Melhor Serra Tico-Tico de 2021: Guia de Compra Completo

Se você quer dicas de como escolher a melhor serra tico-tico, então continue lendo. Afinal de contas, elaboramos um guia completo, com todas as informações que você precisa para acertar na escolha!

Então, leia até o final e confira aqui quais são as 6 Melhores Serras Tico-Tico de 2021: Guia de Compra Completo!

Melhores Serras Tico-Tico de 2021

A serra tico-tico é um tipo de serra elétrica que tem uma pequena lâmina, a qual faz um movimento de vai e volta.

  • Serra Tico-Tico 720 watts 110V-MAKITA-4350FCT
  • BLACK+DECKER Serra Tico Tico 420W 3.000 GPM 127V KS501
  • Serra Tico-Tico Bosch GST 75 710W 127V
  • DEWALT Serra Tico Tico de 5 Pol.
  • STANLEY Serra Tico Tico com Velocidade Variável
  • Serra Tico-Tico Bosch GST 650 450W 127V
Imagem Serras Tico-Tico Detalhes
Serra Tico-Tico 720 watts 110V-MAKITA-4350FCT
Serra Tico-Tico 720 watts 110V-MAKITA-4350FCT Melhor serra tico-tico!
BLACK+DECKER Serra Tico Tico 420W 3.000 GPM 127V KS501
BLACK+DECKER Serra Tico Tico 420W 3.000 GPM 127V KS501 Melhor serra tico-tico custo benefício!
Serra Tico-Tico Bosch GST 75 710W 127V, com 1 Lâmina de serra
Serra Tico-Tico Bosch GST 75 710W 127V, com 1 Lâmina de serra Os cortes são feitos com precisão, segurança e rapidez!
DEWALT Serra Tico Tico de 5 Pol. (125mm) 500W 110V DW300
DEWALT Serra Tico Tico de 5 Pol. (125mm) 500W 110V DW300 Ideal para a produção de materiais e artesanatos em geral.
STANLEY Serra Tico Tico com Velocidade Variável 450W SJ45
STANLEY Serra Tico Tico com Velocidade Variável 450W SJ45 Design ergonômico, E uma empunhadura que facilita o uso.
Serra Tico-Tico Bosch GST 650 450W 127V, com 1 Lâmina
Serra Tico-Tico Bosch GST 650 450W 127V, com 1 Lâminav É um equipamento reforçado, que atende bem aos trabalhos do dia a dia!

Ela éideal para fazer cortes irregulares. Geralmente, usa-se esse tipo de serra para cortes que tenham curvatura, que não podem ser feitos com outros modelos de serras.

A serra tico-tico é ideal para fazer cortes com precisão. Por isso, são muito usadas para fazer cortes em compensados, em alumínios, em madeira fina e em metal. Muitos trabalhos artesanais são feitos utilizando-se esse tipo de serra.

Essa ferramenta é potente, mas ao mesmo tempo permite acabamentos delicados para trabalhos que necessitem de precisão.

Seu uso é feito principalmente no corte de madeira, mas é perfeitamente possível usar no corte de outros materiais também e, da mesma maneira, ela vai oferecer um acabamento bem fino.

 Se você deseja comprar uma serra tico-tico continue lendo este artigo. Preparamos este guia de compras para apresentar os principais critérios que precisamos avaliar antes de escolher a melhor serra tico-tico.

Em seguida, você acompanhará uma lista com as 6 melhores serras tico-tico do mercado. Confira!

O Que Comparar nas Serras Tico-Tico

Antes de comprar uma serra tico-tico, é importante conhecer um pouco mais as características do produto, e os critérios que devemos avaliar na hora de escolher.

Os principais critérios para escolher qual serra tico-tico comprar são: potência, profundidade do corte, funcionamento à bateria, ajuste de inclinação, tensão de alimentação e material da lâmina.

Acompanhe cada um desses critérios com mais detalhes e escolha a melhor opção para o seu uso!

Potência

A potência das serras tico-tico se dá em Watts e varia entre 400 W e 600 W. Contudo, existem modelos mais potentes que podem chegar até a 750 W.

A avaliação dessa característica é com base no tipo de material que você deseja cortar. Pois, no caso de você precisar trabalhar com material mais espesso ou mais duro vai precisar de um equipamento mais potente, já que o corte vai exigir mais do motor.

