Melhor Vinho Chileno de 2021: Guia de Compra Completo

Você quer aprender como escolher o melhor vinho chileno para comprar em 2021? Então, você chegou ao lugar certo! Pois selecionamos aqui dicas incríveis de como identificar o produto que melhor agrade o seu paladar.

Por isso, leia até o final, e veja tudo o que preparamos para você. E confira ainda quais são os 6 Melhores Vinhos Chilenos de 2021: Guia de Compra Completo!

Melhores Vinhos Chilenos de 2021

Acompanhe abaixo a seleção dos melhores vinhos chilenos do mercado atualmente:

  • Vinho Chileno Cabernet Sauvignon + Premium Blend Zaeli
  • Vinho Chileno Undurraga U Merlot 750 ml
  • Concha Y Toro – Vinho Chileno Marques de Casa Concha Carmenere Tinto Garrafa 750ml
  • Vinho Chileno Tarapaca Gran Reserva Cabernet Sauvignon 750ml
  • Punto Maximo – Vinho Chileno Gran Reserva Cabernet Sauvignon 750ml
  • Vinho Chileno Odfjell Armador Syrah”orgânico”
Imagem Vinhos Chilenos Detalhes
Vinho Chileno Cabernet Sauvignon + Premium Blend Zaeli
Vinho Chileno Cabernet Sauvignon + Premium Blend Zaeli Melhor Vinho Chileno!
Vinho Chileno Undurraga U Merlot 750 ml
Vinho Chileno Undurraga U Merlot 750 ml Melhor Vinho Chileno Custo Benefício!
Vinho Chileno Marques de Casa Concha Carmenere Tinto Garrafa 750ml - Concha Y Toro
Vinho Chileno Concha Y Toro 750 ml Envelhecido por 16 meses em barris!
Vinho Chileno Tarapaca Gran Reserva Cabernet Sauvignon 750ml
Vinho Chileno Tarapaca 750ml De corpo médio, estruturado, com taninos maduros e acidez equilibrada.
Vinho Chileno Punto Maximo Gran Reserva Cabernet Sauvignon 750ml
Vinho Chileno Punto Maximo Gran Reserva Cabernet Sauvignon 750ml O aroma é elegante, autêntico e cheio de personalidade!
Vinho Chileno Odfjell Armador Syrah'orgânico'
Vinho Chileno Odfjell Armador Syrah”orgânico” Sabor é médio corpo, com taninos sedosos e finos!

Não há nada melhor do que apreciar um bom vinho nos momentos de relaxamento ou descontração.

Porém, escolher o vinho que mais agrada o paladar, ou o vinho mais adequado para determinada ocasião, ou para harmonizar com algum prato, é uma tarefa que deixa muita gente em dúvida. Principalmente quem está iniciando nessa experiência gustativa.

São muitos os rótulos que compõem as diversas adegas, e cartas de restaurantes espalhados pelo mundo. Por isso, você pode se sentir um pouco perdido em meio a tantas informações sobre uvas, produtores e preços.

Ademais, você também pode pedir sugestões para o sommelier caso fique em dúvida sobre qual vinho escolher dentre tantos disponíveis na carta do restaurante. Aliás, existem adegas que contam com profissionais para ajudar nessa escolha.

Contudo, você não precisa ficar dependente apenas dessa consultoria para escolher o seu vinho. Pois aqui, nesse guia de compra, você conhecerá as principais características que deve analisar na escolha do seu vinho.

Aliás, vamos tratar aqui do sempre bem recomendado vinho chileno. Em seguida, apresentaremos uma lista com os seis melhores vinhos chilenos do mercado. 

O Que Comparar nos Vinhos Chilenos

O vinho chileno é muito famoso por sua qualidade, sabor e bom preço. Não é à toa que o Chile é o quarto maior produtor de vinhos do mundo.

Afinal de contas, a localização estratégica do país entre o mar e as montanhas, proporciona o clima ideal para cultivo de diversos tipos de uvas.

Como há muita produção, os vinhos chilenos são de alta qualidade. Como se não bastasse, também não são muito caros.

Então, fica mais fácil degustar um bom vinho sem tem que pagar um alto preço. Sendo assim, se você quer saber o que deve observar quando for escolher o melhor vinho chileno para comprar, continue lendo este artigo!

Em primeiro lugar, você precisa definir o tipo de vinho que prefere, ou que deseja para a ocasião.

O tipo de vinho pode ser branco, tinto ou rosé. Geralmente, o vinho branco apresenta sabor mais frutado. O vinho rosé costuma ser o mais leve. Contudo, se você prefere um vinho de sabor mais intenso a escolha deve ser vinho tinto.

