Melhor Tequila de 2021: Guia de Compra Completo

Se você está em busca da melhor tequila para comprar, então leia até o final. Pois elaboramos um guia completo, com todas as informações que você precisa para escolher o melhor produto. Além de darmos dicas dos melhores produtos do mercado para comprar.

Então, continue lendo e confira aqui um review das 6 Melhores Tequilas de 2021: Guia de Compra Completo!

Melhores Tequilas de 2021

Para os amantes dos destilados, aproveitar uma boa tequila é imperdível! Essa bebida é ideal tanto para baladas, com nos famosos shots com sal e limão, e em casa, com os amigos. Além disso, ela também é ótima pura, com gelos ou em drinks. Então, acompanhe abaixo as melhores opções do mercado para comprar:

  • Tequila José Cuervo Platino 750ml
  • El Charro Gold 750 ml
  • Tequila Patron Reposado 750ml
  • Don Julio Blanco 750ml
  • Tequila Mexicana 1800 Silver 750ml
  • Tequila José Cuervo Especial Silver 750ml
Imagem Tequilas Detalhes
Tequila José Cuervo Platino 750ml
Tequila José Cuervo Platino 750ml Melhor Tequila!
Tequila El Charro Gold 750 ml
Tequila El Charro Gold 750 ml Melhor Tequila Custo Benefício!
Tequila Patron Reposado 750ml
Tequila Patron Reposado 750ml Tem um sabor forte e estruturado, com um final intenso!
Tequila Don Julio Blanco 750ml
Tequila Don Julio Blanco 750ml Sabor leve e adocicado, com toque de pimenta-do-reino e forte presença do agave.
Tequila Mexicana 1800 Silver 750ml
Tequila Mexicana 1800 Silver 750ml Processo de fabricação artesanal e rigoroso.
Tequila José Cuervo Especial Silver 750ml
Tequila José Cuervo Especial Silver 750ml Sabor leve e suave, e o seu aroma é bem doce.

A tequila é a bebida destilada que mais representa a cultura mexicana, assim como a cachaça representa o Brasil. Sua popularização mundial foi a partir da Copa do Mundo de 1970, que ocorreu na Cidade do México.

A bebida é feita do cozimento do Agave azul, e é adicionado um néctar adocicado. Porém, cada uma das grandes marcas proporciona um sabor específico para as tequilas, garantindo uma experiência única.

Enfim, no decorrer desse artigo, vai aprenderá quais são os tipos de tequila, a quantidade de agave e os tipos de envelhecimento. Bem como sobre as marcas mais populares no Brasil.

Em primeiro lugar, você precisa entender o que é a tequila e como ela é feita. E depois, quais são as diferenças de cada uma. A tequila é uma bebida destilada, e feita a partir do agave azul (uma planta típica do México).

Além disso, para ela ser, de fato, uma tequila, precisa originar-se de algumas regiões específicas do México. Por isso, as melhores tequilas são da região de Jalisco.

Ademais, elas também precisam ter entre 35 e 55% de teor alcoólico, além de uma composição de, no mínimo, 51% de agave.

O Que Comparar nas Tequilas

O processo de fabricação da tequila passa por vários processos. Porém, para escolher o melhor produto, listamos abaixo alguns dos pontos mais importantes, que farão toda a diferença no sabor final do produto.

Então, acompanhe com atenção, e escolha a tequila mais apropriada para o seu paladar. Essas dicas te ajudarão a comprar a melhor tequila em 2021!

Quantidade de agave

As tequilas puras (100% Agave) demoram muito para ficarem prontas. A colheita do Agave é somente quando está maduro, apresentando uma flor que desabrocha após sete anos de plantação. Cada raiz pesa cerca de 30 Kg e faz, no máximo, 8,5 litros de tequila.

A segunda etapa da produção é o cozimento do agave. As plantas colhidas vão para grandes fornos (capazes de cozinhar até 50 toneladas de Agave) e ficam por lá em um período de até dois dias.

