Melhor Livro de Ficção de 2021: Guia de Compra Completo!

Confira aqui qual o melhor livro de ficção de 2021, e garanta uma leitura com muita aventura e diversão! Além disso, selecionamos ainda algumas dicas para te ajudar a escolher o livro ideal, conforme o gosto de cada pessoa.

Então, continue lendo e encontre aqui os 6 Melhores Livros de Ficção de 2021: Guia de Compra Completo!

Melhores Livros de Ficção de 2021

A palavra “ficção” tem a mesma origem que a palavra “fingir”. Na literatura, esta relação se apresenta no sentido de que, no gênero da ficção, se enquadram narrativas imaginárias, irreais, de “faz-de-conta”, ou pelo menos com elementos que tenham estas características. Então, veja abaixo os melhores exemplares para comprar:

  • Frankenstein: O clássico está vivo! (Português) Capa dura – 6 fevereiro 2017
  • Aniquilação (Comando Sul Livro 1) eBook Kindle
  • Os Vingadores Guerra Infinita: Thanos Titã Consumido
  • 1984 – Edição Exclusiva Amazon eBook Kindle
  • A Máquina do Tempo: Uma Invenção (Português) Capa comum – Edição especial, 1 fevereiro 2017
  • O homem do castelo alto (Português) Capa comum – 8 julho 2009
Imagem Livros de Ficção Detalhes
Frankenstein: O clássico está vivo!
Frankenstein: O clássico está vivo! (Português) Um marco do romance gótico, verdadeiro ícone do terror e influência para o surgimento da ficção científica!
Aniquilação (Comando Sul Livro 1)
Aniquilação (Comando Sul Livro 1) eBook Kindle Esta história cheia de suspense ganhou prêmios e é um verdadeiro best-seller!
Os Vingadores Guerra Infinita: Thanos Titã Consumido
Os Vingadores Guerra Infinita: Thanos Titã Consumido Excelente trabalho que os roteiristas fizeram ao dar a Thanos um grande arco dramático, mais do que merecido.
1984 - Edição Exclusiva Amazon
1984 – Edição Exclusiva Amazon eBook Kindle Um livro dos principais autores contemporâneos e membro da Academia Brasileira de Letras e do jornalista Eduardo Bueno.
A Máquina do Tempo: Uma Invenção
A Máquina do Tempo: Uma Invenção (Português) Um clássico absoluto da literatura de ficção científica!
O homem do castelo alto
O homem do castelo alto (Português) Este romance de Philip K. Dick é a única obra do autor do subgênero ficção alternativa.

Apesar de não ser um fingimento em si, a ficção também lida com tentativas de representar ou simular o irreal, assim como o ato de fingir.  

O gênero da ficção abrange muitos subgêneros. A ficção científica é um famoso exemplo, cuja primeira obra foi Frankenstein, da autora Mary Shelley.

Além disso, existem as novelas românticas, contos de fadas, de terror, fantasias, histórias de super-heróis, todos subgêneros da ficção. Isso sem falar nos temas religiosos, que muitas vezes também se enquadram no gênero.

Independentemente do tema que  você prefere, é certo que a ficção é fonte de entretenimento, assim como de conhecimento. Afinal, ler nunca é demais, não é mesmo?

Esta atividade sempre aumenta nossa capacidade de senso crítico e abre perspectivas de pensamento e vida. Além disso, aqueles que já são fãs do gênero bem o sabem: nas histórias de ficção, acontecem muitas coisas que são semelhantes à realidade.

O Que Comparar nos Livros de Ficção?

Livros podem ser ótimos presentes, tanto para nós mesmos quanto para aqueles que amamos e estimamos. A despeito do gênero, um livro é sempre uma ótima maneira de demonstrar estes sentimentos.

Além disso, o presenteado vai ganhar uma perfeita ferramenta de crescimento pessoal e intelectual.