O tipo de vinho também tem relação com o tipo de uva utilizada na fabricação. Cabernet Sauvignon é uma casta de uvas muito famosa, e muito usada em vinhos chilenos.

Além disso, você pode identificar as cepas de uvas mais utilizadas em cada tipo de vinho, conforme as dicas a seguir.

Vinho branco chileno

O vinho branco chileno costuma ser feito com uvas, como Sauvignon Blanc e Chardonnay. O sabor do vinho branco tende a ser mais doce do que o tinto. Por isso, não é ideal para quem está começando a apreciar a bebida. Pois agradam o paladar mais facilmente.

Esse sabor é possível devido ao modo de preparo do vinho. Na produção do vinho branco, não utiliza-se as cascas das uvas, o que faz com que o vinho seja um néctar obtido a partir da parte interna da uva.

Além disso, também existem cepas de uvas brancas muito cultivadas no Chile, possibilitando a produção de excelentes vinhos.

Sauvignon Blanc é uma cepa de uva branca utilizada para fazer vinhos secos, refrescantes e com aroma frutado.

Chardonnay é uma casta de uva branca muito conhecida e popular no mundo, assim como a Cabernet Sauvignon para os vinhos tintos. Sendo assim, usa-se essa uva para produzir vinhos brancos e champagne.

Os vinhos brancos chilenos são cítricos, possuem um aroma frutado e têm sabor prolongado. Eles são leves e ideais para a degustação em climas quentes e regiões litorâneas. Afinal, são bem refrescantes.

Vinho tinto chileno

O vinho tinto chileno é feito a partir de três tipos de uva: Cabernet Sauvignon, Carménère e Merlot.

Carbenet Sauvignon é a casta mais conhecida e muito popular pela facilidade no cultivo. O sabor é intenso e o aroma é marcante. O aroma dessa uva lembra pimentão.  

Carménère é uma casta de uva que se tornou o símbolo do Chile. Pois essa cepa foi considerada extinta por muitos anos, sendo encontrada no Chile nos anos de 1990.

Essa uva tem taninos fortes, o que lhe confere um sabor mais ácido e adstringente. Por isso, o vinho produzido a partir dela tem um sabor marcante e seco.

Merlot é uma casta de uva amplamente cultivada e utilizada na elaboração de vinhos tintos. Os vinhos produzidos a partir dessa uva são leves, e combinam com diferentes alimentos. É um vinho que agrada muitos paladares, pois o sabor é suave e o aroma é leve e frutado.

Vinho rosé chileno

O vinho rosé chileno, geralmente, é feito a partir da Syrah, uma casta de uva tinta. Ela é escura e tem sabor intenso, com taninos marcantes. Aliás, essa cepa de uva é uma das mais antigas do mundo.

É uma uva escura, o que resulta em vinhos de cores bem escuras também. No Chile, elas são muito comuns na produção do vinho rosé. Isso é possível por causa do processo de fabricação desse tipo de vinho, que pode ocorrer de duas formas.

O vinho rosé pode ser feito a partir da combinação entre vinho tinto e vinho branco, resultando em uma mistura equilibrada. Além disso, também é possível produzir a partir de um processo de maceração suave e rápido de uma uva tinta.   

É um ótimo vinho para iniciantes, pois é refrescante, leve e com menor teor alcoólico. Sua leveza e sabor refrescante também são ideais para consumir no verão e aproveitar um dia na piscina ou na praia. Sendo assim, o ideal é consumir esse tipo de vinho gelado.

Independente do tipo, a recomendação para quem está começando é escolher vinhos varietais. Pois eles são feitos com apenas uma cepa de uva.

Assim, à medida em que for adquirindo experiência, comece a escolher vinhos de corte, que são produzidos a partir de duas castas de uvas ou mais. Arrisque degustar diferentes combinações, para escolher quais misturas são as suas preferidas.

Região em que foi produzido

Também é importante observar a região em que o vinho foi produzido. Afinal de contas, existem localidades que oferecem condições climáticas, e solo mais favoráveis para o cultivo de determinadas uvas. Portanto, isso pode interferir na qualidade do vinho produzido na região.

O Chile se enquadra nessa situação, pois está localizado entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico. O que lhe proporciona um excelente ambiente de cultivo de diferentes castas de uvas.

Porém, são várias as regiões de cultivo que oferecem vinhos de qualidade, cada uma com suas características particulares.

