Melhor Baqueta de 2021: Guia de Compra Completo!

Para quem é ou quer se tornar um ótimo baterista, escolher uma boa baqueta é uma decisão muito importante para se fazer! Afinal, as baquetas possuem um papel essencial, por serem as responsáveis por definirem o som que o seu instrumento emitirá.

Então, fique até o final, e confira aqui quais são as 6 Melhores Baquetas de 2021: Guia de Compra Completo!

Melhores Baquetas de 2021

Veja a seguir, quais foram os modelos que selecionamos para você:

  • Baqueta American HIckory 7A Madeira (PAR) Promark TX7AW
  • Baqueta 7A Nirvana Liverpool Madeira (par)
  • Promark – Baqueta LA Special 5A Madeira (PAR) Promark LA5AW
  • Baqueta LA Special 7A Nailon (PAR) Promark LA7AN
  • BAQUETA PHX PONTA DE MADEIRA 7A (1 PAR)
  • LIVERPOOL – Baqueta Para Bateria CLASSIC LL5AM
Imagem Baquetas Detalhes
Baqueta American HIckory 7A Madeira (PAR) Promark TX7AW
Baqueta American HIckory 7A Madeira Melhor Baqueta!
Baqueta 7A Nirvana Liverpool Madeira (par)
Baqueta 7A Nirvana Liverpool Madeira (par) Melhor baqueta custo benefício!
Baqueta LA Special 5A Madeira (PAR) Promark LA5AW
Promark – Baqueta LA Special 5A Madeira Som produzido com firmeza, emitido de forma muito clara e uniforme.
Baqueta LA Special 7A Nailon (PAR) Promark LA7AN
Baqueta LA Special 7A Nailon Produz um som mais brilhante.
BAQUETA PHX PONTA DE MADEIRA 7A (1 PAR)
BAQUETA PHX PONTA DE MADEIRA 7A (1 PAR) Ideal para quem possui mãos menores e finas, e para iniciantes.
Baqueta Para Bateria CLASSIC LL5AM LIVERPOOL
LIVERPOOL – Baqueta Para Bateria CLASSIC LL5AM Uma ponta de tamanho médio e formato ovalado.

As baquetas, ou bastões, são ferramentas utilizadas para tocar instrumentos de percussão, como baterias e tambores. Na maioria das vezes, são feitas de madeira, mas também é possível encontrar modelos com fibras de carbono.

Fato é que cada baqueta te oferecerá elementos diferentes, que podem diversificar a sua música. Sendo que algumas proporcionam um som mais suave, enquanto outras um som mais forte e alto. Daí a importância de escolher a baqueta corretamente!

No mercado, é possível encontrar baquetas de diversos materiais, tipos e tamanhos diferentes, e isso pode dificultar bastante o processo de escolha da baqueta ideal.

Por isso, preparamos esse artigo para te mostrar quais características você deve observar antes de comprar a sua baqueta e, para te ajudar, elaboramos um ranking com as melhores 6 baquetas para você comprar!

O Que Comparar nas Baquetas

Para escolher uma baqueta realmente boa e que atenda às suas necessidades, é importante observar alguns detalhes importantes antes de tomar a sua decisão.

Afinal, o material de fabricação, o tamanho e o peso são fatores que vão influenciar tanto o seu conforto no uso da baqueta, como o som que o instrumento irá emitir.

Por isso, veja abaixo os principais fatores a se analisar antes de comprar a sua baqueta para garantir que você está escolhendo a certa!

Material da ponta da baqueta e do corpo

Quando você estiver procurando pela sua baqueta, é importante prestar atenção, primeiro, no tipo de material da ponta e do corpo.

Pois essa característica vai influenciar muito no som que o instrumento vai emitir e na vida útil da baqueta. Vamos ver os principais materiais das baquetas, e quais as melhores aplicações.

Baquetas de madeiras

As baquetas feitas de madeiras mais densas são, na maioria das vezes, mais duráveis do que as outras.

Se você já está acostumado a utilizar baquetas para tocar alguns instrumentos, então provavelmente já sabe da tendência desse objeto de quebrar ou empenar com o tempo e com o uso.

Por conta disso, muitos profissionais que usam baquetas preferem investir nas feitas de madeira densa e que sejam mais robustas. Dentre as opções de madeira disponíveis no mercado, a de nogueira, ou hickory, é a preferida e mais comprada pela maioria.

