Melhor Vinho Branco de 2021: Guia de Compra Completo

Quer saber qual o melhor vinho branco para degustar e apreciar esta delícia? Então, acompanhe a nossa lista de hoje. Vamos conhecer quais são as opções mais interessantes que há no mercado e que não podem faltar na sua casa. 

Afinal, o vinho branco é um dos vinhos favoritos de muita gente. Pois, é versátil para combinar com diferentes pratos, além de ser super aromático e saboroso. Sem contar que, ele é refrescante e pode ser uma ótima ideia para o verão.

Como vamos conhecer aqui em nosso guia, o melhor vinho branco é um curinga na mesa. Uma vez que, devido ao sabor mais leve e fácil de consumir. Ele é ótimo para agradar todo mundo.

Por isso, ele pode ser aquele vinho chave para um almoço com várias pessoas. Além de ser agradável a todos, vai bem uma porção de pratos, serve para o dia, para o noite e vai bem em ocasiões de descontração.

Melhores Vinhos Brancos de 2021

Os vinhos que estão em nossa lista são as opções mais bem indicadas e avaliadas. Inclusive, alguns deles são os favoritos de degustadores e amantes de um bom vinho. Aqui, vamos encontrar uma boa variedade de preço e tipo de produção de cada vinho. 

Confira quais são os 6 melhores vinhos de 2021:

  • Vinho Branco Maison Belleroche Chardonnay 750Ml
  • Trapiche Vinho Vineyards Chardonay 750ml
  • Vinho Branco Chardonnay, Gato Negro 750ml
  • Rhino Chardonnay Vinho Branco White Rhino Chardonnay 750Ml 
  • Vinho Branco Sauvignon Blanc Santa Helena Reservado 750ml
  • Santa Lucia Vinho Branco Sauvignon Blanc 750Ml

Entre eles, você pode encontrar o melhor vinho branco de 2021 para ocasiões mais elegantes. E, inclusive, o melhor vinho branco para situações menos formais e para beber no dia a dia. Saiba mais:

Imagem Vinhos Brancos Detalhes
Vinho Branco Maison Belleroche Chardonnay 750Ml Maison Belleroche Chardonnay
Vinho Branco Maison Belleroche Chardonnay 750M Melhor Vinho Branco
Vinho Trapiche Vineyards Chardonay 750ml
Vinho Trapiche Vineyards Chardonay 750ml Melhor Vinho Branco Custo Benefício
Vinho Branco Chardonnay, Gato Negro 750ml
Vinho Branco Chardonnay, Gato Negro 750ml Versátil para harmonização, gosto frutado, leve, refrescante e elegante
Vinho Branco White Rhino Chardonnay 750Ml Rhino Chardonnay
Vinho Branco White Rhino Chardonnay 750Ml Vinho de sabor bem refrescante, com paladar balanceado, conta com notas de frutas cítricas e tropicais
Vinho Branco Sauvignon Blanc Santa Helena Reservado 750ml
Vinho Branco Sauvignon Blanc Santa Helena Reservado 750ml Vinho leve, versátil para harmonizar, possui ótimo aroma e conta com bom preço
Vinho Branco Santa Lucia Sauvignon Blanc 750Ml Santa Lucia Sauvignon Blanc
Vinho Branco Santa Lucia Sauvignon Blanc 750Ml Vinho leve, refrescante, com aroma marcante de frutas, sabor fresco e jovem

O vinho branco é uma delícia para saborear em diferentes momentos do dia e em diferentes situações. Como sabemos, o vinho é uma das bebidas mais lembradas para o inverno. Mas, nada impede seu uso no verão, e o vinho branco pode ser a melhor opção neste sentido.

Além disso, diferente dos tintos, os vinhos brancos costumam ser mais leves. Isto é, com o sabor menos ácido, é mais equilibrado. Em geral, seu processo de amadurecimento não é tão longo como o tinto, por exemplo.

Na questão do sabor, o vinho branco possui um aroma frutado, com aroma de frutas mais claras. Como as frutas cítricas, tropicais, de cor branca, amarela, verde ou frutas de “carne” branca, como a maçã. 

