Melhor Notebook Para Estudar em 2021: Guia de Compra Completo

Se você está procurando o melhor notebook para estudar, e facilitar a sua rotina, então, você acaba de chegar ao lugar certo! Pois, no post de hoje, veremos quais são os melhores modelos do mercado atualmente, e quais são as suas características mais importantes.

Então, continue lendo e confira aqui qual o Melhor Notebook Para Estudar em 2021: Guia de Compra Completo!

Melhores Notebooks Para Estudar de 2021

Estudar é sempre instigante e, para desbravar o mundo do conhecimento, possuir a ferramenta certa é fundamental. Por isso, listamos abaixo os 6 melhores notebooks para estudar, para facilitar na hora em que você for escolher o modelo ideal para comprar:

  • Notebook Inspiron 15 3000, I15-3583-A30P, 8ª Geração Intel Core I7-8565U, 8 Gb Ram, Hd 2Tb, Amd Radeon 520 2G Gddr5, Tela 15.6″ Led, Windows 10, Dell, 4, AMD Radeon, Preto
  • Notebook Dell Inspiron i15-3584-AS50P 8ª Geração Intel Core i3 4GB 256GB SSD Tela LED 15.6″ Windows 10 Preto
  • Lenovo – NotebookUltrafino ideapad S145 i5 – 8265U 8GB 1TB Windows 10 15.6″ Dolby Audio Design Leve e Compacto, Prata
  • Samsung Expert X30 Intel® Core™ i5 Quad-Core, Windows 10 Home, 8GB, 1TB, 15.6” HD LED, 1.95kg
  • Notebook Dell Inspiron I15-3584-Ds50P 8ª Geração Intel Core I3 4Gb 256Gb Ssd Tela Led 15.6″ Linux Preto
  • Notebook Samsung Flash F30 Intel Celeron, 4GB RAM, 64GB SSD , Tela Full HD 13.3″, Windows 10 – Rosa
Imagem Notebooks Para Estudar Detalhes
Notebook Inspiron 15 3000, I15-3583-A30P, 8ª Geração Intel Core I7-8565U, 8 Gb Ram, Hd 2Tb, Amd Radeon 520 2G Gddr5, Tela 15.6' Led, Windows 10, Dell, 4, AMD Radeon, Preto
Notebook Inspiron 15 3000 Melhor Notebook Para Estudar
Notebook Dell Inspiron i15-3584-AS50P 8ª Geração Intel Core i3 4GB 256GB SSD Tela LED 15.6' Windows 10 Preto
Notebook Dell Inspiron i15-3584-AS50P Melhor Notebook Para Estudar Custo Benefício
Notebook Lenovo Ultrafino ideapad S145 i5 - 8265U 8GB 1TB Windows 10 15.6' Dolby Audio Design Leve e Compacto, Prata
Notebook Lenovo Ultrafino ideapad S145 Com um design inovador ultrafino!
Samsung Book X30 Intel Core i5-10210U , Windows 10 Home, 8GB, 1TB, 15.6'' HD LED, 1.94kg
Samsung Expert X30 Com alta capacidade de processamento!
Notebook Dell Inspiron I15-3584-Ds50P 8ª Geração Intel Core I3 4Gb 256Gb Ssd Tela Led 15.6' Linux Preto
Notebook Dell Inspiron I15-3584-Ds50P Realiza até atividades mais complexas.
Notebook Samsung Flash F30 Intel Celeron , 4GB RAM, 64GB SSD , Tela Full HD 13.3', Windows 10 - Rosa
Notebook Samsung Flash F30 Seu design único e teclado com teclas arredondadas.

Hoje em dia, a internet é uma fonte inesgotável de conhecimento para as mais diversas áreas. E essa acessibilidade permite que estudemos nos diversos lugares e horários, através dos smartphones, tablets e especialmente em notebooks.

Logo, atentar-se para as características do produto na hora compra é fundamental, para que você tenha a melhor experiência e custo benefício.

