Melhor Livro Para Jovens de 2021: Guia de Compra Completo!

Confira aqui qual o melhor livro para jovens, e coloque a leitura em dia! O ano de 2021 já começou! Por isso, é hora de estabelecer metas de leitura e escolher livros interessantes.

De maneira geral, os jovens brasileiros estão abaixo da média no que se refere aos hábitos de leitura.  Contudo, a leitura é um hábito muito prazeroso, e que é possível incentivar e trabalhar. Então, continue lendo e confira aqui quais são os 6 Melhores Livros Para Jovens de 2021: Guia de Compra Completo!

Melhores Livros Para Jovens de 2021

Invista em bons livros como presentes tanto para jovens que já têm o hábito da leitura quanto para os que ainda não adquiriram esse hábito.

  • Carta para meu jovem eu: Pessoas inspiradoras escrevem sobre os momentos que moldaram suas vidas (Português) Capa comum – Edição especial, 15 dezembro 2020
  • Crônicas para jovens: de escrita e vida (Português) Capa comum – 2 agosto 2010
  • Prisioneiros da geografia para jovens leitores: Nosso mundo explicado em 12 mapas (Português) Capa dura – 6 fevereiro 2020
  • Contos de Outrora Para Jovens (Português) Capa comum – 5 dezembro 2016
  • A Odisseia de Homero adaptada para jovens (Português) Capa comum – 3 setembro 2012
  • Manual para jovens estressados, mas muito intelige (Português) Capa comum – 1 agosto 2015
Imagem Livros Para Jovens Detalhes
Carta para meu jovem eu: Pessoas inspiradoras escrevem sobre os momentos que moldaram suas vidas
Carta para meu jovem eu: Pessoas inspiradoras escrevem sobre os momentos que moldaram suas vidas Uma leitura que agrada a todas as idades!
Crônicas para jovens: de escrita e vida
Crônicas para jovens: de escrita e vida Uma obra capaz de encantar tanto leitores iniciantes, quanto leitores experientes com toda a sua intensidade.
Prisioneiros da geografia para jovens leitores: Nosso mundo explicado em 12 mapas
Prisioneiros da geografia para jovens leitores: Nosso mundo explicado em 12 mapas Ideal para instigar as mentes curiosas de jovens.
Contos de Outrora Para Jovens
Contos de Outrora Para Jovens Narrativas com teor filosófico, buscando transmitir a sabedoria de um povo por meio de palavras e imagens.
A Odisseia de Homero adaptada para jovens
A Odisseia de Homero adaptada para jovens Um texto original e escrito de forma poética!
Manual para jovens estressados, mas muito intelige
Manual para jovens estressados, mas muito intelige Ajuda os jovens a enfrentarem os desafios da vida moderna!

Se você convive com jovens, saiba que existem produções literárias direcionadas especificamente para eles. Isso pode ajudar a criar o gosto pela leitura, fundamental para estimular o desenvolvimento mental do jovem e proporcionar bons momentos de entretenimento.

Para te ajudar a escolher os melhores livros para jovens de 2021, este artigo vai apresentar os principais critérios que você deve avaliar na escolha de um livro direcionado para pessoas jovens.

Se você é um jovem que já costuma ler e está procurando os melhores livros para ler em 2021 também vai adorar essas dicas! Continue lendo!

O Que Comparar nos Livros Para Jovens?

São vários os fatores que podem influenciar na escolha de um bom livro. Aqui vamos apresentar quatro dos principais critérios de escolha.

Ebook ou papel

Os ebooks têm se tornado muito populares no universo literário. Tratam-se de versões virtuais dos livros, que você pode ler em plataformas digitais utilizando um leitor de ebook ou mesmo o smartphone, tablet ou computador. Isso significa dizer que o ebook é um livro digital.

Se ficar nas telas não é um problema, a opção pode sim ser um ebook, principalmente se a pessoa já tiver o costume de fazer leituras no computador ou celular, uma experiência um pouco diferente da leitura em livro impresso.

As vantagens de um ebook são que eles podem ser um pouco mais baratos, apesar de a diferença não ser tão grande, em geral.

