Melhor Pasta Térmica de 2021: Guia de Compra Completo!

É muito comum que placas de vídeos, processadores de celulares e computadores atinjam temperaturas muito altas. Por isso, no processo de fabricação, é necessário encontrar soluções que ajudem a resfriar e manter a temperatura estável. E foi assim que surgiu a pasta térmica.

Confira aqui quais são as 6 Melhores Pastas Térmicas de 2021: Guia de Compra Completo!

Melhores Pastas Térmicas de 2021

Veja abaixo os produtos que selecionamos:

  • Pasta Termica Noctua NT-H1 – 1.4ml
  • PASTA TÉRMICA THERMAL SILVER 5G BLISTER
  • Cooler Master – Pasta Térmica MasterGel Maker
  • Pasta Térmica Arctic Cooling MX-4 Edição 2020-4g
  • Pasta Térmica Grizzly Kryonaut 1g
  • Arctic Line – Pasta Térmica Arctic Silver 5 AS5-3,5G
Imagem Pastas Térmicas Detalhes
Pasta Termica Noctua NT-H1 - 1.4ml
Pasta Termica Noctua NT-H1 – 1.4ml Melhor Pasta Térmica!
PASTA TÉRMICA THERMAL SILVER 5G BLISTER
PASTA TÉRMICA THERMAL SILVER 5G BLISTER Melhor pasta térmica custo benefício!
Pasta Térmica Cooler Master MasterGel Maker, 4g, 1.5ml, Cinza, 11 W/m-K
Pasta Térmica Cooler Master MasterGel Maker Encontrada em uma seringa com bico plano.
Pasta Térmica Arctic Cooling MX-4 Edição 2020-4g (ACTCP00002B)
Pasta Térmica Arctic Cooling MX-4 Edição 2020-4g A durabilidade é de até 8 anos e a sua condutividade térmica é de 8.5 W/mK.
Pasta Térmica Grizzly Kryonaut 1g
Pasta Térmica Grizzly Kryonaut 1g Com espátula, que ajuda a remover da placa antiga, e aplicar a nova.
Pasta Térmica Arctic Silver 5 AS5-3,5G
Pasta Térmica Arctic Silver 5 AS5-3,5G Indicada para todos os tipos de dispositivo.

As pastas térmicas se tornaram essenciais para que o seu dispositivo tenha um ótimo funcionamento. São essas pastas as responsáveis por garantir que o aparelho utilize todo o seu potencial sem perder o desempenho por conta do superaquecimento.

Pare para pensar: o processador do seu computador ou celular é um dos componentes mais importantes do aparelho. Pois ele que trabalha gerando energia para que você consiga utilizá-lo. 

Se ele superaquecer sempre, esse calor excessivo vai danificar a sua máquina. Utilizar uma boa pasta térmica e um cooler são as melhores estratégias para impedir que isso aconteça.

A pasta térmica vai trabalhar de forma a preencher todos os espaços vazios, que ficam entre os metais que compõem o seu dispositivo. Assim, ela garante que a dissipação térmica seja melhor distribuída pelo sistema.

Além de computadores, notebook e celulares, as placas de vídeos e aparelhos de videogames também podem usufruir dos benefícios da pasta térmica novinha. Mas, para tanto, é muito importante procurar uma assistência técnica para realizar o serviço da forma correta!

Para entender melhor sobre as pastas térmicas, e aprender a escolher um produto de qualidade em meio a tantas opções do mercado, continue lendo o artigo.

Aqui, você verá quais aspectos você deve avaliar no processo de escolha, e poderá conferir ainda um top 6 com as melhores pastas térmicas disponíveis no mercado atualmente!

Boa leitura!

O Que Comparar nas Pastas Térmicas

No momento de comprar uma pasta térmica, devemos levar alguns pontos em consideração. Assim, será possível garantir que você está comprando um produto de qualidade e com boa durabilidade.

Fatores como material de fabricação, condutividade da pasta, durabilidade, embalagem e muitos outros são muito importantes. Por isso, separamos aqui algumas dicas para te ajudar na sua escolha! Confira abaixo!

Condutividade da pasta térmica

A condutividade das pastas térmicas é uma das principais características que você deve levar em consideração. Pois é a condutividade que vai ditar a qualidade da pasta.

Essa informação se dá em Watts por metro Kelvin, também apontada como W/mK e, como regra, quanto maior for o número, melhor.

Mas por que a condutividade é tão importante?

