Melhores Impressoras de 2020: Guia de Compra Completo

Em busca de encontrar a melhor impressora seja para o escritório com destino e desempenho profissional, ou para a casa para trabalhos domésticos, uma verdade é clara, o que deve ser levado em conta é o custo benefício.

De acordo com os produtos que estão disponíveis no Brasil, existem impressoras das mais simples, até as que possuem funções mais avançadas, como digitalização e até cópias. O preço varia de acordo com esses atributos.

Portanto, o que deve ser considerado na hora da escolha é o que você realmente precisa no seu dia a dia, e o quanto você pode pagar.

Melhores impressoras de 2020

Preparamos uma seleção com as 6 melhores impressoras custo benefício, que estão disponíveis no mercado, e boa parte desses modelos podem ser usados tanto em casa quanto no escritório. Confira quais são elas:

  • Brother HL1212W
  • Samsung SL M2070W
  • Impressora HP DeskJet GT 5822
  • Canon Pixma E4210
  • Impressora HP DeskJet 5076
  • Impressora Epson Ecotank L3150
Produto Impressor
Multifuncional Epson EcoTank L3150 - Tanque de Tinta Colorida, Wi-Fi Direct, USB, Bivolt
Melhor Escolha
Impressora Epson Ecotank L3150

Excelente tanto para impressão, preto e branca, como as coloridas

Impressora Brother Laser HL1212W Mono (A4) Wrl
Custo Benefício
Impressora Brother HL 1212W

Ótimo rendimento por um preço baixo

Impressora Smart Pro Xpress, Samsung, Branca
Samsung SL M2070W

Imprima cerca de 8000 páginas com apenas uma recarga

Impressora Multifuncional, HP Deskjet Jato de Tinta Gt5822, Preto
HP DeskJet GT 5822

Uma das melhores opções entre as multifuncionais econômicas

Multifuncional Jato de Tinta Canon Pixma E4210 - 2985C005AA
Canon Pixma E4210

Imprimir frente e verso sem a necessidade de virar as páginas

Impressora Multifuncional, HP, Deskjet Ink Advantage 5076, M2U87A, Jato de Tinta, Preto
HP DeskJet 5076

Agilidade de impressão, economia, mais conexão, incrível!

Produtos
Melhor Escolha
Multifuncional Epson EcoTank L3150 - Tanque de Tinta Colorida, Wi-Fi Direct, USB, Bivolt
Impressora Epson Ecotank L3150

Excelente tanto para impressão, preto e branca, como as coloridas

Custo Benefício
Impressora Brother Laser HL1212W Mono (A4) Wrl
Impressora Brother HL 1212W

Ótimo rendimento por um preço baixo

Impressora Smart Pro Xpress, Samsung, Branca
Samsung SL M2070W

Imprima cerca de 8000 páginas com apenas uma recarga

Impressora Multifuncional, HP Deskjet Jato de Tinta Gt5822, Preto
HP DeskJet GT 5822

Uma das melhores opções entre as multifuncionais econômicas

Multifuncional Jato de Tinta Canon Pixma E4210 - 2985C005AA
Canon Pixma E4210

Imprimir frente e verso sem a necessidade de virar as páginas

Impressora Multifuncional, HP, Deskjet Ink Advantage 5076, M2U87A, Jato de Tinta, Preto
HP DeskJet 5076

Agilidade de impressão, economia, mais conexão, incrível!

A necessidade de fazer impressões no dia a dia, como trabalhos escolares, ou para o trabalho, é o que te leva a querer um produto de qualidade e que tenha um bom custo benefício.

Mesmo acompanhando todo o desenvolvimento e avanço tecnológico, as impressoras da atualidade conseguiram avançar e trazem muitas vantagens quando comparadas com as de antigamente.

A multifuncionalidade é um ponto que deve sempre ser considerado na hora de escolher a melhor impressora, para que ela consiga atender a demanda que passa a ser cada vez mais exigente por parte dos consumidores.

Já existem impressoras com wi-fi, aplicativos que oferecem diferentes recursos, além da cópia, digitalização, etc. Sem contar que o acesso para esses produtos também é muito mais fácil, frente o que está disponível.

Existem vários modelos, e nesse ranking de melhor impressora vários modelos foram destacados. 