Assim, nesse artigo, apresentamos a você algumas dicas sobre como escolher o melhor notebook para estudar.

Em seguida, traremos ainda a lista completa, com os 6 melhores notebooks para estudar disponíveis atualmente.

Porém, com a grande variedade de notebooks disponíveis no mercado atualmente, pode ser difícil encontrar o ideal para você. Principalmente se você não é um expert no assunto.

O Que Comparar nos Notebooks Para Estudar

Em primeiro lugar, você deve considerar a sua necessidade, para que irá utilizar o equipamento. Dessa forma, se os estudos na sua área envolvem atividades mais simples, como leituras, acessar a internet, digitar textos, produzir apresentações e utilizar sistemas mais leves, um notebook mais simples já é suficiente.

Entretanto, se você estuda em áreas que envolvam design gráfico, editores avançados de imagem e vídeo, realiza atividades que envolvem o processamento de muitas atividades simultâneas, ou é um gamer amador ou profissional, então, você precisará de uma máquina mais potente.

Por isso, listamos algumas dicas muito importantes, sobre o que você deve considerar nos notebooks para estudar antes de efetuar a compra. Então, acompanhe agora cada uma delas, para garantir uma comprar assertiva, de uma máquina que atenderá muito bem às suas principais necessidades.

Afinal de contas, são tantas características e combinações de itens a se considerar na hora da compra, que podemos facilmente ficar em dúvida sobre qual é o melhor notebook para estudar.

Em resumo, os principais itens a se considerar na hora de escolher um notebook são: o sistema operacional, o processador, a capacidade de armazenamento, a bateria, o peso e tamanho, a placa de vídeo, tipo de tela e recursos adicionais.

Sendo assim, confira em detalhes um pouco mais sobre cada um desses recursos.

Para facilitar a compreensão desses fatores, vamos enxergar o notebook como um conjunto de camadas. Ele possui quatro camadas básicas: o hardware, o software, a peopleware e a network.

Composição do Notebook

Antes de mais nada, vejamos a composição do notebook:

Hardware:é a primeira camada do notebook, e consiste nas peças eletrônicas que o compõe, tais como placa mãe, memórias, processador, etc.

Software: é a segunda camada, e consiste em um conjunto de sistemas e programas que irão comandar os hardwares, dando instruções para a execução das atividades.

Peopleware: é a terceira camada e consiste no usuário que irá utilizar o notebook. Trabalha especialmente a interação entre o usuário e o equipamento, visando facilitar a execução das atividades.

Network: é a quarta camada. Contempla a internet e as demais redes em que o computador está conectado. É a camada pela qual o usuário pode se comunicar com outras pessoas.

Agora que você já sabe como um notebook se organiza, vamos aos principais itens que o compõe:

Sistema operacional do notebook para estudar

É o sistema responsável por gerenciar os recursos do notebook, e realizar as interações básicas com o usuário. Localiza-se na camada do software, e é o principal deles, pois é “o gerente” do equipamento. Enfim, suas funções básicas são:

1 – Iniciar e testar os hardwares que compõem o notebook, tais como memórias, disco rígido, processador, etc.;

2 – Interagir amigavelmente com o usuário através de telas e gráficos, para que ele possar realizar as atividades com um simples clique, ou toque no teclado, sem ter que digitar códigos;

3 – Gerir constantemente os recursos do notebook, fornecer os dados básicos e estatísticas do notebook, como uso de memória, capacidade processamento, uso de internet, etc.; e,

4 – Gerenciar os diversos processos que ocorrem simultaneamente no processador, memória, acesso a disco, etc.

Tipos de sistemas operacionais

Existem, basicamente, dois tipos de sistemas operacionais: os comerciais e os de código aberto.

Os comerciais são programados por grandes empresas como Windows e Apple. Além disso, eles estão presentes na grande maioria dos computadores e notebook atuais.

