Melhor Notebook Intermediário de 2021: Guia de Compra Completo

O notebook tem se tornado uma ferramenta muito importante nos últimos anos devido ao grande avanço da tecnologia. Seja no trabalho, na escola ou até mesmo no lazer, este equipamento está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Por isso, para encontrar o melhor notebook intermediário, é só continuar lendo.

Afinal de contas, elaboramos um artigo repleto de informações, onde você encontra o Melhor Notebook Intermediário de 2021: Guia de Compra Completo!

Melhores Notebooks Intermediários de 2021

Quando o objetivo for encontrar o notebook para as atividades diárias, e não for necessário executar softwares avançados, como os de modelagem 3D, ou jogos muito pesados, uma solução intermediária é o ideal. Com essa opção, é possível aliar rapidez, eficiência e valores mais acessíveis. Então, veja como ficou a nossa seleção com os melhores notebooks intermediários para comprar em 2021:

  • Samsung Book X40 Intel® Core™ i5-10210U, Windows 10 Home, 8GB, 1TB, Placa de Vídeo 2GB, 15.6” HD LED
  • Notebook Acer Aspire 3 A315-54-54B1 CI5 8GB 1TB Intel® UHD Graphics 15,6 Win 10
  • Notebook Vaio FE15, Intel Core i7, 8GB RAM, SSD 256GB, Tela 15.6″ LCD HD, Windows 10 – Chumbo Escuro
  • Dell – Notebook Inspiron 15 3000, I15-3583-A20B, 8ª Geração Intel Core I5-8265U, 8 Gb Ram, Hd 2Tb, Amd Radeon 520 2G Gddr5, Tela 15.6″ Led Hd, Windows 10, Branco
  • Samsung Book X50 Intel® Core™ i7-10510U , Windows 10 Home, 8GB, 1TB, Placa de Vídeo 2GB, 15.6” HD LED
  • Notebook Dell Inspiron I15-3583-As80P 8ª Geração Intel Core I5 8Gb 256Gb Ssd 15.6″ Placa de Vídeo Amd Windows 10 Preto
Imagem Notebooks Intermediários Detalhes
Samsung Book X40 Intel Core i5-10210U, Windows 10 Home, 8GB, 1TB, Placa de Vídeo 2GB, 15.6'' HD LED
Samsung Book X40 Intel® Core™ i5-10210U Melhor Notebook Intermediário
Notebook Acer 15.6''A315-54-54B1 i5-10210U 8GB 1TB W10
Notebook Acer Aspire 3 A315-54-54B1 CI5 Melhor Notebook Intermediário Custo Benefício
Notebook Vaio FE15, Intel Core i7, 8GB RAM, SSD 256GB, Tela 15.6' LCD HD, Windows 10 - Chumbo Escuro
Notebook Vaio FE15 Melhor experiência e com realismo mais intenso nas imagens!
Notebook Dell Inspiron 15 3000, I15-3583-A20B, 8ª Geração Intel Core I5-8265U, 8 Gb Ram, Hd 2Tb, Amd Radeon 520 2G Gddr5, Tela 15.6' Led Hd, Windows 10, Branco
Notebook Dell Inspiron 15 3000 Ótimo desempenho e resistência ao derramamento de líquidos!
Notebook Samsung Book X50 Intel Core i7-10510U 8GB 1TB MX110 2GB 15,6' HD Windows 10 Home, Prata
Samsung Book X50 Intel® Core™ i7-10510U Amplo espaço de armazenamento e excelente performance!
Notebook Dell Inspiron I15-3583-As80P 8ª Geração Intel Core I5 8Gb 256Gb Ssd 15.6' Placa de Vídeo Amd Windows 10 Preto
Notebook Dell Inspiron I15-3583-As80P Maior duração de bateria e performance mais silenciosa.

Com o crescimento dos trabalhos no modelo home office, decorrentes da pandemia do novo Coronavírus, o uso dos notebooks se intensificou ainda mais. O mundo todo passou a interagir por meio das telas e câmeras.

Portanto, essa tecnologia se tornou imprescindível. Por isso, ficar sem um notebook em casa é praticamente impossível hoje em dia.

Por isso, neste artigo, trouxemos para você quais critérios considerar para escolher o melhor notebook intermediário e os melhores modelos para comprar.

O Que Comparar nos Notebooks Intermediários

Escolher um notebook nem sempre é uma tarefa fácil. A grande quantidade de marcas e modelos disponíveis no mercado hoje em dia, acaba gerando confusão na hora de definir qual o equipamento mais compatível com sua demanda.

