Melhor Motosserra de 2021: Guia de Compra Completo

Nesse guia, você confere as melhores dicas de como escolher a melhor motosserra de 2021. Motosserra é um equipamento a motor. Trata-se de uma serra cujo acionamento é pelo motor, e que a torna mais eficiente do que uma serra comum.

Motosserras são equipamentos muito comuns em áreas rurais para executar tarefas cotidianas. Enfim, confira aqui quais são as 6 Melhores Motosserras de 2021: Guia de Compra Completo!

Melhores Motosserras de 2021

As motosserras servem para cortar lenha, podar árvores e etc. Além disso, dependendo do modelo, podem até ser úteis em atividades de reflorestamento e colheita também. Veja abaixo como ficou a nossa seleção:

  • DEWALT Motosserra 60V Max FLEXVOLT
  • Motosserra Elétrica Eletrosserra 1400watts
  • Motosserra a Gasolina 32 Cm, Makita M3600g
  • Makita – Motosserra à gasolina 32 cc com sabre de 14”
  • Motosserra Gasolina 35,8cc Mgv358 Vonder
  • Motosserra Profissional Gasolina 78cc. 21 Polegadas Nakasaki
Imagem Motosserras Detalhes
DEWALT Motosserra 60V Max FLEXVOLT Sem Bateria e Sem Carregador DCCS670B
DEWALT Motosserra 60V Max FLEXVOLT Melhor motosserra!
Motosserra Elétrica Eletrosserra 1400watts Sabre 16 pol 40cm - Tssaper 110v
Motosserra Elétrica Eletrosserra 1400watts Melhor motosserra custo benefício!
Motosserra A Gasolina 32 Cm³, Makita M3600g Makita
Motosserra a Gasolina 32 Cm, Makita M3600g Equipamento robusto e adequado para trabalhos médios.
Motosserra à gasolina 32 cc com sabre de 14' - EA3202SBAG - Makita
Makita – Motosserra à gasolina 32 cc com sabre de 14″ É um equipamento leve, o design é compacto e o manuseio é fácil.
Motosserra Gasolina 35,8cc Mgv358 Vonder
Motosserra Gasolina 35,8cc Mgv358 Vonder Conta com um pino pega corrente, protetor para as mãos e trava de segurança do acelerador.
Motosserra Profissional Gasolina 78cc. 21 Polegadas Nakasaki
Motosserra Profissional Gasolina 78cc. 21 Polegadas Nakasaki Indicada para uso profissional, em aplicações que necessitam de um alto nível de prontidão e de potência.

Os modelos de motosserra variam bastante e atendem a diferentes finalidades de uso. Sendo assim, para escolher a melhor motosserra, é necessário se atentar às funcionalidades que se adequam melhor ao uso que será feito dela.

Afinal, existem motosserras de diferentes modelos e preços. Portanto, ser mais cara não significa que o equipamento é o melhor para você. Pois é preciso observar qual o modelo que melhor atenderá às funções que você deseja.

Por isso, se você tem dúvidas sobre como escolher a melhor motosserra, continue lendo este artigo, pois vamos abordar os principais critérios que devem ser observados na escolha de uma motosserra que atenda a sua demanda de uso.

Além disso, também vamos apresentar uma lista com as 6 melhores motosserras disponíveis no mercado no momento. Então, continue lendo para conferir tudo o que preparamos para você!

O Que Comparar nas Motosserras

Alguns critérios são fundamentais para avaliar qual o melhor modelo de motosserra para você. Antes de comprar, é importante observar algumas características do produto que vão te ajudar a escolher melhor.

As principais características que você deve avaliar na escolha de uma motosserra são o tipo de funcionamento, a potência, o tamanho do sabre, a capacidade do tanque de combustível, o peso, as dimensões e as funções adicionais.

Para saber mais sobre cada uma delas continue a leitura!

Tipo de motosserras

Os principais tipos de funcionamento de motosserras são à gasolina, elétrica ou à bateria.

Gasolina: as motosserras que funcionam por meio de gasolina são as mais potentes e também as mais tradicionais do mercado.

Elas são ideais para vários tipos de serviços. Se o modelo for bem potente, ela pode ser utilizada até mesmo em atividades de reflorestamento e em corte de toras.

