Melhor Notebook para AutoCAD de 2022: Guia de Compra Completo

Para engenheiros da construção civil e arquitetos um notebook para AutoCAD é essencial para um trabalho profissional. O autoCAD é um programa que permite desenhar plantas de projetos com a máxima fidelidade.

Por trabalhar com imagens, dimensionamento e tecnologias bidimensional (2D) ou tridimensional (3D), requer um bom computador. Dessa forma, notebook para AutoCAD precisa ser potente e contar com boa placa gráfica.

Em geral, há muitos modelos bons disponíveis no mercado, como iremos ver. Há desde modelos mais “enxutos” para cumprir os requisitos básicos para rodar o programa, assim como há notebooks mais completos.

Portanto, acompanhe agora o nosso artigo e descubra como escolher um notebook para AutoCAD. Aqui você também encontra um review com 6 ótimas escolhas que separamos para você. 

Melhores Notebooks para AutoCAD de 2022

Os notebooks apropriados para AutoCAD contam com uma placa gráfica dedicada, além de boa memória RAM e CPU. Por isso, vamos ver que muitos modelos gamers também se destacam em nossa lista

Conheça os 6 melhores notebooks para AutoCAD de 2022:

  • Dell G15 i1100-M50
  • Lenovo IdeaPad Gaming 3i
  • Dell Alienware M15 
  • Acer Nitro 5 AN515-5554L9
  • Acer Aspire 5 A515-55G-588G
  • Notebook Avell A52 MOB

Estes modelos contam com alto desempenho para softwares avançados como AutoCAD e outros como Revit, Corel Draw, etc. Além disso, os preços variam bastante, dentro de uma média de 4 mil a 10 mil reais. Conheça mais sobre os modelos:

Imagem Notebook para AutoCAD Detalhes
Notebook Gamer Dell G15-i1100-M50P 15.6' FHD 11ª Geração Intel Core i7 16GB 512GB SSD NVIDIA RTX 3060 Windows 11
Dell G15 i1100-M50 Melhor Notebook para AutoCAD
Notebook IdeaPad Gaming 3i, Intel Core i5-10300H, 8GB RAM, 256GB SSD, Placa Dedicada GTX 1650 4GB, Windows 10, 15.6' Full HD WVA, Azul
Lenovo IdeaPad Gaming 3i Melhor Notebook para AutoCAD Custo-Benefício
Notebook Dell Alienware m15 R6 AW15-i1100-M30P 15.6' FHD 11ª ger Intel Core i7 16GB 1TB SSD RTX 3070 Win 11
Dell Alienware M15 R6 AW15-i1100-M30P Melhor Placa de Vídeo de 8GB
ACER Notebook Gamer Nitro 5 AN515-55-79X0 Intel Core CI7 10750H, 8GB, 512GB SDD, NVIDIA GeForceGTX 1650, Windows, preto
Acer Nitro 5 AN515-5554L9 Tela com painel IPS e bateria de 11 horas
Notebook Acer Aspire 5 A515-55G-588G Intel Core I5 -1035G1 8GB 256GB SSD 15.6' Windows 10
Acer Aspire 5 A515-55G-588G Básico e com boa tela
Notebook Avell A52 MOB - Geforce RTX 3050, i5 11400H, 8GB, SSD NVME 250GB, Windows 10 HSL - 15', preto
Notebook Avell A52 MOB Design Discreto

Um notebook para AutoCAD precisa ter um alto desempenho de CPU, assim como boa memória RAM e qualidade gráfica. Por isso, os modelos apresentados são boas recomendações para profissionais da área. 

A marca Dell, por exemplo, é uma das que mais investe em um hardware de alto desempenho. Podemos perceber isso nos modelos com placa de vídeo com capacidade superior a 6GB.

Como vamos ver, muitos modelos são “gamers”. Portanto, isso significa que possuem hardwares e recursos mais elaborados para suportar programas e jogos mais pesados. 

São modelos com potência elevada, com processadores muito mais rápidos e até mais inteligentes. Assim como também apresentam boa conectividade, com boa diversidade de portas de entrada e saída, além de conexão sem fio rápida.

Outro aspecto destes modelos de notebooks mais equipados é a ventilação interna. Nesse sentido, eles possuem uma estrutura interna desenvolvida para maior dissipação de calor e conforto térmico.

