Melhor Termômetro Culinário de 2021: Guia de Compra Completo

O termômetro culinário é um utensílio para quem deseja aprimorar os seus pratos ou usar em seu restaurante. Isto porque ele garante o alimento no ponto exato de cozimento e temperatura ideal para servir. 

Por isso, hoje os elaborados termômetros culinários são super úteis na cozinha, seja você um cozinheiro amador ou profissional. Afinal, o termômetro culinário irá garantir que sua refeição tenha mais perfeição no cozimento. 

Portanto, em nosso guia de compra de hoje selecionamos os modelos que mais demonstram qualidade. Além disso, também vamos saber como escolher e comparar o termômetro culinário para comprar com sabedoria. 

Melhores Termômetros Culinários de 2021

Os modelos que vamos conhecer possuem desde os funcionamentos básicos até os mais exclusivos. Mas, como vamos ver, todos possuem um bom preço e atendem bem às necessidades da cozinha. 

Portanto, conheça os 6 melhores termômetros culinários de 2021:

  • Termômetro Digital Infravermelho com Mira a Laser 
  • Termômetro Culinário Digital Espeto Tp101
  • XTRAD – Termometro Digital Culinario 
  • Termômetro Culinário Digital Tipo Espeto com Capa Protetora
  • Haüskraft Termômetro Culinário Digital
  • Termômetro Digital Glacê, Preto, Brinox

Estes são os melhores modelos para comprar, todos contam com boas indicações e avaliações dos consumidores. Além disso, na questão preço, são modelos acessíveis para um investimento duradouro. 

Imagem Termômetro culinário Detalhes
Termômetro Digital Infravermelho com Mira a Laser para Comida Fritura Assados
Termômetro Digital Infravermelho com Mira a Laser Melhor Termômetro Culinário
Termômetro Culinário Digital Espeto Alimentos Cozinha Tp101
Termômetro culinárioTermômetro Culinário Digital Espeto Tp101 Melhor Termômetro Culinário Custo-Benefício
Termometro Digital Culinario Dobravel Cozinha Comida Bebida
Termometro Digital Culinario – XTRAD Modelo retrátil de boa qualidade para uso em todo tipo de alimento
Termômetro Culinário Digital Tipo Espeto com Capa Protetora
Termômetro Culinário Digital Tipo Espeto com Capa Protetora Boa qualidade no material e possui função de memorização
Termômetro Culinário Digital, Haüskraft, Preto com Vermelho/Prata, Pacote de 1
Termômetro Culinário Digital, Haüskraft Modelo com design moderno, eficiente e compacto para transportar
Termômetro Digital Glacê, 21 cm, Preto, Brinox
Termômetro Digital Glacê, Preto, Brinox Alto padrão de qualidade, com sensor à prova d´água

O termômetro culinário, para um bom cozinheiro, serve para uma grande variedade de usos. Mas, em especial, sua principal função é medir a temperatura interna do alimento. 

Por isso, na como vamos ver, eles possuem o formato “espeto” , especial para penetrar no alimento e medir o seu calor. Além disso, também serve para conferir a temperatura de um alimento no seu processo de cozimento. 

Inclusive, alguns modelos permitem a medição a distância, resultando em mais praticidade e menos invasão ao prato que irá servir. De qualquer forma, o termômetro culinário é um item indispensável para quem quer garantir uma boa refeição. 

Além disso, são objetos bem simples em seu funcionamento, não necessitam grandes complexidades no uso. Porém, variam em suas funções e recursos, como vamos conhecer. 

Portanto, agora vamos ficar por dentro de tudo que um termômetro culinário pode oferecer em qualidade. Em seguida, fizemos um review com os 6 melhores modelos que encontramos no mercado.

O Que Comparar nos Termômetros Culinários?

Agora, para você garantir a compra de um termômetro culinário de qualidade, vamos conhecê-lo melhor. Por isso, selecionamos características, recursos e informações para você comparar nos modelos. 

Veja quais informações comparar:

  • Modelo Digital ou Infravermelho;
  • Material do termômetro;
  • Faixa de temperatura e precisão;
  • Alimentação;
  • Funções;
  • Modelos com sensor à prova d´água;
  • Em quais alimentos usar o termômetro culinário?

