Melhor Máquina de Costura de 2021: Guia de Compra Completo

Hoje apresentamos a melhor máquina de costura doméstica, para reparos em peças de roupa ou até mesmo confecção. Assim, você pode dar aquela boa renovada do seu guarda roupa, com ajustes e personalização própria. 

Neste guia de compra, também vamos conhecer vários modelos que hoje estão em alta no mercado. São modelos de marcas consagradas no ramo, como a Singer, Philco, Elgin e muito mais. 

Além disso, também vamos conhecer cada detalhe sobre as máquinas de costura. Assim, você pode observar os modelos e perceber qual a melhor máquina de costura de 2021 para ter em sua casa ou ateliê. Acompanhe e fique por dentro de tudo!

Melhores Máquinas de Costura de 2021

Os modelos que vamos conhecer hoje são bem variados, desde os mais simples, para reparos até os semi-profissionais. Pois, eles variam na velocidade de produção, recursos de pontos, acessórios, entre outros. 

Veja quais são as melhores máquinas de costura de 2021:

  • Máquina de Costura Eletrônica, Starlet 6660, Singer
  • Elgin – Máquina de Costura Bella, Compacta
  • Máquina de Costura Mecânica, M3205, Singer
  • Lenoxx – Máquina de Costura Portátil Multi Points 
  • Máquina De Costura PMC33b – Philco
  • Singer – Máquina de Costura Mecânica, Facilita Pro 4423

São ótimos modelos, de boa qualidade e versatilidade para a costura. Então, com certeza um deles será a melhor máquina de costura para sua necessidade. Abaixo você terá mais informações sobre os produtos. Confira:

Imagem Máquinas de Costura Doméstica Detalhes
Máquina de Costura Singer, Starlet 6660, Eletrônica, 127V
Máquina de Costura Eletrônica, Starlet 6660, Singer Melhor Máquina de Costura
Maquina de Costura Bella, Compacta, Elgin, Branco / Rosa
Máquina de Costura Bella, Compacta, Elgin Melhor Máquina de Costura Custo Benefício
Máquina de Costura Singer, M3205, Mecânica, 127V
Máquina de Costura Mecânica, M3205, Singer Máquina completa, até 23 opções de ponto, com luz LED, prática e veloz
Máquina de Costura Portátil Multi Points Lenoxx Branco
Máquina de Costura Portátil Multi Points Lenoxx Modelo portátil, ideal para pequenos reparos, faz até 12 pontos
MAQUINA DE COSTURA PMC33B 127V
Máquina De Costura PMC33b – Philco Modelo compacto e prático, faz até 33 pontos, ideal para reparos e confecções
Máquina de Costura Singer, Facilita Pro 4423, Mecânica, 127V
Máquina de Costura Mecânica, Facilita Pro 4423, Singer Modelo semi-profissional, máquina para altas demandas e peças diversas

As máquinas de costura são equipamentos que facilitam muito a nossa vida. E, principalmente para quem gosta da confecção de roupas ou artesanato, então, nem se fale, não é mesmo?

Além disso, para quem trabalha com reparos de roupas em seu próprio negócio, também sabe que uma boa máquina faz diferença. Afinal, a melhor máquina é aquela que possui uma boa versatilidade nos pontos e muitos recursos para a costura. 

Então, logicamente, vamos encontrar isto neste novos modelos, mais atuais e preparados para atender o consumidor. Inclusive, algumas máquinas hoje são eletrônicas, ainda mais avançadas e inteligentes. 

Neste sentido, a melhor máquina de costura doméstica que vamos encontrar em 2021 bem completa. Ou seja, com todos os aparatos para você costurar de forma mais precisa e com mais conforto. 

Mas, para quem quiser um modelo apenas para uso casual e pequenos reparos em roupas. Então, também vai encontrar a melhor máquina de costura portátil, simples, compacta e perfeita para sua necessidade. 

Acompanhe para saber mais.

O que Comparar nas Máquinas de Costura

Como vimos, temos vários tipos de modelos para escolher, que variam em suas características e recursos. Mas, fique tranquilo, nós ajudamos você a comparar os modelos e encontrar a sua melhor máquina de costura. 