Além disso, tem a praticidade de comprar online e já começar a ler imediatamente, e ainda economizar com o frete. Mais um benefício é não precisar se preocupar com espaço para guardar os livros.

Contudo, para quem aprecia a experiência com o livro físico espaço não é um problema. E quem prefere livros de papel aproveita toda a experiência do material, como a textura das páginas e o cheirinho de livro novo.

Parte da saga

As sagas tiveram uma ótima aceitação do público leitor, especialmente os mais jovens. Além dos filmes e séries, muitos jovens preferem ler sagas, pois gostam de histórias longas, nas quais se envolvem por um tempo com os personagens e com aquele mundo criado no universo literário.

O mercado tem uma influência sobre isso, já que oferece uma gama de produtos relacionados às sagas que se tornam famosas.

Além disso, as sagas costumam oferecer histórias que engajam bastante os jovens e que têm ganchos para vários desenvolvimentos futuros.

Se você vai escolher um livro para um jovem que gosta de sagas, pode apostar em algum lançamento do gênero. Pode ainda oferecer os livros que inspiraram a série ou a saga dos filmes favoritos dele, pois é uma excelente maneira e estimular o gosto pela leitura.

Ainda há a possibilidade de oferecer uma saga em um estilo literário que você sabe que se encaixa nas preferências e no perfil do jovem. São várias as opções.

Para sagas que já se tornaram filmes e séries, vale a pena incentivar a leitura e assistir também as gravações para aumentar a imersão no universo literário que escolheu.

Esse tipo de experiência costuma engajar muito os jovens, promovendo ainda interação desencadeada pelas leituras. É uma ótima forma de estimular a inteligência e a criatividade dos jovens. 

Nacionalidade dos melhores livros para jovens

Os livros escritos por autores ingleses ou dos Estados Unidos costumam ser os mais vendidos entre o público jovem.

Isso, certamente, é resultado do tipo de divulgação feita pelo mercado editorial e pelo fato de esses títulos se destacarem entre os mais vendidos do mundo, o que desperta interesse de mais pessoas para a sua leitura.  

Contudo, isso não significa que a qualidade desses livros é superior, eles só são mais conhecidos e mais divulgados. Além disso, é possível que a leitura nem agrade a todos os públicos, o que pode levar ao desinteresse e abandono da leitura antes do fim.

Da mesma forma que os livros norte-americanos e ingleses, livros brasileiros ou de outras nacionalidades podem ser de boa qualidade.

Além disso, existe uma grande quantidade de livros nacionais indicados para jovens que também possuem excelente qualidade e aceitação do público. Aliás, alguns dos melhores livros para jovens são de autores brasileiros.

Uma dica interessante também é buscar títulos de outras nacionalidades menos conhecidas. Isso porque você poderá proporcionar que o jovem embarque em novas experiências e adquira conhecimentos de outras culturas e locais.

Então, dá para diversificar bastante as escolhas nesse aspecto, proporcionando um conhecimento mais amplo para o jovem.   

Melhores livros para jovens e a edição

Para quem opta pelo livro físico também é interessante observar a edição. Isso porque o mesmo título pode ser lançado por diferentes editoras, ou pela mesma editora em versões diferentes.

Diferentes edições vão ter também diferentes características. Algumas têm capa dura, ilustrações, prefácios, comentários e outros adicionais.

Uma edição mais completa ou especial é ideal para presentear um jovem que já aprecia livros, coleciona, ou simplesmente valoriza uma boa experiência com o material de leitura.

Além do gosto da pessoa é necessário avaliar também o preço, pois as edições mais completas e de capa dura são mais caras que as edições mais simples.

As edições para colecionadores são ainda mais caras, mas com certeza vale o investimento se o objetivo é colecionar livros incríveis em edições luxuosas.

Agora para quem não tem condições em investir nas versões mais caras, ou não tem isso como prioridade, as versões mais simples atendem muito bem e com toda certeza irão oferecer uma boa experiência literária também.

Review dos 6 Melhores Livros Para Jovens de 2021

Agora que você já conheceu os principais critérios para a escolha do melhor livro para jovens, chegou a hora de escolher a obra. Acompanhe esta lista que preparamos com os 6 melhores livros para jovens de 2021! Boa leitura!