 De qualquer forma, se o presenteado realmente gosta de livros de ficção, é importante nos atermos a alguns detalhes no momento de comprar qualquer título como, por exemplo, o tema, adaptação de filme, ou vice versa e indicação. Esses são três parâmetros interessantes que podem te ajudar a comparar bem os livros de ficção.

Abaixo, você vai ver mais sobre cada um deles, em detalhes. É claro que eles podem às vezes se misturar, mas essa lista é apenas para você ter uma base, aguçando seu senso crítico na hora de comparar ofertas.

Temas dos livros de ficção

Como dito acima, a ficção possui muitos subgêneros, e eles até podem se misturar. A seguir listamos alguns da ficção científica, por exemplo, além dos que já falamos acima (horror, fantasia, super-heróis em geral, religiosos). É importante prestar atenção ao gosto da pessoa que você quer presentear.

Confira abaixo alguns exemplos de subgêneros da ficção:

Distopias: sociedades avançadas tecnologicamente sofreram algum grande acontecimento que resultou em muitas desigualdades e desgraças sociais.

Extraterrestres: seres alienígenas entram em contato com a Terra.

Hard Sci Fi: possui linguagem mais técnica, baseada em ciência experimental e computação avançada, assim como teorias diversas;

New Weird: ficção científica mais atual, misturada com thriller policial, mistério, terror e fantasia.

Robôs e androides: trata dos problemas de criar e lidar com inteligências artificiais super desenvolvidas.

Afrofuturismo: combina ficção científica com mitologias e cosmologias africanas;

Cyberpunk: tem personagens “párias”, num futuro tecnológico, porém decadente.

Soft Sci Fi: foca nos dramas humanos mais do que nos detalhes científicos. Porém, as condições das personagens normalmente são futuristas e ficciosas.

Space Opera: foca em aventuras, romances e batalhas épicas, bastante inspiradas por jogos de RPG de vídeo game, como por exemplo Final Fantasy.

Viagem no tempo: através de máquinas ou buracos de minhoca, pessoas viajam no tempo em busca de resolver mistérios. O clássico do gênero é a obra “A máquina do tempo” de H. G. Wells, que veremos a seguir.

Universos paralelos: universos e mundos completamente diferentes do real, ou possuindo apenas elementos dele. Abrange também as linhas do tempo alternativas;

Viagens interestelares: incluindo a Terra e os terráqueos, geralmente em mundos distópicos e pós-apocalípticos.

Os gêneros de ficção são muitos, e podem agradar a todos os gostos. Isso pode facilitar no momento de presentear alguém, e também pode dificultar. De qualquer maneira, lembre-se que as pessoas gostam de ser surpreendidas.

Livro de ficção de um filme que gostou

Muitos dos livros, tanto clássicos quanto atuais, foram adaptados para o cinema, E não só o cinema, como também o teatro, a música e as outras artes em geral se influenciam pelas histórias de ficção de diversos gêneros.

Filmes como Frankenstein e Solaris têm, só para citar um exemplo, mais de uma versão. Isso sem falar em personagens como Dracula, Batman, Homem Aranha, entre outros, tão representados em diversas mídias e vertentes artísticas no mundo inteiro.

O interessante é que tanto os filmes baseiam-se em livros, como também existem livros baseiam-se em filmes. Um grande exemplo são as obras da Marvel e da DC comics, que publicaram veradeiros romances baseados em filmes de seus personagens.

Os filmes, por sua vez, baseiam-se em quadrinhos. Se você gostou de um filme Sci Fi, por exemplo, é quase certeza que você vai gostar do livro também, já que ele aprofunda a história e os personagens.


Se você já assistiu a algum filme e depois leu o livro, faça o contrário também. Você verá como é muito interessante! E vice-versa. Leia o livro e depois assista o filme. Assim você consegue passar mais tempo no universo e com os personagens que tanto gosta, sendo uma ótima maneira também de mostrar que você é um verdadeiro fã de determina série ou triologia.

