Melhor Microfone Dinâmico de 2021: Guia de Compra Completo!

Quando falamos em música, ter um bom microfone é essencial para que tudo saia perfeito, não é mesmo? Principalmente para usar em gravações, em shows ou em ensaios. Por isso, trouxemos aqui dicas incríveis, para te ajudar a escolher o melhor microfone dinâmico possível.

Além disso, continue lendo e confira ainda quais são os 6 Melhores Microfones Dinâmicos de 2021: Guia de Compra Completo!

Melhores Microfones Dinâmicos de 2021

Confira abaixo a seleção com as melhores opções do mercado:

  • Shure SM7B Microfone Dinâmico Cardióide para Estúdio
  • Microfone Dinamico com Fio M-58 Profissional
  • Shure SM58S Microfone de Mão Dinâmico Cardióide para Vocais
  • Shure PGA58-XLR Microfone de Mão Dinâmico Cardióide para Vocais
  • Microfone Dinâmico Behringer Ultravoice XM8500
  • Microfone vocal dinâmico cardioide Shure PGA48-LC
Imagem Microfones Dinâmicos Detalhes
Shure SM7B Microfone Dinâmico Cardióide para Estúdio
Shure SM7B Microfone Dinâmico Cardióide para Estúdio Melhor Microfone Dinâmico!
Microfone Dinamico com Fio M-58 Profissional - Cabo 3 Metros O.D.5.0 MM
Microfone Dinamico com Fio M-58 Profissional Melhor microfone dinâmico custo benefício!
Shure SM58S Microfone de Mão Dinâmico Cardióide para Vocais
Shure SM58S Microfone de Mão Dinâmico Cardióide para Vocais Capaz de acentuar a clareza e o calor das principais notas vocais do som e do backup.
Shure PGA58-XLR Microfone de Mão Dinâmico Cardióide para Vocais
Shure PGA58-XLR Microfone de Mão Dinâmico Cardióide para Vocais Ideal para quem procura por um microfone profissional.
Microfone Dinâmico Behringer Ultravoice XM8500
Microfone Dinâmico Behringer Ultravoice XM8500 Capta os sons de forma mais precisa e com sensibilidade alta.
Microfone vocal dinâmico cardioide Shure PGA48-LC
Microfone vocal dinâmico cardioide Shure PGA48-LC Reprodução clara e limpa das falas.

Essa ferramenta é uma das mais importantes e responsáveis pela qualidade do som, da reprodução das notas vocais e para amplificar instrumentos. Por isso, de nada adianta você ter uma linda voz e ser muito afinado, se o microfone não for capaz de transmitir tudo isso de forma limpa e real!

Os modelos de microfone dinâmico são os mais comuns e frequentemente utilizados em apresentações e estúdios, inclusive para programas ao vivo. Pois esse modelo é feito para conseguir captar emissões próximas do aparelho, e evitar os ruídos que surgem no fundo.

Igualmente importante são os microfones em congressos e palestras, principalmente para as que acontecem dentro de locais muito grandes e amplos.

A boa notícia é que a tecnologia dos microfones vem melhorando cada vez mais. Por isso, hoje em dia, é muito fácil encontrar ótimas opções no mercado.

Mas, para te ajudar no processo de escolha do microfone dinâmico perfeito para você, nós elaboramos esse guia para te mostrar o que você deve analisar antes de efetuar a compra.

No final, você pode conferir um ranking com as 6 melhores opções de microfone dinâmico de 2021!

O Que Comparar nos Microfones Dinâmicos

Por mais que pareça muito simples, para escolher um microfone dinâmico realmente bom, é necessário analisar algumas características do aparelho, que vão influenciar bastante no seu desempenho. Nesse sentido, elas devem estar de acordo com o uso que você pretende fazer.

E, para te ajudar a escolher o microfone certo, vamos abordar um pouco sobre cada uma dessas características e como analisá-las! Confira tudo abaixo!

Padrão polar

O principal aspecto e o mais básico quando falamos em microfones dinâmicos é o padrão polar. No geral, esse padrão mostra o potencial do microfone na redução dos ruídos do ambiente e indesejados durante a transmissão e a direcionalidade da captação dos sons.