Os diversos parâmetros presentes na descrição dos produtos, podem gerar confusão para quem não entende muito bem o significado. Por isso, a escolhe se torna bem mais difícil.

No entanto, é sempre importante verificar bem quais esses critérios para não ter problemas no futuro. E também para se ter uma noção de como escolher o melhor produto.

Enfim, os principais parâmetros que devemos considerar na compra de um notebook intermediário são o processador, a capacidade de armazenamento, a memória, a portabilidade, assim como a presença ou ausência de placa de vídeo.

Veja a seguir o que cada uma delas significa e o que deve ser verificado para adquirir seu notebook intermediário.

Processador dos notebooks intermediários

O processador é uma espécie de microchip, que funciona como o cérebro do notebook. Por isso, a sua função é trabalhar os dados, interagindo e fazendo as conexões necessárias entre os programas que estão instalados na máquina.

Atualmente, no mercado, existem diversas opções de processador. No entanto, os mais vendidos são os fabricados pela empresa Intel. Aliás, ela comercializa diversas famílias desses dispositivos, como a linha Intel Core, que é a mais encontrada nos notebooks que encontramos nas lojas hoje em dia.

A Intel Core possui quatro opções de processador, o i3, i5, i7 e i9, cujas potencialidades são descritas a seguir:

Intel Core i3 – mais indicado para tarefas do dia a dia, como acessar a internet, escrever textos, assistir vídeos, ouvir música. Portanto, é ideal para quem precisa economizar a bateria do notebook;

Intel Core i5 – é um processador de alto desempenho, capaz de trabalhar com jogos e alguns programas mais pesados. Além disso, essa opção trabalha com uma frequência maior que os processadores Core i3.

Intel Core i7 – considerado o mais potente da família core, e é ideal para executar jogos, assim como outros softwares pesados, como os de produção de conteúdo, modelagem e edição de imagem e vídeo, por exemplo.

Para notebooks intermediários, a melhor solução de processador são os Core i5, que são os mais equilibrados para qualquer tarefa. Por isso, dar preferência para as gerações mais recentes também é interessante. Pois ele trazem benefícios como economia de bateria e melhor desempenho, se comparado com modelos mais antigos.

Enquanto isso, outros modelos da Intel que geralmente estão disponíveis na maioria das lojas, como o Celeron, Atom, Pentium e Core M não dão conta do recado para demandas de nível intermediário.

Capacidade de armazenamento dos notebooks intermediários

A capacidade de armazenamento diz respeito à quantidade de dados que é possível armazenar permanentemente no notebook. Isso pode ocorrer em HDs ou HDDs (sigla para Hard Disk Drive, Drive de Disco Rígido) ou SSDs (sigla para Solid-State Drive, Disco de Estado Sólido).

Os HDs são soluções mais baratas e, paralelamente, possuem maior capacidade de armazenamento nos notebooks. Enquanto os SSDs são mais rápidos e menos propensos a danos, embora geralmente possuam menor capacidade se comparados aos HDs, por serem mais caros.

Portanto, ao escolher o melhor notebook intermediário, se puder, opte por notebooks com SSD, que são mais rápidos, duráveis e seguros de que os modelos que possuem HD convencional, embora sejam mais caros.

No caso de optar por modelos com o HD convencional, as opções com 500 GB ou mais de armazenamento são as melhores. Em todos os casos, se for necessário mais espaço para armazenamento, pode-se utilizar HDs externos, ou até mesmo serviços de armazenamento em nuvem.

Memória RAM

A memória RAM é responsável pelo acesso aos arquivos que estão armazenados no notebook. É um espaço temporário das informações do sistema operacional, e dos programas em uso.

Assim, quanto maior for a memória RAM do seu notebook, maior será a capacidade de manter vários arquivos abertos ao mesmo tempo. Assim como poderá abrir os arquivos mais rapidamente, trabalhar vários programas de forma simultânea, e até executar jogos.

Existem 4 modelos de memória RAM no mercado: DDR, DDR2, DDR3 e DDR4. A diferença entre elas é a velocidade, que é medida em MHz. A DDR4 é a opção mais potente do mercado atualmente.

No entanto, é muito importante verificar se os demais componentes do notebook são compatíveis com este tipo de memória. Afinal de contas, se você adquirir um notebook com o modelo DDR4, e a placa mãe, por exemplo, for compatível apenas com o DDR3, o dispositivo não conseguirá atingir sua capacidade máxima.

Para modelos intermediários, o ideal é que a memória RAM seja de, no mínimo, 4 GB. Modelos de 8 GB são mais capazes de suportar programas simultâneos. Por isso, opte por um deles se puder.