Indicação

Indicações são muito legais! Tanto na hora de receber, quanto na hora de indicar para amigos e conhecidos nossos gostos pessoais, compartilhando ideias e repertório.

Assim, no caso da literatura de ficção, é sempre bom ouvir indicações de quem é bastante fã do assunto. Pessoas que gostam de ler bastante, aquele seu amigo ou familiar que é apaixonado pela leitura. Dessa forma, fica mais fácil escolher o melhor livro de ficção para comprar.

É sempre importante lembrar que essas pessoas existem, e estão ali para isso. Afinal, elas sempre vão querer conversar sobre seu assunto favorito, que é o universo (ou universos) da ficção.

Como já mencionado no começo deste artigo, a ficção possui muitos desdobramentos, e desde seu desenvolvoimento enquanto gênero literário, conquistou cada vez mais públicos, sendo não só veiculada na forma de literatura, mas também de cinema, animação, videogames, entre outros.

Portanto, fique sempre atento às pessoas ao redor de você, e tente se lembrar quem poderia te ajudar com alguma indicação de obras literárias do gênero da ficção. Caso não houver maneiras de fazer isso, a internet é uma ótima ferramenta para buscar conteúdo opinativo.

Review dos 6 Melhores Livros de Ficção de 2021

Acompanhe abaixo a lista que fizemos com os melhores livros de ficção para comprar em 2021:

1

Melhor Escolha

Frankenstein: O clássico está vivo! (Português) Capa dura – 6 fevereiro 2017

Características:

  • Editora: Darkside; 1ª edição (6 fevereiro 2017)
  • Capa comum: Capa dura
  • Idioma: Português
  • Dimensões: 23.4 x 15.8 x 2.4 cm

A DarkSide® Books vem mostrando cada vez mais a que veio com suas edições. A editora, apesar de novata, vem desbravando o mundo da literatura de terror em geral, desde contos até HQs e Mangás.

E no caso, é uma obra clássica, fundante e obrigatória do gênero, escrita pela genial Mary Shelley. Frankenstein, inclusive, foi a publicação de estreia da autora.

A obra é definitivamente um marco do romance gótico, verdadeiro ícone do terror e influência para o surgimento da ficção científica, que nas décadas seguintes veio a ocupar um espaço cada vez maior na literatura.

Para contar a história da criatura Frankenstein, Shelley costurou influências diversas. Uma delas é a própria Bíblia e o livro do Gênesis, que como dissemos não deixa de fazer parte do universo da ficção, dada a profusão de obras do gênero inspiradas nela. Além disso, contém influências filosóficas da Grécia Antiga e do Iluminismo.

Para se ter uma ideia, a obra de Shelleyu é décadas anterior à obra de Poe, Bram Stoker ou H.G. Wells, e vem sendo publicada ininterruptamente desde 1818. Sendo assim, a Darkside Books nos traz essa edição comemorativa de aniversário, pelos 200 anos da obra, com uma linda capa, dura e ilustrada.

Depois de sua primeira pubilcação a história do personagem Victor Frankenstein seria reinterpretada diversas vezes, em várias versões e mídias diferentes. Durante o século XIX, por exemplo, era realizada com sucesso em teatros.

A primeira aparição no cinema é de 1910. No entanto, a versão de 1931, ficou cravada no imaginário popular. Tim Burton, Clive Barker, Wes Craven, Mel Brooks, Alice Cooper e Roger Corman foram alguns dos artistas inspirados pela obra de Shelley, assim como pela interpretação de Karloff.

Confira o preço

2

padrao

Aniquilação (Comando Sul Livro 1) eBook Kindle

Características:

  • Editora: Intrínseca (21 julho 2014)
  • Capa comum: Sim
  • Idioma: Português
  • Dimensões: Livro digital (E-book)

Jeff Vandermeer é um jovem e promissor autor norte-americano. Isso se pode constatar por seus trabalhos como a Trilogia Comando Sul, da qual faz parte o volume “Aniquilação”, o primeiro da coleção. A obra é uma das principais expoentes do Gênero New Weird, um tipo de ficção moderna que tem influências diversas.

