Melhor Ventilador de Coluna de 2021: Guia de Compra Completo!

Quem nunca se beneficiou de um bom ventilador de coluna, ou outro modelo, para enfrentar os dias mais quentes do ano? Em um país tropical como o nosso, são muitos os dias de calor.

Mas nem sempre é possível manter o conforto e a temperatura agradável sem a ajuda de algum equipamento de ventilação ou refrigeração. Por isso, continue lendo, e confira aqui quais são os 6 Melhores Ventiladores de Coluna de 2021: Guia de Compra Completo!

Melhores Ventiladores de Coluna de 2021

Acompanhe abaixo os modelos que selecionamos para você:

  • Ventilador de Coluna Desmontável
  • Mallory – Ventilador de Coluna, Delfos TS+, Preto/Grafite, 110v
  • Ventilador de Coluna Desmontável, Ultra Silence
  • Ventilador de Coluna, Air Timer Style TS+
  • Mondial – Ventilador Coluna Maxi Power, 40cm
  • Ventilador Coluna Mondial, Black Premium – 40cm
Imagem Ventiladores de Coluna Detalhes
Ventilador de Coluna Desmontável, Ultra Silence Force Repelente VD5C, Preto, 110v, Arno
Ventilador de Coluna Desmontável Melhor Ventilador de Coluna!
Ventilador de Coluna, Delfos TS+, Preto/Grafite, 110v, Mallory
Ventilador de Coluna, Delfos TS+,V Melhor ventilador de coluna custo benefício!
Ventilador de Coluna Desmontável, Ultra Silence Force VD4C, Preto, 110v, Arno
Ventilador de Coluna Desmontável, Ultra Silence Com Power Zone, que permite direcionar o vento para uma área concentrada.
Ventilador de Coluna, Air Timer Style TS+, Preto/Grafite, 110v, Mallory
Ventilador de Coluna, Air Timer Style TS+ Opera com três velocidades.
Ventilador Coluna Maxi Power, 40cm, Mondial NV-06-6P-NP
Ventilador Coluna Maxi Power, 40cm Com regulagem de altura, para facilitar o uso em diferentes ambientes.
Ventilador Coluna Mondial, Black Premium - 40cm, 127V, 140W - NV-61-6P-NP
Ventilador Coluna Mondial, Black Premium – 40cm A inclinação vertical é regulável, para direcionar melhor o fluxo.

Dentre esses equipamentos, o mais popular é o bom e velho ventilador. Parceiro nas horas de calor extremo, esse equipamento está presente na casa de quase todos os brasileiros.

Além de serem mais acessíveis do que aparelhos de ar-condicionado, os ventiladores são práticos, e fáceis de transportar para diferentes ambientes.

Os ventiladores de coluna contam ainda com a facilidade de poderem ficar diretamente no chão, e não precisarem de nenhum móvel para apoiar. Pois possuem uma coluna que os mantêm em uma altura mais adequada para ventilar o ambiente.

Além dos modelos tradicionais, é possível ainda encontrar opções mais silenciosas e que possuem mais facilidades, como repelente e controle remoto.

Se você está precisando comprar um ventilador de coluna, mas está em dúvida sobre qual escolher em meio a tantas opções disponíveis no mercado, continue lendo este artigo e confira os critérios que você deve avaliar antes de escolher o seu ventilador de coluna.

Além disso, apresentaremos uma lista com os 6 melhores ventiladores de coluna do mercado. Confira os critérios a seguir e a lista dos melhores ventiladores de coluna!

O Que Comparar nos Ventiladores de Coluna

Para quem procura por um ventilador de coluna para comprar, é importante estar atento a alguns critérios essenciais que vão ajudar na escolha do melhor equipamento para atender às suas necessidades.

Dentre os principais critérios de avaliação para compra, podemos citar o modelo, o tamanho da hélice, a potência e vazão do ar, a altura, a voltagem e o selo Procel. Confira a seguir cada um deles em detalhes!

Modelo

No que se refere ao modelo, é possível encontrar o ventilador de coluna tradicional, para colocar no chão.

