Melhor Livro de Fantasia de 2021: Guia de Compra Completo!

Você gosta de ler? Que tal um livro de fantasia? Pois saiba que a leitura é um dos melhores hábitos que podemos cultivar em nosso dia a dia. Com ela, exercitamos nossa mente e intelecto, aumentando nosso vocabulário e repertório para diversas situações. Então, para te ajudar a escolher o melhor livro de fantasia, selecionamos aqui alguns does melhores títulos para te inspirar!

Portanto, leia até o final, e confira aqui os 6 Melhores Livros de Fantasia de 2021: Guia de Compra Completo!

Melhores Livros de Fantasia de 2021

O hábito da leitura nos deixa melhor equipados para lidar com vários aspectos de nossa vida. Desde nos atualizarmos perante o mundo em que vivemos, ao ler notícias e livros, até uma simples receita de bolo, a leitura possibilita a expansão de nossa consciência.

Veja abaixo como ficou a nossa seleção com os melhores livros de fantasia de 2021:

  • A Noite de Todas as Almas Livro 1 (Português) Capa comum – 1 janeiro 2011
  • Carmilla: A Vampira de Karnstein (Português) Capa comum – Edição especial, 1 fevereiro 2018
  • Box Trilogia O Senhor dos Anéis (Português) Capa dura – 25 novembro 2019
  • A descoberta das bruxas (Português) Capa comum – 14 setembro 2011
  • Harry Potter e a Pedra Filosofal
  • Os filhos de Húrin (Português) Capa dura – 17 fevereiro 2020
Imagem Livros de Fantasia Detalhes
A Noite de Todas as Almas Livro 1
A Noite de Todas as Almas Livro 1 (Português) O Melhor Livro de Fantasia
Carmilla: A Vampira de Karnstein
Carmilla: A Vampira de Karnstein (Português) Uma intrigante história da vampira Camilla, que encanta e aterroriza jovens em todo o mundo!
Box Trilogia O Senhor dos Anéis
Box Trilogia O Senhor dos Anéis (Português) Obra de J. R. R. Tolkien – autor que influenciou continuamente gerações de escritores e leitores do mundo todo!
A descoberta das bruxas
A descoberta das bruxas (Português) Uma história recheada de mistério, paixão e sangue!
Harry Potter e a Pedra Filosofal
Harry Potter e a Pedra Filosofal Um dos maiores fenômenos editoriais de todos os tempos!
Os filhos de Húrin
Os filhos de Húrin (Português) Conta sobre as guerras ocorridas seis mil anos antes do tempo em que se passa o Senhor dos Anéis.

No que se refere à literatura, existem vários gêneros que podemos escolher para ler. E o gênero de fantasia é, sem dúvida, um dos mais aclamados pelo público. Histórias como Harry Potter, Percy Jackson e Senhor dos Anéis conquistam mais e mais leitores a cada ano que passa.

Envolvendo mundos extraordinários, cheios de criaturas mágicas como Elfos, Orcs, e Dragões, o gênero é um dos que mais vende no mundo. E, de fato, parece que não vai passar essa moda tão cedo, visto que mais histórias de fantasia são publicadas a cada ano, também.

A verdade é que toda história de fantasia tem elementos irreais, portanto é um gênero que sempre desafia a criatividade de seus autores. Existem os livros cuja história remetem a um passado real, embora envolvendo elementos estraordinários.

Há ainda aqueles que abordam temas como sonhos e alucinações, como o clássico Alice no País das Maravilhas. Mas como escolher a sua próxima leitura de fantasia? Nós vamos te ajudar com nossos reviews!

O Que Comparar nos Livros de Fantasia?

Aqui listamos algumas características que podem te ajudar no momento de escolher um bom livro de fantasia.

Alguns fatores como o subgênero daquela história, ou mesmo se ela contém muitos volumes, podem te dar alguns parâmetros para guia, mostrando aquilo que você pode (ou não) escolher. Veja a seguir.

Subgênero dos livros de fantasia

Como os livros de fantasia abrangem muitos temas, é interessante verificar o subgênero do tipo de história que você está procurando. Livros de fantasia podem envolver ficção científica, aventura, terror, suspense, mistério, mitologia, entre outros temas.