Acompanhe nosso artigo para ter acesso a mais informações e dicas sobre a escolha de um notebook para AutoCAD. Em seguida, após ter acesso às informações, confira quais são os melhores modelos para você comparar.

O Que Comparar nos Notebooks para AutoCAD?

Na hora de comprar um notebook para AutoCAD veja se ele atende aos requisitos para rodar o programa. Por isso, vamos conhecer alguns detalhes para você comparar em cada modelo

Veja o que observar nos notebooks para AutoCAD:

  • Requisitos mínimos para o programa AutoCAD;
  • Tela: tamanho, tipo e resolução;
  • Taxa de atualização de tela;
  • Processador;
  • Memória RAM;
  • Armazenamento interno;
  • Placa de vídeo dedicada;
  • Conforto térmico.

Esses são alguns aspectos para você considerar na hora da compra e observar nos modelos. Saiba mais detalhes sobre cada uma dessas informações:

Requisitos mínimos de Notebook para AutoCAD

Você precisa saber que o programa AutoCAD requer alguns aspectos mínimos de hardware. Para que o programa rode sem travar e com melhor fluidez é importante considerar os seguintes aspectos:

  • Sistema Operacional Windows 8 ou acima;
  • Processador Intel i-Series, Xeon, AMD Ryzen, Ryzen Threadripper PRO, velocidade de 2,5 GHz;
  • 8 GB RAM;
  • Armazenamento interno 7GB;
  • Placa gráfica de no mínimo 1GB.

A partir destes detalhes é possível escolher um notebook para AutoCAD com mais precisão. Mas, lembrando que estes são requisitos mínimos, quanto mais desempenho tiver, melhor irá rodar o programa.

Se você faz uso mais intenso do programa, recomenda-se uma placa gráfica de no mínimo 4GB. Além disso, notebooks com 16GB irão apresentar mais desempenho para altas demandas.

Tela: tamanho, tipo e resolução

A qualidade de tela também é um aspecto bem importante para considerar. Afinal, a fidelidade de cor e maior nitidez de detalhes nas imagens farão a diferença em seu trabalho.

É por isso que a resolução Full HD é a mais indicada (sucessora a resolução HD). A alta definição desta resolução irá proporcionar mais realismo nas imagens. 

Além disso, fique de olho no tamanho da tela, em geral, o comum é 15,6 polegadas em modelos desta categoria. 

No quesito tipo de tela, uma boa alternativa é optar por telas com tecnologias IPS ou WVA. São painéis indicados por proporcionarem maior ângulo de visão.

Sendo assim, você pode visualizar o notebook de qualquer ângulo, sem que ocorra distorção de imagem e cor.

Taxa de atualização de tela

Para quem visa aparelhos mais elaborados, fique de olho na taxa de atualização de tela. Afinal, ela é responsável pelo dinamismo de imagens, quem trabalha com vídeos pode se beneficiar de maior velocidade na tela. 

Nesse sentido, quanto maior a frequência de atualização, maior o dinamismo da tela. O recomendado é que tenha uma taxa de atualização maior que 120Hz, alguns modelos chegam a 160Hz. 

Processadores de Notebook para AutoCAD

O programa AutoCAD pode ser rodado em praticamente qual tipo de CPU (processador). Desde modelos como Intel i-Series, Xeon e AMD Ryzen e outros.

Porém, espera-se uma velocidade de, no mínimo, 2,50GHz do processador. Isso permite que ele tenha agilidade para processar as informações do programa AutoCAD. 

A maioria dos modelos de porte mais avançado que vamos conhecer possuem Intel Core i5 ou i7. Ambos são processadores com bom desempenho e arquitetura muito similar. 

Mas, pode haver diferença na quantidade de núcleos, os i5 geralmente são Quad-core e i7 Hexa-Core. Nesse sentido, essa diferença impacta um pouco na velocidade e desempenho geral do notebook. 

Os processadores i7 também são mais avançados em tecnologias de imagem, o que pode apresentar melhor resultado gráfico. Mas, o custo acaba sendo um pouco encarecido.

Já os modelos de i5 são mais versáteis, auxiliam na economia de carga e são mais baratos. Portanto, vale avaliar qual a sua real necessidade de processamento. 

Mas, lembre-se que a velocidade do processador, quanto maior, melhor será o desempenho para rodar AutoCAD.

Memória RAM

A memória RAM, aliada ao processador, deixa o notebook mais rápido, veloz e com menos falhas no sistema. Como já vimos, um notebook para AutoCAD precisa ter no mínimo 8GB de RAM. 

