Melhor Lixadeira de 2021: Guia de Compra Completo

As lixadeiras são ferramentas que, como o nome já diz, serve para lixar materiais diversos, como madeira, metal e compensado, por exemplo. No post de hoje, você aprende tudo o que precisa para escolher a melhor lixadeira para comprar!

O fato de ser uma ferramenta elétrica, facilita e agiliza o trabalho de lixar matérias-primas. Afinal, antes do surgimento das lixadeiras elétricas esse trabalho era feito manualmente. Então, continue lendo, e confira aqui quais são as 6 Melhores Lixadeiras de 2021: Guia de Compra Completo!

Melhores Lixadeiras de 2021

Existem lixadeiras de diferentes tipos de preços. Para escolher a melhor para o seu uso, o ideal é conhecer alguns critérios específicos que vão ajudar a selecionar o melhor modelo de lixadeira. Confira abaixo os modelos que selecionamos para você:

  • Lixadeira Roto Orbital Bosch GEX 125-1 AE 250W 127V
  • BLACK+DECKER Lixadeira Orbital de 1/4 Pol.
  • DEWALT Lixadeira Rotorbital de 5 Pol.
  • DEWALT Lixadeira Orbital de 1/4 Pol.
  • Lixadeira Orbital de Palma com Filtro Bosch
  • Lixadeira Orbital Skil 7232 200W 127V, com 1 Lixa
Imagem Lixadeiras Detalhes
Lixadeira excêntrica roto orbital Bosch GEX 125-1 AE
Lixadeira Roto Orbital Bosch GEX 125-1 AE 250W 127V Melhor lixadeira!
Lixadeira Orbital, Black & Decker, 200W, 127V
BLACK+DECKER Lixadeira Orbital de 1/4 Pol. Melhor lixadeira custo benefício!
DEWALT Lixadeira Rotorbital de 5 Pol. (127mm) 280W 220V DWE6421
DEWALT Lixadeira Rotorbital de 5 Pol. Compacta, leve e com design ergonômico.
DEWALT Lixadeira Orbital de 1/4 Pol. (6mm) 225W 110V DWE6411
DEWALT Lixadeira Orbital de 1/4 Pol. v Com formato ergonômico, que facilita o uso evitando o cansaço.
Lixadeira Orbital de Palma com Filtro Bosch GSS 140-1A 127V
Lixadeira Orbital de Palma com Filtro Bosch Bastante silenciosa, com pouquíssima vibração, promovendo mais conforto auditivo.
Lixadeira de Palma Skil 7232 200w 127v com 1 lixa
Lixadeira Orbital Skil 7232 200W 127V, com 1 Lixa Apesar de leve, é uma ferramenta robusta.

Podemos classificar as lixadeiras em lixadeira de cinta, orbital e roto-orbital. Cada um desses tipos reúne suas próprias características, como vamos detalhar melhor a seguir.

Para te ajudar a escolher a melhor lixadeira, vamos apresentar os principais critérios que devemos considerar neste guia de compra. Em seguida, você confere uma lista com as 6 melhores lixadeiras de 2021. Continue lendo!

O Que Comparar nas Lixadeiras

Os principais critérios que devemos avaliar na hora da compra são: tipo, potência, velocidade de rotação, voltagem, número de oscilações, nível de ruído, insumos para utilização e aspiração de pó.

Confira cada um deles com mais detalhes!

Tipo de lixadeira

Antes de apresentar os principais critérios de escolha de uma lixadeira, vamos apresentar as principais características de cada tipo.

Lixadeira de cinta: elas podem ser de bancada ou portáteis. A de bancada fica fixa em um lugar. E é necessário levar os objetos que irá lixar até a ferramenta. O uso costuma ser mais industrial. A portátil deve ser manuseada de forma a lixar o material desejado.

O motor elétrico desse modelo aciona os dois tambores onde estão o laço contínuo da lixa. Os tambores giram e fazem a lixa se movimentar, como acontece em esteiras, por exemplo.

São lixadeiras bastante agressivas. Por isso, são ideias para trabalhos menos detalhados, nos quais se precisa remover grande parte do material com mais rapidez. Para dar um acabamento mais delicado, será necessário o uso de uma lixadeira orbital.