É a potência que controla a velocidade da lâmina da serra e no caso de potência mais baixa pode haver perda na velocidade da lâmina durante o corte.

Dessa forma, é preciso escolher uma serra que tenha a potência ideal para o tipo de trabalho que deseja realizar. Pois uma serra tico-tico com uma potência baixa, não realizará um bom trabalho em um material espesso ou duro.

Pois ela vai ficar mais lenta e ainda pode ter sua vida útil comprometida por causa do excesso de força que fará.

Agora, nos casos de cortes de materiais finos ou menos duros, como alumínio, plástico, chapas finas de compensado, entre outros, pode-se usar uma serra tico-tico com menor potência. Pois não será necessário exigir tanto do motor.

Já para cortar cerâmica, ferro, madeiras espessas ou aço não adianta insistir em uma serra tico-tico de baixa potência.

Para cortar esses materiais você vai precisar de uma serra com potência mais alta, tanto para garantir a qualidade do corte como para garantir a durabilidade da serra.

Profundidade do corte da serra tico-tico

Para identificar a profundidade do corte, é necessário conhecer a espessura do material que cortará. Isso porque a profundidade do corte é o comprimento alcançado pela lâmina durante o processo da serra.

O ideal é escolher uma serra que tenha uma lâmina que alcance pelo menos 1 cm a mais do que a espessura do material que cortará.

Isso quer dizer que se você deseja fazer um corte em um material que tenha 4 cm de espessura vai precisar escolher uma serra que alcance no mínimo 5 cm.

Os modelos mais básicos de serras tico-tico costumam ter uma profundidade de em média 5 cm no corte. Contudo, existem modelos que chegam a até 13 cm de profundidade no corte.

Também é importante ressaltar que alguns materiais podem exigir uma folga maior entre a profundidade do corte e a espessura do objeto.

Por exemplo, no caso de uma serra que possa cortar madeira com espessura de 5 cm, ela pode conseguir cortar apenas uma espessura de meio centímetro de aço, pois ele é mais duro.

Mas também é importante lembrar que as serras tico-tico são mais ideais para materiais menos duros, como madeira. No caso de objetos de materiais mais duros elas são ideais apenas para materiais mais finos, como o caso de placas de aço finas.

Funcionamento à bateria

O funcionamento da serra tico-tico pode ser à energia elétrica ou à bateria. As serras que funcionam à bateria, são mais práticas do que as elétricas. Pois o cabo de força que conectamos à tomada pode atrapalhar a mobilidade durante o manuseio da ferramenta.

Essa dificuldade de mobilidade pode ser ainda maior no caso de cortes de peças grandes.

No caso de escolher uma opção de serra que funcione por energia elétrica, é necessário avaliar o comprimento do cabo. Pois ele deve ser longo o bastante para não atrapalhar os movimentos.

Também é importante ter atenção ao manuseio das serras com cabo para evitar o contato com a lâmina, evitando acidentes.

Hoje em dia os modelos de serras alimentadas à bateria têm se popularizado bastante, pois são muito mais práticas. Além disso, as baterias de lítio-íon também estão mais populares por serem muito úteis em diversos equipamentos eletrônicos.

Isso porque essas baterias são compactas, leves e possuem excelente capacidade de carregamento.

No entanto, podem surgir algumas preocupações em adquirir uma serra tico-tico que funcione à bateria, pois há o risco de a bateria descarregar antes da conclusão de um trabalho, por exemplo.

Para atender a essa demanda, muitos modelos de serra tico-tico possuem duas baterias, para que o usuário possa trocar com facilidade em caso de descarregamento, antes da conclusão da atividade.

Apesar de as serras tico-tico com alimentação à bateria serem as mais práticas elas possuem a desvantagem de serem mais caras.

As serras com funcionamento por energia elétrica são mais baratas. Contudo, vale a pena investir nas serras tico-tico à bateria por causa da praticidade que proporcionam.

Ajuste de inclinação  

O ajuste de inclinação é o que permite que a lâmina faça cortes na diagonal. É esse ajuste que possibilita alterar o ângulo da inclinação da base da serra tico-tico.

Em geral, as serras tico-tico contam com a possibilidade de inclinação entre 15 graus e 45 graus.