Mas, se você quer um desempenho ainda melhor, os notebooks com 16GB de RAM são os mais aconselhados. Além disso, verifique também se é possível fazer upgrade, que é um forma de expandir a memória e ter mais espaço.

Armazenamento interno

O notebook para AutoCAD precisa que seu armazenamento seja de no mínimo 7GB para armazená-lo. Nesse sentido, a boa notícia é que a maioria dos modelos vem bem equipados, chegando a até 1TB de memória interna. 

Quanto mais espaço interno mais fácil será arquivar fotos, vídeos, documentos, músicas e programas. Vale lembrar que a memória em SSD é hoje a preferida, em relação ao HD, pois auxilia o funcionamento e dá mais velocidade. 

Placa de vídeo dedicada

Um requisito básico para rodar o AutoCAD é uma placa de vídeo dedicada compatível com DirectX 11. Além disso, precisa de, no mínimo, 1 GB de memória de vídeo.

Portanto, esse é um cuidado básico para rodar o programa. Algumas placas de vídeo indicadas são: 

  • NVIDIA GeForce GTX 1650 com 4GB
  • GeForce RTX 3060 com 6GB
  • RTX 2060 com 6GB
  • RTX 3070 com 8 GB

Conforto térmico

Um notebook para AutoCAD costuma contar com hardwares mais potentes que, em consequência, esquentam mais. Para isso, é indispensável que o notebook tenha uma boa capacidade de ventilação. 

Nesse sentido, recomenda-se ao menos dois ventiladores, com várias saídas de ar que evitam o aquecimento. Há também marcas que estruturam os hardwares de maneira que não aqueça o teclado. 

É possível encontrar notebook com função de potencialização dos ventiladores, proporcionando mais conforto térmico. Sendo assim, você pode deixar o modo dos ventiladores no mais potente ou modo econômico, conforme a necessidade de uso.

Review dos 6 Melhores Notebooks para AutoCAD de 2022

Conheça agora mais detalhes sobre cada um dos 6 melhores notebooks para AutoCAD de 2022:

1

Melhor Escolha

Dell G15 i1100-M50

Características:

  • RAM: 16 GB
  • Tela: 15,6”, Full HD, WVA
  • Processador: i7 de 11ª Geração, 4.6 GHz
  • Placa de vídeo: GeForce RTX 3060 com 6GB

O Dell G15 i1100-M50 é desenvolvido com um hardware altamente potente para rodar os programas mais pesados e complexos, como AutoCAD,  Revit e Corel Draw e demais softwares de edição de imagens e 3D.

O G15 possui vários aspectos positivos, a começar pelo processador Intel Core i7 da linha H de 11ª Geração, com 4,5GHz de velocidade, muito mais dinâmico no desempenho, ideal para rodar programas e jogos pesados.

Tudo isso e ainda vem com uma placa de vídeo dedicada de alta capacidade,  a RTX 3060 com 6GB de VRAM. Essa é uma placa para que você possa usar o  AutoCAD em sua melhor versão, já que o desempenho gráfico é superior. 

Além disso, o G15 i1100-M50 da Dell vem com 16GB de RAM para você ter um processamento de sistema muito mais rápido.

A tela do G15 também apresenta ótimos recursos para manter a qualidade gráfica, visto que tem resolução Full HD e tecnologia WVA que é ideal para que não ocorra distorção de cor e imagem em diferentes ângulos. 

Outro ponto positivo é a taxa de atualização de tela de 165HZ, este recurso aprimora a velocidade e dinamismo da tela. Para quem faz edições de vídeos em 4K, por exemplo, pode perceber maior fluidez das imagens em cena.

Além disso, o G15 i1100-M50 conta com teclado retroiluminado RGB de quatro zonas, ideal para uso mesmo em ambientes pouco iluminados. Para não causar superaquecimento e travar, o G15 possui teclas de atalho para turbinar os ventiladores, mantendo assim um bom conforto térmico do notebook. 

Confira o preço

2

nao

Lenovo IdeaPad Gaming 3i

Características:

  • RAM: 8 GB
  • Tela: 15.6”, Full HD, WVA Antirreflexo
  • Processador: i5 de 10ª Geração, 2.50 GHz
  • Placa de vídeo: GeForce GTX 1650 com 4GB

Como sabemos, os notebooks para autoCAD podem ser um pouco caros, mas uma boa alternativa são os modelos Ideapad Gaming i3 da Lenovo. São mais “enxutos” nas características de hardware, o que faz dele um modelo mais barato. Porém, atende muito bem aos requisitos que o programa pede.

