Melhor Notebook para Engenheiro de 2022: Guia de Compra Completo

Um notebook para engenheiro precisa ser preparado para o uso de softwares mais pesados. Por isso, separamos uma lista com alguns modelos que atendem bem aos requisitos destes programas.

Afinal, algumas ferramentas como AutoCAD, Revit, SketchUp e Lumion, por exemplo, são essenciais para o trabalho de engenharia. Porém, elas requerem um hardware de boa qualidade, com maior desempenho em imagem. 

Por se tratar de imagem, uma placa de vídeo é indispensável em um notebook para engenheiro. Além disso, um processador veloz e maior capacidade de  memória RAM também são importantes. 

Acompanhe para saber como comprar um notebook que atenda bem às necessidades da profissão. Em seguida, veja nosso review dos 6 melhores notebooks para engenheiro!

Melhores Notebooks para Engenheiro de 2022

Os melhores modelos da categoria apresentam maior definição e qualidade de imagem. Por isso, tela, placa de vídeo, processador, memória RAM e armazenamento são mais avançados.

Conheça os 6 melhores notebooks para engenheiro de 2022:

  • Dell Alienware M15 R6 AW15-i1100-M30P
  • Lenovo IdeaPad Gaming 3i
  • Dell G15 I1100-M50
  • Acer Nitro 5 AN515-5554L9
  • Notebook Gamer Legion 5i
  • Notebook ASUS X571GT-AL888T

Eles se diferenciam no design, capacidade de processamento, entre outros detalhes. Há modelos básicos para estudantes, com uso mais moderado, e os mais mais potentes, para criação profissional. Saiba mais:

Imagem Notebook para Engenheiro Detalhes
Notebook Dell Alienware m15 R6 AW15-i1100-M30P 15.6' FHD 11ª ger Intel Core i7 16GB 1TB SSD RTX 3070 Win 11
Dell Alienware M15 R6 AW15-i1100-M30P Melhor Notebook para Engenheiro
Notebook IdeaPad Gaming 3i, Intel Core i5-10300H, 8GB RAM, 256GB SSD, Placa Dedicada GTX 1650 4GB, Windows 10, 15.6' Full HD WVA, Azul
Lenovo IdeaPad Gaming 3i Melhor Notebook para Engenheiro Custo Benefício
Notebook Gamer Dell G15-i1100-M50P 15.6' FHD 11ª Geração Intel Core i7 16GB 512GB SSD NVIDIA RTX 3060 Windows 11
Dell G15 I1100-M50 Alto desempenho para softwares pesados
ACER Notebook Gamer Nitro 5 AN515-55-79X0 Intel Core CI7 10750H, 8GB, 512GB SDD, NVIDIA GeForceGTX 1650, Windows, preto
Acer Nitro 5 AN515-5554L9 Com tela Full HD em IPS
Notebook Gamer Legion 5i i7-10750H 16GB 1TB 128GB SSD RTX2060 6GB W10 15.6' Full HD WVA 82CF0004BR
Notebook Gamer Legion 5i Função Qcontrol para ventilação interna
Notebook ASUS X571GT-AL888T INTEL CORE I5 9300H / NVIDIA GeForce GTX1650 / 16 GB / 256 GB SSD / Windows 10 Home / Black
Notebook ASUS X571GT-AL888T Discreto e sofisticado no design

Um notebook para engenheiro precisa atender a uma série de requisitos, desde a praticidade ao alto desempenho. Afinal, rodar softwares de edição de imagens avançados requer alguns requisitos mínimos. 

AutoCAD, Revit, SketchUp e Lumion, por exemplo, precisam de padrões mínimos de especificações técnicas. Uma placa de vídeo de até 4GB de capacidade é o que muitos programas requerem.

Por isso, muitos notebooks com esta especificação são modelos gamer. São aparelhos mais arrojados, com estrutura equipada para um hardware mais potente.

Além disso, os modelos que vamos conhecer possuem tela com tecnologias que melhoram a definição de imagem. Painéis IPS ou WVA, que não causam distorção de imagem são um exemplo.

No quesito resolução, hoje uma tela Full HD é o mínimo em um notebook para engenheiro. Afinal, seu trabalho precisa de maior fidelidade de detalhes, precisão de cor, para isso, quanto mais pixels, melhor!

