Melhor Alicate de Corte de 2021: Guia de Compra Completo

Aqui, você confere tudo o que precisa para escolher o melhor alicate de corte para comprar! Muitos de nós pegamos um alicate quando precisamos cortar algo, como um pedaço de arame, por exemplo.

Embora o corte seja um uso comum, os alicates são ferramentas multifuncionais feitas para realizar uma variedade de tarefas, dependendo de seu projeto. Então, continue lendo e confira aqui quais são os 6 Melhores Alicates de Corte de 2021: Guia de Compra Completo!

Melhores Alicates de Corte de 2021

O alicate de corte pode ser utilizado para inúmeras funções como, por exemplo: aplicações, agarrar e segurar fios e objetos menores, puxar arame e objetos, alcançar espaços confinados, emenda, afinação e flexão. Confira abaixo, os modelos que selecionamos:

  • IRWIN Alicate de Corte Diagonal de 8 Pol. (203mm)
  • Alicate Corte Diagonal Nickel, 6 Pol. (160mm)
  • Alicate de corte afiada Mini Diagonal lado TU-501 5’
  • ALICATE DE CORTE RENTE HK-170
  • VONDER – ALICATE CORTE DIAGONAL 6″ 1000V
  • Alicate Corte Diagonal Black Nickel, 6-160 – Mm
Imagem Alicates de corte Detalhes
IRWIN Alicate de Corte Diagonal de 8 Pol. (203mm) com Cabo Emborrachado 10505495
IRWIN Alicate de Corte Diagonal de 8 Pol. (203mm) Melhor alicate de corte!
Alicate Corte Diagonal Nickel, 6 Pol. (160mm), Niquelado, Cabo Dupla Injeção Mtx
Alicate Corte Diagonal Nickel, 6 Pol. (160mm) v Melhor alicate de corte custo benefício!
Alicate de corte afiada Mini Diagonal lado TU-501 5 ' cabo fio cortador reparação ferramenta ' mão '
Alicate de corte afiada Mini Diagonal lado TU-501 5′ Possui a posição do punho bem projetada, uma estrutura portátil e bem compacta.
ALICATE DE CORTE RENTE HK-170
ALICATE DE CORTE RENTE HK-170 Possui uma lâmina extremamente afiada, e com dureza de HRC-50.
ALICATE CORTE DIAGONAL 6' 1000V VONDER
ALICATE CORTE DIAGONAL 6″ 1000V VONDER Muito utilizado em trabalhos artesanais com arames e chapas finas.
Alicate Corte Diagonal Black Nickel, 6-160 - Mm, Niquelado, Cabo Dupla Injeção Mtx
Alicate Corte Diagonal Black Nickel, 6-160 – Mm Muito flexível e útil para diversos tipos de serviços!

Os alicates podem ser agrupados em 3 categorias amplas, com base em sua funcionalidade:

Alicates para segurar: os alicates nesta categoria não têm função de corte, e só podem ser utilizados para segurar objetos de várias espessuras.

Multifuncional: a configuração da mandíbula destes alicates permite que os usuários realizem tanto operações de corte quanto de fixação. Os modelos mais populares incluem o lineman, alicate de bico longo e dobrado.

Corte: esta categoria inclui estilos como corte lateral e corte final, que só podem ser usados para cortar arame, parafusos, pregos e outros materiais.

Dessa forma, esse artigo busca analisar com mais profundidade os alicates de corte, te ajudando a escolher o melhor alicate dessa categoria e te ensinando como escolher e o que considerar nesse processo!

O Que Comparar nos Alicates de Corte

Portanto, dê uma olhada agora em alguns pontos importantes para se analisar ao escolher o seu alicate de corte:

Material de fabricação do alicate de corte

Quando falamos de alicates, é importante optar por aqueles com bons materiais, já que são usados, muitas vezes, para serviços que exigem muito esforço. Por isso, quanto melhor o material, mais tempo ele durará.

Os alicates, normalmente, são feitos em aço-carbono ou aço-cromo-vanádio, existindo também os de cobre-berílio.

Resumidamente, o material feito de aço-cromo-vanádio é um dos que oferece boa dureza. Além disso, são muito resistentes ao desgaste e corrosão dando maior durabilidade ao produto. Por isso, pode ser considerado superior a maioria dos aços-carbonos.

