Melhor Tablet para desenho de 2022: Guia de Compra Completo

Apresentamos hoje o melhor tablet para desenho disponível no mercado e que irá surpreender pelos recursos. Afinal, para um bom profissional da ilustração, não pode faltar um equipamento a altura. 

Por isso, comparamos alguns modelos da Samsung e da Apple, são tablets com recursos para melhoria de gráficos. Possuem processadores mais inteligentes, mais cores na tela e facilidade no uso. 

Além disso, os modelos que vamos conhecer são bem versáteis, você pode usar no seu dia a dia para uma infinidade de objetivos. E no design, são modelos modernos, com formatos mais sofisticados e muito atraentes. 

Portanto, conheça quais os modelos que valem a pena considerar na hora da compra. Em seguida, nós apresentamos um guia com todas as dicas e informações para você não errar na hora de escolher.

Melhores Tablets para Desenho de 2022

Os modelos que vamos conhecer possuem compatibilidade com as canetas touch mais modernas. Por isso, é uma vantagem para quem busca mais precisão no desenho e facilidade. 

Conheça quais são os 4 melhores tablets de desenho de 2022:

  • Tablet Samsung Galaxy Tab S7
  • Tablet Samsung Tab S6 Lite
  • iPad Air 10,9″ 4ª geração
  • Apple iPad Mini 6 

Esses aparelhos possuem ótima resolução de imagem e tecnologias de tela que oferecem mais nitidez aos detalhes. Por isso, são indicados para profissionais e amadores na ilustração, saiba mais:

Imagem Tablet para desenho Detalhes
Tablet Samsung Galaxy Tab S7 com Caneta 11” 4G Wi-Fi 256GB Câm. Dupla + Selfie - Bronze
Tablet Samsung Galaxy Tab S7 Melhor Tablet para Desenho
Tablet Samsung Tab S6 Lite, Wi-Fi, 4G, Câmera 8MP Frontal 5MP, 64GB, Android 10.0, Octa-Core, Tela 10.4', Cinza
Tablet Samsung Tab S6 Lite Melhor Tablet para Desenho Custo Benefício
iPad Air 10,9' 4ª geração Wi-Fi 256GB - Ouro Rosa
iPad Air 10,9″ 4ª geração Grava e edita vídeos em 4K
Apple iPad Mini 6 WI-Fi 64gb Cinza Espacial MK7M3LL/A
Apple iPad Mini 6 Modelo compacto

Um tablet para desenho pode ser a melhor alternativa para criar desenhos profissionais mais criativos. Além dos tablets, existem outros dispositivos, como a mesa digitalizadora e monitores e displays para desenhos. 

Porém, o tablet continua sendo o mais completo e prático para desenvolver ilustrações com mais autonomia. Pois, o tablet dispensa o uso de outros dispositivos como fonte de processamento.

Portanto, é a ferramenta prática mais completa, onde você cria e pode diretamente editar ou transferir arquivos. E, claro, tem a praticidade de poder carregar para onde quiser. 

Por isso, é bastante útil não só para profissionais, mas também para estudantes e amadores. Até porque é algo versátil para usar, você também pode fazer outras tarefas nele, sem problemas. 

Pensando em tudo isso, os modelos acima são alguns dos mais completos que há no mercado. Isso porque contam com ferramentas de hardware e software para melhorar os gráficos. 

Os modelos possuem boa memória, tela com ótimas resoluções e tecnologias de processamento avançadas. Sem contar que os acessórios, como a caneta touch, são mais modernas e ergonômicas. 

Portanto, vamos agora conhecer quais são os detalhes para comparar em cada modelo. Assim você irá conseguir identificar qual tablet atende melhor a sua necessidade de uso. Acompanhe!

O Que Comparar nos Tablets para Desenho?

Na hora de comprar um modelo você precisa considerar quais recursos ele oferece para uso. Por isso, apresentamos algumas dicas e informações para você considerar na hora da compra.

