Melhor Multímetro de 2021: Guia de Compra Completo

Se você quer dicas de como escolher o melhor multímetro, então você veio ao lugar certo! Afinal de contas, elaboramos um guia completo, com todas as informações que você precisa para fazer a melhor escolha!

Então, leia até o final e confira aqui quais são os 6 Melhores Multímetros de 2021: Guia de Compra Completo!

Melhores Multímetros de 2021

Primeiro de tudo, o que é um multímetro? Excelente pergunta! Um multímetro é um dispositivo portátil com um monte de medidores elétricos diferentes, por isso o nome multímetro! Confira abaixo quais são os modelos selecionados:

  • Multímetro Digital Hm-2090
  • Multímetro digital EDA 8PJ, Amarelo
  • Minipa – Multimetro Digital Cat III ET-1507b
  • Gecheer RM098 Multímetro Digital LCD Multifuncional
  • Multímetro Digital com Capacímetro, EDA, 9KF, Preto
  • Multímetro Digital Foxlux – Com Ponta de Prova – ACV + DCV
Imagem Multímetro Detalhes
MULTÍMETRO DIGITAL HM-2090
Multímetro Digital Hm-2090 Melhor multímetro!
Multímetro digital EDA 8PJ, Amarelo
Multímetro digital EDA 8PJ, Amarelo Melhor multímetro custo benefício!
MULTIMETRO DIGITAL CAT III ET-1507B
Multimetro Digital Cat III ET-1507b Excelente produto e possui um preço justo!
Gecheer RM098 Multímetro Digital LCD Multifuncional DMM DC Voltagem AC Resistência de Corrente Medidor de Continuidade de Diodo Identificação de Polaridade Automática Amperímetro Voltímetro Ohm
Gecheer RM098 Multímetro Digital LCD Multifuncional Tem um sistema de desligamento automático após 15 minutos sem operação.
Multímetro Digital com Capacímetro, EDA, 9KF, Preto
Multímetro Digital com Capacímetro, EDA, 9KF, Preto É um produto de alta qualidade e utiliza bateria 9V.
Multímetro Digital Foxlux – Com Ponta de Prova – ACV + DCV – Testes de Diodo e Transistor HFE – Teste de continuidade com bipe
Multímetro Digital Foxlux – Com Ponta de Prova – ACV + DCV Reconhecido pela alta confiabilidade e durabilidade!

O multímetro serve, geralmente, para a medição de tensão, corrente, resistência e continuidade (conexão elétrica).

Portanto, os multímetros são uma ferramenta necessária para qualquer pessoa que trabalhe com eletrônica, sendo uma ferramenta completa para a solução de problemas, construção de circuitos e testes.

A definição sobre qual medição será feita, acontece através de uma chave rotativa que seleciona a função que deverá ele realizará. Nesse sentido, você consegue achar dois tipos de multímetros: os modelos analógicos e os modelos digitais.

Basicamente, os multímetros de modelo analógico (de ponteiro) baseiam-se nos Galvanômetros, ou seja, a sua verificação da leitura ocorre por meio de força eletromagnética em seu ponteiro.

Por outro lado, os multímetros digitais são mais modernos. Eles contam com um componente eletrônico versátil, conhecido como amplificador operacional.

Mas como escolher um bom multímetro e que atenda às minhas necessidades? É exatamente sobre essa questão que iremos discorrer no artigo abaixo. Fique aqui e aprenda o que considerar ao escolher um multímetro e as 6 melhores opções para você comprar!

O Que Comparar nos Multímetros

Existem algumas diferenças importantes entre os multímetros. O primeiro fator que um comprador deve considerar é a finalidade do medidor. Pois o que eles testam depende totalmente de cada modelo.

Portanto, antes de iniciar o processo de busca e aquisição de um multímetro, tenha em mente bem definida qual será a finalidade de uso do seu multímetro!

Você confere nos tópicos abaixo que isso é mais do que necessário para escolher o multímetro ideal, e capaz de atender à sua necessidade.

Tendo isso em mente, você pode seguir para as seguintes considerações para escolher o seu modelo ideal:

Tensão de uso

O primeiro ponto que você deve avaliar é a tensão de uso do multímetro. Todos os multímetros têm medidores de tensão e corrente e a maioria também mede resistência.

