Melhor Placa de Vídeo de 2023: Guia de Compra Completo

Escolher a melhor placa de vídeo de 2023 nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para aquelas pessoas que não têm um bom conhecimento sobre tecnologia.

Porém, é preciso ter cuidado na hora de comprar a placa de vídeo, para escolher o produto certo, de acordo com as suas necessidades. Por isso, continue lendo e confira aqui qual a Melhor Placa de Vídeo de 2023: Guia de Compra Completo!

Melhores Placas de Vídeo de 2023

A seguir, você confere a lista com as melhores placas de vídeo de 2023:

Imagem Placa de Vídeo Detalhes
Placa de Vídeo ASUS TUF Gaming - GeForce GTX 1650, 4GB DDR6
Placa de Vídeo ASUS TUF GamingV Melhor placa de vídeo!
Placa de Vídeo Afox Radeon RX 550 4gb Ddr5 128 Bits
Placa de Vídeo Afox Radeon RX 550 Melhor Placa de Vídeo Custo Benefício
Placa de Vídeo GALAX - GeForce GTX 1660 OC, 6GB GDDR5
Placa de Vídeo GALAX Possui entradas em HDMI, DP e DVI.
Placa de Vídeo ASUS Cerberus - GeForce GTX 1050 Ti, 4GB GDDR5, OC Edition
Placa de Vídeo ASUS Cerberus Clock de 1455 MHz.
Placa de Vídeo Galax GTX1650EX GDDR6 4GB 128-Bit - 65SQL8DS66E6
Placa de Vídeo Galax GTX1650EX Permite o compartilhamento de vídeos, de capturas de tela e atualização do driver.
Placa de Vídeo PowerColor AMD Radeon RX550 4GB
Placa de Vídeo PowerColor Compatível com placas-mães PCI Express 2.0 e PCI Express 3.0.

A sua função é auxiliar na melhoria do desempenho do computador. Ela vai retirar a carga do CPU, para que a placa faça todo o processo, que inclui as partes gráficas e tudo relacionado a isso.

Ademais, a placa de vídeo também ajuda a aumentar a velocidade, liberando a memória RAM, e gerando uma fluidez maior.

Existem dois tipos de placas de vídeo: a integrada e a dedicada. Todavia, se você é gamer e pretende usar seu PC, saiba que a placa de vídeo dedicada é a melhor opção. Afinal, ela é ideal para realizar funções mais complexas.

Quem é designer gráfico e utiliza programas como Adobe Illustrator, precisa de uma peça dedicada. Já a integrada, não permite realizar trabalhos complexos,pois não possui a potência para isso.

Mesmo que compre a peça dedicada, você ainda terá a integrada dentro do seu computador. Duas marcas disputam o mercado dessa área: Nvidia com a GeForc,e e Quadro e a AMD com a  Radeon e a FirePro.

Bom! Agora que você já sabe a função dessa ferramenta, e a diferença entre elas, veja a lista de qual a melhor placa de vídeo de 2023 para comprar.

O Que Comparar nas Placas de Vídeo?

Para poder adquirir uma placa de vídeo, é importante conhecer as funções específicas que ela pode conter.

Esses dados estão divididos em: série de placas de vídeo; clock, que é a frequência de trabalho; memória; barramento; fonte de energia e as saídas de vídeo. A seguir, veja mais sobre elas:

Série da placa de vídeo

É a partir do número da série, que você descobrirá a sua identificação, como o modelo, e se a placa se destina à gamers que necessitam de peças mais atuais e sofisticadas, ou se são ideais para aquelas pessoas que não precisam de dispositivos mais robustos, e realizam tarefas simples, como em escritórios. Vejamos aqui, mais sobre a Nvidia e da AMD.

A GeForce, por exemplo, utiliza cinco esquemas de nomenclatura: Prefixo, Geração, Performance relativa, Revisão e Sufixo.

A primeira diz se ela é específica para gamers como GTX, ou para fins mais leves como GT. A segunda é a qual geração ela pertence. Vale lembrar que, quanto maior o número, mais recente ela é.

A terceira é a sua potência dentro da classe, pois quanto menor o número, mais fraca ela é, e pode ser usada para escritórios, por exemplo. A penúltima, mostra se a placa de vídeo é um modelo único, ou se existe outra no mercado. A quinta e última, aponta características daquele dispositivo.

A AMD apresenta especificidades parecidas: Prefixo, Mobile, Geração, Performance relativa, Revisão e Sufixo. Placas com o Prefixo 9 indicam que são de alta performance. A geração se dá pelos números 100, 200 ou 300. Na sequência, seriam da primeira, segunda e da terceira geração.