O Ideapad Gaming i3 vem com placa de vídeo GeForce GTX 1650 com 4GB, melhorando potencialmente a qualidade gráfica e velocidade no desempenho do notebook, que é o que lhe dá suporte para conseguir rodar os programas um pouco mais pesados.

Ele vem equipado com 8GB de RAM, o que pode ser considerado o mínimo para programas como Revit, além de armazenamento interno que é de 256 GB em formato de SSD, mas é possível adicionar um HD, caso você precise de mais espaço interno,

A ventilação interna é muito boa, com 2 ventiladores e 4 saídas de ar que dissipam o calor, garantindo um bom funcionamento do aparelho mesmo quando o uso é mais intenso.

Outro ponto importante é o processador i5 de décima geração, com velocidade 2.50GHz, que é requisito mínimo para AutoCAD e Revit. 

Quanto a tela, também é considerada boa, com 15,6 polegadas e tem resolução Full HD e tecnologia WVA antirreflexo, melhorando a experiência visual do usuário.

Confira o preço

3

nao

Dell Alienware M15 R6 AW15-i1100-M30P

Características:

  • RAM: 16GB
  • Tela: 15.6”, Full HD, WVA
  • Processador: i7 de 11ª Geração, 4.60 GHz
  • Placa de vídeo: GeForce RTX 3070 com 8 GB

Para  profissionais de edição de imagem o notebook Dell Alienware M15 R6 apresenta a melhor capacidade para rodar softwares mais pesados, como AutoCAD, Revit, Corel Draw, etc. Ideal para profissionais com uma demanda intensa de uso do programa.

 O seu diferencial é a placa de vídeo dedicada RTX 3070 com 8 GB para turbinar a qualidade gráfica. Essa é uma das melhores placas da categoria.

O processador é um dos mais potentes, com Intel Core i7 de 11ª Geração e velocidade de até 4.60 GHz (com turbo), ideal para rodar os programas de edição gráfica mais qualificados.

Além disso, vem com 16GB e processador da linha H, de alta velocidade para jogos. Um diferencial é maior armazenamento em SSD, já que vem com 1TB para você manter arquivos grandes sem muito problema. 

O Dell Alienware M15 R6 também conta com uma tela com maior fidelidade de cor, com 100% RGB e brilho de 300 nits, em Full HD e painel com tecnologia WVA, que não causa distorção de imagem e cor quando visto em um ângulo diferente.

Porém, algo que pode ser negativo no Dell Alienware M15 é o teclado, com padrão US internacional e sem teclado numérico. Porém, o teclado é retroiluminado com RGB, com design de alto padrão, sofisticado e muito confortável!

Confira o preço

4

nao

Acer Nitro 5 AN515-5554L9

Características:

  • RAM: 8 GB
  • Tela: 15.6”, Full HD, IPS
  • Processador: i7 de 10ª Geração, 2.60 GHz
  • Placa de vídeo: GeForce GTX 1650 com 4GB

O Acer Nitro 5 é também um modelo adequado para rodar  AutoCAD da melhor maneira possível. O destaque é o CPU (processador), um i7 de 10ª geração com velocidade de 2,60GHz. 

Seu design é ergonômico, com teclas fáceis de digitar, inclusive possui teclado de números independente e é retroiluminado.

Além disso, possui placa de vídeo que ajuda a dar um up para o processamento, evitando problemas como lentidão e travas, a placa de vídeo é considerada intermediária, a GTX 1650 com 4 GB de VRAM. 

O Nitro 5 dá Acer vem também com bons aspectos de memória, sendo 8GB de RAM e 256 GB de SSD, porém, um diferencial é que o notebook da Acer também traz 1 TB de HD, o que garante muito espaço para o usuário guardar seus arquivos pessoais, ou baixar programas.

Outro ponto importante é na bateria, que de acordo com a Acer dura até 11 horas, variando de acordo com o uso. Isso possibilita que você trabalhe durante horas ou até o dia todo com total autonomia de bateria.
 
A tela Acer Nitro 5 também apresenta aspectos muito interessantes, com 15,6 polegadas, com resolução Full HD e tecnologia IPS no painel, isso significa menos distorção de imagem e cor quando visualizado em um ângulo diferente.