Lixadeira orbital: ou treme-treme, pois executa o movimento rápido de vai e vem que ela faz. Tal movimento recebe o nome de órbita. Por isso, esse modelo recebe o nome de orbital.

É ideal para trabalhos suaves ou mais leves. Ela tem um formato retangular ou quadrado na base e realiza seus movimentos perpendiculares à base onde o trabalho está sendo realizado.

Lixadeira roto-orbital: nesse modelo, o disco faz o movimento de vai e vem, chamado de orbital, e também o movimento giratório, chamado de rotação. A base de seu disco é circular.

São mais agressivas e eficientes e, por isso, indicadas para um trabalho mais pesado.

Então, agora que você já conhece os principais tipos de lixadeiras elétricas, suas características e a forma de funcionamento de cada uma, veja a seguir os principais critérios de compra que precisamos avaliar antes de se decidir por um modelo para auxiliar no seu trabalho.

Potência

A potência é um critério essencial na escolha de um equipamento elétrico. A potência mais alta vai permitir que o equipamento seja mais eficaz.

No caso da lixadeira elétrica, a maior potência significa que será necessário passar a lixadeira menos vezes sobre a superfície para obter o resultado desejado.

A potência é medida em Watts (W). As lixadeiras de cinta costumam ter potência acima de 700 W e podem chegar até a 1000 W.

Já as lixadeiras orbitais e roto-orbitais costumam variar entre 200 W e 300 W.

É importante observar a potência quando for comparar entre lixadeiras de um mesmo tipo e não entre os diferentes tipos, pois, como já apresentado anteriormente, cada tipo de lixadeira atende a um uso específico.

Velocidade de rotação das lixadeiras

Essa característica só se aplica para as lixadeiras roto-orbitais, pois somente elas têm um disco circular giratório. A maior velocidade de giro costuma indicar melhor resultado no trabalho de lixamento.

A medida da rotação é feita por minuto, ou seja, quantas rotações por minuto a lixadeira executa. Essa característica pode ser apresentada de forma abreviada com a sigla RPM (Rotação Por Minuto).

É considerada uma boa rotação, a quantidade de 200 rotações completas do disco em cada segundo de funcionamento. O que corresponde a 12 mil rotações por minuto (12000 RPM).

No caso das lixadeiras com base quadrada ou retangular, como as orbitais, essa característica não se aplica. Para elas será verificada apenas a quantidade de oscilações.

Voltagem

A maioria das lixadeiras elétricas não é bivolt, ou seja, não funciona tanto na rede elétrica de 110 V quanto na de 220 V.

Dessa forma, é muito importante verificar essa informação antes de fechar uma compra, principalmente nas compras pela internet, quando você pode encontrar modelos nas duas voltagens.

Como é difícil encontrar uma lixadeira bivolt automática ou que possua a chave seletora para alternar entre as duas voltagens, confira no ato da compra se está adquirindo uma opção compatível com a sua rede elétrica.

Pois existem diferenças nas redes elétricas conforme a região do país. Algumas regiões operam com a rede elétrica 110 V e outras com 220 V.

A escolha incorreta pode fazer com que o equipamento queime assim que conectado na rede elétrica. Fique atento!

Número de oscilações

É possível avaliar todos os tipos nesse quesito. O número de oscilações por minuto interfere diretamente na qualidade do serviço. Quanto maior o número de oscilações, mais rápido o lixamento será feito.

Essa informação pode estar de forma abreviada pelo fabricante como OPM (Oscilações Por Minuto).

Nas lixadeiras orbitais pode-se encontrar valores de 12000 a 14000 OPM. Já nas lixadeiras roto-orbitais os valores ficam em torno de 24000 OPM.

As lixadeiras e o nível de ruído

Esse critério é muito importante, principalmente para quem vai trabalhar com a lixadeira por períodos de tempo mais prolongados.

Pois trabalhar com um equipamento que faz muito barulho pode ser extremamente incômodo e até mesmo prejudicial à saúde.

O ruído emitido é medido em decibéis (dB). O número dB maior indica que ela faz mais barulho. Dessa forma, o ideal é escolher um modelo com o número dB menor, pois indica que o equipamento é menos barulhento.

Caso você não encontre essa informação na descrição do produto, é possível verifica-la no manual de instruções do equipamento. Você pode ter acesso ao manual no próprio site das fabricantes.  

