Melhor Óleo Essencial de 2021: Guia de Compra Completo!

Os óleos essenciais estão ganhando cada vez mais visibilidade, seja para fazer massagens muito relaxantes ou para praticar a aromaterapia. Mas escolher o melhor óleo essencial requer alguns cuidados.

Confira aqui quais são os 6 Melhores Óleos Essenciais de 2021: Guia de Compras Completo!

Melhores Óleos Essenciais de 2021

Sem dúvidas, os óleos essenciais são uma das melhores partes das plantas e flores, já que, neles, estão presentes elementos muito ricos de cada uma delas, ajudando na proteção de doenças, dores e muito mais!

  • DoTERRA – Óleo essencial de lavanda – 15 ml
  • Óleo Essencial de Lemongrass 10 ml, By Samia
  • DoTERRA – Óleo essencial de melaleuca (árvore do chá) – 15 ml
  • Óleo Essencial Tea Tree Melaleuca 10ml Phytoterápica
  • Óleo Essencial Manjericão 10ml Phytoterápica
  • Via Aroma – Óleo Essencial para Aromatizador Elétrico
Imagem Óleos Essenciais Detalhes
DoTERRA - Óleo essencial de lavanda - 15 ml
DoTERRA – Óleo essencial de lavanda – 15 ml Melhor Óleo Essencial!
Óleo Essencial de Lemongrass 10 ml, By Samia
Óleo Essencial de Lemongrass 10 ml, By Samia Melhor óleo essencial custo benefício!
Óleo essencial de melaleuca (árvore do chá) DoTERRA - 15 ml
Óleo essencial de melaleuca Purifica o ar e tem função imunológica.
Óleo Essencial Tea Tree Melaleuca 10ml Phytoterápica
Óleo Essencial Tea Tree Melaleuca 10ml Phytoterápica Ajuda na higiene e limpeza da pele e de objetos.
Óleo Essencial Manjericão 10ml Phytoterápica
Óleo Essencial Manjericão 10ml Phytoterápica Ótimo tônico refrescante.
Óleo Essencial para Aromatizador Elétrico Via Aroma - 10ml (Alecrim)
Óleo Essencial para Aromatizador Elétrico Via Aroma Melhora a atenção, o foco e a concentração.

Apesar de muitas pessoas não saberem, o uso de óleos essenciais é algo que ocorre há séculos no mundo. Antigamente a extração desses óleos das plantas eram essenciais para praticar as terapias e tratar doenças.

Mas, além de usarmos para finalidades de saúde, esses óleos possuem em sua composição, elementos relaxantes, que podem ajudar no bem-estar emocional, mental e físico.

Podemos encontrá-los em líquido, depois de sofrerem o processo de extração dos componentes puros das plantas, ervas, flores ou raízes.

No processo, as plantas são destiladas à vapor. Ou então, prensadas a frio, garantindo que a extração do óleo seja altamente concentrada.

Por isso, apenas os líquidos 100% naturais e que se obtém de forma vegetal, são óleos essenciais, não possuindo nenhum componente sintético na composição.

O Que Comparar nos Óleos Essenciais

Ao contrário do que muitos pensam, os óleos essenciais são sim reconhecidos pela comunidade científica e médica ao redor do mundo todo, como uma forma de tratamento eficaz contra diversos problemas, e um ótimo relaxante corporal.

Além disso, os estudos sobre esses óleos não param nunca, o que fortalece ainda mais a utilização desses produtos.

No entanto, com tantas opções no mercado e na internet, como escolher um óleo essencial realmente bom e identificar os que são puros e certificados para uso?

Para te ajudar, elaboramos esse artigo com os pontos que você deve analisar antes de comprar os seus óleos essenciais e, ainda, elaboramos uma lista com os top 6 melhores óleos essenciais para você aproveitar com segurança.

Para escolher um óleo essencial realmente bom, e que te ajude com o que você precisa, é possível analisar alguns detalhes que irão garantir que o seu produto é de qualidade, e que você poderá usar com segurança.

Abaixo, você pode conferir os principais aspectos a se analisar durante o processo de escolha.

Indicação (uso tópico ou aromaterapia)

Podemos usar os óleos essenciais tanto para tratar doenças e alergias, como para praticar aromaterapia.