Elétrica: as motosserras que funcionam pelo uso de energia elétrica são ideais para os serviços mais leves, como poda de árvores pequenas ou no corte de lenha.

As motosserras elétricas são mais potentes do que as que funcionam à bateria. Contudo, perdem no quesito praticidade, pois precisam estar sempre próximas a uma tomada.

Bateria: as motosserras à bateria costumam ser as mais práticas, pois são mais leves e fáceis de serem transportadas. Além disso, não dependem de uma tomada com energia elétrica.

Contudo, a potência desses modelos também é menor. Por esse motivo, elas são ideais para a execução de serviços leves. Assim, atendem bem a atividades de poda de árvores pequenas ou corte de lenha.

Dessa forma, para quem busca uma motosserra para a realização de trabalhos frequentes, e lida com o corte de árvores grandes, é necessário investir em um modelo à gasolina.

Já para as pessoas que vão usar a ferramenta esporadicamente e que pretendem fazer pequenas podas ou cortar lenha, uma motosserra elétrica ou à bateria já é o suficiente.

Para escolher entre o modelo à bateria e o modelo elétrico é preciso avaliar se você vai precisar se deslocar com o equipamento. Em caso positivo, é melhor escolher uma que funcione à bateria.

Caso você tenha sempre uma tomada por perto é melhor optar pela elétrica, já que costuma ter mais potência do que a que funciona com bateria.

Potência

A potência da motosserra também é um critério importante para avaliar se ela conseguirá suprir a demanda.

Dependendo do tipo de funcionamento da motosserra a potência é verificada por diferentes unidades de medida. 

Para as motosserras que funcionam à gasolina, a potência se dá em cilindradas (CC) e cavalos (HP).

Para a execução de serviços comuns as motosserras com 50 CC de potência atendem bem, já para quem vai fazer uso profissional o melhor é escolher uma motosserra à gasolina com 70 CC de potência ou mais.

As motosserras elétricas têm a potência medida por watts. As ideais são as que possuem potência mínima de 1800 W, ainda que o uso seja para serviços mais leves. Dessa forma, você terá um equipamento que garante um bom funcionamento.

As motosserras que funcionam à bateria têm sua potência medida por volts. A maioria dos modelos tem potência de 36 V. Essa potência é ideal para o tipo de serviço que costuma ser feito com ela. Por isso, evite motosserras à bateria que tenham potência abaixo de 36 V.

Tamanho do sabre

O tamanho do sabre também vai interferir no desempenho da motosserra. Isso porque o tamanho do sabre interfere no tamanho do objeto que será cortado. Por exemplo, para cortar árvores ou galhos maiores, o sabre precisa ser maior.

Sabre é aquela parte da motosserra que é prolongada e tem a serra. Para fazer cortes de árvores maiores é preciso ter motosserras com sabres maiores também.

O tamanho dos sabres costumam variar de 12 a 28 polegadas. Os sabres com tamanho entre 12 e 14 polegadas atendem às atividades domésticas mais leves, como pequenas podas.

Para quem precisa realizar podas de árvores de médio porte o ideal são motosserras com sabre de no mínimo 18 polegadas.

Nos casos de uso profissional, o recomendado são motosserras com no mínimo 24 polegadas.

Capacidade do tanque de combustível

Para quem vai precisar de uma motosserra com funcionamento à gasolina, um critério importante para comparar os modelos é avaliar a capacidade do tanque de combustível.

Isso porque as motosserras com maior capacidade são as que terão mais autonomia no funcionamento.

Ou seja, quanto maior a capacidade do tanque maior a autonomia, o que significa dizer que você terá mais tempo de funcionamento do equipamento sem precisar parar para abastecer.

Em geral, esse critério é bem variável entre as motosserras disponíveis para compra. Existem motosserras com capacidade de 250 ml no tanque e essa capacidade pode chegar até 900 ml dependendo do modelo do equipamento.

É importante ter em mente que as motosserras com maior potência também terão um gasto de combustível maior,

Quem precisa do equipamento para a realização de trabalhos mais longos deve optar por modelos que tenham um tanque de combustível maior.

Peso e dimensões da motosserra

O peso e as dimensões do equipamento também são fatores que influenciam no uso, interferindo na praticidade e no desempenho da motosserra.