Veja o que comparar nos modelos:

  • Quantidade e tipos de pontos;
  • Velocidade (pontos por minuto);
  • Modelos eletrônicos ou mecânicos;
  • Braço livre e outros recursos de costura;
  • Modelos portáteis ou semi-profissionais.

Estes são alguns pontos a serem observados, como vamos ver cada um deles em seguida. Assim, logo mais você pode comparar as características no review dos produtos. Confira:

Quantidade e tipos de pontos

Se você busca um modelo para diversificar na variedade de confecção, nos pontos e estilos de costura. Então, a melhor máquina de costura é a que mais apresenta opções de pontos para isto. 

Neste caso, os modelos mais completos apresentam, em média, de 20 a 50 pontos. Sendo, entre eles, pontos retos, zig zag, pontos de casear, ponto invisível, básicos e flexíveis e até mesmo a casa para botão.  

Além disso, alguns modelos mais simples, para reparos, podem ter entre 6 a 12 tipos de ponto. Neste caso, são pontos bem básicos, para remendos, para juntar tecidos finos ou pequenos reparos de outros tipos, são indicadas para uso casual. 

Velocidade – Pontos por minuto (Ppm)

Quer uma máquina veloz para atender uma grande demanda de pedidos de costuras? Então, fique de olho na sua velocidade, que indica quantos pontos por minuto (Ppm) a máquina consegue realizar.

Neste caso, a melhor máquina de costura para uso médio no dia, seja em atêlie ou para uso pessoal, o ideal é ao menos 700 (Ppm). Porém, se a sua produção é mais intensa, exige a confecção de peças, então, o ideal é que a velocidade seja superior. 

Além disso, é ideal que a máquina possua o controle de velocidade, nos casos de modelos mecânicos, ocorre pelo pedal. Ou pode haver botões de ajuste que regulam a intensidade de velocidade. 

Modelos Eletrônicos ou Mecânicos

Os modelos de máquinas de costura eletrônicos são as mais atuais, mais tecnológicas e inovadoras. Mas, nem sempre será a melhor opção, deve-se levar em conta o uso. 

Neste caso, se você busca um modelo versátil, ou seja, com mais variedade de pontos. Então, a melhor máquina de costura é a eletrônica, ótima para customização de roupas leves, reparos e confecções. 

Por outro lado, se você busca algo para uma demanda maior, com peças mais pesadas. Então, a melhor máquina de costura é a máquina, que costuma ter mais resistência e velocidade em seu funcionamento.

Braço livre e outros recursos de costura

Há muitos recursos que as máquinas oferecem para que a costura possa sair de maneira mais precisa possível. Como, por exemplo, braço livre, iluminação, controle de velocidade e muito mais. Confira para que serve cada recurso:

Braço Livre: A melhor máquina de costura para peças tubulares, como mangas, punhos e barras, deve ter braço livre. Pois, permite que a peça se encaixe para a costura com mais precisão. Diferente de máquinas com base reta fixa. 

Iluminação: Outro detalhe bem importante, para facilitar na hora de costurar é a iluminação, muitas contam com este recurso. Neste caso, o melhor é que seja lâmpada LED, que evita aquecimento. 

Agulha dupla: Para costuras que precisam de pontos paralelos, a melhor máquina de costura deve possuir ajuste de agulha dupla. Assim, é possível ter um ponto com mais firmeza e também economiza mais tempo na hora da costura.

Passador de fio: Algo que também facilita muito na costura é o passador de fio. Este não pode faltar se você quer  mais agilidade na hora da produção.

Ajuste de pressão: Cada tipo de tecido exige uma pressão diferente da agulha. Neste caso, roupas jeans não devem ter a mesma pressão da agulha que uma peça de algodão. Portanto, é indispensável esta opção de regulagem na máquina.

Controle de largura e comprimento: Para conseguir manipular o ponto ao seu gosto, ou conforme a peça exige, é ideal que possua este ajuste. Assim, será possível ter um ponto perfeito conforme a sua escolha. 

