Melhor Fonte Para PC de 2021: Guia de Compra Completo!

Quando se fala em computadores, nem sempre as pessoas pensam em garantir uma boa fonte para o seu PC. Em geral, elas pensam nos softwares que irão instalar, ou nas peças de hardware que otimizam o desempenho da máquina, como é o caso do HD, da placa de vídeo, memória RAM e outros.

Por isso, no post de hoje, trouxemos várias dicas de como escolher a melhor opção para o seu computador. E você ainda poderá conferir quais são as 6 Melhores Fontes Para PC de 2021: Guia de Compra Completo!

Melhores Fontes Para PC de 2021

Confira abaixo quais são os modelos que selecionamos para você:

  • Corsair – Fonte Atx 650W Cv650 80 Plus Bronze
  • FONTE 430W TT SMART ATX2.3/A-PFC 80+WHITE
  • Fonte 600w C3Tech ATX Gamer PS-G600B Preto
  • Thermaltake – Fonte 600W – PS-SPD-0600NPCWBZ-W
  • Fonte Cooler Master Elite V3 Full Range 600W
  • FONTE ATX 650W REAL ELECTRO V2 SERIES 80 PLUS BRONZE
Imagem Fontes Para PC Detalhes
Fonte Atx 650W Cv650 80 Plus Bronze - Cabo De Forca Incluso - Cp-9020211-Br
Fonte Atx 650W Cv650 80 Plus Bronze Melhor Fonte Para PC!
FONTE 430W TT SMART ATX2.3/A-PFC 80+WHITE PS-SPD-0430NPCWUS-W*, Thermaltake, PS-SPD-0430NPCWUS-W*
FONTE 430W TT SMART ATX2.3/A-PFC 80+WHITE Melhor fonte para PC custo benefício!
Fonte 600w C3Tech ATX Gamer PS-G600B Preto - Potência 600W Cooler 120mm Silêncioso Compatível com AMD/Intel Selo 80Plus Bronze Proteção contra Curto Circuito Bivolt Automáico 115/230V PFC Ativo
Fonte 600w C3Tech ATX Gamer PS-G600B Preto Garante ao usuário 600 watts de potência real!
Fonte 600W, Thermaltake, PS-SPD-0600NPCWBZ-W
Fonte 600W, Thermaltake, PS-SPD-0600NPCWBZ-W Desenvolvida para atender a diferentes tipos de equipamentos.
Fonte Cooler Master Elite V3 Full Range 600W (sem cabo de força), PFC Ativo
Fonte Cooler Master Elite V3 Full Range 600W Sua ventoinha é bem silenciosa.
FONTE ATX 650W REAL ELECTRO V2 SERIES 80 PLUS BRONZE 3 ANOS - ELECV2PTO650W
FONTE ATX 650W REAL ELECTRO V2 SERIES 80 PLUS BRONZE Feita pensando no público gamer.

E o que muitos não sabem é que a fonte é uma das responsáveis por ajudar a melhorar o funcionamento do seu computador.

Então, se você estiver pensando em iniciar a montagem do seu próprio PC do zero, não esqueça de escolher uma fonte de qualidade e que garanta o desempenho necessário para o seu equipamento.

Mas se você ainda se sente inseguro em escolher sozinho esse dispositivo, pode ficar despreocupado.

Pois, neste artigo iremos apresentar várias informações que irão agregar o seu conhecimento sobre fontes para PC e assim lhe garantir uma compra adequada e de acordo com o que você precisa.

O Que Comparar nas Fontes Para PC

A principal função da fonte é converter a energia elétrica que chega em forma de corrente alternada para a corrente contínua, a qual será distribuída para todas as peças que compõem o computador.

Somente dessa maneira é que ele irá funcionar corretamente, sem falhas ou problemas relacionados a falta de energia.

Em casos onde a escolha da fonte para PC não foi a ideal, e o aparelho é de baixa qualidade, existe a possibilidade de ocorrer alguns problemas com o desempenho do equipamento.

É o caso, por exemplo, de a máquina reiniciar de forma inesperada devido a uma queda de energia dos componentes.

Isso é bastante perigoso, pois pode acabar queimando ou estragando de vez alguma das peças do seu PC.