Há uma variedade de outras características “extras” dependendo do fabricante e do custo (por exemplo, continuidade, capacitância, frequência).

Assim, é fundamental verificar sempre as classificações máximas de tensão e corrente do multímetro, para ter certeza de que ele pode dar conta do trabalho que terá que realizar.

Uma medição de tensão informa o potencial elétrico, ou pressão, sobre um determinado componente. Portanto, no momento de escolha observe quais voltagens o equipamento é capaz de suportar com segurança.

A maioria deles consegue suportar até 1000 volts, mas alguns aguentam apenas 600 volts. De qualquer forma, a informação estará na caixa do produto, atente-se a isso!

Categoria dos multímetros

Os multímetros possuem 4 categorias diferentes. Essa divisão é feita para garantir proteção e acessibilidade dos profissionais aos aparelhos corretos, visando a segurança dos usuários.

A divisão é feita de acordo com a capacidade do multímetro de suportar os eventuais picos de corrente – ou transientes. Isso exige eles sejam capazes de suportar um pouco mais de carga do que a sua capacidade de medição.

Veja, então, quais são as quatro categorias e onde se enquadram:

CAT I: é a opção que possui menor proteção, sendo ideais para circuitos de baixa tensão (televisores, rádios, aparelhos domésticos) e circuitos isolados da rede elétrica de alimentação.

Se você optar por essa escolha, jamais utilize um multímetro de categoria 1 em tomadas! O seu transiente máximo é entre 2,5 e 4.000 volts de pico.

CAT II: os de categoria 2 são destinados ao uso para medições em tomadas de eletrodomésticos, eletrônicos com baixo e médio consumo de energia e circuitos de equipamentos portáteis.

Nunca o utilize na análise de uma instalação elétrica! Possui transiente entre 4.000 e 6.000 volts de pico.

CAT III: os multímetros da categoria 3 servem para a verificação de tensões nas tomadas em ambientes residenciais e comerciais, iluminação e circuitos de distribuição.

Eles podem, também, serem utilizados em transformadores de isolamento na instalação elétrica. Transiente entre 6.000 volts e 8.000 volts de pico.

CAT IV: a categoria 4 é onde estão os multímetros de maior nível de categoria de emprego, sendo os melhores em nível de proteção.

É possível aplicá-los em sistemas de distribuição de alimentação, painéis de distribuição, instalações subterrâneas e externas. Essa categoria, por fim, suporta transiente entre 8.000 volts e 12.000 volts de pico.

Multímetro com proteção emborrachada

A questão da proteção emborrachada, quando tratamos de equipamentos como o multímetro, é um critério extremamente importante no momento de escolher o seu equipamento!

Por mais que você seja extremamente cuidadoso no momento de transportar o seu multímetro, pode acontecer de, em algum momento, o equipamento acabar caindo.

É aí que entra a importância de ter uma proteção emborrachada, reduzindo a possibilidade do seu multímetro quebrar ou danificar.

Vale ressaltar que esse tipo de produto costuma ser bem sensível, por isso os fabricantes optam por oferecer essas opções com proteções a mais.

Ainda, você pode encontrar modelos que te permitem retirar a proteção emborrachada, sendo possível usá-la para guardar o objeto durante o transporte, mas utilizá-lo sem a proteção durante o trabalho, caso prefira.

Por isso, o ideal é sempre optar pela opção de multímetros com proteção. Pois ela é crucial para garantir uma longa vida útil ao produto, uma vez que correm menos riscos de danos.

True RMS

Esse ponto é bem específico para profissionais ou estudantes de elétrica. RMS é uma abreviação de Root Mean Square – raiz média quadrada, em português. O valor RMS de uma onda alternada, basicamente, informa o valor que é dissipado em um valor DC (contínuo).

Por exemplo, uma rede elétrica pode ter a sua tensão RMS em 127V, mas o seu valor de pico ser mais alto.

Assim, esse pico é informado e recalculado através do RMS. Antigamente, a medição desses valores era através de fórmulas. Mas os multímetros chegaram para facilitar a vida dos eletricistas, calculando tudo isso automaticamente para você!