Mas você pode encontrar vários outros modelos com madeiras de qualidade, que podem substituir muito bem a de nogueira sem deixar nada a desejar.

Se você quer economizar um pouco e comprar um produto de qualidade, procure pelas baquetas feitas de jatobá, carvalho ou bordo. As baquetas que forem feitas em qualquer uma dessas madeiras, garantem mais durabilidade.

Se você for um iniciante, recomendamos que você opte, ainda, pelas baquetas que possuem tintas emborrachadas na sua base, pois esses modelos ajudam a controlar melhor as baquetas.

Pontas de nylon ou de madeira

Além do material do corpo da baqueta, que é importante para garantir a durabilidade do produto, é importante decidir corretamente o material da ponta, que pode ser de nylon ou de madeira.

No entanto, diferente da madeira do corpo, entre o nylon e a madeira da ponta não existe uma opção que é melhor e uma que é pior, a escolha deve ser feita de acordo com a preferência de cada usuário.

No geral, as baquetas que possuem pontas de madeira são as mais tradicionais e conseguem oferecer um som bem uniforme e muito natural, sendo a melhor opção para quem procura por um som limpo.

O lado negativo desse tipo de ponta, no entanto, é que elas desgastam com facilidade e, consequentemente, reduz a durabilidade da baqueta. 

As baquetas com pontas de nylon, por sua vez, possuem uma durabilidade maior e conseguem entregar um som mais aberto, principalmente nos pratos da bateria. Por isso, atente-se a esse detalhe quando for escolher.

Tipo de ponta da baqueta

As baquetas podem ser utilizadas em instrumentos diversos, e para produzir sons diferentes.

Nesse momento, escolher a ponta ideal da baqueta é mais do que essencial, e fará toda a diferença no som final que o instrumento irá emitir. É importante que você saiba alternar entre as pontas certas para cada um dos estilos musicais.

Pontas redondas

As baquetas que possuem pontas redondas garantem um som mais uniforme e são as mais tradicionais e fáceis de encontrar.

Esse modelo é perfeito para quem está aprendendo e começando a tocar agora, já que, por ser uma ponta esférica, independente da parte que você acertar no instrumento, o contato será o mesmo e o som emitido uniformemente.

Ou seja, as baquetas com pontas redondas são bem mais fáceis de utilizar. Pois não é necessário tomar cuidado com a parte que você deverá acertar ao tocar.

Pontas cilíndricas

Se você deseja trabalhar com sons mais encorpados, então a baqueta ideal para você são as que possuem pontas cilíndricas, também chamadas de “ponta barril”.

No geral, são os melhores modelos de baquetas para gravações que serão feitas em estúdios, e para shows em locais abertos.

As baquetas com pontas cilíndricas, possibilitam que a área de contato com o prato seja maior, garantindo um volume alto, e muita versatilidade. Afinal, a área dos lados e da ponta da baqueta são diferentes.

Ponta tear drop

Por fim, as baquetas com pontos Tear Drop são as mais indicadas para usuários mais avançados.

Esse tipo se assemelha bastante ao modelo cilíndrico, no entanto, tem a ponta um pouco mais fina, garantindo que o usuário tenha muito mais versatilidade na hora de tocar o instrumento.

Esse formato de ponta garante que o usuário consiga definir com precisão a parte que ele quer que acerte o prato ou o tambor.

Mas, por outro lado, deve-se considerar que realizar manobras com esse tipo de ponta pode ser bem desafiador para os usuários iniciantes.

No fim, é importante ter a ajuda de um profissional que te auxilie a melhor ponta de baqueta para o seu estilo musical e para o nível de expertise que possui.

Se você quer aprender ou já sabe tocar rock, por exemplo, optar pela ponta que ajuda a reproduzir um som alto pode ser uma escolha bem interessante.

Tamanho da baqueta

Escolher pela baqueta de tamanho correto para você é uma das decisões mais importantes para garantir conforto e qualidade ao tocar.

O ideal é escolher o tamanho da baqueta levando em consideração o tamanho da sua mão. Mas, além disso, você precisa identificar qual tamanho é mais confortável para você considerando as manobras na bateria ou no instrumento que você utilizará.