O cobre-berílio, por sua vez, não é assim tão comum quanto os outros dois tipos.  Ele é ideal para situações um tanto quanto especiais, como locais muito corrosivos. Assim, são ideais para profissionais de áreas específicas e custam muito mais caro.

Portanto, analisar o material do alicate é essencial na hora de comprar. Pois é isso o que determinará a resistência e vida útil do produto.

De forma geral, o ideal para você é optar pelos alicates feitos em aço cromo, vanádio ou carbono, como dito anteriormente.

Outro ponto que você pode considerar para ter ainda mais segurança é analisar se a opção foi confeccionada com algum tratamento térmico ou anticorrosivo, como é o caso do cromo vanádio.

Esse processo dá mais força ao alicate e suportam melhor os danos ao decorrer do tempo.

Dimensões

Outra coisa a se considerar no momento da escolha e da compra de um alicate de corte é a sua dimensão ou tamanho. Para definir o tamanho ideal para você é necessário analisar o tipo de trabalho que você irá realizar com ele. Confira algumas dicas abaixo:

De modo geral, os alicates de corte possuem cerca de 15 centímetros de tamanho. E, na maioria das vezes, são ideais para profissionais que trabalham com fiação elétrica.

Mas você pode encontrar modelos que possuem tamanhos maiores no mercado, chegando aos 20 centímetros de comprimento.

Esses alicates, na maioria dos casos, são do tipo corte frontal. E são ideais para trabalhos que envolvem lidar com materiais muito mais duros.

No outro extremo, também temos os modelos que possuem tamanhos menores do que os alicates tradicionais de 15 centímetros.

Esses modelos podem possuir entre 10 centímetros e 12 centímetros. E possuem a classificação de alicates de corte rente, sendo muito úteis para trabalhos que envolvem artesanato ou eletrônicos.

Peso

Outro ponto para você analisar é o peso. O peso do alicate, de certa forma, irá influenciar na sua facilidade de trabalhar com ele.

Portanto, é importante você entender qual tipo de alicate e qual tamanho é ideal para você, na tentativa de evitar ter trabalhos mais cansativos.

Portanto, como regra básica, se a sua intenção for usar o alicate de corte apenas para cortar arames, fios e cabos mais finos, é mais vantajoso para você escolher um alicate de corte rente.

 Afinal, por si só, já é mais leve e menor, pesando cerca de 100 gramas ou até menos!

Agora, se você precisa de um alicate de corte para fazer trabalho em cima de cabos, arames e fios mais grossos, os melhores são os de corte frontal.

Esse tipo costuma pesar em torno de 500 gramas, justamente por serem mais resistentes e destinados a esse tipo de trabalho. Entretanto, não são ideais para trabalhar com materiais mais delicados ou pequenos.

Cabo ergonômico

A ergonomia de um material, ou, no caso, do cabo de um alicate, diz respeito ao conforto que ele te proporcionará ao utilizá-lo.

Pode-se apontar que alguns modelos de alicates de corte possuem um maior cuidado na construção do seu cabo, se tornando mais confortáveis para utilizar e sendo ideais, principalmente, para quem irá utilizar essa ferramenta por muitas horas e várias vezes.

Além disso, o cabo de um alicate de corte deve permitir que a ferramenta fique deslizando na sua mão. Assim, evita-se possíveis complicações durante o trabalho que você está realizando.

Portanto, é aconselhável sempre optar por aqueles alicates com cabos ergonômicos. Pois esse tipo de ferramenta irá se adaptar ao tamanho de qualquer mão e é capaz de facilitar o trabalho, evitando cansaço.

Além disso, oferecem mais conforto ao serem feitos com materiais mais suaves, evitando dores nas mãos pelo esforço de fazer força durante os cortes.

Tipo de alicate de corte

Como colocado lá no começo, existem diversos tipos de alicates, dentre eles o alicate de corte. Dentro dessa categoria, no entanto, existem dois tipos principais de alicate de corte: o de corte rente e o de corte frontal, já citados aqui.

Esses dois tipos se diferenciam em suas finalidades. Isso porque os alicates de corte rente são mais leves, sendo destinados a cortes mais leves e a materiais menos resistentes.

