Melhor Ukulele de 2021: Guia de Compra Completo!

Tocar um instrumento musical pode ser uma tarefa difícil, a depender do instrumento que você deseja iniciar. Por isso, é bom começar com instrumentos que sejam mais fáceis, mas que garantam uma base de aprendizado. Uma dica são os instrumentos de corda, mas especificamente o Ukulele.

Então, continue lendo e confira aqui quais são os 6 Melhores Ukuleles de 2021: Guia de Compra Completo!

Melhores Ukuleles de 2021

Também conhecido como cavaquinho havaiano, o Ukulele tem se tornado bastante popular nos últimos anos, pois o seu som é suave e, ao mesmo, tempo fácil de pegar.

  • Ukulele Soprano Shelby Su21m e Capa
  • Makanu – Ukulele Acústico Soprano Capa 3 Paletas + Afinador – Preto
  • UKULELE SOPRANO SÉRIE KAHIKO – AZUL TRANSPARENTE
  • Ukulele Acústico Tagima MW-40 Soprano Natural
  • Harmonics – Ukulele Concert UK-20 NT
  • UKULELE SOPRANO SÉRIE KAHIKO – NATURAL
Imagem Ukuleles Detalhes
Ukulele Soprano Shelby Su21m e Capa
Ukulele Soprano Shelby Su21m e Capa Melhor Ukulele!
Ukulele Acústico Soprano Capa 3 Paletas + Afinador - Preto
Ukulele Acústico Soprano Capa 3 Paletas + Afinador – Preto Melhor ukulele custo benefício!
UKULELE SOPRANO SÉRIE KAHIKO - AZUL TRANSPARENTE
UKULELE SOPRANO SÉRIE KAHIKO – AZUL TRANSPARENTE As tarraxas possuem um formato vintage prateado.
Ukulele Acústico Tagima MW-40 Soprano Natural
Ukulele Acústico Tagima MW-40 Soprano Natural Modelo soprano, ótimo para quem dará seus primeiros passos na música.
Ukulele HARMONICS Concert Acústico 23 UK-20 Natural
Ukulele Concert UK-20 Harmonics NT Feito com materiais de alta qualidade.
UKULELE SOPRANO SÉRIE KAHIKO - NATURAL
UKULELE SOPRANO SÉRIE KAHIKO – NATURAL Corpo feito com madeira do tipo laminada.

Isto é, em pouco tempo e com dedicação, você estará tocando para amigos, sozinho ou em grandes apresentações com o seu Ukulele.

Mas, antes de sair comprando qualquer instrumento, é necessário ter o mínimo de conhecimento sobre ele, como por exemplo quais são as marcas, como comparar os produtos, enfim, diversos detalhes.

Dessa forma, para orientar você nessa busca pelo melhor Ukulele da internet, vamos te dar várias dicas de como comparar os instrumentos e ainda iremos apresentar os melhores produtos do mercado, fique com a gente para saber mais.

O Que Comparar nos Ukuleles

Antes de mais nada, vamos comentar um pouco mais sobre o que é o Ukulele. Como alguns devem saber esse instrumento possui quatro cordas, normalmente elas são feitas com material sintético, por exemplo o mais comum é o uso do nylon.

O corpo desse instrumento é todo em madeira, em alguns casos encontramos modelos feitos com policarbonato. De qualquer forma, o Ukulele é leve e compacto, sendo fácil de manusear no momento em que for tocar o instrumento.

É interessante destacar que existem quatro tipos de Ukuleles, sendo o barítono, concerto, soprano e tenor.

Suas diferenças são devido ao tamanho do instrumento, que acaba interferindo tanto na estrutura final, quanto com relação ao som emitido. Assim, podemos afirmar que é interessante saber qual a opção ideal para você.

Porém, é claro que existem outros fatores para além do tamanho que interferem em uma boa compra. Por isso nos próximos tópicos vamos destacar o que é preciso considerar a hora de comprar um Ukulele.

