Melhor Placa Mãe de 2021: Guia de Compra Completo!

A placa mãe é a peça mais importante em um computador. O seu papel é de extrema importância, pois este componente possui a função de integrar todo o equipamento, garantir o bom funcionamento da máquina bem como manter o excelente desempenho do computador.

Enfim, continue lendo e acompanhe aqui quais são as 6 Melhores Placas Mãe de 2021: Guia de Compra Completo!

Melhores Placas Mãe de 2021

Confira abaixo os modelos mais vendidos atualmente:

  • Placa Mãe AM4/USB 3.1/Type-C/Displayport, HDMI
  • Gigabyte – Placa Mãe A320M-S2H – AM4
  • Placa-Mãe Asus P/AMD AM4 Prime B450
  • Gigabyte – PLACA MAE (AMD) B450 AORUS M DDR4 AM4
  • Placa mãe Gigabyte AMD AM4 A320M
  • Placa Mãe AMD AM4 mATX DDR4 ASUS
Imagem Placa Mãe Detalhes
Placa Mãe AM4/USB 3.1/Type-C/Displayport, HDMI, ASRock, B450M Steel Legend
Placa Mãe AM4/USB 3.1/Type-C/Displayport, HDMI Melhor Placa Mãe!
Placa Mãe Gigabyte A320M-S2H - AM4
Placa Mãe Gigabyte A320M-S2H – AM4 Melhor placa mãe custo benefício!
Placa-Mãe Asus P/AMD AM4 Prime B450 Plus DDR4 90MB0YN0-M0EAY0
Placa-Mãe Asus P/AMD AM4 Prime B450 Com portas USB, para você conectar dispositivos externos.
PLACA MAE (AMD) GIGABYTE B450 AORUS M DDR4 AM4
PLACA MAE (AMD) GIGABYTE B450 AORUS M DDR4 AM4 Garante um excelente desempenho.
Placa mãe Gigabyte AMD AM4 A320M GA-A320M-S2H mATX, DDR4
Placa mãe Gigabyte AMD AM4 A320M 2 slots para colocar as memórias de até 32 Gb.
Placa Mãe AMD AM4 mATX DDR4 ASUS Prime B450M-GAMING/BR
Placa Mãe AMD AM4 mATX DDR4 ASUS Maior estabilidade a sua máquina.

Por isso, se você precisa comprar uma placa mãe, seja porque você está montando o seu equipamento ou por qualquer outro motivo, é necessário adquirir um componente que tenha qualidade, do contrário, a peça pode trazer instabilidade e prejuízos para a sua máquina como um todo.

Sendo assim, quando for escolher a placa mãe é preciso considerar diversos fatores. Afinal, a qualidade do produto não é o único ponto devemos analisar.

Mas também a compatibilidade da peça com o restante do seu equipamento. Ou seja, a compra deve ser feita com cautela.

Por isso, decidimos desenvolver este artigo para te orientar com relação a compra de uma boa placa mãe para o seu PC.

O Que Comparar nas Placas Mãe

Você que está se aventurando pela primeira vez na compra de uma placa mãe, pode achar que todas as peças do mercado eletrônico são iguais.

Porém, elas são bem diferentes entre si. Em cada modelo encontramos um formato diferente, o qual pode não ser o mais adequado ao gabinete que você tem no momento.

Dessa forma, nossa primeira dica para quem é iniciante na compra de peças para computadores é encontrar o tipo compatível com o gabinete que você tem em seu computador.

Existem, atualmente, 4 tipos de placas mães para você escolher: EATX, ATX, MICRO ATX e MINI ATX.

A primeira diferença que podemos observar entre essas placas mãe é que elas possuem tamanhos bem distintos, o que acaba direcionando a um tipo de equipamento específico.

Porém, temos alguns outros fatores que também devemos usar para diferenciar as peças. Abaixo, selecionamos os principais pontos de comparação entre as placas mãe disponíveis.

Conexões da placa mãe

Na placa mãe encontramos diversos conectores para acoplar as peças principais da sua máquina. Entre essas conexões disponíveis, temos a entrada do tipo SATA e em alguns modelos o M.2.