Insumos para utilização

Antes de fechar o carrinho é importante pesquisar mais informações sobre os insumos que a lixadeira utiliza para o funcionamento, como a folha de lixa.

A dica é verificar o preço da lixa e a facilidade de adquiri-la separadamente, seja pela internet ou pelos mercados da região.

Isso significa dizer que um modelo mais barato nem sempre é garantia de economia, pois os insumos podem sair mais caros, fazendo você gastar mais depois.

Além disso, costuma ser mais difícil encontrar para vender as lixas adequadas para as lixadeiras roto-orbitais. As lixas mais acessíveis e fáceis de encontrar no mercado costumam ser as lixas indicadas para lixadeiras orbitais.  

Lixadeira com aspiração de pó

O sistema de aspiração de pó é um critério muito importante para escolher uma lixadeira.

De maneira geral, todas as lixadeiras possuem algum tipo de sistema de aspiração de pó.

Esse critério é importante para eliminar a sujeira feita pelo trabalho de lixar, mas também ajuda a enxergar melhor a superfície que está sendo lixada.

Principalmente quando o trabalho é feito em ambientes fechados, o que facilita o trabalho e permite executá-lo com mais precisão.

Adquirir uma lixadeira que não tenha o coletor de pó, deixará o trabalho mais difícil. Além disso, também provocará muita sujeira, de modo que será necessário fazer a limpeza do local após a finalização da atividade.

Por isso, é importante verificar se está adquirindo um modelo que possua algum sistema de aspiração do pó, e o coletor de poeira.

Review das 6 Melhores Lixadeiras de 2021

Então, agora que você já conhece os tipos de lixadeira elétrica, e sabe os principais critérios que deve avaliar antes de se decidir por um modelo que atenda às suas necessidades de uso, chegou a hora de conhecer as 6 melhores lixadeiras do mercado em 2021.

Com toda a certeza, você encontrará um modelo ideal para o seu uso nesta lista. Portanto, confira abaixo com atenção!

1

Melhor Escolha

Lixadeira Roto Orbital Bosch GEX 125-1 AE 250W 127V

Características:

  • Marca: Bosch
  • Voltagem: 127 V
  • Funciona a bateria ou pilha? Não
  • Dimensões: 23 x 15 x 12 cm; 1.69 Quilogramas

A lixadeira roto-orbital GEX 125-1 AE da Bosch é uma lixadeira elétrica portátil leve e eficaz. Ideal para os mais variados trabalhos que envolvem lixamento de superfícies.

Sua leveza e tamanho compacto permitem que o lixamento seja feito com facilidade em qualquer posição, sem necessidade de muito esforço.

Ela possui uma empunhadeira moderna em formato ergonômico e Soft Grip. Isso garante maior facilidade na execução do trabalho, de modo que proporciona menos fadiga para quem vai operar o equipamento.

O controle eletrônico de velocidade garante a regulagem da rotação adequada para cada tipo de trabalho. Assim, lixa com precisão diversos tipos de materiais e aplicações.

O sistema de fixação autoaderente microplast permite que a lixa se fixe de maneira fácil e rápida. O sistema de aspiração de pó dessa lixadeira é eficiente e garante um trabalho mais preciso e sem sujeira.

Isso é possível graças ao sistema microfiltro Bosch que é capaz de recolher até 90% do pó gerado durante o processo de lixamento. Dessa forma, o ambiente fica mais limpo.

É uma lixadeira com potência de 250 W indicada para o trabalho intenso e até mesmo para o uso industrial. Para garantir sempre o melhor desempenho a fabricante indica sempre usar os acessórios profissionais da Bosch.

Já estão inclusos nessa compra a lixadeira elétrica, o coletor de pó com sistema microfiltro, um prato de lixa macia (standard), um disco de lixa e o manual de instruções.

Confira o preço

2

Custo Benefício

BLACK+DECKER Lixadeira Orbital de 1/4 Pol.

Características:

  • Marca: Black+Decker
  • Voltagem: 127 V
  • Funciona a bateria ou pilha? Não
  • Dimensões: 10 x 11 x 14 cm; 1 g

A lixadeira orbital de 1/4 Pol. BS200 da Black+Decker é uma lixadeira ergonômica que possui a função de fixação rápida da lixa que ocorre por meio de grampos laterais. Isso possibilita um trabalho eficaz e aumenta a produtividade do serviço.