Em contrapartida, os de código aberto são sistemas nos quais o usuário tem acesso ao código fonte, e pode programá-lo livremente, modificando-o como desejar. Aliás, é possível, até mesmo, criar programas nele.

Um dos mais conhecidos é o ubuntu, que se baseia no núcleo Linux. A escolha do sistema operacional impacta em fatores como:

O preço do produto: o preço do sistema operacional é embutido no valor final do produto. Por isso, os equipamentos que se utilizam de sistemas comerciais, possuem valor mais alto em relação aos que utilizam sistemas operacionais de código aberto.

Requisitos básicos do sistema: o sistema operacional, como todo software, utiliza recursos de processamento, memória e internet para ser executado.

Assim, o montante utilizado desses recursos pelo sistema operacional deve ser levado em consideração pois ele consumirá uma parcela importante dos recursos disponíveis.

Compatibilidade com softwares: os sistemas operacionais executam e interagem com outros softwares, e devem ser compatíveis com os mesmos.

Assim, os softwares comerciais apresentam compatibilidade com maior número de programas.

Enfim, o sistema operacional correto facilitará sua rotina de estudos e garantirá uma melhor experiência.

Notebooks para estudar e o processador

É o “cérebro” do notebook. Afinal de contas, ele é o responsável por realizar os diversos cálculos e processos que o sistema executa. Portanto, os principias fatores a serem observados em um processador são: a marca, a série, a quantidade de núcleos e a capacidade de processamento.

As marcas mais conhecidas no mercado atualmente são a Intel e a AMD. No entanto, cada uma é especializada em atividades distintas.

Ou seja, os processadores Intel são ideais para atividades que exigem alta capacidade de processamento. Em contrapartida, a família de processadores AMD é ideal para jogos, edição de imagens e vídeos. Bem como atividades que envolvam o processamento de gráficos mais pesados.

A série de um processador é relevante, pois é um importante indicador de desempenho. Aliás, as fabricantes dividem as linhas de processadores de acordo com o seu desempenho. Um Intel i7 apresenta desempenho superior a um Intel i5, por exemplo.

Além disso, a quantidade de núcleos influencia diretamente na capacidade de processamento de um processador. Um núcleo nada mais é do que um microssistema de processamento. Dessa forma, quanto mais núcleos, maior a capacidade de processamento.

Por fim, a capacidade de processamento é o conjunto de todos os fatores que falamos anteriormente, e contempla também a memória cache.

Essa memória está embutida no processador, e tem a função de facilitar o acesso desse às demais memórias. Assim, quanto mais capacidade cache, mais rápido será o processamento.

Capacidade de armazenamento

A capacidade de armazenamento de um computador, refere-se à quantidade de bytes que o dispositivo é capaz de armazenar em sua memória interna. Portanto, é extremamente importante para os notebooks.

Pois seu tamanho pequeno exige dispositivos capazes de armazenar a maior quantidade de memória em menos espaço.

Outra modalidade de armazenamento bastante comum atualmente é o armazenamento em nuvem. No entanto, atente-se para esse fato na hora da compra. Pois alguns fabricantes divulgam a capacidade de armazenamento em nuvem direto no produto.

Aliás, a grande vantagem desse tipo de armazenamento é a acessibilidade. Afinal, sus arquivos não ficam armazenados no disco rígido do computador, mas em um servidor de uma empresa especializada.

Com isso, além de não ocupar espaço no armazenamento físico, você também pode acessá-los de diferentes aparelhos, em qualquer lugar. Para isso, basta acessar sua conta.

Enfim, esse é um fator importantíssimo na compra de um notebook. Ao contrário dos microcomputadores tradicionais, os notebooks não permitem muitas alterações de hardware, devido à sua arquitetura.

Além disso, quando há peças disponíveis, elas são bem mais caras que as de um computador comum. Assim, dimensione corretamente a quantidade de memória que você irá utilizar, já na compra do seu notebook. Equipamentos com maior capacidade de armazenamento, geralmente, possuem valores maiores.