Nessas entradas, conecta-se os dispositivos que possuem a função de armazenar os dados do seu PC e mantê-los em segurança, mesmo depois de desligar.

Em outras palavras, essas peças são o disco rígido da máquina, onde as informações são gravadas, para evitar que se percam. Logo, quando você ligar o seu computador, é possível ter todos os seus arquivos à disposição.

Na atualidade a maioria dos computadores trabalham com dois modelos de disco rígido: HD e SSD.

É importante destacar que os modelos de HD são tecnologias um pouco ultrapassadas. Porém, o seu preço é mais acessível. Já o armazenamento em SSD é mais rápido, e são peças mais resistentes.

Porém, você pode decidir por apenas um tipo de armazenamento ou fazer a combinação desses modelos.

Isto porque a placa mãe possui de quatro a oito entradas para conectar um dispositivo de armazenamento de dados.

Slot de memória RAM

Outra peça importante que vai compor a placa mãe é a memória RAM. A sua funcionalidade é de extrema importância para o bom desempenho do computador. Pois é esse dispositivo que fica responsável em agilizar os comandos que envia-se para o computador.

Isto quer dizer que, para você ligar o PC de forma mais rápida, ou acessar facilmente os seus aplicativos na máquina, sem lentidão ou travamento, a memória RAM deve estar conectada e em pleno funcionamento.

É possível instalar o dispositivo nos slots da placa mãe, e é possível ter mais de uma memória RAM. Sendo que os modelos mais simples contam com 2 slots e os equipamentos mais sofisticados vem com até 4 slots.

Quanto maior for o número de slots, melhor será o desempenho e mais rápido você terá a resposta aos seus comandos.

E mais uma informação importante: é preciso verificar qual memória RAM a placa mãe suporta. De modo geral, os modelos podem ser compatíveis com o RAM DDR4 ou RAM DDR3, mas é preciso confirmar antes de finalizar sua compra.

CPU

Alguns termos da informática se confundem em nossa mente, mas estamos aqui para te ajudar a decifrar esse mundo novo e, consequentemente, garantir uma excelente compra ao final deste artigo.

Pois bem, o primeiro ponto é saber que a CPU não é toda aquela estrutura dos computadores. Na realidade, aquela carcaça é o gabinete.

A CPU é uma peça que fica na parte interna do computador e se conecta diretamente com a placa mãe.

De um modo resumido, a CPU é um tipo de chip que executa todas as ações de um computador, podemos dizer que são o cérebro de toda a operação. As marcas mais famosas que fabricam esse tipo de chip são a Intel e também a AMD.

Neste caso, será necessário se decidir por qual dos chips você acredita que irá processar melhor as informações, as quais irá trabalhar diariamente em sua máquina.

Processador e a placa mãe

E como iniciamos a falar sobre o processamento de dados no tópico anterior, nada mais justo do que trazer mais informações com relação a esse assunto.

O que ocorre na maioria dos casos, é que nem todas as placas mães são compatíveis aos modelos de processador disponíveis mercado.

Dessa forma, é necessário que o usuário esteja bem atento ao modelo de processador e qual é o tipo que a placa mãe suporta.

Com isso, queremos dizer que você precisa identificar se a placa mãe é capaz de suportar os modelos de processador da Intel ou AMD, por exemplo.

Mas não fique apenas de olho na fabricante, preste atenção a geração do processador. É possível combinar processadores de gerações diferentes, caso seja necessário.

Contudo, é importante reforçar que o modelo de placa mãe tem que ser compatível a esse tipo de upgrade.

Slots de expansão

Para que seu computador realize outras funções, além de ligar e desligar, é preciso que você adicione na placa mãe os dispositivos que irão atualizar a sua máquina para um modelo mais recente e ao mesmo tempo potente.

Porém, para que isso aconteça, a placa precisa ter slots de expansão, onde acomoda-se essas peças.

Nos slots de expansão estamos acostumados a encontrar dispositivos como placa de vídeo, placa de som, placas de rede, placa de captura.