Em geral, as motosserras mais potentes são também as mais pesadas, mas é importante avaliar a relação potência e peso, pois existem modelos que têm a mesma faixa de potência e variam no peso e dimensões.

Nesses casos um modelo mais leve, que tenha a mesma potência de um mais pesado, tende a ser mais prático.

Os modelos de até 6 kg costumam ser os indicados para serviços mais leves. Alguns modelos indicados para serviços leves chegam a pesar menos de 4 kg.

Os modelos acima dos 6 kg costumam ser os indicados para serviços mais pesados. O ideal é não ultrapassar o limite de 7 kg, a menos que seja um modelo para uso profissional. 

Funções adicionais

As funções adicionais são sempre interessantes. Após comparar os itens essenciais para fazer a melhor escolha, é muito útil observar também se o modelo oferece algum recurso adicional.

Muitos desses recursos podem dar ainda mais comodidade e benefícios no uso do equipamento.

Dentre as funções adicionais, é possível encontrar motosserras com sistema automático de lubrificação, freio automático, sistema antivibração e até kit com ferramentas já incluso.

As funções adicionais podem ser critério de desempate na hora da escolha de uma motosserra. Isso porque pode acontecer de você encontrar opções semelhantes em preço e requisitos básicos.

Quando isso ocorrer, verifique o que mais cada produto oferece e escolha o que te dá mais benefícios.

Review das 6 Melhores Motosserras de 2021

Agora que você já sabe as principais características de uma motosserra e os critérios essenciais para avaliar antes de optar por um modelo, confira esta lista que preparamos com as 6 melhores motosserras disponíveis no mercado atualmente.

Não se esqueça de fazer a escolha considerando o tipo de uso que irá fazer da ferramenta. Com toda certeza o modelo ideal para as suas necessidades estará presente nesta lista! Continue lendo!

1

Melhor Escolha

DEWALT Motosserra 60V Max FLEXVOLT

Características:

  • Marca: Dewalt
  • Cor: Preto e Amarelo
  • Peso: 4.26 Quilogramas
  • Dimensões: 25.4 x 88.9 x 22.86 cm

A motosserra Max Flexvolt da Dewalt reúne potência e leveza no mesmo equipamento. É uma motosserra à bateria ideal para executar serviços mais leves como pequenas podas e corte de lenha com eficácia e bom desempenho.

Ela conta com 60 V de potência, o que garante a execução de serviços leves com tranquilidade sem riscos de perder qualidade no trabalho.

Ela possui barra e corrente com rebaixo de 16 Pol. o que permite fazer aplicações em construções e realizar cortes ao ar livre com tranquilidade.

O design seletor é melhorado de maneira que permite tensar a corrente e apertar a barra sem precisar de ferramentas. Isso possibilita obter força de sujeição o suficiente para barra e corrente de 16” (que corresponde a 406,4 mm) com menor efeito de ricochete quando for fazer corte em áreas externas ou aplicações em construções. Dessa forma, o contragolpe é mais baixo.

Possui botão de aperto da barra para possibilitar mais força no aperto da barra para atingir a intensidade mais adequada. Essa motosserra tem capacidade para realizar até 70 cortes em viga tratada de pinho com pressão de 6” por 6” (que corresponde a 150 mm por 150 mm) com uma só carga da bateria.

Como recurso adicional, conta com lubrificação automática e freio de corrente que ajuda a proteger contra golpes e recuo. É importante ressaltar que o funcionamento dessa motosserra é à bateria, mas tanto a bateria quanto o carregador devem ser adquiridos separadamente, pois não acompanham o equipamento. É uma ferramenta segura, prática, leve e eficiente.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Motosserra Elétrica Eletrosserra 1400watts

Características:

  • Marca: Tssaper
  • Cor: Preto e azul
  • Peso: não informado
  • Dimensões: não informado

A motosserra elétrica eletrosserra da Tssaper é uma motosserra com funcionamento por energia elétrica que pode ser utilizada em pequenos serviços cotidianos.

A potência dessa motosserra é de 1400 W, o que atende a um uso mais básico do equipamento, para podar pequenas árvores, galhos, ou cortar lenhas.

É o tipo de equipamento indicado para quem faz um uso esporádico de motosserra, mas precisa ter esse equipamento em mãos de vez em quando.