Essas são as informações básicas para você conhecer melhor os modelos de termômetro digital e garantir uma boa compra. Então, acompanhe para saber mais detalhes sobre cada aspecto:

Modelo digital ou infravermelho?

Há dois tipos de modelos termômetro digital que encontramos com mais frequência hoje em dia no mercado. Sendo mais comum o modelo digital, em formato de espeto. E menos comum o com laser infravermelho para medição a distância. 

Saiba as vantagens e desvantagens de cada um:

Termômetro Culinário Digital:

Estes são modelos com o valor bem mais em conta e medem o interior do alimento com ótima precisão. Por isso, podem ser muito úteis para medir o alimento durante o processo de cozimento e a temperatura do prato para servir.

Contudo, são menos modernos, o que implica em mais tempo para o processo de medição. Além disso, deixam vestígios no prato, pois necessitam da penetração no alimento para a precisão da temperatura. 

Termômetro Culinário com laser infravermelho

são os modelos mais modernos, bem mais práticos e indicados, principalmente, para cozinha profissional. Afinal, sua vantagem de medir à distância, agiliza o tempo, sendo bem mais rápido e ágil.

Além disso, estes modelos são bem precisos e são alternativas para o uso do termômetro convencional. Pois são ideais para medir quando não é possível espetar o alimento. Porém o seu custo é mais elevado em relação ao comum. 

Material do Termômetro

Para ter um produto de qualidade é preciso saber o seu material, os modelos culinários, principalmente. Por isso, o mais recomendado é que a haste, a parte que terá contato com alimento, seja em aço inox. 

Deste modo, o aço inox é ideal pois não enferruja com facilidade e pode servir para alimentos líquidos. Portanto, a maioria dos modelos possuem a haste em formato de espeto em aço inoxidável. 

Além disso, a capa protetora e o cabo dos modelos podem ser em plástico ABS ou outro do tipo. Alguns são em inox, porém o mais comum é plástico, o que requer cuidado no contato com temperaturas muito altas. 

Faixa de temperatura e precisão

Os termômetros geralmente possuem diferentes faixas de medição da temperatura. Isto quer dizer que alguns medem com maior amplitude, ideal para temperaturas mais extremas. 

Porém, há modelos com amplitude menor, com faixa de temperatura mais curta. De qualquer forma, o ideal para uso comum na cozinha é uma média de -50ºC até ~300ºC, sendo uma boa amplitude. 

Além disso, os modelos variam na sua precisão, com diferença de 1 ou 2ºC, quanto menor a diferença, mais precisão possui. E ainda, a maioria dos modelos também mede em fahrenheit, caso precise. 

A temperatura geralmente pode ser visível em um  painel LCD que todo termômetro culinário digital possui. Porém, o ideal é que sejam amplos e fáceis de visualizar, com boa iluminação.

Alimentação 

Em geral, a maioria dos modelos digitais são alimentados com bateria lítio, que são duráveis e compactas. Porém, deve-se observar se a bateria está inclusa na compra do termômetro culinário ou é vendida separadamente. 

Além disso, os modelos a laser geralmente funcionam com pilhas, com a desvantagem de menor durabilidade. Porém, são acessíveis e podem ser encontradas com maior facilidade. 

Funções

Algumas características que são sempre variáveis nos modelos são as suas funções e recursos. Mas, quanto mais completo for o termômetro culinário, mais precisão e garantia de melhor desempenho terá o objeto. 

Portanto, saiba quais são as funções mais comuns que os modelos podem apresentar:

  • Função hold: memoriza a última temperatura;
  • Desligamento automático: após algum tempo de inatividade;
  • Alternar entre celsius ou fahrenheit;
  • Programação de desligamento.

Em geral, os modelos são simples, com funções básicas. Além disso, nem todos chegam a possuir todos esses recursos, sendo mais simples para apenas marcarem a temperatura. 

Modelos com sensor à prova d´água;

Todos os termômetros possuem um visor para marcar a temperatura que foi medida no alimento. Mas, alguns desses painéis são mais simples, outros são à prova d’água. 

Neste caso, os modelos que são à prova d´água podem ser mais úteis na cozinha, em especial para uso com líquidos. Pois, os respingos de água não danificam o sensor interno do aparelho. Sendo, portanto, mais duráveis.

