Melhor Pandeiro de 2021: Guia de Compra Completo!

O pandeiro é um instrumento muito comum em rodas de sambas ou nas mãos de um cantor repentista. Aparenta ser um instrumento muito fácil de tocar. Entretanto, é necessário saber realizar as batidas para que o som saia no ritmo adequado, sem sair fora do compasso da música.

No post de hoje, você confere quais são os 6 Melhores Pandeiros de 2021: Guia de Compra Completo!

Melhores Pandeiros de 2021

Abaixo, você confere os modelos mais vendidos do mercado atualmente:

  • Remo Pandeiro Fiberskyn
  • Pandeiro 10″ Abs Preto
  • Remo Pandeiro RH-2106-00 Rhythm Club
  • Remo Pandeiro Praise TA-9210-14
  • Pandeiro Acrilico 10” Leitosa 82A Azul
  • Pandeiro Injetado 10″
Imagem Pandeiros Detalhes
Remo Pandeiro Fiberskyn - Quadura Deep Red, 20,32 cm (8')
Remo Pandeiro Fiberskyn Melhor Pandeiro!
Pandeiro 10' Abs Preto Plat Inox Pele Leitosa Batuka
Pandeiro 10″ Abs Preto Melhor pandeiro custo benefício!
Remo Pandeiro RH-2106-00 Rhythm Club - Rhythm Kids, 15 cm
Remo Pandeiro RH-2106-00 Rhythm Club Ideal para crianças de qualquer idade.
Remo Pandeiro Praise TA-9210-14 - mão em oração, 25,4 cm
Remo Pandeiro Praise TA-9210-14 Pandeiro feito em couro.
PANDEIRO ACRILICO AZUL 10' PELE LEITOSA
Pandeiro Acrilico 10” Leitosa 82A Azul Pandeiro em acrílico de 10 polegadas.
Pandeiro Injetado 10″ – Pele Holográfica Torelli TP 308
Pandeiro Injetado 10″ Ideal para iniciantes.

No Brasil, podemos afirmar que o pandeiro já se tornou parte da nossa cultura, pois é muito comum encontrarmos pessoas tocando em bares ou até mesmo em praças.

 Além disso, aprender um instrumento musical sempre será algo positivo, já que essa aprendizagem ajuda a melhorar a memória, coordenação motora e diminui estresse.

Enfim, tocar um instrumento musical é ótimo e se sua escolha para iniciar essa prática foi o pandeiro, você chegou ao artigo certo, porque aqui iremos apresentar várias informações importantes sobre esse assunto.

Daremos algumas dicas de produtos, iremos analisar esses itens e mostrar como você pode compará-los para escolher o melhor. Por isso fique conosco até o fim e descubra mais sobre o pandeiro.

O Que Comparar nos Pandeiros

Sobre a história do pandeiro, o que se sabe é que o instrumento é muito antigo. Alguns até acreditam que ele esteve presente no período paleolítico da história, mas não há comprovações quanto isso.

Porém, o que se tem certeza é que o pandeiro fez parte da história de povos como os europeus e asiáticos.

E devido à chegada dos portugueses às terras brasileiras, o instrumento musical veio junto, marcando a presença em festividades, em especial nas comemorações religiosas.

O povo africano que veio para o Brasil, também começou a aderir ao pandeiro, já que não podiam usar os seus instrumentos tradicionais.

Aos poucos, o pandeiro passou a fazer a parte da cultura dos brasileiros, estando presente na capoeira, no samba e nas festividades.

Por isso, devido à grande diversidade de usos do instrumento, foi necessário desenvolver modelos que pudessem atender a todos os estilos.

Hoje no mercado instrumental encontramos uma variedade de pandeiros e às vezes podemos ficar um pouco perdidos na hora da escolha.

Portanto, separamos uma lista contendo as principais informações que devemos avaliar na hora de escolher um bom pandeiro para tocar junto aos amigos, ou até mesmo profissionalmente.