E ainda, também é possível perceber uma maior refrescância no sabor. Por isso, são bem indicados para o verão. Afinal, sua temperatura de consumo algumas vezes requer de 8º a 10ºC, ou seja, um pouco mais refrigerado.

Então, vamos agora saber mais sobre os vinhos, para você garantir a compra do melhor vinho branco!

O que Comparar nos Vinhos Brancos

Agora, para ajudar você na missão de encontrar o melhor vinho branco, separamos algumas dicas. Assim, você poderá comparar as opções que estão disponíveis e ver qual pode ser o mais agradável a você. 

Confira o que comparar nos vinhos brancos:

  • Tipo de Uva: Chardonnay e Sauvignon Blanc;
  • Harmonização;
  • Seco ou suave;
  • Aroma e Sabor;
  • Vinícola e produção;
  • Safra.

Portanto, estes são alguns dos aspectos que podemos encontrar nos vinhos e vamos ver com mais detalhes agora. Acompanhe:

Tipo de uva

Uma das variedades que vamos encontrar nos vinhos brancos é o tipo de uva utilizada para produção. E, as mais conhecidas são a Chardonnay e Sauvignon Blanc. 

Assim, cada uma destas uvas pode ter um impacto diferente em relação ao sabor e aroma do vinho. Por isso, é importante estar atento a esta característica na hora da escolha do melhor vinho branco. Vamos saber mais sobre cada uma

Uvas Chardonnay

As uvas Chardonnay são originárias da França, mas especificamente da região de Borgonha. Mas, hoje em dia elas já se espalharam pelo mundo. Pois, o seu cultivo é um dos mais fáceis, uma vez que o fruto adapta-se muito bem a diferentes climas. 

As características que percebemos no vinho com esta uva são um vinho mais seco e encorpado. Além disso, o sabor frutado é mais presente, assim como o aroma. E, geralmente, o vinho com esta uva é armazenado para envelhecimento em barril de carvalho.

Uva Sauvignon Blanc

Esta uva também é originária da França, porém ela se popularizou pelo mundo todo. E, hoje, já é uma das mais cultivadas pelo mundo todo. Isto também implica em uma boa variedade de sabores e características, conforme a região e processo de produção.

Mas, em geral, uma característica bastante presente nesta uva é o gosto e aroma mais herbáceo. Além disso, o aroma é mais intenso nos vinhos produzidos a partir desta uva. Além disso, são vinhos mais leves e suaves. 

Harmonização

A escolha do melhor vinho branco também pode depender muito da harmonização. Embora, os vinhos brancos sejam bem versáteis neste sentido. Mas, algumas recomendações podem ajudar ainda mais a combinar a bebida com a comida.

Em geral, a dica é harmonizar com pratos suaves, nem muito salgados e nem muito doces. Além disso, molhos fortes e comidas mais apimentadas também podem não combinar muito bem.

Bom, um clássico da harmonização dos vinhos brancos são os frutos do mar e peixes. Sejam grelhados ou assados, é uma pedida bem certeira que não tem erro, pois a refrescância do vinho cai bem com a leveza do prato.

Além disso, carnes brancas, como aves, também são ótimas para harmonizar com o vinho branco. E outros pratos como massa, saladas e vegetais grelhados são boas pedidas também.  

Seco ou Suave

O vinho branco pode ser encontrado na classificação de secos ou suaves. Neste caso, o melhor vinho branco irá depender do gosto de quem beberá o vinho, claro. Mas, em geral, o vinho branco ele já é naturalmente mais leve e suave. 

Então, os secos não vão ser tão amargos ou fortes, apenas não tão adocicados. Já os suaves podem ter um gosto mais doce, por isso é bom optar por algo de boa qualidade para que o gosto não fique doce e que não ressalte no vinho.

Aroma e Sabor

Para saber qual é o  melhor vinho branco para seu gosto, também pode cuidar do seu sabor e aroma. Vale lembrar que, existe uma infinidade de sabores e aromas, mas com algumas características. 

Como, por exemplo, o aroma da fruta, bastante perceptível nos vinhos brancos. Neste caso, as frutas vão ser normalmente brancas, amarelas ou de outra tonalidade clara. 

Além disso, muitas vezes o aroma também pode conter um toque de manteiga, baunilha ou alguma cremosidade. Tudo varia conforme o vinho. 