Portabilidade

A portabilidade diz respeito a capacidade de portar, carregar ou levar seu notebook de um lugar a outro. Isso inclui características como o peso, dimensões, conectividade, capacidade da bateria, tipo de teclado, dentre outros.

Nesse caso, não há uma opção ideal para notebooks intermediários. Sendo assim, cabe ao usuário escolher o modelo que melhor atenda às suas necessidades e sua rotina.

A maioria das opções do mercado possui entre 1 e 2 kg, o que favorece a portabilidade. Por isso, se você está sempre se deslocando e precisa carregar o notebook para vários lugares, é interessante buscar por opções mais leves.

Contudo, se as viagens forem raras, é possível adquirir uma versão um pouco mais pesada.

Também é importante buscar opções com bateria durável. Assim, será possível utilizá-lo por mais tempo distante de fontes de energia, gerando maior flexibilidade para o uso. Portanto, quanto mais células tiver a bateria, maior será a capacidade de carga, e maior também será o tempo de autonomia sem precisar liga-la na energia.

Além disso, é necessário observar o tamanho da tela. Existem opções desde 11,6 até 15,6 polegadas. Os notebooks com telas maiores são mais confortáveis. Contudo, podem ser um pouco mais difíceis para carregar devido às dimensões. Assim como também podem fazer com que o dispositivo fique mais pesado.

Em contrapartida, os notebooks com telas menores são melhores para quem precisa carregá-los bastante, pois são mais leves, e ocupam menos espaço. No entanto, não são tão confortáveis para visualização dos conteúdos.

No caso dos teclados, se você trabalha muito com os números, é interessante optar por uma versão com teclado numérico, pois facilita a digitação. Geralmente, esta opção se encontra nos notebooks com dimensões e telas maiores.

Notebooks intermediários e a placa de vídeo

A placa de vídeo é a parte responsável por administrar e controlar as funções de exibição de vídeo na tela do notebook. Há duas opções, as placas integradas, que usam a memória RAM para executar as tarefas, e as placas dedicadas, cuja instalação ocorre separadamente no notebook, como um chip inserido na placa mãe.

Se puder, opte por modelos com placa dedicada, que são mais eficientes.

Sabemos que existem diversas opções de marcas e modelos de notebooks no mercado. Por isso, é muito importante escolher a opção certa para suas necessidades, a fim de evitar comprar um modelo que não supra as suas demandas. Ou até mesmo um notebook com muitos recursos, e que acabe sendo mais caro e subutilizado.

Além disso, se você não escolher o notebook certo, pode acabar sendo um vilão na realização dos seus estudos, trabalho ou lazer, e gerar muita dor de cabeça.

Review dos 6 Melhores Notebooks Intermediários de 2021

Agora que explicamos os parâmetros para escolher o melhor notebook intermediário, apresentamos a seguir as seis melhores opções do mercado. Portanto, confira com atenção cada um deles, para identificar o que melhor lhe atende:

1

Melhor Escolha

Samsung Book X40 Intel® Core™ i5-10210U, Windows 10 Home, 8GB, 1TB, Placa de Vídeo 2GB, 15.6” HD LED

Características:

  • Marca: Samsung
  • Série: Book X40
  • Processador: Intel Core i5-10210U
  • Memória: 8 GB

Esse notebook oferece alto desempenho. Além de um design moderno e elegante. Por isso, é ideal para auxiliar pessoas que precisam de suporte para realizar as altas demandas do dia a dia.

O destaque vai para o armazenamento de 1 TB em disco rígido mecânico. Pois permite guardar os mais diversos arquivos com tranquilidade. Confeccionado na cor prata, o Samsung Book X40 possui 8 cm de altura, 30 cm de largura e 50 cm de comprimento.

A tela de 15,6 polegadas permite fácil visualização. Além disso, o teclado numérico é ideal para trabalhar suas planilhas. A memória RAM é de 8 GB, com tecnologia DDR4, e o processador é o Intel Core i5-10210U, com velocidade 4.2 MHz.

Junto a essas características, a placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce, com memória DDR4 SDRAM de 2 GB, permite rapidez e eficiência no uso do notebook. Enfim, esse é um dos melhores notebooks intermediários para comprar!

Confira o preço

2

Custo Benefício

Notebook Acer Aspire 3 A315-54-54B1 CI5 8GB 1TB Intel® UHD Graphics 15,6 Win 10

Características:

  • Marca: Acer
  • Série: A315-54-54B1
  • Processador: Intel Core i5
  • Memória: 8 GB

Este notebook possui grande potência e agilidade para dar conta das suas demandas diárias. Com processador Intel Core i5 Quad Core de 10ª Geração, e velocidade 1.6 GHz, o Acer Aspire 3 possui memória RAM de 8 GB com tecnologia DDR4, que pode ser expandida até 20 GB.

