Melhor Tripé de 2022: Guia de Compra Completo

Hoje vamos conhecer o melhor tripé de foto e vídeo para você garantir registros incríveis e de maneira mais prática. Afinal, um bom tripé garante mais facilidade e segurança no manuseio do equipamento fotográfico. 

Os modelos que separamos para comparar contam com benefícios na qualidade do material e versatilidade. Além disso, separamos modelos profissionais mais elaborados até os mais simples. 

Portanto, aqui você encontra ótimas opções para comparar e ver qual melhor se encaixa à sua necessidade. Acompanhe nosso artigo e descubra tudo que você precisa saber para comprar um tripé de qualidade. 

Melhores Tripés de 2022

Separamos os modelos de marcas famosas, como Benro, Manfrotto, Greika e Weifeng, além de marcas mais comuns. Cada um deles atende melhor a alguma necessidade de adaptação da câmera. 

Conheça quais são os melhores tripés de 2022:

  • Benro Kit de vídeo fino
  • Tripé Amador NT-510 Greika
  • Manfrotto Kit de tripé compacto
  • Tripé Profissional, Weifeng
  • Tripé Profissional – Yunteng
  • Weifeng Tripé de Câmera WT-3750

Estes são tripés com boas avaliações de profissionais e amadores. Alguns são bem simples, ideal para uso caseiro, são fáceis de mexer e adaptar. Já outros são mais complexos, ideias para uso externo e profissional. Saiba mais:

Imagem Tripé Detalhes
Benro Kit de vídeo fino - alumínio (TSL08AS2CSH)
Benro Kit de vídeo fino Melhor Tripé
Tripé Amador NT-510 Greika, Alt. Máxima 1365mm Suporta até 2,5kg
Tripé Amador NT-510 Greika Melhor Tripé Custo-Benefício
Manfrotto Kit de tripé compacto de alumínio leve de 4 seções com cabeça esférica, preto (MKCOMPACTLT-BK)
Manfrotto Kit de tripé compacto Tripé para câmeras compactas, super prático de usar
Tripé Profissional Foto e Vídeo com Cabeça Hidráulica, Weifeng WF5316, Preto
Tripé Profissional, Weifeng Tripé feito em magnésio alloy ultra resistente e super adaptável
Tripé Profissional Cabeça Semi-Hidráulica 180cm Vídeo Foto Tm3180
Tripé Profissional – Yunteng Tripé com altura máxima de 1,80 metros e suporta 5 kg ‎
Tripé de Câmera Weifeng WT-3750 160cm Altura em Alumínio para Foto e Vídeo
Tripé de Câmera Weifeng WT-3750 ‎ Excelente qualidade e resistência

O tripé auxilia na posição da câmera para que ela fique estável e com o ângulo correto para foto ou filmagem. É utilizado por fotógrafos, produtores de conteúdo digital e profissionais de audiovisual, entre outros.

Por isso, em nossa lista há uma boa diversidade de modelos, cada um para atender a diferentes necessidades. Mas, o que podemos esperar dos modelos em geral é uma boa opção de ajustes e adaptação. 

Pois, cada um conta com sistemas de travas e angulação da cabeça que facilitam o posicionamento da câmera. Além disso, muitos também são feitos para que possam ser utilizados em terrenos irregulares.

Outro cuidado é em relação ao material de confecção, a maioria possui uma material leve. Desta forma, você pode carregar o equipamento com muito mais facilidade e tranquilidade. 

Além disso, também são modelos com boa durabilidade e resistência, eles suportam bem o uso cotidiano. Sem contar que possuem recursos para transportar, como bolsa de armazenamento.

Portanto, agora vamos conhecer mais sobre as características que você pode observar nos tripés. Em seguida, confira mais detalhes sobre cada um dos melhores tripés que selecionamos. 

O Que Comparar nos Tripés?

Se você não possui muita familiaridade com o tripé, fique tranquilo. Nós trouxemos várias informações e dicas para você comparar. Desta forma, você garante uma ótima escolha com base naquilo que você precisa. 