O tamanho do sabre é de 16 polegadas, atendendo muito bem a sua indicação de uso. É uma ótima motosserra para a realização de trabalhos pequenos, como a poda de pomares, pequenos galhos e árvores pequenas. Serve bem para o uso em sítios, chácaras, residências, praças, entre outros.

O ajuste da corrente é feito de forma rápida e sem a necessidade de ferramentas, pois é uma motosserra de operação ágil e bem leve.

Também é indicada para ser usada em carpintarias e marcenarias, pois é bem fácil de manusear. Como recurso adicional, essa motosserra possui lubrificação de óleo automática, o que melhora seu desempenho e facilita o uso mesmo quando o equipamento estiver guardado há algum tempo.

O plugue e o cabo seguem o padrão brasileiro. É preciso também verificar a tensão da rede elétrica onde a motosserra será utilizada, pois o aparelho é 110 volts.

Confira o preço

3

padrao

Motosserra a Gasolina 32 Cm, Makita M3600g

Características:

  • Marca: Makita
  • Cor: Preto e azul
  • Peso: 5.26 Quilogramas
  • Dimensões: 31 x 26 x 31 cm

A motosserra à gasolina da Makita é um equipamento robusto e adequado para trabalhos médios. Ela conta com 32 CC de potência e o sabre é grande, com 36 polegadas, servindo para a poda de árvores médias e grandes.

A capacidade do tanque de gasolina é de 300 ml, mas isso não faz da motosserra um equipamento com pouca autonomia de uso, pois a sua potência não é tão alta, logo, o gasto de gasolina também não é muito alto. A capacidade do tanque de óleo é de 200 ml.

Mesmo sendo uma motosserra à gasolina e indicada para o uso em trabalhos maiores, é um equipamento leve, pesando pouco mais do que 4 kg. 

Uma motosserra grande, leve e indicada para cortar grandes árvores e fazer grandes podas, de modo que é adequada para usar em fazendas e chácaras, e também em outros espaços externos. Pois não precisa de energia elétrica para funcionar.  Além disso, é mais potente do que um modelo à bateria.

Confira o preço

4

padrao

Makita – Motosserra à gasolina 32 cc com sabre de 14"

Características:

  • Marca: Makita
  • Cor: Preto e azul
  • Peso: 4.5 Quilogramas
  • Dimensões: 40.5 x 25 x 27.3 cm

A motosserra à gasolina EA3202SBAG da Makita é uma motosserra à gasolina indicada para trabalhos médios. O motor de funcionamento é motor de dois tempos.

Ela conta com 32 CC de potência. Além disso, tem um sabre que mede de 12 a 14 polegadas, pois o sabre possui ponta rolante.

É ideal para podar jardins, plantações como a de café, cortes de lenha, entre outros. Também é indicada para realizar trabalhos de carpintaria.

É um equipamento leve, o design é compacto e o manuseio é fácil. É uma motosserra com bomba manual, sistema de partida rápida e módulo de ignição.

Como recursos adicionais, possui freio de corrente para garantir mais segurança, sistema de antivibração para melhorar o desempenho do trabalho, e sistema de lubrificação automática.

A capacidade do tanque de combustível é de 300 ml e do tanque de óleo é 200 ml. Considerando a potência do equipamento esses reservatórios são o suficiente.

Além disso, é um equipamento leve, pesando somente 4,5 kg. Conta ainda com garantia de 12 meses fornecida pelo fabricante.

Confira o preço

5

padrao

Motosserra Gasolina 35,8cc Mgv358 Vonder

Características:

  • Marca: Vonder
  • Cor: Preto e amarelo
  • Peso: 5.32 Quilogramas
  • Dimensões: 37 x 26 x 24 cm

A motosserra Mgv358 da Vonder é uma motosserra com funcionamento à gasolina indicada para pequenos trabalhos, como pequenas podas, jardinagem, retirada de galhos pequenos e derrubada de pequenas árvores.

Também é indiciada para cortar lenha, e para uso geral em sítios, fazendas, chácaras, condomínios e residências. É um equipamento leve e eficiente, funcionando com motor 2 tempos à combustão refrigerado a ar. A potência é de 1,4 HP, com 35 CC.