A história conta sobre a Área X, que ficou isolada do restante do mundo há muito tempo, onde a natureza tomou conta dos últimos resquícios da humanidade ainda lá presente. Em um certo momento, uma primeira expedição de reconhecimento volta da Área X relatando uma terra intocada, um verdadeiro paraíso.

Contudo, a segunda expedição terminou em suicídio em massa. A terceira, pior: um tiroteio dentro do próprio grupo eliminou quase todos os participantes.

Assim, o tempo passou, até que os membros da décima primeira expedição retornaram extremamente diferentes do que eram antes e, após algumas semanas, morreram de câncer. Em Aniquilação, primeiro volume da trilogia Comando Sul, o leitor se junta à décima segunda expedição na Área X.

O novo grupo é formado uma antropóloga, uma topógrafa, uma bióloga (a narradora da história) e uma psicóloga, que é líder da missão. Seus objetivos são mapear o terreno, identificar todas as mudanças ambientais, monitorar as relações entre elas próprias e, acima de tudo, não se contaminarem.

As mulheres atravessam a fronteira esperando o inesperado, e o mistério acerca da Área X toma conta. Mas o que de fato vai definir os rumos da expedição não é o que está lá, e sim o que elas trazem consigo desde o outro lado da fronteira, seus valores internos e objetivos de vida, e os segredos que guardam umas das outras.

Esta história cheia de suspense ganhou prêmios e é um verdadeiro best-seller. Segundo o New York Times: “Arrepiante.”

Confira o preço

3

padrao

Os Vingadores Guerra Infinita: Thanos Titã Consumido

Características:

  • Editora: Excelsior; Português edição (4 novembro 2019)
  • Capa comum: Capa dura
  • Idioma: Português
  • Dimensões: 23.6 x 16.2 x 2.8 cm

Você gosta da Marvel? Pois então este título é para você. Aqui o foco é no personagem Thanos, nascido em um mundo condenado e banido como pária por seu físico poderoso e intelecto intimidante.

Thanos acredita enxergar algo que todos escolhem ignorar, e é seu objetivo de vida. Ou seja, encontrar uma forma de salvar seu lar e o povo de Titã para as próximas gerações. Contudo, muitos são os desafios que ele vai encontrar.

Agora, exilado, Thanos está determinado a voltar a Titã e realizar seu plano. Sua jornada pela galáxia é uma corrida para salvar o que lhe é precioso. Ele fará de tudo para ser bem-sucedido, não importa quantas pessoas morram.

Thanos já enfrentou os Vingadores, Doutor Estranho, os Guardiões da Galáxia e o Pantera Negra, e todos tiveram enormes dificuldades ao enfrentá-lo.

O livro conta a história do filme de mesmo nome. Portanto a forte presença de Thanos, que domina a tela a cada aparição, dominará s páginas desta obra, deixando sua imaginação criar as cenas por si mesma.

Sem dúvida, foi excelente trabalho que os roteiristas fizeram ao dar a Thanos um grande arco dramático, mais do que merecido.

Até este filme, Thanos era um super-vilão, daqueles “chefões” sem aprofundamento, sem background. Apenas ameaça nas sombras, que manipulava vilões que serviam como peões em seu jogo.

Portanto, nesta obra temos não apenas Thanos contra o universo, mas sim todo o seu passado, contado com detalhes para que o fã dos Vingadores possa absorver toda a profundidade que o personagem encerra em si.

Seu figurino, desprovido da armadura e elmo, abandonados logo no início da história, representa a nova abordagem em relação ao personagem. Assim, o que é revelado nos faz ter outro ponto de vista em relação a Thanos.