Veja o que observar nos tripés:

  • Compatibilidade de equipamento;
  • Tipo de cabeça;
  • Material do tripé;
  • Altura e ajustes;
  • Capacidade de peso;
  • Recursos para transportar com facilidade.

Portanto, estas são algumas características que vão ajudar você a escolher um modelo de qualidade. Acompanhe para saber mais sobre cada um destes aspectos. 

Compatibilidade de equipamento

É importante, em primeiro lugar, verificar a compatibilidade do equipamento. Há modelos que são próprios para vídeo, com adequações que facilitam a filmagem. Assim como há modelos para fotos e modelos mistos. 

Esta informação você deve se certificar com o fabricante do tripé. Mas, as notícias são boas, pois a maioria dos modelos são universais. Contudo, é mais difícil achar tripé para câmeras profissionais e com alocação para celular. 

Mas, lembre-se que é possível comprar separadamente suportes adaptadores para tripé. Sendo assim, pode ser que você encontre o modelo que queria, mas ele não seja compatível com seus aparelhos. Neste caso, considere a compra de um adaptador. 

Tipo de cabeça

A cabeça é onde o aparelho será conectado e ela que faz o movimento do tripé. Portanto, é bem importante saber qual é o seu tipo para você ter uma ideia sobre o tipo de movimento que consegue fazer. 

Em geral, a dois tipos de cabeças mais conhecidos, saiba mais sobre cada um:

Pan e Tilt: Movimento horizontal e vertical, esta cabeça é mais estável e permite movimentos mais precisos. Por isso, é bastante indicado para filmagens, sendo possível mexer para os lados e girar em 360º graus. 

Além disso, também permite inclinar a câmera em 90º para cima e para baixo. Esta cabeça é bem suave e delicada para você mexer, pode ser uma boa opção para profissionais.

Ball Head: Este modelo é um pouco mais versátil, pois permite que você a movimente com mais flexibilização. Contudo, pode não ser muito estável, para isso é importante que haja travas que bloqueiam seus movimentos. 

Este modelo é mais comum e indicado para todo tipo de profissional, embora seja mais eficiente na fotografia. Além disso, pode ser uma boa dica para profissionais amadores que buscam algo mais fácil e versátil para manusear.

Vale lembrar que é possível também trocar a cabeça, você pode comprar uma separadamente. Sendo assim, é mais fácil adaptar qualquer tipo de equipamento sem nenhum problema.  

Material do tripé

Se você quer algo de qualidade e que seja durável fique de olho no material do tripé. Em geral os modelos são feitos de alumínio, que é mais resistente e não pesa muito, é bem mais leve!

Afinal, você precisa pensar também no transporte, por isso a preferência pelo alumínio. Sem contar que o alumínio é mais resistente a oxidação, ferrugem e desgaste com o passar do tempo. 

Além disso, há modelos que são de alumínio anodizado, este material evita a passagem de corrente elétrica. Portanto, é uma garantia para evitar choque e até danos em seus equipamentos. 

Alguns modelos também já usam o material magnésio que também é menos condutor térmico. Portanto, é também uma boa solução, este material também é resistente e ultra leve para você carregar.

Vale conferir também se possui material antiderrapante emborrachado nos pés. Pois, assim, você pode ter mais estabilidade e firmeza no tripé, evitando deslizamentos.  

Altura e ajustes

Não deixe de conferir a altura máxima e mínima do tripé. Para comprar um modelo ideal é preciso ter uma ideia de como você pretende usar o tripé. Desta forma, terá uma noção do tamanho que precisa. 

Pois, os modelos variam bastante, hoje vamos conhecer tripés de 1,30 até 1,80 metros. Neste caso, os modelos maiores são eficientes para eventos, por exemplo, já os compactos são ideais para uso caseiro. 

Mas, claro, tudo depende do seu uso, os modelos compactos também possuem o benefício do transporte. Além disso, considere os ajustes que ele possui para deixar no tamanho que você deseja.  