1

Melhor Escolha

Carta para meu jovem eu: Pessoas inspiradoras escrevem sobre os momentos que moldaram suas vidas (Português) Capa comum – Edição especial, 15 dezembro 2020

Características:

  • Editora: Belas-Letras
  • Idioma: Português
  • Capa comum: 496 páginas
  • Dimensões: 20.8 x 14.6 x 3 cm

O livro “Carta para meu jovem eu: Pessoas inspiradoras escrevem sobre momentos que mudaram as suas vidas” é um livro que apresenta depoimentos intimistas exclusivos de grandes personalidades que respondem à questão: se fosse permitido viajar no tempo, o que você diria para o seu jovem eu?

Os convidados trazem valiosas reflexões sobre a vida, abordando como seria bom saber de certas coisas antes, rememorando os momentos que gostariam de reviver.

O livro é organizado por Jane Graham e traz os conselhos de grandes personalidades como Paul McCartney, Slash e Chelsea Clinton. No fim das contas, todos concordam que o amor é o princípio e o fim de tudo.

Na edição brasileira, coordenada por Gustavo Guertter, são acrescentadas ainda cartas de 10 personalidades brasileiras, como Cláudia Raia, Maria da Penha, Elza Soares e Marcelo Gleiser.

As reflexões encontradas nas cartas abordam temas como amor, ambição, amizade, destino, coragem e realização. Os capítulos são divididos por temas e em cada tema são apresentadas cartas de algumas das personalidades que compõem o livro.

Uma leitura muito recomendada para quem está na fase de transição para a vida adulta, pois aborda temas da vida trazendo conselhos valiosos de pessoas muito admiradas no mundo. Além disso, é o tipo de leitura que agrada a todas as idades.

Confira o preço

2

padrao

Crônicas para jovens: de escrita e vida (Português) Capa comum – 2 agosto 2010

Características:

  • Editora: Rocco Jovens Leitores
  • Idioma: Português
  • Capa comum: 144 páginas
  • Dimensões: 20.6 x 13.6 x 1 cm

Clarice Lispector é uma escritora muito importante da literatura brasileira e merece começar a ser lida desde cedo.
O livro “Crônicas para jovens: de escrita e vida” é uma coletânea, organizada por Pedro Vasquez, que reúne crônicas da autora escolhidas por temas e direcionadas para jovens que já tiveram seus primeiros contatos com as obras da autora.

É o segundo livro de uma coleção de reúne as crônicas de Clarice Lispector. No primeiro livro da coleção as crônicas tratam de temas como amizade e amor.

Nessas crônicas presentes no segundo livro, a autora reflete sobre o ofício da escrita, falando sobre as dores, angústias e alegrias da necessidade de escrever que se liga ao simples fato de respirar.

Como característico da obra de Clarice, o tema central é o ato de escrever e a escrita como uma maneira de investigar os mistérios da condição humana. Esse é fio condutor dos primeiros textos apresentados neste livro. Pode ser considerado uma espécie de autorretrato da autora.

É uma coletânea organizada com o foco específico para agradar jovens leitores. Contudo, a leitura não agrada somente jovens ou quem está se iniciando no universo de Clarice Lispector. Essa leitura com certeza interessará também leitores mais maduros como uma forma de reflexão e também como um “sopro de renovação”.

Afinal, Clarice Lispector é uma das mais importantes escritoras da literatura brasileira em língua portuguesa. Sua obra permanece atual, e é capaz de encantar tanto leitores iniciantes quanto leitores experientes com toda a sua intensidade.

Confira o preço

3

padrao

Prisioneiros da geografia para jovens leitores: Nosso mundo explicado em 12 mapas (Português) Capa dura – 6 fevereiro 2020

Características:

  • Editora: Pequena Zahar
  • Idioma: Português
  • Capa dura: 80 páginas
  • Dimensões: 30.99 x 25.15 x 1.27 cm

Prisioneiros da geografia para jovens leitores: nosso mundo explicado em 12 mapas” é uma edição preparada para jovens do best-seller “Prisioneiros da geografia”. A edição conta com capa dura e ilustrações para oferecer uma experiência única ao jovem leitor.