Tipo de pele do pandeiro

Vamos começar falando da textura da pele do pandeiro. OU seja, da parte de cima, onde serão feitas as batidas. De modo geral, encontramos apenas duas opções, sendo um tipo de pele sintética e outro de animal.

Os modelos feitos com pele sintética normalmente são de nylon, eles contam com uma sonoridade mais aguda e em um tom mais alto.

Dessa forma, quem for tocar esse tipo de instrumento pode nem precisar de microfones, pois o todos ao redor poderão ouvir o seu som sem problema.

É muito comum o uso dos pandeiros sintéticos em rodas de sambas ou em apresentações de pagode, por conta do som emitido.

Mas também da sua estética que conta com desenhos e colorações diversas, além disso é um material mais resistente, suportando quaisquer mudanças na temperatura.

Já as opções feitas com pele animal ou couro, como preferir chamar, contam com um som mais grave, o que combina muito com estilos do tipo chorinho e também partido alto.

Esses modelos possuem pouca opção estética, logo se você procura um pouco mais estilo na hora de tocar é preciso repensar se o de couro é a melhor opção.

Vale destacar também que os pandeiros com pele animal ressoam como o surdo, logo, podemos afirmar que o seu som é muito agradável aos ouvidos.

Tamanho

O tamanho é muito importante na hora de selecionar um bom pandeiro. Se você estiver em busca de um modelo para crianças, o ideal é adquirir um instrumento com menos de 8”, eles são pequenos, leves e fáceis de manusear, certamente a criançada vai gostar e se divertir aprendendo.

Agora, se o uso for para um adulto que queira aprender mais sobre como tocar pandeiro, a dica é investir em modelos com tamanho de 10” ou mais.

Contudo, é interessante mencionar que os pandeiros de pele sintética são mais variados, e podemos encontrar opções com até 14 polegadas.

Mas claro que a sua decisão final baseia-se no nível de experiência que você tem com esse instrumento, sua finalidade e se aquele tamanho é confortável de manusear, enquanto você estiver fazendo o seu som.

Peso do pandeiro

E como falamos em conforto no tópico anterior, é necessário considerar o peso do produto. Quanto maior for o instrumento, maior será o seu peso.

No caso, quem busca por opções feitas de couro, certamente irá encontrar uma diversidade maior de pandeiros leves, os quais pesam cerca de 400 gramas.

Entretanto, se você pensa em investir em um pandeiro que tenha pele sintética, esteja preparado, pois os modelos podem pesar até 1 kg. Ou seja, eles são um pouco mais pesados.

Mas, o bom desse peso todo é que ele ajuda a aumentar a potência do seu som.

Quantidade de platinelas

Para quem tem dúvidas sobre o termo, platinelas são os pequenos pratos que ficam em torno do pandeiro.

Elas emitem as notas agudas conforme a batida do músico. Os modelos podem vir com platinelas duplas, mas também encontramos versões com apenas três e até cinco pratos.

Porém essa variação de quantidade de platinelas está relacionada ao tamanho do pandeiro, pois instrumentos grandes costumam ter várias platinelas, você pode achar alguns com 32.

De modo geral, essa peça do instrumento pode ser feita com diversos materiais, sendo latão, alumínio, aço inox, cobre e outros. Dependendo do tipo de material podemos achar um som mais alto e encorpado.  

Tipo de aro

O aro é o item que segura todas as peças que compõem o pandeiro. Logo, temos duas opções para comprar, sendo os modelos de aro redondo e os do tipo reto.

O material usado em sua confecção costuma ser o aço inoxidável. E a maior diferença entre eles está relacionado ao conforto que o traz ao musicista.

Mas para saber qual dos dois é o mais confortável para tocar, você precisa experimentar. Algumas pessoas afirmam que os modelos em formato redondo são bem mais fáceis de manusear, entretanto, isso é algo muito pessoal e não temos como dar a certeza dessa informação.

Dessa forma nossa dica é que você experimente os tipos de aros antes de fazer uma compra, se possível empreste de alguém e confirme qual te deixa mais confortável em tocar.