Contudo, é preciso lembrar que, quanto mais se utiliza a inclinação, menor será a profundidade do corte. Logo, não é possível usar a inclinação muito elevada para cortar os materiais muitos espessos.

Tensão de alimentação da serra tico-tico

A tensão de alimentação do equipamento também é um critério essencial para avaliar antes da compra.

Pois um equipamento incompatível com sua rede elétrica simplesmente não vai funcionar, além de poder provocar danos na rede elétrica e no próprio equipamento.

No caso das serras tico-tico com alimentação por energia elétrica, é importante prestar atenção se a voltagem é 110 V ou 220 V.

Pois a maioria delas não é bivolt e a tensão da rede elétrica costuma variar conforme a região, de modo que essa informação é muito importante ao fazer compras pela internet.

A boa notícia é que basicamente todos os modelos estão disponíveis nas duas opções. Basta ficar atento para fazer a seleção corretamente na hora da compra.

No caso das serras tico-tico com alimentação via bateria, os carregadores costumam estar disponíveis em opções bivolt.

Dessa forma, é possível carregar as baterias em qualquer tomada, independente da tensão da rede elétrica. Contudo, o ideal é verificar essa informação na descrição do produto, para não correr o risco de encontrar um modelo que não tenha o carregador bivolt.

Material da lâmina

A escolha do material da lâmina também é um critério fundamental, sobretudo para a realização de cortes em materiais mais duros, ainda que sejam finos.

Isso porque quanto mais duro for o material de fabricação da lâmina, mais ele será eficiente no corte de materiais duros.

Geralmente, as serras tico-tico têm suas lâminas fabricadas nos seguintes materiais:

Aço de alta velocidade: lâminas feitas com esse material são ideais para cortar madeira, alumínio, plástico ou ferro. Apesar de poder cortar materiais mais duros, ela é menos flexível.

Além disso, a lâmina desse material corre o risco de deformar devido à produção de calor decorrente do corte.

Aço de alto carbono: a lâmina feita desse material é mais frágil do que a de aço de alta velocidade. Por isso, ela pode se desgastar com mais rapidez.

Contudo, as serras com esse tipo de lâmina são mais baratas e elas atendem bem ao uso para cortes de materiais como madeira ou plástico. O aço de alto carbono é feito a partir de uma mistura entre manganês, ferro e carbono.

Carboneto de tungstênio: esse tipo de lâmina é composta por carbono e tungstênio. Ela é mais resistente e permite o corte de materiais mais duros, inclusive cerâmica.

A única desvantagem de lâminas desse material é o preço. Geralmente, é mais caro do que o das outras.

Bimetal: a lâmina de bimetal é capaz de cortar os mesmos tipos de materiais que a lâmina de aço de alta velocidade.

Essas lâminas têm boa durabilidade. Sua fabricação é feita com a combinação de aço de alto carbono no corpo da lâmina e aço de alta velocidade nos dentes da lâmina.

Review das 6 Melhores Serras Tico-Tico de 2021

Enfim, confira agora as principais características das 6 melhores serras tico-tico de 2021. Assim, ficará bem mais fácil na hora de escolher o modelo ideal para você!

1

Melhor Escolha

Serra Tico-Tico 720 watts 110 V-MAKITA – 4350FCT

Características:

  • Marca: Makita
  • Voltagem: 110 V
  • Peso: 4.1 Quilogramas
  • Dimensões: 37 x 10 x 34 cm; 4.1 Quilogramas

A serra tico-tico 4350FCT da Makita é um equipamento de alta potência, com 720 Watts. Ela tem um engate rápido que permite trocar as lâminas com facilidade e sem a necessidade de usar outras ferramentas.

Ela tem uma performance superior, permitindo o trabalho de corte em três velocidades para corte reto e orbital. Para garantir um maior conforto e facilitar o manuseio, ela conta com um design ergonômico e punho emborrachado.

A placa plástica é de instalação fácil e não exige o uso de outras ferramentas. O ruído da serra é baixo e ela apresenta pouca vibração também, o que deixa o seu uso mais confortável.

Essa serra funciona por meio de energia elétrica e a voltagem é de 110 Volts. O cabo de energia tem um comprimento de 2,5 m. Com ela, é possível cortar madeira de até 135 mm; aço de até 10 mm; e alumínio de 20 mm.  

