Melhor Microfone de Lapela de 2021: Guia de Compra Completo!

Se você está buscando dicas para escolher o melhor microfone de lapela para comprar, então, você precisa ler até o final. Pois aqui, listamos os critérios de compra mais importantes na hora de escolher o equipamento.

Então, continue aqui e confira quais são os 6 Melhores Microfones de Lapela de 2021: Guia de Compra Completo!

Melhores Microfones de Lapela de 2021

O microfone de lapela, alguns anos atrás, era mais comum em programas de televisão, onde os apresentadores utilizavam para conduzir suas atrações. No início, ninguém pensava que esse equipamento se tornaria algo muito comum na rotina de muitas pessoas.

  • Microfone Lapela sem Fio Xsw1-Me2-A
  • Boya – Microfone Lapela By-M1
  • Microfone Lapela sem fio canal Duplo
  • Microfone de Lapela ME 2-II SENNHEISER
  • Sony Microfone estéreo omnidirecional
  • Microfone de Lapela Duplo BOYA BY-M1DM
Imagem Microfones de Lapela Detalhes
Microfone Lapela sem Fio Xsw1-Me2-A, Sennheiser
Microfone Lapela sem Fio Xsw1-Me2-A Melhor Microfone de Lapela!
Microfone Lapela Boya By-M1
Microfone Lapela Boya By-M1 Melhor microfone de lapela custo benefício!
Microfone Lapela sem fio canal Duplo BYWM4 PRO Boya
Microfone Lapela sem fio canal Duplo Ele consegue captar o som de duas direções.
Microfone de Lapela ME 2-II SENNHEISER
Microfone de Lapela ME 2-II SENNHEISER Modelo pequeno e discreto.
Sony Microfone estéreo omnidirecional estilo clipe ECMCS3, prata
Sony Microfone estéreo omnidirecional Com conexão do tipo P2.
Microfone de Lapela Duplo BOYA BY-M1DM, Omni Direcional - Preto
Microfone de Lapela Duplo BOYA BY-M1DM Com cabo de 4 metros de comprimento.

Afinal de contas, com a chegada de novas profissões, onde o principal foco é produzir conteúdo através de vídeos, seja em plataformas como o Youtube ou o Instagram, ter um microfone de lapela deixou de ser um luxo, para se tornar uma realidade na vida desses profissionais.

Pois, convenhamos, usar um microfone de lapela é bem mais fácil e muito prático para garantir filmagens com o som perfeito. Porém, é preciso saber encontrar o modelo certo, o qual irá dar a assistência e suporte necessários para as suas gravações em casa, ou em qualquer outro espaço.

Por isso, resolvemos trazer neste post algumas informações pertinentes sobre o microfone de lapela. Iremos apresentar pontos a serem considerados na hora de comparar os modelos, assim como dicas de equipamentos que você pode comprar online.

O Que Comparar nos Microfones de Lapela

O bom do uso de um microfone de lapela é que são opções pequenas e discretas, pois você pode acomodar o equipamento em suas roupas e, assim, você terá suas mãos livres para se mover conforme desejar.

Porém, é preciso ficar atento aonde será colocado o microfone, é necessário que ele esteja próximo a boca.

Pois o microfone irá conseguir captar melhor a fala do usuário e assim transmitir com mais qualidade durante a apresentação ou gravação de alguma cena.

Mas tome cuidado, pois o microfone de lapela se não for bem preso a roupa ele pode acabar descendo e isso gera prejuízos no som.

Contudo, esse é o maior inconveniente que pode acontecer com o uso desse aparelho, já que os modelos de lapela possuem a mesma ou qualidade superior aos demais microfones que estamos acostumados a encontrar no mercado.

Por isso, não se preocupe porque o som irá ser transmitido e captado da melhor forma.

Enfim, que tal conhecer agora os fatores que podem ser utilizados na comparação desses microfones? Abaixo selecionamos os principais pontos a serem observados por quem deseja comprar esse equipamento.

