia de compra é a Cerveja Fuller’s Vintage Ale 2018. Essa edição especial, feita para celebrar o sucesso da parceria entre os fornecedores da Fuller’s, consegue manter o sabor familiar, aliando à novidade.

O seu aroma é tão especial, remetendo aos lúpulos de sabores tropicais da América e da Austrália. Porém, na realidade, eles oriundos do lúpulo British Olicana.

Essa opção é perfeita para quem é amante de uma boa cerveja.

Melhor Cerveja Custo Benefício

A melhor cerveja custo benefício é a Cerveja Heineken. Aliás, essa cerveja já é uma das queridinhas do brasileiro.

Ela é super refrescante e amarga na medida ideal.  E ainda possui uma espuma branquinha, e que tem ainda uma boa duração.

Aliás, ela tem também teor alcoólico é de 5,0%. Por isso, ela é perfeita para as mais diversas ocasiões. E o melhor: é uma cerveja boa e barata.

Qual a Melhor Marca de Cerveja?

Fuller’s é a melhor marca de cerveja desse guia de compra. Afinal de contas, ela produz cerveja de excelente qualidade. Ideal para quem gosta de um produto refinado.

Portanto, se você procura por uma boa marca de cerveja que serve para todos os momentos, com sabor e aroma irresistíveis, então a Fuller’s é a melhor opção desse guia de compra.

Deixe um comentário