Mas também existem modelos mais versáteis, como os ventiladores 3 em 1. É possível usá-los como ventiladores de mesa, de pedestal (de coluna para colocar no chão) ou de parede.

Adaptar um ventilador de coluna de pedestal para um modelo de mesa costuma ser bem fácil, pois basta fazer um ajuste na altura.

Os ventiladores que podem ser ajustados para colocar na parede vão precisar de algumas peças e de seguir algumas instruções para instalar.

Nesses casos é importante checar o manual para ver as informações sobre a instalação e também para verificar se ele já vem com todas as peças necessárias para realizar essa instalação.

Além disso, apesar de serem menos comuns, existem alguns modelos que oferecem ainda mais vantagens e facilidades.

É o caso do ventilador que possui um espaço para colocar um refil com repelente de insetos que além de ventilar o ambiente ainda afasta insetos indesejados, como mosquitos e pernilongos.

Também existem modelos com controle remoto, para dar mais conforto para ajustar as programações, incluindo um timer para programar horários para ligar e desligar o ventilador.

O modo silencioso também é uma funcionalidade interessante que é capaz de oferecer ventilação enquanto a pessoa dorme sem incomodá-la com barulho.   

Tamanho da hélice

A quantidade de pás, assim como o tamanho da hélice também são critérios importantes para verificar antes de comprar um ventilador. Pois essas características interferem na quantidade de vento que o aparelho libera.

Dessa forma, o desempenho do ventilador tem relação com o tamanho e a quantidade de hélices.

Para escolher bem por esse critério, é importante saber onde pretende usar o ventilador, e quantas pessoas costumam ficar no local.

Para espaços grandes é necessário um ventilador com hélices grandes também, com no mínimo 40 cm de diâmetro, pois assim o vento será distribuído de forma mais eficaz por todo o ambiente.

O tamanho da hélice pode chegar a até 50 cm. Esses ventiladores com hélices grandes têm a desvantagem de não liberarem o vento de forma muito concentrada, mas são ideais para grandes ambientes por ventilar o local por completo.

Já para espaços menores e para um número reduzido de pessoas, o ideal é optar por ventiladores com hélices com menos de 40 cm, pois eles vão produzir um vento mais concentrado e refrescar de maneira adequada os ambientes menores e com pouca gente.

É importante avaliar esse critério para escolher o ventilador mais adequado para o seu ambiente, pois não é necessário ter um ventilador muito grande em ambientes pequenos.

Pois eles tendem a ser mais barulhentos, por outro lado um ventilador pequeno para um ambiente grande mesmo que seja mais silencioso não vai ser o suficiente para refrescar o ambiente.

A questão do ruído ocorre porque as pás maiores exigem mais do motor, e por isso o equipamento costuma fazer mais barulho.

A quantidade de pás interfere na hora de espalhar o ar no ambiente. É possível encontrar modelos de ventiladores de coluna que têm até 8 pás.

Potência e vazão do ar

Para quem gosta de bastante vento ou sente muito calor, é importante ficar de olho nesse critério.

A vazão de ar é que vai mostrar a quantidade de ar que o aparelho pode liberar por metro cúbico por segundo. Quanto maior for o valor, mais vento ele libera, o que significa que é mais potente.

A vazão do ar é algo que depende de outras características do ventilador, como a potência do motor e o tamanho e quantidade das hélices. Os ventiladores mais potentes podem emitir até 3 m³ por segundo.

Por isso, você pode procurar por essa informação, mas nem sempre os fabricantes informam sobre a vazão de ar do ventilador.

Então, nesses casos, você pode observar a potência do ventilador. Pois os mais potentes costumam ter mais vazão de ar, apesar de isso não ser uma regra.

E, às vezes, a potência alta não vai vir acompanhada de mais vento, de modo que é importante ficar atento a outros critérios também.

Alguns ventiladores podem ter potência de até 140 W, contudo o mais comum é que tenham a potência média de 126 W.