Enfim, toda a parte de hardware que não faz parte dos modelos básicos, mas que conectam-se para garantir uma melhor experiência aos usuários que irão fazer uso do PC.

É essencial que você fique atento ao padrão de slot da placa mãe. Pois será mais interessante adquirir um modelo moderno, compatível com os dispositivos mais recentes do mercado.

Afinal, quanto mais atual for o hardware, mais eficiente e melhor será o seu desempenho junto ao computador.

Entradas disponíveis

Antes de encerrar a lista com os fatores de comparação entre os produtos, temos uma última dica para você.

Quando for realizar a compra de uma placa mãe, é preciso observar quais as entradas que estão disponíveis neste equipamento que você escolheu para compor o seu computador.

Esse é um ponto que em muitos casos acaba passando de forma despercebida pelo comprador, porém as entradas para conexões com outros dispositivos é algo muito importante a se considerar.

Por exemplo, se você quiser conectar um pen-drive ou melhorar o áudio com caixas de som, é através dessas portas de entradas que a conexão acontece, e o componente responsável por receber esses novos dispositivos é a placa mãe.

Sendo assim, nossa dica é procurar uma placa que contenha diversas conexões e com modelos diferentes de entradas.

As mais tradicionais que encontramos no mercado são portas USB, Ethernet e HDMI. Mas claro que existem muitas outras, o importante aqui é a quantidade, escolha os modelos que ofereçam o maior número de portas.

Review das 6 Melhores Placas Mãe de 2021

Depois dessa pequena aula sobre a placa mãe e suas possibilidades junto ao seu computador, vamos apresentar agora quais são os modelos mais procurados na internet.

No total foram selecionados os seis melhores produtos desta categoria, onde iremos nos próximos tópicos analisar item por item, para ajudar em sua escolha.

Mas antes de prosseguir, devemos alertar a existência de duas possibilidades de placas mãe: a onboard e a ofboard.

O primeiro modelo, onboard, é destinado para as pessoas que fazem o uso do seu computador para tarefas corriqueiras, isto é, usam mais a internet, editores de textos, enfim, não exige tanto da máquina.

Neste caso, a placa de vídeo e de som já estão integradas a placa mãe, sendo necessário a utilização de memória RAM para funcionar.

Os modelos offboard são ótimos para quem gosta de jogar e precisa de maior excelência na hora de reproduzir os áudios e imagens na tela do computador.

Nessa situação, a placa mãe ofboard não precisa da memória RAM para desempenhar suas funções. É uma boa alternativa para quem precisa melhorar a parte audiovisual, porém, cara.

1

Melhor Escolha

Placa Mãe AM4/USB 3.1/Type-C/Displayport, HDMI

Características:

  • Marca: ASRock
  • Velocidade do processador: 30 Hz
  • Peso: 1 kg
  • Dimensões: ‎30.48 x 6.35 x 24.38 cm

A marca ASRock desenvolveu uma linha de placas mãe conhecida como B450M Steel Legend. O produto ganhou muito destaque pois o seu desenvolvimento foi todo pensado em trazer para o mercado da informática um componente resistente, com alta durabilidade e com uma estética irresistível.

Desse modo surgiu essa série de produtos, onde podemos encontrar uma placa que entrega para o usuário um ótimo desempenho em seu PC.

Nesta peça, temos um slot para processador com soquete AM4 com velocidade de 30 Hz. Na memória RAM nos deparamos com um modelo que é compatível com a tecnologia DDR4.

Além disso, a peça possui 4 slots para memória, vem com 2 portas de entrada do tipo USB, uma conexão HDMI e acompanha uma iluminação colorida de LED em seu interior, a qual pode ser controlada facilmente pelo usuário dessa placa mãe. E ainda vem com conexões para M.2 e SATA.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Placa Mãe Gigabyte A320M-S2H – AM4

Características:

  • Marca: Gigabyte
  • Velocidade do processador:
  • Peso: 500 gramas
  • Dimensões: ‎27 x 23.5 x 5.5 cm

Na placa mãe desenvolvida pela marca Gigabyte temos um modelo do tipo ATX, o qual possui conexões do tipo M.2 e SATA. Dentre os conectores temos apenas 1 conector modelo M.2 e 3 opções para conexão tipo SATA.