Em quais alimentos usar o termômetro culinário?

Além de tudo, é importante conferir em quais alimentos é possível utilizar o termômetro culinário. Os modelos em formato espeto, que podem medir o interior dos alimentos, quando feitos em aço inox são ideais para:

  • Líquidos como: Chás, leites, sopas, caldos, molhos, bebidas no geral;
  • Para sólidos: Carnes de churrasco, frangos, frutos marinhos, peixes, pães, tortas, bolos e massas;

Lembrando que ele pode servir para alimentos quentes ou gelados. Porém não é ideal para congelados. Porém, os modelos com laser infravermelho podem ser úteis nestes casos, dependendo da sua amplitude de temperatura. 

Review dos 6 Melhores Termômetros Culinários de 2021

Agora vamos conhecer de perto os modelos que mais se destacam. Entre eles com certeza você encontra o termômetro culinário ideal para sua necessidade. Portanto, saiba as vantagens e benefícios de cada um:

1

Melhor Escolha

Termômetro Digital Infravermelho com Mira a Laser

Características:

  • Faixa de temperatura: -50°C até ~380°C
  • Alimentação: Pilhas AAA
  • Tipo: Laser infravermelho
  • Ideal para: Alimentos quentes ou congelados (fritos ou assados)

O Termômetro Digital Infravermelho com Mira a Laser é um dos favoritos para cozinhas profissionais. Pois dispensa o uso direto do termômetro no alimento, sendo bem mais prático e rápido, com medição à distância. 

Além disso, o modelo também conta com uma boa eficiência na medição de temperatura. Ele mede de -50ºC até ~380ºC, faz isso com ótima precisão de +/- 2% ou 2°C, e com bom tempo de resposta, até em média 0,8 segundos. 

Seu formato em pistola é ergonômico e prático de manusear, ótimo para cozinhas com grande demanda. Seu funcionamento é com infravermelho laser, basta posicionar a poucos centímetros do alimento e obtém-se a resposta da temperatura. 

É indicado para todo tipo de comida sólida, resfriada ou aquecida. Também possui um excelente visor, em LCD, amplo e com boa iluminação. E o termômetro conta com medidas aproximadas de: AxLxP: 20 x 12 x 3,5 cm. 

A alimentação do modelo é com duas pilhas AAA, que já vêm inclusas no aparelho. Além disso, possui desligamento automático após dez segundos de inatividade. 

É um dos modelos mais modernos de nossa lista, sua única desvantagem é o manual em inglês. Contudo, seu desempenho e qualidade são boas, segundo as avaliações bastante positivas dos consumidores que adquiriram o produto. 

Confira o preço

2

Custo Benefício

Termômetro Culinário Digital Espeto Tp101

Características:

  • Faixa de temperatura: -50ºC a 300ºC
  • Alimentação: Bateria 1,5V AG13
  • Tipo: Espeto/digital
  • Ideal para: Líquidos e sólidos, gelados ou quentes.

O Termômetro Culinário Digital Espeto Tp101 é um modelo simples, mas com ótima funcionalidade. Ideal para quem quer economizar, pois é um destaque em melhor custo-benefício. 

O modelo é um clássico, tipo espeto, com haste fabricada em material de aço inox, que é um bom material para durabilidade do produto. E o cabo do termômetro é feito em material plástico e conta com um ótimo visor LCD. 

Algumas das funções básicas do termômetro é a memorização de temperatura e desligamento automático após 15 minutos de uso. Este último recurso é opcional e pode ser ajustado. 

Além disso, possui uma boa faixa de medição, de -50ºC a 300ºC, também mede em fahrenheit,  sendo ideal tanto para frios como gelados. Possui uma boa precisão na medição e um tempo de resposta médio. 

O uso do termômetro é muito versátil, pois serve para líquidos, bebidas quentes ou geladas. Também é ideal para todo tipo de prato, como carnes, churrasco, ou bolos, tortas e massas. 

É um modelo simples, mas bem prático para usar em em sua cozinha, principalmente a cozinha doméstica, pois o modelo não possui certificado de calibração. Mas também conta com case para armazenamento, além de ser compacto com medidas de LxAxP (2 x 15 x 24) cm.