Além disso, ele ainda vem com o diferencial de vir com a placa de vídeo integrada Intel HD Graphics de 8GB, do tipo DDR4 SDRAM, que permite a exibição de imagens impressionantes. O notebook possui conexões com tecnologia Bluetooth, Wi-Fi, USB (duas portas 2.0 e uma porta 3.0) e HDMI (uma porta) e uma bateria que dura até 7 horas.

A capacidade de armazenamento é de 1 TB, tem um disco rígido mecânico com velocidade 5400 RPM e interface Serial ATA. A tela possui 15,6 polegadas, e resolução 1366 x 768 pixels.

Com dimensões 24,75 x 36,34 x 19,9 cm e peso 1,9 kg, o notebook possui teclado tipo membrana em português brasileiro, padrão ABNT 2, e teclado numérico dedicado, além de Touchpad com comandos inteligentes.

Confira o preço

3

padrao

Notebook Vaio FE15, Intel Core i7, 8GB RAM, SSD 256GB, Tela 15.6" LCD HD, Windows 10 – Chumbo Escuro

Características:

  • Marca: VAIO
  • Série: VAIO FE15
  • Processador: Intel Core i7-10510U
  • Memória: 8 GB

O processador Intel Core i7 – 10510u, com 1,8 GHz de velocidade, e a memória RAM de 8 GB, com tecnologia DDR4 e capacidade de expansão para até 16 GB, permite uma experiência inesquecível de performance com o VAIO FE15. O armazenamento se destaca com o SSD de 256 GB.

Compacto, o dispositivo possui apenas 19,8 mm de altura, e 35,9 cm de largura. Além disso, ele também possui tela LCD de 15,6 polegadas com bordas de 6 mm. A resolução de 1366 x 768 pixels, de alta resolução (fullHD), retro iluminada por LED, permite uma experiência muito mais intensa, e com muito mais realismo nas imagens.

Embora pese 2,32 kg, o notebook possui acabamento refinado e tecnologia Tilt, que inclina automaticamente o teclado, para a posição de digitação mais confortável, reduzindo o estresse nas palmas das mãos e nos pulsos, e auxiliando também na refrigeração.

Além disso, o VAIO FE15 conta com 1 porta USB 2.0, e 3 portas USB 3.0, incluindo também conexões Bluetooth 5.0, ethernet, Wi-Fi, HDMI e leitor de cartões.

Confira o preço

4

padrao

Notebook Dell Inspiron 15 3000, I15-3583-A20B, 8ª Geração Intel Core I5-8265U, 8 Gb Ram, Hd 2Tb, Amd Radeon 520 2G Gddr5, Tela 15.6" Led Hd, Windows 10, Branco

Características:

  • Marca: Dell
  • Série: não informado
  • Processador: Intel Core i5-6287U
  • Memória: 8 GB

O Dell Inspiron 15 3000 é a escolha perfeita para te ajudar no trabalho, estudos ou entretenimento. Pois conta com um processador Intel Core i5 – 8265U, com velocidade 1,6 até 3,9 GHz, aliado à memória RAM de 8 GB, com tecnologia DDR4 e velocidade 2666 MHz.

Tem ainda placa de vídeo integrada AMD Radeon 520 de 2 GB. Enfim, tudo isso faz com que esse notebook intermediário apresente um ótimo desempenho.

O armazenamento também é um diferencial, com disco rígido de 2 TB. Dessa forma, você pode guardar inúmeros arquivos sem problema. As conexões disponíveis são Bluetooth, USB (uma porta 2.0 e duas portas 3.0), leitor de cartões, Ethermet e HDMI, além de Wi-Fi.

Com 26 x 39 cm e tela de 15,6 polegadas, o notebook pesa 2,3 kg e tem teclado (inclusive numérico) em padrão português brasileiro ABNT2, resistente a derramamento de líquidos e touchpad com precisão. A bateria é de íons de lítio com 3 células e vem integrada ao notebook.