Veja o que comparar nos tablets para desenho:

  • Tamanho e tecnologias da tela;
  • Resolução de imagem;
  • Desempenho do tablet para desenho;
  • Caneta touch e acessórios;
  • Autonomia de bateria;
  • Aplicativos para ilustração;
  • Botão touch ID;
  • Câmeras para fotos e chamada de vídeo.

Essas são, portanto, algumas características importantes para você conferir nos modelos. Saiba agora mais detalhes sobre cada um dos aspectos:

Tamanho e tecnologias da tela do tablet para desenho

A tela do tablet precisa ter um bom tamanho para que você possa criar com espaço e autonomia. Por isso, um modelo com mais de 10 polegadas pode ser ótimo para esse fim. 

Contudo, também a modelos menores, se a sua necessidade é o deslocamento do dispositivo. Portanto, nos modelos mais compactos é possível encontrar de 7 a 9 polegadas, como da Apple, que são muito bons. 

Além disso, você deve ficar de olho no design da tela e seus recursos tecnológicos. Os modelos com bordas mais finas, ou infinitas, por exemplo, são excelentes para maior imersão.

Outros aspectos são as tecnologias como revestimento contra marcas de digitais ou oleosidade. Também há telas com tecnologia antirreflexo, que permite boa visualização em lugares mais claros.

Aliás, considere também os modelos de tela IPS, que permite boa visualização da tela em diferentes ângulos. Além disso, telas Liquid Retina aprimoram o contraste e brilho. 

Por isso, modelos como da Apple, podem apresentar mais intensidade de cores nas imagens. Pois a maioria possui tela Liquid Retina e com HDR (Grande alcance dinâmico) para melhorar as cores e brilho.

Resolução de imagem

Para criação de desenhos gráficos, é indispensável que a resolução de imagem seja de melhor qualidade e definição. Por isso, prefira os modelos com resolução Full HD com certeza são ótimas escolhas. 

Mas, modelos em imagem HD também são alternativas interessantes, se você quer economia. Porém, são modelos menos indicados para uso profissional, visto que há melhores definições. 

Além disso, alguns modelos da Apple e Samsung conseguem gravar e editar vídeos e imagens em 4K. Com certeza são dispositivos bem avançados e que podem acrescentar muito ao seu trabalho. 

Desempenho do tablet para desenho

O desempenho do seu tablet é essencial para que consiga rodar aplicativos mais elaborados para desenho. Por isso, é importante considerar os aspectos de processamento e armazenamento. 

Veja quais os aspectos mais importantes para o desempenho do tablet:

Processamento

É muito importante que o processador seja ágil e veloz para que consiga rodar os principais aplicativos. Neste sentido, tanto a Samsung quanto a Apple disponibilizam ótimos chips de processamento. 

São processadores capazes de aprimorar os gráficos de imagem para melhor nitidez e definição. Além disso, possuem mais núcleos para que você consiga realizar várias tarefas ao mesmo tempo. 

Os processadores, em especial Qualcomm Snapdragon 865 Plus e o A15 Bionic são ainda melhores para desenhos. Pois possuem melhor desempenho para edição de imagem até em 4K.  

Memória RAM

Um bom processador precisa de um bom suporte de memória RAM, para mais agilidade e rapidez. Por isso, os modelos com mais de 3GB são os mais indicados. 

Com a maior memória RAM, o sistema e funcionamento geral do dispositivo fica mais rápido. E você consegue armazenar programas mais pesados para edição de imagem. 

Memória de armazenamento

E para você ter mais espaço para arquivos, como fotos e vídeos, considere a memória de armazenamento. Os modelos chegam a variar de 64 GB a 256 GB ou mais. 

Neste caso, os modelos com maior memória, sem dúvida, são os melhores. Pois, assim você não precisa se preocupar com a expansão de memória futuramente. 

Possibilidades de expansão

Alguns modelos também permitem expandir a capacidade de memória de armazenamento. Com o uso de cartão SD, por exemplo, ou outro tipo de memória externa. Portanto, vale a pena considerar essa possibilidade. 