E quanto ao sabor, em geral eles são suaves e frescos ao paladar, também podemos encontrar paladares macios e redondos. 

Vinícola e produção do vinho

Além de tudo que vimos até agora, a escolha de um vinho bem elaborado, de uma vinícola de procedência também conta. Aliás, o melhor vinho branco será aquele que possui uma certa tradição na sua produção. 

Por isso, vale observar o processo de amadurecimento e fermentação pelo qual o vinho passa. Além disso, a sua região de produção, as características do clima e o impacto no cultivo das uvas. 

Safra

Outra característica na hora de escolher o melhor vinho branco, é o cuidado com a safra. Pois, muitas pessoas pensam que quanto mais velho o vinho é, melhor. Porém no vinho branco não é bem assim. 

É importante que a safra não tenha mais de uns 10 anos, pois assim o vinho já pode ter passado do seu tempo. Além disso, alguns vinhos trazem a característica de serem jovens, portanto, com safras mais recentes. 

Review dos 6 Melhores Vinhos Brancos de 2021

Agora, com base nas características acima, vamos conhecer quais são os 6 melhores vinhos brancos de 2021. Abaixo você encontra cada detalhe e indicações para consumir a bebida da melhor maneira. Confira:

1

Melhor Escolha

Vinho Branco Maison Belleroche Chardonnay 750Ml

Características:

  • Origem: França
  • Safra: 2016
  • Tipo de uva: Chardonnay
  • Classificação: Seco

O Vinho Branco Maison Belleroche Chardonnay é uma ótima opção de vinho de qualidade e bom gosto. Fabricado por Paul-Sapin, da França desde 1889, apresentando tradição e confiança na fabricação de vinhos.
 
A uva utilizada para a fabricação é a Chardonnay, e sua degustação é apresentada como um vinho muito redondo e fresco, conta com notas exóticas de abacaxi fresco. É um vinho bem refrescante e gostoso para diferentes climas. 

Já no seu sentido olfativo, o vinho apresenta tons frutais com cítricos e abacaxi, também aroma secundário de jasmim. E a sua coloração é amarelo claro. A classificação do vinho é seca, portanto, menos doce. Sua safra é de 2016 e o teor alcoólico é de 13%. 

Para degustação, recomenda-se servir de 8º até 10ºC. E como harmonização, o vinho combina muito bem com saladas, peixes, coquetéis de entrada, vegetais e vegetais assados. Também vai bem com pratos de massas, além de outras carnes brancas e frutos do mar

Este é um vinho maravilhoso para quem gosta de apreciar vinhos mais frescos e leves, como são caracterizados os vinhos brancos. Sem contar que a sua produção vem de uma procedência referencial para o mundo todo. 

Confira o preço

2

Custo Benefício

Vinho Trapiche Vineyards Chardonay 750ml

Características:

  • Origem: Argentina
  • Safra: 2016
  • Tipo de uva: Chardonnay
  • Classificação: Seco

O Vinho Trapiche Vineyards Chardonay é deliciosamente refrescante, é um vinho limpo e frutado, de muito boa qualidade. E ainda, seu preço é super destaque, por isso, podemos dizer que é o melhor pela relação de custo-benefício. 

Este vinho é de produção Argentina, na região de Mendoza. A vinícola de produção,  Trapiche segue a tradição de cultivo de uvas e produção de vinhos desde 1883. 

Inclusive, é uma vinícola mundialmente conhecida, presente em mais de 80 países e ganhadora de prêmios pela sua excelência.  Mantendo há 130 anos a qualidade e um ótimo processo de produção do vinho. 

O vinho é produzido com a uva 100% Chardonnay. Conta com um aroma delicioso da combinação de abacaxi e maçã, o que causa a sensação limpa e refrescante no paladar. E no corpo ele é levemente encorpado.

Seu sabor é seco e possui uma acidez refrescante e no final um gostinho mais suave e prolongado. e amadurecimento é breve em barricas de carvalho e logo é engarrafado. Possui teor alcoólico de 13% e coloração amarela brilhante com tons esverdeados.

Para degustação, a harmonização pode ser com aperitivos, entradas leves, canapés frios, saladas, frutos do mar, casquinha de siri, além de aves grelhadas e tábuas de queijos leves. Recomenda-se servir nas temperaturas entre 8º e 10ºC.

