Melhor Espumante de 2021: Guia de Compras Completo

Quer conhecer qual o melhor espumante? Essa bebida especial para momentos que requerem um alto grau de sofisticação e sabor. Afinal, os espumantes são originados da uva, esse fruto tão saboroso e intenso. 

Inclusive, o Brasil possui algumas das melhores vinícolas do mundo, localizadas na Serra Gaúcha. Então, com certeza vamos encontrar muita variedade e os mais nobres espumantes com fabricação nacional. 

Portanto, conheça neste guia de compras os melhores espumantes de 2021. Além disso, vamos conhecer tudo sobre essa bebida, para assim saber identificar qual o melhor espumante disponível hoje no mercado. 

Melhores Espumantes de 2021

Selecionamos os melhores espumantes, eles são especiais pela sua alta qualidade e sabor. Pois, a sua produção passa por cuidados especiais desde a seleção da uva, o seu cultivo e o processo de produção. 

Os 6 melhores espumantes são:

  • Espumante Chandon Reserve, Brut
  • Salton Brut Espumante 
  • Espumante Casa Perini Moscatel
  • Garibaldi Prosecco Espumante 
  • Espumante Georges Aubert Moscatel Rosé
  • Aurora Espumante Demi Sec

Estes são os melhores espumantes que encontramos com facilidade nas melhores lojas. Além disso, são todos de fabricação nacional, nas melhores vinícolas do país, cultivados com uvas nobres. 

Imagem Espumantes Detalhes
Espumante Chandon Reserve, Brut, 750Ml
Espumante Chandon Reserve, Brut Melhor Espumante
Espumante Salton Brut Salton, 750ml
Espumante Salton Brut Melhor Espumante Custo Benefício
Espumante Casa Perini Moscatel, 750ml
Espumante Casa Perini Moscatel Espumante suave, com toques cítricos, versátil para harmonizações
Espumante Garibaldi Prosecco 2020, 750 ml
Espumante Garibaldi Prosecco Espumante rosé, possui aroma cítrico com frutas vermelhas
Espumante Georges Aubert Moscatel Rose Georges Aubert Moscatel
Espumante Georges Aubert Moscatel Rosé Espumante rosé com gosto refrescante, ideal para o verão
Espumante Aurora Demi Sec 750ml
Espumante Aurora Demi Sec Com uvas nobres, sabor equilibrdoa entre a acidez e o doce

Os melhores espumantes também são produzidos por grandes e tradicionais marcas. Pois, como sabemos, o Brasil tem uma região muito favorável para o cultivo da uva, na Serra Gaúcha. 

Inclusive, a região possui a sua capital do espumante, a cidade de Garibaldi. Pois, com o clima mais ameno, temporadas certas de frio, geada e chuvas, favorece muito o cultivo da uva. 

Por isso, a fabricação de vinho é característico nesta região. Em consequência, o espumante, que é um vinho branco ou rosé com dupla fermentação, resulta em algo bem especial.

Afinal, o sabor das uvas mais nobres e saborosas proporcionam espumantes de muita qualidade. Com toques cítricos, florais ou de fruta fresca, que ressaltam o aroma dos espumantes e equilibram a acidez da uva.  

E, é na composição e equilíbrio que o sabor dos espumantes vão se diferenciar. Pois, como veremos, alguns são mais intensos e com notas mais acentuadas. Enquanto outros são mais suaves, com mais delicadeza no sabor. 

Por isso, agora vamos conhecer mais detalhes para comparar os espumantes. E, assim, podemos identificar o melhor espumante, aquele que mais se destaca entre todos. 

O que comparar nos espumantes

Como sabemos, a escolha do melhor espumante não é tão simples. Mas, vamos ajudar com as melhores dicas. Principalmente para conseguir identificar o melhor espumante para a sua necessidade. 

Neste sentido, a melhor forma de comparar os espumantes é perceber além da sua qualidade, mas também a harmonização. Ou seja, com quais pratos e comidas o espumante combina bem e isso pode ser para situações também. 

Agora, vamos conhecer as principais características para serem comparadas nos espumantes:

  • Uvas ou assemblage;
  • Sabores e aromas;
  • Tonalidades;
  • Harmonização;
  • Teor alcoólico.