Confira o preço

4

padrao

1984 – Edição Exclusiva Amazon eBook Kindle

Características:

  • Editora: Antofágica; 1ª edição (15 fevereiro 2021)
  • Capa comum: Luivro digital
  • Idioma: Português
  • Dimensões: 84649 KB

“O Grande Irmão está te observando.” Publicado originalmente em 1949, este clássico de George Orwell é uma obra fundamental sobre opressão e totalitarismo e possibilita inúmeros paralelos com o momento que vivemos, 70 anos depois.
 
A nova edição da Antofágica, além de contar com tradução de Antônio Xerxenesky, ilustrações de Rafael Coutinho e apresentação de Gregório Duvivier. Além disso, também traz textos extras de Luiz Eduardo Soares, especialista em segurança pública, Débora Reis Tavares, estudiosa de Orwell, Ignácio Loyola Brandão.
 
Um dos principais autores contemporâneos e membro da Academia Brasileira de Letras e do jornalista Eduardo Bueno, criador do canal Buenas Ideias no Youtube. Veja a sinopse:
 
“Em uma sociedade em constante estado de guerra contra outros países e contra os inimigos do sistema, cada cidadão deve viver sob a permanente vigilância das teletelas. Qualquer sinal de comportamento ou pensamento desviante da ideologia do Grande Irmão é severamente punido pela Polícia do Pensar.
 
Funcionário do Ministério da Verdade responsável por reescrever notícias e registros históricos, Winston Smith atua alterando o passado e, assim, o presente. Treinado para obedecer e calar, ele começa, no entanto, a questionar essa realidade.
 
Seus atos de rebeldia contra o sistema, como ousar manter um caderno subversivo, parecem mínimos, até que ele se depara com a oportunidade de fazer algo maior e colocar sua vida em risco por uma sonhada mudança.”

Confira o preço

5

padrao

A Máquina do Tempo: Uma Invenção (Português) Capa comum – Edição especial, 1 fevereiro 2017

Características:

  • Editora: Via Leitura; 1ª edição (1 fevereiro 2017)
  • Capa comum: Sim
  • Idioma: Português
  • Dimensões: 20.8 x 13.8 x 0.8 cm

A Máquina do Tempo: Uma Invenção, é, sem sombra de dúvidas, um clássico absoluto da literatura de ficção científica. O livro foi publicado em 1895, época de muita profusão neste gênero, sobretudo pelas influências futuristas que despontavam.

E não podemos deixar de falar, é claro, sobre a influência da crescente inidustralização, que ia cada vez mais influenciando a imaginação de autores com H. G. Wells. A Máquina do Tempo, inclusive, é considerado um dos primeiros romances a tratar do conceito de viagem no tempo.

O personagem central, um cientista apresentado na trama sem nenhum nome, apenas como o Viajante do Tempo, constrói uma máquina capaz de viajar pelo que se chamaria de quarta dimensão.

Ao testá-la, o Viajante do Tempo é transportado para o ano de 802.701. Sendo assim, encontra-se em um mundo povoado pelos pacíficos seres elóis.

Porém, os elóis não são os únicos habitantes dessa Terra do futuro, e o Viajante do Tempo terá de enfrentar os morlocks. Morlocks são seres que vivem nos subterrâneos, que guardam um importante segredo sobre o destino da humanidade.
Por mais incrível e madura que pareça a história, A Máquina do Tempo foi o primeiro romance publicado por H. G. Wells.

Depois, ele ainda publicaria em vida uma série de outras obras famosas, como o Homem Invisível, A Guerra dos Mundos, A ilha de Dr. Moreau, entre outros títulos.

Então, como você pode perceber, alguns deles foram adapatados, interpretados e referenciados ao longo de toda a história da literatura, do teatro e do cinema que veio a seguir. Seu sucesso instantâneo na época abriu as portas para todo um novo gênero literário que até hoje agrada a leitores de todas as idades, de forma muito inventiva e criativa.