Bateria

A bateria também um importante fator na compra de um notebook. Pis ela determina a quantidade de horas que o computador consegue operar sem estar conectado na tomada. Se você utiliza seu notebook em lugares onde não é possível conecta-lo na tomada, opte por baterias com maior capacidade de carga.

O material de fabricação das baterias afeta diretamente sua vida útil. Assim, os principais tipos de baterias disponíveis atualmente são: níquel cádmio, níquel hidreto metálico e íon lítio.

Contudo, as baterias mais presentes nos eletrônicos são as de íons de lítio. Pois são mais leves. Além disso, elas também possuem capacidade de carga superior em relação aos outros modelos.

Sendo assim, a escolha da bateria correta evita a necessidade de troca de peça que possui um alto valor de aquisição. Pois ela terá maior vida útil. Bem como também influencia no peso e no design do produto.

Peso e tamanho

Aqui, a palavra é “portabilidade”. Afinal de contas, o peso e o tamanho de um notebook influenciam diretamente em sua portabilidade. Pois ele foi feito para ser carregado de um lado para o outro. Por isso, deve ser o mais leve possível.

Tanto o peso quanto o tamanho de um notebook, são diretamente influenciados por sua tela. Portanto, esse é outro fator extremamente importante, que você deve avaliar na hora de escolher o melhor notebook para estudar.

Afinal de contas, também influência na qualidade da imagem e, consequentemente, na experiência que o usuário terá com o aparelho.

Atualmente há diversos tipos de telas disponíveis no mercado. Um dos fatores mais importantes é se ela possui sensibilidade ao toque, ou seja, se permite a interação do usuário através do toque dos dedos ou de canetas específicas.

As diversas designações e tecnologias disponíveis, e em desenvolvimento, no mercado como telas LED, OLED, AMOLED, SUPER AMOLED, RETINA possibilitam cada vez mais definição com menor espessura, peso e consumo de bateria.

O tamanho da tela de um notebook é apresentado em polegadas. Aliás, há diversos tamanhos disponíveis, sendo o mais comum 15.6 polegadas.

Então, se você estuda em áreas onde há manipulação de gráficos pesados, ou design, telas maiores são mais indicadas. Pois permitem a visualização de mais itens ou mais detalhes na imagem. Além disso, se você é um gamer amador ou profissional, essas telas também te proporcionarão uma experiência de imersão mais realista.

Placa de vídeo

A placa de vídeo é outro fator importantíssimo a se considerar na compra de um notebook para estudar. Pois, além de influenciar diretamente no preço do produto, uma boa placa de vídeo é fundamental para quem estuda ou trabalha com manipulação de gráficos, edição de imagens e jogos eletrônicos.

Aliás, uma placa de vídeo possui dois requisitos básicos, a serem levados em consideração na hora da compra. São eles: a quantidade de núcleos de processamento, e a quantidade de memória RAM da placa de vídeo.

Afinal, quanto mais memória RAM a placa de vídeo tiver, maior é a sua capacidade de renderização.

Review dos 6 Melhores Notebooks Para Estudar de 2021

Enfim, agora que você já sabe o que avaliar ao escolher a máquina ideal, é o momento de conferir quais são os 6 melhores notebooks para estudas disponíveis no mercado atualmente. Acompanhe com atenção!

1

Melhor Escolha

Notebook Inspiron 15 3000, I15-3583-A30P, 8ª Geração Intel Core I7-8565U, 8 Gb Ram, Hd 2Tb, Amd Radeon 520 2G Gddr5, Tela 15.6" Led, Windows 10, Dell, 4, AMD Radeon, Preto

Características:

  • Marca: Dell
  • Série: Não informado
  • Processador: Intel 3.5 GHz
  • Memória: 8 GB

O notebook inspiron 15 300, da Dell, é excelente para quem estuda ou trabalha com gráficos, manipulação de imagens ou games. Afinal de contas, ele possui processador Intel Core i7-8565U e 8Gb de memória RAM. Portanto, tem alta capacidade de processamento de dados e imagens.