A partir destas características, podemos visualizar qual será o melhor espumante. E, principalmente, conseguir identificar o uso para que ele combine. Seja para comemorações sociais, jantares ou demais momentos especiais. 

Uvas ou assemblage

O melhor espumante será derivado de uma boa uva. Porém, existem muitas uvas boas, pois são diversas variedades de uva. E, com esta variedade, difere também o sabor do espumante. 

Então, é possível encontrar as uvas mais intensas, com sabor mais ácido. E, até as mais suaves e doces, com sabor mais delicado. E, claro, também há muita combinação entre as uvas, ocasionado o assemblage (combinação de uvas).

Vamos conhecer algumas das uvas mais comum na fabricação de espumantes:

Pinot Noir – É uma uva de ótima qualidade, que requer condições de clima muito propícias. Seu sabor costuma ser doce e com boa acidez, ideal para espumantes leves e com muito mais aroma.

Chardonnay e Riesling Itálico – São uvas de qualidade mais nobre, principalmente para produção de espumante. Possui acidez equilibrada, e seu gosto ressalta em um ótimo frescor. 

Moscato – Os espumantes moscatéis referem-se à derivação de uvas da família Moscato. São uvas muito comuns na produção de espumantes, todas as suas variações proporcionam um sabor mais adocicado.

Prosecco –  As uvas prosecco são uma variedade não muito comum. Essa uva de origem italiana é conhecida pelo seu sabor intenso, com a acidez mais acentuada. O que favorece a fabricação de espumantes mais fortes e característicos. 

Portanto, a partir da observação da uva que deriva o espumante, já é possível fazer alguma identificação do seu gosto. Com certeza o melhor espumante será aquele que mais lhe agradará pelas características de sua uva. 

Sabores e aromas

Agora, para garantir a escolha do melhor espumante, é preciso conhecer o seu sabor e aroma. Pois, em geral, os espumantes possuem notas e toques de florais, frutos e demais aromatizantes. 

Neste caso, a variedade é bem grande, mas podemos citar aqui algumas das mais comuns. 

As notas e toques cítricos são bem comuns nos espumantes, trazem a lembrança do gosto da laranja, da tangerina e assim por diante. Neste caso, são ótimos para o sabor mais refrescante, e por isso combinam muito com o verão. 

No caso dos vinhos rosés, estes costumam contar com aroma de frutas vermelhas, bem como florais desta coloração. Algumas frutas como morango, amoras, cerejas e similares são muito comuns. Estes espumantes são ótimos para acompanhar doces. 

A presença de notas de frutas secas ao invés de frescas, resulta em outras características. Como o sabor mais intenso e acentuado, com mais destaque para a acidez do espumante. 

Então, estes são alguns dos sabores e aromas que podemos identificar com facilidade nos espumantes. Além disso, com certeza o melhor espumante terá as combinações perfeitas entre uvas e sabores. 

Tonalidades

É comum encontrar hoje no mercado espumantes brancos ou rosé. E, claro, a tonalidade de coloração tem total influência da escola da uva e processo de fermentação. 

Algumas características que os espumantes brancos podem oferecer é a característica intensidade da uva verde. Um gosto que costuma ser doce e suave, com uma acidez muito equilibrada. 

Quanto aos vinhos rosé, eles costumam oferecer um aroma e sabor bem característicos e acidez mais acentuada. São ótimos para acompanhar pratos especiais e também vão muito bem com doces. 

Além disso, a escolha da tonalidade da cor tem muito mais a ver com o próprio gosto. É comum alguns espumantes amarelo-palha, amarelo-ouro, amarelo-esverdeado, entre muitos outros. 

Harmonização

Em geral, é muito fácil harmonizar os espumantes. Com certeza o melhor espumante é aquele bem versátil, que vai bem contudo. Mas, tem algumas recomendações especiais que valem a pena serem conferidas. 

Os espumantes Brut, com uvas mais leves, são ideais para melhor diversificar na harmonização. Pois eles vão bem desde os pratos mais leves até as carnes vermelhas. 

Mas, os espumantes que possuem características de serem mais secos, e não tão doces, podem ir bem com pratos mais pesados. Ideal para massas e molhos, por exemplo. 