No entanto, nem todos os óleos são bons para ambas finalidades. Por isso, esse é o primeiro ponto de atenção que você deve ter.

Antes de tudo, é essencial definir como você deseja utilizá-lo. No caso da aromaterapia, usa-se os os óleos em pequenas gotinhas, que vão em difusores pessoais, vela ou difusores elétricos, permitindo que o aroma seja inalado por um período de tempo.

Cada tipo de óleo essencial tem funções diferentes. O óleo essencial de alecrim é perfeito para quem quer um estimulante mental, por exemplo.

O uso tópico, por sua vez, é bem simples e rápido. E permite obter os melhores resultados dos óleos.

Nesse caso, você pode aplicá-lo em áreas específicas do seu corpo, para tratar o cabelo, hidratar o corpo ou fazer massagens, por exemplo. Um óleo essencial de uso tópico muito comum e procurado é o de lavanda, ótimo para relaxar o corpo e hidratar!

No entanto, se você fizer uso tópico do óleo essencial, é muito importante verificar se é possível usar o óleo que você comprou dessa forma.

Os óleos essenciais podem causar alergias e irritações na pele, por isso, procure diluir ele em outro como ou outro óleo base antes de aplicar na sua pele ou cabelo.

Óleo essencial puro

Um ponto muito importante quando falamos em óleos essenciais é a pureza, afinal, se o óleo for misturado com produtos sintéticos ele pode acabar perdendo os seus benefícios e, ainda, causando problemas na pele.

Por isso, prefira sempre as opções de óleos essenciais que são 100% puros, sem nenhuma mistura ou acréscimo de componentes.

Para identificar isso, na parte de trás da embalagem do óleo, na parte de ingredientes, deve estar escrito apenas o nome do óleo essencial.

Comprando sempre óleos essenciais puros, você tem a garantia de que terá acesso a todos os benefícios que ele pode te oferecer. As misturas, por sua vez, podem causar alergias na pele, principalmente para quem já tem esses problemas.

Efeitos

O uso de óleos essenciais na aromaterapia ou diretamente na pele, pode causar alguns efeitos, que podemos sentir rapidamente.

Por isso, é muito importante que você se certifique de quais são esses efeitos que você poderá sentir, para já criar uma expectativa sobre o óleo.

Um bom exemplo é evitar utilizar óleos energizantes antes de dormir. Da mesma forma que, se você for praticar exercícios físicos após a utilização do óleo, não é bom usar um muito relaxante.

Ou, então, se você estiver utilizando óleos que estimulam o sistema digestivo, é importante fazer isso quando estiver em casa e perto de um banheiro!

Com uma busca simples na internet você consegue conferir os efeitos que o óleo pode causar, e algumas marcas deixam isso registrado na embalagem. Portanto, sempre confira essa informação antes de utilizá-lo.

Nome científico na embalagem

Como os óleos essenciais podem causar alguns problemas maiores se não utilizarmos corretamente, ou se possuírem produtos sintéticos, um fato fundamental no momento de comprar o seu óleo essencial, é ter certeza de que ele é confiável.

O padrão utilizado para ter acesso a essa informação é o nome científico da planta, que deve constar na embalagem, sendo esse o ponto principal que diferencia os óleos essenciais 100% puros dos aromas sintéticos, perfumes e cosméticos.

Sendo assim, quando você verificar o nome científico na embalagem, poderá ter certeza se a planta produção é realmente a planta do óleo essencial.

Você pode conferir se o nome está correto fazendo uma busca no nome científico da planta na internet.

Óleo essencial orgânico

No mercado, você pode encontrar algumas opções de óleos essenciais orgânicos. Ou seja, que se obtém através de plantas cultivadas no método orgânico, totalmente livres dos agrotóxicos. No entanto, essas opções não são muito comuns, e costumam ser mais caras.

Para as pessoas que se preocupam demais com a saúde, ou só utilizam produtos orgânicos, esses produtos estão disponíveis no mercado. Eles ajudam a evitar ainda mais contaminantes.

Alguns exemplos comuns de óleos essenciais orgânicos são os óleos de laranja, eucalipto, citronela e lemongrass.

Além disso, é muito mais fácil e mais provável que você consiga encontrar óleos essenciais orgânicos, provenientes de plantas cujo cultivo é em solo brasileiros.

