Melhor Leite Para Bebê de 2021: Guia de Compra Completo

O leite para bebês, ou fórmula infantil, é ideal para diversas situações como, por exemplo, quando a mãe não pode amamentar, ou quando o bebê precisa de mais nutrição. Por isso, é importante escolher o melhor leite para bebê disponível.

Por isso, fizemos uma seleção com os 6 Melhores Leites Para Bebê de 2021: Guia de Compra Completo! Dessa forma, você não terá dúvidas na hora da compra!

Melhores Leites Para Bebê de 2021

Em geral, as fórmulas servem para a complementação alimentar das crianças acima de 6 meses. No caso dos recém-nascidos, deve-se usar apenas quando há algum impedimento para a amamentação materna.

  • Fórmula Infantil Aptamil Pepti Danone Nutricia 800g
  • Nan Comfor 1 – Fórmula Infantil, 800g
  • Fórmula Infantil Enfamil Premium 1 Lata 800g
  • Nan A.R – Fórmula Infantil, 800g
  • Fórmula Infantil, Nan sem Lactose, 400g
  • Fórmula Infantil Aptamil Premium 1 Danone Nutricia 800g
Imagem Leites Para Bebê Detalhes
Fórmula Infantil Aptamil Pepti Danone Nutricia 800g
Fórmula Infantil Aptamil Pepti Danone Nutricia Melhor leite para bebê!
Fórmula Infantil, Nan Comfor 1, 800g
Fórmula Infantil Nan Comfor 1 Melhor leite para bebê custo benefício!
Fórmula Infantil Enfamil Premium 1 Lata 800g
Fórmula Infantil Enfamil Premium 1 Com ingredientes que se aproximam das características do leite materno.
Fórmula Infantil, Nan A.R., 800g
Fórmula Infantil Nan A.R. Essa fórmula é ideal para bebês que sofrem com refluxo gástrico.
Fórmula Infantil, Nan sem Lactose, 400g
Fórmula Infantil Nan sem Lactose Indicada para os bebês que possuem algum tipo de intolerância à lactose.
Fórmula Infantil Aptamil Premium 1 Danone Nutricia 800g
Fórmula Infantil Aptamil Premium 1 Danone Nutricia Ideal para auxiliar no crescimento do bebê.

São diversos os motivos que levam as mamães a terem de optar por fórmulas como, por exemplo, quando a mãe faz algum tratamento ou utiliza medicações que podem afetar o leite. Além disso, também existem os casos em que a produção do leite materno não é suficiente ou diminui.

Existem também as situações em que os bebês nascem com alguma alergia ou intolerância a alimentos, e precisam se alimentar com leites específicos. Bebês abaixo do peso também costumam receber indicação de alimentação com fórmula.

Mas sempre será o médico pediatra que irá indicar o que é melhor para o bebê naquele momento. Pois é importante saber que o melhor alimento para o bebê é o leite materno.

Conforme recomendam a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria, o leite materno deve ser o único alimento do bebê até os 6 meses de vida. Além disso, também deve continuar sendo oferecido como alimento complementar até os 2 anos de idade.

Algumas marcas oferecem fórmulas mais semelhantes ao leite materno. Quer saber mais sobre como escolher o melhor leite para bebê? Continue lendo!

O Que Comparar nos Leites Para Bebê?

As fórmulas infantis são leites que atendem a uma demanda específica. Em geral possuem nutrientes que ajudam a criança ou bebê a se desenvolver de maneira saudável. Elas são feitas de maneira que se assemelhem ao máximo com o leite materno.

As versões tradicionais são ideais para bebês saudáveis. Mas também existem as versões especiais, para crianças que possuam alguma condição física que restrinja alguns alimentos.

Para escolher o melhor leite para bebê, é importante pesquisar bastante e analisar algumas características, como idade recomendada e indicações da fórmula.

Então, para te ajudar nessa tarefa, vamos apresentar as principais características que você deve avaliar antes da compra. 

Idade recomendada da fórmula

 As necessidades nutricionais das crianças e bebês mudam a cada fase. Então, é importante se atentar à idade para a qual a fórmula foi feita, pois elas apresentam diferenças em suas características nutricionais.

