Melhor Violão Elétrico de 2021: Guia de Compra Completo!

O violão é, com toda a certeza, o instrumento musical mais comum. Afinal, muitas canções e estilos têm como base um bom violão elétrico.

Por isso, dificilmente você nunca ouviu o som agradável desse instrumento de cordas ou ainda não tenha se interessado em adquirir esse equipamento, nem que seja para aprender como um hobby.

Confira aqui quais são os 6 Melhores Violões Elétricos de 2021: Guia de Compras Completo!

Melhores Violões Elétricos de 2021

Veja abaixo como ficou a nossa seleção:

  • Violão Strinberg SD200C Mgs Folk Eletroacústico Mogno Fosco
  • Giannini – Violao Eletrico Flat Aco Sf-14 Ceq Bk
  • Violão Folk Strinberg Sd200c Tos Elétrico Aço Tabaco
  • Michael – Violão Michael Vmf361 Elétrico Folk Cutway Natural Brilhante
  • Violao Eletrico Aco Gdc-1 Ceq Ns Natural
  • Violão Elétrico Memphis Tagima Folk MD 18 NS Aço Natural Satin
Imagem Violões Elétricos Detalhes
Violão Strinberg SD200C Mgs Folk Eletroacústico Mogno Fosco
Violão Strinberg SD200C Mgs Folk Eletroacústico Mogno Fosco Melhor Violão Elétrico!
Violao Eletrico Flat Aco Sf-14 Ceq Bk
Violao Eletrico Flat Aco Sf-14 Ceq Bk Melhor violão elétrico custo benefício!
Violão Folk Strinberg Sd200c Tos Elétrico Aço Tabaco
Violão Folk Strinberg Sd200c Tos Elétrico Aço Tabaco Os timbres e as notas são limpos e nítidos, com volume médio.
Violão Michael Vmf361 Elétrico Folk Cutway Natural Brilhante
Violão Michael Vmf361 Elétrico Folk Cutway Natural Brilhante Possui equalizador de som de três bandas, com um afinador embutido cromático.
Violao Eletrico Aco Gdc-1 Ceq Ns Natural
Violao Eletrico Aco Gdc-1 Ceq Ns Natural Com equalizador modelo GS-3T, que traz um bom ajuste ao som.
Violão Elétrico Memphis Tagima Folk MD 18 NS Aço Natural Satin
Violão Elétrico Memphis Tagima Folk MD 18 NS Aço Natural Satin Fabricado com madeira Linden.

Entretanto, apesar de sua popularidade, algumas pessoas ficam em dúvida com relação ao qual modelo comprar ou ainda como comparar os produtos disponíveis nesse mercado.

Realmente, não é uma tarefa tão simples, pois é preciso conhecer um pouco mais a fundo sobre esse instrumento e suas variações.

Isso mesmo, existem alguns tipos de violões que você precisa saber diferenciar antes de comprar o seu.

Por isso, no artigo de hoje disponibilizamos a vocês leitores várias informações, dicas e principalmente detalhes sobre produtos à venda na internet dessa categoria. Então continue conosco e conheça quais são os melhores violões elétricos do mercado.

O Que Comparar nos Violões Elétricos

Para quem está querendo iniciar no mundo da música, mas não sabe qual o melhor instrumento para começar os seus aprendizados, saiba que o violão é um ótimo equipamento para quem é principiante.

Afinal, existem várias opções de como aprender sozinho pela internet, além de pessoas que ensinam a arte de tocar violão.

E mais, muitas pessoas que querem aprender a tocar guitarra ou até mesmo o baixo, acabam tendo o seu início com o violão, já que esse instrumento dá uma boa base para os demais instrumentos de corda.

Seja como for, o violão é uma excelente escolha para você poder desenvolver suas habilidades musicais.

Contudo, apesar de apontarmos algumas das principais vantagens em adquirir um violão, você precisa saber escolher. Afinal de contas, não vale apenas olhar o valor do produto, é preciso analisar todo o contexto e as informações detalhadas.