Confira o preço

3

nao

Vinho Branco Chardonnay, Gato Negro 750ml

Características:

  • Origem: Chile
  • Safra: 2016
  • Tipo de uva: Chardonnay
  • Classificação: Seco

O Vinho Branco Chardonnay, Gato Negro é super gostoso de saborear, leve e refrescante, e ainda conta com ótimo preço no mercado. O vinho é de origem chilena, fabricado na região do Vale Central.

O vinho é fabricado pela renomada vinícola San Pedro, recebe o nome de Gato Negro a linha de vinhos mais leves, frutas e de fácil degustação. Além disso, ele é fabricado em terroirs férteis de clima especial e apropriado para produção.

O vinho é o do tipo branco, seco e levemente encorpado e possui tom amarelo brilhante. Quanto ao sabor, há o gosto frutado de frutas como pêssego, abacaxi e banana, em boa harmonia com gosto de baunilha. No paladar é macio e refrescante. 

O aroma do vinho possui características de notas de pêssego, abacaxi, banana e baunilha. Ele é fabricado com uvas 100% Chardonnay. E quanto ao processo de amadurecimento, ele é engarrafado imediatamente após a fermentação. Seu teor alcóolico é de 13,4%. 

Para harmonização, o vinho vai muito bem com aperitivos, saladas, ostras gratinadas, peixes como salmão ou robalo (assado ou grelhado). Também vai bem com aves, tortas de legumes e queijos leves, por isso, é super versátil. Recomenda-se servir nas temperaturas entre 10º a 12ºC. 

Confira o preço

4

nao

Vinho Branco White Rhino Chardonnay 750Ml Rhino Chardonnay

Características:

  • Origem: África do Sul
  • Safra: 2019
  • Tipo de uva: Chardonnay
  • Classificação: Seco

O Vinho Branco White Rhino Chardonnay é um vinho super refrescante e elegante. Produzido pela Linton Park na África do Sul. É um vinho branco, de classificação seco e de safra do ano de 2019.

A empresa se destaca pelo compromisso assumido em doar parte do lucro desta linha de vinhos para a conservação de rinocerontes na África do Sul.Outro destaque da empresa fabricante é a garrafa, mais leve que as tradicionais. O que reduz a pegada de carbono da adega.

O vinho é produzido a partir da uva Chardonnay, possui um aroma fresco e delicado. No paladar, ele é bastante balanceado, com notas de peras, damascos e frutas cítricas e tropicais. Esta combinação resulta num sabor agradável, de finalização longa e fresca. 

O processo de amadurecimento do vinho é feito em tanques de aço inoxidável, até ser engarrafado. Seu teor alcoólico é de 13%. 

Para a harmonização, recomenda-se a apreciação como aperitivo, ou servido com saladas, peixes, frutos do mar ou carnes brancas. E a temperatura ideal para consumo é de 10º a 12ºC. 

É um ótimo vinho, bem reconhecido no mundo todo e, inclusive, já premiado com o John Platter pela Colheita 2011. Perfeito para os dias quentes, devido a sua ótima refrescância.

Confira o preço

5

nao

Vinho Branco Sauvignon Blanc Santa Helena Reservado 750ml

Características:

  • Origem: Chile
  • Safra: Não informado
  • Tipo de uva: Sauvignon Blanc
  • Classificação: Seco

Um vinho super leve e de fácil degustação é o Vinho Branco Sauvignon Blanc Santa Helena Reservado. O vinho é de ótima qualidade, possui tradição na sua produção e o valor é bastante atrativo. 

Produzido em uma das regiões de vinícolas do Chile com mais variedade em uvas, na região do Vale Central. É um vinho jovem, para ser apreciado no dia a dia, em momentos informais e de descontração. Também é super versátil para harmonizar.

O aroma é bem presente neste vinho, uma vez que é produzido com as uvas do tipo Sauvignon Blanc, que possuem característica mais presente no aroma. O aroma é de frutas brancas, tropicais e cítricas, uma combinação de lichia, goiaba e intensas notas herbáceas.