Ela também conta com um interruptor selado contra o pó, para evitar muita sujeira e facilitar o trabalho. O motor possui isolamento duplo.

A potência de 200 W é ideal para vários tipos de trabalhos, lixando bem diversos tipos de materiais. A quantidade de órbitas por minuto é de 14000 OPM, o que garante a eficiência dessa lixadeira.

É ideal para o uso doméstico ou para quem está iniciando suas atividades. Isso porque é uma ferramenta leve, compacta fácil de transportar e de guardar. Além disso, é comercializada por um preço muito atrativo.

A lixadeira vem acompanhada com o manual de instruções com todas as informações necessárias sobre o produto e orientações sobre sua utilização.

Uma excelente opção para quem quer começar a usar essa ferramenta ou para quem busca opções mais em conta que tenham também boa qualidade.

Confira o preço

3

padrao

DEWALT Lixadeira Rotorbital de 5 Pol.

Características:

  • Marca: DEWALT
  • Voltagem: 220 V
  • Funciona a bateria ou pilha? Não
  • Dimensões: 18 x 12 x 14 cm; 1.5 Quilogramas

A lixadeira roto-orbital de 5 Pol. DWE6421 da Dewalt é uma lixadeira compacta, leve e com design ergonômico. Ela é fácil manusear, muito prática e eficiente.

A empunhadura é texturizada e emborrachada, o que oferece mais conforto durante o uso. O motor é balanceado com um sistema separado de contrapeso, possuindo também interruptor e os rolamentos selados contra pó. O engate rápido permite ainda que sejam conectadas aos aspiradores de pó da marca.

A lixadeira já vem com um coletor de pó para aumentar a eficiência do trabalho e evitar a sujeira no ambiente de trabalho. A base auto-adesiva para o uso da lixa conta com oito furos e coletor de pó para reduzir a sujeira feita durante o trabalho, já que esse sistema diminui a dispersão de poeira que ocorre durante o processo de lixamento de materiais.

É indicada para vários tipos de serviços, inclusive para profissionais que trabalham com o polimento de veículos e também com remoções e lixamentos em materiais como madeira, metal, entre outros. Os 280 W de potência são ideais para os mais variados trabalhos, garantindo eficiência e qualidade no serviço.

Confira o preço

4

padrao

DEWALT Lixadeira Orbital de 1/4 Pol.

Características:

  • Marca: DEWALT
  • Voltagem: 110 V
  • Funciona a bateria ou pilha? Não
  • Dimensões: 16 x 11 x 14 cm; 1.4 Quilogramas

A lixadeira orbital DWE6411 da Dewalt é uma lixadeira leve e compacta, com formato ergonômico que facilita o uso evitando o cansaço de quem executa atividades com ela.

Ela possui uma empunhadeira texturizada emborrachada que melhora o conforto durante o manuseio do equipamento. O motor dessa lixadeira elétrica é balanceado com o sistema separado de contrapeso. Por isso, é uma lixadeira adequada para a realização de trabalhos que exigem mais potência.

A fixação da lixa é por presilha, oferecendo uma fixação fácil e rápida que melhora a eficiência do equipamento. A potência de 230 W garante o bom desempenho do aparelho. Ela é indicada para lixar diversos tipos de materiais, como revestimentos de paredes, metal e madeira, por exemplo.

Ela conta com uma velocidade de funcionamento que alcança até 14000 OPM. O motor conta com rolamentos e interruptor selados contra pó. Também há engate rápido que permite conectar aspiradores de pó da marca.

A lixadeira elétrica vem acompanhada de um coletor de pó, um perfurador de lixas e um manual de instruções.

Confira o preço

5

padrao

Lixadeira Orbital de Palma com Filtro Bosch

Características:

  • Marca: Bosch
  • Voltagem: 127 V
  • Funciona a bateria ou pilha? Não
  • Dimensões: 14.1 x 11.9 x 14 cm; 1.8 g

A lixadeira orbital de Palma GSS 140-1A da Bosch oferece excelentes resultados em serviços finos e acabamentos como o lixamento de cantos.

Outro benefício dessa lixadeira é que ela é bastante silenciosa, com pouquíssima vibração, o que proporciona mais conforto no uso, preservando a saúde auditiva do usuário e evitando o incômodo de um equipamento com muito ruído.

