Melhor Pederneira de 2021: Guia de Compra Completo

Para quem busca uma boa pederneira para garantir o fogo mesmo em condições extremas. Então, conheça agora os melhores modelos e dicas para comprar uma ideal para sua necessidade.

Afinal, a pederneira é um utensílio que pode salvar você em situações adversas em trilhas, camping e trekkings. Pois, graças ao fácil sistema de iniciação de faísca, ela consegue acender o fogo em qualquer condição. 

Sendo assim, com chuva ou vento forte, a sua funcionalidade é ótima e garante que você não passe necessidade. Além disso, também é ideal para iniciar o fogo mesmo em iscas mais difíceis ou sem muitos recursos.  

Portanto, saiba agora quais são os modelos mais indicados e de melhor qualidade para uso. Em seguida, você conhece todas as dicas e informações sobre este utensílio e garante uma ótima escolha. Saiba mais!

Melhores Pederneiras de 2021

Os modelos que selecionamos são os mais indicados por profissionais de sobrevivência. Além disso, vamos conhecer também os modelos das  melhores marcas como Azteq, Guepardo e Nautika. 

Saiba quais são as 6 melhores pederneiras de 2021:

  • Iniciador de fogo magnésio flame Azteq
  • Pederneira Flint, Guepardo
  • Iniciador de Fogo Magni, Nautika
  • Pederneira Magnésio Fogo Sobrevivência Camping VCN
  • Pederneira Fogo Sobrevivência Magnésio
  • Amosfun Kit de iniciadores de fogo de sobrevivência

Como vamos ver, todos são bastante eficientes, com variações nos recursos e preços. Portanto, conheça mais sobre os modelos:

Imagem Pederneira Detalhes
MINI KIT DE SOBREVIVÊNCIA 6 EM 1 FLAME AZTEQ COM INICIADOR DE FOGO
Iniciador de fogo magnésio flame Azteq Melhor Pederneira
PEDERNEIRA FLINT
Pederneira Flint, Guepardo Melhor Pederneira Custo Benefício
Iniciador de Fogo Magni, Nautika
Iniciador de Fogo Magni, Nautika Excelente qualidade com maior incidência de faísca
Pederneira Magnésio Fogo Sobrevivência Camping VCN
Pederneira Magnésio Fogo Sobrevivência Camping VCN Bom preço e com boa ergonomia para usar
Pederneira Fogo Isqueiro Sobrevivência Acampamento Magnésio
Pederneira Fogo Isqueiro Sobrevivência Magnésio Opção compacta e bastante resistente para uso ‎
Amosfun Kit de iniciadores de fogo de sobrevivência, aço de pedra, magnésio, aço de pedra, raspador de fogo para kits de sobrevivência de emergência, acampamento, caminhada
Amosfun Kit de iniciadores de fogo de sobrevivência Super resistente e com cabo ergonômico de madeira

A pederneira é um item de sobrevivência feito para condições extremas de climas. Sendo assim, mesmo com chuvas fortes ou ventos, ela consegue produzir faíscas, acendo o fogo. 

Isto ocorre porque é feita em magnésio, um de seus cabos é feito com este material. E o outro cabo é o riscador, geralmente vem junto com a pederneira e serve para riscar o cabo de magnésio e produzir a faísca. 

O modo de funcionamento da pederneira é bem simples, ao riscar ela solta torrões de magnésio. Em seguida, basta riscar o cabo com o riscador que soltará faísca nos torrões. 

Desta forma, você garante um fogo perfeito em poucos minutos, sem nenhum outro recurso. Mas, claro, você precisa garantir uma isca de fogo, ou seja, um local com materiais como algodão, graveto ou papéis. 

Portanto, se você está cansado de passar por dificuldades com isqueiros, fósforos ou maçaricos, essa é a melhor alternativa. Pois estes objetos não são resistentes a vento ou chuva e podem deixar você na mão!

Além disso, a pederneira é muito compacta, simples, fácil de usar e você pode carregar com tranquilidade. Sendo assim, não tenha dúvidas que é um ótimo acessório para sua viagem ou esporte. 

