Melhor Violão Para Iniciantes de 2021: Guia de Compra Completo!

Se você está em busca de um bom violão para iniciantes, então você veio ao lugar certo! O violão é o instrumento musical mais procurado nas lojas online. Afinal de contas, muitas pessoas gostam do som qu ele emite, e sabem que terão uma vasta lista de músicas para aprender a tocar.

Aliás, muitas das canções que ouvimos hoje possuem cifras para o violão. Confira a seguir, quais são os 6 Melhores Violões Para Iniciantes de 2021: Guia de Compra Completo!

Melhores Violões Para Iniciantes de 2021

Confira a seguir, quais são os modelos mais procurados do mercado:

  • YAMAHA – Violão Acústico Clássico Nylon C40MII
  • Violão Acústico Clássico Auburn Music Aubvo611
  • Violao Destro de Cordas de Nylon Natural Di Georgio EST18
  • Michael – VIOLÃO ACÚSTICO MICHAEL GO PLAY VM15NY NA
  • GIANNINI N-14Bk Violão Acústico, Preto
  • Violão Acústico Cutway Auburn Music AUBVO623
Imagem Violões para iniciantes Detalhes
Violão Acústico Clássico Nylon C40MII Natural YAMAHA, Yamaha, C40MII
Violão Acústico Clássico Nylon C40MII YAMAHA Melhor Violão Para Iniciantes!
Violão Acústico Clássico Auburn Music Aubvo611 6 Cordas Nylon Preto
Violão Acústico Clássico Auburn Music Aubvo611 Melhor violão para iniciantes custo benefício!
Violao Destro de Cordas de Nylon Natural Di Georgio EST18
Violao Destro de Cordas de Nylon Natural Di Georgio EST18 O tampo é bem resistente e projeta um som de qualidade.
VIOLÃO ACÚSTICO MICHAEL GO PLAY VM15NY NA - CORDAS DE NYLON – NATURAL
VIOLÃO ACÚSTICO MICHAEL GO PLAY VM15NY NA Com revestimento brilhante em todo o seu corpo.
GIANNINI N-14Bk Violão Acústico, Preto
GIANNINI N-14Bk Violão Acústico, Preto Suas tarraxas são niqueladas com pinos grossos.
Violão Acústico Cutway Auburn Music AUBVO623 Nylon Sunburst
Violão Acústico Cutway Auburn Music AUBVO623 Sonoridade é bem agradável e bastante vibrante ao mesmo tempo.

E convenhamos que é um instrumento musical gostoso de tocar, pois você fica horas e horas treinando e aprendendo novos acordes ou apenas fazendo o dedilhado de suas músicas preferidas.

Contudo, apesar de toda essa fama e até glamour do violão, algumas pessoas que estão começando a aprender, sentem dificuldades em escolher o modelo.

Pois, com uma rápida pesquisa pela internet você verá diversas opções de produtos para adquirir, especialmente modelos de instrumentos destinados aos principiantes.

Por isso, resolvemos trazer opções de compras, assim como informações pertinentes sobre a compra do seu primeiro violão.

Nos próximos tópicos você vai descobrir um pouco mais sobre esse instrumento musical e a melhor forma de encontrar o violão ideal.

O Que Comparar nos Violões Para Iniciantes

Para aqueles que irão começar a tocar violão, é interessante destacar alguns benefícios de se aprender um instrumento, antes de falar de fato os fatores que influenciam a compra.

Afinal, você ainda pode ter dúvidas se vale ou não a pena investir um dinheiro na compra de um instrumento musical.

Pois bem, o que a ciência já observou é que pessoas que estão dispostas a aprender um novo instrumento, conseguem melhorar de forma significativa as funções do cérebro.

Entre essas funções temos a concentração, que fica mais aguçada, e a capacidade de reter informações aumenta, ou seja, sua memória ficará muito melhor.

Outra questão observada é em relação a coordenação motora, onde seus movimentos serão mais eficientes e menos atrapalhados no seu dia a dia.