Sendo assim, é necessário saber escolher. E como existem diversas opções, separamos uma lista com as principais comparações que devemos fazer na hora de escolher a sua fonte para o seu computador.

Potência da fonte para PC

Cada modelo de computador possui uma capacidade de potência única, normalmente ela vem descrita em watts. Essa potência define a quantidade de energia que o equipamento precisa para ter um bom funcionamento ao longo do dia ou durante o seu uso.

Dessa forma, é importante pensar que a fonte será a responsável por levar a energia elétrica para todos os componentes de um PC.

Por isso, é essencial que a fonte seja capaz de suportar a quantidade de potência que o aparelho precisa. Do contrário pode ocorrer instabilidades e até mesmo os dispositivos entrarem em curto circuito.

Então, se o seu computador for para usos mais casuais, como acesso a redes sociais ou para estudar, é muito comum que essas máquinas tenham potências mais baixas, como 750W.

Entretanto, se você costuma jogar bastante, esses equipamentos costumam ter mais de 900W de potência. Ou seja, a decisão de qual fonte para o PC comprar, dependerá muito do modelo e de suas configurações, especialmente com relação a potência do aparelho.

Formato

Dentro da indústria, existem algumas regras para as empresas fabricantes seguirem, uma delas é com relação aos padrões de formato da fonte.

Isto quer dizer que as empresas que se propõem a produzir as fontes precisam desenvolver dentro do formato já estabelecido pelo mercado, para que aja a compatibilidade com os demais produtos presentes no mercado tecnológico.

Em relação às fontes para PC, o formato mais tradicional é o ATX, suas dimensões são de 150 x 86 mm, o que torna o produto compatível com diferentes gabinetes. Além disso sua potência suporta até 2.000W e seu preço é acessível.

Gabinetes com tamanhos menores, podem se adequar melhor com as fontes formato SFX, que possui medidas de altura e largura iguais a 125 x 63,5 mm. Contudo, possuem valor elevado dentro do mercado e suportam até 700W em média.

Sistema de refrigeração

Para que o computador não sobreaqueça com o aumento de temperatura das peças, seja pelo tempo de utilização, ou pelo período em que ele está ligado, é necessário que a fonte contenha um sistema de refrigeração ideal, e com um bom funcionamento.

A refrigeração do equipamento ocorre através de ventiladores internos que acompanham o aparelho.

As pás se movimentam a fim de garantir o resfriamento do seu computador. Por isso, elas precisam estar sempre limpas e, principalmente, serem feitas com material de qualidade.

Outro aspecto importante é considerar a compra de fontes que contenham um sistema de refrigeração silencioso ou que faça o mínimo de barulho possível, para evitar que o ruído te atrapalhe durante suas atividades corriqueiras.

Algumas fontes oferecem ao usuário a opção de ligar o ventilador quando achar necessário, ou é possível mantê-lo em off se assim preferir.

Além do sistema de refrigeração por ventilador, existe o cooling air, que é um método de refrigeração passivo.

No qual a fonte possui um condutor térmico feito de metal que atrai o calor dos componentes do PC, promovendo a eliminação dessa alta temperatura no ar e em volta dessa estrutura metálica.

Esse sistema é considerado o mais silencioso e seu consumo de energia é nulo, entretanto, sua eficiência é um pouco questionável, já que o seu bom funcionamento está condicionado ao calor do ambiente e o acúmulo de sujeiras na peça.

Sistemas de cabeamento da fonte para PC

Ao adquirir uma fonte para o PC, você deve ter em mente que será necessário organizar ou gerenciar os cabos que acompanham o produto. Afinal, a peça precisa se conectar ao computador, e será através desse cabeamento.

Nessa categoria, encontramos 3 possibilidades de organizar os cabos da fonte para o seu computador.

O primeiro é o sistema de cabeamento mais utilizado que é o fixo ou não modular, nele os cabos são soldados diretamente ao circuito interno da peça e saem por um pequeno buraco na parte de trás da fonte.

O problema desse sistema é que você não irá utilizar todos os cabos, logo, alguns deles ficaram sobrando, o que torna menos funcional e esteticamente desorganizado. Porém, são as fontes com o sistema de cabeamento mais barato do mercado.