O Que Comparar nas Pederneiras?

Para escolher o modelo ideal é preciso avaliar a sua necessidade e também a experiência. Pois há modelos mais complexos no uso e outros mais práticos. Além disso, também há variações de qualidade e recursos. 

Portanto, vamos conhecer agora todas as informações para lhe ajudar na hora da escolha de um modelo correto. Assim, você pode comparar e saber mais sobre como proceder com este utensílio.

Veja o que observar nas pederneiras:

  • Cabo de magnésio e riscador;
  • Tamanho ideal do cabo para mais faíscas;
  • Grãos mais grossos para mais faísca;
  • Resistência e qualidade
  • Cabo ergonômico para segurar a pederneira;
  • Peso da pederneira;
  • Modelos multifuncionais;
  • Como usar a pederneira.

Essas são informações que garantem a escolha de uma boa pederneira e também o sobre o modo de utilizá-la. E, se você é iniciante, vale a pena considerar os modelos mais fáceis de usar e que são menos complexos. 

Por isso, vamos ver agora como comparar os modelos e saber em detalhes cada um desses aspectos que vimos. Então, acompanhe para saber mais:

Cabo de magnésio e riscador

A pederneira possui um cabo de magnésio que solta um pó combustível. Sendo assim, o importante a considerar aqui é a facilidade em soltar o pó e também as suas proporções. 

Neste caso, os modelos que soltam torrões mais avantajados são bem mais fáceis de pegar fogo. Sendo assim, são mais práticos e podem evitar que você fique horas tentando acender o fogo. 

Além disso, a maioria dos modelos que vamos conhecer vem com riscador acoplado, geralmente unidos por cordão. Este riscador é essencial para que consiga soltar o pó do magnésio e fazer as faíscas.

Este riscador pode ter diferentes tamanhos, há modelos de 3 a 6 cm em média. Seu tamanho não importa tanto na eficiência da faísca, mas os modelos mais longos podem ser mais fáceis de manusear. 

E, caso a pederneira não possua o riscador ou você perca este acessório. Neste caso, saiba que é possível utilizar uma faca ou canivete para a função de riscador.

Tamanho ideal do cabo para mais faíscas 

Se você é iniciante, uma dica bem importante é considerar os modelos mais longos. Desta forma, fica muito mais fácil de posicionar o cabo, inclinar e também o atrito entre riscador e o cabo de magnésio é mais longo. 

Sendo assim, as chances de conseguir uma boa iminência de faíscas é bem maior e você garante o fogo. Além disso, para manusear também é bem mais fácil com o cabo longo.

Mas, se você já possui uma experiência, pode considerar os modelos menores. Eles são igualmente funcionais e produzem as faíscas da mesma forma. Contudo, é preciso mais agilidade no manuseio. 

Além disso, os cabos menores são compactos e você pode carregar facilmente no bolso da calça ou mochila. Pois ocupam bem menos espaço e você pode ter sempre ao seu alcance.

Grãos mais grossos para mais faísca

Como vimos, o cabo de magnésio solta um pó que serve como a combustão para que se faça a faísca. Mas, se esse pó for mais grosso, como um torrão, é bem mais fácil de fazer pegar fogo.

Então, se você é iniciante, essa é outra dica bem importante, pois assim se torna mais fácil. Além disso, o tempo gasto para acender fogo é bem menor e é muito mais prático.

Resistência e qualidade

Na hora de escolher um modelo, considere também alguns aspectos de qualidade para ter a sua pederneira por muito mais tempo. 

Neste caso, vale lembrar que este utensílio fica gasto com o tempo e precisa trocar. Contudo, ela costuma durar bastante e é bem provável que consiga fazer muitos fogos com ela. 

Mas, claro, um cabo de magnésio mais longo, por exemplo, é bem mais durável que os menores. Além disso, considere o material da estrutura da pederneira, como cabo e riscador. 