Em relação aos slots de memória, há 2 espaços para inserir soquetes do tipo DDR4que possuam capacidade de armazenamento até 32 Gb cada.

Acerca da CPU o produto é compatível com soquete AM4 com um chipset do tipo AMD A320. Suas portas de entradas são modelo USB, sendo 2 portas USB 3.1, 6 portas USB 2.0 e 4 portas USB 3.1, que ficam localizadas no painel traseiro da peça.

Esta opção de placa mãe tem suporte para rodar com bom desempenho o sistema operacional Windows 10 e o 7 ambos de 64 bits e os BIOS da peça já estão atualizados.

Confira o preço

3

padrao

Placa-Mãe Asus P/AMD AM4 Prime B450

Características:

  • Marca: ASUS
  • Velocidade do processador: não informado
  • Peso: 700 gramas
  • Dimensões: ‎30.5 x 23.4 x 3 cm

Neste modelo da marca ASUS temos uma placa mãe modelo padrão do tipo ATX. Esse produto é considerado uma das peças mais avançadas nesse mercado, pois ele foi criado para poder dar suporte aos processadores do tipo AMD.

Sendo assim, se você quer garantir maior performance para a sua máquina essa é a melhor opção. Além disso, o dispositivo conta slots para expansão, o qual você pode utilizar para dar uma modernizada em seu computador e, assim, garantir acesso a diversas atividades de áudio e vídeo.

Outro ponto positivo sobre o produto é que ele conta com portas USB, para você conectar dispositivos externos, ao todo são 6 portas que a peça oferece.

É importante destacar que essa placa mãe suporta conexões do tipo M.2, mas também de modelos SATA. Ainda é possível acrescentar que essa opção de placa mãe é uma boa saída para quem precisa de espaço para seus hardwares.

Confira o preço

4

padrao

PLACA MAE (AMD) GIGABYTE B450 AORUS M DDR4 AM4

Características:

  • Marca: Gigabyte
  • Marca: Gigabyte
  • Peso: 1 kg
  • Dimensões: 24.4 x 24.4 x 3 cm

Você que está à procura de peças para montar o seu computador, e chegou o momento de escolher a melhor opção de placa mãe, temos uma sugestão de compra para te dar.

E a dica é esse dispositivo da marca Gigabyte, o modelo de placa mãe ‎B450 AORUS M. Sua qualidade surpreende muitos compradores, e o produto garante um excelente desempenho.

O seu formato é do tipo Micro ATX e ele é capaz de suportar o sistema operacional do Windows 10 64 bit e do Windows 7 64 bit.

Para o processador ele conta com 2 soquetes tipo DDR4 DIMM. Há também entradas para dispositivos USB e HDMI, sendo 2 e 1 respectivamente.

Vale mencionar que essa placa mãe é compatível com os modelos de processadores lançados pela AMD e outro ponto interessante é que esse dispositivo possui um sistema de antirruídos.

Confira o preço

5

padrao

Placa mãe Gigabyte AMD AM4 A320M GA-A320M-S2H mATX, DDR4

Características:

  • Marca: Gigabyte
  • Velocidade do processador:
  • Peso: 502 gramas
  • Dimensões: ‎19.5 x 24.4 x 10.4 cm

Outra sugestão de compra da marca Gigabyte é esta placa mãe modelo GA-A320M-S2H, a qual suporta um processador do tipo AMD Athlon da 7ª geração.

O produto tem slots de memória para modelos do tipo DDR4 DIMM. Nessa placa, encontramos 2 slots para colocar as memórias de até 32 Gb. Há também opções para aumentar a capacidade da sua máquina, já que o produto conta com slots de expansão, sendo 3 slots PCI Express.

Acerca das conexões disponíveis, o aparelho conta com um conector M.2, apenas para os modelos de disco rígido SSD, e 4 conectores SATA, o qual é compatível com RAID 0, RAID 1 e RAID 10.

Outro fator importante que merece ser mencionado sobre este produto, é que ele conta com portas de entradas, para você conectar as demais peças do seu PC ou dispositivos, como pen drives, por exemplo.