Por isso, é um equipamento ótimo para usar em casa, proporcionando conforto para quem usa e evitando incomodar os vizinhos. Os rolamentos de esferas vedados oferecem vida longa mais útil para o equipamento.

Além disso, essa lixadeira tem um sistema de fixação exclusivo Fit-Easy, que fixa a lixa mais fácil utilizando grampos. Com isso, a troca das folhas de lixa pode ser feita de forma mais rápida e prática.

O sistema de microfiltro Bosch remove até 90% do pó gerado durante o processo de lixamento. Assim, além de facilitar o processo por melhorar a visualização do trabalho que está sendo realizado também facilita a limpeza do ambiente após a conclusão do trabalho.

A potência é de 180 W e por ser uma lixadeira orbital atende até mesmo a um uso mais profissional da ferramenta.
Junto com a lixadeira elétrica já vêm três folhas de lixas para serem trocadas, um gabarito perfurador, um filtro com o sistema microfiltro e um manual de instruções.

Uma ferramenta eficiente, compacta, leve e silenciosa. Proporciona conforto e eficácia até mesmo para serviços de acabamento.

Confira o preço

6

padrao

Lixadeira Orbital Skil 7232 200W 127V, com 1 Lixa

Características:

  • Marca: Skil
  • Voltagem: 127 V
  • Funciona a bateria ou pilha? Não
  • Dimensões: 14 x 11 x 16 cm; 1.19 Quilogramas

A lixadeira orbital 7232 da Skil é uma ferramenta leve, compacta e eficiente. Ela tem capacidade de 14000 OPM, o que oferece um lixamento rápido e eficaz. Além disso, a potência é de 200 W.

A base de fixação da lixa é reforçada. Apesar de leve, é uma ferramenta robusta e que possui o sistema de presilhas para facilitar a fixação das lixas, otimizando também as suas trocas.

A empunhadeira é ergonômica, o que facilita o uso da ferramenta em qualquer posição. Com isso, o trabalho fica menos cansativo.

Essa lixadeira oferece conforto e rendimento na palma da mão. É indicada para lixar materiais variados, tais como pinturas, madeiras, entre outros.

Conta também com um botão de liga e desliga para facilitar o uso. Para garantir maior durabilidade, esse botão é selado. É indicada para profissionais autônomos, pois oferece um serviço de qualidade, o preço é atrativo e é uma ferramenta durável.

A lixadeira elétrica já vem pronta para o uso, pois é acompanhada por uma lixa. Além disso, vem com manual de instruções com todas as informações necessárias sobre o produto.  Possui dois anos de garantia.

Confira o preço

Qual a Melhor Lixadeira?

A melhor lixadeira de 2021 é a roto-orbital GEX 125-1 AE da Bosch. É um modelo potente e indicada para o trabalho com diversos tipos de material.

Este modelo oferece toda a qualidade e benefícios que uma lixadeira precisa. Pois executa com precisão e eficácia tanto os movimentos de vai e vem quanto os movimentos circulares, já que se trata de um modelo roto-orbital.

Além disso, é leve e ergonômica, de modo que oferece conforto para quem está usando e evita a fadiga durante a realização do trabalho.

Também conta com um excelente sistema de aspiração de pó, para evitar a bagunça e melhorar a visão do material que está sendo lixado. Por isso, é ideal até mesmo para usar em ambientes fechados.

Por isso, é uma lixadeira indicada para profissionais e para quem vai fazer usos prolongados da ferramenta, oferecendo eficiência no serviço e conforto para o usuário.

Melhor Lixadeira Custo Benefício

Para quem busca uma opção mais em conta, a melhor lixadeira em custo benefício é a orbital de 1/4 Pol. BS200 da Black+Decker, pois oferece boa eficiência, filtro para aspirar o pó e é comercializada por um dos preços mais baixos do mercado.

Considerando o preço e os benefícios que oferece é a melhor opção em custo benefício, pois alia preço baixo e qualidade.

Qual a Melhor Marca de Lixadeira?

A melhor marca de lixadeira é a Bosch, pois é uma marca tradicional no mercado, produzindo equipamentos tecnológicos de altíssima qualidade. Portanto, um produto Bosch é garantia de qualidade de excelência.

Deixe um comentário