Além disso, também é um instrumento musical que ajuda a tirar o estresse e ajuda a relaxar o corpo e a mente, de forma simultânea.

Em outras palavras, podemos dizer que aprender um novo instrumento é garantir um aumento na qualidade de vida, tanto no aspecto físico quanto emocional. Por esses motivos, você precisa começar a aprender a tocar violão.

Mas antes, veja abaixo o que avaliar na hora de realizar a escolha de um violão para iniciantes.

Tipo de violão para iniciantes

Existem algumas opções no mercado que variam de tamanho, formato e dimensões. Por isso, antes de sair comprando o primeiro violão que vê pela frente, é preciso conhecer as diferenças.

Violão clássico

O modelo mais comum é o violão Clássico, ele é o mais indicado para quem está começando a aprender esse estilo de instrumento.

Essa opção tem curvas que tornam o equipamento confortável na hora de realizar dedilhados ou até mesmo para tocar qualquer ritmo musical, especialmente MPB.

O violão vem com seis cordas, as quais podem ser de nylon ou de aço. O material utilizado na fabricação do restante do instrumento torna o violão leve e fácil de manusear.

Porém, pessoas com os braços menores podem ter um pouco de dificuldade. Seu preço é acessível e é um dos mais queridinhos.

Violão Folk

Outra versão de violão muito procura é o modelo Folk. Nessa opção, os usuários têm acesso a um instrumento mais encorpado no som, que combina muito com estilos como o rock e o pop.

Suas curvas são pouco acentuadas, até existe um modelo chamado Folk Cutaway, que possui um dos contornos do violão bem menor.

Esse tipo de formato permite ao usuário acessar mais casinhas no violão e, devido ao seu braço mais fino, as pessoas principiantes não terão dificuldades em tocar o instrumento.

Contudo, esses modelos são feitos com corda de aço, o que não pode ser tão fácil para as pessoas que nunca tentaram tocar um violão.

Ainda nessa pegada do rock, temos o violão do tipo Jumbo. Esse é um modelo tradicional nesse estilo de música. Entretanto, o seu formato e suas cordas de aço não são bons para quem está iniciando.

O ideal é que você invista em modelos mais simples e depois, conforme sua evolução, você muda.

Violão Parlor

O último tipo de violão é o Parlor, o qual possui curvas parecidas com o modelo Clássico, porém a sua caixa é menor e o braço do violão mais comprido.

Outro detalhe que chama atenção é o fato de o instrumento ter cordas de nylon e não ser pesado, o que ajuda a transportar entre os lugares.

Qualquer pessoa pode tentar tocar o violão, pois seu manuseio é fácil, porém é preciso estar disposto a investir nesse modelo, pois você encontra instrumentos desse tipo com valores acima de dois mil reais no mercado.

Tipo de som do violão para iniciantes

Você irá encontrar três modelos de violões: um acústico, eletroacústico e o outro conhecido do como elétrico.

A primeira opção de som possui uma abertura na caixa que ajuda a aumentar e melhorar a sonoridade das notas. Não havendo a necessidade de conectar o aparelho a outros equipamentos de som.

Enquanto que os modelos de eletroacústico, possuem uma abertura também, mas o seu grande diferencial é o fato de permitir ao usuário conectar o violão a amplificadores de som, os quais irão dar mais projeção ao som emitido pelo instrumento. Mas, se quiser, você também pode usar sem amplificadores.

O último modelo são os violões elétricos. Esses precisam de uma caixa amplificadora para que o seu som seja transmitido, do contrário você não conseguirá ouvir com perfeição e nitidez as notas desse violão.

Madeira e projeção sonora

Quando você começar a pesquisar um pouco mais sobre os violões, perceberá que cada parte deles é feita com um tipo de madeira.

Porém, a parte considerada mais importante é o tampo do instrumento, ela é responsável por promover e projetar para o ambiente o som do violão.

A madeira mais comum, que podemos encontrar tanto em modelos destinados a iniciantes quanto para pessoas mais experientes, é o material de Basswood, sua versatilidade se dá pelo fato dele emitir sons nítidos e com uma boa qualidade, onde cada nota de forma limpa.

