Melhor Leitor de Código de Barras de 2021: Guia de Compra Completo!

Para quem busca uma boa opção de leitor de código de barras para comprar, trouxemos aqui as melhores dicas para te ajudar a acertar na compra. Afinal de contas, como há uma grande variedade de modelos, é comum surgirem dúvidas ao escolhermos um bom produto!

Além disso, você ainda poderá conferir quais são os 6 Melhores Leitores de Código de Barras de 2021: Guia de Compra Completo!

Melhores Leitores de Código de Barras de 2021

Acompanhe abaixo os modelos mais vendidos atualmente:

  • Leitor de Codigo de Barras (CCD) – USB – Bematech BR-400
  • Leitor de Código de Barras USB com Fio de 1.8 metros
  • NETUM C740 Mini leitor de código de barras
  • Scanner de código de barras sem fio Netum
  • Leitor de Código de Barras C3Tech LB-50BK Laser Preto
  • Leitor de Cód de barras 1D ELGIN Flash USB -46FLASHCKD00
Imagem Leitores de Código de Barras Detalhes
Leitor de Codigo de Barras (CCD) - USB - Bematech BR-400 - Preto - 103017000
Leitor de Codigo de Barras (CCD) Melhor Leitor de Código de Barras!
Leitor de Código de Barras USB com Fio de 1.8 metros Gatilho com Sinal Sonoro Led Indicador IP30 Vedação contra poeira LCB160 Preto
Leitor de Código de Barras USB com Fio de 1.8 metros Melhor leitor de código de barras custo benefício!
NETUM C740 Mini leitor de código de barras, leitor de código de barras 3 em 1 sem fio e sem fio 2.4G com fio e Bluetooth, leitor de imagem CCD USB portátil, digitalização de tela de suporte, para tablet iPhone IPad Android Windows Mac Pos
NETUM C740 Mini leitor de código de barras Digitalização manual, e com detecção automática com varredura contínua.
Scanner de código de barras sem fio Netum, 2 em 1 2,4 G sem fio e com fio USB 1D leitor de código de barras de laser portátil leitor de código de barras sem fio recarregável scanner de código de barras para computador laptop Mac NT-1698W…
Scanner de código de barras sem fio Netum Leitura até mesmo sem conexão, pois possui memória offline.
Leitor de Código de Barras C3Tech LB-50BK Laser Preto - Ergonômico Bidirecional USB Sensor Laser 150 scans/seg Compatível com PC/Linux
Leitor de Código de Barras C3Tech LB-50BK Laser Preto Versátil e muito fácil de manusear!
Leitor de Cód de barras 1D ELGIN Flash USB -46FLASHCKD00
Leitor de Cód de barras 1D ELGIN Flash USB Leitor é ágil e ergonômico, com uma tecnologia que garante excelência, qualidade e alta performance!

Você já passou nervoso no caixa de um estabelecimento, quando o leitor não consegue ler os códigos de barras dos produtos corretamente?

Convenhamos que é uma situação bem ruim e desconfortável não só para tanto para você, como para o caixa e para o restante das pessoas na fila! Afinal de contas, ninguém gosta de perder tempo em filas, não é mesmo?

Outro problema muito recorrente nos estabelecimentos, é a dificuldade de dar baixa em produtos no estoque, por conta de o leitor não conseguir identificar o código de barras, fazendo com que o funcionário tenha que fazer tudo manualmente!

Além de demandar muito tempo e ser trabalhoso demais, essa questão é extremamente passível de erros que podem interferir nos resultados depois, gerando mais problemas.

Por isso, os donos e gerentes de comércios, seja grande ou pequeno, reconhecem a importância de ter um bom leitor de código de barras. Isso garantirá uma ótima experiência para os funcionários do estabelecimento e, principalmente, para os clientes.

Um leitor de código de barras consegue, em segundos, interpretar as informações que estão presentes nos códigos de barras de todos os produtos cadastrados. Depois, ele passa essas informações, de forma codificada, para o computador.

O Que Comparar nos Leitores de Código de Barras

O principal benefício de investir em um bom produto é, sem dúvida, a agilidade de atendimento ao cliente e a precisão nos dados.

Além disso, o leitor garante precisão nos dados, melhora os processos logísticos do estabelecimento, otimiza os processos da loja (por substituir todos os processos manuais trabalhosos), diminui a ocorrência de erros com digitações e gera satisfação do cliente!