Ou seja, a fantasia passar por vários cenários, atmosferas e ritmos de leitura diferentes, e isso é um fator importante a se considerar.

Além disso, tem as histórias infantis, um subgênero que vende bastante, em se tratando de livros de Fantasia. Existem diversas fantasias infantis muito famosas, que remetem a lendas e fábulas tradicionais e milenares.

Muitas dessas histórias são hoje readaptadas para crianças, constituindo um expressivo subgênero de fantasia.

Por isso, escolha de acordo com seu gosto, ou da pessoa para quem você quer dar esse ótimo presente. O subgêneros são bastante variados, o que pode dificultar na hora de escolher. Por outro lado, também facilita, pois existem opções para todos os gostos.

Livros de fantasia e a saga

Sagas são aquelas histórias que envolvem vários volumes. Ou seja, para acompanhar a história por inteiro, é necessário ler várias publicações. Pois ela é longa o suficiente para ocupar vários livros.

Portanto, as sagas são publicadas em partes, a exemplo de histórias como Harry Potter e Senhor dos Anéis.

Além destas sagas mais famosas, existem muitas outras, e sempre novas delas surgem. Uma boa estratégia, quando se trata de sagas, é comprar todos os volumes de uma só vez, pois as chances de preços melhores sobem muito.

No entanto, isso já não é possível para sagas que ainda estão em lançamento. De qualquer modo, sagas são atraentes pois apresentam histórias com muitos personagens, com um roteiro bastante complexo e cheio de “ganchos”. Enfim, existem sagas dos mais variados subgêneros. Escolha o seu preferido!

Nacionalidade

Como muitos outros produtos no campo do entretenimento, muito do que consumimos no Brasil tem origem estado unidense ou inglesa. No entanto, ótimas histórias de fantasia são feitas frequentemente em vários países no mundo, inclusive no Brasil.

Você pode inclusive difundir a obra brasileira existente, pois pelo simples fato de optar por um autor brasileiro, você está contribuindo para essa difusão.

De qualquer maneira, fazemos questão de frisar que a qualidade da obra nunca é determinada apenas por sua qualidade. Existem excelentes obras de fantasia em todos os países do mundo, assim como obras não tão interessantes também.

Uma coisa interessante que você pode fazer é imaginar um país que você sempre quis conhecer, e tentar se aproximar mais dele ao ler um livro de um autor ou autora que tenha nascido nele. Além disso, você estará ampliando seus conhecimentos culturais e geográficos.

Edição dos livros de fantasia

O quesito edição é importantíssimo para a compra de qualquer livro, seja de literatura, biografia, assuntos acadêmicos ou livros de curiosidades. Primeiramente, é importante ressaltar que existem e-books de muitas obras literárias do gênero fantasia.

Com um kindle, por exemplo, você tem acesso a uma grande infinidade de títulos, e muitos deles são gratuitos, ou vendidos por um custo bem baixo.

Ademais, existem as edições em papel. Embora o nosso mundo fique mais digital a cada dia que passa, os livros em papel ainda conquistam muitas pessoas ao redor do mundo.

O tato, o cheiro, a sensação de virar as páginas realmente faz toda a diferença numa experiência de leitura. Isso sem falar nas Histórias em Quadrinhos.

Contudo, como o nosso assunto é fantasia, vale dizer que esse gênero é frequentemente contemplado com belíssimas edições, de várias formas, tamanhos, tipos de papel e capa.

De fato, a fantasia desperta, muitas vezes, a criatividades dos editores, que produzem por sua vez capas duras com holografias, por exemplo.

Outo exemplo interessante são as sagas. Como são lançadas em vários volumes, as sagas são frequentemente lançadas em box sets, o que inclusive podem ser uma opção que compensa, com um preço mais baixo do que os volumes avulsos.   

Então, como você verá mais adiante neste artigo, um dos exemplos de livros de fantasia que trouxemos para essa lista apresenta um ótimo custo benefício, justamente por este motivo.

Dessa forma, como já é de se esperar, quanto mais elaborada a edição do livro, mais alto é o seu preço. Contudo, pode valer a pena se você é um colecionador, por exemplo, ou como um presente para alguem muito especial.