Uma classificação comum pode ser feita em três tipos. A fórmula tipo 1 é para bebês de 0 a 6 meses de vida. A fórmula tipo 2 é para bebês com idade a partir de 6 meses. E algumas marcas oferecem a fórmula tipo 3, indicada para bebês acima dos 10 meses de idade.

Contudo, existem algumas marcas que classificam a indicação de suas fórmulas em duas: menos de 1 ano de idade e mais de 1 ano de idade.

Você encontra essa informação na embalagem, geralmente na parte inferior na frente da embalagem. Também é importante observar a quantidade ideal conforme a faixa etária da criança.

Leite para bebê S.L. para crianças com intolerância à lactose

Caso o seu bebê tenha alguma restrição alimentar, a atenção deve ser ainda maior. Pois é necessário usar uma fórmula capaz de atender à necessidade específica do seu bebê.

A intolerância à lactose, por exemplo, pode decorrer de alguma patologia, que provoque queda na produção da enzima chamada lactase. Porém, também pode ser decorrente do fato de o intestino do bebê ainda estar imaturo.

A intolerância à lactose é uma condição bastante desconfortável. Pois pode provocar cólicas e diarreia, mas pode durar apenas algum tempo.

Se esse é o caso do seu bebê, você deve escolher fórmulas S.L., que significa que são sem lactose. Esse tipo de fórmula degrada a lactose em açúcares menos complexos. Assim, a sua digestão acontece sem a necessidade da enzima lactase.

Assim, o organismo do bebê terá mais facilidade de absorvê-lo, e ele não terá os sintomas da intolerância.  

Fórmula especial para crianças com alergia à proteína da vaca

Existem bebês que apresentam alergias alimentares. A proteína de vaca, por exemplo, é um elemento que pode causar alergias em alguns bebês. Essa alergia (APVL) e é muito comum nos bebês, pois pode ocorrer devido à imaturidade do sistema imune da criança.

Os sintomas associados a esse tipo de alergia são coceiras, vermelhidão no corpo, vômito e diarreia. Para esses casos, você precisa escolher fórmulas com proteína hidrolisada. Essas fórmulas possuem em sua composição peptídeos para quebrar a proteína do leite e, assim, não provocar alergia no bebê.

Para esses casos também é possível optar por fórmulas que não possuam a proteína da vaca, como as derivadas de soja, por exemplo. Contudo, o médico pediatra é o mais preparado para diagnosticar essa condição da criança e indicar a melhor opção de fórmula.

Leite para bebê anti-refluxo

As golfadas são muito comuns entre os bebês. O bebê golfar após alguma alimentação não é motivo de preocupação. Contudo, é importante observar a frequência com a qual isso está acontecendo, e se está impactando no peso e na saúde do seu bebê.

Se você notar que o seu bebê está golfando muito, e se isso estiver afetando a sua saúde, deixando-o desnutrido ou fazendo perder peso, é necessário tomar uma providência. Pois o refluxo, neste caso, está afetando a saúde e pode prejudicar o desenvolvimento da criança.

Mas a boa notícia é que existem fórmulas infantis anti-refluxo, elas recebem o nome de fórmulas AR.

Nessas fórmulas, utiliza-se algumas substâncias, como farinha de semente, goma de jatai ou amido (de arroz, de batata ou de milho). Essas substâncias adicionadas deixam o leite mais espesso e essa consistência evita o refluxo.

Leite Prebiótico e Ácidos Graxos

Os leites que possuem prebióticos e ácidos graxos na fórmula são ótimos para a saúde, e ajudam no desenvolvimento saudável do bebê. Por isso, escolha fórmulas que tenham essas substâncias em sua composição.

Os prebióticos são descritos nas embalagens como FOS e GOS. Os prebióticos ajudam a manter a flora intestinal em equilíbrio, pois eles alimentam as bactérias que são boas para o intestino do bebê.

Já os ácidos graxos também recebem o nome de LC-PUFAS e são descritos nas embalagens como ARA e DHA. Esses elementos são as gorduras consideradas boas, que auxiliam no desenvolvimento cognitivo, neurológico e do sistema nervoso central.

Além desses elementos, existem fórmulas que agregam vitaminas importantes no desenvolvimento dos bebês, como vitamina A, C, D, E e do complexo B. Há ainda fórmulas que contêm taurina, que ajuda no crescimento da criança.