Acabamento: muitas máquinas também permitem um acabamento na costura. Isto pode ser com a tecla de retroceder, para remate ou então com a função overlock, que deixa o ponto fechado e rematado.

Kit Acessórios: A melhor máquina de costura também deve ser uma com acessórios para garantir que está completa. Pois, deve possuir peças como agulhas, sapatilhas para diferentes materiais, ferramentas de manutenção, agulhas e muito mais. 

Modelos portáteis ou semi-profissionais

Mais um detalhe para comparar é a necessidade daquilo que você busca. Como já vimos, os modelos podem ter muitos recursos, mas, para quem busca algo mais casual, não há necessidade de tantos aparatos. 

Neste caso, os modelos portáteis são ótimos para quem quer fazer aquela customização básica. Como, por exemplo, a costura em peças de algodão ou poliéster, alguns artesanatos, bordados livres, reparos, etc. 

As máquinas portáteis possuem vantagem de serem mais compactas, fáceis de guardar em qualquer lugar. Além de serem mais leves e alguns contam até com alça para segurar. 

Agora, os modelos profissionais, para quem possui ateliê, com uma demanda mais variada. E também para quem quer trabalhar com peças mais pesadas como o jeans e patchwork, então é necessário uma máquina mais completa. 

Os modelos indicados neste caso são com mais velocidade (acima de 1000 Ppm). Além disso, devem ter uma estrutura interna de metal para mais precisão na costura. Além de mais recursos de pontos e outros detalhes para facilitar o processo.

Review das 6 Melhores Máquina de Costura de 2021

Agora, com base em tudo que vimos nas características de comparação dos modelos. Vamos conhecer quais são as melhores máquinas de costura doméstica de 2021. Abaixo, você pode conferir cada detalhe dos modelos, inclusive as indicações de uso. Confira e encontre a melhor máquina de costura para você:

1

Melhor Escolha

Máquina de Costura Eletrônica, Starlet 6660, Singer

Características:

  • Pontos: 56
  • Velocidade: 750 Ppm
  • Braço Livre: Sim
  • Modelo: Eletrônico

A Máquina de Costura Eletrônica, Starlet 6660, Singer é um dos modelos mais modernos e práticos que você irá encontrar no mercado. Ela é bem completa para facilitar a costura e também possui alta qualidade na sua estrutura. 

O modelo é eletrônico, portanto, conta com um visor LCD para visualização do ponto de preferência e comandos. É possível ajustar a máquina a partir de botões disponíveis em amplo e intuitivo painel. 

Além disso, a máquina é bem veloz, sendo capaz de fazer até 750 pontos por minutos. Também conta com controle de velocidade, para usar na intensidade que preferir. E ainda, é possível ajustar a largura e comprimento do ponto.

A máquina também é muito versátil nos tipos de pontos, são 56 opções e mais 4 casas de botão. Permite pontos básicos, flexíveis, decorativos e essenciais. E ainda, conta com a costura com agulha dupla, que permite costuras paralelas e aplicações como nervuras.

E para ter mais praticidade e tornar a costura mais fácil, conta com o braço livre, para mangas, punhos, barras e peças tubulares. E também inclui passador de linha na agulha.

Além de tudo, ainda conta com um kit com 11 acessórios que facilitam na costura. Entre eles, sapatilhas para pregar zíper e casas de botão, embalagem de agulhas, bobinas e muito mais.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Máquina de Costura Bella, Compacta, Elgin

Características:

  • Pontos: 6
  • Velocidade: Não indicado
  • Braço Livre: Sim
  • Modelo: Mecânico

Esta é a máquina perfeita para quem busca algo portátil, compacto, ideal para pequenos reparos. A Máquina de Costura Bella, Elgin é um dos modelos destaques no custo benefício. 

O modelo da Elgin faz até 6 pontos básicos, sendo eles, pontos retos, zig zag, pontos de bainha invisível, pontos de unir e caseado. Além disso, conta com velocidade dupla e costura em retrocesso para remate.

E ainda, para facilitar a costura de peças tubulares, como mangas e barras, possui braço livre. Também possui uma ótima iluminação em LED que torna mais fácil a visualização da costura. 