Caneta touch e acessórios

A caneta é uma ferramenta indispensável para você ilustrar com mais qualidade e precisão no traço. Por isso, fique de olho nas vantagens que cada modo traz em relação à caneta. 

Neste sentido, a Apple e a Samsung apresentam canetas touch de ótima qualidade. Os modelos que vamos encontrar disponíveis para os tablets de desenho são as seguintes:

S Pen: É a caneta da Samsung, compatível com a maioria dos modelos de tablets da marca. Ela possui várias facilidades, como a transferência de dados do PC para o tablet, por exemplo. 

Além disso, ela se conecta facilmente por bluetooth e recarga por USB-C (com duração de 16 dias, em média). A caneta também é ergonômica, rápida e fácil de manusear. 

E uma ótima vantagem é que a Samsung geralmente disponibiliza a caneta junto com o tablet (em modelos para desenho). 

Apple Pencil (2ª geração): Muito leve e similar a uma caneta comum, é o modelo mais eficiente. Afinal, conta com precisão absoluta e tem menor latência do mercado. 

Portanto, é ideal para escrever ou desenhar com mais habilidade e sem interrupção no fluxo de desenho. Além disso, ela se fixa magneticamente à tela, mantendo maior estabilidade.

Porém, nem todos os modelos da Apple já vêm com a caneta inclusa. E o custo é considerado um pouco salgado, mas vale a pena para uso profissional. 

Autonomia de bateria

Para você não ficar sem o seu tablet nos momentos mais importantes, considere a autonomia da bateria. Neste caso, você precisa ficar de olho na medida de mAh (miliampère-hora).

Os modelos costumam variar de 4000 a 8000 mAh, quanto maior, mais durável será a bateria. Um modelo com funções mais elaboradas, com mais aplicativos e alto processamento, exige maior duração de bateria.

Desta forma, você consegue ter um bom tempo de uso e sem precisar de tomadas por perto. Afinal, a melhor vantagem do tablet é poder usar onde você quiser. 

Aplicativos para ilustração

Antes de escolher o melhor tablet para desenho, não esqueça de considerar os aplicativos para criação. Afinal, os aplicativos que você costuma usar precisam ser compatíveis com o modelo. 

E, pensando nisso, alguns modelos já vêm equipados com algumas ferramentas interessantes. O Tab S7 Samsung, por exemplo, vem com programa de criação Clip Studio Paint e Canva. 

Os aplicativos são pré-instalados e possuem um tempo de funcionamento gratuito. Mas, você também pode considerar a loja de apps do tablet para encontrar suas ferramentas de trabalho favoritas. 

Botão touch ID

Para ter ainda mais facilidade no uso do seu tablet, veja se possui o botão ID Touch. Assim, você não precisa inserir logins e senhas sempre que acessar ao sistema e fazer pagamentos em banco. 

Entrada para Chip 

Outra facilidade que o tablet pode ter é a entrada para chip, que permite ter uma operadora de telefonia e internet. Desta forma, você pode ampliar o uso do tablet, com chamadas e facilidade com internet. 

Câmeras para fotos e chamada de vídeo

Como qualquer outro tablet, os modelos para desenho também contam com câmeras frontais e traseiras. Portanto, vale a pena analisar se você precisa de uma boa câmera em seu tablet. 

Alguns modelos da Apple saem na frente neste quesito, com câmeras de maior angulação, abertura e zoom. Além disso, a Apple investe em câmeras frontais pensadas para chamadas de vídeos e selfies. 

Review dos 4 Melhores Tablets para Desenho de 2022

Conheça agora os modelos da Apple e Samsung para você comparar os principais aspectos. São todos ótimos tablets, com boas avaliações e indicações de usuários e profissionais:

1

Melhor Escolha

Tablet Samsung Galaxy Tab S7

Características:

  • Caneta: S Pen
  • Memória: 256GB
  • Tamanho da Tela: 11”
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 865 Plus

O Tablet Samsung Galaxy Tab S7 é um modelo fantástico para você fazer ilustrações com muito mais precisão no desenho e com grandes facilidades e recursos que ele oferece. 
 