Pensando nisso, elaboramos esse artigo para te ajudar a escolher um leito de qualidade e que te garanta precisão!

É importante você ter em mente que precisará de um leitor para cada terminal do seu negócio, sendo necessário comprar bem mais de dois aparelhos, a depender do tamanho do estabelecimento.

Veja abaixo dicas do que considerar no momento de comprar um leitor de código de barras e, ao final, veja as 6 melhores opções disponíveis no mercado!

Abaixo, você pode ver as principais características para avaliar para escolher o leitor de código de barras ideal para você!

Tipo do leitor

O primeiro ponto interessante para você avaliar, é qual tipo de leitor melhor se encaixa para as suas necessidades, considerando como será a sua utilização.

No mercado, você pode encontrar modelos de leitores portáteis ou fixos. Veja para quais trabalhos cada um deles serve, e suas características:

Leitor portátil

Esse modelo de leitor, na maioria das vezes, possui o formato de uma pistola com gatilho, sendo muito fácil de manusear e permitindo que o trabalho seja feito com uma só mão.

Para utilizar, você só precisa direcionar o leitor para o código de barras e acionar o gatilho. É possível apoiá-lo em um suporte também, permitindo que a leitura seja feita de forma automática (sem precisar apertar o gatilho).

Além disso, esses modelos podem ser com fio ou sem fio. As vantagens desses modelos de leitores são, principalmente, a facilidade de manusear e o custo, que costumam custar bem menos do que os leitores fixos.

Para utilizar, você só precisa conectar o produto a um computador, um smartphone ou tablet. Essa conexão pode ser feita através de um cabo ou pela rede sem fio. Depois disso, é só usar!

Por conta das vantagens citadas, dando ênfase à praticidade, esses modelos são os preferidos e indicados para caixas de lojas, escritórios e para controle de estoques, com baixa demanda de leitura. Além disso, por serem mais baratos eles cabem no orçamento de qualquer negócio.

Leitor fixo

Por outro lado, os modelos de leitores fixos são perfeitos para garantirem produtividade para demandas muito grandes. Eles são capazes de realizar muitas leituras seguidas, de forma bem rápida e sem cometer erros.

Por isso, os leitores fixos ficam de forma estratégica, e funcionam de forma automática. Para usar, você só precisa colocar o código de barras próximo do leito e ele dá conta do resto!

É um modelo muito indicado para negócios onde o ideal é que a pessoa fique com as mãos livres para conseguir manusear o produto ou o documento de forma mais fácil.

Entretanto, o custo desse tipo de leitor é bem mais alto do que os portáteis.

Por isso, esse modelo compensa mais o gasto para empresas em que a velocidade é muito importante e a quantidade de códigos de barras por dia é gigante, como mercados grandes, atacadistas e transportadoras.

Varredura

O que é varredura de um código de barras? A varredura está relacionada à quantidade de tentativas de leitura do leitor de código de barras por segundo. Dessa forma, quanto maior for essa quantidade, mais rápida a resposta será, e maior será a agilidade no processo.

Na maioria dos casos, a questão de especificações mais refinadas não é tão importante assim e não fazem tanta diferença.

Mas, algumas aplicações precisam de um refinamento um pouco maior nas especificações, como, por exemplo, as de varreduras e as de distância para leituras em armazéns.

Uma das vantagens desse modelo é a velocidade: eles podem ser tão rápidos, que a maioria não divulga nem essa informação. Afinal, não existe uma diferença tão grande entre eles.

No caso dos portáteis, as variações existem e são bem acentuadas, dependendo dos modelos.

No geral, recomendamos que você opte pelos modelos que tenham varredura de, pelo menos, 150 leituras por segundo. Para ter um parâmetro, em locais grandes, como armazéns, quanto mais tentativas o leitor fizer, mais rápido o resultado vai sair.

Para maiores distâncias, é importante você verificar se o leitor consegue ler mais longe!

Resolução

A resolução de um leitor diz respeito à capacidade do equipamento de ler os códigos de barras em diferentes tamanhos e resoluções.

Por exemplo, se você quer ler códigos pequenos (por pequenos, considere os menores que 5 mil), é necessário que o aparelho tenha essa capacidade.