Para solucionar essa questão, desenvolveu-se o sistema de cabeamento modular. Ele conta com conectores que ficam na parte traseira da peça. Ela permite a conexão apenas dos cabos que são essenciais para o funcionamento do computador.

Com isso, evita-se o excesso de cabos, os quais nem sempre utiliamos. Contudo, as fontes modulares costumam ter um preço mais elevado no mercado eletrônico.

Então, para unir os benefícios desses dois sistemas, criou-se um terceiro: o sistema semi-modular. Ele possui conectores fêmeas, mas também tem os principais cabos soldados internamente e o seu custo é médio, o qual pode ser uma boa opção.

Distribuição da potência

A fonte é responsável por captar a energia, realizar a conversão e na sequencia distribuir para os componentes que fazem parte do computador.

Entretanto, é interessante destacar que cada peça necessita de uma quantidade de energia para funcionar, algumas mais que as outras.

Dentro do computador é possível encontrar componentes que operam nas seguintes voltagens: 3.3 Volts, 5 Volts e o último em 12 Volts. Lembrando que esses valores são de computadores mais tradicionais, e fáceis de encontrarmos no mercado.

Nos computadores mais antigos, temos peças que utilizam as voltagens em 3.3 e 5 Volts; já em PCs mais modernos e com tecnologias mais avançadas, as saídas mais comuns são a de 12 Volts.

Mas claro que tudo isso dependerá das peças e da quantidade de energia que elas exigem para funcionar. Então, quanto mais potentes forem os componentes, maior deve ser a amperagem da fonte que você escolheu para usar no seu PC.

Certificação da fonte para PC

E para concluir essa lista de fatores que devemos levar em consideração na hora da escolha, temos a questão da certificação do produto. Esse certificado garante que o aparelho tem ou não eficiência energética.

Em outras palavras, com a certificação você irá saber se a fonte consome muita energia elétrica, o que afeta a sua conta luz.

Para ter essa classificação, é preciso medir o processo de conversão de corrente elétrica alternada para a contínua.

Um bom produto é capaz de realizar no mínimo 80% da conversão dessa energia consumida, o qual vem descrito como 80 Plus. Isto garante que mais da metade dessa energia será utilizada, diminuindo assim o desperdício.

Na realidade, existe uma classificação para os produtos com mais de 80%, partindo da categoria Standard até a Titanium, que é de 90% de eficiência energética.

Aparelhos que oferecem de 70% a 80% ainda são considerados fontes com eficiência energética aceitáveis, entretanto, qualquer valor abaixo desses percentuais já não vale a pena o investimento.

Review das 6 Melhores Fontes Para PC de 2021

Adquirir uma nova fonte para o seu PC pode ser a solução para que ele melhore o seu funcionamento no dia a dia, afinal, existem diversas vantagens em adquirir um equipamento como esse.

Por exemplo, com uma boa fonte para computador é possível garantir maior durabilidade dos componentes, já que eles ficam menos expostos às quedas de energia.

Além disso, as peças internas do PC terão o seu desempenho otimizado, diminuindo as reinicializações automáticas e inesperadas e operando de maneira silenciosa.

Sem contar que as fontes costumam ajudar a reduzir os gastos com a energia elétrica ao final de cada mês.

Por isso, é importante fazer uma escolha consciente e para auxiliar nessa caminhada, vamos apresentar alguns produtos que são considerados os melhores dessa categoria.

Ao todo, selecionamos 6 fontes para PC, as quais iremos dar mais detalhes em cada tópico a seguir.

1

Melhor Escolha

Fonte Atx 650W Cv650 80 Plus Bronzev

Características:

  • Marca: Corsair
  • Potência: 650 watts
  • Voltagem: Bivolt
  • Peso: ‎2.5 gramas

O primeiro produto a ser explorado nesta lista é o da marca Corsair. Essa fonte de alimentação foi desenvolvida para alimentar o seu computador doméstico ou do seu ambiente de trabalho.

O modelo possui uma potência de 650 watts e vem com o certificado 80 Plus, que garante maior eficiência energética da peça.

Com esse sistema você poderá ter o máximo de desempenho do seu PC, seja para realizar qualquer atividade. A fonte possui um formato padrão do tipo ATX e acompanha uma tecnologia de refrigeração conhecida como sleeved, a
qual consegue refrescar o seu equipamento através de um sistema de alta performance.