Portanto, se você quer precisão para seus cortes e irá trabalhar com materiais mais delicados, esse modelo é ideal para você. Eles são muito bons para trabalhos eletrônicos, trabalhos com cabos são mais finos e trabalhos artesanais.

Já os alicates de corte frontal, são mais robustos, e são ideais para cortar objetos ou fios e cabos mais duros. Além disso, também servem para cortar parafusos.

Por conta disso, são ferramentas muito comuns para cabos elétricos e objetos metálicos em geral, cabos mais duros e mais espessos.

Isolamento elétrico

Como dissemos acima, área elétrica é uma das que mais utiliza o alicate de corte. Pois eles são extremamente úteis e indispensáveis para cortar fiação elétrica e, muitas vezes, esses profissionais precisam lidar com fiações energizadas.

Pensando nisso, diversas marcas elaboraram modelos com isolamento elétrico no cabo, dando mais segurança para o usuário.

De modo geral, esses alicates com isolamento térmico no cabo. Possuem uma voltagem que varia entre 1.000 volts em corrente alternada e 1.500 volts em corrente contínua. O que é suficiente para trabalhar com fiações elétricas na maioria dos imóveis.

Quando o produto possuir isolamento térmico, você poderá encontrar as informações no próprio cabo do alicate. Mas, fique de olho, pois muitas das opções disponíveis no mercado não possuem esse isolamento térmico.

O isolamento traz mais segurança. Por isso, se torna um recurso extremamente útil e, até mesmo, indispensável, para pessoas e profissionais que farão consertos em sistemas elétricos.

Ou para aqueles que terão que mexer com algum tipo de fiação que, possivelmente, possua corrente elétrica.

Então, um alicate com isolamento é essencial ao possibilitar o bloqueio da corrente elétrica e impedir possíveis choques e ferimentos.

Capacidade do corte

Por fim, e o mais importante, você deve analisar a capacidade de corte. Existem diversas espessuras de fios, arames e cabos, bem como eles podem possuir diversos materiais em suas composições.

Além disso, cortar esses fios pode exigir mais força do que você imagina. Por exemplo, cortar um fio de aço é, muito provavelmente, mais difícil do que cortar um fio de zinco.

Assim, é essencial analisar a capacidade de corte do alicate para que você consiga realizar um bom trabalho, e evitar esforços demasiados e desnecessários.

Analise as informações do alicate que você pretende comprar. Os fabricantes costumam informar quais tipos de fios e quais tipos de materiais o seu produto consegue cortar, bem como informam a espessura do fio.

Review dos 6 Melhores Alicates de Corte de 2021

Enfim, vejamos agora quais são os melhores alicates de corte para comprar em 2021:

1

Melhor Escolha

IRWIN Alicate de Corte Diagonal de 8 Pol. (203mm)

Características:

  • Marca: IRWIN
  • Tamanho: 8 pol.
  • Peso: 358 g
  • Dimensões: 10.01 x 3.51 x 26.49 cm

O Alicate de Corte Diagonal da marca IRWIN de 8 polegadas é o alicate ideal para quem está procurando por um alicate para ser utilizado no segmento automotivo, industrial e de construção.

Esse modelo é fabricado com aço cromo-vanádio, o que dá ao produto uma alta resistência e uma ótima durabilidade, aumentando a sua vida útil.

Além disso, a ferramenta possui um cabo emborrachado VISE-GRIP, que te dará mais conforto e segurança durante a realização do trabalho.

Com suas 358 gramas e 10,01 centímetros de comprimento, é um ótimo modelo de alicate para lidar desde cabos e fios de menor espessura e menos resistentes, até cabos e fios um pouco mais robustos e duros, se tornando útil para diversos trabalhos.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Alicate Corte Diagonal Nickel, 6 Pol. (160mm)

Características:

  • Marca: Mtx
  • Tamanho: 21 centímetrosv
  • Peso: 0,2 gramas
  • Dimensões: 21 x 6.5 x 2 cm

O Alicate Corte Diagonal Nickel, de 6 polegadas, niquelado, dupla injeção da marca Mtx é um alicate do tipo universal e faz parte da série nickel marca.

Ele é indicado para trabalhos de montagem e reparação, sendo bem versátil, flexível e útil para diversos trabalhos. A ferramenta possui um revestimento de níquel, o que faz com que ele tenha muito mais durabilidade nas suas bordas da lâmina, impedindo a corrosão e aumentando a vida útil do produto.