Aliado a estas características, os notebooks para projetos profissionais vem com processadores mais velozes e RAM com maior capacidade. Entre muitos outros detalhes que melhoram o desempenho da máquina.

O Que Comparar nos Melhores Notebooks para Engenheiro?

Na hora de comprar um notebook para o seu trabalho é preciso estar atento ao hardware e qualidade de imagem. Por isso, separamos várias dicas e informações que são importantes observar na hora de escolher o modelo.

O que comparar nos melhores notebooks para engenheiros:

  • Tela: tamanho, tipo e resolução;
  • Taxa de atualização de tela;
  • Processador;
  • Memória RAM;
  • Armazenamento interno;
  • Placa de vídeo dedicada.

É importante que o aparelho atenda à sua necessidade de uso. Portanto, conheça mais detalhes sobre cada uma destas características:

Tela: tamanho, tipo e resolução

Na área de engenharia civil, mecânica, elétrica, entre outras, há muita criação de projetos de imagem 2D e 3D. Por isso, os detalhes de cor e imagem precisam ser mais nítidos e claros. 

Portanto, uma tela com bom tamanho precisa ser considerada, a maioria dos notebooks da categoria possui 15 polegadas. Além disso, a resolução full HD é o mínimo para programas de criação de projetos de engenharia.

Já no painel da tela, considere os notebooks com tecnologias IPS ou WVA, antirreflexo. Estes tipos de painéis não distorcem a cor e imagem quando visualizados de um ângulo diferente. 

Os painéis TN, que são os mais simples, não são indicados para este tipo de uso! 

Taxa de atualização de tela

Se você quer uma tela mais dinâmica, rápida na resposta e com deslizamento mais fluído, confira a taxa de atualização de tela. Além disso, ela também é ótima para quem trabalha com edição de vídeos.

Com uma maior taxa de atualização de tela, temos mais dinamismo em imagens e cenas de ação. Por isso, muitos modelos gamers chegam com telas de maiores níveis de velocidade. 

Em linhas gerais, a taxa de atualização de tela pode variar entre 60Hz a 165Hz ou mais. Nesse sentido, os notebooks com mais de 120Hz são os mais indicados!

Processador

O processador (CPU – Unidade Central de Processamento) em um notebook para engenheiro precisa ser de boa qualidade. Afinal, o processador é o cérebro da máquina, responsável pelo processamento de dados e informações. 

Dentro do processador há núcleos que processam as informações, quanto mais, melhor o desempenho do notebook. Nesse sentido, a maioria dos softwares de engenharia precisam de 4 ou mais núcleos para rodar bem.

Por isso, hoje os processadores mais utilizados na categoria são os da Intel, Core i5 e Core i7. No geral, eles são bem parecidos, porém o i5 chega com 4 núcleos e i7 com 7 núcleos. 

Portanto, é uma boa diferença que pode trazer mais velocidade e desempenho no trabalho de projetos de engenharia. Além disso, prefira processadores de últimas gerações, que são atualizados para softwares mais recentes.

Memória RAM

Aliado ao processador, a memória RAM também atua no desempenho geral do funcionamento do sistema. Pois, ela é responsável pela memória instantânea da máquina, aquela que você usa em programas e no sistema operacional.

Por isso, muitos programas de engenharia solicitam, no mínimo, RAM de 8GB. Isso será suficiente para rodar o software sem travar e nem ficar lento. 

Mas, para o profissional com uso mais intenso do notebook, vale considerar RAM de maior capacidade. Há, por exemplo, ótimos dispositivos com até 16GB de RAM, alguns também permitem upgrade para até 32GB!

Armazenamento interno

Os arquivos de projetos e criações gráficas precisam de espaço para serem guardados. Por isso, é indispensável que o notebook possua uma boa memória interna para armazenamento. 

Nesse sentido, a memória em SSD é melhor em relação ao HD, pois auxilia o funcionamento, pois dá mais velocidade. Prefira mais de 256GB para um bom espaço interno. 

Além disso, vale considerar aparelhos que permitem upgrades no armazenamento e até armazenamento híbrido. 

Placa de vídeo dedicada

Um notebook para engenharia precisa ter uma placa de vídeo dedicada. Pois, 

ela dará mais suporte gráfico, melhorando o desempenho em edição de imagens. 