Confira o preço

5

padrao

Samsung Book X50 Intel® Core™ i7-10510U, Windows 10 Home, 8GB, 1TB, Placa de Vídeo 2GB, 15.6” HD LED

Características:

  • Marca: Samsung
  • Série: Book x50
  • Processador: Intel Core i7-10510U
  • Memória: 8 GB

O Samsung Book X50 vem equipado com HD de 1 TB, permitindo um amplo espaço de armazenamento de arquivos, além de alta capacidade de performance com a placa de vídeo dedicada NVIDIA® GeForce® de 2 GB com tecnologia DDR4 SDRAM, o processador Intel Core i7 – 10510U com velocidade 4,9 GHz e memória RAM de 8 GB com tecnologia DDR4 (expansível até 16 GB).

Na cor prata e com tela HD LED antirreflexiva de 15,6 polegadas, o notebook pesa 2,7 kg, sendo uma desvantagem para quem precisa carrega-lo por muito tempo. Apesar disso, o modelo apresenta um design compacto e fino.

O modelo apresenta duas portas USB, uma 2.0 e outra 3, além de entrada HDMI, Ethernet, conexão Wi-Fi e Bluetooth.
Todos estes atributos tornam o Samsung Book X50 a opção ideal para aquelas pessoas que precisam de altos padrões de qualidade e design.

Confira o preço

6

padrao

Notebook Dell Inspiron I15-3583-As80P 8ª Geração Intel Core I5 8Gb 256Gb Ssd 15.6" Placa de Vídeo Amd Windows 10 Preto

Características:

  • Marca: Dell
  • Série: Novo Inspiron 15 3000
  • Processador: Intel Core i5 8250U
  • Memória: 8 GB

Este dispositivo possui processador Intel Core i5 8250U com velocidade 3,9 GHz, memória RAM de 8 GB (expansível até 16 GB), com tecnologia DDR4 e velocidade 2400 MHz, SSD de 256 GB e placa de vídeo dedicada AMD Radeon 520 de 2 GB, com tecnologia DDR4 SDRAM e interface PCI-E.

Tudo isso garante ao Dell Inspiron I15-3583 a capacidade de responder muito bem aos desafios diários, com maior duração de bateria e performance mais silenciosa.

Aliás, a tela de 15 polegadas é antirreflexo, e apresenta alta definição. Além disso, esse notebook intermediário também possui um design renovado e espessura fina, que permitem boa portabilidade, embora o modelo pese 2,68 kg.

Outro diferencial é o teclado alfanumérico, que auxilia na realização dos cálculos e melhora a produtividade, além do teclado padrão resistente a respingos, em português brasileiro padrão ABNT2.

Enfim, a conectividade é garantida com um slot de cartão SD; uma porta USB 2.0; duas portas USB 3.1 Gen 1; uma porta HDMI 1.4b; uma porta RJ45; e conexões Wi-Fi e Bluetooth.

Confira o preço

Qual o Melhor Notebook Intermediário?

Foi eleito como o melhor notebook intermediário o Samsung Book X40, pois ele é o modelo mais completo desse guia de compra. Além disso, pode ser usado para as mais diferentes atividades, como estudos, trabalho e lazer.

Afinal de contas, trata-se de um modelo com ótimo desempenho, excelente capacidade de armazenamento de 1 TB, além de um design super moderno.

Aliás, esse modelo também possui a tela de 15,6 polegadas, que torna a visualização bem mais fácil. Como se não bastasse, ele também vem com teclado numérico, que facilita muito digitar os números.

Enfim, esse é um dos melhores notebooks intermediários para comprar atualmente.

Melhor Notebook Intermediário Custo Benefício

Quanto ao melhor notebook intermediário, o modelo eleito é o Notebook Acer Aspire 3 A315-54-54B1 CI5.

Pois, apesar de ser o modelo mais barato desse guia de compra, ele cumpre muito bem com o que promete, oferecendo uma ótima potência e agilidade. Assim, você consegue desenvolver suas atividades diárias com toda a praticidade e qualidade que precisa.

Além disso, ele também possui placa de vídeo integrada Intel HD Graphics de 8GB, várias conexões. Enfim, é o notebook intermediário ideal para quem busca pelo melhor custo benefício.

Qual a Melhor Marca de Notebook Intermediário?

A melhor marca de notebook desse guia de compra é a Samsung. Afinal, ela consegue oferecer notebooks de ótima qualidade, mas por um preço mais justo. Quanto à configuração dos seus notebooks, eles se igualam aos principais concorrentes da marca.

Além disso, a Samsung oferece diferentes linhas de notebooks. Assim, você tem a possibilidade de escolher àquela que melhor atende à sua necessidade. Então, agora que você já conhece quais são os melhores notebooks intermediários do mercado, é hora de escolher o mais apropriado para sua necessidade, e comprar com toda segurança, sem precisar sair de casa!

Deixe um comentário