O extenso Valle Central é um dos locais mais conhecidos. É uma região próxima ao litoral, com clima quente durante o dia, frio à noite e não muito chuvoso. Ou seja, são ótimas características para o cultivo de vinhos frutados.

Para quem prefere o vinho branco, a região chilena mais famosa por sua produção é Casablanca, que possui o clima mais frio e indicado para o cultivo das uvas brancas.

Os vinhos de sabores mais intensos e marcantes são produzidos em Aconcágua, uma região árida e fria. Cada localidade oferece suas especialidades.

Além disso, vale a pena considerar as denominações de origem, selos de qualidade concedidos às vinícolas que atingem uma boa reputação. A princípio, esses selos dão uma garantia de qualidade para o consumidor.

Do mesmo modo, também é importante conhecer vinícolas famosas. Pois, com certeza, elas construíram sua fama por causa da qualidade do produto que oferecem.

Portanto, se você está começando e ainda não conhece as vinícolas chilenas para escolher a sua preferida, pode optar pelas mais famosas, tais como: Concha y Toro, Santa Carolina, Santa Helena, Cono Sur e Los Vascos, por exemplo.

Em contrapartida, para quem já está com o paladar mais apurado, pode experimentar as novidades que têm sido oferecidas por vinícolas novas.     

Volume na embalagem

A maioria das garrafas de vinho tem capacidade de 750 ml. Contudo, algumas garrafas podem ter o volume maior, de até 1 L; ou menor, na faixa de 300 ml. Contudo, as garrafas em tamanho padrão são ideais para apreciar a dois.

Sendo assim, as garrafas de 1 L podem atender a um grupo maior, e as garrafas pequenas atendem ao consumo individual para quem está começando e não quer exagerar. 

Maturação e envelhecimento

Sabe aquele ditado que diz “Vinho, quanto mais velho melhor”? Na verdade, não é bem assim. Pois isso depende do tipo de vinho.

Esse raciocínio é válido para os vinhos de guarda. Esse tipo de vinho é produzido para ser envelhecido por períodos de 10 ou mais anos.

Por isso, existem algumas vinícolas que submetem os vinhos a um processo de amadurecimento em barris de carvalho, o que lhes confere diferentes aromas, sabores e longevidade.

Após o processo de maturação no barril, pode haver ainda um período de envelhecimento na garrafa. Esses vinhos costumam ter as seguintes informações no rótulo: Riserva, Reserva ou Gran Reserva.

Neste caso, é muito importante se atentar para o armazenamento. Afinal de contas, armazenar o vinho em local inadequado, ou expô-lo excessivamente à luz solar, por exemplo, pode levar o vinho à morte.

Isso mesmo! E, se o vinho morre, ele perde suas qualidades como cor, aroma, corpo e acidez. O vinho tinto, quando morre, fica mais claro. Em contrapartida, o branco fica mais escuro.

Porém, os vinhos brancos têm mais facilidade de morrer, pois perdem a acidez mais rapidamente. 

Mas esse tipo de vinho é minoria. A maioria dos vinhos é feita para consumo em 2 ou 3 anos, no caso do vinho branco ou rosé. E em 5 anos no caso do vinho tinto.

Review dos 6 Melhores Vinhos Chilenos de 2021

Então, agora que você já sabe mais sobre o vinho chileno, e as características que deve observar para escolher o seu rótulo, acompanhe esta lista que preparamos com os 6 melhores vinhos chilenos, para te ajudar na hora da compra!

1

Melhor Escolha

Vinho Chileno Cabernet Sauvignon + Premium Blend Zaeli

Características:

  • Marca: Zaeli
  • Fabricante: Terraustral S.A.
  • Volume: 750 ml + 375 ml
  • Safra: 2019

Este combo da Zaeli é ideal para conhecer a marca, e apreciar dois excelentes vinhos de estilos diferentes, produzidos na região central do Chile, no Valle Central Molina, Vale do Curicó, Cauquenes e Vale de Maule.

O combo é composto por uma garrafa de 375 ml do vinho Cabernet Sauvignon Reservado, e uma garrafa de 750 ml do vinho Premium Blend.

O vinho chileno Cabernet Sauvignon é um vinho reservado. Pois é produzido a partir de um processo de vinificação da uva da casta Cabernet Sauvignon, colhida a mão, e fermentada a uma temperatura entre 24°C e 28°C, por um período de 8 dias em tanques de aço inoxidável.