Os tamanhos das baquetas classificam-se em letras e números, sendo que as mais comuns de encontrarmos no mercado são as 7A, 2B, 5A e 5B. No geral, quanto maior for o número da baqueta, mais fina ela é.

Se você está iniciando agora, o ideal é começar pelo tamanho 5A, uma opção perfeita para quem está aprendendo.

Considerando essa regra, as baquetas de tamanho 2B são as mais grossas e as de tamanho 7A são as mais finas.

Peso

Por fim, o peso é um critério muito importante, até mais importante do que o tamanho da baqueta, por isso, não deixe de conferir!

O peso pode variar bastante de acordo com a preferência de cada usuário. Mas, para garantir um bom equilíbrio, uma baqueta precisa estar entre 50 e 55 gramas.

O peso é importante não apenas por afetar a facilidade, ou a dificuldade do usuário no momento de tocas. Mas, principalmente, por ela afetar diretamente o som.

Escolha também as baquetas são se assemelham à sua mão. Ou seja, se você possui mãos grossas e pesadas, prefira as maiores e mais pesadas, com 55 g. Mas, se você tem a mão fina e curta, opte pelas opções de 50 g e menores.

Review das 6 Melhores Baquetas de 2021

Agora que você já sabe tudo sobre baquetas e quais as características a sua baqueta ideal deve ter, confira uma lista com as 6 melhores baquetas de 2021 disponíveis no mercado e já aproveita para escolher a sua!

1

Melhor Escolha

Baqueta American HIckory 7A Madeira

Características:

  • Marca: Promark
  • Peso: 40 g
  • Dimensões: ‎39.88 x 4.32 x 4.06 cm
  • Material: Hickory

A Baqueta American Hickory 7A Madeira Promark TX7AW é um clássico das baquetas! A Promark é uma das marcas de maior nome no segmento e está no topo da liderança do mercado de baquetas no Brasil, sendo uma marca utilizada por diversos profissionais ao redor do mundo todo!

A TX7AW da Promark possui ponta de madeira ovalada, perfeita para produzir aqueles sons mais “dark” e quentes, muito admirado e procurado por bateristas em diversos estilos musicais.

Mas, apesar de ser capaz de produzir essa modalidade de som, essa baqueta serve para diversas ocasiões, sendo muito versátil e possuindo uma durabilidade excelente, além da qualidade garantida pela Promark.

Com pegada clássica, a baqueta possui um formato médio, oferecendo uma resposta balanceada, e pesa apenas 40 gramas! Isso sem perder nada da qualidade sonora, da firmeza e da altura do som!

E a qualidade das baquetas da Promark é sem igual! Todas elas são projetadas, desenhadas e fabricadas nos Estados Unidos,
na fábrica da Promark que fica em Houston, no Texas.

O principal foco e diferencial da marca é garantir o melhor controle de qualidade da indústria, entregando produtos impecáveis aos seus clientes.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Baqueta 7A Nirvana Liverpool Madeira (par)

Características:

  • Marca: Liverpool
  • Peso: 102 g
  • Dimensões: 41 x 11 x 2 cm
  • Material: Madeira

A marca de baquetas Liverpool é outra marca muito conhecida nesse mercado, principalmente pela sua capacidade de entregar ótimos produtos a um preço muito acessível e competitivo.

Dentre a sua linha de baquetas, a Baqueta 7A Nirvana Liverpool Madeira merece uma atenção especial e, por isso, está em segundo lugar no nosso ranking!

Essa baqueta possui uma ponta pequena e oval, sendo mais indicada para produzir ritmos leves, abertos e limpos, como a Bossa Nova, o Jazz e o Samba-Canção.

A ponta oval garante firmeza e qualidade no som produzido pelo instrumento, além de ser versátil e ajudar na produção de sons bem suaves.

A baqueta é produzida em madeira de boa qualidade, dando resistência e elevando a vida útil do produto, evitando que ela se quebre ou se envergue com facilidade.

Confira o preço

3

padrao

Baqueta LA Special 5A Madeira

Características:

  • Marca: Promark
  • Peso: 100g
  • Dimensões: 41.91 x 2.97 x 1.27 cm
  • Material: Hickory

Outro modelo da Promark muito procurado e bem avaliado por profissionais é a Baqueta LA Special 5A Madeira LA5AW.