Além disso, você terá à disposição uma ferramenta com cabo em material plástico anatômico, que possui injeção dupla e capaz de proporcionar maior conforto ao usuário durante a realização dos trabalhos.

Com seus 21 centímetros de comprimento e pesando 0,2 gramas, o alicate é bem útil para trabalhos mais simples e, portanto, é capaz de cortar fios e cabos mais finos.

Confira o preço

3

padrao

Alicate de corte afiada Mini Diagonal lado TU-501 5′

Características:

  • Marca: Homgee
  • Tamanho: 17.5 centímetros
  • Peso: 103 gramas
  • Dimensões: 17.5 x 7 x 2 cm

O modelo de alicate de corte Mini Diagonal TU-501 com 5 polegadas da marca Homgee é elaborado e forjado a aço de alto carbono, o que garante solidez e durabilidade à ferramenta.

Além disso, a superfície foi pensada e processada com um material a base de liga de níquel e ferro, dando mais nitidez ao corte e facilitando o processo de corte.

Possui, também, cabos antiderrapante, sendo bem conveniente, confortável e dando mais segurança para o trabalho, principalmente para quem usa muito esse tipo de ferramenta por muito tempo.

A ferramenta possui a posição do punho bem projetada, uma estrutura portátil e bem compacta. Além de um projeto ergonômico que ajuda a facilitar os processos, evitando demasiado esforço e facilitando a manipulação do alicate. Ainda, o design com mola garante durabilidade e bom desempenho.

Com seus 17.5 centímetros de comprimento e 103 gramas, o alicate é bem versátil e útil para realizar cortes precisos e com segurança, sendo fácil de segurar e evitando muito esforço. Com ele, você pode dar conta de fios e cabos mais finos e delicados.

Confira o preço

4

padrao

ALICATE DE CORTE RENTE HK-170

Características:

  • Marca: HIKARI
  • Tamanho: 2 centímetros
  • Peso: 80 gramas
  • Dimensões: 2 x 8 x 21 cm

O modelo de alicate de corte rente HK-170, da marca HIKARI, é fabricado em material de aço SK-3 e possui corte rente, sendo mais leve e ideal para cortar materiais menos resistentes, oferecendo precisão aos cortes.

Possui uma lâmina extremamente afiada e com dureza de HRC-50, além de ter um cabo confortável que é capaz de reduzir o esforço e o cansaço, aumentando, consequentemente, a produtividade.

Portanto, é uma opção leve, compacta e bem fácil de manusear, desenhado especialmente para corte de fios finos metálicos e rebarbas de plástico.

Se tornando muito útil para serviços diversos e simples, como linhas de reparo de indústrias eletrônicas, processamento de joalheria, modelagem, etc.

Confira o preço

5

padrao

ALICATE CORTE DIAGONAL 6" 1000V VONDER

Características:

  • Marca: Vonderv
  • Tamanho: 195 centímetros
  • Peso: 0,21 gramas
  • Dimensões: 195 x 80 x 30 cm

O modelo de Alicate Corte Diagonal 6 polegadas Vonder é fabricado em material aço cromo vanádio e possui lâminas de cortes precisos, sendo ideal para torção.

Além disso, também é muito utilizado em trabalhos artesanais com arames e chapas finas, por ser leve e fácil de manusear, podendo dar conta de materiais delicados.

Possui uma capacidade de corte em arame duro de 1,6MM e em arame macio de 2,5MM. Por isso, é bem utilizado em diferentes áreas de trabalho, sejam elétricos, eletrônicos ou artesanais.

O Alicate Corte Diagonal Vonder é composto por lâminas de corte posicionadas diagonalmente e especialmente afiadas, o que garante agilidade e precisão ao executar as tarefas.

Possui, ainda, cabo isolado e antiderrapante, dando maior controle sobre a ferramenta e mais segurança ao usuário. Assim, é uma ótima opção para trabalhos mais leves e delicados. A sua fabricação com material de alta qualidade vai te garantir durabilidade e resistência por muito tempo.