Review dos 6 Melhores Livros de Fantasia

A seguir, preparamos para você uma lista de 6 dos melhores livros de fantasia de 2021 sendo vendidos no mercado. São livros muito aclamados pela crítica, e pode apostar que a leitura de cada um deles compensa.

No entanto, com estes reviews pretendemos auxiliar você que quer escolher um bom livro de fantasia para adquirir. De fato, são muitas opções no mercado e com isso podemos ficar perdidos ao tentarmos realizar a melhor escolha.

Além disso, os subgêneros são muito variados. Portanto, se você quer fazer uma boa escolha de Livro de Fantasia, confira abaixo mais sobre seis obras do gênero. Todas as seis abordam temas diferentes, onde procuramos fazer uma lista variada. Ao final, nomearemos o melhor da lista. Veja a seguir:

1

Melhor Escolha

A Noite de Todas as Almas Livro 1 (Português) Capa comum – 1 janeiro 2011

Características:

  • Editora: Casa das Letras
  • Idioma: Português
  • Capa comum: Sim
  • Dimensões: Variadas

Indicada para os leitores de Dan Brown, J.K. Rowling, Stephenie Meyer e Elizabeth Kostova, esta história arrebatadora mistura história, magia, aventura e romance. Conta a história de uma historiadora muito renomada de Yale, Diana Bishop.

Certo dia, em meio a suas pesquisas, Diana abre um manuscrito medieval sobre alquimia, por acaso, quando de repente, o submundo mágico de Oxford desperta: vampiros, bruxas e outras criaturas começam a aparecer e travar contato com a pesquisadora, fornecendo pistas sobre um grande mistério.

As coisas ficam ainda mais eletrizantes quando Diana conhece Matthew Clairmont, um vampiro geneticista de mais de 10 séculos de idade que é apaixonado pela obra de Darwin.

Juntos, eles tentam desvendar o mistério que ameaça a paz entre o mundo e o submundo. Contudo, um sentimento entre os dois começa a nascer, criando desdobramentos perigosos. A Noite de Todas as Almas é o primeiro volume de uma trilogia escrita por Deborah Harkness.

A história aborda a questão de criaturas fantásticas sob uma perspectiva moderna, criando um mundo que é como se fosse o atual, porém onde existem essas criaturas, num outro mundo paralelo. Questões psicológicas dos personagens são bastante trabalhadas na história, que é recheada de suspense e, inclusive, romance.

Confira o preço

2

padrao

Carmilla: A Vampira de Karnstein (Português) Capa comum – Edição especial, 1 fevereiro 2018

Características:

  • Editora: Via Leitura; 1ª edição (1 fevereiro 201
  • Idioma: Português
  • Capa comum: Sim
  • Dimensões: 20.8 x 13.6 x 0.8 cm

Indicado para todos aqueles que gostam de histórias de vampiros, este livro de Josep Tomas Sheridan Le Fanu conta a história da jovem garota Laura, que vive em um lugar remoto com seu pai, na pitoresca cidade de Estíria.

Certo dia, pai e filha presenciam um acidente de carruagem próximo ao lugar onde vivem.  De dentro do veículo, sai uma debilitada e jovem moça chamada Carmilla Karnstein, que logo se hospeda na casa de Laura e seu pai.

Indicado para maiores de 14 anos, a história envolve um inquietante e crescente clima passional entre as duas jovens. No entanto, mal sabe Laura que o desejo de Camilla é por seu sangue fresco e virginal. Desse modo, o autor Joseph Le Fanu publica a primeira história com uma vampira lésbica. A história é de 1872, e por isso trouxe uma revolução para o gênero.

Além disso, a óbra serviu também de inspiração para o livro de Bram Stoker, uma vez que foi publicada antes dele. Ou seja, foi influência para a mais famosa obra de vampiros até hoje. Ademais, a história foi readaptada diversas vezes para teatro e televisão.

Recentemente, houve a produção da websérie homônima protagonizada por Elise Bauman e Natasha Negovanlis. Outra versão atual é a do filme “A maldição de Styria”.

Sendo assim, a intrigante história da vampira Camilla continua a encantar e aterrorizar jovens em todo o mundo. Se você é fã de histórias de vampiros, pode considerar um livro obrigatório em sua lista.