Considerando esses fatores, podemos dividir os microfones em direcional, cardioide e omnidirecional.

Os microfones bidirecionais conseguem captar os sons em duas direções opostas, tanto na frente como atrás. Por isso, são ideais para usos como entrevistas na rua.

Os omnidirecionais, por sua vez, conseguem captar os sons vindos de todos os sentidos, sendo próprios e ideais para utilizar em estúdios. Mas não são bons para eventos como shows, por exemplo.

Por fim, os microfones cardióides captam os sons de apenas uma direção, rejeitando qualquer ruído que surja dos fundos, sendo o modelo ideal para quem quer realizar apresentações ao vivo e shows.

Esse tipo de microfone pode, ainda, se dividir entre hipercardióide e supercardioide.

No geral, a grande maioria dos microfones dinâmicos se encaixam dentro da categoria cardióide.

Resposta de frequência

A resposta de frequência de um microfone dinâmico diz respeito aos níveis que ele consegue captar de agudos e graves.

Essa resposta de frequência se dá em Hz (hertz), e essa é uma característica muito importante. Principalmente para quem pretende utilizar o microfone para trabalhos em que é essencial captar os limites dos tons, ou para quem precisa captar os sons de vários instrumentos.

Se esse for o seu caso, recomendamos que você opte pelos modelos de microfone dinâmico que possuem respostas de frequência mais ampla. Os modelos que você encontra no mercado costumam variar a frequência entre 40 e 20.000 Hz.

Mas, para ele ter um desempenho considerável, opte pelos que estão entre 80 e 15.000 Hz, que já são excelentes opções para captar a maioria dos vocais e dos instrumentos.

Sensibilidade do microfone dinâmico

Se você quiser garantir a qualidade do som com o seu microfone dinâmico, prestar atenção na sensibilidade do microfone é um ponto fundamental.

A sensibilidade de um microfone diz respeito à capacidade que ele possui de captar todos os detalhes dos sons que estão sendo emitidos. Por esse motivo, se a sua intenção é amplificar instrumentos, por exemplo, é muito importante que você opte por modelos que possuem boa sensibilidade.

No geral, a sensibilidade vem informada por cada fabricante em dB (decibéis) ou em milivolts (mV), sendo que algumas marcas informam em ambas unidades de medida.

Se a sensibilidade for informada em dB, ela será um número negativo e pode variar de -70 bB até -50 dB, sendo que os mais próximos de -50 dB são os mais sensíveis.

No caso dos modelos que são informados em mV, a variação de sensibilidade pode ir de 1,5 até 2,8 mV. Se você quer uma opção que tenha boa sensibilidade, recomendamos que dê preferência aos modelos que tenham por volta de -55 dB ou, então, 1,7 mV.

Modelos dentro dessa faixa são ótimos para a grande maioria dos usos, com excelente desempenho, seja para captar detalhes de vocais ou de instrumentos diversos, no som ao vivo ou em sons de estúdio.

Pressão sonora suportada

A pressão sonora suportada pelos microfones é representada pelo Sound Pressure Level, ou SPL.

Essa unidade de medida vai representar a intensidade de sons que um microfone suporta, sendo que os microfones com níveis altos de SPL são ideais para quem quer captar sons mais intensos, como percussão e bateria, por exemplo.

Nos microfones dinâmicos, a pressão sonora suportada pelos modelos pode ir de 120 dB até 156 dB. Os modelos próximos de 156 dB são os melhores para captar diferentes tipos de instrumentos ou de vocais com excelência.

No caso dos microfones que possuem SPL cerca de 150 dB conseguem dar conta da captação de sons mais intensos. Portanto, se atente a isso no momento da compra considerando o tipo de som que você precisará captar!

Microfones com acessórios

Se você acha que a única função que um microfone dinâmico tem é a de captar os sons e transmitir eles com qualidade através dos sistemas de amplificação, você está enganado!

Mesmo que essa seja a funcionalidade principal desses microfones, alguns deles possuem recursos diferentes que podem complementar e trazer sofisticação para essa função tão básica dele!

Um exemplo são os microfones que possuem o filtro de ruídos e o filtro anti-pop, ambos ajudando a bloquear, ainda mais, os sons indesejados, deixando o som captado pelo microfone muito mais limpo e estável.