Os tripés também podem ter ajuste de altura individual para cada perna. Se você deseja fotografar ou filmar em terrenos irregulares, por exemplo, este recurso é ótimo. 

Capacidade de peso

Além de tudo, fique de olho na capacidade de peso que o tripé suporta, sua resistência é bem importante. Afinal, alguns equipamentos são bem pesados e necessitam de um tripé forte. 

Neste sentido, os modelos que vamos conhecer variam de 1,5 até 5 kg como capacidade de peso. Portanto, verifique antes de escolher se a capacidade está de acordo com o peso do seu equipamento. 

Recursos para transportar com facilidade.

Os tripés são equipamentos frequentemente transportados, portanto, verifique as condições para o transporte. Neste sentido, os modelos mais fáceis de carregar são os que, quando fechados, se tornam mais compactos. 

Portanto, existem ótimos modelos que se adaptam bem, pois são retráteis, sendo assim, ficam em tamanho bem mais compacto. 

Além disso, a bolsa para transporte também é um recurso que não pode faltar, a maioria dos tripés vem com uma. Mas, o ideal é certificar-se com o fabricante se a bolsa está inclusa na compra. 

Outro fator que influencia no transporte é o peso, como vimos, os tripés de alumínio ou liga de magnésio são leves. Portanto, é mais um fator a ser considerado na compra. 

Review dos 6 Melhores Tripés de 2022

Confira agora nosso review com todas as informações sobre os modelos e descubra qual o melhor para você:

1

Melhor Escolha

Benro Kit de vídeo fino

Características:

  • Altura Máxima: 1,45m
  • Capacidade: 2,5 kg
  • Material: Alumínio
  • Tipo de cabeça: Pan Tilt 360º

Este modelo da Benro é um dos melhores modelos que vamos conhecer hoje, versátil no uso e feito para você garantir as cenas mais incríveis sem precisar se preocupar com a câmera, pois você consegue manusear facilmente neste tripé. 

O tripé é compacto quando fechado, o que garante facilidade para você transportar e ter ele sempre com você. E ele é feito em alumínio anodizado, muito mais resistente e ao mesmo tempo leve. 

O modelo conta com várias travas e ajuste de posição, com ele com certeza você consegue adaptar a câmera para garantir a imagem perfeita. Sem contar que o ajuste de trava do tripé é moderno e fácil de adaptar. 

Além disso, este modelo conta com placa de câmera tipo Arca-Swiss, com anel D de 1/4″-20. Também conta com ombro leve de três posições de cada perna, assim você pode colocar cada perna em uma posição individual, este recurso é ideal para terrenos irregulares. 

A cabeça do tripé é lisa, com rotação panorâmica e inclinação para todos os lados, também conta com braço ajustável para que você consiga posicioná-lo da melhor forma. 

Super resistente, este modelo chega a suportar até 2,5 kg de equipamento, e é ideal para gravar vídeos com câmeras DSLR mirrorless ou compactas, também possui suporte universal de celular.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Tripé Amador NT-510 Greika

Características:

  • Altura Máxima: 1,36 m
  • Capacidade: 2,5 kg
  • Material: Alumínio
  • Tipo de cabeça: Pan Tilt 360º

O Tripé de Câmera Nest NT-510 é um modelo bastante versátil e o melhor ainda, encontra-se como destaque no custo-benefício. É um tripé excelente para quem quer praticidade e compacidade. 

O modelo é recomendado tanto para uso amador como profissional, atende bem ao uso básico. Ele é bastante ajustável, permite a conexão de câmeras e celulares, tudo de uma forma muito fácil para você capturar as melhores imagens. 

A sua altura é mediana, atinge no máximo 1,36 metros quando aberto, e  fechado é super compacto com até 42,5 cm de altura. Feito em alumínio este tripé pesa menos de 600 gramas. 

Ele também é totalmente regulável e você pode posicioná-lo na altura que deseja sem nenhum problema. 