E para não haver dúvidas, temos os principais fatores a considerar na compra de um bom violão.

Tipo (violão elétrico ou eletroacústico)

Algumas pessoas acham que o violão do tipo elétrico é o mesmo do eletroacústico, ou seja, consideram que são a mesma coisa na hora de escolher, porém eles possuem diferenças marcantes, as quais irão interferir diretamente no som emitido pelo violão.

No caso do violão elétrico temos um modelo que já se mostra diferença por sua aparência, isto porque ele não vem com aquela famosa abertura na parte da frente.

Esse tipo de formato acaba interferindo no som, pois ele possui um volume baixo, sendo necessário o uso de amplificadores.

Por isso, se você quer treinar em sua casa com um violão que tem um som mais fraco, para evitar incomodar outras pessoas, certamente essa é uma excelente opção. Porém, é claro que você irá escutar melhor se o som for amplificado.

Outro uso muito comum dos violões elétricos é em apresentações musicais, onde as pessoas querem evitar a tal microfonia, que nada mais é do que aquele som agudo e estridente que, às vezes, acaba saindo dos instrumentos elétricos.

E é claro que a diferença com o violão eletroacústico ficou um pouco mais clara. Afinal, se um não possui o bocal, nesse tipo de violão agora temos uma abertura por onde o som acaba sendo projetado.

Assim, não haverá a necessidade de uso de equipamentos para amplificar o seu volume.

Contudo, nesse modelo, encontramos algumas conexões que permitem acoplar o violão a equipamentos amplificadores.

Por isso, ele leva o nome de eletroacústico, o qual pode ser usado tanto de forma acústica, sem aparelhos eletrônicos; como também permite o uso como violão elétrico.

Conhecer a diferença entre os violões é importante para ajudar a se decidir por qual modelo irá atender melhor suas necessidades naquele momento.

Modelo

O violão possui modelos muito diversos, os quais podem atender a diversas necessidades musicais.

Em outras palavras, quando for comprar o seu violão elétrico é necessário considerar o estilo musical que pretende tocar para poder adquirir o produto certo, para que o som seja o esperado para aquele determinado estilo musical.

Um bom exemplo são os violões modelo clássico, eles são ótimos para quem pretende tocar músicas da MPB ou samba.

Afinal, o som emitido por esse violão é doce e muito suave, seu formato é pequeno e possui cordas de nylon normalmente. Também é uma boa dica para quem está começando na música.

Ainda nessa linha de estilos mais amenos, temos o modelo de violão flat, essa dica é excelente para quem ama tocar música erudita ou gosta de brincar com as canções da bossa nova.

A forma do instrumento combina muito com o seu som, pois ambos são bem leves, sendo um modelo fácil de tocar e agradável de ouvir.

Entretanto, se o seu estilo é mais pesado e você prefere um som mais grave, encontrado em estilos como rock, o pop e até mesmo o blues, indicamos o violão do tipo jumbo. Sua forma é mais larga, porém há no mercado uma versão menos, chamada de mini jumbo.

 O último estilo que não pode faltar em nossa lista é o sertanejo e o country, que também contam com notas encorpadas e um pouco agudas.

Porém, para esse estilo, existe o violão elétrico modelo folk, que é maior na área da caixa, mas fino na região dos braços do instrumento.

Portanto, quando for comprar o seu violão já imagine o estilo musical que irá treinar ou aprender com o seu instrumento.

Material do tampo

Este item faz toda a diferença no som do violão. No caso, existem alguns materiais utilizados para confeccionar o tampo de um violão, entre eles temos a madeira laminada.

Esse é a opção mais popular, pelo baixo valor no mercado, porém é pouco resistente e o seu volume costuma ser de médio para baixo.

Outro tipo de tampo muito procurado entre as pessoas que gostam de tocar violão são os modelos de madeira maciça ou sólida.

Devido a só conter uma madeira, o produto costuma ser muito resistente, tendo alta durabilidade. Além disso o seu som é mais vibrante e alto se comparado a madeira laminada.