O true RMS entrou com mais força em cena por conta da necessidade de se medir ondas não senoidais. Pois, se você tentar medir essas ondas distorcidas através de um multímetro comum, é possível que obtenha cerca de 40% de baixa ou 10% de alta nos cálculos.

Portanto, para realizar medições de ondas distorcidas por cargas não lineares, você precisa de um multímetro TRUE RMS para obter cálculos confiáveis.

De modo geral, o multímetro que possui a função True RMS faz mais do que medir os picos das ondas: ele também possibilita fazer uma marcação de toda a amplitude dela naquele instante de medição, gerando valores e resultados mais precisos.

Esses aparelhos, apesar de serem feitos para as ondas não senoidais, podem medir qualquer tipo de onda.

Portanto, dê preferência a Multímetros Digitais com medição TRUE RMS, principalmente caso a sua finalidade seja obter um multímetro para uso profissional.

Tipos de medição dos multímetros

Como colocamos lá no início, por mais que o multímetro seja um instrumento para medição de corrente, alguns modelos disponíveis no mercado conseguem fazer a medição de outras grandezas elétricas também, adicionando funcionalidade ao seu equipamento!

Nesse sentido, alguns multímetros conseguem fazer a medição de temperatura, frequência, teste de diodo e de continuidade, sendo estas funcionalidades extras, muitas vezes, mais que necessárias para algumas áreas de operações dos multímetros.

Por esse motivo, é essencial você avaliar a finalidade do seu multímetro, e saber quais medições precisará fazer.

Assim, consegue-se saber em quais funcionalidades deve focar e procurar por um multímetro que te ofereça tudo em uma ferramenta só!

Além disso, esses tipos de funcionalidades extras tornam o produto mais caro. Então, ao analisar o que você realmente precisa, você evita ter de pagar a mais por funcionalidades que não necessita.

Da mesma forma, se adquirir um produto que dê conta de todas as medições que precisa, conseguirá economizar um bom dinheiro ao comprar um produto que te ofereça tudo na palma da mão!

Review dos 6 Melhores Multímetros de 2021

Agora que você já sabe o que considerar para escolher o multímetro ideal para você, preparamos uma lista com as melhores opções disponíveis no mercado!

Dê uma olhada na lista abaixo que contém as 6 melhores opções de multímetros, ela com certeza te ajudará a achar um modelo que atenda perfeitamente às suas necessidades.

1

Melhor Escolha

MULTÍMETRO DIGITAL HM-2090

Características:

  • Marca: HIKARI
  • Fonte de energia: Alimentado por pilha
  • Funciona com bateria: Sim
  • Peso: 630 g

O MULTÍMETRO DIGITAL HM-2090 da marca HIKARI é modelo de multímetro digital portátil, que possui TRUE RMS, LCD de 3 ¾, dígitos com iluminação e é um multímetro de categoria IV, suportando uma tensão de até 600V de segurança!

Portanto, é muito indicado para profissionais que lidam com eletrônica e, até mesmo, para usuários mais intensos. Além disso, o equipamento possui holster protetor, congelamento de leitura, modo relativo, desligamento automático e mudança de faixa automática.

Realiza medidas de tensão DC e AC, corrente DC e AC, resistência, capacitância, frequência, duty cycle, temperatura e testes de diodo e continuidade.

Um ponto importante é que a Hikari está entre as marcas mais conceituadas nesse segmento, então com certeza esse equipamento irá agregar muita qualidade e precisão para o seu trabalho!

Dentro da caixa do produto você encontrará: pontas de prova, sensor termopar, adaptador multi funções, manual de instruções e uma bateria 9V.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Multímetro digital EDA 8PJ, Amarelo

Características:

  • Marca: EDA
  • Fonte de energia: Pilha
  • Funciona com bateria: Sim
  • Peso: 166 gramas

A nossa segunda opção é o multímetro digital da EDA, modelo 8PJ, amarelo. Ele foi pensado para medir voltagem AC e DC. Além disso, consegue medir resistência, diodos e transistores.

O modelo é bem leve, possuindo apenas 166 gramas, o que dá maior mobilidade no momento da realização do trabalho e facilidade para a movimentação do equipamento.