Com ou sem fio

Aqueles que querem investir em um microfone de lapela é porque desejam ter mais mobilidade no seu dia a dia de gravação, mas, ao começar a pesquisar os modelos pela internet, você irá se deparar com duas opções: microfones com e sem fio. Qual deles é o melhor?

É uma dúvida que certamente surge, porém, ambos modelos são ótimos. Contudo, o microfone de lapela com fio tem algumas vantagens, como o fato de ser mais barato, não precisar recarregar suas baterias.

Desse modo, você não terá problemas com a interferência do sinal. Pois a conexão é via cabo, e o áudio é muito bom.

Mas há um ponto contra sobre esse tipo de equipamento, é com relação ao fio. Afinal, ele irá limitar alguns movimentos do usuário, sendo necessário se atentar a metragem do cabo para oferecer o mínimo de conforto a quem estiver com o microfone de lapela em uso.

No caso do equipamento sem fio, você terá mais liberdade para se mover e assim garantir ótimas cenas, sem ficar se preocupando com o cabeamento do microfone.

Sua conexão pode ocorrer por meio de Bluetooth ou Wireless, seja qual for o modelo, ambos podem sofrer interferências externas, devido ao local onde se está gravando.

Outro ponto importante é que você tem que estar atento a bateria do seu microfone sem fio, pois assim que acaba sua energia ele precisa ser recarregado.

Além disso, esses modelos costumam ter um preço mais elevado no mercado, por isso esteja preparado para o investimento nesse tipo de equipamento.

Padrão polar

Caso você desconheça esse termo, vamos explicar. O padrão polar é a forma como o equipamento consegue captar os áudios ao seu redor.

Os aparelhos, como o microfone, podem capturar os sons de três formas: omnidirecional, bidirecional e cardioide. Esses são três modelos básicos.

No caso dos modelos omnidirecionais, temos um microfone que é capaz de captar todos os sons ao seu redor.

Essas opções de equipamentos costumam ser os mais tradicionais do mercado, porém são os que mais sofrem com possíveis interferências externas, como ruídos ou barulhos.

Já as opções bidirecionais conseguem captar os sons de dois lados, ou seja, na parte da frente do equipamento e atrás. Nesse microfone, os sons na lateral não são capturados, logo você terá menos problemas com os barulhos externos que possam interferir em sua gravação.

Para quem busca um modelo mais profissional, os microfones de lapela com padrão polar cardióide são os melhores.

Pois, nesse modelo, temos um equipamento que capta muito bem o bom na frente do aparelho, suas laterais recebem pouca interferência do externo e a parte de trás não consegue captar áudios.

Microfone de lapela com condensador

Você que quer deixar suas gravações com um áudio ainda melhor recomendamos que invista em um microfone de lapela com condensador.

Esse modelo garante mais fidelidade e definição dos sons captados. Isso porque são opções mais sensíveis, que conseguem capturar o áudio com mais facilidade.

Normalmente, o seu uso se dá em locais mais controlados, como um estúdio de música. Afinal de contas, nesses lugares, deve-se captar o máximo do áudio original, mantendo a qualidade do som.

Entretanto, é importante destacar que esse tipo de microfone é mais difícil de encontrar no mercado.

Distância máxima

Tanto no microfone de lapela com ou sem fio é preciso que o usuário verifique a distância máxima do seu alcance.

No caso dos equipamentos que vem com cabo, você pode encontrar opções mais curtas e outras longas, em média os aparelhos com cabeamento possuem 1,5 metros, mas é possível achar opções com até 5 metros.

Os modelos sem fio vêm com um limite maior de alcance da conexão entre o microfone com o restante do equipamento.

Aqueles com um alcance menor podem chegar a 20 metros, mas há versões com mais de 40 metros, o que permite aos usuários mais locomoção no espaço onde está sendo feita a gravação.