Portanto, prefira placas gráficas com mais de 4GB, que é o mínimo que a maioria dos programas pedem. Algumas placas de vídeo indicadas são: 

  • NVIDIA GeForce GTX 1650 com 4GB
  • GeForce RTX 3060 com 6GB
  • RTX 2060 com 6GB
  • RTX 3070 com 8 GB

Review dos 6 Melhores Notebooks para Engenheiros de 2022

Veja abaixo quais são os alguns dos melhores notebooks para profissionais de engenharia. Estes são aparelhos que atendem ao requisito mínimo de alguns programas utilizados na área. 

Portanto, vale a pena conferir e comparar cada um, veja qual atende melhor a sua necessidade de uso. Em seguida, descubra qual o melhor modelo segundo nossa pesquisa!

1

Melhor Escolha

Dell Alienware M15 R6 AW15-i1100-M30P

Características:

  • RAM: 16GB
  • Tela: 15.6”, Full HD, WVA
  • Processador: i7 de 11ª Geração, 4.60 GHz
  • Placa de vídeo: GeForce RTX 3070 com 8 GB

Engenheiros que precisam de um notebook potente para rodar softwares mais pesados como Revit, AutoCAD, SketchUp e Softwares 3D, o notebook Dell Alienware M15 R6 é um modelo bem interessante. 

Este notebook vem equipado com placa de vídeo dedicada RTX 3070 com 8 GB, é uma placa com maior capacidade da categoria. Excelente para você ter uma qualidade gráfica com desempenho muito superior. 

Outro fato positivo neste modelo é o CPU com processador Intel Core i7 de 11ª Geração e velocidade de até 4.60 GHz (com turbo), ideal para rodar os programas de edição gráfica mais qualificados, suportando até mesmo jogos, já que é um modelo gamer.

Além de bom processador e placa de vídeo, a memória RAM é de 16GB, o que melhora ainda mais no quesito velocidade durante o processamento. Também conta com alta capacidade de armazenamento, com 1TB em SSD para você não ter problemas ao salvar arquivos de projetos mais pesados.

O Dell Alienware M15 R6 também conta com uma tela com maior fidelidade de cor, com 100% RGB e brilho de 300 nits, em Full HD e painel com tecnologia WVA, que não causa distorção de imagem e cor quando visto em um ângulo diferente. Recursos indispensáveis para você criar projetos com mais qualidade.

Porém, algo que pode ser negativo no Dell Alienware M15 é o teclado, com padrão US internacional e sem teclado numérico. Porém, o teclado é retroiluminado com RGB, com design de alto padrão, sofisticado e muito confortável!

Confira o preço

2

Custo Benefício

Lenovo IdeaPad Gaming 3i

Características:

  • RAM: 8 GB
  • Tela: 15.6”, Full HD, WVA Antirreflexo
  • Processador: i5 de 10ª Geração, 2.50 GHz
  • Placa de vídeo: GeForce GTX 1650 com 4GB

Para quem busca alternativas de notebooks com um preço mais acessível, o Ideapad Gaming i3 da Lenovo pode ser o suficiente para rodar programas essenciais que a profissão exige. 

Este é um tipo de modelo com placa de vídeo dedicada, mas é mais básico em suas configurações de  hardware, por isso, resulta em um preço mais em conta. 

O Ideapad Gaming i3 é equipado com uma placa de vídeo GeForce GTX 1650 com 4GB, o que já é ótimo para rodar programas como AutoCAD, Revit e demais programas de edição 3D.

Além disso, é equipado com 8GB de RAM, o que pode ser considerado o mínimo para programas para engenheiros, além de armazenamento interno que é de 256 GB em formato de SSD, mas é possível adicionar um HD, caso você precise de mais espaço interno.

A Lenovo também investe em boa ventilação interna no seu dispositivo, com 2 ventiladores e 4 saídas de ar que dissipam o calor, garantindo um bom funcionamento do aparelho mesmo quando o uso é mais intenso.

Outro ponto importante é o processador i5 de décima geração, com velocidade 2.50GHz, que é requisito mínimo para AutoCAD e Revit. 