Quanto maior o número, maior a performance, e também maior o gasto que terá com ela. Se, na revisão, o número for 0, quer dizer que a peça não passou por uma revisão, ela é única.

Agora, se no número de série contêm a letra X, ela indicará que a placa é superior àquelas que não tenham essa letra.

Clock (frequência de trabalho)

Clock nada mais é, do que um sinal de sincronização, ele é a frequência que a GPU trabalha. A sua medição ocorre por hertz, que é a unidade de frequência padrão para estes casos. As ferramentas que serão executadas dentro do computador, receberão um sinal para que realizem as suas funções.

Nessa hora, acontece o “pulso de clock”. Terminadas as tarefas, o dispositivo migra para outro pulso, com a finalidade de continuar exercendo a sua função.

Mas como saber quantas operações meu dispositivo opera por segundo? É mais fácil do que possa imaginar. Vamos supor que seu aparelho funcione a 800 hz, isso quer dizer que ele desempenha 800 tarefas de ciclo da clock por segundo.

Existem GPUs com medições mais potentes, muitas delas podem chegar na casa dos milhões. O que não quer dizer que apenas isso irá influenciar diretamente na melhoria do desempenho de seu dispositivo.

Ele ajuda e muito, mas outros fatores como memória e barramento são essenciais para que o aparelho funcione da melhor maneira possível, e de acordo com a necessidade do usuário.

Memória

A memória de um computador serve para armazenar dados. E com a placa de vídeo não é diferente. Uma boa memória ajuda na velocidade e no desempenho do aparelho.

Todavia, ter bastante memória no dispositivo não quer dizer que seja a melhor opção. Casos como o uso de jogos, não irão utilizar totalmente o que estiver disponível. Uma parte da memória ficará sem função.

Nas placas, ela se chama VRAM, e se conecta através da parte gráfica do dispositivo. Elas estão presentes pois, se fosse usar somente a memória da GPU, ela não iria suportar, principalmente para jogar com uma resolução em 4k por exemplo.

As edições de vídeo se tornam mais rápidas com uma memória VRAM de maior espaço e velocidade. Assim, será possível realizar o processo de forma mais ágil.

A memória não se difere tanto da memória RAM que encontramos nos aparelhos. Algumas delas até apresentam tecnologias como DDR, DDR2 e DDR3.

Porém, as placas mais atualizadas e voltadas para aplicações gráficas, costumam ser as de GDDR. Essas últimas se parecem com a DDR. Mas o que se diferencia dentre elas é a sua voltagem e a frequência aplicada.

Uma das características da VRAM, é a sua força bruta em processar com rapidez, as informações que irão provocar um tráfego intenso.

Algumas placas de vídeo são capazes de fazer trocas de até 900 GB por segundo com o processador gráfico. Mas uma coisa que ela se difere da RAM é que, após a compra, ela não poderá ser substituída.

No entanto, isso não chega a ser um problema para os usuários, pois as placas costumam atender as necessidades de quem as compra.

Barramento

Com toda a tecnologia que pode conter uma placa de vídeo, é necessário que as peças consigam conversar entre si, para desempenharm corretamente a sua função.

Por isso, o barramento é utilizado. Ele tem por objetivo, padronizar a comunicação entre a placa e o computador.

Mas, antes de escolher a melhor placa de vídeo de 2023, você deverá verificar se a placa-mãe de seu dispositivo já possui o barramento, pois existem conectores diferentes.

As suas configurações são específicas para aguentar velocidade e energia, de acordo com a classe determinada anteriormente nos dispositivos.

O barramento ainda inclui dispositivos como USB, armazenamentos de SCSI, SATA e IDE. Assim como o mouse e o teclado.

Fonte de energia

Se o computador for potente, ele vai precisar de uma boa fonte de energia, para que ela suporte todas as atualizações do dispositivo. Caso haja a falta de compatibilidade, ele logo vai indicar com o desligamento repentino do PC, reiniciar sozinho ou, até mesmo, não ligar.

Isso pode acontecer se a sua fonte de energia for inferior a 500 watts. Essa medida é considerada, inicialmente, a ideal para computadores que tenham uma placa de vídeo mais sofisticada.

Porém, se você quiser trocar a fonte de energia, não esqueça de remover a antiga fonte. E os equipamentos do computador devem ser conectados à nova fonte de energia.

Para não errar na hora da compra, calcule quanto de energia é gasta. Assim, ficará mais fácil encontrarl a fonte ideal para adquirir.