Tamanho

Como comentamos no tópico acima, os Ukuleles são diferentes em relação ao tamanho. Por isso, acabam recebendo nomes distintos.

Ukulele barítono

No caso dos Ukuleles do tipo barítono, temos uma das opções mais potentes entre os modelos, isso porque o seu tamanho ajuda a dar mais entonação aos sons emitidos.

Esse modelo chega a medir cerca de 76 centímetros, mas você pode encontrar em alguns lugares como 30 polegadas. Normalmente, ele vem com dezenove casas ou até mais. Sua afinação é semelhante com a do violão, sendo DGBE.

Entretanto, ele é considerado o menos comum. Contudo, é uma boa opção para quem usa violão e quer se aventurar em novos instrumentos, como o Ukulele.

Ukulele concerto

Mas se você é uma pessoa que está iniciando no mundo dos instrumentos de corda e quer uma dica de um modelo que seja fácil de aprender a tocar, temos a sugestão do modelo de Ukulele concerto.

Essa opção tem o braço maior, porém, o seu tamanho no geral é algo entre 23 polegadas (58 centímetros).

Com relação às escalas, o instrumento conta com 12 a 17 casas, e a sua afinação é do tipo GCEA. O som desse tipo de ukulele costuma ser mais grave. Pois a projeção do instrumento é aberta e com o volume mais alto.

Ukulele soprano

Essa próxima dica de instrumento é o Ukulele soprano, ideal para pessoas com os dedos mais finos, por possuir escalas com espaços menores entre si. Além disso, o modelo é ideal para pessoas iniciantes, e também para crianças que queiram aprender algum instrumento musical.

O modelo é pequeno e nada pesado, sendo muito popular pela facilidade no uso. O tamanho desse ukulele em polegadas é de 21, já em centímetros é de 53.

O total de casas pode variar de 12 a 15 escalas. Sua sonoridade é mais aguda e para afinar é o mesmo caso do ukulele concerto (GCEA).

Ukulele tenor

Nossa última dica de modelo é o ukulele tenor, ideal para aqueles que já possuem uma boa base em instrumentos de corda, como o violão.

Nessa opção, o comprador irá adquirir um produto que mede 66 centímetros, transformando em polegadas seria 26.

A afinação é igual as anteriores, GCEA, a sua maior diferença está no fato dele emitir sons mais agudos. No total esse ukulele conta com mais de 17 trastes, ótima opção para quem gosta de fazer solos ou tocar dedilhado.

Tampo de madeira maciça ou laminada

A madeira usada é algo que varia de instrumento para instrumento, o que influencia diretamente no som emitido pelo ukulele. Então, para você que busca um instrumento de entrada, indicamos que compre o modelo de ukulele com madeira mogno ou sapele.

Ambos possuem um som mais equilibrado, e conseguem ter boas variações entre altos e baixos. Por isso, podemos usar em diferentes gêneros de músicas. Entretanto, a grande diferença entre eles está no preço, sendo os modelos de sapele mais acessíveis.

Agora, se você já toca a um tempo e quer investir em um ukulele para fazer solos ou dedilhados em suas apresentações, a sugestão são os modelos com madeira spruce, elas possuem uma coloração mais clara.

No entanto, emitem notas vibrantes e marcantes, além de serem muito resistentes, durando um bom tempo de uso.

Quem já conhece um pouco mais sobre o ukulele, sabe que a melhor madeira dentro desse mercado é a Koa, que é um material tipicamente havaiano. Por isso, tem um preço mais alto.

Em compensação, o seu som limpo e suave combina muito com o estilo musical do reggae.

E essa nossa última dica de madeira é considerada a queridinha entre o público, especialmente por aqueles que já tem o costume de tocar instrumentos de corda. Estamos nos referindo a madeira Rosewood, também chamada de Jacarandá. O som que ela produz é mais grave e encorpado.

Quando for comprar pense bastante e lembre-se que os modelos feitos com madeira laminada são os mais acessíveis, em relação aos valores.