Algumas das madeiras mais comuns usadas são o cedro, o mogno e também a Spruce Stika.

Material das cordas do violão elétrico

Você que vai iniciar ou quer realizar dedilhados em seu violão elétrico, a sugestão é investir cordas de nylon.

Elas são mais maleáveis e também macias, o som que elas emitem costuma ser suave. Entretanto, a forma como você usa pode acabar fazendo com que elas arrebentem com mais facilidade.

Outra opção seria comprar as cordas de aço. Elas são rígidas e firmes, quem está começando ou nunca utilizou esse tipo de corda pode estranhar no começo.

Mas são bem mais resistentes e combinam bastante com sons mais pesados, como o rock e o blues. O ideal é que você use uma palheta para tocar com esse tipo de corda.

E mais uma coisa que não podemos deixar de falar é que os violões são feitos para suportar determinados tipos de cordas, por isso veja qual o material certo para não prejudicar o seu instrumento.

Ajuste e modificação sonora

Os modelos elétricos de violão permitem ao musicista ou aspirante a músico a possibilidade de moldar o som conforme o ritmo ou estilo musical que pretende tocar.

Esse tipo de ajuste só é permitido graças aos equalizadores que acompanham o instrumento musical. É possível variar entre graves e agudos.

Contudo, alguns modelos possuem outras funcionalidades que ajudam a modificar o som, como por exemplo o botão para selecionar o volume que deseja deixar as notas emitidas pelo violão.

Há versões com afinadores inclusos no equipamento. Ou seja, há diversos recursos para ajustar e modular o som do seu violão. 

Review dos 6 Melhores Violões Elétricos de 2021

Conseguiu compreender melhor a diferença entre os modelos de violões elétricos? Esperamos que as informações dadas nos tópicos anteriores tenham clareado a sua visão sobre esse instrumento musical e possam te ajudar a acertar na escolha.

E, por isso, abaixo elencamos os seis melhores violões elétricos para você compará-los, e decidir pelo melhor entre essas opções.

1

Melhor Escolha

Violão Strinberg SD200C Mgs Folk Eletroacústico Mogno Fosco

Características:

  • Marca: Strinberg
  • Cor: Natural
  • Peso: 2.5 Kg
  • Dimensões: ‎51 x 17 x 105 cm

O primeiro item da nossa lista é um violão eletroacústico modelo SD 200 MGS, de uma das melhores marcas do mercado de instrumentos musicais, mais especificamente os de corda, a fabricante Strinberg. O produto é do tipo eletroacústico e o seu modelo é Folk com cutway.

Sua cor é nos remete ao mogno, porém com um acabamento fosco. Ao todo o produto conta com seis cordas, todas feitas em aço; já a madeira utilizada em sua fabricação para o tampo é a Spruce e o restante do corpo é Sapele.

Suas escalas são feitas de Rosewood e no topo temos lindíssimas tarraxas cromadas. Para quem procura um modelo com afinador embutido, acaba de encontrar uma ótima opção de compra.

Além disso, o violão pode ser conectado a uma caixa amplificadora para melhorar ainda mais o seu som. E falando na sonoridade do instrumento, é bom destacar que ele conta um com limpo e muito nítido.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Violao Eletrico Flat Aco Sf-14 Ceq Bk

Características:

  • Marca: Giannini
  • Cor: Preto
  • Peso: 1,7 Kg
  • Dimensões: 102 x 45 x 10 centímetros

Agora, vamos conferir esse violão elétrico modelo flat da marca Giannini. Primeiro precisamos falar da sua estética, o produto conta com um acabamento de verniz preto, o que traz um brilho único a essa peça. O seu valor está bem acessível, se comparado a outros modelos da mesma linha.

É uma excelente opção para pessoas que estão começando a estudar música ou ainda são principiantes com o uso de instrumentos de corda.

Com relação ao material usado em sua confecção, temos um tampo feito com madeira do tipo Linden e suas cordas são de aço, o que garante um bom equilíbrio no som emitido pelo violão.