O equipamento possui teste de continuidade com bip e utiliza uma bateria 9V, que vem inclusa na caixa. Além da bateria, você encontra na caixa pontas de prova.

Assim, é um modelo bem simples, mas com qualidade, atendendo perfeitamente ao que se propõe, medindo resistência e voltagem com muita precisão!

O melhor de tudo é que possui um preço muito bom, considerando a qualidade que possui e todas as suas funcionalidades.

Confira o preço

3

padrao

MULTIMETRO DIGITAL CAT III ET-1507B

Características:

  • Marca: MINIPA
  • Fonte de energia: não informado
  • Funciona com bateria: não
  • Peso: 90 gramas

O modelo MULTIMETRO DIGITAL CAT III ET-1507B da marca MINIPA é um instrumento ideal para medir os sinais de tensão DC/AC.

Possui True RMS e funcionalidades como a medição de resistência, capacitância, frequência de rede, duty cycle, detecção de tensão sem contato (NCV), testes de diodo e continuidade e gerador de ondas quadradas.

Possui, em sua construção, um display LCD 3 5/6 dígitos e se encaixa na categoria 3 de multímetro. Portanto, é um excelente produto e possui um preço justo. Possui qualidade de construção e consegue processar rapidamente os resultados, sendo uma opção muito confiável e robusta.

Fora isso, possui tamanho compacto, o que acaba facilitando muito a movimentação do aparelho durante o trabalho. O aparelho possui toda a confiabilidade Minipa, uma das marcas líderes no segmento de mercado, te garantindo não apenas segurança na operação, mas também durabilidade e qualidade.

Você ainda tem 6 meses de garantia pelo fabricante, sendo uma opção muito válida caso atenda às suas necessidades de uso.

Confira o preço

4

padrao

Gecheer RM098 Multímetro Digital LCD Multifuncional

Características:

  • Marca: Gecheer
  • Fonte de energia: não informado
  • Funciona com bateria: não informado
  • Peso: 231.2 g

Nossa quarta opção é o modelo RM098 da Gecheer.. Esse modelo é digital, LDC e multifuncional, possuindo medição de tensão CA/CC, corrente CA/CC, resistência, diodo e continuidade.

Além disso, possui um grande visor de contagem de 2000 com luz de fundo, facilitando a leitura. Tem um sistema de desligamento automático após 15 minutos sem operação.

Ainda, esse modelo possui suporte para facilitar o uso em bancada, sendo esse ponto um dos grandes diferenciais deste modelo do restante.

Outro ponto para se destacar é que o teste de cabos de rede e de cabo USB são totalmente integrados ao aparelho, aumentando ainda mais a versatilidade de uso.

O equipamento possui um tamanho pequeno e peso leve, sendo perfeito para transportar. Ele é um modelo profissional, o que faz dele a ferramenta perfeita para laboratório, fábrica, ventiladores de rádio e para uso doméstico. Cumpre seu propósito com perfeição e possui um ótimo custo benefício!

Confira o preço

5

padrao

Multímetro Digital com Capacímetro, EDA, 9KF, Preto

Características:

  • Marca: EDA
  • Fonte de energia: Pilha
  • Funciona com bateria: Sim
  • Peso: 372 g

O multímetro Digital com Capacímetro, EDA, 9KF vem equipado com função capacímetro e teste de continuidade. É um produto de alta qualidade e utiliza bateria 9V (que vem inclusa no equipamento).
 
Esse capacímetro pode ser usado tanto para finalidade profissional como para hobby e estudantes que buscam uma ferramenta de qualidade e com bom preço. Assim, ele pode servir para diversas áreas, como indústria, mecânica e eletrônica.
 
Possui visor LCD, frequência de medição, indicação de sobrecarga, indicação de polaridade negativa, proteção contra todas escalas de sobrecarga, medição de capacitância “Auto-Zeroing”, desligamento automático e revestimento emborrachado.
 
No geral, é ótimo para medir voltagem, capacitores, transistores, resistência e diodos por um preço muito bom. É indicado para eletricistas, técnicos, operadores profissionais e amadores que necessitam de um instrumento preciso, confiável e de uso imediato.