Alguns outros modelos possuem como acessório, o sistema antichoque, impedindo que o som do microfone sofra interferências de vibrações e impactos que possam ocorrer durante o uso.

Além desses acessórios, ainda é possível encontrar opções de microfones dinâmicos com os seus conectores banhados a outro, o que garante transmissões mais limpas ainda.

Funções adicionais

Por fim, mas não menos importante, não deixe de conferir as funções adicionais dos modelos que você está olhando! Essas funções podem te ajudar, inclusive, a acabar com a indecisão.

Mesmo que não sejam essenciais e não afetem a qualidade do áudio, as funções e itens adicionais podem ser bem práticos e interessantes para o dia a dia. Bem como para otimizar o uso do produto também.

Alguns modelos possuem suas bolsas e estojos protetores, ajudando tanto no armazenamento correto do produto como no momento de transporte, evitando acidentes.

Outros modelos contam com adaptadores de suportes de diferentes tipos, suportes e até braçadeiras. Por isso, vale a pena verificar e escolher o microfone que possua os acessórios mais úteis para você!

Review dos 6 Melhores Microfones Dinâmicos de 2021

Como você pode notar, existem diversas características que acabam influenciando no desempenho e na qualidade dos microfones dinâmicos e que você precisa prestar atenção antes de comprar, para garantir que o produto dará conta das suas necessidades.

Agora que você já sabe o que analisar e as características que o seu microfone dinâmico precisa ter, veja uma lista com as 6 melhores opções de microfone dinâmico de 2021 e já aproveita para escolher o seu!

1

Melhor Escolha

Shure SM7B Microfone Dinâmico Cardióide para Estúdio

Características:

  • Marca: Shure
  • Peso: 0.92 Quilogramas
  • Cor: Preto
  • Padrão polar: Cardióide

Sabe aquele microfone para estúdio com som perfeito e limpinho? Esse é o Shure SM7B, o microfone dinâmico com padrão polar cardióide para estúdio de uma das marcas líderes do segmento de áudio no Brasil!

O SM7B é um microfone de primeira linha que pode ser utilizado para diversas finalidades, como rádio, podcasts, estúdios de locução, ADR e muito mais!

Ele é utilizado ao redor do mundo inteiro para a produção de conteúdos e se tornou um dos modelos queridinhos do mercado, já que ele possui duas configurações que permitem adaptá-lo para utilizar uma enorme variedade de aplicações e vozes.

Além disso, ele é um ótimo microfone vocal dinâmico, que consegue realçar tons de vozes, domar um soprano agudo, gravar um tiro ou capturar um sussurro de forma perfeita.

Portanto, se você preza por qualidade e som profissional, o Shure SM7B não pode ficar fora dos seus equipamentos!

Ele possui, ainda, os controles Presence Boost, Bass Roll-Off, filtro anti-pop e windscreen, tudo para todos os ruídos mecânicos e qualquer som de respiração.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Microfone Dinâmico com Fio M-58 Profissional

Características:

  • Marca: MXT
  • Peso: 700 g
  • Cor: Preto e metal
  • Padrão polar: Unidimensional

Outra opção de microfone dinâmico qualidade profissional é o Microfone Dinâmico com Fio M-58 da marca MXT, também muito famosa no segmento de áudio.

O M-58 oferece uma qualidade de áudio incrível e por um ótimo custo-benefício! O microfone é todo fabricado em liga de metal, mais precisamente o neodímio, sendo este um material que ajuda muito na reprodução dos sons, garantindo um som alto e de qualidade.

Além disso, ele oferece compressão e expansão de frequência de áudio e, ao mesmo tempo, um alcance dinâmico amplo. Dessa forma, o som consegue atingir uma qualidade ainda maior tanto em baixo, como em alto volume.

A saída é alternada com controle de ruído e possui círculos de alta resistência. O M-58 da MXT é um microfone dinâmico com padrão polar cardioide, muito eficiente na minimização de ruídos e microfonias.

A construção do produto é robusta, garantindo durabilidade, possui um cabo de 3 metros, frequência de 80 Hz e sensibilidade de 1.8 mV!