No paladar, há uma ótima acidez, deixando o sabor com o destaque frutado e bem refrescante na boca. O vinho é seco, com incorporação mais leve. O processo de amadurecimento é de fermentação e, após  imediato engarrafamento, sendo um vinho jovem.

Seu teor alcóolico é de 12,5%, possui coloração amarelo claro com reflexos de verde. E, para harmonização, é super versátil e pode combinar principalmente com aperitivo, canapés em geral, saladas, frutos do mar e queijo de cabra. 

O consumo é indicado com a temperatura de 8º a 10ºC, perfeito para dias mais quentes. É um excelente vinho, leve, refrescante, saboroso e fácil de consumir, além de ser super versátil. 

Confira o preço

6

nao

Vinho Branco Santa Lucia Sauvignon Blanc 750Ml

Características:

  • Origem: Chile
  • Safra: 2017
  • Tipo de uva: Sauvignon Blanc
  • Classificação: Seco

Mais um vinho maravilhoso e com vantagem no preço é o Vinho Branco Santa Lucia Sauvignon Blanc. De produção chilena, o vinho se destaca pelo sabor suave e refrescante, com acidez equilibrada. 

O vinho é produzido na região do Vale Central, no Chile, com as uvas Sauvignon Blanc 100%. E conta com a coloração amarela clara e reflexos verdes. E é deliciosamente aromático. 

O vinho chega ao olfato com aroma de frutos cítricos, ligeiras notas de pêssego branco, e aroma de frutas tropicais intensas. E quanto ao paladar, ele é super saboroso e fácil de beber, é um vinho muito fresco, jovem, com acidez equilibrada. 

O processo de fermentação do vinho não passa pelo carvalho, ele é fermentado com leveduras por 16 até 21 dias. Depois é estabilizado e engarrafado. Seu teor alcóolico é de 13%.  

Para harmonizar, o vinho vai muito bem com pratos como saladas, peixes, frutos do mar ou carnes brancas. Além disso, também vai bem como aperitivo. Deve ser consumido entre temperaturas de 10º a 12ºC. 

Portanto, é um ótimo vinho para apreciar no dia a dia, inclusive no calor. Ótimo para ser servido com pratos diversos, é agradável no sabor e pode ser um coringa para agradar diferentes gostos em um almoço ou ocasião de reunião descontraída.  

Confira o preço

Qual o Melhor Vinho Branco?

O melhor vinho branco de nossa lista é o Maison Belleroche Chardonnay, ele merece todo o destaque. Afinal, é um vinho já muito bem renomado e conceituado. Original da França, local típico de suas uvas de cultivo, a Chardonnay. 

Além de extrema qualidade de produção, a qual passa por um processo tradicional de amadurecimento e fermentação. Também conta com excelente gosto e aroma. Sendo um vinho de gosto redondo, macio e fresco. 

E quanto ao aroma, é deliciosamente bom, pois conta com notas exóticas de abacaxi fresco. Portanto, é com certeza um bom vinho para diversas ocasiões e, principalmente, para dias mais quentes. 

Melhor Vinho Branco Custo Benefício

Agora, se você busca por vinhos de boa qualidade e com um preço bacana. Então, uma ótima opção para escolher é o Vinho Trapiche Vineyards Chardonnay. Pois, conta com boa procedência de produção, qualidade e preço bom.

O vinho é de origem argentina, produzido por uma das vinícolas mais tradicionais da região de Mendoza. E sua uva de produção é a  Chardonnay, o que o caracteriza como um vinho levemente encorpado e com um sabor frutado delicioso.

O aroma do vinho é uma bela combinação de abacaxi e maçã, tornando o vinho refrescante e limpo. O gosto é suave, com um final prolongado. E é uma ótima pedida para pratos leves.

Qual a Melhor Marca de Vinho Branco?

Todas as marcas que citamos nos vinhos do nosso guia de compras, são ótimas. Mas, vale um destaque especial para a vinícola San Pedro, uma marca chilena que há muitos anos se dedica à produção de vinho na região do Vale Central no Chile. 

Por isso, é uma marca séria e renomada, respeitada no mundo todo. Portanto, vale a pena confiar e experimentar os seus vinhos, em especial da linha Gato Negro, conforme mencionado mais acima em nosso review. 

Deixe um comentário