O tanque de combustível tem capacidade para 350 ml. O peso da corrente é 3/8”. O calibre da corrente é 1,3 mm / 0,050”.
O sabre é pequeno, com medida de 12 polegadas, o que corresponde a 30 cm.

Como diferenciais, essa motosserra tem um pino pega corrente, um protetor para a mão esquerda e direita, e trava de segurança do acelerador.

Além disso, a motosserra vem acompanhada por uma corrente, uma capa de proteção para o sabre, um sabre, uma lima e uma chave de vela. O benefício é a facilidade de transportar, já que não precisa estar perto de uma tomada para utilizá-la.

Confira o preço

6

padrao

Motosserra Profissional Gasolina 78 cc. 21 Polegadas Nakasaki

Características:

  • Marca: Knakasaki
  • Cor: Laranja
  • Peso: não informado
  • Dimensões: 60 x 28 x 30 cm

A motosserra profissional da Nakasaki é uma motosserra robusta com 78 CC de potência e 3,5 HP. O sabre é grande, com 21 polegadas, o que permite uma poda de galhos e árvores maiores.

É indicada para uso profissional em aplicações que necessitam de um alto nível de prontidão e de potência elevada. Com ela é possível trabalhar na derrubada de árvores e no corte de toras.

Conta com o sistema LowVib que amortece as vibrações, o que faz com que a motosserra fique mais confortável de usar e o trabalho seja mais eficiente. Assim, é possível trabalhar com conforto mesmo em usos mais prolongados.

O peso dessa motosserra é 6,5 kg, o que é um bom peso tendo em vista que se trata de uma ferramenta profissional. É uma motosserra com alta qualidade e excelente desempenho, pois permite cortes de grande porte. O design também é inovador e se ajusta bem às mãos para facilitar o manuseio.

O tanque de combustível também tem uma ótima capacidade, comportando até 550 ml de gasolina. A motosserra vem com uma corrente de corte, um sabre, um protetor de sabre, uma chave universal, um misturador de combustível e um manual de instruções.

Confira o preço

Qual a Melhor Motosserra?

A melhor motosserra do mercado é a motosserra Max Flexvolt da Dewalt, pois ela reúne potência e leveza no mesmo equipamento.

Ela é muito prática, pois funciona por meio de bateria. Além disso, é muito leve. Essas duas características fazem dela uma motosserra bem portátil e fácil de ser manuseada.

É ideal para a execução de trabalhos leves como pequenas podas e corte de lenha. É possível fazer esse tipo de trabalho com eficácia e desempenho excepcionais. A potência de 60 V garante esse bom desempenho.

Outro benefício é o design seletor melhorado para tensionar a corrente e apertar a barra sem precisar de ferramentas. Por isso também é muito segura, já que o contragolpe é mais baixo.

Os recursos adicionais também são diferenciais importantes, que contribuem para que essa motosserra seja a melhor do mercado. Ela conta com lubrificação automática e freio de corrente que ajuda a proteger contra golpes e recuo.

Sua segurança, praticidade, leveza e eficiência fazem com que seja uma motosserra de qualidade superior.

Melhor Motosserra Custo Benefício

Para quem não pode investir tanto em uma motosserra, ou não deseja fazer um investimento alto porque usa a ferramenta esporadicamente, uma boa opção é a motosserra elétrica eletrosserra da Tssaper. Pois é uma motosserra de ótima qualidade que atende bem a um uso mais esporádico ou podas menores.

Ela funciona a energia elétrica, o que atende bem a um uso mais doméstico, quando é mais fácil de ter tomadas por perto.

Ela tem uma potência de 1400 W que apesar de não ser muito alta, atende bem a pequenos trabalhos.

Além disso, ainda tem recursos adicionais, como lubrificação de óleo automática, Tudo isso por um preço muito atrativo.

Considerando os benefícios e o preço desse produto podemos considerar que se trata da melhor motosserra em custo benefício. 

Qual a Melhor Marca de Motosserra?

A melhor marca de motosserra é a Dewalt, pois é uma marca de bastante renome e que apresenta produtos de excelente qualidade. A marca americana é uma marca mundial de ferramentas manuais e elétricas que atendem ao uso industrial e doméstico oferecendo qualidade e segurança.

Deixe um comentário