Além disso, para acompanhar as sobremesas, os espumantes que se harmonizam bem são os demi-secos. Pois, nem tão doces, nem acidez, acabavam combinando bem frutas em calda e pudins. 

E, por fim, os espumantes mais doces também podem ser ótimos para acompanhar as sobremesas. E, principalmente, o que for bem doce, como chocolates, bolos e tortas. 

Teor alcoólico

Os espumantes também costumam variar muito no seu teor alcoólico. Pois, conforme a sua uva e fermentação, terão diferentes resultados no álcool produzido. E, este fator pode influenciar também no seu sabor. 

Neste caso, os espumantes mais fortes no teor de álcool podem apresentar mais intensidade no sabor. O que deixa o espumante mais denso e com a acidez mais evidenciada. 

E, por outro lado, os espumantes com menos álcool são mais leves. Perfeitos para paladares mais sensíveis ou para ocasiões que exigem uma bebida mais leve. 

Review dos 6 Melhores Espumantes de 2021

Agora, com base em todas as características acima, vamos conhecer os melhores espumantes. Abaixo destacamos as suas maiores qualidades, o sabor, a diferença na seleção da uva e tudo mais. 

Confira, em detalhes, e descubra qual é o melhor espumante. Em especial, aquele que contém mais características de sofisticação e sabor. Afinal, todos os espumantes abaixo são ótimos no quesito qualidade.

1

Melhor Escolha

Espumante Chandon Reserve, Brut

Características:

  • Categoria: Vinho espumante branco
  • Álcool: 11,8%
  • Uva: Pinot Noir, Chardonnay e Riesling Itálico
  • empty

O Espumante Chadon Reserve Brut é com certeza uma ótima escolha de bebida. Afinal, esse espumante é o favorito da maioria dos usuários e possui características únicas e especiais que o tornam um dos melhores espumantes. 

O espumante Chadon utiliza uvas da melhor qualidade para a produção da bebida, são uvas produzidas na serra do Rio Grande do Sul, em Garibaldi. A variedade das uvas são  mais nobres para a produção de vinhos: Pinot Noir, Chardonnay e Riesling Itálico. 

A alta qualidade da produção e a seleção das uvas nobres resultam em um espumante sofisticado. Percebe a sofisticação em sua textura encorpada, com uma certa cremosidade e com a sua coloração dourada.

O gosto é frutado, com uma acidez adequada para o equilíbrio de seu gosto de fruta madura. Além disso, possui notas de florais e na saída toques cítricos e salinos. O resultado é um sabor equilibrado da acidez com a doçura, causando uma sensação agradável. 

Este é com certeza um espumante para paladares exigentes, que reconhecem o uso dos ingredientes da melhor qualidade. A doçura deste espumante é seca, portanto, preserva-se mais o gosto natural e intenso da uva.  

Confira o preço

2

Custo Benefício

Espumante Salton Brut

Características:

  • Categoria: Vinho espumante branco
  • Álcool: 11,5%
  • Uva: Chardonnay e Riesling
  • empty

Um bom espumante e com ótimo custo-benefício. O Espumante Salton Brut é uma alternativa sofisticada, mas também econômica para deixar qualquer momento mais especial. 

A vinícola Salton está localizada na Serra Gaúcha, região com clima favorável para o cultivo das uvas. No espumante da Salton, as uvas utilizadas são da variedade Brut, dentre elas as Chardonnay e Riesling. 

O resultado do cultivo das uvas e na produção de qualidade da Salton, é um espumante leve, refrescante e com sabor incrível. Possui uma textura fina e delicada, com alta abundância de borbulhas de gás. 

O aroma possui notas florais brancas, como a acácia, e também frutas cítricas, maçã verde, pão torrado e fermento seco. Proporcionando um sabor fresco e cremoso. 

É com certeza um espumante para diversos motivos, desde os momentos de boas conversas, até comemorações e reuniões mais especiais. Ótimo para beber em dias mais quentes, devido ao seu tom de refrescância. 

Além disso, é um espumante fácil de agradar a qualquer paladar, devido a suavidade de suas notas. A tonalidade da cor é um amarelo-palha com tons verdes. 

E para harmonização, é recomendado o seu uso com salpicão de atum, arroz com frutas secas ou amêndoas e saladas. Aliás, é um ótimo espumante para acompanhar jantares. 