O comprimento do golpe é de 26 mm, podendo chegar a até 800 golpes por minuto. Essa serra já vem com uma chave allen, maleta, um dispositivo anti-lascas e seis lâminas de serra.

Confira o preço

2

Custo Benefício

BLACK+DECKER Serra Tico Tico 420 W 3.000 GPM 127 V KS501

Características:

  • Marca: Black+Decker
  • Voltagem: 127 V
  • Peso: 1.4 Gramas
  • Dimensões: 20 x 6.5 x 18 cm; 1.4 g

A serra tico-tico da Black+Decker é uma serra de ótima qualidade para um modelo de entrada. É uma serra com alimentação por energia elétrica com voltagem de 127 V.

A potência do produto é de 420 W, sendo ideal para cortar materiais menos duros, como madeira, plástico, metal, acrílico, alumínio e fibra de vidro, desde que sejam materiais finos.

Essa serra permite o corte de madeira de até 65 mm, alumínio de até 10 mm e aço de até 5 mm. É ideal para cortes curvos ou circulares. Também é muito útil para criar peças artesanais e para fazer aplicações em prateleiras, portas, janelas e móveis.

O design é ergonômico e prático. A empunhadura emborrachada dá mais estabilidade e facilita o manuseio da serra. Além disso, é mais fácil de manipular por causa de sua leveza e do baixo nível de vibrações.

Possui um gatilho de dois dedos com trava para facilitar o uso contínuo. O sistema de sopro fácil e troca de lâmina dá ainda mais praticidade para o produto.   

Essa serra opera com uma velocidade que atinge até 3000 gpm. A inclinação pode ser ajustada de 0 a 45 graus. Também conta com um gatilho de dois dedos que permite o travamento para facilitar o uso contínuo no sistema lock-on.

A serra tico-tico ainda vem acompanhada de 1 lâmina manual. Essa serra tiico-tico é leve, prática, barata e atende muito bem a um uso básico de corte de materiais finos ou menos duros.

Confira o preço

3

padrao

Serra Tico-Tico Bosch GST 75 710 W 127 V, com 1 Lâmina de serra

Características:

  • Marca: Bosch
  • Voltagem: 127 V
  • Peso: 2.9 Gramas
  • Dimensões: 39.8 x 9.6 x 23.3 cm; 2.9 g

A serra tico-tico da Bosch tem alta potência e permite a realização de trabalhos manuais, manipulando materiais mais moles e mais duros. Ela consegue cortar com alto desempenho materiais como madeira, alumínio e metal. Os cortes são feitos com precisão, segurança e rapidez.

Sua alta capacidade garante também a velocidade no corte. A velocidade é variável e permite controlar o ajuste de profundidade para que fique de acordo com cada tipo de aplicação.

É uma serra robusta que possui um sistema SDS de troca de lâminas de maneira segura, rápida e prática, sem a necessidade de uso de chaves ou outras ferramentas.

Ela conta com quatro posições de corte com avanço pendular. Isso permite realizar cortes mais agressivos e também os mais suaves. Essa serra conta ainda com um soprador de ar eficiente que deixa a linha de corte visível o tempo todo.

É uma serra eficaz, com 710 W de potência, o que permite até o uso industrial. É uma serra rápida e forte que alcança alta velocidade e capacidade de corte. A serra tico-tico vem acompanhada com 1 protetor de cavacos, 1 lâmina para madeira e 1 manual de instruções.

Confira o preço

4

padrao

DEWALT Serra Tico Tico de 5 Pol. (125mm) 500W 110V DW300

Características:

  • Marca: Dewalt
  • Voltagem: 127 V
  • Peso: 2860 Gramas
  • Dimensões: 32 x 24 x 8.5 cm; 2.86 Quilogramas

A serra tico-tico da Dewalt é indicada para cortar plástico, madeira e metal e também para fazer aplicações em prateleiras, móveis, portas e janelas.  É ideal também para a produção de materiais e artesanatos em geral.

Ela possui um engate rápido e universal que é compatível com qualquer tipo de lâmina. A luz de LED ajuda também na visualização do trabalho.