No geral, as pastas térmicas que possuem alta condutividade, garantem que a passagem de calor do processador para o dissipador do aparelho ocorra de forma mais rápida.

Para definir qual seria a condutividade térmica correta para você e para as suas necessidades, é necessário pensar no quanto você utiliza o dispositivo. Bem como também deve considerar o cooler que irá utilizar.

Mas, se você não costuma fazer um uso muito intenso do seu processador, as pastas que possuem entre 1 e 5 W/mK podem garantir um funcionamento eficiente e realizar um ótimo trabalho.

No caso de usuários que fazem overclock, e utilizam cooler melhores e superiores, utilizam muito o processador e forçam ele ao extremo, é melhor optar pelas opções de pasta térmica que possuam mais de 10 W/mK.

Pois ela garante que a dissipação do calor mais rapidamente. Com isso, garante também a segurança das demais peças.

Material de fabricação

Outro ponto que vale a pena considerar no momento da escolha da pasta térmica é o material de fabricação da pasta. No mercado você pode encontrar diversas opções de pastas feitas com materiais diferentes, como cerâmica, silicone ou óxidos metálicos.

Mas é importante tomar cuidado com as opções que são feitas de materiais eletrocondutores, como as pastas térmicas feitas em metal líquido.

Pois, com materiais desse tipo, a aplicação incorreta da pista pode levar a um curto circuito do seu dispositivo.

A maioria das marcas de pastas térmicas não divulgam a fórmula dos seus produtos. No entanto, todas elas informam se a pasta conduz eletricidade ou não.

Para ter maior segurança, o ideal é procurar por um bom profissional de informática para avaliar a pasta e fazer a aplicação pra você. Dessa forma, você reduz os riscos de dar errado o processo de aplicação.

Peso

As pastas térmicas podem ser encontradas em quantidades diferentes no mercado. As opções de menor condutividade, podem ser compradas em embalagens que possuem até 1kg.

Por isso, é uma ótima opção para quem trabalha com a manutenção de dispositivos, como computadores e notebooks. Pois realizar o serviço de troca de pasta térmica, é uma atividade feita diariamente.

Mas, se a ideia for utilizar apenas para você mesmo, você pode optar por comprar uma pasta térmica com maior condutividade. É possível encontrar em quantidade menor para comprar.

No caso das pastas térmicas que possuem alto desempenho, elas costumam vir em embalagens pequenas, com cerca de 1g a 5g.

Mas não se preocupe com a quantidade, por mais que pareça ser muito pouco, as pastas térmicas de 1g podem render cerca de 4 aplicações.

Durabilidade da pasta térmica

Além de prestar atenção na condutividade e no material de fabricação, é muito importante verificar a questão da durabilidade da pasta térmica, afinal, fazer a troca da pasta requer desmontar todo o cooler, o que toma bastante tempo.

A durabilidade da pasta térmica, no fim, varia de acordo com o uso, sendo que algumas opções menos duráveis podem durar apenas 1 ou 2 anos, algo que, com certeza, não é nada desejável.

Para evitar que isso aconteça, procure a informação sobre o tempo que a pasta dura após a aplicação. Para se ter uma noção, existem modelos no mercado que podem durar até 8 anos, sem a necessidade de substituição!

Como muitas marcas não disponibilizam essa informação, o ideal é buscar por opiniões de profissionais e outros usuários.

Além disso, tenha em mente que a durabilidade é apenas uma média e uma estimativa, e ela depende muito de outros fatores, como as atividades que você costuma realizar com o seu computador.

Itens adicionais

Como realizar a troca das pastilhas térmicas em casa vem se tornando algo cada vez mais comum, com várias pessoas se arriscando a fazer o serviço sem a ajuda de um técnico especialista, algumas marcas começaram a oferecer junto com a pasta alguns acessórios adicionais para facilitar o processo de aplicação da pasta térmica nova e para auxiliar a remover a antiga.

Dessa forma, você pode encontrar marcas que vendem as pastas com espátulas de plástico, feitas para ajudar na aplicação e formar uma camada de pasta bem mais uniforme.

Outro acessório muito comum, que costuma vir com as pastas térmicas, são os lenços descartáveis, que possuem álcool isopropílico, que ajudam a remover a pasta térmica que já está no dispositivo.

Portanto, não deixe de dar uma olhada nas opções que possuem esses ítens extras, principalmente se a sua intenção é realizar a troca da pasta térmica sozinho.