Confira o preço

3

nao

Espumante Casa Perini Moscatel

Características:

  • Categoria: Vinho espumante branco
  • Álcool: 8%
  • Uva: Moscato
  • empty

Mais um espumante de procedência e muita qualidade é o Espumante Casa Perini Moscatel. Perfeito para todos os momentos especiais, sendo uma alternativa de espumante sofisticado e com sabor suave e agradável. 

O espumante é produzido e possui suas uvas cultivadas na serra gaúcha, na cidade de Garibaldi. Pois o clima propício favorece o cultivo da uva Moscato, uma uva de gosto doce e suave, que caracteriza este espumante. 

O gosto do espumante é caracterizado pelas uvas frescas, frutas cítricas, mel, pêssego, pêra e flores. Uma delícia de sabor, com toques que harmonizam a acidez da uva e intensificam o aroma e sabor frutado e floral do espumante. 

Sua coloração é amarelo-ouro, também conta com uma textura fina e leve. É um espumante que se harmoniza muito bem com alguns pratos especiais. Como frango assado, queijo emmental e panna cotta. 

Portanto, este é um espumante muito versátil, por ser mais suave, com sabor mais frutífero e menos ácido. Pode ir muito bem em festas, comemorações e jantares especiais, é uma alternativa para marcar a ocasião com algo elegante e refinado. 

Além disso, é um espumante fácil de agradar a todos os paladares, devido ao equilíbrio da acidez e toques suaves e cítricos na composição. 

Confira o preço

4

nao

Espumante Garibaldi Prosecco

Características:

  • Categoria: Vinho espumante rosé
  • Álcool: 11,5%
  • Uva: Prosecco e Pinot Noir
  • empty

O Espumante Garibaldi Prosecco é mais um espumante produzido em Garibaldi, afinal a cidade da serra gaúcha já é reconhecida como a capital do espumante. E, claro, o Garibaldi Prosecco possui sabor incomparável. 

A coloração rosada e a textura fina do espumante são marcas da alta qualidade e da escolha das melhores uvas para sua produção. Pois o Garibaldi Prosecco é produzido a partir das uvas Prosecco e Pinot Noir.

Entre as características do sabor e aroma do espumante, é possível perceber toques de frutas cítricas, morango e flores vermelhas. Ele é de boa intensidade e com aroma complexo. 

Este é um espumante ideal para um evento especial, com certeza é uma forma de tornar o momento ainda mais único com a bebida. Especialmente por ser caracterizada pela sua colocação rosé e pela intensidade do seu sabor. 

Além disso, é um espumante para paladares delicados e exigentes. A cremosidade e delicadeza do espumante promovem uma refrescância e suave acidez. 

As melhores harmonizações para este espumante são: canapés, saladas, sopas, peixes e frutos do mar. Por isso, é mais uma justificativa para que acompanhe momentos especiais, com a presença marcante do espumante. 

Confira o preço

5

nao

Espumante Georges Aubert Moscatel Rosé

Características:

  • Categoria: Vinho espumante rosé
  • Álcool: 7,5%
  • Uva: Uvas Moscato
  • empty

Outro excelente espumante é o Georges Aubert Moscatel Rosé. Uma ótima alternativa para quem gosta do rosé e sabores refrescantes. Esse é um espumante produzido na serra gaúcha, com toda a qualidade que a região proporciona. 

O uso das uvas na fabricação deste espumante são as uvas Moscato. São três variações de uvas Moscato, entre elas: Hamburgo, Bianco e Alexandria. Elas são de qualidade nobre e proporcionam uma delícia de sabor. 

O aroma é caracterizado pela intensidade das notas florais e das frutas: morango, framboesa, amora e cerejas frescas. Com estes toques de aroma a acidez é equilibrada, de maneira que o sabor fica estabilizado, suave e delicado. 

O Espumante Georges Aubert Moscatel Rosé é perfeito para diversas ocasiões, inclusive, combina muito bem com o verão. Afinal, a refrescância no aroma e sabor, além da sua suavidade, tornam a bebida fácil de ser ingerida. 