Altura do ventilador de coluna

A altura é outro critério importante na escolha do ventilador de coluna. Em geral, esse tipo de ventilador possui uma altura média que varia de 100 cm até 160 cm, já considerando toda sua extensão, com as hélices e a grade de proteção.

Os ventiladores mais altos são mais práticos, já que podem ser colocados diretamente no chão, sem necessidade de suporte e atendem bem a diversas situações em que as pessoas estejam sentadas ou em pé.

No caso de a altura ser regulável é melhor ainda, pois o ventilador fica ainda mais versátil.

Os ventiladores com altura regulável são aqueles nos quais a coluna tem um ajuste para aumentar ou diminuir a altura. Em geral, a extensão que pode ser ajustada fica em torno de 40 cm a 50 cm.

Se puder escolher um ventilador de coluna com a altura ajustável é melhor, pois você terá mais facilidade para direcionar o vento para onde você achar melhor.

Voltagem

A voltagem é sempre um elemento muito importante na hora da compra de qualquer aparelho elétrico.

No caso de quem compra pela internet é ainda mais fundamental ficar atento a esse critério. Pois a voltagem pode variar conforme a região do país.

Então, se você compra um produto pela internet sem verificar esse critério, pode acabar danificando seu aparelho ou a rede elétrica, ou ainda impossibilitar que ele funcione com toda a capacidade que possui.  

Por isso, tenha atenção se o ventilador que você pretende comprar opera com a voltagem 110 V ou 220 V. Até existem opções de ventiladores de coluna que são bivolt, ou seja, operam com as duas voltagens, mas não é a maioria.  

Ventilador de coluna com Selo Procel

Por último, mas muito importante é observar se o ventilador possui o selo Procel A, que garante economia de energia. Isso porque se você está precisando de um ventilador, é provável que vai precisar usá-lo várias horas por dia durante a temporada de calor.

Por isso, é importante lembrar que ele é um equipamento elétrico e que ficará horas ligado à tomada consumindo energia elétrica.

Imagine só se você compra um ventilador superpotente, usa o mês todo e no mês seguinte tem aquela surpresa desagradável na conta de energia e percebe que vai ter que reduzir o uso ou se conformar a pagar uma conta mais cara.

Para não ter esse tipo de surpresa ruim, é importante verificar o selo Procel, pois esse selo é regulamentado pelo Inmetro e classifica o consumo energético dos equipamentos elétricos.

O selo classifica os equipamentos de A a G, sendo A o nível mais econômico e G o que tem maior gasto energético. Para escolher um ventilador mais econômico, procure um que tenha o selo Procel mais próximo de A.

Como os ventiladores possuem diferentes níveis de velocidade para serem ajustados, é possível que haja variação na classificação do selo Procel em cada nível de velocidade do funcionamento.

Para apostar em um ventilador mais econômico, é importante escolher um que opere na classificação A do selo Procel em todos os seus níveis de funcionamento.

Review dos 6 Melhores Ventiladores de Coluna de 2021

Agora que você já sabe os principais critérios que deve avaliar antes de comprar um ventilador de coluna, confira esta lista que preparamos com os 6 melhores ventiladores de coluna de 2021!

1

Melhor Escolha

Ventilador de Coluna Desmontável

Características:

  • Marca: Arno
  • Voltagem: 110 V
  • Peso: 7340 Gramas
  • Tamanho: 42.8 x 49 x 152.3 centímetros

O ventilador de Coluna Desmontável, Ultra Silence Force Repelente VD5C da Arno é imbatível contra o calor e também contra os mosquitos.

Esse modelo, além de ser muito potente e silencioso, já vem com o encaixe para colocar o repelente, possibilitando que você tenha um sono tranquilo no qual poderá se refrescar e ficar livre de mosquitos sem o incômodo ruído que muitos ventiladores emitem.

A união de ventilação e vaporização de repelente aumenta a ação do produto já que ele é difundido para uma área maior. Assim, ele é mais eficaz do que o difusor de repelente tradicional de colocar na tomada.

Ele tem tecnologia Silence Force da Arno, sendo forte e com potência de 130 W. O design da grade é moderno, exclusivo e lembra uma turbina de avião.