Tipo de embalagem

As marcas vendem as pastas térmicas em embalagens diversas, como potes, seringas e bisnagas.

No entanto, a principal preferência dos consumidores é a seringa, por isso, as melhores marcas costumam vender apenas na opção de bisnaga ou seringa, e somente as mais baratas e simples vendem pastas térmicas em potes.

As pastas que encontramos em seringas são muito mais práticas de utilizar. Pois permitem que o usuário aplique a pasta com mais precisão, e dose melhor a quantidade do produto utilizada.

Além do modelo da embalagem, as pastas em seringas podem ter diferentes bicos para aplicar, sendo que o bico redondo é o mais comum de encontrar, mas você pode pesquisar bem e achar opções com bicos em agulha e bicos planos.

Temperatura operacional

Por último, não deixe de observar a temperatura operacional, mesmo que ela não influencie diretamente no desempenho do produto!

Em geral, os fabricantes costumam disponibilizar a informação sobre a temperatura operacional da pasta térmica. Normalmente, aparece em faixas de temperatura, que podem variar de temperaturas abaixo de 0°C, até valores que ultrapassam os 200°C.

Para ter como base, a temperatura média de operação de um pc pode ir de 40°C a 80°C e dificilmente ultrapassa o valor de 100°C, até porque essa é uma temperatura extremamente alta e perigosa para os processadores.

Portanto, desde que a pasta térmica escolhida por você fique dentro dessa faixa de temperatura, ela irá desempenhar bem a sua função!

Review das 6 Melhores Pastas Térmicas de 2021

Acima, nós te demos várias dicas sobre o que você deve avaliar nas pastas térmicas antes de comprar, para garantir que o seu produto terá qualidade e durabilidade para o tipo de dispositivo onde você pretende utilizá-lo.

Agora que você já sabe as características que a pasta térmica ideal para você deve ter, confira abaixo uma lista com as 6 melhores opções de pastas térmicas de 2021 do mercado e aproveite para escolher a sua!

1

Melhor Escolha

Pasta Termica Noctua NT-H1 – 1.4ml

Características:

  • Marca: Noctua
  • Peso: 3,5g
  • Dimensões: 15.9 x 7.2 x 3.2 centímetros
  • Condutividade térmica: não indicado

A Noctua é uma das melhores marcas de pasta térmica disponíveis no mercado braisleiro atualmente. O produto é importado e reconhecido mundialmente por conta da sua qualidade e durabilidade.

A pasta térmica Noctua NT-H1 é um tipo de pasta térmica híbrida, mundialmente renomada, que já recebeu mais de 150 recomendações e prêmios de revistas de hardware com validação internacional.

A parta possui um desempenho excelente e vem na embalagem de seringa, o que otimiza ainda mais o seu uso e o processo de aplicação, garantindo um trabalho impecável, seja por profissionais ou amadores no assunto, além de dar estabilidade ao longo prazo na qualidade do produto.

Não importa se é resfriamento à base de água ou à base de ar, aplicativos de GPU ou de CPU, sistemas silenciosos ou, então, overclocking, a NT-H1 da Noctua possui categoria premium comprovada e com certeza te entregará os melhores resultados que você poderia ter!

No geral, o tempo de uso da pasta térmica NT-H1 pe de até 5 anos e ela suporta uma temperatura de operação de -50ºC até 110ºC.

A embalagem é de 1,4 ml, o que permite entre 10 e 15 aplicações, a depender do tamanho da área. Quer uma pasta térmica importada e de alto desempenho? Então aposte na Noctua NT-H1!

Confira o preço

2

Custo Benefício

PASTA TÉRMICA THERMAL SILVER 5G BLISTER

Características:

  • Marca: IMPLASTEC
  • Peso: 5g
  • Dimensões: 3 x 3 x 18 cm
  • Condutividade térmica: 1,2 W/mK

A Thermal Silver é outra opção de pasta térmica de grande renome no segmento, sendo indicada para utilizar em qualquer aparelho onde seja necessário eliminar o excesso de calor de forma eficiente e inteligente.

Essa pasta pode ser utilizada em processadores de alta performance, CPU’s, termopares, fontes geradoras de calor no gerar, resistências e qualquer outro tipo de componente.

A Pasta Térmica Thermal Silver de 5G Blister da Implastec é fabricada com aditivação de silicone, fabricado com materiais especiais que garantem uma alta condução térmica, o que dá ao produto um desempenho na dissipação do calor muito superior aos concorrentes!