Outra opção de madeira que vemos com frequência é o Mogno, considerado um material nobre, esse material é usado em muitos violões, inclusive para principiantes e pode projetar ao ambiente sons mais encorpados, combinando com ritmos que precisam de notas mais pesadas.

Uma dica comum aos instrumentos brasileiros é a madeira Linden. As fabricantes brasileiras gostam de usar esse material para produzir seus violões.

Pois é uma opção que não deixará o instrumento pesado, o que pode ajudar no transporte, e também o som e o timbre desse violão são bastante equilibrados.

A última madeira encontrada em violões é a Spruce, dentro dessa categoria existem mais trinta espécies que você pode adquirir, as quais compõem o seu instrumento musical.

O som que esse tipo de madeira emite é bastante vibrante, o que atrai a atenção de muitos músicos, além de ser um som nítido e claro.

E depois de conhecer essa variedade de materiais, é preciso destacar que nem todos os violões são feitos com madeira maciça, alguns são de material laminado.

Essa variação não costuma ter tanta interferência na qualidade do som, mas afeta o preço final do produto adquirido.

Material das cordas

As cordas são um outro fator que pode acabar interferindo em uma boa escolha. Quem é iniciante e nunca pegou em um violão na vida, pode estranhar as cordas de aço. Por isso, existe uma ótima alternativa que são os modelos feitos com corda de nylon, que são mais leves e fáceis de tocar.

Com esse tipo de material você não terá problemas com calos nas mãos ou terá grandes problemas ao tocar suas músicas, na realidade, muitos indicam a compra das cordas de nylon para quem está iniciando.

Contudo, se a sua intenção é tocar sons mais pesados, como o country e o rock por exemplo, você deverá investir em cordas de aço.

Nesse tipo de material, o aço, encontramos um som mais potente e que consegue atingir notas mais pesadas e vibrantes.

Porém, às vezes por falta de costume, no começo você fique incomodado com o peso das cordas ou sinta dificuldades em tocar, mas com o tempo e a prática, certamente você vai se acostumar.

Tarraxas

As tarraxas são a parte mais importante no violão, pois são elas são as responsáveis por garantir a afinação do instrumento.

No mercado musical, você encontra duas versões dessa peça, sendo tarraxas abertas e outras fechadas. Os modelos abertos possuem a engrenagem a mostra, o que resulta em mais manutenção do usuário.

As opções blindadas, são tarraxas que possuem uma proteção, que evita que poeiras e sujeiras interfiram ou prejudiquem as engrenagens do instrumento. Isso ajuda a aumentar a durabilidade do equipamento.

Marca do violão para iniciantes

Na hora da compra de um instrumento musical, também é muito importante comparar as marcas.

No mercado, temos muitas marcas disponíveis, algumas são especializadas em produtos mais profissionais, outras são fabricantes com produção destinada aos iniciantes da música.

Seja qual for sua escolha, é preciso considerar o tempo que a marca está nesse mercado e o grau de confiança que ela adquiriu com os seus compradores. Busque por marcas confiáveis e que sejam garantia de qualidade e, principalmente, durabilidade.

Algumas marcas muito tradicionais nesse ramo são a Yamaha, Aurbun, Giannini, Di Georgio e Michael.

Review dos 6 Melhores Violões Para Iniciantes de 2021

Após conhecer as informações sobre como comparar os instrumentos musicais, você certamente percebeu que existem muitos detalhes que deve analisar na hora de fazer a compra de um bom violão. Especialmente se for para começar a treinar música em casa ou em uma escola.

Afinal de contas, existem diversos modelos de violões, porém nem todos são bons para quem está iniciando no ramo da música.

Pensando nisso, abaixo selecionamos os seis melhores instrumentos de cordas para iniciantes, os quais possuem as principais características que podem te ajudar no seu aprendizado musical.