Review dos 6 Melhores Microfones de Lapela de 2021

Antes de apresentar quais são os modelos que selecionamos, é interessante destacar que os modelos de microfone de lapela possuem entrada do tipo P2, que nada mais é do que a famosa entrada para colocar os fones de ouvidos.

Dessa forma, você poderá adicionar a qualquer aparelho, desde computador até ao seu smartphone.

Entretanto, se você deseja gravar o seu vídeo ou áudio, mas o seu celular não tem essa entrada, saiba que existem adaptadores que poderão ser utilizados para conectar o seu microfone ao equipamento de gravação.

Algumas versões mais modernas possuem o tipo de conexão conhecida como Lightning. Esse conector pode ser acoplado a aparelhos como iPhone e também iPads.

A seguir você vai encontrar seis microfones de lapela mais vendidos atualmente.

Todos os modelos abaixo são de qualidade. Porém, possuem algumas características que os tornam únicos nesse mercado. Por isso, preste atenção nas descrições e boa leitura!

1

Melhor Escolha

Microfone Lapela sem Fio Xsw1-Me2-A, Sennheiser

Características:

  • Marca: Sennheiser
  • Cor: Preto
  • Fonte de alimentação: não informado
  • Padrão polar: Omnidirecional

Você que estava atrás de um modelo de microfone de lapela que tivesse a qualidade de um equipamento profissional acaba de encontrar uma ótima opção nesse mercado.

Esse modelo da marca Sennheiser consegue atender a todos os públicos, inclusive aos compradores mais exigentes dessa categoria.

Na compra, você vai receber um receptor estacionário, o qual você consegue configurar sem grandes problemas; um transmissor e um microfone de lapela que se conectam.

Vale destacar que esse aparelho usado para transmitir o som é bem leve e não atrapalha durante suas apresentações. O modelo é discreto e se você souber posicionar bem o microfone em sua roupa, provavelmente ele não irá aparecer nas filmagens.

Essa opção se conecta via Wireless e é bastante sensível aos sons, podendo capturar o áudio de todos os lados, já que o seu padrão polar é do tipo omnidirecional. Outro ponto positivo sobre esse modelo, é que é um microfone de lapela com condensador.

Desse modo, você terá a garantia do melhor áudio em suas gravações de vídeo. Afinal, com esse recurso é possível focar de forma eficaz no som que se deseja gravar, evitando que ruídos e barulhos atrapalhem suas cenas.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Microfone Lapela Boya By-M1

Características:

  • Marca: Boya
  • Cor: Preto
  • Fonte de alimentação: Bateria LR44
  • Padrão polar: Omnidirecional

Para quem está começando a sua carreira com a produção de vídeos para internet e quer uma opção boa de microfone de lapela.

Porém, a um preço mais acessível, nossa dica é comprar o modelo da marca Boya, o microfone de lapela modelo By-M1, é um equipamento simples, mas de altíssima qualidade.

O seu formato pequeno consegue ser camuflado entre suas roupas, evitando que ele fique aparente nos vídeos. Sua conexão é compatível com diversos smartphones e câmeras, para facilitar o momento de suas gravações. Mas não somente a esses aparelhos, se for necessário você pode conectar ao PC, Mac e inclusive em gravadores.

Essa opção de microfone possui uma boa sensibilidade para a captura de som, sendo -30dB +/- 3dB / 0dB, ou seja, você não precisa se preocupar com os ruídos externos, pois eles não irão aparecer em suas gravações.

O seu sistema de polaridade é do tipo omnidirecional e conta com o recurso condensador de som. É importante mencionar que o modelo vem com um longo cabo, é fácil de configurar para o uso em suas gravações e funciona a bateria do tipo LR44, essas baterias são duráveis, podendo chegar a até 1 ano de uso, a depender da frequência.