Confira o preço

6

padrao

Multímetro Digital Foxlux – Com Ponta de Prova – ACV + DCV

Características:

  • Marca: FOXLUX
  • Fonte de energia: Pilha
  • Funciona com bateria: Não
  • Peso: 0.15 gramas

Por fim, temos a opção do Multímetro Digital Foxlux – Com Ponta de Prova – ACV + DCV – Testes de Diodo e Transistor HFE – Teste de continuidade com bipe.
 
Esse multímetro mede tensão contínua e alternada, corrente contínua e resistência, além de realizar testes de diodo e transistor HFE. Possui chave seletora rotativa de funções, teste de continuidade com bipe e fusível na entrada do circuito para proteger o produto.
 
O equipamento vem acompanhado de um manual de instruções, bateria 9V e ponta de prova.
 
É um ótimo equipamento para conferir a corrente de tomadas, pilhas, baterias e equipamentos eletrônicos. Na função de teste de continuidade, o aparelho emite um alerta sonoro para indicar que o circuito está fechado.
 
O Multímetro Digital Foxlux é, portanto, reconhecido pela alta confiabilidade e durabilidade, sendo bem simples de alterar e perfeito tanto para profissionais como para estudantes.

Confira o preço

Qual o Melhor Multímetro?

Mas, com tantas opções, qual é o melhor multímetro? Não há dúvidas de que o MULTÍMETRO DIGITAL HM-2090, a nossa primeira opção da lista, é uma das melhores opções de multímetro disponíveis no mercado.

Esse aparelho da Hikari vem equipado com TRUE RMS, é digital e pensado para ser facilmente transportado com segurança, tem LCD de 3 ¾, dígitos com iluminação. Além disso, se encaixa na categoria IV, sendo capaz de realizar qualquer tipo de medição!

O equipamento ainda possui holster protetor, congelamento de leitura, modo relativo, desligamento automático e mudança de faixa automática.

É capaz de realizar medidas de tensão DC e AC, corrente DC e AC, resistência, capacitância, frequência, duty cycle, temperatura e testes de diodo e continuidade de forma muito precisa e segura.

Portanto, se você procura por um produto bem completo, com qualidade e seguro, este multímetro é ideal para você!

Melhor Multímetro Custo Benefício

Agora, se você quer saber qual o melhor multímetro custo-benefício para comprar, o modelo de multímetro digital da EDA, 8PJ é perfeito para você!

Essa opção é capaz de medir voltagem AC e DC, resistência, diodos e transistores. Além disso, você terá à disposição teste de continuidade com bip.

Funciona com uma bateria 9V que já vem inclusa na caixa junto com as pontas de prova.

Portanto, é um modelo bem simples e com diversas funcionalidades, sendo perfeito para profissionais, estudantes ou para quem está conhecendo esse tipo de produto agora.

Principalmente por conta da sua simplicidade de operação e por possuir as principais funções que um multímetro requer.

O produto possui uma ótima qualidade e uma boa avaliação, atendendo perfeitamente ao que se propõe e realizando todos os processos com muita precisão!

Qual a Melhor Marca de Multímetro?

Quando falamos sobre a melhor marca de multímetro, com certeza estamos falando da Hikari Ferramentas.

A fundação da marca se deu em 1973.  A Unicoba é uma das maiores empresas 100% brasileiras que é líder de mercado em vários setores da indústria eletrônica, eficiência energética e manufatura. Sendo líder em soluções de energia no Brasil.

Dentre os segmentos, a Unicoba é líder em iluminação LED, baterias e baterias portáteis.

As marcas Hikari e Hakko, por sua vez, são referência no mercado de soldagem eletrônica, no mercado instrumentos de teste e medição e no de ferramentas e geradores.

Os produtos estão presentes no varejo e nas principais empresas de Electronic Manufacturing Services e CM (Contract Manufacturing.

A marca é reconhecida principalmente por possuir produtos testados conforme a política única de qualidade, atendendo completamente às normas de segurança e certificação.

A Hikari tem o compromisso de buscar, incessantemente, excelência total em tudo o que faz. Possui foco em inovação e melhoria contínua. E trabalha de forma que os produtos e serviços da marca se tornem referência no mercado em todos os mercados nos quais atua.

Deixe um comentário