Por isso, formamos esse top 6 de acordo com o custo benefício, funcionalidade, características técnicas e tudo para te ajudar a escolher o produto que seja melhor para você.

É possível ver que as novidades tecnológicas estão sempre avançando e com isso, marcas como a HP, Epson, Samsung, Brother e Canon, acabam por compor o nosso ranking de melhores impressoras de 2020.

Alguns critérios foram considerados na hora de montar essa lista, como rapidez, praticidade, qualidade da impressão e economia, para priorizar a melhor seleção.

Veja agora mais detalhes de todos os modelos que foram citadas e qual a melhor pode te atender dentro das suas necessidades.

O que comparar na melhor impressora?

O que uma impressora precisa ter para ser considerada a melhor impressora dentre todas? 

Assim como tudo que é tecnológico evolui, com as impressoras não é diferente, elas são e estão cada vez mais modernas e continuam sendo um produto realmente difícil de escolher.

Como existem diversas opções no mercado, é preciso levar muito em consideração as características de cada uma, assim como as necessidades e para o que ela será usada.

Custo benefício

Nesse caso, definir a melhor impressora custo benefício requer fazer algumas outras perguntas:

“Precisa de agilidade para imprimir?” “Qual vai ser o tipo de uso?” “Colorido ou em preto e branco?” “Quanto gastar?”

De uma forma geral existem duas tecnologias que devem ser avaliadas na hora de decidir, que é a impressão a laser e a jato de tinta. 

Tipo de impressão

As impressoras a laser são um pouco mais caras e mais profissionais, mas isso não impede que ela também possa ser usada em casa.

Já o que conta nas impressoras a laser é a rapidez, podendo imprimir até 20 páginas por minuto, o toner pode durar 10 vezes mais que o cartucho comum.

O que fazer na hora de comparar a impressão a jato, com a impressora a laser é calcular e verificar qual apresenta o melhor custo benefício. 

Nesse caso, não apenas pela velocidade, como também pela definição dos detalhes e a quantidade do uso de acordo com as necessidades.

Porém, em relação às impressões coloridas, são apenas alguns modelos que realmente conseguem entregar qualidade nas cores. Dependendo a intenção da compra é preciso se atentar a esse detalhe.

As cores da impressão

Quando comparados os dois tipos, as cores da impressora a jato de tinta são inigualáveis, porém os preços são mais altos, e para impressões em preto e branco, a laser funciona muito melhor.

Ou seja, para imprimir imagens coloridas, ou fotos que estejam em alta resolução, a impressora a jato é a ideal, e pode ser a melhor escolha. 

Ela consegue produzir as melhores imagens com cores mais vivas que faz uma gradação do mais sutil para a mais saturada.

Os resultados são mais naturais e por esse motivo é uma das melhores opções para imprimir fotografias profissionais.

Agora quando o assunto é impressão doméstica, ou apenas para documentos, as impressoras a jato também podem ser mais populares. Já que são mais baratas, é possível encontrar modelos mais em conta e os mais caros podendo custar para lá de mil reais.

A qualidade de impressão

Mas é válido ressaltar que a grande maioria dessas impressoras possuem diversas funcionalidades por isso, apresentam diferencial, principalmente no que diz respeito a qualidade.

O que deve ser levado em conta na hora de comparar os modelos de impressora a jato e a laser? 

Para escolher a melhor impressora a primeira coisa a se considerar é a real necessidade, a qualidade da impressão em cada uma, e os valores.

Valor por página

Sabe-se que as impressoras a jato são mais econômicas, gastam bem menos que o cartucho de tinta tradicional por isso, o custo benefício pode ser mais atrativo.

Para calcular isso, existe uma maneira, apesar de ser difícil muitas vezes definir um padrão já que os preços dos toners e cartuchos também variam muito.

Mas existem alguns fabricantes que já facilitam esse cálculo, revelando a quantidade de tinta de cada um deles. De qualquer forma, uma impressora a laser, por exemplo, pode imprimir até 1000 páginas, com o valor de 90 a 120 reais.

Se dividir esse valor por página, o valor da impressão com o toner chega a 9 e 12 centavos. Mas também existem toners com capacidade de impressão para 3000 páginas, e com isso o custo da folha diminui ainda mais.