Confira o preço

3

padrao

Shure SM58S Microfone de Mão Dinâmico Cardióide para Vocais

Características:

  • Marca: Shure
  • Peso: 635.03 g
  • Cor: Preto e metal
  • Padrão polar: cardioide

Outra opção de microfone dinâmico da Shure, o SM58S possui adaptador de suporte, estojo para armazenamento e transporte do produto e chave de liga/desliga.

Com sensibilidade de -54,5 dB, ou 1,85 mV, esse microfone é lendário da Shure, e foi projetado para conseguir acentuar a clareza e o calor das principais notas vocais do som e do backup. Por isso, esse microfone costuma ser o preferido da maioria dos artistas ao redor do mundo todo!

Para completar, a Shure adicionou ao SM58S um filtro esférico integrado ao microfone, que é altamente eficaz na minimização do ruído pop da respiração e do vento.

Com ele, é possível conseguir um som perfeito dentro de casa, em um estúdio ou ao ar livre, seja cantando ou falando, pois o padrão polar cardioide vai isolar completamente o som principal, diminuindo todos os ruídos ao redor!

Confira o preço

4

padrao

Shure PGA58-XLR Microfone de Mão Dinâmico Cardióide para Vocais

Características:

  • Marca: Shure
  • Peso: 762 g
  • Cor: Preto
  • Padrão polar: cardioide

O Shure PGA58-XLR é a opção de microfone dinâmico perfeito para vocais! Ele possui qualidade 100% profissional, tanto no quesito som, como no design e na construção muito rígida e durável, que vai te oferecer um som de qualidade excelente por muitos anos!

Esse modelo possui um ótimo desempenho para usos em aplicações de desempenho vocal reserva ou principal. Para otimizar o uso, ele possui botão liga/desliga, uma bolsa para transporte e para o armazenamento correto do microfone, adaptador giratório que evita que o cabo estrague rapidamente, e a opção de cabo XLR ou, então, sem cabo.

O PGA58-XLR da Shure é uma opção de microfone dinâmico com padrão polar cardióide e possui resposta de frequência de 50 Hz, todas as características essenciais para quem procura por um microfone profissional!

Confira o preço

5

padrao

Microfone Dinâmico Behringer Ultravoice XM8500

Características:

  • Marca: Behringer
  • Peso: 0.6 gramas
  • Cor: Preto
  • Padrão polar: Cardioide

A marca Behringer também é muito famosa no segmento de áudio hoje em dia, oferecendo diversos produtos de qualidade para músicos, artistas, palestrantes e apresentadores.

O Microfone Dinâmico Behringer XM8500 é apenas um da grande gama de microfones oferecidos pela marca! O XM8500, no entanto, é uma das opções de maior qualidade de áudio, que foi criado para conseguir capturar os sons de forma mais precisa e com sensibilidade alta.

Possui padrão polar cardióide, garantindo excelência na fonte de som, e tem uma alta resposta de frequência para garantir a qualidade extrema, possibilitando que ele seja utilizado em cenários ao vivo e gravações.

O modelo XM8500 possui uma resposta de frequência de 50 Hz! Dessa forma, ele consegue incorporar o som de maneira suave na região dos médios, projetando uma voz excelente!

Além disso, possui um filtro pop com duas fases, que permite minimizar ainda mais os ruídos e microfonias.

Confira o preço

6

padrao

Microfone vocal dinâmico cardioide Shure PGA48-LC

Características:

  • Marca: Shure
  • Peso: 589.67 g
  • Cor: Preto e cinza
  • Padrão polar: Cardioide

Por fim, finalizamos com mais uma opção de microfone dinâmico Shure, o PGA48-LC! Essa é uma opção da Shure de microfone dinâmico cardioide para vozes, capaz de promover um som de excelência para fala e para performances!

Ele possui resposta de frequência de 70 Hz, padrão polar cardioide, chave de liga e desliga e multimídia! Além disso, acompanha cabo XLR, uma bag para transporte e armazenamento e cachimbo.

Para completar e ajudar ainda mais na mobilidade e uso do produto, o microfone já possui presilha para microfone e cápsula dinâmica, bem pensada para a reprodução clara e limpa das falas que são emitidas.

Confira o preço

Qual o Melhor Microfone Dinâmico?