Confira o preço

6

padrao

Alicate Corte Diagonal Black Nickel, 6-160 – Mm

Características:

  • Marca: Mtx v
  • Tamanho: 21 centímetros
  • Peso: 0,2 g
  • Dimensões: 21 x 6.5 x 2 cm

Assim como nossa segunda opção da lista, o Alicate Corte Diagonal Black Nickel, 6 polegadas, niquelado, dupla injeção da marca Mtx é um alicate de corte do tipo universal e também compõe a série nickel marca.

Por ser um alicate universal, ele é eficiente e apresenta um ótimo desempenho em trabalhos de montagem e reparação, sendo muito flexível e útil para diversos tipos de serviços.

Como todos da série nickel, o alicate tem revestimento de níquel, aumentando muito a sua durabilidade, principalmente nas suas bordas da lâmina. O níquel consegue impedir a corrosão do material e aumentar a vida útil da ferramenta.

Além disso, a ferramenta também possui cabo em material plástico e com formato anatômico, acompanhado de injeção dupla, o que garante maior conforto ao operador durante a sua utilização.

Possui 21 centímetros de comprimento e pesa apenas 0,2 gramas, sendo, portanto, muito útil para cortar fios e cabos mais finos e ideal para quem pretende utilizá-lo em trabalhos mais simples.

Confira o preço

Qual o Melhor Alicate de Corte?

Após analisar algumas das melhores opções disponíveis no mercado, fica claro que o melhor alicate de corte que você pode comprar é o Alicate de Corte Diagonal, da marca IRWIN!

Esse alicate é extremamente versátil, sendo possível utilizá-lo em diversos tipos de trabalhos diferentes. 

O modelo possui como material de fabricação o aço cromo-vanádio, dando uma maior resistência e durabilidade à ferramenta, aumentando a sua vida útil.

Fora isso, ela foi pensada na segurança e conforto do usuário. Afinal de contas, ele possui um cabo emborrachado VISE-GRIP, garantindo eficiência e otimização durante a realização do trabalho.

Possui 358 gramas e 10,01 centímetros, sendo um modelo perfeito de alicate para lidar tanto com cabos e fios de menor espessura e menos resistentes, como os modelos de cabos e fios mais robustos, garantindo versatilidade.

Por esses motivos, é uma ótima aposta para quem procura por uma ferramenta que dê conta de tudo e mais um pouco!

Melhor Alicate de Corte Custo Benefício

Agora, se você quer saber qual a ferramenta de melhor custo benefício da lista, sem dúvidas o lugar vai para o Alicate Corte Diagonal Nickel, da marca Mtx.

A marca oferece uma ferramenta do tipo universal, sendo indicada para trabalhos voltados à área de montagem e reparação. Por ser um modelo de corte e universal, ele se torna bem versátil e útil para diversos trabalhos, dando conta de fios e cabos mais finos.

Possui 21 centímetros de comprimento e pesa só 0,2 gramas, garantindo fácil mobilidade durante a realização dos mais variados serviços.

Além disso, o seu revestimento em níquel garante maior durabilidade da ferramenta e, principalmente, das lâminas, impedindo a corrosão rápida e o desgaste.  

Fora isso, você terá um cabo em formato anatômico e com injeção dupla, te garantindo maior conforto, e tudo isso por um preço muito acessível!

Qual a Melhor Marca de Alicate de Corte?

A IRWIN é uma fábrica de ferramentas manuais e de acessórios destinados, principalmente, a profissionais de todas as áreas que procuram por ferramentas duráveis, e que possuam um desempenho superior às demais do mercado.

Foi fundada em 1885 e chamada de Irwin Auger Bit Company. Dessa forma, a IRWIN se destaca no ramo ao oferecer produtos de qualidade para o seu consumidor.

A empresa é parte da holding mundial Newell Brands e está sempre buscando superar as expectativas quando se fala de desempenho de ferramentas.

Sendo capaz de conquistar a preferência dos profissionais e a liderança do mercado, com produtos como: Vise-Grip, Quick-Grip, Speedbor, Strait-Line, Unibit e Jack.

Segundo a própria marca, a palavra que representa a IRWIN frente aos seus negócios é “inovação”. É a dedicação pela busca constante em melhorias em seus produtos, que a IRWIN consegue sempre melhorar a produtividade e a segurança. E oferece aos profissionais os melhores produtos do mercado.

Deixe um comentário