Portanto, esse ponto é mais importante em áreas e estabelecimentos que trabalham mais com códigos muito pequenos. Um exemplo são os códigos usados em peças eletrônicas.

Um ponto que você pode utilizar é o índice de contraste: quanto menor for esse índice,melhor será a leitura de códigos em diferentes condições de impressão, até mesmo os apagados, ou os que estão em superfícies muito coloridas ou com brilho. Se for o seu caso, busque por um leitor com contraste de até 25%.

Tipo de conexão

O tipo de conexão é o que permitirá que o leitor de código de barras passe todas as informações para o sistema de automação que estiver sendo utilizado no computador, ou qualquer outro dispositivo, como tablets ou smartphones.

Nos leitores, o tipo de conexão USB é a mais comum nesses equipamentos, mas possui a desvantagem de só funcionar com cabo, comprometendo a mobilidade e praticidade no dia a dia.

No caso dos leitores fixos, os diversos modelos possuem uma diversidade de conexões para além do tipo USB, como, por exemplo, o Keyboard Wedge (KBW), RS-232 e RS-485.

Analisar esse ponto é importante para ter certeza que o tipo de conexão do leitor é compatível com os equipamentos da sua empresa, nos quais foi feita a instalação do sistema de automação.

Se você sabe que precisará movimentar o leitor para longe do dispositivo, o ideal é que você dê preferência aos modelos que possuem conexões via Bluetooth e Wi-Fi. Esses modelos ainda facilitam a mobilidade e manuseio do aparelho por não possuírem fios, sendo bem mais versáteis.

Com ou sem suporte

Os modelos com suporte permitem que o usuário tenha uma melhor ergonomia no momento de utilizá-lo, permitindo que ele possa ajustar o leitor da forma mais conveniente e confortável considerando o seu espaço de trabalho.

Ter o suporte é muito importante para trabalhos que precisam realizar muitas leituras de códigos de barras durante o dia todo, pois ele permite o acionamento automático, agilizando o processo e facilitando para o usuário.

Alguns modelos portáteis, inclusive, podem vir com suporte, ou as marcas vendem separadamente, caso você acredite ser necessário.

Capacidade de leitura

Por fim, fique de olho na capacidade de leitura! Os modelos disponíveis no mercado possuem capacidades diferentes e cada uma delas é útil para um tipo de negócio.

Por exemplo, se no seu caso você precisa que o leitor leia códigos de boletos bancários, então opte pelo leitor portátil, já que o fixo não consegue identificar os códigos de boletos.

No caso de embalagens cilíndricas ou que estejam molhadas, é importante que o leitor tenha a tecnologia Area Iamger, que permite a ele interpretar códigos que possuam baixa qualidade ou que estejam danificados.

Uma dica é analisar se os códigos de barras que você irá ler são códigos do modelo 1D ou 2D e, depois, conferir se o modelo escolhido é capaz de ler.

Review dos 6 Melhores Leitores de Código de Barras de 2021

Agora que você já sabe das características essenciais do leitor que você precisa para o seu negócio, veja abaixo o top 6 leitores de código de barras de 2021 disponíveis no mercado!

1

Melhor Escolha

Leitor de Codigo de Barras (CCD)

Características:

  • Marca: ‎Bematech
  • Peso: 330 g
  • Dimensões: 25 x 10 x 8 cm
  • Tecnologia de conectividade: USB

Esse modelo de leitor de código de barras da Bematech BR-400 é um dos melhores disponíveis no mercado hoje! Ele foi pensado e projetado para ser fácil de usar e, ao mesmo tempo, oferecer conforto ao usuário, além de ser muito rápido, bem resistente e possui uma ótima resolução!

Com conexão USB, o Bematech BR-400 tem a vantagem principal de ser capaz de reconhecer muito rapidamente os códigos de barras 1D, mesmo que eles estejam em materiais difíceis de ler, como materiais reflexivos, sem muita nitidez ou rasurados.

Possui design ergonômico, que garante conforto, e foi submetido a vários testes de resistência do botão, tudo para garantir a sua durabilidade, suportando mais de 1,5 milhões de vezes em cerca de 1 mês!

Além disso, tem a maior velocidade quando comparado a outros leitores da mesma categoria, conseguindo fazer 150 leituras por segundo!