Seu HD com 2TB de capacidade de armazenamento, é perfeito para você armazenar seus jogos favoritos, sem se preocupar com falta de espaço. Sua placa de vídeo AMD Radeon 520, possui 2G de memória, e é do tipo GDDR5. Ou seja, um dos mais eficientes e modernos disponíveis no mercado atualmente.

Também possui uma incrível tela LED de 15,6”, com tecnologia HD e antirreflexo, além de teclado padrão ABNT2, resistente a derramamento de líquidos. Com isso, você terá uma experiência ainda mais incrível!

Com toda a certeza, esse é um dos melhores notebooks para estudar, e de última geração. Pois ele irá contribuir para que você tenha um excelente desempenho nos estudos. Além de proporcionar momentos de lazer inesquecíveis!

Confira o preço

2

Custo Benefício

Notebook Dell Inspiron i15-3584-AS50P 8ª Geração Intel Core i3 4GB 256GB SSD Tela LED 15.6" Windows 10 Preto

Características:

  • Marca: Dell
  • Série: Inspiron
  • Processador: Intel Core i3 8130U
  • Memória: 4 GB

O notebook Dell inspiron i15-3584-AS50P foi feito para facilitar o seu dia-a-dia. Com processador da 8ª geração Intel Core i3, e 4GB de memória RAM, ele é capaz de operacionalizar desde atividades simples, como acessar textos para leitura, por exemplo, até manipular imagens, vídeos e sons com rapidez e eficiência.

Além disso, a sua tela LED de 15,6” é perfeita para estudar. Pois apresenta ótima resolução. Ademais, ela também ocupa pouco espaço.

Enfim, o notebook Dell Inspiron i15-3584-AS50P é ideal para estudantes que realizam múltiplas atividades, com diversos níveis de complexidade. Pois facilita cada vez mais seu cotidiano.

Confira o preço

3

padrao

Notebook Lenovo Ultrafino ideapad S145 i5 – 8265U 8GB 1TB Windows 10 15.6" Dolby Audio Design Leve e Compacto, Prata

Características:

  • Marca: Lenovo
  • Série: Intel Core i5
  • Processador: Intel 1.6
  • Memória: 8 GB

O notebook Lenovo Ultrafino ideapad s145 é ideal para quem procura por praticidade e alta tecnologia. Pois possui um design inovador ultrafino, unindo leveza e desempenho em um só produto. Pesa apenas 1.8kg.

Esse notebook é ideal para se trabalhar com sons e imagens, pois possui alto falantes com certificação dolby áudio (2×1.5w), que apresentam alta definição de som. Além disso, também possui placa de vídeo Intel UHD graphics 620 integrada.

Portanto, o notebook Lenovo Ultrafino ideapad S 145 une alto desempenho, potência e portabilidade em um só produto, com design incrível e sofisticado.

Confira o preço

4

padrao

Samsung Expert X30 Intel® Core™ i5 Quad-Core, Windows 10 Home, 8GB, 1TB, 15.6” HD LED, 1.95kg

Características:

  • Marca: Samsung
  • Série: X30 Prata
  • Processador: Intel Core i5-1035G7
  • Memória: 8 GB

O notebook Samsung Expert X30 foi desenvolvido para oferecer segurança e alto desempenho, além de apresentar um design moderno e elegante.

Com processador Intel® Core™ i5 Quad-Core,e 8G de RAM, esse compacto notebook é capaz de realizar desde atividades simples, como editar textos ou acessar caixas de e-mail, até atividades mais complexas, e que exigem alta capacidade de processamento, como editar imagens, vídeos e processar jogos com alta definição.

Possui ainda 1TB de capacidade de armazenamento e tela HD LED de 15.6”, que entrega imagens incríveis em alta definição. Tudo isso pesando apenas 1.95kg.