Já as opções de madeira maciça, como o Koa e o mogno, são um pouco mais caras, logo você precisa pensar o quanto está disposto a investir.

Material da corda do Ukulele

O material da usado para fabricar as cordas irão trazer sons diferentes ao seu instrumento, deixando o tom mais ajudo ou grave, dependendo do material utilizado. Para quem é iniciante a dica é procurar por cordas que sejam mais macias e que facilitem na hora de tocar.

Como exemplo podemos indicar o material sintético de nylgut, que podemos encontrar facilmente no mercado, e que costuma ser bem em conta.

Outra opção é as cordas de nylon simples, que também são boas. Porém, com baixa resistência, arrebentam com facilidade, e o som costuma ser baixo.

Há também um tipo de corda mais natural, são as cordas de tripas. Elas são caras, mas produzem um som mais suave e bastante agradável, muitos musicistas profissionais gostam de usar esse tipo de corda em suas apresentações.

Tarraxas

As tarraxas, para aqueles que não conhecem o termo, são os pontos chaves para uma boa afinação do seu ukulele. As peças ficam no topo do braço do instrumento e devem ser manuseadas a fim de esticar a corda do seu ukulele.

Existem duas opções: as tarraxas de engrenagem e as blindadas. Os modelos feitos de engrenagem eles são totalmente abertos, o que gera mais manutenção e cuidados com a limpeza dos mecanismos dessa tarraxa.

Por outro lado, para quem busca por preço mais em conta, essas são as melhores opções do mercado.

As tarraxas blindadas são fechadas ou seladas, como preferir chamar. Esse tipo de sistema ajuda a evitar que sujeiras e poeiras se acumulem nos mecanismos do aparelho, tornando-se, assim, um modelo fácil de manter e com mais durabilidade. Contudo, esses botões são bem mais caros.

Dessa forma, recomendamos que você avalie as duas opções e veja qual se encaixa na sua necessidade e está dentro do seu orçamento para investir em novo instrumento.

Modelo acústico ou eletroacústico

Para identificar o modelo ideal é preciso considerar a finalidade do seu uso. Afinal, se você é uma pessoa que está iniciando seus estudos com o ukulele ou pretende fazer apresentações em locais mais reservados e fechados, ainda que só para amigos ou em pequenas reuniões de grupo, não há a necessidade de adquirir um tipo eletroacústico.

Na verdade, nessa situação que montamos acima um modelo de ukulele acústico já será mais que o suficiente para dar conta de transmitir o som para seus ouvintes, de uma forma agradável e de qualidade.

Lembrando que esse modelo acústico não permite a conexão com caixas e aparelhagens de som.

Entretanto, se o seu caso é comprar um ukulele para uso profissional, como em shows em lugares abertos ou até mesmo para ensaios no estúdio de gravação, recomendamos que invista nos ukuleles eletroacústicos.

Esses já possuem opções para conectar aos equipamentos de som, contam com afinador embutido e você pode controlar os sons agudos ou graves.

Ukuleles com ou sem acessórios

Fazendo a sua pesquisa pela internet, você encontrará no mercado opções de produtos onde há a venda de ukuleles com acessórios, e outras opções sem. Esses acessórios normalmente são o afinador embutido, o qual mencionamos que vem junto aos modelos de ukulele eletroacústico.

No caso dos ukuleles acústico, o comprador pode receber um afinador individual e, algumas marcas, oferecem uma palheta ao cliente, para ele poder tocar.

Mas o acessório mais interessante que acompanha um ukulele de fato é a bolsa. Ela é chamada popularmente de bag e será nela onde você poderá guardar o seu instrumento musical.

Com a bag é possível transportar o seu ukulele para onde quiser e ainda os modelos são desenvolvidos para acomodar perfeitamente o seu instrumento musical. Tanto o modelo acústico quanto o eletroacústico podem vir com uma bag.

Review dos 6 Melhores Ukuleles de 2021

Depois de conhecer quais são os principais fatores para escolher um ótimo Ukulele para você poder começar a tocar em casa, vamos apresentar os principais produtos dessa categoria disponíveis para compra online.