Confira o preço

6

padrao

Placa Mãe AMD AM4 mATX DDR4 ASUS Prime B450M-GAMING/BR

Características:

  • Marca: ASUS
  • Velocidade do processador: 2666 MHz
  • Peso: 858 gramas
  • Dimensões: ‎27 x 28 x 6 cm

A fabricante ASUS trouxe para o público uma placa mãe que satisfaz as exigências dos consumidores que buscam montar o seu próprio computador.

Nessa peça a fabricante desenvolveu um produto capaz de integrar os processadores modelo ADM Ryzen, além disso trazem um ótimo design a peça como um todo.

É importante dizer que uma das características principais dessa placa mãe, é que você pode ajustar do seu jeito, sua conexão é feita de uma maneira bastante rápida, traz maior estabilidade a sua máquina e acima de tudo é uma peça muito confiável.

Sobre as portas de entradas, o que não vai faltar é opção para manter tudo o que você precisa conectado a placa mãe, o dispositivo conta com 2 portas USB 3.1 na parte de trás, 2 portas PS/2, 1 porta HDMI, 2 portas USB 3.1 para conectores internos, 4 portas USB 2.0.

Enfim, são inúmeras conexões para você ter o mais alto desempenho da sua máquina.

Confira o preço

Qual a Melhor Placa Mãe?

Após as análises, podemos dizer que a melhor placa mãe da nossa lista é da marca ASRock, o modelo B450M Steel Legend.

Sem dúvida, os demais itens que apresentamos também são excelentes opções de compras, porém temos que apontar o produto mais completo, que certamente é essa placa mãe da ASRock.

O modelo conta com 4 slots para conectar as memórias de armazenamento e você pode colocar uma memória RAM mais atualizada em sua máquina, já que este modelo é compatível com a versão do tipo ‎DDR4 SDRAM.

Além disso, a peça conta com portas de entradas, sendo uma conexão HDMI e 2 do tipo USB.

Vale destacar que esse é um produto certificado, o qual recebeu a pontuação máxima de 5 com relação a eficiência energética. Ou seja, você estará adquirindo um produto econômico, e que não te causará prejuízos com gastos desnecessários de energia.

Melhor Placa Mãe Custo Benefício

Caso esteja montando o seu computador, provavelmente você já deve ter injetado bastante dinheiro nesse projeto, afinal de contas, as peças para construir um bom equipamento são caras. Então se você quer alternativas mais acessíveis de placa mãe, temos uma sugestão para te dar.

O modelo de placa mãe A320M-S2H – AM4 da fabricante Gigabyte é uma boa saída para quem busca custo acessível e ótimos benefícios na compra desse componente para a sua máquina.

Pois como dissemos anteriormente, é preciso ter dispositivos de qualidade para otimizar o desempenho do seu PC.

Neste modelo temos uma conexão do tipo SATA e M.2, a tecnologia utilizada para os slots de memória RAM é modelo DDR4 e o seu grande destaque está no fato dele oferecer diversas portas USB. De acordo com a ficha técnica, o produto conta com 6 portas USB 2.0 e portas USB 3.1.

Qual a Melhor Marca de Placa Mãe?

Desde 2002 a marca ASRock tem ganhado destaque dentro da categoria de placas mãe nesse mercado eletrônico.

Apesar de ser uma fabricante com um bom catálogo de produtos, o seu grande carro chefe é a produção e o desenvolvimento das melhores placas mãe, sendo uma das mais procuradas por quem deseja montar o seu próprio PC.

A matriz da empresa fica Taiwan, porém ela já conquistou o seu espaço na Europa e nas Américas, tendo uma filial nos EUA.

Essa é, de fato, uma boa marca para investir. Pois é uma empresa especialista nesse assunto, mas que tem um viés ecológico. Pois ela desenvolve seus produtos seguindo o conceito de eco amigável.

Em outras palavras, se a dúvida está na marca, não perca mais o seu tempo pesquisando, invista em uma placa mãe da ASRock que você não vai se arrepender e terá uma máquina muito potente.

Deixe um comentário