Produto com certificação

Por fim, fique de olho na certificação! Se você quer ter certeza de que está adquirindo um produto de qualidade e liberado para uso, as certificações são essenciais.

No Brasil, algumas marcas de óleos essenciais possuem a certificação IBD e da Ecocert Brasil.

Nesses processos de certificação, os óleos são testados no quesito composição, linha de produção das empresas e a presença real dos ingredientes naturais na fórmula e em todo o processo.

Os óleos que possuem certificação recebem uma avaliação muito mais criteriosa, então os consumidores utilizam com mais tranquilidade e sabem, de forma comprovada, que o óleo é de qualidade.

A marca doTERRA, uma empresa multinacional, desenvolveu a sua certificação própria para os óleos essenciais, chamada Certificado de Pureza Testada e Garantida (CPTG).

Se você está começando agora a utilizar óleos essenciais e quer segurança, opte pelos produtos que possuam alguma certificação de qualidade.

Review dos 6 Melhores Óleos Essenciais de 2021

Como você pode notar, escolher um óleo essencial não é tão simples como parece. Pois é muito importante avaliar diversos quesitos, para garantir que o produto é de qualidade, e evitar problemas de alergia e irritação.

No entanto, você poderá encontrar muitas marcas e opções diferentes no mercado, e analisar cada uma delas não vai ser uma tarefa fácil!

Para te ajudar nesse processo, fizemos um ranking com os 6 melhores óleos essenciais de 2021 que você pode encontrar para comprar! Dessa forma você terá a certeza que comprou um produto de qualidade e seguro para uso. Confira!

1

Melhor Escolha

DoTERRA – Óleo essencial de lavanda – 15 ml

Características:

  • Marca: doTERRA
  • Aroma: Lavanda
  • Volume: 15 ml
  • Dimensões: 2.8 x 2.8 x 6.5 cm; 42.52 g

A marca doTERRA é uma das melhores marcas de óleos essenciais do Brasil e de todo o mundo! Atuando há mais de 10 anos nesse segmento, a empresa consegue proporcionar a todos os lares os óleos mais puros do mercado, com qualidade e certificação própria.

O óleo essencial de lavanda doTERRA, de 15 ml, é um óleo muito versátil, valendo muito a pena sempre ter um frasquinho desse por perto.

A lavanda, componente do óleo, possui diversas propriedades calmantes e relaxantes, sendo uma ótima opção para quem quer acalmar irritações na pele, aliviar a tensão muscular ou ter uma noite de sono muito mais tranquila.

Sem contar o cheiro maravilhoso que a lavanda deixa no ambiente, não é mesmo? Colocar um pouco das gotas desse óleo em uma vela ou usar para a aromaterapia é uma ótima forma de promover uma sensação incrível de tranquilidade e, assim, reduzir a ansiedade.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Óleo Essencial de Lemongrass 10 ml, By Samia

Características:

  • Marca: By Samia
  • Aroma: Lemongrass
  • Volume: 10 ml
  • Dimensões: 3 x 3 x 7 cm; 60 g

Se você gosta de aromas mais cítricos, então o óleo essencial de lemongrass vai ser perfeito para a sua casa e para utilizar nos seus tratamentos!

A marca By Samia oferece uma opção de óleo essencial de lemongrass 100% puro e sem nenhum conservante, sendo um produto totalmente vegano.

Na composição, não há presença de sulfatos, corantes, parabéns, silicone e, muito menos, essenciais artificiais. O cheirinho dele é natural e na medida certa!

Esse óleo da By Samia é extraído de uma folha chamada cymbopogon schoenanthus I, e é indicado para o tratamento da insônia, como calmante, como tônico mental, clareador e para utilizar no corpo para a hidratação, principalmente em peles oleosas e para estética facial. 

Com relação ao cheiro, ele é muito semelhante a erva cidreira e limão, sendo que seus aldeídos são sedativos, promovendo o tratamento da insônia e ajudando no sono.

Outra função muito interessante desse óleo é para o tratamento de acnes e furúnculos, além de ser um ótimo estimulante da mente.

Com ação antisséptica, você pode utilizar o óleo de lemongrass para impedir a disseminação de doenças e tratar doenças respiratórias.