Confira o preço

3

padrao

Box Trilogia O Senhor dos Anéis (Português) Capa dura – 25 novembro 2019

Características:

  • Editora: HarperCollins; 1ª edição (25 novembro 2019)
  • Idioma: Português
  • Capa comum: Não
  • Dimensões: 22.2 x 14.4 x 10.4 cm

Indicado para os colecinadores e fãs da obra de J. R. R. Tolkien, o Box com os três volumes de O Senhor dos Anéis vale muito a pena por seu preço econômico. Como já mencionamos no começo deste artigo, quando se trata de sagas, geralmente, a opção mais em conta é comprar todos os volumes de uma só vez.

No caso do Senhor dos Anéis, outra vantagem é que a saga tem apenas três volumes. Isso sem contar outras obras de Tolkien que envolvem a mesma cosmologia, é claro, pois elas são realmente muitas.

No entanto, se considerarmos apenas os três volumes da saga clássica de O Senhor do Anéis, fica nítido que o melhor negócio é comprá-los de uma só vez.

A edição contém, ao todo, mais de 1500 páginas. Além disso, seu formato é de um rígido e denso box set com os três volumes em capa dura.

Ademais, todos os volumes apresentam mapas dos principais lugares da Terra Média, oferecendo um ponto de vista interessante para acompanhar as trajetórias dos personagens na história, em busca da destruição do anel.

Apesar de ser um item para colecionadores, seu preço compensa mesmo para os que só querem ter acesso a esta história tão famosa e inspiradora.

É claro que, se estamos falando do gênero de livros de fantasia, não poderíamos deixar de falar de Tolkien. O autor é considerado um mestre da literatura fantástica, sendo que obras como O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion foram traduzidas para mais de 50 idiomas.

Além disso, estima-se que já venderam mais de 200 milhões de cópias. Sobretudo, é certo que o autor influenciou continuamente gerações de escritores e leitores do mundo todo.

Confira o preço

4

padrao

A descoberta das bruxas (Português) Capa comum – 14 setembro 2011

Características:

  • Editora: Rocco; 1ª edição (14 setembro 2011)
  • Idioma: Português
  • Capa comum: Sim (340 páginas)
  • Dimensões: 22.8 x 16 x 2.8 cm

O livro é o mesmo que o primeiro título desta lista, escrito por Deborah Harkness. Ou seja, é uma segunda edição que respeitou a tradução do título original (A Discovery of Witches).

Sendo assim, conta a história da respeitada pesquisadora Diana Bishop, que passou a vida tentando negar a sua verdadeira identidade. Filha única de pais bruxos, de um clã de Salem, ela se torna órfã aos sete anos e passa a rejeitar as suas habilidades mágicas, obstinada a se parecer o máximo possível com os humanos normais e comuns.

Contudo, tudo muda quando Diana descobre acidentalmente um misterioso manuscrito de alquimia intitulado Ashmale 782. Ao abri-lo, por acaso, a pesquisadora traz à tona um mundo sobrenatural aterrador, com uma horda de demônios, vampiros e bruxas.

A partir daí, a aventura de Diana por 1.500 anos de histórias está apenas começando. Um dos interessados na obra do alquimista é Matthew Clairmont, um geneticista com paixão por Darwin.

Charmoso e misterioso, apesar da aparência jovem, Matthew vaga pela Terra há mais de 1.500 anos – ou seja um vampiro que, por acaso, se envolve num caso amoroso com a protagonista.

Uma história recheada de mistério, paixão e sangue, “A descoberta das bruxas” segue batendo recordes de vendas no setor de literatura de fantasia e entretenimento. Com uma história envolvente e bem elaborada, a obra consegue trazer um mundo paralelo de criaturas mágicas de um jeito moderno e criativo.

Confira o preço

5

padrao

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Características:

  • Editora: Pottermore Publishing (8 dezembro 2015)
  • Idioma: Português
  • Capa comum: Não (versão para Kindle)
  • Dimensões: Variadas

Disponível em versão para Kindle (Amazon), o primeiro dos sete volumes da saga criada por J. K. Rowling, uma das autoras inglesas de maior sucesso no ramo de livros de fantasia, tem aqui uma versão repaginada e muito bonita.