Confira o preço

3

nao

Termometro Digital Culinario – XTRAD

Características:

  • Faixa de temperatura: -50ºC a 300ºC
  • Alimentação: Bateria 3V
  • Tipo: Espeto/digital
  • Ideal para: Líquidos e sólidos, gelados ou quentes.

O Termômetro Digital Culinário – XTRAD é uma das versões mais ergonômicas que vamos encontrar em nossa lista. Além disso, possui boa qualidade e desempenho para uma temperatura com precisão. 

O modelo é retrátil, sendo possível deixá-lo dobrado. Deste modo, você pode posicionar ele em tigelas e recipientes, com a ponta dentro do alimento, enquanto aguarda a medição. 

Ele é eficiente na sua faixa de temperatura comum aos termômetros culinários, de -50ºC a 300ºC, com uma ótima precisão de -+1°C. A temperatura pode ser indicada em Celsius ou Fahrenheit, sendo optado manualmente qual deseja utilizar. 

Além disso, o modelo possui função básica de desligamento automático, após 10 minutos de inatividade. Para sua alimentação é necessário uso de bateria 3V de lítio, que são de ótima durabilidade. 

O modelo também conta com botão de ligar e desligar, e possui um ótimo visor LCD, amplo e iluminado para facilitar a visualização. Ele é bem simples e intuitivo para usar e configurar. 

O termômetro é indicado para uso em diversos alimentos, como leites, chás, sucos e bebidas no geral. Seu formato em palito também é ideal para carnes, bolos, massas, pães e todos os tipos de alimentos, quentes ou gelados.

Confira o preço

4

nao

Termômetro Culinário Digital Tipo Espeto com Capa Protetora

Características:

  • Faixa de temperatura: – 45°C a + 230°C
  • Alimentação: Bateria Lr 44
  • Tipo: Espeto/digital
  • Ideal para: Líquidos e sólidos, gelados ou quentes.

Um modelo de qualidade para ter em sua casa é o Termômetro Culinário Digital Tipo Espeto com Capa Protetora, da Capricho. É um modelo simples, com bom preço, mas com ótimo desempenho e durabilidade. 

É um modelo tipo espeto, ideal para perfuração de alimentos sólidos, sua haste pontiaguda é feita em aço inox. Este material garante a durabilidade do termômetro, que também é a prova d’água e ideal também para líquidos. 

Seu funcionamento é com bateria de litio Lr44, de boa duração, a bateria já vem inclusa no aparelho. O cabo do termômetro é feito em material plástico e possui amplo visor LCD. 

Conta com ótimos recursos e funções, mede em Celsius e Fahrenheit, possui desligamento automático, função hold (memorização da última temperatura). Porém, a sua escala de temperatura é menor que alguns modelos, com faixa de -45ºC até +230ºC, com precisão de ± 1 ou 2. C.

O modelo conta com ótimas medidas, de 23,5 Cm X Diâmetro: 2 Cm, e possui uma capa protetora, o “case”, para armazenamento. É um item prático e compacto para ter em sua cozinha. 

Além disso, o modelo é rápido na medição, com poucos segundos para o resultado da temperatura. Ideal para todo tipo de alimento, garantindo o sabor e cozimento correto dos pratos. 

Confira o preço

5

nao

Termômetro Culinário Digital, Haüskraft

Características:

  • Faixa de temperatura: -50ºC a 300ºC
  • Alimentação: Bateria lítio
  • Tipo: Espeto/digital
  • Ideal para: Líquidos e sólidos, gelados ou quentes.

O Termômetro Culinário Digital, Haüskraft é um modelo com design incrível, para quem quer um peça que combine com uma cozinha moderna. Ele possui todas as qualidades que se espera do modelo e preço atrativo. 

É um modelo compacto, com menos de 20 centímetros de comprimento, e possui uma linda capa protetora. A capa mantém a haste do utensílio protegido e com design moderno. 

Ele também conta com ampla faixa de temperatura, de -50ºC a +300ºC, é bastante preciso e tempo curto para apresentar o resultado da temperatura. Também é possível programar para medição em graus Celsius ou Fahrenheit.