1

Melhor Escolha

Violão Acústico Clássico Nylon C40MII YAMAHA

Características:

  • Marca: Yamaha
  • Peso: 1.5 Quilogramas
  • Dimensões: 102.01 x 46 x 13 cm
  • Cor: Natural

Você que vai começar a estudar e praticar violão, temos essa dica incrível da marca Yamaha, o Violão Acústico Clássico Nylon C40MII.

O modelo é de boa qualidade e possui uma caixa que ressoa o som de forma nítida e equilibrada, garantindo notas adequadas ao estilo musical escolhido.

Com esse instrumento você poderá treinar seus acordes e dedilhados, já que ele é feito com cordas de nylon e o tampo é de Spruce, uma madeira bem levinha e fácil de usar no dia a dia.

É uma ótima opção de compra para quem pretende tocar no churrasco, ou em casa como lazer. Em relação às dimensões do braço do violão ele possui 650 mm, suas escalas são feitas em rosewood e as roldanas da tarraxa do violão possuem um acabamento dourado, o que dá um charme a mais a esse instrumento.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Violão Acústico Clássico Auburn Music Aubvo611

Características:

  • Marca: Auburn Music
  • Peso: 1,25 Kg
  • Dimensões: 100 x 36 x 10 cm
  • Cor: Preto

Com um corpo leve e estrutura confortável, além de uma sonoridade bastante agradável, o violão da marca Auburn Music está agradando bastante ao público, inclusive quem está iniciando no aprendizado desse instrumento musical. O modelo por ter um design simples, é muito fácil de usar em suas aulas.

Os materiais utilizados em sua confecção garantem que o produto tem alta durabilidade, assim você pode utilizar durante anos o seu violão da Auburn.

A madeira usada foi o Plywood, tanto para o tampo quanto para o fundo e as laterais do instrumento; suas cordas são de nylon, o que ajuda na execução das músicas.

As tarraxas são fabricadas com plástico e acabamento cromado, o que traz um brilho extra ao design do violão. Esse instrumento é do tipo Clássico, ótimo para tocar e aprender bossa nova e MPB, e o seu modelo é acústico.

Confira o preço

3

padrao

Violao Destro de Cordas de Nylon Natural Di Georgio EST18

Características:

  • Marca: Di Georgio
  • Peso: 2800 gramas
  • Dimensões: 38,5 x 14,5 x 99,4 mm
  • Cor: Natural

Uma dica incrível para quem procura um modelo de violão para aprender a tocar em escolas é essa opção da marca Di Georgio.

O seu formato com partes mais curvas e arredondadas, auxilia o usuário na hora de segurar o instrumento e realizar os acordes iniciais, sem grandes dificuldades no uso.

Suas cordas são feitas em nylon, o que traz mais segurança para quem nunca havia dedilhado em um violão antes. O tampo é bem resistente e projeta um som de qualidade na hora em que o músico estiver realizando suas canções. O seu tamanho é adequado para uso adulto, não sendo um instrumento grande e pesado.

Logo, se você é iniciante e quer investir em um produto com boa qualidade, certamente esse modelo é um ótimo investimento para seus aprendizados musicais, vale a pena conferir o produto.

Confira o preço

4

padrao

VIOLÃO ACÚSTICO MICHAEL GO PLAY VM15NY NA

Características:

  • Marca: Michael
  • Peso: 1.8 Kg
  • Dimensões: 12 x 101 x 44 centímetros
  • Cor: Preto

Esse modelo de violão clássico e acústico VM 15 NY BK da marca Michael é uma opção para quem gosta de instrumentos nacionais. Seu tamanho médio é de 4/4 – 39’/99 cm, o que é considerado um modelo confortável e fácil de manusear, o qual você pode até transportar entre os lugares.

O seu tampo é feito em madeira Linden, enquanto o braço do instrumento é de madeira Basswood. Suas tarraxas possuem um acabamento em cor dourada, além de borboletas em Madrepérola.

As cordas usadas para compor esse violão são de nylon, o que é considerado um modelo ideal para quem está iniciando. A cor do violão é o preto e possui um revestimento brilhante em todo o seu corpo, o que traz mais beleza ao instrumento e agrada aos olhares dos usuários que irão tocar nesse violão.