Não resta dúvidas atualmente de que o melhor microfone dinâmico de 2021 é o Shure SM7B! A Shure já está atuando há quase 100 anos nesse segmento e, com todo esse tempo, conseguiu desenvolver as melhores tecnologias em áudio de todo o mercado mundial!

O Shure SM7B vale cada centavo do seu preço. Esse é um modelo de microfone dinâmico, com padrão polar cardióide para estúdio que emite um som perfeito, de primeira linha. É possível utilizá-lo para diversas finalidades, como rádio, podcasts, estúdios de locução, ADR e muito mais!

Inclusive, ele está entre os 10 microfones preferidos para podcasts do mundo todo! Além disso, ele pode ser uma ótima opção para a produção de conteúdos e gravações.

Por conta de toda a sua versatilidade e qualidade, o Shure SM7B se tornou um dos modelos queridinhos do mercado, oferecendo aos usuários duas configurações que permitem adaptá-lo para utilizar em qualquer aplicação e voz. 

Além disso, ele consegue realçar tons de vozes, domar um soprano agudo, gravar um tiro ou capturar um sussurro de forma perfeita. Portanto, se você preza por qualidade e som profissional, o Shure SM7B não pode ficar fora dos seus equipamentos!

Para completar, possui Presence Boost, Bass Roll-Off, filtro anti-pop e windscreen, tudo para todos os ruídos mecânicos e qualquer som de respiração durante a utilização do microfone.

Melhor Microfone Dinâmico Custo Benefício

Está procurando por um microfone dinâmico de alta qualidade, que você possa utilizar para diversas finalidades, e que possua um bom preço? Então você estava procurando pelo Microfone Dinâmico com Fio M-58 da MXT!

A MXT também é uma marca muito famosa no segmento de áudio, e conhecida pela qualidade dos seus produtos, que podemos encontrar por preços muito competitivos. Com o M-58 não é diferente!

Esse modelo oferece uma qualidade de áudio incrível e por um ótimo custo-benefício. O microfone é feito em uma liga de metal chamada neodímio, um dos melhores materiais para a produção de aparelhos de áudio. Ele ajuda muito na reprodução dos sons, garantindo um som alto e de qualidade.

Além disso, ele oferece compressão e expansão de frequência de áudio e, ao mesmo tempo, um alcance dinâmico amplo. Isso permite que o som atinja uma qualidade ainda maior.

O M-58 da MXT é um microfone dinâmico com padrão polar cardioide, muito eficiente na minimização de ruídos e microfonias.

A construção é robusta, garantindo durabilidade do produto. Possui cabo de 3 metros, frequência de 80 Hz e sensibilidade de 1.8 mV, tudo por um ótimo preço! Portanto, não deixe de conferir essa opção!

Qual a Melhor Marca de Microfone Dinâmico?

Quem já atua e trabalha com áudio sabe da importância de contar com bons aparelhos, seja microfones, gravadores ou caixas de som, para que tudo saia perfeito é necessário ter à disposição produtos de som de qualidade!

Pensando nisso, e procurando trazer o mais novo da tecnologia de áudio para o mercado, a Shure iniciou a sua história lá em 1925, transformando toda a paixão do dono por microfones profissionais e aparelhos de áudio em obsessão.

Se tornou o motor da Shure para criar uma marca de padrão mundial dentro da indústria de áudio, oferecendo produtos confiáveis e superiores aos seus concorrentes.

A Shure Radio Company nasceu, exatamente, no dia 25 de abril de 1925, e sua fundação é atribuída a S. N. Shure, que começou vendendo kits e componentes para rádio AM. Na época, o escritório da Shure ficava na Rua South Wells 19, em Chicago.

Hoje, são quase 100 anos atuando nesse segmento e trabalhando para, cada vez mais, projetar toda essa paixão pela inovação em áudios.

O resultado disso se reflete em produtos que proporcionam um som impecável aos seus usuários, de forma consistente e ao redor do mundo todo. Enfim, a marca tem como objetivo projetar produtos que durem e que sempre superem a concorrência.

Pois, segundo a marca, “nossos produtos são projetados para durar e superar a concorrência”. E, com toda certeza, é isso que o mundo todo enxerga nos produtos Shure!

Deixe um comentário