Suas funções são simples, ele possui botão de liga/desliga, e desligamento automático por inatividade após alguns minutos. Funciona com uma boa bateria de lítio, pequena e leve instalada na sua parte superior. 

Além disso, o modelo conta com um amplo visor em LCD, que você pode visualizar claramente a temperatura do alimento. E a haste do termômetro é feita em bom material, de aço inox, que não enferruja.  

O modelo pode ser útil para todo tipo de pratos e alimentos que você faz em sua casa, com formato de espeto, é fácil de inserir em carnes, pães, massas, etc. E por ser em aço inox também é ideal para líquidos. 

Confira o preço

6

nao

Termômetro Digital Glacê, Preto, Brinox

Características:

  • Faixa de temperatura: -50ºC a 300ºC
  • Alimentação: Bateria lítio LR44 1.5V
  • Tipo: Espeto/digital
  • Ideal para: Líquidos e sólidos, gelados ou quentes.

E para quem busca alta qualidade no termômetro para correta medição da temperatura interna dos alimentos. Então, o Termômetro Digital Glacê, Preto, Brinox é uma alternativa excelente. 

Ele conta com alto padrão de fabricação, além de um design inovador. Possui haste pontiaguda em aço inox e cabo de plástico, com acabamento em inox. Também possui plástico ABS na sua capa protetora. 

A capa de revestimento é linda, e mantém o aparelho protegido contra as adversidades. Sendo ideal para armazenar com elegância e cuidado, ele também possui medidas compactas e é ótimo para medir. 

É um aparelho preciso, com rápido resultado de temperatura, e conta com ampla faixa de temperatura, de -50ºC até +300ºC. Possui funções básicas para medir em Celsius ou Fahrenheit, ,e botão liga/desliga. 

Outra grande vantagem neste modelo é o sensor à prova d’água, que permite mais segurança na hora de medir líquidos. Garantindo maior durabilidade do aparelho e mais agilidade na cozinha. 

O termômetro é alimentado por uma ótima e duradoura bateria lítio LR44 1.5V, que já vem inclusa no modelo. 

É um modelo ideal para uso em todos os tipos de pratos, quentes ou gelados, líquidos ou sólidos, também possui formato ideal para espetar alimentos e medir a correta temperatura interna. 

Confira o preço

Qual é o Melhor Termômetro Culinário?

O melhor termômetro culinário para comprar em 2021 é o Termômetro Digital Infravermelho com Mira a Laser. Afinal, é um modelo versátil para todo tipo de uso com alimentos e não é invasivo. 

Além disso, sua amplitude de temperatura é uma das maiores-50ºC até ~380ºC, com boa precisão. Sem contar que, além de tudo, também é um dos mais rápidos, com resposta de 0,8 segundos em média. 

Portanto, é um dos favoritos entre cozinheiros profissionais ou amadores. Pois, pela praticidade e bom desempenho, garante pratos cozidos e preparados no ponto correto.

Melhor Termômetro Culinário Custo-Benefício

E para quem quer garantir um bom modelo e gastar pouco, o Termômetro Culinário Digital Espeto Tp101 é ótimo. Sendo um dos destaques em maior custo-benefício da nossa lista. 

O modelo é muito bom, com funcionamentos básicos, em formato espeto com bom material em aço inox. Além disso, mede com uma boa amplitude de temperatura, de -50ºC a 300ºC. 

Portanto, é um modelo simples, mas também é preciso e rápido no resultado. Por isso, pode ser uma ótima opção para ter em sua cozinha e ter a temperatura correta da parte interna dos alimentos. 

Qual a Melhor Marca de Termômetro Culinário?

Para quem quer garantir um modelo de qualidade no material e também boa fabricação. Então, o nosso destaque para a melhor marca de termômetro culinário é a XTRAD

Afinal, esta marca é a única de nossa lista que apresenta o modelo mais ergonômico, com recurso para dobrar. Deste modo, é possível utilizar de forma ágil nos alimentos, sem precisar segurar enquanto aguarda o resultado. 

Portanto, esta é a nossa dica em uma marca que investe em qualidade e bom uso do utensílio. Sendo também um modelo com bons recursos e boas avaliações de consumidores.

Deixe um comentário