Confira o preço

5

padrao

GIANNINI N-14Bk Violão Acústico, Preto

Características:

  • Marca: Giannini
  • Peso: 2.5 Quilogramas
  • Dimensões: 15 x 47 x 105 centímetros
  • Cor: Preto

Para quem é principiante na arte de tocar um instrumento musical, especialmente um violão, é necessário adquirir um modelo que seja leve e que o material usado na confecção do aparelho torne o produto o mais confortável possível na hora de tocar. Por isso trouxemos aqui essa opção da Giannini.

Essa empresa é especialista em trazer para o mercado da música, instrumentos que sejam de ótimo material, mas que, principalmente, sejam ideais para o uso de quem vai começar a aprender um instrumento, como nesse caso o violão.

Suas cordas em nylon são macias e estimulam o desejo de aprender, sem se machucar. Infelizmente, não vem com acessórios adicionais, como a capa protetora por exemplo. Porém, para quem quer dar início aos seus treinos de violão essa é uma boa compra.

Já que possui acabamento em verniz brilhante, suas tarraxas são niqueladas com pinos grossos e a escala feita em material Rosewood.

Confira o preço

6

padrao

Violão Acústico Cutway Auburn Music AUBVO623

Características:

  • Marca: Auburn Music
  • Peso: 1,25 Kg
  • Dimensões: 104 x 40 x 14 cm
  • Cor: Natural

O último modelo de violão é da marca Auburn Music. Essa opção de compra é um instrumento indicado para quem é principiante, devido às suas características e especificidades. Ou seja, o modelo é desenhado para atender às principais necessidades de quem está começando na música.

O produto tem um formato curvado, o qual se enquadra em um violão do tipo Cutaway. A sua sonoridade é bem agradável e ao mesmo tempo bastante vibrante.

Pois o modelo é um instrumento para apresentações acústicas, onde não é necessário o uso de caixas amplificadoras de som.

Ao todo são seis cordas que fazem parte do violão, seu material é o nylon, e a área do tampo é feita com uma madeira envernizada, conhecida como Plywood, que é considerada uma ótima matéria-prima para violões.

Confira o preço

Qual o Melhor Violão Para Iniciantes?

Depois de conhecer todos os violões em nossa lista, ainda está com dúvidas de qual o melhor produto para investir em suas aulas de música? Então, aqui vai a dica do melhor produto do nosso artigo: Violão Acústico Clássico Nylon C40MII Natural, da marca Yamaha.

Além de ser uma das melhores marcas desse mercado, o produto é extremamente eficiente, sendo uma excelente escolha por quem deseja iniciar suas aulas de violão.

O produto possui cordas de nylon, que ajudam na hora de tocar o instrumento, e o tampo é feito de madeira Spruce, como dito já é um dos materiais mais leves de se usar.

Melhor Violão Para Iniciantes Custo Benefício

Entretanto, se o que você considera é o preço do produto, a dica de compra é o modelo da marca Auburn, o Violão Acústico Clássico Music Aubvo611 6 Cordas Nylon Preto.

O produto é ideal para uso adulto e também para aqueles que pretendem iniciar seus estudos na música.

O seu design é bastante bonito e o formato do violão possui curvas que ajudam a acomodar bem o instrumento no momento de tocar.

O material utilizado em sua fabricação é bastante resistente. Por isso, garante ao usuário uma experiência duradoura com o violão e sons de qualidade.

Qual a Melhor Marca de Violão Para Iniciantes?

E como já dissemos nesse artigo, é importante considerar a marca do seu violão antes de efetivar a compra, e a melhor marca disponível nesse mercado é sem dúvidas a Yamaha.

Como muitos devem conhecer, a fabricante está a anos nesse mercado sempre trazendo inovação no mundo instrumental.

Entre os seus produtos mais procurados temos os violões, esses instrumentos estão disponíveis em diversos preços, desde mais baratos até os mais caros.

Mas, por mais que tenha a variação de valores, todos os produtos feitos pela marca Yamaha são de qualidade, duráveis e com ótima qualidade de som.

Deixe um comentário