Depois de cozidas, a terceira etapa é o repouso e a trituração. As plantas ficam em repouso por algumas horas, e depois são trituradas.

A quantidade de Agave pode variar, mas normalmente as melhores são as consideradas puras. Sendo assim, as tequilas que levam 100% de Agave possuem um sabor acentuado.

Devido ao tempo de produção, as tequilas puras são mais caras. Porém, os consumidores mais experientes e mais exigentes também apreciam muito.

As tequilas que recebem uma porcentagem de Agave menor (lembre-se que deve ter no mínimo 51%) em sua composição, são as chamadas Blended. Além disso, elas contam com o restante da sua composição preenchido com componentes provenientes da cana-de-açúcar.

Devido à adição de componentes da cana-de-açúcar, as tequilas blendeds são mais adocicadas, e mais baratas que o primeiro tipo. Com isso, as tequilas blendeds são ideais para o consumo de shots, pois as garrafas apresentam uma ótima economia.

Tipo de envelhecimento

Os tipos de envelhecimento influenciam diretamente no sabor e na coloração da tequila. Sendo assim, quanto mais tempo passam em tonéis de madeira, mais o sabor e a coloração ficam amadurecidos. As melhores tequilas recebem 5 classificações diferentes dos tipos de envelhecimento.

Os nomes das duas primeiras classificações são dados pela coloração das bebidas. O primeiro tipo é o Blanco (ou prata), que não passa pelo processo de envelhecimento, e possui uma coloração transparente. Além da cor, o sabor dela também é mais neutro, e se torna ideal para drinks e coquetéis.

O segundo tipo é a tequila Joven (ou ouro) que fica até dois meses em repouso e possui uma coloração amarelo-palha. Por ser uma mistura entre a tequila blanco, e uma mais envelhecida, ela possui um sabor adocicado. Além disso, é mais comum que o primeiro tipo para shots. Pois possui um sabor mais marcante.

A tequila Reposado fica de 3 a 12 meses em repouso. Elas possuem um sabor amadeirado, em conjunto com o picante do agave, maior do que as outras, e sua coloração é um dourado mais forte.

Esse é o tipo de tequila mais popular no México, e você consegue sentir todo o sabor e aroma da tequila em uma dose. Além disso, também é ótima tanto pura quanto em shots.

Com uma coloração mais escura que a reposado, as tequilas Añejo são envelhecidas de 1 a 3 anos. Normalmente, são utilizados barris de carvalho. Porém, cada destilaria possui uma preferência.

Porém, os tonéis não podem armazenar mais 600 litros de tequila. Elas possuem notas amadeiradas intensas. E o aroma é mais adocicado. Por fim, as tequilas Extra Añejo passa por um processo de envelhecimento de, pelo menos, 3 anos. E o seu armazenamento também é em barris com, no máximo, 600 litros.

Tipo de tequila

As tequilas mais sofisticadas dividem-se de duas maneiras. A primeira divisão diz respeito à quantidade de agave presente em sua composição. As tequilas que possuem 100% de agave, demandam um tempo maior de preparação. Além disso, também são mais caras, e são as tequilas puras.

Em contrapartida, as tequilas mistas, ou blendeds, possuem, no mínimo, 51% de Agave em sua composição. E a outra parte é constituída de elementos menos nobres. Normalmente açúcares de outras plantas. Sendo assim, por serem mistas, elas são mais baratas.

A segunda maneira de rotular as tequilas é o tempo de envelhecimento. Assim, elas podem receber cinco classificações: Blanco, Joven, Reposado, Añejo e Extra Añejo. Sendo assim, quanto mais tempo passam nos barris, mais suave fica o sabor, e mais escura a sua coloração.

Além de influenciar o sabor e a coloração, o tempo de envelhecimento influencia no preço também. Portanto, as tequilas que não passam pelo processo de envelhecimento, ou ficam por menos tempo, são mais baratas.