É um livro muito bom para presentear jovens, pois apresenta uma interessante introdução dos assuntos do mundo, capaz de instigar as mentes curiosas de jovens, incentivando a leitura e a pesquisa sobre temas variados.

O livro traz inquietantes questionamentos como: como os Estados Unidos se tornaram uma superpotência? Por que a geografia dificulta o desenvolvimento do Brasil?

Por que alguns países são ricos e outros são pobres? O livro debate essas e muitas outras questões de maneira extraordinária. Além disso, o livro traz mapas ilustrados incríveis que ajudam a compreender como a geografia influenciou a história do mundo. Discute ainda como decisões de líderes mundiais podem ser determinadas por rios, mares e montanhas, e por que os povos entram em guerra.

O livro é escrito por Tim Marshall e ilustrado por Grace Easton e Jessica Smith. O autor Tim Marshall é um renomado jornalista e escritor reconhecido como uma autoridade em temas internacionais. Já colaborou com Times, BBC e Guardian. Tim também já publicou outros livros e fundou o site de notícias TheWhatandtheWhy.com.

Confira o preço

4

padrao

Contos de Outrora Para Jovens de agora (Português) Capa comum – 5 dezembro 2016

Características:

  • Editora: Moderna
  • Idioma: Português
  • Capa comum: 72 páginas
  • Dimensões: 20.6 x 13.6 x 0.6 cm

Os “Contos de outrora para jovens de agora” são histórias recontadas pela autora Rosane Pamplona para os jovens atuais. Não são contos de fadas, muito menos histórias de aventuras ou trapaças.

As narrativas possuem um teor filosófico, buscando transmitir a sabedoria de um povo por meio de palavras e imagens.
Os contos apresentados trazem questões para serem refletidas, nem sempre apresentando respostas categóricas ou saídas confortáveis.

Alguns desses contos apresentam moral da história bem definida com situações ou personagens de fundo alegórico. Mas em outros o fim é bastante enigmático ou mesmo paradoxal.

Apesar dessas características não significa que o livro não tem potencial para agradar jovens, pois não é um livro sisudo ou sério demais. O humor se mostra muito presente na maior parte das narrativas.

A autora Rosane Pamplona utiliza a estratégia do distanciamento gerado pelo riso para propiciar a reflexão filosófica, uma coisa que na maioria das vezes tem sido esquecida por nós no mundo ocidental.     

Esse livro editado pela editora Moderna foi escrito e preparado com foco nos jovens leitores que estão se preparando para entrar na adolescência, na faixa de 9 a 12 anos, e pode agradar também leitores de outras idades, pois usa a leveza do humor para promover reflexão, trabalhando o gosto pela leitura desde cedo.

Confira o preço

5

padrao

A Odisseia de Homero adaptada para jovens (Português) Capa comum – 3 setembro 2012

Características:

  • Editora: Claro Enigma
  • Idioma: Português
  • Capa comum: 296 páginas
  • Dimensões: 20.8 x 14 x 1.8 cm

Homero é um autor clássico da literatura mundial e leitura obrigatória para quem aprecia boa literatura. Contudo, pode ser uma leitura um pouco densa para crianças e jovens. Mas, como sabemos, é muito importante ter acesso aos clássicos da literatura universal desde cedo para promover o gosto por literatura e também ampliar os conhecimentos.

Por esse motivo, a edição adaptada para jovens do clássico “A Odisseia” de Homero é preparada para introduzir os jovens no mundo literário de maneira lúdica e educativa. A Odisseia de Homero é considerada uma das obras mais importantes, tendo sido o segundo livro mais influente da história da literatura ocidental.

A obra data do século VIII a.C. e traz a temática do retorno ao lar. Os personagens são bem construídos e os obstáculos superados por Ulisses são capazes de cativar o leitor. O texto original é escrito de forma poética, contudo, nesta adaptação feita por Frederico Lourenço e escolha foi por trazer uma linguagem mais acessível, utilizando a prosa. No entanto, as particularidades presentes no texto grego original são preservadas.

Por meio de um texto claro, mas que não foge ao original, são narradas as aventuras de Ulisses, que tenta voltar para casa após a guerra de Troia. Quando o Ulisses consegue retornar ao lar e para a sua amada Penélope, ele é levado por um vendaval para a ilha de Lotófagos. Ele só consegue retornar para a terra natal 10 anos mais tarde.