Review dos 6 Melhores Pandeiros de 2021

Apesar do pandeiro estar muito ligado ao estilo do samba e pagode, ainda assim ele marca presença em outros estilos musicais, tais como o rock, country, pop e muitos outros.

Pois, é preciso encontrar o ritmo certo para realizar o som que se adeque, e combine com a canção que está sendo feito.

Ou seja, não é simplesmente você pegar esse instrumento de percussão e começar a chacoalhar, acreditando que está indo bem, é preciso entrar no ritmo certo da música para que o som saia perfeito.

E para isso é necessário ter o pandeiro certo. Abaixo, selecionamos os principais modelos de pandeiros para você poder analisar e escolher qual o melhor para se usar, ao todo são seis opções. Leia com atenção as informações e encontre o seu instrumento.

1

Melhor Escolha

Remo Pandeiro Fiberskyn

Características:

  • Marca: Remo
  • Peso: 450 gramas
  • Tamanho: 8”
  • Dimensões: 6 cm x 33 cm x 26 cm

O primeiro item da nossa lista é o pandeiro modelo Quadura Deep Red. Esse instrumento de percussão foi criado pela marca Remo, quem entende um pouco mais sobre música, certamente já ouviu falar dessa fabricante, pois eles estão há muitos anos dentro desse mercado, sempre trazendo bons produtos.

A grande maioria dos seus instrumentos são feitos pensando em atender especialmente às crianças e os adolescentes, que querem se desenvolver dentro da música.

E é claro que esse pandeiro não é diferente, pois ele possui um pequeno tamanho, sendo de 8 polegadas, o que garante maior leveza ao produto.

Mas claro que os adultos também podem se beneficiar utilizando o produto dessa marca. Afinal a sua qualidade garante um bom desempenho independentemente do estilo musical ou o público a qual foi destinado o uso desse instrumento de percussão.

Vale destacar que o modelo é bem leve, chega a pesar apenas 450 gramas. O tipo de pele usado em sua produção foi o de couro, o que dá um aumento considerável na vida útil do produto.  

Outra menção que devemos fazer é que esse tipo de opção é ótimo para sons estilo MPB.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Pandeiro 10" Abs Preto

Características:

  • Marca: Luen
  • Peso: 370 gramas
  • Tamanho: 10”
  • Dimensões: 28.8 x 27.9 x 4.5 cm

Quem busca uma opção para tocar mais sons regionais ou apenas ter um instrumento em casa para brincar aos fins de semanas com os amigos, temos essa dica de pandeiro da marca Luen.

Esse pandeiro é pequeno, seu tamanho é de 10 polegadas, o que facilita muito na hora de pegar e realizar os batuques.
Inclusive se você não tem tanta habilidade no uso desse tipo de instrumento de percussão, a dica é investir em modelos como esse da fabricante Luen.

A pele usada em seu desenvolvimento foi a sintética, mais especificamente o material de nylon. Por esse motivo o seu aro é do tipo redondo.

É interessante informar aos novos compradores que o nylon é um material muito procurado por profissionais, já que esse tipo de pandeiro consegue ser bastante resistente a umidade.

Outro ponto interessante desse instrumento é que ele tem um ótimo volume. E caso seja necessário fazer a afinação do pandeiro, ele conta com uma chave que permite ao usuário realizar esse procedimento a qualquer momento que achar pertinente.

Apesar de estarmos acostumados a encontrar os modelos de pandeiro de nylon mais pesados no mercado, o instrumento da Luen foge dessa regra, o seu peso é de quase 400 gramas apenas.

Confira o preço

3

padrao

Remo Pandeiro RH-2106-00 Rhythm Club

Características:

  • Marca: Remo
  • Peso: 140 gramas
  • Tamanho: 6 polegadas
  • Dimensões: 25.4 x 25.4 x 25.4 cm

A marca Remo, como dito anteriormente, é um produto que pode atender muito bem a diversos públicos. Nessa opção de compra, temos um pandeiro destinado para crianças de qualquer idade. O modelo é feito pele de animal, o que dá uma boa resistência na hora da criançada começar a batucar.