As tequilas podem apresentar algumas variações no sabor e no aroma, devido a particularidades no processo de produção.

Porém, isso depende mais da destilaria que está produzindo, e das especiarias que são adicionadas aos tonéis de envelhecimento, não influenciando na classificação da tequila.

Marca

Existem marcas para diferentes gostos e bolsos no Brasil. Desde as mais famosas, como a Jose Cuervo e a El Jimador, até as marcas que oferecem opções mais em conta, como a Sauza, por exemplo.

Cada marca oferece experiências únicas para o consumidor, desde a embalagem, até o sabor e o aroma da bebida.

Saber qual é a melhor marca para você, demanda saber qual o tipo de tequila mais apropriado para o seu gosto. Assim como também está disposto a pagar por ele.

Ao saber qual o melhor tipo de tequila, você deve experimentar as diferentes experiências oferecidas pelas marcas. Assim, terá mais condições de escolher o produto ideal de acordo com o seu gosto pessoal.

Abaixo, listamos mais algumas características importantes sobre as tequilas:

A tequila Extra Añejo possui um sabor amadeirado, e o aroma mais intenso do que o Añejo, contando também com notas de baunilha.

Esses dois últimos tipos de envelhecimento são ideais para consumo puro. Pois seus sabores são bem mais intensos que os primeiros tipos.

Além disso, são mais refinadas e mais caras, próprias para um consumo lento, e feita para quem quer apreciar o gosto rico da tequila.

Por fim, as Extra Añejo são as mais refinadas. Por isso, são ideais para serem acompanhadas com uma sobremesa no final da refeição.

Review das 6 Melhores Tequilas de 2021

As tequilas possuem diferentes classificações, sabores e aromas diferentes. Além disso, cada tipo é ideal para uma determinada ocasião específica. Além disso, também há variedades para os iniciantes, e para os mais exigentes.

Sendo assim, depois de conhecer todo o processo de produção, e quais são os tipos das melhores tequilas que existem no mercado, é hora de conferir a seguir as 6 Melhores Tequilas de 2021 que selecionamos para você. Em nossa seleção, existem representantes mais caros e exclusivos.

Assim como opções mais em conta também, para quem está curioso para conhecer mais sobre o universo da tequila. Então, continue lendo para não perder nenhuma informação importante!

1

Melhor Escolha

Tequila José Cuervo Platino 750ml

Características:

  • Marca: José Cuervo
  • Embalagem: 750 ml
  • Ingredientes: TEQUILA J CUERVO LA FAMILIA PLATINO
  • Fabricante: José Cuervo

A tequila Platino, da marca Jose Cuervo, é uma top de linha da coleção Reserva de la Familia. Em sua produção, são utilizados 100% de agaves azuis. Aliás, todos eles com, pelo menos, 10 anos de vida, e cultivados nas fazendas da própria marca.

Esta é uma tequila silver, que não passa pelo processo de envelhecimento, e que foi indicada como a tequila com o melhor sabor do mundo. Ela possui 40% de teor alcoólico, e é ideal para ser tomada pura ou com pedras de gelo, para servir em drinks e coquetéis com os amigos.

As notas olfativas da Jose Cuervo Platino são amadeiradas de baunilha e caramelo, notas frutadas de damasco, laranja e maracujá e notas de tempero de cravo e anis.

Quanto ao sabor, pode-se destacar as notas de tempero de cravo, pimenta branca e com toque de canela, notas de abacate e pimentão verde, destacando a acidez.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Tequila El Charro Gold 750 ml

Características:

  • Marca: El Charro
  • Embalagem: 750ml
  • Ingredientes: não informado
  • Fabricante: Épice

A Tequila El Charro gold 750ml não poderia ficar de fora da lista das melhores tequilas para comprar em 2021. Ela apresenta a cor amarelo palha, e tons de aromas amadeirados após ficar de repouso em tonéis de carvalho.