Quanto a tela, é muito boa para que o usuário possa ter uma boa experiência visual, ela vem com 15,6 polegadas, tem resolução Full HD e tecnologia WVA antirreflexo!

Confira o preço

3

nao

Dell G15 I1100-M50

Características:

  • RAM: 16 GB
  • Tela: 15,6”, Full HD, WVA
  • Processador: i7 de 11ª Geração, 4.6 GHz
  • Placa de vídeo: GeForce RTX 3060 com 6GB

Se você quer investir em um modelo durável e que vá suportar a maioria dos programas utilizados para engenharia, temos mais um modelo da Dell que atende super bem as suas necessidades. 

O Dell G15 i1100-M50 é desenvolvido com um hardware altamente potente, com processador Intel Core i7 da linha H de 11ª Geração, com 4,5GHz de velocidade, muito mais dinâmico no desempenho, ideal para rodar programas e até jogos pesados.

Além de bom processador, a placa de vídeo RTX 3060 com 6GB de VRAM é também um aspecto bem positivo para um desempenho gráfico de alto nível para imagens multidimensionais. 

O G15 i1100-M50 da Dell também conta com 16GB de RAM para você ter um processamento de sistema muito mais rápido. E tem 512GB de armazenamento interno em SSD para você poder guardar todo tipo de arquivo sem se preocupar com espaço.

Quanto à qualidade da tela, temos características boas, como tecnologia WVA no painel (que não causa distorção de imagem). Além disso, a resolução é Full HD e garante boa visualização, com painel antirreflexo.

Na tela também podemos contar com taxa de atualização de 165HZ, este recurso aprimora a velocidade e dinamismo da tela. O que pode ser ótimo para ter mais fluidez e taxa de resposta mais rápida na tela.

Confira o preço

4

nao

Acer Nitro 5 AN515-5554L9

Características:

  • RAM: 8 GB
  • Tela: 15.6”, Full HD, IPS
  • Processador: i7 de 10ª Geração, 2.60 GHz
  • Placa de vídeo: GeForce GTX 1650 com 4GB

Uma alternativa para quem busca um modelo básico para rodar programas de engenharia é o Acer Nitro 5 AN515-5554L9. Ele é super bem equipado, com processador veloz e placa de vídeo dedicada.

Ele roda muito bem programas como AutoCAD, Revit, SketchUp e demais softwares de criação. Vem com ótima CPU (processador), um i7 de 10ª geração com velocidade de 2,60GHz. 

O Nitro 5 também vem com placa de vídeo que ajuda a dar um up para o processamento, evitando problemas como lentidão e travas, a placa de vídeo é considerada intermediária, a GTX 1650 com 4 GB de VRAM. 

Outras características de desempenho é a memória de 8GB de RAM e 256 GB em SSD para arquivo, um ótimo ponto positivo neste modelo que possui mais  1 TB de HD, sendo uma memória híbrida, portanto, garante ainda mais espaço para o usuário guardar seus arquivos ou baixar programas.

Além de tudo, o design é diferente, com detalhes em vermelho e teclado retroiluminado da mesma cor. Por ser um modelo gamer, é um tanto mais arrojado.

A autonomia da bateria é outro aspecto relevante para considerar, pois dura até 11 horas segundo a fabricante, o que possibilita o uso por um dia inteiro de trabalho, sem que tenha que se preocupar com a carga.
 
A tela Acer Nitro 5 é ótima, conta com 15,6 polegadas, resolução Full HD e tecnologia IPS no painel, isso significa menos distorção de imagem e cor quando visualizado em um ângulo diferente.

Confira o preço

5

nao

Notebook Gamer Legion 5i

Características:

  • RAM: 16 GB
  • Tela: 15.6”, Full HD, IPS
  • Processador: i7 de 10ª Geração, 2.60 GHz
  • Placa de vídeo: RTX 2060 com 6GB

O Notebook Gamer Legion 5i é mais uma alternativa para quem precisa de hardware potente. Este também é um modelo gamer, como muitos já vistos aqui, por isso, sua ficha técnica é mais avançada. 

Entre suas características, vale ressaltar a ótima placa de vídeo RTX 2060 com 6GB de VRAM, com certeza é o ideal para rodar programas como AutoCAD, Revit, SketchUp e muito mais.