Esse modelo também possui a ponta de madeira ovalada, assim como a TX7AW. Esse tipo de ponta é indicada tanto para iniciantes como para profissionais, por ser muito versátil e fácil de utilizar.

Com a madeira de Hickory, o som é produzido com firmeza, emitido de forma muito clara e uniforme. Além disso, o modelo 5A é um dos que permitem maior versatilidade nas manobras e sons produzidos!

Essa é a baqueta ideal para todos os estilos musicais, instrumentos e situações, por isso, ela se tornou uma das mais procuradas do mercado. Além disso, pode se adequar bem a qualquer tamanho de mão com o seu formato mediano e fácil de manusear.

A linha LA Special da Promark é a linha de entrada da marca, o que explica o fato dessa baqueta ser comprada constantemente por educadores, estudantes, profissionais e entusiastas.

Confira o preço

4

padrao

Baqueta LA Special 7A Nailon

Características:

  • Marca: Promark
  • Peso: 91g
  • Dimensões: 39.88 x 4.32 x 4.06 cm
  • Material: Hickory

Essa é mais uma opção de baqueta da Promark da linha de entrada, a LA Special. No entanto, diferente do modelo anterior, a Baqueta LA Special 7A Nylon Promark LA7AN possui a sua ponta em Nylon, e não em madeira!

O corpo de madeira Hickory dá à baqueta a durabilidade e a pegada clássica necessária para qualquer músico realizar as manobras com sucesso e sons perfeitos. Aliado a isso, a LA7AN foi confeccionada com ponta de nylon, o que traz um grande diferencial para o som produzido!

As baquetas com pontas de nylon conseguem produzir um som mais “brilhante” e podem ser utilizadas em várias ocasiões e para vários estilos musicais, sem carregar o som do instrumento.

A ponta da LA7AN, além de ser de nylon, possui o formato ovalado, dando ainda mais versatilidade à ferramenta e ao usuário.

Assim como a linha American Hickory dá Promark, a LA Special também é desenhada e produzida nos Estados Unidos, com materiais de alta qualidade e as mais altas tecnologias do segmento. Portanto, versatilidade e qualidade com certeza não te faltarão com essa baqueta!

Confira o preço

5

padrao

BAQUETA PHX PONTA DE MADEIRA 7A (1 PAR)

Características:

  • Marca: PHX
  • Peso: 80g
  • Dimensões: ‎2 x 3 x 40 cm
  • Material: Madeira importada

A PHX é outra marca muito conhecida de baquetas no Brasil, sendo uma das preferidas dos iniciantes! A Baqueta PHX Ponta de Madeira 7A é aquela baqueta básica que todo músico precisa ter! Ela possui a ponta arredondada, permitindo que qualquer parte que toque o instrumento emita um som limpo e puro.

O modelo 7A é o mais fino dos modelos de baquetas, sendo muito indicado para quem possui mãos menores e finas e para iniciantes, pois a movimentação se torna mais fácil para quem está aprendendo.

A baqueta é confeccionada em madeira importada de alta qualidade e pesa apenas 80g! Portanto, se você está começando agora e quer uma opção perfeita para iniciantes, essa é para você!

Confira o preço

6

padrao

Baqueta Para Bateria CLASSIC LL5AM LIVERPOOL

Características:

  • Marca: Liverpool
  • Peso: 200g
  • Dimensões: ‎10 x 10 x 40 cm
  • Material: Marfim e Madeira

Por último, mais um modelo da Liverpool, a Baqueta para Bateria CLASSIC LL5AM Liverpool é muito bem avaliada e indicada para quem está iniciando e já quer começar com um produto de qualidade nas mãos!

A Classic da Liverpool possui uma ponta de tamanho médio e formato ovalado, também conhecida como ponta de barril. Esse modelo garante que o usuário teste e pratique manobras diferentes com as baquetas, permitindo que ela seja utilizada para tocar diferentes ritmos musicais.

Produzida em marfim e madeira, essa baqueta é uma boa escolha para quem pretende tocar country, soft-rock, samba, reggae e estilos musicais não muito pesados.

Confira o preço

Qual a Melhor Baqueta?