Ele conta com 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento, também permite expandir 1Tb com memória externa. Tudo isso aliado ao processador Qualcomm Snapdragon 865 Plus que possui um desempenho gráfico até 36X mais rápido que o modelo anterior. 
 
Portanto, pode contar com um dispositivo muito bem equipado com memória e processamento veloz, além disso, a taxa de frequência de tela é de 120Hz, o que proporciona mais dinamismo às imagens (pode ser ótimo para edição de vídeos).
 
Além disso, o Tab S7 vem equipado com a caneta S Pen, uma das mais modernas do mercado, possui design inteligente para proporcionar conforto nas mãos. Sem contar que é muito mais precisa nos comandos, com baixa latência, fácil encaixe magnético e é leve como uma caneta comum. 
 
E uma ótima novidade é que este modelo vem com o programa de criação Clip Studio Paint, com uso gratuito da primeira versão para Android pelos primeiros 6 meses! Além desse programa, também possui Canva com acesso gratuito por 1 mês, além de outros como Noteshelf e Samsung Notes. 
 
O tablet também conta com boas câmeras de 5MP e 13 MP, com ótimos recursos para alterar o modo de foto e vídeo. Portanto, é um modelo completo para você usar para desenhos e no dia a dia também. 

Confira o preço

2

Custo Benefício

Tablet Samsung Tab S6 Lite

Características:

  • Caneta: S Pen
  • Memória: 64GB
  • Tamanho da Tela: 10,4”
  • Processador: Octa-Core

O Tablet Samsung Tab S6 Lite é um modelo excelente para quem deseja começar a investir no tablet para desenho, pode ser ótimo para iniciantes e é o nosso destaque no custo-benefício de hoje. 
 
Este modelo é bem versátil e conta com design elegante, super leve e fino, com tela de 10,4 polegadas, ideal para você levar para onde quiser. Sem contar que seu design minimalista também deixa ele com estilo mais moderno. 
 
E ele vem com a S Pen, uma caneta ótima para fazer todo tipo de desenho, nos mais variados traços. Ela é leve, ergonômica e inspira muitas criações e pode usar também para anotações em pdfs e muito mais. 
 
Além disso, este modelo vem com o PENUP instalado, um aplicativo de desejo para criação e interação com outros usuários. Uma ótima maneira de se inspirar e começar a desenhar. 
 
O tablet também conta com uma capa protetora moderna e inteligente que protege a tela do tablet e mantém a caneta armazenada de forma segura. Também é possível deixar a tela em pé com a capa, usando-a como suporte para assistir filmes ou vídeos.
 
Nas suas especificações, este modelo é considerado um intermediário, com memória de armazenamento de 64Gb, memória RAM de 2Gb e processador Octa-Core. Pode ser útil para programas de desenho e ilustração.

Confira o preço

3

nao

iPad Air 10,9" 4ª geração

Características:

  • Caneta: Apple Pencil 2ª Geração
  • Memória: 256GB
  • Tamanho da Tela: 10,9”
  • Processador: A14 Bionic

O iPad Air 10,9″ 4ª geração é um modelo da Apple surpreendente, e ideal até mesmo para desenhos profissionais. Pois vem equipado com ótimo processador, aliado a uma tela Liquid Retina para melhor desempenho do dispositivo em imagens. 
 
É um modelo versátil para uso funcional no dia a dia, permite várias facilidades, como pagamento de contas de forma prática com botão touch ID, que também é mais rápido para fazer login com biometria, além de muito mais seguro. 
 
Outra ótima vantagem deste tablet é o processador A14 Bionic, muito mais rápido no desempenho e na edição de imagens e vídeos. Inclusive, é possível editar imagens em 4K com ele, com gráficos 30% mais rápidos.
 