O modelo é portátil, possui tecnologia Linear CCD 2500 pixel, fonte de luz de LED vermelha, resolução de 3 mil, contraste de impressão de 25%, sinal sonoro com possibilidade de ajuste, garantia de 12 meses pelo fabricante e cabo de 1,5 m!

Confira o preço

2

Custo Benefício

Leitor de Código de Barras USB com Fio de 1.8 metros

Características:

  • Marca: Exbomv
  • Peso: 350 g
  • Dimensões: 13 x 20 x 10 cm
  • Tecnologia de conectividade: USB

A segunda recomendação é um modelo de leitor de código de barras da Exbom, outra marca muito famosa no segmento e de grande qualidade! O Leitor de Código de Barras USB com Fio de 1.8 metros Exbom LCB-160 garante precisão e alto desempenho no trabalho!

Ele foi projetado com uma tecnologia a laser, aliada a um design ergonômico e leve, o que garante conforto ao usuário e melhora a produtividade como um todo.

Possui uma resposta rápida e vedação IP30 contra poeira, que ajuda a conservar o equipamento. Além disso, a instalação é bem fácil, já que não precisa de softwares ou drivers. O modelo possui indicadores sonoros e luminosos, sendo ideal para utilizar em comércios ou balcões de lojas.

O gatilho possui sinal sonoro, tecnologia para códigos lineares 1D, velocidade de leitura de 150 leituras por segundo, luz LED, operações Programáveis (tom, volume, bipe, idioma e tipos de códigos de barras reconhecidos), conexão USB e cabo de 1.8 metros!

Confira o preço

3

padrao

NETUM C740 Mini leitor de código de barras

Características:

  • Marca: Netum
  • Peso: 210 g
  • Dimensões: 15.79 x 4.19 x 11.4 cm
  • Tecnologia de conectividade: Wireless, Bluetooth, Wired, Usb

Essa opção é bem diferente da maioria dos concorrentes! O leitor de códigos de barras de bolso possui um design inovador e de conexão 3 em 1, sendo compatível com a conexão Bluetooth; conexão sem fio e conexão com fio!
 
Dessa forma, é bem versátil, podendo ser conectado a um notebook, computador, celular, tablet e qualquer tipo de sistema operacional, inclusive iOS e Mac.
 
Ele te permite fazer upload em dois modos: instantâneo e modo de armazenamento. Fora isso, o armazenamento interno offline aguenta até 100.000 códigos de barras! O produto é de digitalização manual e possui detecção automática com varredura contínua.
 
Movido a uma bateria de 1200 mAh, o que te dá cerca de 20 horas de digitalização contínua e automática, sem a necessidade de ficar apertando o botão! Possui sensor CMOS avançado e captura códigos 1D, seja de papel ou tela.

Confira o preço

4

padrao

Scanner de código de barras sem fio Netum

Características:

  • Marca: Netum
  • Peso: 380g
  • Dimensões: 8.2 x 11.8 x 18.8 cm
  • Tecnologia de conectividade: Wireless, Bluetooth, Wired, Usb

Outro modelo Netum que te permite conexão USB e sem fio! O produto possui um mini receptor USB e o cabo USB, te garantindo versatilidade para realizar diferentes serviços com um só produto!

Com 2 modos de atualização, o leitor possui uma memória de 256 KB e suporta mais de 2600 códigos, lendo mesmo sem conexão por possuir memória offline. Suporta idiomas como inglês, francês, espanhol, italiano e alemão!

Perfeito para ler códigos 1D com digitalização em papel, ele suporta todos os tipos de códigos de 1D, consome pouca energia e garante uma digitalização contínua, rápida e eficiente, suportando até 100.000 vezes em uma carga total!

Confira o preço

5

padrao

Leitor de Código de Barras C3Tech LB-50BK Laser Preto

Características:

  • Marca: ‎C3Tech
  • Peso: 110g
  • Dimensões: 10.5 x 6.5 x 17.5 cm
  • Tecnologia de conectividade: USB

Nossa quinta recomendação é o modelo de Leitor de Código de Barras LB-50BK Laser Preto, da C3Tech. Esse é um modelo de leitor que tem como principais características o fácil manuseio e a versatilidade, sendo perfeito para ler os mais variados tipos de códigos de barras.

Ele é muito indicado para ser utilizado em terminais de pontos de vendas, estabelecimentos que trabalham com o recebimento de materiais e laboratórios médicos. Possui design ergonômico, é simples e fácil de instalar e utilizar, tem botão de captura, tecnologia de leitura precisa e decodificação rápida de todos os códigos de barras.