O material de aço, por exemplo, é super indicado por durar mais tempo. Além disso, alguns modelos possuem ação anticorrosão, isso evita a ferrugem e oxidação do material. 

Cabo ergonômico para segurar a pederneira

Mais uma dica para quem é iniciante, o cabo para segurar a pederneira também é importante. Porém, nem todas possuem, alguns contam só com o cabo de magnésio, sem um material de revestimento. 

A diferença é que um cabo ergonômico vai ajudar você a manusear com mais facilidade. Sendo assim, você consegue segurar o objeto com muito mais firmeza e conforto para riscar com facilidade. 

Por isso, existem cabos de plástico, cabos emborrachados e até de madeira. Todos eles ajudam bastante no manuseio e deixam a ação mais fácil.

Peso da pederneira

Os modelos mais leves também são mais fáceis de manusear e, mais uma vez, facilitam na hora de acender o fogo. Então, vale considerar este aspecto na hora da compra.

Além disso, um bom aventureiro sabe que cada objeto é um peso a mais que deverá carregar pela sua viagem. A pederneira não é diferente, por isso, existem modelos super leves, de 100g, que você pode carregar no bolso.

Modelos multifuncionais

As pederneiras podem ter funções adicionais, inclusive, algumas contam até mesmo com mini “kit de sobrevicência”. E, se você pretende se aventurar em matas por um longo período, esses recursos podem fazer a diferença. 

Alguns recursos são apitos, linhas e anzóis de pesca, bússola, abridor de garrafas, risca pedra e até mesmo régua. São pequenas coisas, mas que fazem falta quando os recursos são poucos.

E um destaque especial para um modelo que apresenta estes recursos é o modelo da Azteq. Ela possui um kit com linha e agulha para pesca e bússola, tudo dentro do cabo na própria pederneira. 

Portanto, é mais uma dica para quem quer se aventurar com mais recursos e praticidades durante a viagem.

Como usar a pederneira

Usar a pederneira é muito simples, mas exige uma certa agilidade, contudo, não é nenhum monstro de sete cabeças. Para iniciar o fogo, primeiramente é preciso uma isca de fogo. 

A isca de fogo é feita com folhas secas e gravetos muitas vezes. Mas, se você tiver recursos, também pode usar algodão, parafina ou papel. Além disso, existem iscas de fogo comerciais que são produzidas para isso. 

Em seguida, basta passar o riscador no cabo de magnésio, ele soltará o pó e nisto as faíscas começam. Não importa qual seja o clima, vento ou chuva (fraca), a incidência do fogo é garantida. 

Mas, para riscar corretamente é preciso inclinar o cabo em posição favorável e fazer movimentos fortes e contínuos com o riscador. Não há segredo e a prática aperfeiçoa o manuseio. 

Review das 6 Melhores Pederneiras de 2021

Vamos conhecer agora quais são os modelos que mais fazem sucesso entre os aventureiros e profissionais de sobrevivência na selva. São todos de boas marcas e contam com ótimos recursos e preços, confira:

1

Melhor Escolha

Iniciador de fogo magnésio flame Azteq

Características:

  • Tamanho do cabo: 10cm
  • Peso: 50g
  • Material: Aço e magnésio
  • Funções extras: Bússola e kit pesca

O Iniciador de fogo magnésio flame, Azteq, é um dos modelos favoritos entre os usuários pela qualidade do material e agilidade na hora de acender o fogo. E também é bem completo e conta com recursos para pesca e localização.

Fabricada em ótimo material, bastante resistente em aço e cabo de plástico emborrachado. Possui também o cabo de magnésio para riscar e fazer a faísca para o fogo, também com cabo de plástico.

O modelo da Azteq surpreende pela capacidade de proporcionar faíscas imediatas e consistentes que acendem o fogo rapidamente. 

Também é ergonômica, fácil de segurar e o cabo não desliza da mão, proporcionando mais firmeza para o manuseio.

Além disso, esse modelo conta com mini “kit de sobrevivência” para você não passar aperto na viagem. Conta com uma bússola embutida no cabo e um kit de pesca.