Confira o preço

5

padrao

Notebook Dell Inspiron I15-3584-Ds50P 8ª Geração Intel Core I3 4Gb 256Gb Ssd Tela Led 15.6" Linux Preto

Características:

  • Marca: Dell
  • Série: Inspiron
  • Processador: Intel Core i3 8130U
  • Memória: 4 GB

O notebook Dell Inspiron I15-3584-Ds50p é ideal para realizar as mais diversas atividades do dia-a-dia. Com processador da 8ª Geração Intel Core I3 e 4GB de memória RAM, é capaz de realizar desde atividades simples como abrir navegadores, processar vídeos e editar textos, até atividades mais complexas como editar imagens e vídeos, que exigem maior capacidade de processamento.

Além disso, sua tela LED de 15.6” com antirreflexo é capaz de melhorar ainda mais a sua experiência. Enfim, esse modelo moderno, compacto e potente, certamente é o notebook para estudar ideal para quem procura precisão e eficiência no seu dia-a-dia.

Confira o preço

6

padrao

Notebook Samsung Flash F30 Intel Celeron, 4GB RAM, 64GB SSD, Tela Full HD 13.3", Windows 10 – Rosa

Características:

  • Marca: Samsung
  • Série: Não informado
  • Processador: Intel Celeron
  • Memória: 8 GB

O notebook Samsung Flash F30, apresenta design único e inovador, disponível na cor rosa, pensado para te empoderar ainda mais. Aliás, ele é equipado com processador Intel Celeron, e 4GB de memória RAM.

Por isso, é ideal para realizar desde atividades mais simples, como editar textos, preencher planilhas e acessar redes sociais, até atividades que exigem maior capacidade de processamento, como editar áudio, vídeos e imagens.

Possui também tela Full HD de 13.3”, que garante uma experiência extraordinária ao usuário. Seu design único apresenta ainda um teclado com teclas arredondadas, que trazem ainda mais sofisticação para o produto.

Enfim, moderno, sofisticado e potente! Essas são as palavras que definem o Notebook Samsung Flash F30. O notebook que, com certeza, combina com você. Portanto, um dos melhores notebooks para estudar!

Confira o preço

Qual o Melhor Notebook Para Estudar?

O melhor notebook para estudar é o Notebook Inspiron 15 3000, pois esse modelo é bem completo, para quem precisa de uma máquina para estudar potente. O seu processador é um Intel Core i7-8565U. E a sua memória RAM é de 8GB.

Aliás, ele também tem um HD com uma boa capacidade de armazenamento. Além de uma placa de vídeo AMD Radeon 520. Enfim, esse notebook é um dos mais eficientes do mercado.

Por isso, para quem pretende investir em um modelo de qualidade, a dica é apostar no Notebook Inspiron 15 3000 para estudar, trabalhar e até mesmo para se divertir nas horas vagas.

Melhor Notebook Para Estudar Custo Benefício

Enfim, o melhor notebook para estudar custo benefício é o Notebook Dell Inspiron i15-3584-AS50P.

Ele é equipado com um processador Intel Core i3, de 8° geração, e tem 4 GB de memória RAM. Por isso, apesar de ser o modelo mais barato desse guia, ele consegue atender muito bem às suas necessidades diárias para estudar.

Aliás, a sua tela também é ideal para essa finalidade. Afinal de contas, ele conta com uma excelente resolução.

Sendo assim, para quem está em dúvida sobre qual o melhor notebook para estudar, esse é o modelo com melhor custo benefício para comprar.

Qual a Melhor Marca de Notebook Para Estudar?

A melhor marca de notebook para estudar desse guia é a Dell. Aliás, essa marca já é conhecida pela qualidade dos seus produtos.

Os notebooks Dell conseguem atender até mesmo os usuários mais exigentes. Em geral, os notebooks Dell apresentam um excelente desempenho, boa capacidade de armazenamento, design sofisticado e muito mais.

Por isso, eles são ideais não só para estudantes, como também para quem precisa de uma máquina boa para trabalhar.

Deixe um comentário