Você quer adquirir a melhor baqueta do mercado e arrasar na produção dos sons mais leves aos mais pesados? Então invista na Baqueta American HIckory 7A Madeira Promark TX7AW que você não vai se arrepender!

Atualmente, essa é a melhor baqueta disponível no mercado e nós vamos te mostrar o porquê!

A Baqueta American Hickory 7A da Promark é simplesmente “o clássico” das baquetas, e a Primark é uma das maiores marcas desse segmento ao redor do mundo todo, sendo uma das mais utilizadas por profissionais de grande renome!

A TX7AW tem ponta de madeira ovalada, sendo capaz de produzir sons mais “dark” e quentes, muito admirado e procurado por bateristas em diversos estilos musicais.

No entanto, ela trabalha muito bem em diversas ocasiões por conta da sua versatilidade, formato e material, além de possuir uma durabilidade excelente e toda a qualidade da Promark.

Possui pegada clássica, formato médio, resposta balanceada e, tudo isso, em apenas 40 gramas! Isso sem perder qualidade sonora, firmeza e da altura do som!

As baquetas da Promark são todas projetadas, desenhadas e fabricadas nos Estados Unidos, na fábrica que fica localizada no Texas, e o principal diferencial da marca é garantir o melhor controle de qualidade da indústria, entregando produtos impecáveis aos seus clientes.

Melhor Baqueta Custo Benefício

Se você está começando agora e quer adquirir baquetas de qualidade, versáteis e por um preço bom, então conheça a Baqueta 7A Nirvana Liverpool Madeira, a melhor baqueta custo-benefício do mercado!

A Liverpool é uma marca também muito conhecida no segmento pela sua capacidade de entregar ótimos produtos a um preço muito competitivo, concorrendo, inclusive, com marcas famosas e mundiais!

Dentre as suas opções, a Baqueta 7A Nirvana Liverpool Madeira é uma das mais procuradas por iniciantes e se tornou a melhor opção do mercado para quem quer preço e qualidade em um mesmo produto.

A Baqueta Nirvana tem sua ponta pequena e oval, perfeita para ritmos leves, abertos e limpos, como o Jazz, a Bossa Nova e o Samba-Canção. Além disso, a ponta oval dá firmeza e qualidade no som produzido pelo instrumento, e permite ao usuário treinar manobras diferentes conforme aprende.

Esse modelo é produzido em madeira de boa qualidade, muito resistente e que evita que ela se quebre ou se envergue com facilidade conforme o uso, aumenta a vida útil do seu produto.

Qual a Melhor Marca de Baqueta?

Quando falamos de baquetas a Promark merece receber uma atenção especial, já que ela se tornou uma das melhores marcas de baquetas do Brasil!

A marca foi fundada no ano de 1957 por Herb Brochstein, que foi um baterista profissional e era dono de uma loja de baterias na sua região.

Desde o início, a marca foi um negócio familiar e, até hoje, mantém essa mesma tradição, inclusive a aquisição dela por D’Addario em 2011, que ainda honra com esse legado.

Tanto os escritórios como a fábrica da Promark permanecem em Houston, Tezas, e lá são fabricadas algumas das melhores baquetas de hickory, oak japônes e maple do mundo! A instalação, hoje em dia, possui mais de 8.000 m²!

A fábrica e os escritórios permanecem em Houston, no Texas, onde são fabricadas baquetas de hickory, maple e oak japonês em uma moderna instalação com aproximadamente 8.361m2.

A Promark fez história ao se tornar a primeira fabricante de baquetas americanas que ofereceu oak japonês sustentável, inovando esse mercado.

Todas as baquetas da marca são produzidas com madeiras não inclusas no risco de extinção e a colheita é feita de forma cuidadosa e controlada, sempre prezando pelo reflorestamento.

O trabalho de produção é feito com máquinas de ponta, que ajudam a produzir as baquetas, mallets e os teclados sinfônicos oferecidos pela marca e utilizados por grandes nomes da música, estudantes, educadores e entusiastas ao redor do mundo todo.

Dentre alguns nomes renomados que possuem preferência pela Promark estão: Mike Portnoy, Neil Peart, Cuca Teixeira, Eloy Casagrande, Aquiles Priester, Alexandre Aposan e Ringo Starr! Desde 2010 a marca se tornou a distribuidora exclusiva da Musical Express.

Deixe um comentário