O kit de pesca vem dentro do cabo e conta com agulha, anzol e linha de pesca. Perfeito para você usar e ter sempre à mão quando necessário.

Simples e fácil de usar, a pederneira vem junto com o cabo para riscar e fácil de carregar, pesa 50g e é bem compacta para transportar e carregar com você para onde precisar.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Pederneira Flint, Guepardo

Características:

  • Tamanho do cabo: 7,5cm
  • Peso: 150g
  • Material: Pedra flint e magnésio
  • Funções extras: Não possui

A Pederneira Flint, Guepardo, também é uma das favoritas e principalmente pela vantagem do custo-benefício. É super fácil de usar e conta com boas medidas e peso para você carregar facilmente. 

Feito em pedra flint com liga de magnésio e lâmina de ignição em aço revestido, proporciona um fogo rapidamente, soltando grossos pedaços de magnésio, que facilita a ação da faísca. 

É fácil de usar e mesmo em condições de vento e adversidades climáticas ela funciona bem. Para usar, basta raspar o magnésio e em seguida riscar o cabo para soltar a faísca no local preparado para o fogo. 

O design é slim, bem compacto, a barra chega a medir 7,5cm de comprimento e pesa 150g no total. Compacto para carregar no bolso, mochila ou qualquer local que precise. 

Além disso,  é um modelo de ótima qualidade, fabricado por uma marca reconhecida na produção de acessórios de sobrevivência, a Guepardo. E, claro, possui um preço bastante atrativo.

Confira o preço

3

nao

Iniciador de Fogo Magni, Nautika

Características:

  • Tamanho do cabo:: 12cm
  • Peso: 50g
  • Material: Aço com liga especial de magnésio
  • Funções extras: Não possui

O Iniciador de Fogo Magni, Nautika, também é um dos modelos mais favoritos entre os usuários. Muito prático de usar, serve para todos os momentos e não deixa você na mão.

O produto conta com uma barra de aço com liga especial de magnésio, super resistente, a barra possui 12cm de comprimento para que as faíscas sejam mais consistentes e precisas. 

Sendo assim, mesmo com chuva ou vento o fogo é garantido, ele solta torrões de magnésio em boas proporções para que as faíscas possam pegar fogo rapidamente, mesmo em iscas de fogo mais difíceis, como gravetos. 

Portanto, mesmo se você é iniciante, essa é uma ótima alternativa, devido às condições mais práticas de uso. E ainda, este modelo possui cabos ergonômicos que facilitam na hora de segurar a pederneira com mais firmeza para riscar.

Além disso, é um modelo à prova de água, é compacto e muito resistente para ter ele sempre com você por muito tempo. Fácil de transportar e também é leve, pesando até 50g.

Esta perneira é fabricada por uma das melhores marcas de acessórios de sobrevivência em locais extremos. E ainda oferece até 6 meses de garantia no produto. 

Confira o preço

4

nao

Pederneira Magnésio Fogo Sobrevivência Camping VCN

Características:

  • Tamanho do cabo: 6cm
  • Peso: Não informado
  • Material: Magnésio
  • Funções extras: Não possui

Outra boa opção para quem quer algo mais prático é a Pederneira Magnésio Fogo Sobrevivência Camping VCN. Ela é bastante indicada para iniciantes, pois é compacta e fácil de usar. 

O detalhe especial é o cabo ergonômico para segurar, ele ajuda a dar mais firmeza na hora de riscar e fazer a faísca para o fogo. Além disso, conta com o cabo de magnésio e riscador unidos por cordão, que previne a perda dos acessórios. O modelo possui um cabo de magnésio de 6cm.

Também possui material antioxidante no revestimento que previne contra ferrugens e outras ações do tempo, fazendo durar ainda mais.

Além disso, a pederneira proporciona bons grãos de magnésio e faíscas bem consistentes, deste modo, o fogo pega rapidamente, mesmo em climas adversos. 