Durante esse longo período de tentativa de retorno são muitas as aventuras vividas pelo herói, como o monstro com seis cabeças, o gigante Polifemo, a magia de Circe, o combate do Caribde, o redemoinho, entre tantas outras histórias.

O tão esperado retorno ao lar se dá de maneira cativante como em uma boa epopeia. A obra compõe junto, com A Ilíada, o berço da nossa literatura e é uma leitura indispensável para jovens e adultos. Para agradar ainda mais o público jovem, a edição conta com ilustrações de Richard de Luchi.

Confira o preço

6

padrao

Manual para jovens estressados, mas muito inteligentes (Português) Capa comum – 1 agosto 2015

Características:

  • Editora: Academia
  • Idioma: Português
  • Capa comum: 176 páginas
  • Dimensões: 20.8 x 13.6 x 1.2 cm

Para quem prefere o gênero autoajuda, também é possível encontrar livros desse gênero direcionados para o público jovem.
O “Manual para jovens estressados, mas muito inteligentes” do renomado escritor Augusto Cury é direcionado para os jovens que vivem na era da informação.

Com tanta informação disponível por meio de internet, redes sociais, TV, jogos, jornais, cinema e estudos é muito comum que o cérebro dos jovens acabe saturando diante dessa exposição excessiva a tanta informação.

Assim, muitos jovens já acordam cansados, se tornaram ansiosos, impacientes, têm dificuldades de concentração, se esquecem facilmente das coisas, se sentem indispostos e apresentam resistências ao receberem uma resposta negativa.

Esses jovens estão se tornando muito irritadiços e estressados, um resultado comum decorrente dessa exposição às informações em tempo integral. Jovens e adultos modernos têm estado cada vez mais suscetíveis ao estresse.

Existem muitas maneiras de amenizar essa condição, com tratamento psicológico, por exemplo, e também por meio de leituras de livros como este, desenvolvido por um profissional especialista na mente humana.

Nesta obra, Augusto Cury se propõe a ajudar os jovens a enfrentar esses desafios da vida moderna, preparando-os para as vitórias, mas também para os fracassos, mostrando que nem sempre as coisas ocorrem conforme nós planejamos.

Augusto Cury é psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor com uma coleção de obras publicadas entre ficção e não ficção. Suas obras figuram entre as mais vendidas no Brasil.

Confira o preço

Qual o Melhor Livro Para Jovens?

O melhor livro para jovens de 2021 é o “Carta para o meu jovem eu: pessoas inspiradoras escrevem sobre os momentos que moldaram suas vidas” da editora Belas-Letras.

Pois, além de ajudar a desenvolver e reforçar o gosto pela leitura, é capaz de ajudar jovens a atravessarem essa fase difícil da vida que é a transição para a vida adulta, onde surgem muitas dúvidas, medos e inquietações.

Outra característica que abona o livro é a ideia de trazer as reflexões sobre a vida por meio de conselhos de pessoas famosas. Afinal, quem não gostaria de receber conselhos de quem admira?

O tom intimista de carta também torna a leitura mais prazerosa, tornando-a leve e intensa ao mesmo tempo, pois aborda temáticas de vida. Além disso, esse modelo foge ao padrão dos livros literários, tornando a leitura mais instigante. Pode ser consumido em pequenas doses ou de um só fôlego.

As temáticas de amor, ambição, amizade, destino, coragem e realização, divididas em capítulos, fazem parte da vida cotidiana de todos, e é muito importante refletir sobre elas, já que muitas vezes se colocam em conflito para nós.

Além de trazer uma reflexão profunda para jovens que estão começando a entender o mundo e suas vidas, é uma leitura que pode ser apreciada por todas as idades, de modo que pode promover bons momentos de entretenimento e reflexão em família. Além disso, também ajuda a reforçar laços entre jovens e adultos.

Enfim, agora ficou fácil escolher o melhor livro para jovens, e presentear alguém querido! Compre agora mesmo, sem sair de casa e com toda a segurança!

Deixe um comentário