O aparelho é bivolt, logo pode ser utilizado em locais onde tenha a tensão 110V ou 220V e possui os seguintes conectores: 1 EPS, 1 de disquete, 2 PCI-E e 7 SATA.

Vale ressaltar que os usuários que já adquiriram esse produto afirmam que ele é silencioso, o que pode ser considerado um ponto bastante positivo para o produto.

Confira o preço

2

Custo Benefício

FONTE 430W TT SMART ATX2.3/A-PFC 80+WHITE

Características:

  • Marca: Thermaltake
  • Potência: 430 watts
  • Voltagem: Bivolt
  • Peso: 1.84 kg

A fabricante Thermaltake trouxe ao mercado eletrônico uma excelente opção de fonte para PC, estamos falando do modelo ‎PS-SPD-0430NPCWUS-W*.

O nome do produto é extenso e complicado, porém é bastante eficiente. Ele trabalha com uma potência total de 430 Watts, e seu modelo é compatível com a maioria dos gabinetes de computadores.

Afinal, ele tem o formato padrão ATX, na qual suas dimensões referentes à altura, largura e profundidade são 86 x 150 x 140 mm.

Esta fonte trabalha com um sistema de certificação de 80 Plus, onde a marca garante uma eficiência energética de 82 a 86%. Ou seja, você estará com um produto que irá garantir o melhor desempenho para a sua máquina, sem desperdiçar energia elétrica para isso.

O seu sistema de cabeamento é o não modular, logo, todos os seus cabos já vem fixados junto à peça. Assim você terá todo o equipamento necessário para conectar o seu PC a fonte de alimentação, além disso ele vem com um conector tipo PCI-E 6+ 2 pinos.

Confira o preço

3

padrao

Fonte 600w C3Tech ATX Gamer PS-G600B Preto

Características:

  • Marca: C3Tech Gaming
  • Potência: 600 watts
  • Voltagem: Bivolt
  • Peso: 1.52 kg

Tenha um PC de qualidade e otimizado com essa fonte da marca C3Tech Gaming. Este é o modelo PS-G600B, o qual garante ao usuário 600 watts de potência real, e tem o certificado da categoria Bronze, que é o 80 Plus.

Sendo assim, você pode ter a certeza que seu equipamento irá receber toda a energia que precisa, sem desperdícios. Além disso, a fonte para o PC tem um sistema de refrigeração ótimo, o qual evita que as peças internas do gabinete fiquem aquecidas ou acabem entrando em curto.

Sua voltagem é do tipo bivolt automático, dessa forma você não precisa se preocupar com a tensão elétrica do lugar.

Sobre o cabeamento, o produto conta com o sistema não modular, o qual possui cabos fixos e presos à fonte. Essa é uma peça muito prática e com alta durabilidade de uso, já que possui uma ótima proteção contra curtos-circuitos.v

Confira o preço

4

padrao

Fonte 600W, Thermaltake, PS-SPD-0600NPCWBZ-Wv

Características:

  • Marca: Thermaltake
  • Potência: 600 watts
  • Voltagem: Bivolt
  • Peso: 203 gramas

Este produto foi desenvolvido pela marca Thermaltake, é a fonte para PC modelo PS-SPD-0600NPCWBZ-W, a qual foi desenvolvida para atender a diferentes tipos de equipamentos, desde configurações padrões até aqueles considerados mais exigentes.

O formato dessa fonte é ATX com potência de 600 watts e com distribuição +12V, ou seja, sua performance é para o uso constante, através de um sistema estável e de alta confiabilidade.

Para refrigerar o equipamento, a fonte conta com uma ventoinha que possui um sistema inteligente de funcionamento. Ele é capaz de realizar o controle do fluxo de ar, evitando a alta temperatura das peças, garantindo o ótimo desempenho da máquina e tudo isso sem realizar muito ruído.

É interessante mencionar que essa é uma peça Bivolt, sendo assim você não tem que ficar preocupado com a voltagem do lugar onde pretende instalar o aparelho.

E falando em instalação, muitos usuários mencionam que a fonte é fácil de conectar ao PC e o material utilizado em sua confecção é de qualidade.