Confira o preço

5

nao

Pederneira Fogo Isqueiro Sobrevivência Magnésio

Características:

  • Tamanho do cabo: 7cm
  • Peso: 75g
  • Material: Não informado
  • Funções extras: Abre latas e régua ‎

Simples e muito útil, a Pederneira Fogo Isqueiro Sobrevivência Magnésio também é uma opção para quem tem agilidade ao acender o fogo de forma mais fácil e rápida. 

Ela possui a lâmina junto com a barra de magnésio, unidas por um cordão, a barra de magnésio é excelente para que solte as faíscas mesmo em condições adversas, e funciona bem em qualquer preparação para o fogo.

Além disso, possui medidas favoráveis e ergonômicas para que o usuário possa usar com facilidade, seu cabo possui até 7cm. É bem compacta, cabe no bolso ou na mochila e não pesa mais de 100g. 

Este modelo também é bastante conhecido pela sua boa resistência e durabilidade, não deixa você na mão em nenhuma situação e ainda pode durar muito tempo.

E ainda, a pederneira conta com lâmina que possui dois tipos de abridor de latas e também possui régua para quando necessário. Super completa para facilitar ainda mais.
 

Confira o preço

6

nao

Amosfun Kit de iniciadores de fogo de sobrevivência

Características:

  • Tamanho do cabo: 14cm
  • Peso: Não informado
  • Material: Madeira, aço e magnésio
  • Funções extras: Abridor de garrafas e régua

O Amosfun Kit de iniciadores de fogo de sobrevivência é um modelo de alta qualidade para quem precisa de um item prático e que seja eficiente para qualquer situação e climas adversos. 

O modelo é ótimo no seu design, compacto, cabe no bolso ou na mochila facilmente, também não é pesado e conta com cordão que une o riscador com o cabo de magnésio.

O cabo possui ótimas medidas, com comprimento de 14cm, isto proporciona faíscas mais consistentes e pega fogo rapidamente mesmo em climas com chuva ou vento. 

Também é bastante indicado para iniciantes sem muita técnica, visto que possui um ótimo cabo que facilita a forma de manuseio do objeto e garante mais precisão na hora de riscar, além de ser prático para pegar faísca.

Além disso, o modelo é confeccionado em ótimo material resistente à água e também com ótima durabilidade no uso para ter sempre. 

E ainda, é um modelo multifuncional, funciona como abridor de garrafa, régua e raspador de pedra. Portanto, é bastante completo e com destaque para sua qualidade e ótimo design que facilita sua vida ainda mais.

Confira o preço

Qual a Melhor Pederneira?

Para quem quer o melhor modelo para usar com facilidade e garantia de eficiência. Então a escolha certa é o Iniciador de fogo magnésio flame, Azteq. Este é um dos modelos favoritos pelos seus recursos. 

Pois conta com cabo longo de 10cm com ótimo material de magnésio que rapidamente acende o fogo. Além disso, ainda possui bússola e kit de pesca incluso. 

E ainda, conta com ótimo cabo de plástico emborrachado para facilitar a pega e o manuseio. Portanto, é uma excelente opção e também é o modelo mais aprovado pelos usuários.

Melhor Pederneira Custo Benefício

E para quem pensa em economizar na hora da compra, a alternativa ideal é a Pederneira Flint, Guepardo. Este um modelo compacto e super resistente às adversidades. 

Além disso, possui ótimo material, faz o fogo acender de maneira prática e rápida. Também é produzido pela Guepardo, uma ótima fabricante, reconhecida no mercado de acessórios de sobrevivência.

Qual a Melhor Marca de Pederneira?

Quanto à melhor marca de pederneiras, o destaque de hoje é para a Nautika. Essa marca é super reconhecida pela sua qualidade e por sempre produzir acessórios mais práticos ao consumidor. 

Além disso, a Nautika é especialista em produtos para sobrevivência, esportes, camping e similares. Portanto, possui toda a experiência e profissionalismo, além de oferecer garantias em seus produtos.

Deixe um comentário