Conta com sapata de ajuste rápido e soprador de pó integrado, para facilitar a visão da linha de corte. Essa serra tem ajuste de velocidade em sete níveis. O sistema de contrapeso reduz a vibração do aparelho e melhora o manuseio.

A potência é de 500 W, o que permite o corte e manipulação de materiais mais flexíveis e mais duros. Além disso, a alta potência garante a velocidade da serra e o alto desempenho sem prejudicar o funcionamento do motor.

Confira o preço

5

padrao

STANLEY Serra Tico Tico com Velocidade Variável 450 W SJ45

Características:

  • Marca: Stanley
  • Voltagem: 110 V
  • Peso: 2400 Gramas
  • Dimensões: 27 x 8.6 x 21.6 cm; 2.4 Quilogramas

A serra tico-tico da Stanley é uma serra que possui velocidade variável indicada para o uso em materiais como madeira ou aço mais fino. A serra possui um guia de lâmina que facilita o corte, dando mais controle no manuseio.

O design é ergonômico, e tem uma empunhadura que facilita o uso com mais eficácia e segurança. Com a lâmina apropriada, é possível cortar madeira, plástico, metal, entre outros materiais.

Contudo, é preciso entender que a potência do motor é de 450 W, então essa serra é indicada para cortar materiais menos duros para não forçar demais o motor e acabar prejudicando a via útil do aparelho, além de poder não atingir o resultado esperado.

Essa serra também conta com o sistema de sopro de ar para melhorar a visualização da linha de corte.
Também há um gatilho de dois dedos com trava para facilitar o uso contínuo.

Confira o preço

6

padrao

Serra Tico-Tico Bosch GST 650 450 W 127 V, com 1 Lâmina

Características:

  • Marca: Bosch
  • Voltagem: 127 V
  • Peso: 2.18 Quilogramas
  • Dimensões: 21 x 7 x 21 cm; 2.18 Quilogramas

A serra tico-tico GST 650 da Bosch é um modelo de entrada da marca que oferece um acabamento profissional por um preço acessível.

A potência dessa serra é de 450 W, o que atende bem a um uso mais básico que não demande o corte de materiais muito duros ou espessos.

Ela possui a função de velocidade variável e de pré-seleção de velocidade, para facilitar a seleção da velocidade de trabalho.
As lâminas podem ser trocadas de forma fácil e simples, por meio de um parafuso do tipo allen que tem suporte, e um robusto cursor de lâmina.

A placa base permite regular a inclinação de 0 a 45 graus para a direita ou para a esquerda. É um equipamento reforçado que atende bem aos trabalhos do dia a dia. É indicada ainda para o uso profissional.

Essa serra tico-tico já vem acompanhada com 1 lâmina básica indicada para cortar madeira, 1 chave allen e 1 manual de instruções.

Confira o preço

Qual a Melhor Serra Tico-Tico?

A melhor serra tico-tico é a serra tico-tico 4350FCT da Makita. Isso porque é uma ferramenta robusta e altamente potente que oferece eficácia e precisão mesmo no corte de materiais mais duros.

Ela permite o ajuste de velocidades e tem funcionamento eficaz sem um ruído muito alto nem muita vibração, o que oferece mais conforto no uso.

Além disso, tem um design ergonômico que facilita o manuseio e a performance é superior à das concorrentes.

Melhor Serra Tico-Tico Custo Benefício

Para quem busca uma opção mais barata, a serra tico-tico da Black+Decker é uma excelente opção que oferece boa qualidade e é adequada para cortar materiais que não sejam tão duros, como madeira e plástico.

No caso de cortar materiais mais rígidos, é necessário se atentar, para não forçar demais o motor. Pois essa serra tem uma potência mais baixa.

Contudo, ela atende muito bem a um uso mais básico e conta com ótima qualidade. Além disso, o preço é bem inferior ao das demais, o que faz dessa opção a melhor serra tico-tico em custo benefício.

Qual a Melhor Marca de Serra Tico-Tico?

A melhor marca de serra tico-tico em custo benefício é a Makita. Essa marca fabrica as melhores ferramentas e atende com excelência diferentes demandas.

A Makita conta com uma linha completa de produtos e oferece qualidade e segurança. Por isso, é a melhor marca de serra tico-tico do mercado atualmente.

Deixe um comentário