Confira o preço

5

nao

Acer Aspire 5 A515-55G-588G

Características:

  • RAM: 8 GB
  • Tela: 15.6”, Full HD, IPS
  • Processador: i5 de 10ª Geração, 2.50 GHz
  • Placa de vídeo: GeForce MX250 com 2GB

O Acer Aspire 5 (A515-55G-588G) pode ser uma alternativa para quem busca modelos mais básicos, especialmente se a finalidade for usar o AutoCAD para estudos. 

O Aspire 5 tem um processador i5 de décima geração, que mostra um ótimo desempenho e boa economia de bateria. A memória RAM é de 8 GB e o SSD de 256 GB, que é o básico para rodar bem o programa.

Com a placa GeForce MX250 com 2GB já há um bom fôlego para rodar AutoCAd e programas leves de edição 3D. A bateria pode chegar a 10 horas de duração, e o notebook i3 já vem com Windows 11 instalado de fábrica. 

Além disso, o notebook possui uma tela Full HD com painel IPS, que promete cores mais vívidas e imagens sem distorções, independente do ângulo de visualização.

Confira o preço

6

nao

Notebook Avell A52 MOB

Características:

  • RAM: 8GB
  • Tela: 15.6”, Full HD, WVA
  • Processador: i5 de 11ª Geração, 2.7 GHz
  • Placa de vídeo: GeForce RTX 3050 com 4 GB

O Notebook Avell A52 MOB é uma alternativa para profissionais que querem um modelo de notebook potente e que o design não seja assim tão chamativo. O Avell A52 MOB é bem discreto e elegante, além de apresentar um hardware de alto desempenho.

Ele vem com CPU Intel Core i5 de 11 geração, com velocidade de 2,7GHz, mais placa de vídeo dedicada GeForce RTX 3050 com 4 GB e possui RAM de 8GB. Portanto, pode rodar Revit tranquilamente.

Outro aspecto positivo neste modelo é a memória interna de SSD de 256 GB, assim você pode ter um bom espaço para armazenar seus arquivos pessoais, programas e o que precisar. 

Quanto a tela, o Avell A52 MOB vem com 15,6 polegadas, resolução Full HD e tecnologia WVA no painel. E a taxa de atualização de tela é de 120Hz, ou seja, é uma tela com bom dinamismo, muito bom para edição de vídeos também!

No design ele é sofistica e também confortável, com teclado amplo, incluindo numérico independente. Além disso, o teclado é retroiluminado.

Confira o preço

Qual o Melhor Notebook para AutoCAD?

Hoje o Dell G15 i1100-M50 é um dos modelos favoritos e mais indicados para uso com AutoCAD. Se você é um profissional, vale a pena, pois é um notebook completo que não dará problema no uso.

Afinal, o Dell G15 chega com uma placa de vídeo de 6GB de VRAM mais processador i7 da linha H de 11ª Geração, com 4,5GHz. Além disso, possui 16GB de RAM para você aproveitar o máximo do desempenho do notebook.

Este modelo também conta com tela com resolução Full HD e tecnologia WVA. Além disso, a taxa de atualização de tela é de 165HZ.

Melhor Notebook para AutoCAD Custo Benefício

Se você é estudante de engenharia e quer começar a se aventurar no uso do programa, o Ideapad Gaming i3, é a nossa dica. Afinal, ele vem com recursos mais básicos, porém suficientes para rodar AutoCAD e ainda possui preço em conta.

Entre seus destaques, ele possui placa de vídeo GeForce GTX 1650 com 4GB. Além disso, conta com processador i5 de décima geração, com velocidade 2.50GHz, que é requisito mínimo para AutoCAD. 

Possui também os 8GB de RAM que o programa requer, além de uma boa ventilação interna. A tela é igualmente boa, com 15,6 polegadas e tem resolução Full HD e tecnologia WVA antirreflexo.

Qual a Melhor Marca de Notebook para AutoCAD?

A marca que supera na qualidade de seus notebooks para uso com programa Revit é a Dell. Já é uma marca muito reconhecida, favorita de muitos profissionais da área. 

A Dell consegue apresentar computadores potentes, com alto desempenho e design mais elaborado. Além de tudo, oferece assistência técnica e atendimento ao consumidor facilmente.

Deixe um comentário