Seu sabor é equilibrado e marcante. Por isso, é ideal para fazer coquetéis e drinks que possuem a tequila como base, como as margueritas, por exemplo.

A embalagem é de 750ml e possui um visual tradicional, lembrando a cultura mexicana. O teor alcoólico é de 38%. Por ser gold, é ideal para shots! Ela deixa um sabor mais adocicado no final.

Confira o preço

3

padrao

Tequila Patron Reposado 750ml

Características:

  • Marca: Patron
  • Embalagem: 750ml
  • Ingredientes: TEQUILA PATRON REPOSADO 750 ML
  • Fabricante: Patron Reposado

A Tequila Patron Reposado 750ml é considerada fina, e para os verdadeiros conhecedores. Ela tem um sabor forte e estruturado, com um final intenso.

A tequila reposado Patron é uma mistura entre a leveza da Silver, e o sabor de carvalho que é encontrado na Patron Añejo, com 38% de teor alcoólico.

Além disso, suas embalagens são artesanais, com vidro reciclável, feita à mão e numerada. A coloração da bebida é âmbar claro e transparente, seu aroma é uma mistura de agave, cítrico e baunilha.

A Tequila Patron Reposado 750ml é ideal para shots, coquetéis, e seu sabor fica melhor quando ela está resfriada. Aliás, se você curte charutos, essa tequila é um ótimo acompanhamento.

Confira o preço

4

padrao

Tequila Don Julio Blanco 750ml

Características:

  • Marca: Don Julio Blanco
  • Embalagem: 750ml
  • Ingredientes: Destilado alcoólico simples de agave e água.
  • Fabricante: Diageo

Se você quer oferecer bebidas de qualidade para os seus convidados, a Tequila Don Julio Blanco é considerada um artigo de luxo. Pois, além de ser pura, ela possui uma embalagem elegante, e a sua produção é artesanal.

A Tequila Don Julio Blanco 750ml é muito suave, possuindo o aroma fino e rico do agave, com notas cítricas. O sabor é leve e adocicado, com toque de pimenta-do-reino e forte presença do agave. Ela é feita 100% de agave, considerada pura. É uma tequila prata e com teor alcoólico de 40%.

Com a produção tradicional, acompanhando todas as gerações, a tequila pode ser servida pura, com gelo, em shot ou ainda nos coquetéis.

Além disso, devido ao seu sabor ser mais leve e com forte presença do agave, o ideal é que os coquetéis sejam mais simples, como uma margarita tradicional.

Confira o preço

5

padrao

Tequila Mexicana 1800 Silver 750ml

Características:

  • Marca: 1800
  • Embalagem: 750ml
  • Ingredientes: não informado
  • Fabricante: Cuervo

A marca 1800 é famosa pelas tequilas com sabor macio, de alta qualidade e autênticas. Além disso, é a marca que mais vende bebidas super-premium no mundo, com o seu nome homenageando o ano em que a primeira tequila no mundo foi envelhecida.

 O seu teor alcoólico é de 40%. E ela é perfeita para ser servida tanto em drinks, como uma margarita de melancia, quanto em shots gelados.

A Tequila Mexicana 1800 Silver 750ml é feita 100% de agave azul. E, por ser prata, o seu doce é mais adocicado, mas não é a mais doce. Portanto, é mais apropriada para fãs de vinho branco seco. O seu aroma é de carvalho com toques cítricos.

As tequilas 1800 são famosas por serem de uma qualidade superior às outras. Pois possuem um processo de produção artesanal mais rigoroso.

Confira o preço

6

padrao

Tequila José Cuervo Especial Silver 750ml

Características:

  • Marca: José Cuervo
  • Embalagem: 750ml
  • Ingredientes: não informado
  • Fabricante: Jose Cuervo

A Tequila Jose Cuervo Especial Silver possui um gosto mais adocicado e leve. Pois não é envelhecida. Mas possui notas fortes de agave.