Confira o preço

3

padrao

Óleo essencial de melaleuca (árvore do chá) DoTERRA – 15 ml

Características:

  • Marca: doTERRA
  • Aroma: Melaleuca
  • Volume: 15 ml
  • Dimensões: 2.8 x 2.8 x 6.5 cm; 45.36 g

Outra opção de óleo da marca doTERRA, o óleo essencial de melaleuca, também conhecido como óleo de árvore de chá, é muito conhecido e buscado por conta das propriedades purificantes que possui, fazendo dele um ótimo produto para a limpeza da pele e de superfícies no geral.

O óleo de melaleuca pode ser utilizado para purificar o ar e promover uma função imunológica mais saudável. Outro destino muito utilizado para o óleo de melaleuca é para o rejuvenescimento da pele.

Confira o preço

4

padrao

Óleo Essencial Tea Tree Melaleuca 10ml Phytoterápica

Características:

  • Marca: Phytoterápica
  • Aroma: Melaleuca
  • Volume: 10 ml
  • Dimensões: 20 x 15 x 5 cm; 100 g

A Phytoterápica é outra grande marca do segmento de óleos essenciais que você pode confiar! O óleo essencial tea tree melaleuca é 100% natural e puro, garantindo qualidade na utilização e segurança dos usuários.

A marca não testa em animais e oferece a opção do mesmo óleo nos formatos aerossol e em gotas, sendo possível escolher o que se adequar melhor para as suas necessidades.

O óleo é extraído das folhas de melaleuca, uma planta que tem a sua origem na Austrália, e possui propriedades que são usufruídas há séculos pela humanidade.

A melaleuca ajuda na higiene e limpeza da pele e de objetos, sendo um óleo multifuncional e ótimo para ter sempre em casa!

Confira o preço

5

padrao

Óleo Essencial Manjericão 10ml Phytoterápica

Características:

  • Marca: Phytoterápica
  • Aroma: Manjericão
  • Volume: 10 ml
  • Dimensões: 20 x 15 x 5 cm; 130 g

A Phytoterápica oferece, também, um óleo 100% puro de manjericão, a mesma folhinha que utilizamos para dar aquele gostinho a mais nos molhos e alimentos!

Poucas pessoas sabem, mas o manjericão é rico em componentes ótimos para o seu humano. Por isso, existe uma diversidade de óleos essenciais de manjericão no mercado. A Phytoterápica oferece uma opção segura e de qualidade, recomendada, inclusive, para as peles mais sensíveis.

O óleo essencial de manjericão pode ser utilizado com manjericão em peles que estão congestionadas, servindo muito bem como um tônico refrescante também.

Assim, você pode utilizá-lo para higienizar bem a pele e mantê-la limpinha, desobstruindo todos os poros, retirando até as sujeiras mais profundas e, ao mesmo tempo, trazendo refrescância para a região.

Outra finalidade muito útil do óleo de manjericão é contra picadas, seja de mosquitos, escorpiões, cobras ou insetos no geral. Para usar, misture em um creme e aplique em cima das picadas!

Confira o preço

6

padrao

Óleo Essencial para Aromatizador Elétrico Via Aroma

Características:

  • Marca: Via Aromav
  • Aroma: Alecrim
  • Volume: 10 ml
  • Dimensões: 2 x 2 x 6 cm; 100 g

Por fim, o óleo de alecrim é um dos mais procurados por quem utiliza óleos essenciais! Para esse tipo de óleo, indicamos o óleo essencial para aromatizador elétrico da Via Aroma!

O processo de extração do óleo de alecrim da Via Aroma se dá através da destilação da planta. O cheiro dele é aromático e balsâmico, servindo como um estimulante emocional.

Por isso, o óleo é perfeito para quem quer melhorar a atenção, o foco e a concentração, ajudando nos momentos de trabalho e estudo.

Esse óleo pode ser utilizado para ajudar a aliviar cãibras, torções e contusões também, por possuir algumas propriedades terapêuticas que ajudam, inclusive, contra a depressão. A ação dele é estimulante e tônica, ótimo a sensibilidade e a concentração.

O cheiro do óleo de alecrim lembra muito a natureza, por isso ele é o preferido de muitas pessoas. A sugestão de uso é adicionar 15 gotinhas do óleo em um aromatizador elétrico e, se preferir, adicionar um pouco de água, ajudando a diminuir a intensidade de cheiro.

Confira o preço

Qual o Melhor Óleo Essencial?