Outra vantagem do produto é que é bivolt, também conta com alça para transporte e deslocamento. E ainda, possui recursos como corta-fio, pedal com controle de velocidade, porta-acessório embutido e enchedor de bobinas.

A máquina é indicada para pequenos reparos e não é recomendado usar com tecidos elásticos. Ela é versátil, com design único, fácil e muito intuitiva para usar, conta com recursos que facilitam a costura. 

Confira o preço

3

nao

Máquina de Costura Mecânica, M3205, Singer

Características:

  • Pontos: 23
  • Velocidade: 750 Ppm
  • Braço Livre: Sim
  • Modelo: Mecânico

Mais um excelente modelo da marca Singer, que há anos faz diferença na fabricação de equipamentos de costura. O modelo M3205 é eficiente, ágil e contém diversos recursos para costura. 

O modelo com sistema mecânico de funcionamento. E são 23 pontos para variar na costura, entre eles, pontos básicos, flexíveis e decorativos. Também conta com uma casa de botão em quatro passos. 

Além disso, a máquina conta com uma ótima velocidade para atender a uma boa demanda de costura. Sua velocidade pode atingir até 750 pontos por minuto, também inclui a regulagem de velocidade. 

Outras praticidades praticidades da máquina são o passador de linha na agulha e também a iluminação em LED (mais brilho e não esquenta). E ainda, conta com braço livre para costurar barras, mangas e punhos. 

E ainda, conta com placa isoladora dos dentes, o que permite bordados livres e também serve para pregar botões. Também permite ajustar o comprimento e largura dos pontos, conforme preferir. 

Quanto a sua qualidade, também não fica para trás, é uma máquina super durável, resistente. Inclusive, conta com uma estrutura interna de metal, de maneira que deixa a costura mais estável e precisa. 

O modelo é portátil, leve e fácil de carregar para onde quiser, inclusive, possui alça de para segurar. Perfeito para usar no dia a dia, inovar nas costuras e ter muita mais facilidade durante o processo.

Confira o preço

4

nao

Máquina de Costura Portátil Multi Points Lenoxx

Características:

  • Pontos: 12
  • Velocidade: Não indicado
  • Braço Livre: Sim
  • Modelo: Mecânico

Mais um modelo portátil para pequenos reparos, é a Máquina de costura portátil Multi Points Lenoxx. Um lindo modelo para você poder fazer vários tipos de costura, de maneira prática e precisa. 

São 12 pontos para ter muita variedade nas costuras, desde pontos retos, caseados, zig zag, bainha invisível e muito mais. Ela contém botão de ajuste para cada tipo de seleção de ponto. 

Além disso, atua em duas velocidades, o que permite deixar a intensidade da costura mais alta ou mais baixa. Também conta com pedal acionador, e possui costura reversa para remate. 

O modelo também conta com controle de direção de costura, que permite um ponto mais preciso na peça. Além disso, possui régua de medida inclusiva para deixar a costura bem alinhada. 

E ainda, possui lâmpada auxiliar, facilitando a iluminação da peça e costura. Também conta com braço livre, de maneira que permite costurar mangas, punhos, barras e outras peças tubulares. 

Outra vantagem do modelo é que o bivolt automático, atua nas duas tensões energéticas. E ainda, possui alça de transporte, o modelo é compacto e leve, super fácil para carregar até onde precisar. 

Além de tudo, também merece destaque para seu preço, bastante acessível. Com certeza vale a pena para facilitar o dia a dia e ter roupas sempre bem ajustadas e com reparos rápidos. 

Confira o preço

5

nao

Máquina De Costura PMC33b – Philco

Características:

  • Pontos: 33
  • Velocidade: 750
  • Braço Livre: Sim
  • Modelo: Mecânico

A Máquina De Costura PMC33b – Philco também não poderia ficar de fora da nossa lista, ela é bem completa e de qualidade. O modelo é ótimo para pequenos e médios reparos, possui bom preço e ótimos recursos. 

O modelo é portátil, fácil de você usar onde precisar, ela é boa para confecção de roupas, reparos e personalizações. Além disso, ela é econômica no gasto energético, pois possui potência de 70W.