Além disso, para a harmonização com a comida também é ótimo, pode combinar bem frangos e frutos do mar. Mas, especialmente, a combinação com sobremesas pode ser um diferencial, como frutos em calda, bolos, sorvetes, massas doces, etc.  

Portanto, o Georges Aubert Moscatel Rosé pode ser uma alternativa perfeita para momentos alegres, suaves e prazerosos. Combinam bem com o verão, pela sua refrescância e podem agradar qualquer paladar.  

Confira o preço

6

nao

Espumante Aurora Demi Sec

Características:

  • Categoria: Vinho espumante branco
  • Álcool: 12%
  • Uva: 50% Chardonnaye 50% Moscato
  • empty

Mais um espumante refinado e de qualidade superior é o Espumante Aurora Demi Sec. Com seleção das melhores uvas e produção especial na Serra Gaúcha, esse é um espumante para momentos únicos. 

O Espumante Autora utiliza duas variedades de uvas, a Chardonnayre e a Moscato. Esta combinação resulta em um espumante com sabor intenso e marcante, com um bom equilíbrio entre a doçura e acidez. 

A característica mais presente no aroma é o toque floral, que marca bem o sabor mais intenso e refrescante. Os aspectos de aroma, espuma e uvas caracterizam o paladar demi-seco, o que significa, nem muito doce e nem muito ácido. 

Portanto, este equilíbrio é que será seu maior destaque. E, por isso, o uso pode ser bem especial em momentos oportunos, em que o toque do espumante é um diferencial, o que torna a ocasião mais sofisticada e elegante. 

Além disso, agrada paladares exigentes, ideal para quem gosta da presença do sabor intenso e característico das uvas. E também harmoniza bem com pratos como antepastos com molhos untuosos, canapés, risotos de frutos do mar e peixes. 

O espumante Aurora possui coloração amarela-esverdeada, com alta produção de bolhas de gás. É, no sabor e na qualidade, um espumante muito especial. 

Confira o preço

Qual o Melhor Espumante?

Com certeza é uma tarefa bem difícil definir apenas um espumante como o melhor. Mas, podemos afirmar que o Espumante Chadon Reserve Brut é o melhor espumante, pelas suas características completas de sabor e qualidade. 

Afinal, a Chadon é uma das marcas mais conhecidas mundialmente. E, além disso, possui vinícolas aqui no Brasil, na região da Serra Gaúcha, onde conta com sua incrível plantação de uvas. 

O resultado é um dos melhores sabores em espumantes. O uso das uvas mais nobres, como a Pinot Noir, Chardonnay e Riesling Itálico, com certeza fazem muito a diferença. 

E, por isso, com o uso das melhores uvas e um trabalho incrível no processo de fermentação, temos o melhor sabor. Com aroma de notas florais e frutadas, com toques cítricos na saída. 

Portanto, é o melhor espumante, pela qualidade, sabor, aroma e sofisticação. Aliás, também é um ótimo espumante para deixar qualquer momento mais especial. 

Melhor Espumante Custo Benefício

Se busca por um bom espumante e também preço em uma faixa mais em conta. Então, também temos uma ótima alternativa,  o Espumante Salton Brut é o melhor espumante pelo custo-benefício. 

Afinal, é um espumante, que, apesar do preço em conta, ele possui excelente qualidade. A começar pelas suas uvas, pois o espumante é derivado de Chardonnay e Riesling, algumas das uvas mais nobres. 

E o gosto é realmente a altura, com notas florais de flores brancas e frutas cítricas. Sendo um ótimo espumante para consumo no verão, devido a sua sensação e sabor refrescante. 

Portanto, esta é com certeza uma ótima opção para quem quer tornar o momento sofisticado, elegante e saboroso. Tudo isso, mas, gastando pouco, devido ao seu bom preço hoje no mercado. 

Melhor Marca de Espumante

A melhor marca que encontramos entre os melhores espumantes, é a Chandon. Afinal, ela é mundialmente uma das melhores marcas na fabricação de espumantes. Sempre inovando, buscando pelo melhor sabor e qualidade. 

Além disso, também é uma das marcas com maiores variedades. Pois, dentre suas fabricações de espumantes, é possível encontrar um para cada gosto. São espumantes sofisticados que garantem o sucesso de qualquer momento especial.  

Deixe um comentário