O produto acompanha um equalizador de som modelo G3T, que é uma opção de pré-amplificador com o afinador embutido. Esse tipo de recurso é um ótimo auxílio para quem entende pouco sobre esse instrumento e deseja ajustar a sonoridade do violão.

Com ele é possível tocar diversos sons, mas o seu modelo é uma boa dica para quem deseja tocar sons mais eruditos.

Confira o preço

3

padrao

Violão Folk Strinberg Sd200c Tos Elétrico Aço Tabaco

Características:

  • Marca: Strinberg
  • Cor: Tabaco
  • Peso: 4 Kg
  • Dimensões: 108 x 50 x 14 centímetros

A marca Strinberg está com uma linha nova de violões, conhecida como Black Series. Nesses instrumentos, a fabricante tem se preocupado em garantir uma boa estética aos seus violões, além de manter acabamentos com qualidade. Sem contar que os materiais escolhidos para desenvolver o instrumento são os melhores do mercado.

Toda essa dedicação na confecção do instrumento não poderia dar outro resultado, senão um som surpreendente, o qual consegue agradar a todos os públicos. Os timbres e as notas são limpos e nítidos, com volume médio.

Vale mencionar que o tampo e também o corpo do violão ambos são feitos com madeira sapele, que é um tipo de mogno com boa resistência, contudo é uma versão laminada.

Suas tarraxas são blindadas, o que resulta em uma boa afinação do instrumento e com ótima precisão. Em relação ao material das cordas, é bom destacar que são seis cordas de aço.

O corte do corpo desse violão é modelo cutway e sua coloração é tabaco, mas com um estilo fosco, que traz um charme a mais ao aparelho.

Confira o preço

4

padrao

Violão Michael Vmf361 Elétrico Folk Cutway Natural Brilhante

Características:

  • Marca: Michael
  • Cor: Natural brilhante
  • Peso: 2.6 Kg
  • Dimensões: 14 x 101 x 47 centímetros

O violão elétrico da marca Michael é conhecido por sua qualidade, já que eles utilizam bons materiais para confeccionar seus instrumentos musicais, e também pela sonoridade dos aparelhos.

Com esse violão, o músico terá uma excelente experiência ao tocar, seja você um aprendiz, ou alguém que gosta de tocar violão por lazer.

O seu formato é modelo folk cutaway, e para compor todas as partes desse violão foi utilizado madeira Linden. Já na parte do cavalete e das escalas temos o material conhecido como Walnut Wood.
As seis cordas que acompanham o violão são feitas de aço com a espessura de 0.11/0.52.

Entre os seus recursos extras, temos o equalizador de som de três bandas, com um afinador embutido cromático. Você pode controlar o volume do seu violão entre três níveis, sendo grave, médio e agudo. E caso queira plugar o instrumento a um amplificador para melhorar o som, ele conta com uma saída do tipo P-10.

Confira o preço

5

padrao

Violao Eletrico Aco Gdc-1 Ceq Ns Natural

Características:

  • Marca: Giannini
  • Cor: Ns Natural
  • Peso: 2.78 Kg
  • Dimensões: 107 x 49 x 13 centímetros

A marca Giannini trouxe ao mercado um Violão Dreadnought Eletroacústico, esse formato, para quem não conhece, é o clássico e tradicional modelo folk, que estamos acostumados a encontrar nesse mercado.

O seu tampo é produzido com uma madeira conhecida como Basswood, ele possui um escudo preto próximo a abertura do violão, a faixa lateral e o fundo do instrumento foram utilizados Agathis, e a escala e o braço são confeccionados com madeira Rosewood.

Alguns recursos que acompanham esse aparelho são o equalizador modelo GS-3T, que traz um bom ajuste ao som, garantindo assim maior qualidade nas notas produzidas pelo violão; um botão para controlar o volume do aparelho; e você também vai encontrar uma saída P-10.

Além dos recursos extras, o violão da Giannini vem com alguns acessórios, como duas palhetas, uma capa protetora que facilita o transporte e mantem o seu instrumento seguro, além de um cabo para conectar o seu violão a qualquer amplificador.