Sabemos que a impressão a laser é realmente mais cara, principalmente porque você precisa do toner preto e do ciano com magenta e amarelo, e todos eles custam caro.

Já para as impressoras a jato, os cartuchos costumam ser vendidos mais baratos, em torno de 40 reais com capacidade para imprimir mais ou menos umas 150 páginas em preto e branco, e umas 100 coloridas.

Sendo assim, o custo por página fica um pouco mais caro, chegando a custar entre 25 e 40 centavos. Sendo uma das impressões mais caras no comparativo.

Review das Melhores impressoras de 2020

1

Melhor Escolha

Impressora Epson Ecotank L3150

Características:

  • Conexão: Wi-fi integrado e entrada USB 2.0;
  • Tipo de Impressão: Tanque de tinta;
  • Cor de impressão: Faz impressões coloridas;
  • Funções adicionais: Não possui fio e é multifuncional.

A melhor impressora da nossa lista, o custo benefício da Epson Ecotank é a que mais destaca no mercado. Consegue manter um alto rendimento, e imprime até 4500 páginas em preto e branco com uma só carga de tinta, e até 7500 coloridas.

Além disso, a possibilidade de fazer uma quantidade maior de impressões em papéis diferentes como o fotográfico, por exemplo, é ideal para quem busca qualquer tipo de versatilidade no produto.

É ideal para quem precisa de uma impressora para trabalho, e usa ou faz impressões todos os dias. Pode ser conectada diretamente no celular ou no tablet, sem que haja necessidade de conectar fios.

É possível fazer impressões até diretamente usando o e-mail.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Impressora Brother HL 1212W

Características:

  • Conexão: Possui Wi-Fi integrado e entrada USB 2.0;
  • Tipo de Impressão: É uma impressora a laser;
  • Cor de impressão: Imprime em preto e branco, e cores;
  • Funções adicionais: Faz apenas impressão, não possui outras funções.

A impressora Brother HL 1212W é uma das que melhor trabalham nas duas situações, tanto para impressões em preto e branco quando para impressões coloridas.

Consegue manter uma boa velocidade, imprimindo aproximadamente 20 página por minuto, incluindo documentos, pôsteres, entre outros, desde que seja em folha A4.

Sem contar que a impressora Brother se encaixa no ranking de melhor impressora por possuir a resolução máxima de 2400x 600 dpi, e ser muito econômica, imprimindo pelo menos 1000 páginas ao mês com um único toner de tinta preta.

Por ser uma impressora a laser, o custo é um pouco mais elevado, mas ainda é uma das melhores impressoras custo benefício do mercado.

Confira o preço

3

padrao

Samsung SL M2070W

Características:

  • Conexão: Possui Wi-fi integrado e entrada de USB 2.0;
  • Tipo de Impressão: É uma impressora a laser;
  • Cor de impressão: Imprime em preto e branco, e cores;
  • Funções adicionais: Multifuncional, portanto, imprimi, faz cópia e digitaliza.

A Samsung é uma das empresas que mais possui nome no mercado quando o assunto é tecnologia. E ela está na lista entre as melhores impressoras não é novidade.

O modelo SL M2070W consegue imprimir até 20 páginas por minuto, isso comparado com o modelo anterior. Tem um ótimo rendimento, assim como outros modelos que possuem preços mais baixos.

Um ponto forte da impressora multifuncional da Samsung é que ela possui outras funções, como copiar e digitalizar documentos quando necessário.

Possui toner de tinta que pode imprimir até 1000 páginas somente com o toner que já vem de fábrica, e é ideal para quem precisa fazer muitas impressões diárias em preto e branco mesmo.

Confira o preço

4

padrao

Impressora HP DeskJet GT 5822

Características:

  • Conexão: Possui Wi-Fi integrado e entrada USB
  • Tipo de Impressão: É uma impressora a laser;
  • Cor de impressão: Imprime em preto e branco, e cores;
  • Funções adicionais: É multifuncional, imprime, digitaliza e faz cópia.

Para quem busca por custo benefício, essa pode ser a multifuncional de tanque de tinta mais econômica do mercado, portanto, ideal para você.

Se a necessidade é fazer muitas impressões e grandes quantidades a impressora HP DeskJet GT 5822 pode ser a ideal para você.