A condutividade térmica da pasta é de 1,2 W/mK, possui facilidade de espalhamento e é possível utilizá-la para cobrir totalmente qualquer superfície, preenchendo até as menores lacunas e eliminando, assim, o ar retido, promovendo a dissipação total e completa do calor.

Confira o preço

3

padrao

Pasta Térmica Cooler Master MasterGel Maker

Características:

  • Marca: Cooler Master
  • Marca: Cooler Master
  • Dimensões: 10.2 x 3.5 x 1.5 cm; 4g
  • Condutividade térmica: 11 W/mK

A Pasta Térmica Cooler Master MasterGel Marker veio para inovar o segmento das pastas térmicas, visando facilitar ainda mais o dia a dia de quem trabalha com esse material!

A MasterGel possui um design totalmente exclusivo, sendo vendida em uma seringa com bico plano, ajudando a aprimorar e otimizar a experiência do usuário no momento da aplicação!

Além disso, a praticidade é muito maior com um design que elimina totalmente a necessidade de utilizar um raspador, evitando bagunça no momento da aplicação da pasta.

A condutividade térmica desse modelo é de 11 W/mK e a seringa possui 1.5g, oferecendo ótima rentabilidade, e um design estético projetado para oferecer uma experiência de alto desempenho.

Confira o preço

4

padrao

Pasta Térmica Arctic Cooling MX-4 Edição 2020-4g

Características:

  • Marca: Arctic Cooling
  • Peso: 4g
  • Dimensões: 1.5 x 7.9 x 18.7 cm; 4 g
  • Condutividade térmica: 8,5 W/mK

A Arctic Cooling oferece excelentes opções de pastas térmicas. A MX-4 Edição 2020 possui 4g, garantindo cerca de 12 aplicações com uma só seringa!

Essa pasta é ideal para ser aplicada em placas de vídeo, PC notebooks, MacBooks, PlayStations, Xbox e qualquer produto do tipo.

A durabilidade dela é de até 8 anos e a sua condutividade térmica é de 8.5 W/mK, garantindo eficiência até nos aparelhos que são puxados ao extremo todos os dias!

A MX-4 Edição 2020 possui, em sua composição, micropartículas de carbono, e garante fácil aplicação até mesmo para quem não é profissional com o seu modelo em seringa.

Para auxiliar nesse processo, a Arctic Cooling manda junto uma espátula de plástico de brinde, que ajuda na remoção da placa térmica antiga e na aplicação da nova.

Confira o preço

5

padrao

Pasta Térmica Grizzly Kryonaut 1g

Características:

  • Marca: Thermal Grizzly
  • Peso: 1g
  • Dimensões: 64.01 x 64.01 x 19.3 cm; 1 g
  • Condutividade térmica: 12,5 W/mK

A pasta térmica Kryonaut da Thermal Grizzly é a opção perfeita para quem quer uma pasta que evite irregularidades e se ajuste perfeitamente em qualquer espaço sem muita dificuldade.

A Thermal Grizzly desenvolveu uma inovação especial de pasta térmica para ser utilizada, principalmente, para aplicações mais exigentes, mas que possa ser utilizada mesmo para overclocking.

Dessa forma, essa opção de pasta é indicada para os computadores de alto desempenho e para overclock. Possui excelente condutividade elétrica, de incríveis 12,5 W/mK, alta durabilidade no longo prazo e não é eletricamente condutora, corrosiva e nem tóxica.

A seringa possui 1g, e vem acompanhada de uma espátula que ajuda no processo de remoção da placa antiga, e de aplicação eficiente da placa nova.

Confira o preço

6

padrao

Pasta Térmica Arctic Silver 5 AS5-3,5G

Características:

  • Marca: Arctic Line
  • Peso: 3,5g
  • Dimensões: 21.6 x 6.4 x 15.2 centímetros
  • Condutividade térmica:

Por fim, uma das pastas térmicas com mais alta condutividade do mercado é a Arctic Silver 5 AS5 possui 99,9% da sua composição em prata pura micronizada!
 
Isso garante que o desempenho dessa pasta térmica seja muito superior ao desempenho das concorrentes.
 
Com um peso de 3,5G, essa pasta térmica rende entre 15 e 25 aplicações em áreas menores e de 6 a 10 em áreas grandes.
 