Conta com até 33 tipos de pontos, então, com certeza é bastante diversidade para costuras. Entre eles, pontos flexíveis, decorativos, casa de botão, overlock (ponto de retrocesso para acabamento) e muito mais.

A máquina consegue fazer até no máximo 750 pontos por minutos e conta com ajuste de velocidade pelo pedal. Também é possível ajustar a tensão, o comprimento e a largura da costura. 

Também permite fazer costura paralela, com agulha dupla. Outra vantagem é a iluminação em LED para facilitar a precisão da costura. Além disso, conta com braço livre para costuras em peças tubulares. 

São estes e muitos outros recursos que a máquina permite, por isso, é bem completa e versátil. Também conta com kit de acessório, que inclui três agulhas, chaves de fenda, abridor de casas de botão e muito mais.

Confira o preço

6

nao

Máquina de Costura Mecânica, Facilita Pro 4423, Singer

Características:

  • Pontos: 22
  • Velocidade: 1100
  • Braço Livre: Sim
  • Modelo: Mecânico

Para quem busca um modelo semi-profissional, pode contar com a Máquina de Costura Mecânica, Facilita Pro 4423, Singer. Ela é super completa, de qualidade superior e com agilidade para uma boa demanda de produção.

O maior diferencial deste modelo é a sua capacidade de produção. Pois, chega a fazer até 1100 pontos por minuto. Ela é ótima para confecção, reparos e artesanatos. 

A estrutura da máquina também é ótima, resistente e de maior durabilidade. Ela possui base revestida em inox, que facilita a passagem do tecido e estrutura interna de metal para maior precisão nos pontos. 

Além disso, ela possui 22 pontos de opções para variar nas costuras, o que inclui pontos flexíveis. Além disso, conta com 1 casa de botão. Também possui braço livre para peças tubulares, como barras, punhos e mangas. 

O modelo permite ajuste de velocidade, ajuste da pressão da sapatilha (para ajustar conforme cada tipo de tecido) e faz costura paralela com agulha dupla. E ainda, é possível escolher a largura e o comprimento do ponto. 

Outras vantagens são o passador de linha na agulha e também todos os acessórios que acompanham (incluindo 4 sapatilhas diferentes). É um modelo ideal para ateliês de costuras em geral ou para uso doméstico.

Confira o preço

Qual a Melhor Máquina de Costura Doméstica?

Todos os modelos de nossa lista são incríveis. Porém, o maior destaque vai para a  Máquina de Costura Eletrônica, Starlet 6660, Singer. Afinal, conta com uma gama de recursos para facilitar o processo. 

Confira suas maiores qualidades:

  • Modelo eletrônico com visor LCD;
  • Visual moderno;
  • É compacta;
  • Faz 750 Ppm;
  • Possui controle de velocidade;
  • Faz mais de 56 pontos de costura e 4 casas de botão;
  • Braço livre;
  • Passador de agulha;
  • Kit com 11 acessórios.

Melhor Máquina de Costura Custo Benefício?

Quer um modelo simples e com valor em conta para pequenos reparos? Então, pode contar com a Máquina de Costura Bella, Elgin. Um modelo perfeito para ter na sua casa e fazer as customizações que preferir. 

Conheça as vantagens do modelo:

  • Faz até 6 pontos básicos;
  • Possui dois níveis de velocidade;
  • Faz costura em retrocesso para remate;
  • Possui braço livre;
  • Lâmpada LED;
  • Bivolt automático;
  • Design moderno;
  • Fácil de usar.

Qual a Melhor Marca de Máquina de Costura?

A melhor marca de máquina de costura que vamos encontrar atualmente no mercado é a Singer. Pois, já muito consagrada, a marca conta com a qualidade superior em seus equipamentos, possui tradição e cuidado com o consumidor. 

Por isso, não é à toa que temos tantos modelos desta marca em nossa lista. Afinal, ela preocupa-se em oferecer variedade, conforme cada necessidade. Inclusive, as máquinas que mais apresentam resistência e boa estrutura são da Singer.  

Deixe um comentário