É sempre bom conversar com o pediatra do seu filho, para te ajudar a verificar quais são as necessidades nutricionais do seu bebê.  

Tamanho da embalagem

Existem fórmulas disponíveis em diferentes tipos de embalagem e em vários tamanhos. As mais tradicionais são as embalagens de 400 g e 800 g.

Para usar a fórmula pela primeira vez, talvez seja melhor escolher uma opção com a embalagem menor, a de 400 g, por exemplo. Pois caso o bebê não se adapte à fórmula você não vai desperdiçar muito.

Você também pode optar por essas embalagens quando já estiver próximo de trocar a fórmula pela indicação da idade ou por necessidades nutricionais. As embalagens de 400 g duram em média 3 dias.

No entanto, se o bebê já está acostumado com a fórmula e a consome sempre, o ideal é escolher as embalagens maiores, como as de 800 g. Aliás, algumas marcas oferecem embalagens de até 900 g.

Essas embalagens são mais econômicas, pois duram mais. A média de duração de uma embalagem de 800 g, para um bebê que consome a fórmula regularmente, é de uma semana.

Review dos 6 Melhores Leites Para Bebê de 2021

Enfim, agora que você já sabe tudo o que precisa sobre fórmulas, é hora de escolher a melhor para as necessidades do seu bebê.

Então, acompanhe esta lista que preparamos com os 6 melhores leites para bebê de 2021! Afinal de contas, aqui, você vai encontrar as melhores opções para escolher a que melhor atenda a você e ao seu bebê! Confira!

1

Melhor Escolha

Fórmula Infantil Aptamil Pepti Danone Nutricia 800 g

Características:

  • Marca: Danone Nutricia
  • Fabricante: Danone
  • Dimensões e peso: 13.03 x 13.03 x 16.25 cm; 800 g
  • Idade recomendada: 0 a 12 meses

A fórmula infantil Aptamil Pepti da Danone é uma fórmula destinada a lactentes e também para o segmento de bebês que mamam e crianças na primeira infância. Ela é recomendada para suprir necessidades de dietas específicas com restrições à proteína de vaca.

A proteína láctea é extensamente hidrolisada evitando alergias à proteína do leite. Além disso, conta com prebióticos FOS e GOS que ajudam a equilibrar a flora intestinal e os ácidos graxos ARA e DHA que ajudam no desenvolvimento cognitivo e do sistema nervoso. Conta ainda com nucleotídeos que ajudam os processos metabólicos.

É indicado para bebês de até 1 ano de idade. A embalagem de 800 g permite um bom rendimento do produto, que deve ser consumido no máximo em até 30 dias depois de aberto.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Fórmula Infantil, Nan Comfor 1, 800g

Características:

  • Marca: Nan
  • Fabricante: Nestlé
  • Dimensões e peso: 13.1 x 13.1 x 17 cm; 800 g
  • Idade recomendada: 0 a 6 meses

A fórmula infantil para lactentes Nan Comfor 1 é destinada para bebês de até 6 meses de idade, sendo classificada como uma fórmula do tipo 1. É destinada para auxiliar no tratamento de constipação intestinal e para equilibrar a flora intestinal do bebê.

Ela conta com ácidos graxos ARA e DHA, uma gordura benéfica que ajuda no desenvolvimento cognitivo e do sistema nervoso central. Também possui prebióticos para alimentar as bactérias boas que estão presentes no intestino do bebê, mantendo a flora intestinal equilibrada.

Assim, ajuda a evitar a constipação intestinal e evita que o bebê perca peso, ajudando a ganhar peso de maneira adequada, pois possui prebióticos e maltodextrina, um tipo de açúcar que é facilmente digerido, aumentando o ganho de peso. Também conta com vitaminas e sais minerais necessários para o desenvolvimento saudável do bebê.

Confira o preço

3

padrao

Fórmula Infantil Enfamil Premium 1 Lata 800 g

Características:

  • Marca: Enfamil
  • Fabricante: Mead Johnson
  • Dimensões e peso: 13.2 x 13.2 x 16.1 cm; 5.83 g
  • Idade recomendada: 0 a 6 meses

A fórmula infantil Enfamil Premium 1 é destinada para bebês desde recém-nascidos até 6 meses de vida quando não é possível alimentar o bebê somente com leite materno.