Seu tamanho é bem pequeno, sendo de apenas 6 polegadas. Logo, a criança que for tocar não terá dificuldades em segurar ou manusear o pandeiro durante a execução dos movimentos e durante o seu aprendizado.

Em torno do aro temos um desenho infantil que acaba agradando os olhares das crianças, sua cor azul e estampa dão um enorme charme a peça. Com ele as crianças podem produzir diversos sons e brincar entre os diferentes estilos musicais.

Outro destaque interessante acerca desse modelo é que o instrumento é equipado com quatro conjuntos de platinelas. Elas são do tipo dupla, o que resulta em um som agudo e de alto volume, em torno do aro temos um modelo reto.

Confira o preço

4

padrao

Remo Pandeiro Praise TA-9210-14

Características:

  • Marca: Remo
  • Peso: 450 gramas
  • Tamanho: 25,4 centímetros
  • Dimensões: 6,096 cm C x 30,48 cm L x 38,1 cm A

Você que deseja adquirir um instrumento de percussão para usar em apresentações ou nas festividades religiosas da sua comunidade, temos a dica desse incrível produto da marca Remo.

O seu grande diferencial está na estampa da pele, a qual possui duas mãos em formato de oração. A sua cor também traz um destaque ao instrumento, já que ele é todo preto, garantindo que a imagem seja realçada nesta peça. E como estamos falando da pele, é importante dizer que o modelo é feito de couro.

Muitos usuários informam que o produto tem uma boa qualidade, é resistente às batidas e possui alta durabilidade. O que pode incomodar alguns musicistas é que esse é um pandeiro um pouco grande. Ou seja, apesar de ser leve, as suas dimensões demonstram que o pandeiro é considerado maior que os demais dessa linha.

Por isso alguns podem estranhar no começo, mas com insistência e dedicação, você vai acabar se acostumando ao uso desse pandeiro. Assim, se você quer um pandeiro para usar em seus cultos religiosos, saiba que esse modelo consegue se adequar muito bem aos estilos de sons.

Confira o preço

5

padrao

Pandeiro Acrilico 10” Leitosa 82A Azul

Características:

  • Marca: PHX
  • Peso: 890 gramas
  • Tamanho: 10”
  • Dimensões: 36 x 36 x 6 cm

Outra empresa que é especialista no assunto de instrumentos de percussão é a marca PHX. Nessa opção, encontramos um modelo de pandeiro em acrílico na cor azul com tamanho de 10 polegadas. Suas platinelas são de metal em modelo duplo, o que garante um som agudo e nítido.

Mesmo que você não entenda muito sobre instrumentos de percussão, o modelo de pandeiro da marca PHX é uma boa dica para quem é iniciante.

Afinal, é um produto leve e muito prático, você que nunca utilizou um instrumento como esse pode praticar os seus batuques tranquilamente, pois você não enfrentará nenhuma dificuldade. A pele do pandeiro é do tipo leitosa e lisa, a única estampa que encontramos é o da marca.

Com relação ao aro, temos um modelo reto e com platinelas duplas que conseguem trazer um som ainda melhor ao toque do pandeiro. O bom é que como esse é uma opção para iniciantes, o pandeiro combina qualquer estilo musical.

E caso o pandeiro fique desafinado, saiba que ele acompanha afinadores para ajustar o som da forma como preferir. São sete chaves em torno para afinar e garantir uma sonoridade mais limpa e de qualidade.

Confira o preço

6

padrao

Pandeiro Injetado 10″

Características:

  • Marca: Torelli
  • Peso: 1 kg
  • Tamanho: 10”
  • Dimensões: ‎35 x 35 x 35 cm

Você que deseja valorizar o mercado nacional, saiba que temos esse modelo de pandeiro da marca Torelli. O produto foi produzido por uma marca brasileira que está há mais de trinta anos nesse mercado instrumental, trazendo sempre produtos com uma ótima qualidade, tanto para o seu público iniciante quanto aos mais profissionais.