Com capacidade para imprimir cerca de 8000 páginas com o recipiente de cores ou até 5000 páginas com o original de fábrica.

Além disso, a impressora vem com um aplicativo, chamado de HP All-in-One Printer Remote, onde você consegue separar e destacar, imprimindo somente o conteúdo que for relevante para você, eliminando cabeçalhos e rodapés, o que ajuda a economizar mais papel e mais tinta.

Confira o preço

5

padrao

Canon Pixma E4210

Características:

  • Conexão: Wi-fi integrado e entrada USB 2.0;
  • Tipo de Impressão: É uma impressora jato de tinta;
  • Cor de impressão: Imprime em preto e branco, e cores;
  • Funções adicionais: É multifuncional, imprime, digitaliza e faz cópia.

A impressora multifuncional da Canon é a primeira impressora a jato da lista de melhor impressora, isso significa que ela usa cartucho por isso, acaba custando menos logo de cara.

Sendo um produto de baixo custo, a impressão fica um pouco mais cara, quando comparado a impressoras a laser, por isso, deixa de ser interessante na hora de comparar.

É uma excelente impressora, sendo ideal para uso caseiro, trabalhos escolares e até mesmo escritórios que não exigem um alto desempenho em impressão, ou que não tenha uma demanda muito crescente.

Além disso, a impressora tem capacidade de imprimir até 400 páginas em preto e branco a cada cartucho trocado, e cerca de 300 páginas para os cartuchos coloridos.

Confira o preço

6

padrao

Impressora HP DeskJet 5076

Características:

  • Conexão: Wi-fi integrado e entrada USB 2.0;
  • Tipo de Impressão: É uma impressora a jato de tinta;
  • Cor de impressão: Imprime em preto e branco, e cores;
  • Funções adicionais: É multifuncional, imprime, digitaliza e faz cópia.

Com o custo por impressão um pouco mais elevado, a impressora multifuncional da HP que é a jato de tinta no comparado é a segunda melhor impressora do mercado, considerando o custo benefício.

Para quem tem a necessidade baixa de impressão, sabe que é uma das impressoras mais baratas a laser por isso, o cartucho acaba saindo mais barato que o toner.

A impressora HP conta com conectividade Wi-Fi, wireless, e permite que as impressões sejam feitas diretamente do celular, por exemplo.

Além disso, é válido ressaltar que ela pode ser configurada para imprimir frente e verso, economizando papel, e sem que seja necessário virar as páginas na bandeja de impressão.

Confira o preço

Qual é a melhor impressora?

A impressora Epson Ecotank L3150 é considerada a melhor impressora pelo nosso ranking. Funciona com tanque de tinta, por isso imprime tanto em preto e branco quanto em cores, dependendo da necessidade.

Tem capacidade para imprimir até 7000 páginas com uma carga apenas. Sem contar que é uma das mais velozes do mercado durante a impressão. 

Podendo chegar a mais de 30 páginas por minuto no modo rascunho.

Mas o que a torna a melhor impressora do mercado? O que deve ser considerado em uma impressora multifuncional, assim como todo o equipamento de escritório, são as combinações de três funções básicas: a impressão, a fotocópia e a digitalização.

A combinação dessas três funções, assim como outras adicionais, como fax, leitor de cartão de memória, etc, é o que transforma qualquer impressora e faz com que ela passe na frente das outras.

É válido ressaltar que o preço também é importante, principalmente para quem está em busca de uma impressora que seja versátil e multifuncional.

Nesse caso a Epson Ecotank consegue ir da casa para o escritório, a um preço acessível e consegue atender qualquer tipo de usuário. 

Seja para armazenar documentos, imprimir fotos em alta qualidade, e até copiar materiais de estudo.

É uma impressora que serve para todos, sem contar que é uma das marcas mais conhecidas e prestigiadas dentro do setor, além de oferecer garantia de qualidade.

Melhor Impressora Custo Benefício

Em se tratando de qualidade e a melhor impressora custo benefício, é preciso avaliar várias funções para escolher o melhor produto e ainda gastar pouco.

Nesse caso, de acordo com o ranking, a melhor opção é a impressora da Epson Ecotank

Apesar de o preço ser um pouco elevado, custando em torno dos R$ 800,00, é a impressora que mais apresenta qualidade e alto rendimento.