Essa fórmula possui ingredientes que a aproxima das características do leite materno. Ela ajuda no crescimento saudável dos bebês, pois possui taurina, que evita problemas de atraso no crescimento.

Também possui ácidos graxos ARA e DHA para ajudar no desenvolvimento cognitivo e desenvolver o sistema nervoso central. Além disso, conta com várias vitaminas essenciais para a saúde do bebê, como as vitaminas A, D, E, K, C e ácido fólico.

A embalagem com 800 g tem um bom rendimento, mas se quiser fazer um teste antes, pode adquirir a de 400 g. A de 400 g também é indicada para o caso de o seu bebê estar perto de completar 6 meses, quando terá que mudar para uma fórmula indicada para a nova fase.

A média de duração da lata de 800 g é de uma semana para um bebê que consome a fórmula regularmente.

Confira o preço

4

padrao

Fórmula Infantil, Nan A.R., 800 g

Características:

  • Marca: Nan
  • Fabricante: Nestlé
  • Dimensões e peso: 13.1 x 13.1 x 17 cm; 800 g
  • Idade recomendada: 0 a 12 meses

A fórmula infantil A.R. da Nan é indicada para os bebês que sofrem com os problemas do refluxo gástrico, pois ela evita a regurgitação e melhora a digestão do bebê, fazendo com que ele tenha menos golfadas.

Esse tipo de fórmula é necessário para bebês que sofrem com esse problema, pois o excesso de refluxo pode causar muitos incômodos ao bebê, como dores. Além disso, pode atrapalhar o crescimento e o ganho de peso da criança.

Essa fórmula tem amido em sua composição, o que a deixa mais espessa e diminui o refluxo e a quantidade de golfadas do bebê. Além disso, contém prebióticos como Lactobacillus reuteri que ajudam ainda mais na digestão.

A fórmula conta ainda com um mix de proteínas hidrolisadas moderadamente, que também vão ajudar na absorção do alimento, diminuir os riscos de alergias e contribuir para a digestão.

Para ajudar no desenvolvimento do sistema nervoso central e da cognição a fórmula possui também ácidos graxos como ARA e DHA. A embalagem tem 800 g garantindo um bom rendimento.  

Confira o preço

5

padrao

Fórmula Infantil, Nan sem Lactose, 400 g

Características:

  • Marca: Nan
  • Fabricante: Nestlé
  • Dimensões e peso: 10.2 x 10.2 x 14.2 cm; 400 g
  • Idade recomendada: 0 a 12 meses

A fórmula infantil Nan sem lactose é indicada para os bebês que possuem algum tipo de intolerância à lactose. Essa intolerância pode ocorrer de maneira transitória, pelo fato de o intestino do bebê ainda não estar totalmente maduro.

Mas, independente disso, é importante oferecer um produto que não tenha esse tipo de açúcar, pois a intolerância à lactose pode causar sintomas bem desconfortáveis para o bebê, como dores abdominais e diarreias. Além disso, podem prejudicar o ganho de peso e o crescimento saudável do bebê.

Na fórmula Nan sem lactose, esse açúcar é previamente degradado em açúcares mais simples, de forma que facilita a absorção mesmo que o organismo do bebê não esteja produzindo a enzima lactase, responsável por essa quebra. Com isso, o bebê não terá efeitos colaterais quando consumir a fórmula.

A embalagem de 400 g é ideal para fazer o teste do alimento com o seu bebê.

Confira o preço

6

padrao

Fórmula Infantil Aptamil Premium 1 Danone Nutricia 800 g

Características:

  • Marca: Aptamil
  • Fabricante: Danone
  • Dimensões e peso: 13.1 x 13.1 x 16.2 cm; 800 g
  • Idade recomendada: 0 a 6 meses

A fórmula infantil Aptamil Premium 1 é indicada para bebês na faixa etária entre 0 e 6 meses de idade. Ela é ideal para auxiliar no crescimento do bebê. Ela pode ser usada desde o nascimento da criança nos casos em que não é possível alimentar o bebê com 100% de leite materno.

Nessa fórmula são adicionados nutrientes fundamentais para a saúde e desenvolvimento do bebê. Por isso, conta com proteínas lácteas, ácidos graxos ARA e DHA, prebióticos GOS e FOS e nucleotídeos.