Em cada instrumento desenvolvido por essa fabricante, podemos observar os cuidados em cada detalhe. E para confirmar essa fala, temos essa ótima opção de compra que é um pandeiro de 10 polegadas, que pode ser usado por adultos que queiram começar o seu aprendizado dentro da música.

Mas quem vai iniciar e quer adquirir esse produto não pode se encantar apenas com o tamanho do instrumento, já que ele chega a pesar algo em torno de um quilo. Ou seja, é bastante pesado o que pode dificultar um pouco na hora do manuseio. Porém com o tempo de treino e uso você acaba pegando o jeito.

O tipo de pele usado em sua fabricação foi a pele de couro. Sua estética chama muito a atenção por vir com um aro vermelho e a parte da pele ser holográfica.

Confira o preço

Qual o Melhor Pandeiro?

Mostramos muitos produtos até aqui, os quais possuem várias qualidades e pontos positivos. Porém o que iremos destacar nesse artigo é o modelo de pandeiro da marca Remo, sendo o modelo Quadura Deep Red.

O produto é ótimo, pois atende tanto profissionais quanto pessoas que estejam iniciando.

Esse pandeiro é pequeno, o que torna mais confortável o uso por qualquer pessoa, inclusive se você quer dar de presente a adolescentes ou crianças, esse modelo pode ser uma excelente opção, pois consegue atender perfeitamente a todos os públicos.

Aliás, além de compacto, é leve, pesando menos que 500 gramas.

Outro ponto interessante sobre esse produto é que ele é importado, logo podemos esperar muita qualidade em seu material, e também durabilidade em seu uso.

A sua sonoridade é bastante agradável, sendo possível tocar durante horas. E devido ao tipo de pele mais natural do produto, você poderá atingir várias notas com o instrumento, combinando com os mais diversos ritmos musicais.

Na AMAZON, encontramos várias avaliações positivas sobre esse produto. Então se você realmente quer um pandeiro bom para treinar suas canções ou se apresentar, essa é uma boa opção de compra.

Melhor Pandeiro Custo Benefício

Mas caso você seja uma pessoa que preza mais pelo preço do instrumento, saiba que temos uma segunda opção para oferecer, agora considerando o custo e os benefícios do pandeiro.

Nesse caso indicamos o instrumento de percussão da marca Luen, o modelo de Pandeiro 10″ Abs Preto Plat Inox Pele Leitosa Batuka.

Atende vários públicos, como principiantes até pessoas mais experientes nesse assunto. Inclusive muitos há profissionais dessa área musical que optam por essa marca, devido a qualidade e a sonoridade do pandeiro, a qual é possível encaixar perfeitamente a diferentes estilos musicais.

Contudo, é preciso mencionar que o produto não é de uso profissional, apesar de ter um bom desempenho e ser bastante eficaz em produzir sons de qualidade. Entretanto o que está valendo muito a pena em adquirir esse produto é com relação ao seu ótimo preço online.

Qual a Melhor Marca de Pandeiro?

Entre as principais marcas de instrumentos de percussão temos a empresa Remo. Essa é uma fabricante muito conhecida nesse ramo, porém é interessante mencionar que ela é estrangeira.

Na verdade, a empresa é norte-americana, e sua especialidade é produzir instrumentos de percussão destinados a crianças e adolescentes.

Seus modelos são conhecidos pela qualidade e também pelo o uso de couro para confeccionar seus produtos.

Pois, segundo a marca, o som é bastante potente, além de ser um material que resiste a qualquer mudança climática. Ou seja, é um pandeiro ideal para exportar para qualquer lugar, inclusive aqui para o Brasil.

Dessa forma, se você estiver em busca de um modelo que possa atender muito bem as suas expectativas e irá garantir o melhor som durante seus batuques, saiba que a melhor opção que o mercado tem a oferecer é certamente os modelos de pandeiros da marca Remo, é uma compra que não tem como se arrepender.

Deixe um comentário