Além disso, vem equipado com um sistema anti-choque de proteção contra queda e conexão USB compatível com os sistemas operacionais Windows 7 / 8 / 10 / Linux.

Confira o preço

6

padrao

Leitor de Cód de barras 1D ELGIN Flash USB -46FLASHCKD00

Características:

  • Marca: Elgin
  • Peso: 150g
  • Dimensões: 24.2 x 10.6 x 7.6 centímetros
  • Tecnologia de conectividade: USB

Por fim, um modelo muito utilizado e de alta qualidade da Elgin, o Leitor de Código de barras 1D Flash USB – 46FLASHCKD00. Ideal para atender a negócios de varejo de pequeno e médio porte, o leitor é ágil e ergonômico, com uma tecnologia que garante excelência, qualidade e alta performance.

A sua principal vantagem é a alta resistência, já que ele foi projetado para suportar quedas de até 1,5 metros! Afinal, não é uma situação difícil de ocorrer no dia a dia. Mas, ainda, o equipamento tem toda a qualidade e tecnologia de inovação da Elgin, sendo uma das opções mais vendidas para negócios menores!

Sua conexão é USB e de fácil instalação, possui velocidade de 100 leituras por segundo, sensor linear e LED! Tudo para garantir agilidade no dia a dia do usuário.

Confira o preço

Qual o Melhor Leitor de Código de Barras?

Você quer equipar o seu estabelecimento com o melhor leitor de código de barras no mercado? Então invista no leitor de código de barras da Bematech BR-400! 

Esse modelo, sem dúvida, é um dos melhores e mais procurados. Ele é fácil de usar e, ao mesmo tempo, oferece conforto ao usuário, além de ser muito mais rápido que a maioria, bem resistente e possui uma ótima resolução!

Funciona com conexão USB. E a sua principal vantagem é ser capaz de reconhecer rapidamente os códigos de barras 1D, mesmo em materiais reflexivos, sem muita nitidez ou rasurados.

Com seu design ergonômico e testes de qualidade, garante conforto e durabilidade, suportando mais de 1,5 milhões de vezes em cerca de 1 mês! Além disso, tem a maior velocidade quando comparado a outros leitores da mesma categoria, conseguindo fazer 150 leituras por segundo!

O modelo é portátil, possui fonte de luz de LED, resolução de 3 mil, contraste de impressão de 25%, sinal sonoro com possibilidade de ajuste. Bem como garantia de 12 meses pelo fabricante e cabo de 1,5 m!

Portanto, é perfeito para você utilizar em estabelecimentos dos mais diversos tipos, te garantindo agilidade e um trabalho certeiro e perfeito aos usuários. Enfim, com ele, você economiza tempo e otimiza o dia a dia do seu negócio!

Melhor Leitor de Código de Barras Custo Benefício

A melhor opção custo benefício é o modelo de leitor de código de barras da Exbom, o LCB-160 com Fio de 1.8 metros, que garante precisão e alto desempenho no trabalho!

Ele possui tecnologia a laser, design ergonômico e leve, conforto ao usuário e melhora a produtividade como um todo. Possui tecnologia de resposta rápida e vedação IP30 contra poeira, ajudando a conservar o equipamento.

O modelo possui sons e luzes, perfeito para utilizar em comércios ou balcões de lojas. O gatilho possui sinal sonoro, tecnologia para códigos lineares 1D, velocidade de leitura de 150 leituras por segundo, luz LED, conexão USB e cabo de 1.8 metros. E tudo isso por um dos preços mais competitivos do mercado, mas o diferencial da qualidade Exbom!

Qual a Melhor Marca de Leitor de Código de Barras?

A Bematech é uma das melhores empresas que atuam no segmento de tecnologias como os leitores de código de barras. Foi criada em 1990 por dois estudantes que tinham um espírito empreendedor muito grande.

Desde então, a empresa foca em criar os melhores equipamentos para automação comercial, desde leitores de código de barras, até computadores, impressoras e softwares.

A empresa sempre está buscando simplificar o complexo mundo dos negócios, aumentando sempre o seu portfólio de produtos e equipamentos de acordo com as necessidades dos empreendedores.

Deixe um comentário