Os ácidos graxos ajudam a desenvolver o sistema nervoso central, além de contribuir com o sistema cognitivo. Já os prebióticos atuam na manutenção do equilíbrio da flora intestinal do bebê.

Além disso, contém taurina, um elemento essencial para o crescimento da criança, que evita que ocorram atrasos no crescimento e auxilia no ganho de peso de forma adequada. 

A embalagem de 800 g é ideal para quem busca mais rendimento, mas também existem as embalagens de 400 g para quem quer experimentar.

Confira o preço

Qual o Melhor Leite Para Bebê?

O melhor leite para bebê é a Fórmula Infantil Aptamil Pepti Danone Nutricia. Essa fórmula é ideal para manter o bebê nutrido e saudável. Além disso, também atende às necessidades dietoterápicas específicas no que se refere à proteína láctea.

Como ela tem a proteína láctea extensamente hidrolisada, evita reações alérgicas à proteína do leite. Pois elas são bastante comuns nessa fase da vida, quando o sistema imunológico do bebê ainda não está totalmente amadurecido.

Além disso, evita problemas de constipação intestinal, pois possui os prebióticos FOS e GOS, que alimentam as bactérias boas para o intestino do bebê. E ajudam a fazer com que a flora intestinal fique mais equilibrada.

Também é uma fórmula excelente para estimular o desenvolvimento cognitivo e do sistema nervoso central, por causa da presença dos ácidos graxos ARA e DHA.

É um alimento completo e nutritivo. Além disso, com toda a certeza, é ideal para substituir ou complementar o leite materno, quando não há possibilidade de a mamãe amamentar o bebê, quando o bebê está com alguma deficiência nutricional e precisa de complementação.

Melhor Leite Para Bebê Custo Benefício

Como todos sabemos as fórmulas não são produtos muito baratos, ainda mais se considerar a quantidade que um bebê consome. Principalmente se for a sua única fonte de alimentação.

Contudo, como se trata de um alimento necessário, quando o pediatra indicar, ou quando a mãe não produz leite o suficiente, é preciso pesquisar e analisar bem para tomar a melhor decisão, de forma que atenda à demanda do bebê, mas não estoure o seu orçamento.

Então, se você está buscando uma opção mais barata, pode encontrar na fórmula infantil para lactentes Nan Comfor 1. Essa fórmula, além de ser mais barata, oferece tratamento para a constipação intestinal e equilibra a flora intestinal do bebê. Afinal, ela possui prebióticos e ácidos graxos.

Além disso, algumas vitaminas e sais minerais que são componentes necessários para o desenvolvimento do bebê. Contudo, é importante utilizar conforme a indicação de idade da embalagem.

Também é preciso ter atenção se o seu bebê tiver alguma alergia ou intolerância alimentar, como alergia à proteína da vaca ou intolerância à lactose. Pois ela não é recomendada para bebês com essas condições de saúde.

Para bebês que sofrem de refluxo, também será necessário escolher o produto ideal para essa condição. Mas se o seu bebê está totalmente saudável e não apresenta as condições citadas anteriormente, essa é uma ótima opção de alimento para ele.

Essa opção alia preço baixo à qualidade já conhecida dos leites da marca Nan, fabricados pela Nestlé. Por isso, é a melhor opção de leite para bebê na relação custo benefício.

Qual a Melhor Marca de Leite Para Bebê?

A melhor marca de leite para bebê é a Danone. A marca possui a linha Danone Nutricia que oferece soluções nutricionais para atender às necessidades de todas as fases da vida infantil e adulta.

A marca oferece desde fórmulas infantis, compostos lácteos, cereais, até complementos e suplementos para crianças e adultos, oferecendo opções de terapias nutricionais ou alimentação por sonda para adultos e idosos.

Além disso, a linha de produtos para crianças, com as fórmulas, atende também às necessidades específicas decorrentes de condições patológicas ou intolerâncias e alergias alimentares, de forma que você sempre vai encontrar uma opção que atenda às especificidades e necessidades de seu bebê, com o máximo de qualidade.

Por tudo isso, a Danone é a mais completa e qualificada marca de fórmulas infantis e por isso é a melhor marca de leite para bebê. Vale a pena investir em um produto dessa marca!

Deixe um comentário