O modelo já acompanha a pazinha para aplicação e é indicado para todos os tipos de dispositivo, mas, principalmente, os de alto desempenho e que requerem alta condutividade para funcionar corretamente.

Confira o preço

Qual a Melhor Pasta Térmica?

Sem dúvidas a melhor pasta térmica do mercado é da Noctua! Se você quer um produto altamente eficiente e com o mais alto grau de inovação e tecnologia, então invista na Pasta Térmica Noctua NT-H1!

A marca é líder no segmento de dissipadores e ventiladores, produzindo uma das melhores pastas térmicas disponíveis no mercado braisleiro atualmente.

O produto é 100% importado, e tem reconhecimento mundial pela sua qualidade. A NT-H1 é uma pasta térmica híbrida que já recebeu mais de 150 recomendações e prêmios de revistas de hardware internacionais.

A pasta vem em uma embalagem de seringa, otimizando o seu uso e a aplicação da pasta térmica, garantindo um trabalho impecável e agilidade, além de dar estabilidade ao longo prazo na qualidade do serviço.

A NT-H1 da Noctua faz parte da categoria premium do mercado no segmento de pastas térmicas, e com certeza te entregará os melhores resultados que você poderia ter, independente de qual será a finalidade de uso dela!

A durabilidade da pasta térmica NT-H1 é de até 5 anos e ela suporta uma temperatura de operação de -50ºC até 110ºC. A embalagem possui 1,4 ml, o que garante cerca de 10 a 15 aplicações.

Melhor Pasta Térmica Custo Benefício

Se você quer uma pasta térmica que une qualidade e preço em um mesmo produto, com qualidade comprovada, então não deixe de conferir a Pasta Térmica Thermal Silver 5G Blister, a melhor pasta térmica custo benefício de 2021!

A Thermal Silver é uma opção renomada no segmento e utilizada por muitos profissionais, sendo indicada para uso em qualquer aparelho onde é necessário eliminar o excesso de calor de forma eficiente e ágil. 

No geral, a Thermal Silver pode ser utilizada em processadores de alta performance, CPU’s, termopares, fontes geradoras de calor, resistências e diversos outros tipos de componentes.

Fabricada com aditivação de silicone, que possui em sua composição materiais especiais que garantem alta condução térmica, a Thermal Silver possui ótimo desempenho na dissipação do calor, sendo muito superior aos seus concorrentes.

A condutividade térmica da pasta é de 1,2 W/mK, é muito fácil de espalhar e é possível utilizá-la para cobrir totalmente qualquer superfície, preenchendo até as menores lacunas e eliminando, assim, o ar retido, promovendo a dissipação total e completa do calor com muita qualidade e por um preço competitivo.

Qual a Melhor Marca de Pasta Térmica?

A Noctua é uma empresa internacional austríaca, que fabrica hardware de cooler, que equipam diversos processadores e ventiladores.

Os componentes de refrigeração que são feitos na Áustria, se encaixam na linha premium do mercado. Eles são reconhecidos internacionalmente por conta do seu excelente desempenho e qualidade excepcional.

A Noctua já recebeu mais de 6000 prêmios de revistas e sites de hardware, e os dissipadores e ventiladores da marca estão em milhares de lares ao redor do mundo todo, satisfazendo todos os tipos de clientes.

A empresa surgiu de uma colaboração entre uma empresa especialista em refrigeração, a Taiwan Kolink, e a empresa austríaca Rascom Computerdistribution.

Essa união reuniu mais de 30 anos de experiência em fabricação, comercialização e desenvolvimento de componentes de alta tecnologia voltados para a refrigeração.

A Noctua começou a atuar no ano de 2005 e, hoje, está presente em mais de 30 países ao redor do mundo, além de possuir milhares de parceiros.

Por sempre focar na inovação e na tecnologia para a fabricação dos produtos, a marca é sinônimo de qualidade, desempenho e excelente atendimento aos clientes.

Para continuar na liderança, a Noctua foca em conhecimentos científicos, ambientes de simulação de alta tecnologia e altamente otimizados, que permite o desenvolvimento de produtos muito mais avançados e inovadores do que a concorrência.

Mas não é só isso! A Noctua sabe que, para manter a liderança do segmento, é necessário mais do que um produto de alta qualidade.

Hoje, a Noctua fabrica ventiladores e dissipadores para as mais diversas finalidades, como resfriamento LED, engenharia solar, eletrodomésticos, tecnologia médica e muito mais!

Deixe um comentário