Além disso, a CPU do Gamer Legion 5i é Intel Core i7 de 10ª Geração, com velocidade de 2.60 GHz. Aliado a uma memória RAM de 16GB, que é um diferencial para você ter melhor aproveitamento de velocidade e agilidade do notebook. 

Outro destaque que vale a pena mencionar são os recursos do Qcontrol contra superaquecimento dos componentes. Com o Qcontrol você pode definir o modo de funcionamento dos ventiladores, deixando-os mais potentes ou em modo econômico, conforme a necessidade do uso.

O Legion 5i vem também com tela própria para quem precisa de maior definição, com resolução Full HD e painel IPS e 15,6 polegadas no tamanho. Este tipo de painel é adequado para ter maior campo de visão da tela, sem que a imagem seja distorcida quando a tela é vista de um ângulo diferente.

No design é um notebook muito funcional e confortável, vem com teclado retroiluminado em branco, com teclado de números independente e com padrão português do Brasil.

Confira o preço

6

nao

Notebook ASUS X571GT-AL888T

Características:

  • RAM: 16GB
  • Tela: 15.6”, Full HD, IPS
  • Processador: i5 de 9ª Geração
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX1650 com 4GB

O Notebook ASUS X571GT-AL888T é uma alternativa para quem deseja um notebook com visual mais discreto, já que não segue o padrão gamer de muitos modelos que vimos até aqui. É ótimo para você transportar com facilidade.
 
Ele é fino, leve e com hardware potente, ideal para rodar programas essenciais na engenharia, como softwares de edição 3D! Possui placa de vídeo e ampla memória RAM. 
 
Este modelo vem com processador Intel Core i5 de nona geração, considera rápido e ágil para usar com programas mais pesados, tudo isso aliado a uma memória RAM de 16GB e no armazenamento interno possui SSD de 256GB. Desenvolvido para ser dinâmico, veloz e rodar programas avançados com tranquilidade. 
 
Além disso, vem com placa de vídeo com capacidade para 4GB, o que é ótimo para um desempenho gráfico de alto nível. 
 
O notebook ASUS X571GT-AL888T vem com resolução Full HD e possui tecnologia IPS no painel, com tela de 15,6” polegadas. Sendo assim, é adequado para você trabalhar com uma tela que retrata imagens mais definidas.

Confira o preço

Qual o Melhor Notebook para Engenheiro?

Segundo nossa avaliação, o melhor notebook para engenheiro é o Dell Alienware M15 R6. Afinal, é um dos mais velozes e com a melhor qualidade de imagem. 

Com este notebook, você tem uma placa de vídeo RTX 3070 com 8 GB! Portanto, é ideal para rodar a maioria dos programas que a profissão pede. Além disso, vem com 16Gb de RAM, 1TB em SSD e processador i7 de última geração. 

Equipado com tela de resolução full HD e tecnologia IPS no painel para uma imagem mais definida e detalhada. Além disso, o design deste modelo é um diferencial para um uso mais confortável.

Melhor Notebook para Engenheiro Custo Benefício

Para quem deseja vantagem no custo-benefício, o Ideapad Gaming i3 da Lenovo é uma ótima alternativa! Este modelo chega com placa de vídeo GTX 1650 com 4GB. 

Além disso, possui um bom desempenho, graças ao bom processador, um i5 de 10ª geração. A tela segue os requisitos mínimos para uma boa imagem, com resolução Full HD e painel WVA. 

Outra boa característica do Ideapad Gaming i3 é a memória RAM de 8GB e 25GB em SSD para armazenamento. Conta também com boa ventilação interna para um funcionamento eficaz da máquina. 

Qual a Melhor Marca de Notebook para Engenheiro?

Hoje a marca Dell é a que mais traz vantagem para profissionais de engenharia. Pois, seus notebooks possuem maior desempenho de hardware. Além disso, a Dell possui uma diversidade de modelos para atender a diferentes necessidades. 

Reconhecida no mundo todo, a marca possui credibilidade e confiança. Porém, o preço dos aparelhos costumam ser um pouco salgados. Mas, isso é compensado no benefício e durabilidade de seus notebooks. 

Portanto, vale muito a pena investir em um notebook para engenheiro Dell. Você pode contar com boas tecnologias em seus equipamentos!

Deixe um comentário