Especialistas recomendam que faça o cálculo somando mais 20% do total da energia, e pense também em atualizações futuras para seu equipamento.

Saídas de vídeo

Para se ter a melhor placa de vídeo de 2023, ela deve estar conectada a GPU e isso acontece através das saídas do equipamento. No mercad,o há duas marcas: a Video Graphics Array (VGA) e a Digital Video Interface (DVI).

O primeiro tem um conjunto composto por 15 pinos, mas nem todos precisam ser utilizados. Esse conector é bastante conhecido. Mas perdeu espaço por ser usado em monitores de CRT que foram trocados pelos de LCD hoje em dia.

Para evitar maiores problemas, a área da tecnologia criou o DVI que é totalmente digital, e se tornou padrão. Porém, também há peças no mercado que usam o VGA, o DVI e até de entradas HDMI.

Review das 6 Melhores Placas de Vídeo de 2023

Agora que você já sabe sobre barramentos, memória e conectores, deve estar pensando: qual será a melhor placa de vídeo de 2023 para as minhas necessidades? Então, continue e veja a lista das seis melhores do ano!

1

Melhor Escolha

Placa de Vídeo ASUS TUF Gaming

Características:

  • Marca: Asus
  • Série:‎ TUF-GTX1650-4GD6-GAMING
  • Dimensões: 20.4 x 4.5 x 12.4 cm
  • Peso do produto: 350 g

Uma das melhores placas de vídeo de acordo com os usuários, e que tivemos a oportunidade de testar, é a Asus Tuf Gaming GeForce.

Ela possui o GDDR6, que é considerado como ultrarrápido, e promete ter mais 50% de largura de banda de memória, que se destina a jogos que necessitam de uma alta velocidade. Ela roda bem em games Full HD e em 60 fps.

Ela ainda possibilita a captura de tela, compartilhamento de vídeo e de saída com amigos. Uma das coisas que testamos e aprovamos, é a sua otimização para configurações de jogo de forma fácil, e que consegue manter os drivers atualizados. Além disso, fornece mais energia e uma melhor refrigeração, não deixando a placa superaquecer.

Os gráficos rodados se mostraram de ótima qualidade, no entanto, ela apresenta alguns travamentos quando se roda alguns jogos, mas nada que seja grave, e que atrapalhe a jogabilidade, que é satisfatória, principalmente para os novos jogos que são lançados.

Ela apresenta dois modelos: um com conectores de alimentação e outro sem. A escolha vai depender da sua necessidade com o dispositivo.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Placa de Vídeo Afox Radeon RX 550

Características:

  • Marca: AFOX
  • Série: AFRX550-4096D5H4-V4
  • Dimensões: 15 x 5 x 22 cm
  • Peso do produto: 495 g

Com um componente de GDDR5 e uma memória VRAM de 4g, a placa de vídeo da Afox Raden também é conceituada, e atende bem às expectativas dado o seu preço e seu desempenho.

A jogabilidade para os gamers é suave, evitando a instabilidade que antes era criada. Dessa forma, oferece um desempenho fluido.

A Afox Radeon roda em games como The Witcher 3 e Dark Souls III. Porém, se quiser jogos mais complexos, a recomendação é adquirir uma memória VRAM de, no mínimo, 16g.

Mesmo assim, a renderização de vídeos é satisfatória. Essa é uma placa de vídeo de entrada, e consegue atender o que ela promete sem grandes reclamações ou defeitos.

Ela possui saídas de DVI, Display Port e HDMI. Numa avaliação de cinco estrelas, sua pontuação é de 4,4. Por isso, está no ranking de melhores placas de vídeo.

Confira o preço

3

nao

Placa de Vídeo GALAX

Características:

  • Marca: Galax
  • Série: GTX 1660 1-CLICK OC
  • Dimensões: 33 x 19 x 9 cm
  • Peso do produto: 930 g

Mais uma placa de vídeo com tecnologia GeForce mas, desta vez, da marca Galax. Com uma avaliação 4,9 de cinco estrelas, esse modelo também está entre as melhores placas de vídeo do mercado. Ela realmente cumpre com o que promete.

A sua velocidade de clock é de 1800 MHz, eé compatível com a placa-mãe de slot x16. Além disso, possui entradas em HDMI, DP e DVI.

É uma placa que não chega a temperaturas altas, que poderiam prejudicar seu desempenho. O máximo que alcançou foi 65°C. Ela consegue rodar diversos jogos e mostra uma grande melhoria em relação a parte gráfica, deixando as imagens mais fluidas.

Sem dúvida, essa placa de vídeo consegue entregar um desempenho positivo.