O Cabernet Sauvignon apresenta teor alcoólico de 13%, e acidez de 5,3 g/l. A cor é vermelho rubi profundo, e o aroma tem notas de cerejas vermelhas, ameixas e chocolate. Os taninos são redondos, bem estruturados e suaves. Enfim, é ideal para ser consumido a uma temperatura entre 16°C.

e 18°C. Além disso, o seu sabor harmoniza com massas ao molho bolonhesa, churrascos e queijos maduros.
Já o vinho Blend, é um Premium com predominância da uva da cepa Cabernet Sauvignon, combinada com uvas das castas Malbec, Syrah, e Carmenere. A graduação alcoólica é 14% e a acidez 5,8 g/l.

Esse vinho Blend tem uma cor vermelha rubi profunda, apresentando um aroma de pimenta preta e frutas silvestres. Os taninos são finos, intensos e suaves. São ideais para o consumo em temperatura entre 16°C e 18°C.

O blend harmoniza perfeitamente com carne vermelha grelhada no forno, cordeiro e queijo de cabra madura. Aliás, esse vinho pode ser guardado por até 8 anos se armazenado corretamente.

É uma combinação perfeita para provar um vinho varietal de Cabernet Sauvignon. Depois, apreciar sua combinação com outras uvas em um vinho de corte chileno de qualidade.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Vinho Chileno Undurraga U Merlot 750 ml

Características:

  • Marca: Undurraga
  • Fabricante: Undurraga
  • Volume: 750 ml
  • Safra: 2019

O vinho chileno U Merlot da Undurraga é um vinho tinto produzido na região do Vale Central Chileno, na província do Vale do Maipo. É um vinho varietal típico produzido 100% a partir de uvas da casta Merlot. Aliás, ele apresenta um sabor agradável e intenso.

A cor é vermelho-violáceo intenso e vibrante. O aroma é límpido, com notas de especiarias, ervas e frutas vermelhas. Ademais, tem um sabor frutado muito agradável, médio corpo e taninos macios.

O sabor harmoniza com aves de carne escura, carnes vermelhas grelhadas, massas com molho escuro e queijos de massa dura.

A graduação alcoólica é de 13%. A temperatura ideal para o consumo é entre 16°C e 17°C.  

Além disso, apresenta uma boa relação entre preço e qualidade, sendo indicado para consumir no dia a dia. Afinal de contas, o preço é bastante acessível.

Confira o preço

3

padrao

Vinho Chileno Marques de Casa Concha Carmenere Tinto Garrafa 750 ml – Concha Y Toro

Características:

  • Marca: Concha Y Toro
  • Fabricante: Concha Y Toro
  • Volume: 750 ml
  • Safra: 2017

O vinho Marques de Casa Concha, é um vinho tinto varietal, produzido a partir de uvas da cepa Carménère, cultivadas no Valle del Cachapoal. É um vinho chileno refinado, pois passa por um processo de envelhecimento de 16 meses em barris.

O sabor é intenso, possui mais acidez e taninos moderados, marcantes, suaves e finamente triturados. A estrutura do vinho é firme e tânica, com acidez crocante. Tem textura cremosa e é de corpo médio.

O aroma é o clássico da Carménère de
Pneumo, com notas de frutos negros como ameixas, salsaparrilha, amora e framboesa. Enfim, harmoniza muito bem com pratos à base de carnes suculentas e condimentadas.

É fabricado pela tradicional vinícola chilena Concha Y Toro. Como ela não é tão popular, o preço é mais elevado. Contudo, vale a pena apreciar um vinho que carrega consigo muito da essência dos vinhos chilenos.

A graduação alcoólica é de 14,5%. Recomenda-se o consumo em temperatura entre 16°C e 18°C.

Confira o preço

4

padrao

Vinho Chileno Tarapaca Gran Reserva Cabernet Sauvignon 750 ml

Características:

  • Marca: Tarapaca
  • Fabricante: Viña Tarapaca
  • Volume: 750 ml
  • Safra: 2017

O vinho Tarapaca é um dos mais famosos Gran Reserva Cabernet Sauvignon do Chile. Ele é produzido na região do Vale do Maipo, na vinícola Viña Tarapca.

É produzido a partir da cepa Cabernet Sauvignon colhida, em parte, manualmente, e em parte por máquinas no período noturno. Além disso, também é realizada uma maceração antes da fermentação a uma temperatura de 12°C, por um período de 72 a 96 horas.

Em seguida, é feita a fermentação alcoólica sob uma temperatura que varia entre 26°C e 28°C. Depois disso, passa por um processo de maceração pós-fermentativa de aproximadamente 10 dias. Em seguida, o vinho vai para a maturação e fermentação malolática, em barris de carvalho americano, durante 12 meses.