1

Melhor Escolha

Ukulele Soprano Shelby Su21m e CapaV

Características:

  • Marca: Shelby
  • Peso: 720 gramas
  • Dimensões: 12 x 55 x 26 centímetros
  • Cor: Canela

A nossa primeira dica de compra é de uma marca brasileira, a Shelby. Esse Ukulele é do tamanho soprano, ou seja, ele tem 21 centímetros e pode ser usado por crianças e adultos que estejam interessados em aprender um novo instrumento musical.

O produto é feito todo em madeira maciça. No tampo do instrumento assim como no fundo e na lateral temos a presença do mogno. Nas escalas e no cavalete do ukulele foram usadas madeira de Rosewood, ou Jacarandá. Essa combinação ajuda a trazer mais resistência ao instrumento, o que resulta em mais durabilidade do produto.

As cordas que acompanham o instrumento são de nylon. Mas o que costuma atrair os clientes, além da qualidade do ukulele, é o fato dele vir com uma bag preta de material sintético com bolso frontal e uma alça para transportar.V

Confira o preço

2

Custo Benefício

Ukulele Acústico Soprano Capa 3 Paletas + Afinador – Preto

Características:

  • Marca: Makanu
  • Peso: 820 gramas
  • Dimensões: 57 x 20 x 8 centímetros
  • Cor: Preto

Conheça agora nossa segunda sugestão de compras da marca Makanu. Esse ukulele é do tipo acústico, ou seja, não é possível conectar a aparelhos de som eletrônicos. Porém você pode tocar aonde quiser com seus amigos e familiares. Além disso é uma boa opção para quem está iniciando.

Este modelo de ukulele é feito de madeira laminada, sua cor preta brilhante costuma ser um dos seus principais chamarizes para os futuros compradores. O produto possui cordas em nylon e as tarraxas são do tipo engrenagem.
E comprando o seu ukulele da Makanu você um afinador, três palhetas e uma capa preta para proteger o seu instrumento.

Confira o preço

3

padrao

UKULELE SOPRANO SÉRIE KAHIKO – AZUL TRANSPARENTE

Características:

  • Marca: Mahalo
  • Peso: 340 gramas
  • Dimensões: 10.2 x 20.3 x 53.3 centímetros
  • Cor: Azul

A marca Mahalo trouxe ao mercado de instrumentos musicais um ukulele que é a tradução do que se esperar de instrumento como esse. Ou seja, um design moderno com destaque a sua cor azul bastante viva e que traz um toque mais alegre a esse equipamento de música, porém com todos os materiais de altíssima qualidade.

O corpo desse ukulele é feito de madeira laminada e o produto conta com doze casas. As tarraxas possuem um formato vintage prateado, o que dá um charme ao instrumento.

Suas cordas são de nylgut e você recebe uma bolsa preta com o nome da marca estampado, para que você possa ter seu ukulele sempre à disposição.

Confira o preço

4

padrao

Ukulele Acústico Tagima MW-40 Soprano Natural

Características:

  • Marca: Tagima
  • Peso: 650 gramas
  • Dimensões: 7 x 20 x 51 centímetros
  • Cor: Natural

Você que é principiante nesse universo musical e quer começar com um instrumento de cordas, como o ukulele, recomendamos essa peça da marca Tagima.

O produto é modelo soprano, ótimo para quem vai dar seus primeiros passos na música. Com essa opção você pode realizar excelentes apresentações acústicas.

O tampo do produto foi produzido com madeira liden, assim como a parte lateral e o fundo do ukulele. Já o braço é de outro material, é fabricado com madeira polar.

Enquanto que o cavalete é de plástico e suas tarraxas todas cromadas. Ao todo o produto vai com quatro cordas de nylon. Além de receber o ukulele, o comprador irá ganhar duas palhetas para realizar os seus treinos em casa e ir se aperfeiçoando na arte da música.