Sem dúvidas o melhor óleo natural tem que ser um óleo da marca doTERRA, que vem desenvolvendo um trabalho excepcional ao redor do mundo inteiro, oferecendo os óleos mais puros de da mais alta qualidade do mercado!

Por isso, o óleo essencial de lavanda doTERRA, de 15 ml, é o melhor óleo essencial de 2021! Esse é um óleo muito versátil, valendo a pena sempre ter um por perto.

A lavanda possui propriedades tanto calmantes como relaxantes, fazendo do óleo a opção perfeita para quem quer acalmar irritações na pele, aliviar a tensão muscular e ter uma noite de sono muito mais tranquila.

O cheiro da lavanda, por sua vez, já deixa todo o ambiente muito mais aconchegante, não é mesmo? Por isso, colocar umas gotinhas desse óleo pela casa, no armário, em uma vela, um aromatizador ou usar para a aromaterapia é uma ótima forma de promover uma sensação incrível de tranquilidade e, assim, reduzir a ansiedade e o estresse do dia a dia.

Por conta dessas funções que auxiliam muito a melhorar o rendimento e acalmam as ânsias diárias, esse óleo se tornou o melhor óleo essencial e um grande amigo para a promoção do bem estar diário dos usuários!

Melhor Óleo Essencial Custo Benefício

A marca By Samia é a líder no quesito custo benefício dos óleos essenciais! Com produtos de qualidade e seguros, a By Samia oferece uma diversidade imensa de opções de óleos, que podem ser adquiridos por um ótimo preço e acessível a todos!

Por isso, o melhor óleo custo benefício de 2021 é o Óleo Essencial de Lemongrass 10 ml, By Samia! Maravilhoso para quem prefere aromas mais cítricos, esse óleo pode ser utilizado na sua casa, escritório, armários ou para utilizar em tratamentos!

A marca By Samia oferece uma opção de óleo essencial de lemongrass 100% puro e sem conservantes. Na composição, não há a mínima presença de sulfatos, corantes, parabéns, silicone e essências artificiais.

O cheirinho do óleo é totalmente natural e na medida certa, sendo um produto vegano e sem testes em animais.

A By Samia extrai esse óleo da folha cymbopogon schoenanthus I, que é indicada para tratar insônia, servir de calmante natural, utilizar como tônico mental, clareador e para hidratação corporal e facial, principalmente em peles oleosas. 

O cheiro é semelhante uma mistura de erva cidreira e limão, sendo que seus aldeídos são sedativos. Outra função desse óleo é para o tratamento de acnes e furúnculos, além de ser um ótimo estimulante da mente.

Com ação antisséptica, você pode utilizar o óleo de lemongrass para impedir a disseminação de doenças e cuidar de doenças respiratórias.

E o melhor de tudo, todos esses benéficos por um preço muito acessível! Com certeza vale a pena ter um frasco em casa, né?!

Qual a Melhor Marca de Óleo Essencial?

Dentre as diversas marcas de óleos essenciais disponíveis no mercado brasileiro, o daTERRA com certeza é a que mais se destaca no segmento!

Atuando desde 2008, a empresa surgiu com o intuito de proporcionar ao público, os melhores e mais puros óleos essenciais.

Criada por um grupo de profissionais da saúde e de áreas comerciais, que testaram e usufruíram das maravilhas que os óleos puros podem oferecer, o grupo criou a missão de compartilhar com todo o mundo esses benefícios.

No entanto, para os fundadores, o mais importante não era apenas entregar óleos essenciais para as pessoas do mundo todo. Mas, sim, entregar os óleos com maior pureza que pudessem encontrar no mercado.

Para se certificar de que essa pureza estaria presente em cada um dos vidrinhos produzidos por eles, o daTERRA criou a sua própria certificação de pureza, o CPTG™ (Certificado de Pureza Testada e Garantida).

Com esse certificado, todos os trabalhadores da empresa conseguem ter certeza de que estão usando o máximo de pureza possível de cada uma das plantas utilizadas nos preparos dos óleos.

Conforme a empresa conseguiu se desenvolver, propostas de parcerias surgiram e o daTERRA conseguiu se inserir em terras internacionais, se tornando uma das marcas de óleos essenciais mais confiáveis de todo o planeta.

Deixe um comentário