O aroma é de frutas vermelhas com notas de cereja, framboesa e frutas pretas maduras como ameixa, amora e cassis. O aroma apresenta ainda, camadas de especiarias como pimenta preta, e folhas de louro, além de caramelo, toffee e baunilha, por causa do envelhecimento em barricas.

Ademais, esse vinho é de corpo médio, estruturado, com taninos maduros, acidez equilibrada e um final muito saboroso.
Enfim, ele harmoniza com queijos maduros como Emmental, carnes vermelhas e risoto de funghi.

O teor alcoólico é de 14% e deve ser servido a uma temperatura que varie entre 16°C e 18°C.

Confira o preço

5

padrao

Vinho Chileno Punto Maximo Gran Reserva Cabernet Sauvignon 750 ml

Características:

  • Marca: Punto Maximo
  • Fabricante: Errazuriz Ovalle
  • Volume: 750 ml
  • Safra: 2018

O Punto Maximo Gran Reserva é um vinho tinto reservado, produzido no Chile na região Marchigue, no Valle de Colchágua.
É obtido a partir da casta Cabernet Sauvignon e passa por um processo de envelhecimento de 12 meses, em barricas de carvalho francês.

Durante o processo de vinificação, ele é fermentado por uma semana a uma temperatura entre 25°C e 28°C.

Em seguida, é realizada uma maceração pós-fermentação durante 10 a 15 dias. Dessa forma, obtém-se seus aromas e sabores.

A cor é de um vermelho rubi intenso. O aroma é elegante, autêntico e cheio de personalidade, misturando frutas pretas maduras e especiarias.

Além disso, o paladar é médio alto, com taninos encorpados e sedosos. A graduação alcoólica é de 13,5%. Enfim, harmoniza muito bem com carne de carneiro ou cabrito assada.

Confira o preço

6

padrao

Vinho Chileno Odfjell Armador Syrah "orgânico"

Características:

  • Marca: Armador
  • Fabricante: Odfjell
  • Volume: 750 ml
  • Safra: 2018

O vinho Odfjell Armador é um vinho tinto varietal, produzido a partir de uvas da cepa Syrah provenientes de vinhas orgânicas no vinhedo Padre Hurtado, localizado na região do Valle del Maipo, no Chile.

Ele passa por um processo de amadurecimento, no qual 42% do vinho estagia em barricas de carvalho, por um período de 4 a 5 meses.

A cor é rubi intensa com reflexos púrpura. O aroma é de frutas vermelhas maduras, figos, cravo e um toque de baunilha.
O sabor é médio corpo, com taninos sedosos e finos. A acidez é equilibrada. Além disso, no final, possui notas de baunilha e frutas vermelhas.

O teor alcoólico é de 13,5%. Aliás, a recomendação é que seja servido a uma temperatura entre 16°C e 18°C.  Ademais, este vinho pode ser guardado por até 10 anos.

Harmoniza bem com massa ao molho vermelho ou recheada com molhos intensos, assim como com carne vermelha assada ou grelhada, carne de cordeiro e queijos maduros.

Confira o preço

Qual é o Melhor Vinho Chileno?

O melhor vinho chileno desse guia de compra é, com toda a certeza, o da Zaeli. Além disso, a opção de comprar um combo com um vinho varietal, e um vinho de corte, irá te proporcionar uma experiência incrível na degustação.

Pois um vinho é produzido totalmente a partir da Cabernet Sauvignon. E o vinho Premium que combina essa cepa com outras.

Assim, você poderá observar bem as diferenças de sabores e aromas entre os dois. Além disso, o vinho reservado tem a característica de fermentar por 8 dias em tanques de aço, o que o torna muito sofisticado.

Melhor Vinho Chileno Custo Benefício

Agora, se você procura por uma opção mais barata, o melhor vinho chileno custo benefício é o vinho U Merlot da Undurraga.

Pois esse vinho é de muita qualidade, e tem ótimo sabor e aroma. Além disso, também tem um preço mais acessível, possibilitando um consumo constante. Por isso, pode até se tornar a sua opção de vinho para apreciar uma bebida de qualidade no dia a dia.

Qual é a Melhor Marca de Vinho Chileno?

A Zaeli é uma marca brasileira de alimentos que oferece produtos de alta qualidade, que produz vinhos com uvas cultivadas no Valle Central do Chile.

Seus vinhos são das vinícolas da Terraustral, sendo genuinamente chilenos e de alta qualidade. Portanto, vale a pena conhecer os rótulos dessa marca!

Deixe um comentário