Confira o preço

5

padrao

Ukulele Concert UK-20 Harmonics NT

Características:

  • Marca: Harmonics
  • Peso: ‎1.6 kg
  • Dimensões: 74 x 62 x 43 centímetros
  • Cor: Natural

Mais uma boa dica de compra para quem procura por um ukulele acústico, é essa opção da marca Harmonics. Sua fabricação foi feita com materiais de alta qualidade, os quais garantem sons com o timbre mais grave e também encorpados.

O produto vem com quatro cordas de nylon, com um toque macio que facilita na hora de realizar seus solos. Entretanto, é importante ressaltar que nessa opção você não recebe acessórios, ou seja, o produto não vem com afinador, capa ou palhetas, esses recursos adicionais o usuário terá de comprar a parte.

Porém, podemos dizer que mesmo sem esses acessórios o produto tem boas referências, se observar nas avaliações feitas sobre o produto, muitos apontam que esse é um bom ukulele para quem está iniciando.

Confira o preço

6

padrao

UKULELE SOPRANO SÉRIE KAHIKO – NATURAL

Características:

  • Marca: Mahalo
  • Peso: 476.27 gramas
  • Dimensões: 10.2 x 20.3 x 53.3 centímetros
  • Cor: Natural

E mais uma vez a empresa Mahalo apareceu em nossa lista, agora com um ukulele da linha Kahiko. O instrumento possui uma cor natural, sendo que o seu corpo foi produzido com madeira do tipo laminada.

As madeiras usadas na confecção desse ukulele foram o sengon para o corpo, o jabon wood para o braço ou pescoço do instrumento e mahogany na parte do cavalete. As cordas usadas para esse ukulele são bem resistentes, ou seja, não arrebentam fácil, pois são do tipo nylgut.

Caso você pense em levar esse ukulele para tocar na praia ou se apresentar em outros lugares com o seu instrumento, para facilitar o transporte, a marca Mahalo manda uma capa protetora acompanhando o seu ukulele.

Entretanto, é bom você se atentar as dimensões do produto, pois ele é considerado pequeno, ótimo para iniciantes.

Confira o preço

Qual o Melhor Ukulele?

Após uma análise detalhada sobre cada um dos produtos, você deve estar se questionando sobre qual deles é o melhor.

Claro, que todos os produtos apresentados possuem pontos positivos e podem atender a uma necessidade especifica do comprador.

Porém, o nosso veredicto final é que o Ukulele Soprano Shelby Su21m e Capa é o melhor dessa lista.

O produto é feito de madeira maciça, onde encontramos no tampo mogno e na parte do cavalete e das casas de escalas a madeira de jacarandá. Ótimos materiais, os quais garantem maior vida útil ao produto e mantem a qualidade do som produzido.

Seu tamanho é relativamente pequeno, o que facilita na hora de transportar par os lugares. E falando sobre transporte, o produto mencionado vem com uma capa para você guardar o seu ukulele e levá-lo junto com você sempre que quiser.

Melhor Ukulele Custo Benefício

O melhor ukulele custo benefício é o Ukulele Acústico Soprano Capa 3 Paletas + Afinador – Preto, da marca Makuna.

O material usado para fabricar este ukelele é a madeira laminada e as cordas são feitas de nylon. Aliás, qualquer pessoa pode usar, inclusive aquelas que estão iniciando seus estudos em instrumentos de corda.

Qual a Melhor Marca de Ukulele?

E chegamos a última pergunta desse artigo: qual a melhor marca de ukulele? É difícil dizer apenas uma.

Afinal de contas, todas as opções apresentadas possuem o seu charme e diferencial, mas vamos ter que dar o título de melhor marca para a Shelby, uma fabricante brasileira.

Caso não saiba, a Shelby pertence a uma famosa e renomada empresa do ramo de instrumentos musicais, a Eagle.

Eles já estão a algum tempo nesse mercado e sempre buscam manter a boa qualidade nos seus produtos, promovendo instrumentos com acabamentos bons, para que a sonoridade saia perfeita.

Deixe um comentário