Possui também um toque de mel, baunilha e limão, com o agave acompanhando todas essas sensações de paladar. Portanto, o seu sabor é leve e suave e o seu aroma é bem doce.

Se você não está acostumado a tomar muita tequila, ela pode causar uma sensação de calor enquanto está descendo. Por isso, é mais recomendada em drinks e coquetéis do que pura.

Ela possui 40% de teor alcoólico, e 100% de agave em sua produção.

Confira o preço

Qual a Melhor Tequila?

A melhor tequila, com certeza, é a Jose Cuervo Platino 750ml, a qual é considerada a tequila com o melhor sabor do mundo de acordo com o Beverage Tasting Institute.

Essa tequila é feita com agaves azuis e toda a safra é artesanal e limitada. Tão limitada, que a numeração das garrafas é à mão, com número de série e data de produção. 

Além de ser única no sabor, as garrafas também têm um toque especial da família Cuervo. Cada garrafa é selada à mão individualmente com o brasão da família. O vidro é azul soprado, e a embalagem é mergulhada em cerâmica azul.

Quanto ao sabor, há um toque de canela, cravo e abacate, além do sabor suave da agave. A Platino é parte da coleção Reserva de la Familia. Ou seja, fazia parte da safra que a família guardava para consumo próprio, e para presentear os amigos.

O que faz da Jose Cuervo Platino 750ml a melhor tequila é justamente esse conjunto da bebida, com o melhor sabor do mundo, a embalagem, com toques artesanais, e a limitação da sua produção.

Melhor Tequila Custo Benefício

A melhor tequila custo benefício é a Tequila El Charro Gold 750 ml. Ela apresenta um forte sabor de carvalho. Porém, é um sabor marcante e equilibrado.  Além disso, possui toques de pimenta branca e cítricos, ficando nos tonéis de carvalho por dois meses.

Seu acompanhamento é ideal em drinks e coquetéis. Essa tequila, além de representar um ótimo custo benefício pelo sabor e preço, também é ideal para quem está começando a experimentar tequila.

Por ser uma tequila Jovem, ela é um meio termo entre a Blanco e a Añejo, possibilitando que a pessoa experimente uma tequila com um sabor mais consistente.

Além disso, se você gosta de reunir os amigos em casa e fazer drink game, essa é uma ótima opção. Além de ser mais econômica, ela é ótima em shots sem perder o sabor marcante.

A El Charro é feita pela tequilaria Compañía Tequilera de Arandas, localizada na cidade de Aranda, no México.  O El Charro representa uma das tradições mexicanas, bem como a tequila simboliza o mesmo.

Qual a Melhor Marca de Tequila?

A melhor, e mais popular, marca de tequila do mundo é a Jose Cuervo. A marca surgiu no México, enquanto ainda era colônia da Espanha, em 1795. Jose Antonio Cuervo, o fundador, recebeu as terras mexicanas em 1758 do então rei da Espanha, Carlos IV, e começou o processo de produção da tequila.

As terras eram enriquecidas com minerais vulcânicos, o que permitia um maior plantio de Agave Azul. Apesar de não ter inventado a tequila, Jose Cuervo foi a primeira pessoa a fazer a dupla destilação do Agave Azul.

No começo dos anos 1900, a tequila Jose Cuervo já era famosa e premiada nos Estados Unidos e na Espanha. Anos depois, a partir de 1983, com a criação do coquetel Margarita no México, que tem a tequila como base, a marca conseguiu expandir o seu mercado para toda a Europa, consagrando-se como a melhor marca de tequila.

Enfim, é possível encontrar vários rótulos de tequila da Jose Cuervo, como a Jose Cuervo Silver, a Jose Cuervo Gold e Reserva de La Famila Extra Añejo. Atualmente, a família Cuervo continua comandando a empresa, que está presente em mais de 90 países. Aliás, foi essa marca que consagrou a tequila como um dos produtos mais exportados do México.

Deixe um comentário