O número de impressões, assim como seu design mais compacto, com tanque frontal, acaba sendo mais fácil de fazer a recarga de tinta, além de ser possível conferir os níveis de tinta através do painel.

Possui manutenção fácil e barata, além de fácil instalação. 

Na hora de recarregar, basta usar garrafas, portanto não há necessidade de instalar qualquer tipo de peça para realizar novas configurações ou qualquer tipo de peça extra.

A resolução da impressão é de 5760 x 1440 dpi, por isso, a qualidade é quase que insuperável quando comparada com outras impressoras multifuncionais.

A Epson tem a maior velocidade de impressão em preto e branco quando está na categoria rascunho, podendo imprimir mais de 30 páginas por minuto.

O visual é bem compacto e possui um dos acabamentos mais modernos, o favorece ainda mais a sua escolha de acordo com as avaliações positivas. 

Outra vantagem é a possibilidade de imprimir frente e verso, o que facilita e muito o dia a dia de várias pessoas.

A bandeja tem capacidade de 60 folhas em A4, além de também economizar energia estando em funcionamento.

Qual a melhor marca de impressora?

Todas as marcas desse ranking de melhor impressora possuem pontos positivos e são grandes marcas consagradas no mercado. 

Mas de acordo com a variação de modelo, preços e inovações, a HP ainda é uma das marcas que mais se destaca no mercado junto da concorrência.

Mesmo que a melhor impressora não seja dessa marca, não dá para não considerar outros critérios para escolher a melhor marca.

A HP também é conhecida pelos seus aparelhos resistentes, e que raramente precisam de manutenção, assistência técnica ou suporte. 

É válido ressaltar que a marca ainda costuma oferecer garantia estendida que pode ser muito eficiente.

Ao contrário da principal concorrente a Epson, que leva o top do ranking de melhor impressora, a HP possui cartuchos que podem ser tirados da impressora sem nenhum tipo de problema, e sem que haja necessidade de contratar um especialista.

Além disso, as conexões wireless da HP são extremamente efetivas, e isso garante a praticidade e a rapidez durante o uso. 

Inclusive a grande maioria dos usuários elegia o desempenho e a conectividade da marca que são o ponto alto de seus produtos.

Não é de hoje que a HP é consagrada no mercado, oferecendo uma variedade de modelos de impressora enorme, que vão daquelas mais baratinhas, até as mais caras, sendo assim conseguem alcançar vários tipos de público.

Com impressoras mais básicas e monocromáticas, o funcionamento dos seus modelos de jato de tinta e laser, assim como as impressoras multifuncionais que também acabam dominando a preferência entre os usuários, faz toda a diferença para que ela entre aqui como melhor marca.

As impressoras da HP acabam oferecendo recursos e funções extras que potencializam o uso, assim como faz cópia, digitaliza e imprime. 

Por isso, se destaca no mercado com o desempenho de multifunções muito bem executadas.

O valor das impressoras costuma variar, possui impressoras no mercado com valor de menos de R$ 200,00 entre as mais básicas, até as mais profissionais que podem chegar aos R$ 9.000,00.

Resumindo

Na hora de escolher a melhor impressora, o que deve ser considerado é a real gestão de documentos, e dentro desse contexto o que mais se encaixar nos modelos de impressora multifuncional é o que fará mais sentido para cada usuário.

Existem alguns modelos de impressora que possuem dispositivos muito fáceis de usar, e na grande maioria das vezes possuem preços acessíveis. 

Além de economizar tempo e dinheiro, você também escolhe modelos de impressora que farão a diferença no seu dia a dia.

Compare sem medo os preços de cada modelo de impressora, a multifuncionalidade e as marcas, e saiba que nem sempre o maior preço indica maior qualidade.

A maioria dessas impressoras foram criadas para serem usadas em casa, portanto se a demanda de impressão for muito grande, pode ser que o gasto com cartucho ou toner seja grande demais e isso faz com que o custo benefício não valha a pena.

Portanto, escolher impressora pelo preço pode ser uma grande armadilha, assim como escolher as que possuem preços muito acessíveis, que podem não suprir as suas reais necessidades.

Deixe um comentário