Confira o preço

6

padrao

Violão Elétrico Memphis Tagima Folk MD 18 NS Aço Natural Satin

Características:

  • Marca: Tagima
  • Cor: Natural Satin
  • Peso: 3.6 Kg
  • Dimensões: 105 x 48 x 13 centímetros

Neste último item encontramos um violão elétrico da marca Tagima. Seu modelo é folk cutway, o que dará mais libertada para você criar suas próprias composições, treinar alguns solos e dedilhados, ou até mesmo iniciar o seu aprendizado.

O produto é fabricado com madeira Linden, tanto o braço do violão, quanto o tampo, a lateral e o fundo. Os únicos itens que fogem dessa linha é o cavalete e a escala, os quais são confeccionados com madeira Rosewood.

Um dos seus recursos é o equalizador MEQ-4 ativo de 4 bandas com um ótimo afinador. Você também poderá realizar o controle do volume, selecionando se prefere o som grave, médio, presence ou agudo.

Com relação as tarraxas temos um modelo cromado e semi blindado. As cordas que acompanham o violão são de aço. Por isso, é interessante que você tenha uma boa palheta para poder tocar o seu instrumento quando quiser. É um excelente produto.

Confira o preço

Qual o Melhor Violão Elétrico?

Após conhecer os seis produtos da lista, o melhor violão elétrico entre eles é o Violão Strinberg SD200C Mgs Folk Eletroacústico.

Obviamente, não estamos desmerecendo a qualidade dos demais produtos, porém este preenche todos os requisitos de um excelente instrumento de corda.

O produto possui uma ótima sonoridade, apesar das suas cordas serem de aço, é bem macio, sendo possível tocar durante algumas horas com ele.

O seu material é madeira sólida. Ou seja, você pode esperar que esse produto irá durar muitos anos ao seu lado, se você cuidar bem é claro.

Além disso, ele vem com alguns recursos adicionais como a conexão para ligar ao aparelho de amplificador de som e também conta com um afinador embutido.

É um modelo que vale a pena investir, pois você estará comprando um violão elétrico de qualidade e de uma marca reconhecida. 

Melhor Violão Elétrico Custo Benefício

Mas claro, que nem todos estão dispostos a pagar mais de mil reais em um violão. Então, se você quer um instrumento de cordas para começar a aprender, ou no momento não tem como investir tanto em um violão elétrico, temos essa dica da marca Giannini, o modelo de Violao Eletrico Flat Aco Sf-14 Ceq Bk.

O seu som é limpo e nítido, assim que você começa a tocar, já é possível identificar nas notas.

O aparelho conta com alguns recursos extra como, por exemplo, o controle de volume, equalizado e o afinador. Esses elementos são importantes para ajudar no ajuste e modulação do som.

Sem contar que o seu preço é bem acessível a vários públicos. Então, se você quer investir em um violão elétrico bom e ao mesmo tempo barato, entre os produtos apresentados nesta lista, esse é de longe o melhor investimento em um instrumento de corda.   

Qual a Melhor Marca de Violão Elétrico?

E a marca conhecida como a melhor desse mercado é a Strinberg, a qual está há mais de 20 anos nesse ramo musical.

Eles têm diversos produtos lançados com o nome da empresa, desde violões até incríveis guitarras. Em seus produtos você pode esperar encontrar muita qualidade, modernidade e sofisticação em seus formatos.

Em nossa lista a marca apareceu duas vezes, mas se você pesquisar pela internet poderá encontrar outras opções dessa mesma fabricante.

Afinal de contas, a marca sempre busca desenvolver bons produtos para os mais diversos públicos, isto é, desde pessoas que estejam no nível principiante até os profissionais dessa área musical.

Vale destacar que a marca Strinberg traz produtos importados para o Brasil, ou seja, seus violões possuem tecnologia e qualidade americana.

Porém, o seu design é feito pensando no estilo e nos ritmos brasileiros, por esse motivo é que a marca faz tanto sucesso entre os clientes.

Deixe um comentário