Este modelo também é bastante resistente, como é feito em alumínio, ele não enferruja e conta com áreas de plástico resistente. Além disso, suporta até 2,5 kg de equipamento e possui pés emborrachados que evitam danos e quedas, fornecendo mais estabilidade ao tripé. 

Este modelo possui 4 seções e três travas de segurança, tudo para facilitar seu posicionamento e mantê-lo firme no chão. E este modelo possui cabeça tipo Pan Tilt com giro em 360º, perfeito para você capturar todo o cenário.

Confira o preço

3

nao

Manfrotto Kit de tripé compacto

Características:

  • Altura Máxima: 1,55m
  • Capacidade: 1,5 kg
  • Material: Alumínio
  • Tipo de cabeça: Esférica (Ball Head 360º)

O kit de tripé compacto da Manfrotto pode ser uma opção de qualidade para quem quer algo compacto, leve e bastante resistente. Ele é compatível principalmente com câmeras de sistema compacto. 

O modelo é bem compacto quando fechado para você transportar por onde quiser, também não ocupa espaço e é super leve. Inclusive, é fabricado em ótimo material, o alumínio, que não enferruja e não pesa. 

Quando aberto o tripé atinge uma altura máxima de 1,55 metros e você pode adaptar ele da melhor forma para garantir imagens perfeitas e no ângulo correto. 

Ele conta com cabeça esférica com rotação de 360º e possui botão de trava para deixar o equipamento estável como você quiser. E possui uma conexão super prática para você instalar a câmera rapidamente e de maneira fácil. 

O acessório de conexão é universal para câmera, de 0,6 cm, basta adaptar ela no acessório. Também é possível bloquear a câmera na posição que você deseja e possui botão de ajuste único para posicionamento rápido da câmera e bloqueio. 

Este modelo conta com tudo de 22mm em cada coluna, o que faz dele resistente, também conta com 4 seções de perna e rotação panorâmica com placa fixa de 360º. 

Assim você não perde nada do cenário de filmagem e consegue gravar tudo sem mexer na posição do tripé. E ele suporta até 1,5 kg.

Confira o preço

4

nao

Tripé Profissional, Weifeng

Características:

  • Altura Máxima: 1,60m
  • Capacidade: 3 kg
  • Material: Alumínio
  • Tipo de cabeça: Hidráulica (360º)

O Tripé Profissional Weifeng é um modelo excelente, versátil no uso e super adaptável para sua necessidade e extremamente resistente. Este modelo é ótimo para câmeras fotográficas e de vídeo. 

Este modelo é feito de magnésio alloy e reforçado com nylon o que garante uma excelente resistência e durabilidade, ele suporta bem atritos, não desgasta e não enferruja. 

Além disso, conta com excelente sistema de trava flip, é rápido e seguro para ajustar e deixar estável para gravação, mesmo em terrenos irregulares. E possui cabeça hidráulica de três movimentos e com giro 360º para você garantir imagens no ângulo que deseja. 

O design também é super moderno e elegante, é leve e compacto quando fechado, e aberto ele atinge altura máxima de 1,60cm. Este modelo suporta até 3 kg de equipamento. 

Ele também conta com pés de borracha antiderrapantes para evitar que o tripé deslize e caia, também é adaptável a qualquer terreno, pois conta com ajuste de tamanho individual em cada perna. 

Este modelo possui um elevador central que permite inversão da cabeça para fotos macro. E ainda conta com uma ótima bolsa de transporte para você carregar o equipamento com mais praticidade e segurança. 

Confira o preço

5

nao

Tripé Profissional – Yunteng

Características:

  • Altura Máxima: 1,80m
  • Capacidade: 5 kg
  • Material: Não informado
  • Tipo de cabeça: Semi-hidráulica

O Tripé Profissional – Yunteng é um modelo bem mais simples, com rotação da cabeça mais limitada, mas também encontra-se a um preço mais em conta, por isso, também vale a pena se for atender a sua necessidade de vídeo ou foto em ensaios com menor uso de movimentação da câmera. 