Ele conta com três velocidades e seis pás, para garantir mais força e mais vento. Além disso, é o ventilador mais silencioso do mercado.

Cada velocidade atende a uma necessidade. A velocidade 3 é chamada Turbo Silêncio e oferece o vento mais forte e silencioso para o alívio imediato do calor.

A velocidade 2 chamada Eco-fresh é até 20% mais econômica, permitindo deixar o ventilador ligado o dia todo sem se preocupar com o aumento excessivo da conta de energia.

Já a velocidade 1 denominada Silêncio / Dormir oferece o vento moderado com quase nenhum ruído, permitindo um sono mais tranquilo.

Ainda, ele possui Power Zone para a máxima concentração do vento e inclinações para o chão e horizontal para direcionar o vento conforme a sua necessidade.

A montagem e a desmontagem são bem simples e podem ser feitas em apenas um clique, permitindo que ele seja desmontado para ficar mais fácil de guardar.

Também há uma alça para transportar e a grade é bem segura atendendo às normas internacionais de segurança. Ele é testado em laboratório próprio e possui selo do INMETRO.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Ventilador de Coluna, Delfos TS+

Características:

  • Marca: Mallory
  • Voltagem: 110 V
  • Peso: 6000 Gramas
  • Tamanho: 48 x 39 x 130 centímetros

O ventilador de coluna Delfos TS+ da Mallory é um equipamento simples, copacto, leve e eficaz. Com potência de 126 W ele oferece uma ventilação adequada atendendo bem a um uso básico do produto.

Ele conta com hélice de 6 pás e sistema especial TS. Além disso, conta com três velocidades e é um ventilador bem econômico no gasto de energia, pois opera com eficiência energética A nas três velocidades.

O ajuste de altura também deixa o equipamento mais versátil. Ele também pode ser ajustado com inclinação vertical e horizontal para facilitar o direcionamento do vento para onde a pessoa quiser.

A grade pode ser removida, o que facilita na hora da limpeza das hélices. Com pás de 40 cm, ele oferece o maior fluxo de ar de sua categoria, sendo um ventilador potente e de preço acessível.

Além disso, é bastante silencioso para evitar o incômodo que muitos aparelhos causam por causa do ruído.

Confira o preço

3

padrao

Ventilador de Coluna Desmontável, Ultra Silence

Características:

  • Marca: Arno
  • Voltagem: 110 V
  • Peso: 6390 Gramas
  • Tamanho: 48.8 x 48 x 152.3 centímetros

O Ventilador de Coluna desmontável Ultra Silence Force VD4C da Arno é adequado para todo tipo de ambiente. Seu design é sofisticado e vai combinar perfeitamente com qualquer espaço em que você o utilize.

Além de bonito, a vazão de ar é grande e ele conta com a Power Zone, que permite direcionar o vento para uma área concentrada, o que aumenta a sua performance e garante que você controle para onde o vento vai.

O cabo mais longo facilita o seu uso em diferentes ambientes da casa. Ele também tem regulagem de altura para facilitar o uso em qualquer ocasião.

A função Eco-fresh ajuda na economia de energia, pois tem um gasto até 20% menor do que o tradicional, ajudando a manter a conta de energia mais barata.

Ele é super resistente e fácil de montar e desmontar, de modo que facilita o transporte e o armazenamento do produto em casa quando não estiver usando. Além disso, tem potência de 126 W, é eficiente, prático, econômico e durável.

Confira o preço

4

padrao

Ventilador de Coluna, Air Timer Style TS+

Características:

  • Marca: Mallory
  • Voltagem: 110 V
  • Peso: 6100 Gramas
  • Tamanho: 48 x 39 x 130 centímetros

O Ventilador de Coluna Air Timer Style TS+ da Mallory é um ventilador com potência de 126 W. Ele tem sistema especial TS e hélice de seis pás, o que garante mais eficiência e vazão de ar.

É um equipamento econômico, pois opera com três velocidades e sua eficiência energética é A nos três níveis de velocidade, o que faz com que ele gaste menos energia elétrica.