O livro narra o início da saga do menino Harry Potter, que fica õrfão ainda bebê, sendo criado por seus tios, da família Dursley: Rua dos alfeneiros nº 4, casa do sr. e sra. Dursley e do pequeno Duda. É neste local em que se inicia a história.

Desde que seus pais morreram, Harry vivia na casa dos tios, e tinha como quarto um armário embaixo da escada. Porém, tudo muda com a visita do gigante Hagrid, que se tornaria um grande companheiro.

O livro é dividido em 17 capítulos, e conta como foi a chegada de Harry à escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
Além disso, narra as primeiras lições e feitiços que o protagonista aprende, e, é claro os laços de amizade que constrói com Rony e Hermione, seus amigos inseparáveis.

E, além de tudo, a revelação da existência de um poderoso e perverso inimigo sedento por vingança: Lord Voldemort, que por algum mistério também foi o assassino de seus pais.

Sendo assim, em Harry Potter e a Pedra Filosofal temos as incríveis aventuras pelas quais passaram Harry e seus amimgos, que neste ponto da história têm a idade de 11 anos. É o primeiro volume da série escrita pela britânica J. K. Rowling.

Em 1990, Rowling teve ideias para as trama de Harry Potter, durante uma viagem de trem de Manchester para Londres. Sete anos depois, o primeiro volume da saga foi publicado, dando início a um dos maiores fenômenos editoriais de todos os tempos.

Confira o preço

6

padrao

Os filhos de Húrin (Português) Capa dura – 17 fevereiro 2020

Características:

  • Editora: HarperCollins; 1ª edição (17 fevereiro 2020)
  • Idioma: Português
  • Capa comum: Sim
  • Dimensões: 21.6 x 14 x 2.2 cm

Mais um título do mestre dos livros de fantasia, J. R. R. Tolkien, Os filhos de Húrin conta sobre as guerras ocorridas seis mil anos antes do tempo em que se passa o Senhor dos Anéis.

Tais guerras deram fama ao guerreiro de nome Húrin como “o maior guerreiro da Terra-média”. Contudo, o protagonista em certo momento é capturado pelas forças malignas de Morgoth, sendo que trai o pacto que tinha com os Elfos.

A partir daí, Túrin, o filho primogênito de Húrin, torna-se o protagonista da narrativa, assim como sua irmã Niënor. Túrin segue os passos de seu pai, tanto para o bem quanto para o mal, e uma maldição em forma de dragão o persegue como uma sombra.

Em tom épico, a narrativa foi inspirada nas mitologias grega, finlandesa e escandinava. O livro veio à tona depois da publicação de O Silmarillion. Assim como este, Os Filhos de Húriné o trabalho de Christopher Tolkien como editor e curador de manuscritos de seu pai, J.R.R. Tolkien.
 
Ou seja, são manuscritos que revelam algo próximo à gênese do universo de O Senhor dos Aneis e O Hobbit. O livro é o terceiro dos Três Grandes Contos dos Dias Antigos e, assim como as bonitas edições de A Queda de Gondolin e Beren e Lúthien, conta com ilustrações de Alan Lee.

Confira o preço

Qual o Melhor Livro de Fantasia?

Agora chegou o momento de eleger o melhor livro de fantasia dentre os que elencamos aqui. De fato, é uma tarefa árdua, pois os títulos são todos muito interessantes, com temas envolventes e histórias criativas e super elaboradas. Todos trazendo o melhor da fantasia.

De qualquer modo, o livro de fantasia que fica no topo da lista é o A Noite de Todas as Almas, escrito por Deborah Harkness. A história, que envolve vampiros, bruxas e demais criaturas mágicas, é um marco no gênero.

Trazendo mistério, aventura e romance, o livro é sem dúvida original em sua proposta, trazendo para o leitor uma história de fantasia de primeira qualidade, moderna e instigantes. A história da pesquisadora de Yale, Diana Bishop, tira o fôlego do leitor em diversos momentos da obra. 

Sendo assim, não deixe de conferir esta obra-prima da literatura fantástica, que mostra como bons livros do gêneros ainda são produzidos nos tempos de hoje. Você que gosta de vampiros então, não pode perder!

Deixe um comentário