Confira o preço

5

padrao

Fonte Cooler Master Elite V3 Full Range 600W v

Características:

  • Marca: Cooler Master
  • Potência: 600 Watts
  • Voltagem: Bivolt
  • Peso: 1.65 gramas

Se você busca fazer uma escolha de um produto confiável para utilizar em sua máquina, temos essa sugestão da fabricante Cooler Master, é a fonte para PC Elite V3.

O modelo foi criado pensando no usuário comum, aquele que faz uso do seu computador em casa para trabalhar, jogar ou até mesmo estudar.

Sua ventoinha é bem silenciosa, o que costuma chamar bastante a atenção dos compradores, o tamanho dela é de 120 mm.

Como é para utilização doméstica, sua eficiência energética é de 75%, o que torna o produto eficiente e de qualidade, trazendo um ótimo desempenho para o equipamento ao qual está conectado.

E como falamos sobre a conexão, é importante mencionar que esse é um modelo não modular. Ou seja, é uma fonte para PC do tipo fixa, onde os cabos estão soldados à peça. Ainda sobre seus conectores, o produto conta com 20 + 4 pinos e o seu formato é ATX.

Confira o preço

6

padrao

FONTE ATX 650W REAL ELECTRO V2 SERIES 80 PLUS BRONZE

Características:

  • Marca: PCYES
  • Potência: 650/700 watts
  • Voltagem: 115V ~ 230V
  • Peso: 2.15 kg

Para terminar essa lista com os seis melhores produtos, temos uma fonte para PC feita pensando no público gamer. A marca PCYES veio com um novo lote de fontes para dar o suporte e assistência que o pessoal que adora jogar online precisa.

Esse equipamento modelo Electro V2 recebe certificação do tipo Bronze, que é o 80 Plus. Com relação ao pico de potência do aparelho ele varia entre 650 a 700 Watts, enquanto a voltagem é de 115V ~ 230V.

O sistema utilizado para o cabeamento do produto é o não modular, porém ele possui uma excelente organização, já que todos os cabos possuem revestimento em material de nylon.

Há também uma ventoinha que garante a ventilação interna das peças com o máximo de eficiência, e o mínimo de ruídos durante o seu funcionamento.

Confira o preço

Qual a Melhor Fonte Para PC?

A melhor fonte para PC da nossa lista é da marca Corsair, o modelo de Fonte Atx 650W Cv650.

Esse é um produto com uma excelente avaliação dos consumidores. É possível encontrar usuários elogiando o desempenho do produto, assim como o fato dele ser silencioso e não atrapalhar durante o funcionamento.

Com relação a sua eficiência energética, o aparelho é classificado como 80 Plus, o que proporciona mais segurança aos compradores, pois sabem que a fonte não trará grandes mudanças em sua conta de luz. Além disso, é um modelo compacto e fácil de instalar.

Melhor Fonte Para PC Custo Benefício

Apesar do produto anterior ser visto como o melhor, ele pode ter um valor que foge do seu orçamento, por isso temos uma segunda opção com um ótimo custo benefício dentro desse mercado eletrônico.

A segunda sugestão é da marca Thermaltake, o modelo de fonte ATX ‎PS-SPD-0430NPCWUS-W*.

Devido a sua ficha técnica e o valor que está sendo ofertado, podemos afirmar que é um excelente negócio.

O aparelho conta com eficiência energética na casa dos 82 a 86%, tem uma potência total de 430 Watts e é bem silencioso, ótimo para operar em casa ou até mesmo dentro do escritório.

Qual a Melhor Marca de Fonte Para PC?

Após conhecer algumas das marcas mais importantes que fabricam fontes para PC, temos de selecionar a melhor da lista e esse título fica de responsabilidade da empresa Corsair Memory. Ela está ativa desde o ano de 1994, quando foi fundada por Andy Paul.

Do período da sua fundação até os dias atuais, a empresa cresceu muito na área de eletrônicos e atualmente atende com seus produtos em mais de 60 países.

Com esse currículo, podemos garantir que a empresa traz qualidade, produtos duráveis e com ótimos preços. Por isso, é uma grande vantagem investir em uma fonte para PC confiável e eficiente como a da marca Corsair Memory.

Deixe um comentário