Confira o preço

6

padrao

O homem do castelo alto (Português) Capa comum – 8 julho 2009

Características:

  • Editora: Editora Aleph; 1ª edição (8 julho 2009)
  • Capa comum:Sim
  • Idioma: Português
  • Dimensões: 21 x 13.8 x 1.8 cm

O livro é de autoria de Philip K. Dick. O autor é um dos que possui o maior número de obras publicadas em português e disponíveis no mercado atualmente. Sabe quando, ao estudar a história da humanidade, nos fazemos aquele tipo de pergunta: “E se…?”.

Pois este é um dos pontos centrais do subgênero ficção alternativa, ou história alternativa há décadas ganha cada vez mais espaço no mercado editorial norte-americano e europeu.
Este romance de Philip K. Dick é a única obra do autor do subgênero ficção alternativa.
 
Na realidade proposta pelo autor, alemães e japoneses venceram a guerra. Para que se chegasse a este ponto, o autor “canetou” alguns eventos da história: a Luftwaffe não foi derrotada pela Inglaterra, enquanto Pearl Harbor foi uma derrota irreparável para os EUA, que tiveram de se render ao governo japonês, por exemplo.
 
Inclusive, na história os EUA foram divididos em três regiões: os Estados Aliados do Pacífico (EAP) controlado por uma Missão Comercial Japonesa; os Territórios das Montanhas Rochosas (território neutro, a princípio), e os “Estados Unidos”, controlados pelo governo Alemão. Além disso, a Alemanha controla boa parte da Europa. Na história, a URSS desapareceu.
 
O livro é considerado por muitos fãs o melhor trabalho do autor. No cenário sombrio proposto por Dick, os negros são escravos, e os judeus se escondem sob identidades falsas para não serem completamente exterminados.
 
É nesse contexto que se desenvolvem os dramas de vários de seus personagens, em um mundo hostil para se viver. Apesar de apresentar uma versão alternativa da história, o autor também consegue mostrar o quando a ficção também se parece com a realidade.

Confira o preço

Qual o Melhor Livro de Ficção?

Mas, qual o melhor livro de ficção? Aqui neste artigo você viu uma série de indicações fortíssimas, todos excelentes títulos de ficção que você pode desfrutar sem medo, pois todos são realmente muito bons.

Mas, como o Melhor Livro de Ficção, temos que dar lugar à obra da criadora do gênero de Terror, a incrível Mary Shelley.

Estamos aqui falando da edição comemorativa da editora DarkSide Books, em razão dos 200 anos da primeira publicação de Frankenstein.

E de fato, a DarkSide® Books vem mostrando a que veio com suas edições em capa dura, todas muito bem acabadas e ilustradas, com um preço acessível que não assusta.

De fato, os feitos da autora são admiráveis. Publicar um livro ou ter filhos fora do casamento era algo impensável em sua época. Contudo, felizmente, Mary Shelleyconseguiu alcançar isto, e temos de agradecer por isso, mesmo que você não seja fã de obras de terror.

A obra é ícone do terror e influência para o surgimento da ficção científica, que, como dito, nas décadas seguintes, ocupou espaço mais expressivo na literatura. Shelley catalisou influências diversas na feitura de Frankenstein. Uma delas é a própria Bíblia, por exemplo, entre outras.

Para se ter uma ideia, a publicação da obra foi décadas antes de Poe, Bram Stoker ou H.G. Wells escreverem seus livros, e vem sendo publicada e readaptada desde então.

A versão da Darkside faz parte da coleção Medo Clássico, sendo um dos primeiros títulos da série. Artistas como Tim Burton, Clive Barker, Wes Craven, Mel Brooks, Alice Cooper e Roger Corman inspirados pela obra de Shelley. Confira ainda um depoimento de Guillermo del Toro, diretor de cinema mexicano:

“Frankenstein tornou-se minha Bíblia, pois Mary Shelley escreveu, no ápice de sua juventude, a pura essência do isolamento que se tem na infância.”

Deixe um comentário