A grade é removível para facilitar a limpeza. Além disso, ele tem ajuste de altura e inclinação que pode oscilar para a horizontal e vertical, de forma que é possível direcionar a ventilação para onde desejar.

O fluxo de ar é intenso, graças à hélice de 30 cm. É o modelo com maior fluxo de ar de sua categoria.

Confira o preço

5

padrao

Ventilador Coluna Maxi Power, 40cm, Mondial NV-06-6P-NP

Características:

  • Marca: Mondial
  • Voltagem: 110 V
  • Peso: 1680 Gramas
  • Tamanho: 48 x 26 x 48.5 centímetros

O Ventilador de Coluna Maxi Power da Mondial oferece mais vento com menos ruído. Ele alia economia de energia, segurança, eficiência e grande vazão de ar.

É um ventilador com regulagem de altura para facilitar o uso em diferentes ambientes e ocasiões. Além disso, conta com um botão para acionar com facilidade o movimento oscilante na direção horizontal. Também é possível ajustar a inclinação dele.

A hélice é de seis pás e mede 40 cm, proporcionando um fluxo de ar mais concentrado e vento mais forte. A grade removível facilita na hora da limpeza. A potência é de 140 W, uma das maiores do mercado.

Conta ainda com a etiqueta de eficiência energética A, o que garante mais economia na conta de luz.

Confira o preço

6

padrao

Ventilador Coluna Mondial, Black Premium – 40cm

Características:

  • Marca: Mondial
  • Voltagem: 127 V
  • Peso: 5700 Gramas
  • Tamanho: 41.5 x 45 x 150 centímetros

O Ventilador de Coluna Mondial Black Premium tem a base estável e oferece muito mais vento. Sua hélice de seis pás tem um design excelente e aerodinâmico, para dar mais vazão de ar.

A potência é de 140 W, que permite deixar o ambiente arejado e bem fresco. Além disso, é silencioso e não incomoda por conta do ruído. A altura pode ser ajustada conforme o momento do uso para dar mais conforto e praticidade.

Conta com três velocidades de funcionamento, que permite a escolha por mais conforto, mais vento ou menos ruído para dormir tranquilo. A inclinação vertical é regulável para direcionar melhor o fluxo. Já o uso do sistema oscilante permite ventilar todo o ambiente.

É um ventilador prático, eficiente e durável, pois oferece design mais sofisticado, qualidade e bem-estar.

Confira o preço

Qual o Melhor Ventilador de Coluna?

O Ventilador de Coluna Desmontável, Ultra Silence Force Repelente VD5C da Arno é o melhor ventilador de coluna do mercado em 2021.

Pois, além de oferecer o melhor de um ventilador de coluna, ainda oferece a função repelente de maneira mais eficaz do que um vaporizador comum de repelente.

Por isso, você reúne dois produtos em um só, desempenhando as suas funções com excelência.

Além disso, é um produto de qualidade, resistente e prático, já que pode ser desmontado e guardado com facilidade quando o calor passar e montado facilmente sempre que precisar usar novamente.

Ademais, é moderno e bonito para compor os ambientes de sua casa no verão.

Melhor Ventilador de Coluna Custo Benefício

Para quem busca uma opção mais básica, mas que ofereça qualidade e eficácia, a escolha deve ser o Ventilador de Coluna, Delfos TS+ da Mallory.

Pois é de uma marca confiável e cumpre o que promete: ventilar o ambiente, oferecer economia de energia e regular altura e direção do vento conforme as necessidades da pessoa.

É um equipamento compacto, mas de qualidade e se destaca como um dos melhores de sua categoria.

Qual a Melhor Marca de Ventilador de Coluna?

A melhor marca de ventilador de coluna do mercado atualmente é a Arno, pois oferece as melhores opções de ventiladores com tecnologias modernas e funções adicionais muito úteis para os clientes.

Além de tudo, a qualidade da Arno é indiscutível e é provável que você terá seu ventilador funcionando bem por muitos anos. Os ventiladores da Arno são potentes e silenciosos, proporcionando ventilação e bem-estar.

Deixe um comentário