Confira o preço

4

nao

Placa de Vídeo ASUS Cerberus

Características:

  • Marca: Asus
  • Série: ‎GTX 1050
  • Dimensões:‎ 11.5 x 20.3 x 3.8 cm
  • Peso do produto: 720g

Mais uma placa da Asus com a tecnologia da GeForce. Sua memória VRAM é uma GDRR5, com um clock de 1455 MHz, um pouco menor do que o dispositivo anterior.

Ela foi testada com jogos lançados recentemente e apresentou um pouco de dificuldades. No entanto, ela ainda dá o suporte para a confiabilidade de diversos jogos, e também para vídeos.

Ela foi feita para evitar ao máximo, o gasto de energia, e aumentar a sua eficiência. Os ruídos também foram reduzidos. Um ponto negativo é que essa linha já não é uma das mais novas no mercado, e o seu preço pode ser considerado um pouco acima do esperado.

Confira o preço

5

nao

Placa de Vídeo Galax

Características:

  • Marca: Galax
  • Série: 65SQL8DS66E6
  • Dimensões: 19 x 12 x 4 cm
  • Peso do produto: 840g

A quinta peça da lista, pode ser a melhor placa de vídeo de 2023 para você. A Galax traz o GDDR6 como a memória VRAM, que é considerado um dos melhores para se usar. Ele consegue rodar bem a grande maioria dos jogos.

A sua memória é de 4g, com uma capacidade de clock de 1605 MHz. Uma de suas vantagens é as sua interface de saída. Ao todo, são quatro: HDMI, DVI, DisplayPort e VIVO. O dispositivo permite o compartilhamento de vídeos, de capturas de tela e também atualização do driver.

Confira o preço

6

nao

Placa de Vídeo PowerColor

Características:

  • Marca: Power Color
  • Série: ‎AXRX 550 4GBD5-DH
  • Dimensões: ‎15.2 x 11.2 x 3.8 cm
  • Peso do produto: 500g

A Power Color traz uma placa de vídeo GDRR5, que é compatível com placas-mães PCI Express 2.0 e PCI Express 3.0. Além disso, ela possui conectores HDMI, DVI e DisplayPort. Ela funciona melhor em áreas como a de edição e também de programação.

É uma boa placa. Para jogos mais simples e não tão pesados, ela atende bem. Mas é um dispositivo de entrada. Dependendo da configuração, pode conseguir chegar a 144 fps.

Confira o preço

Assista o vídeo abaixo.

Qual a Melhor Placa de Vídeo?

Em termos gerais, a melhor placa de vídeo de 2023 é a ASUS TUF Gaming – GeForce GTX 1650. Pois ela reúne a tecnologia GDRR6, que é uma das melhores do mercado.

Ademais, é um equipamento que consegue controlar a sua temperatura, sua rapidez para rodar gráficos com a melhor qualidade e possui jogabilidade que satisfaz muito bem.

Ela é a melhor placa de vídeo de 2023 também por reunir rapidez e boa resposta aos gráficos. Além disso, tem disponíveis duas versões de conectores de fonte de alimentação, o que facilita na escolha do usuário.

Ela é uma substituta direta da GTX 1050, pois consume menos energia. O ideal é usar uma fonte de energia de 250 W, que é considerada o suficiente para a GeForce, e o restante do sistema do computador.

Melhor Placa de Vídeo Custo Benefício

Já em relação ao custo benefício, a melhor placa de vídeo de 2023 é a Afox Radeon RX 550 4gb Ddr5 128 Bits. Seu valor, mesmo sendo considerado um pouco alto por muitos clientes, compensa muito pelo desempenho que oferece.

A ASUS TUF Gaming – GeForce GTX 1650 atende às necessidades de gamers que optam por jogos mais atuais e que precisam de uma capacidade maior nos dispositivos. Em alguns momentos, acontecem travamentos, mas isso não se torna um empecilho na jogabilidade.

Ela roda muito bem os jogos. E a forma que os gráficos são apresentados na tela, fazem com que seja uma placa com o melhor custo benefício. Além disso, o uso de fonte de energia é econômica.Ter uma fonte de 400 Watts em seu computador é suficiente.

Qual a Melhor Marca de Placa de Vídeo?

A melhor marca de placa de vídeo do mercado é a Asus. Pois é uma marca que se preocupa muito em oferecer produtos inovadores. Aliás, a ASUS também farica celular gamer, noteooks, roteadores e placa-mãe.

Além disso, as placas de vídeo da ASUS atendem desde o público que precisa de um desempenho moderado, até quem precisa de alto desempenho.

Deixe um comentário