Ele agrada mesmo é pelo seu tamanho, pois possui altura máxima de 1,80 metros e capacidade de suportar até 5 kg de equipamento. Pode ser ótimo para filmagem de espetáculos, shows e demais eventos. 

O modelo é compatível com câmeras de vídeo profissionais e câmeras fotográficas profissionais. Ele não é compatível com celular, mas é possível adaptar um suporte para que o celular seja acoplado, portanto, é versátil. 

Além disso, ele permite ajustes na altura, você pode facilmente adaptar a sua necessidade de ângulo, também possui travas que deixam o tripé firme e estável. 

E quanto a cabeça, ela tipo lisa com sistema semi-hidráulico de movimento, fácil de mexer e adaptar. Portanto, é mais uma boa opção para quem quer registrar suas fotos ou vídeos com mais praticidade.

Confira o preço

6

nao

Tripé de Câmera Weifeng WT-3750

Características:

  • Altura Máxima: 1,60m
  • Capacidade: 3,5 kg
  • Material: Alumínio
  • Tipo de cabeça: Pan&Tilt ‎

O Tripé de Câmera Weifeng WT-3750 é também um modelo de boa qualidade que você encontra por um preço acessível no mercado. Ele é ideal para foto e vídeo. 

Super resistente, ele chega a suportar até 3,5kg, pode ser utilizado tanto para câmeras analógicas como digitais. Possui uma ótima altura máxima de 1,60 e pode medir até 61 cm quando fechado. 

Ele é super prático e portátil, vem com bolsa de transporte e é bem completo, feito em alumínio anodizado, uma material mais leve e que não é condutor de corrente elétrica, chega a pesar 1,4 kg. 

O tripé também agrada muito pela sua adaptação da cabeça, pois conta com movimentos Pan&Tilt e um giro da sapata de pino padrão ¼” em 90º na orientação vertical.

Além disso, o modelo possui estrutura com pernas de 3 seções e 2 travas de plástico em cada perna para melhor adaptação do tamanho. Também conta com manivela para elevação da coluna central. 

Este modelo também conta com bolsa de transporte que serve tanto para a carregar o tripé, como para fazer contrapeso e melhorar a estabilidade do tripé em áreas irregulares.  

Confira o preço

Qual o Melhor Tripé?

O melhor modelo de nossa lista é o Benro Kit de vídeo fino, este modelo é o mais completo e de alta qualidade. Pois, conta com material de alumínio anodizado, que é resistente, leve e não condutor de energia. 

Além disso, este modelo é super compacto quando fechado e aberto atinge altura máxima de 1,45 m.  E ainda, conta com vários ajustes de altura, inclusive com opção de ajuste individual em cada perna. 

Portanto, é um ótimo modelo pelas suas características e ainda é versátil no uso. Pois, possui ótima compatibilidade com câmeras fotográficas e de vídeo, bem como celulares. 

Melhor Tripé Custo Benefício

O melhor modelo pelo para quem deseja algo mais em conta é o Tripé de Câmera Nest NT-510 Greika. Este modelo atende super ao uso amador ou profissional e é compacto. 

O tripé atinge altura máxima de 1,36 metros e fechado mede somente 42,5 cm de altura. Sendo assim, é fácil de carregar e adaptar a câmera na posição que deseja, ele é bem articulado e fácil de fazer ajustes. 

Além disso, sua cabeça permite rotação fácil da câmera em 360º, o que garante ótimos registros. Sendo, portanto, uma alternativa muito boa de modelo com ótimo custo-benefício.

Qual a Melhor Marca de Tripé?

A marca que ganha um destaque especial em nosso guia de hoje é a Weifeng. Isto porque conta com maior número de modelos para você escolher de acordo com a sua necessidade. 

Além disso, os produtos da marca não são caros, os preços são mais acessíveis e a qualidade é boa. Também vale destacar a versatilidade e alta compatibilidade para instalação de câmeras. 

Portanto, é uma boa marca para você investir sem gastar muito e também com boas disponibilidades de tripés para escolher. 

Deixe um comentário