Este modelo é compatível com a Apple Pencil 2ª Geração, uma caneta inteligente, super leve e fácil de manusear, ela é sensível à inclinação e pressão, além de ser muito precisa no contorno e instantânea. 
 
Porém, um ponto negativo é que a caneta não é incluída, é preciso comprá-la separadamente. Assim como o Magic Keyboard, que possui um design moderno e conta com teclado retroiluminado, porém, não vem junto ao tablet.
 
O tablet é ótimo para uso com desenho e tudo mais que precisar, também conta com boas câmeras, como a câmera Facetime, própria para videochamadas e muito mais!

Confira o preço

4

nao

Apple iPad Mini 6

Características:

  • Caneta: Apple Pencil 2ª Geração
  • Memória: 64GB
  • Tamanho da Tela: 8,3”
  • Processador: A15 Bionic

O Apple iPad Mini 6 pode ser uma alternativa para quem busca um tablet da Apple com ótimas especificações para desenho e não quer gastar muito. Além de tudo, é versátil e compacto para você usar no dia a dia e poder transportar com facilidade. 
 
Este modelo conta com uma ótima tela, também em Retina Líquida, retroiluminada por LED, com tecnologia IPS e resolução de 2266 x 1488 pixels. Oferece conforto na visualização e maior amplitude de cores. 
 
Além disso, a tela ainda conta com um revestimento especial para não deixar marcas de impressões digitais e oleosidade. Também possui revestimento antirreflexo e melhora o brilho.
 
O tablet é compatível com a Apple Pencil (2 geração), uma caneta ergonômica, rápida e fácil de usar. Porém, a caneta não vem junto com o tablet, portanto, é preciso comprar separadamente. 
 
O modelo também vem com ótimas câmeras para fotos e vídeo chamadas, câmera traseira grande-angular de 12 MP e câmera frontal ultra ampla de 12 MP com centro do palco.
 
Outra ótima vantagem é que permite a gravação de vídeos em 4K e HD (1080p e 720p), além disso, possui ótimas ferramentas para edição e é inteligente na hora de gravar, com recursos como estabilização cinemática de vídeo.

Confira o preço

Qual o Melhor Tablet para Desenho?

O modelo que mais se destaca em nosso guia de compras hoje é o Tablet Samsung Galaxy Tab S7. Ele é bem especial para desenho e já vem com a S Pen inclusa. 

Além disso, é um dos modelos que mais possui aplicativos pré-instalados para ilustração. E ainda possui um processamento de boa qualidade, com 8GB de RAM e 256GB de armazenamento interno. 

Portanto, fica no primeiro lugar da lista e é uma solução para amadores e profissionais que investem no desenho. Ele também garante bom desempenho do processador e imagens em alta definição.

Melhor Tablet para Desenho Custo Benefício

No custo-benefício, o destaque é outro modelo da Samsung, o Tablet Samsung Tab S6 Lite. Este modelo é mais em conta, com 64GB de memória RAM de 2GB, também vem com caneta S Pen. 

Além disso, também possui aplicativos, como PENUP para criação e compartilhamento de desenhos. Também um modelo com ótimo design, elegante, fino e muito leve para transportar. 

Portanto, é um modelo bem completo e ainda com vantagem no preço. Sem contar que é versátil no uso, você pode fazer tudo que precisar no seu tablet. Inclusive, ele vem equipado com capa protetora com suporte para a caneta. 

Qual a Melhor Marca Tablet para Desenho?

Entre a Samsung e a Apple a disputa de melhor marca de tablet para desenho é difícil. As duas marcas são excelentes em qualidade, credibilidade e ótimos equipamentos.

Por isso, depende muito do seu uso e do que você precisa. A Samsung é uma marca com preço mais acessível, porém, com componentes não tão avançados. Como no caso da caneta S Pen, em comparação com a da Apple. 

Já a Apple vence nos recursos de hardware mais avançados, como tecnologias de tela mais superiores. Por isso, pode ser a melhor marca para quem quer mais qualidade na ferramenta. 

Deixe um comentário