Confira o preço

3

padrao

Microfone Lapela sem fio canal Duplo BYWM4 PRO Boya

Características:

  • Marca: Boya
  • Cor: Preto
  • Fonte de alimentação: Pilhas
  • Padrão polar: Bidirecional

O modelo BYWM4 PRO da marca Boya é um microfone de lapela desenvolvido para cinegrafistas que estejam no início da sua profissão, ou pessoas que queiram começar a produzir seus próprios vídeos em casa. Ele consegue captar o som de duas direções. Por isso, seu padrão polar é chamado de bidirecional.

Você pode conectar esse aparelho a diversos equipamentos de gravação, como por exemplo celular, Tablet, computador, filmadoras e muitos outros. Sua sensibilidade é bem alta, sendo capaz de captar vários sons. Mas, o melhor é que ele não possui fios. Ou seja, ele se conecta ao outro receptor via Wireless.

Fique tranquilo porque você não perderá tempo fazendo a configuração do aparelho, em poucos minutos é possível conectar seus dispositivos para iniciar a gravação de áudio. Vale destacar que a resposta de frequência desse microfone é de 35Hz-14KHz.

O seu funcionamento se dá por meio de duas pilhas tamanho AAA e o seu alcance chega a 60 metros. Ou seja, você terá bastante espaço para percorrer com o seu microfone e realizar suas gravações. Mas claro que o áudio só irá sair de forma eficiente se não houver obstáculos no caminho.

Confira o preço

4

padrao

Microfone de Lapela ME 2-II SENNHEISER

Características:

  • Marca: Sennheiser
  • Cor: Preto
  • Fonte de alimentação: não informado
  • Padrão polar: Omnidirecional

Aqueles que buscam um microfone de lapela de uma marca boa e que seja de ótima qualidade, recomendamos o modelo da marca Sennheiser, o microfone ME 2-II.

É ideal para você gravar seus áudios, ou caso queira fazer gravações tocando algum instrumento musical. Esse é um modelo pequeno e bastante discreto, sua cor preta pode ser bem escondida entre suas roupas, evitando que ele fique amostra durante a gravação.

O seu sistema de capturar os sons é do tipo omnidirecional, ou seja, ele consegue captar os áudios de todas as direções possíveis.

Com isso, você poderá gravar sua oratória e apresentações musicais de forma bem nítida e graças ao seu sistema de conexão via Wireless você não terá dificuldades ou problemas com o cabeamento. De modo geral é uma excelente opção de microfone de lapela.

E ainda precisamos acrescentar que o modelo possui um encaixe fácil sobre as peças de roupas, é leve, possui condensador, sua resposta de frequência é de 30 a 20000 Hz e o nível de ruído do equipamento é equivalente a 36 dB.

Confira o preço

5

padrao

Sony Microfone estéreo omnidirecional

Características:

  • Marca: Sony
  • Cor: Prata
  • Fonte de alimentação: não informado
  • Padrão polar: Omnidirecional

A Sony é uma empresa bastante conhecida no mercado, isso porque ela sempre traz diversos produtos eletrônicos para agradar o seu público consumidor.

Entre as novidades lançadas pela Sony, temos essa opção de microfone de lapela modelo SCMCS33 que é pequeno e vem com um clip para prender a sua roupa.

Esse equipamento pode ser usado para fazer gravações. Mas também para que você possa participar de reuniões, ou até mesmo jogar online com os seus amigos e, assim, poder se comunicar durante as partidas.

O modelo é do tipo omnidirecional, assim ele irá captar muito bem suas falas e gravar sons nítidos e de qualidade, de qualquer ângulo já que o microfone possui um clip rotativo 360.

A resposta de frequência do equipamento é de 50 – 15,000Hz e o cabo que acompanha o aparelho tem alcance de 1.0 metros.

É importante destacar que o modelo possui conexão do tipo P2. Então, se houver a necessidade de se conectar a um dispositivo com outra opção de entrada como, por exemplo, a P3, o usuário terá de encontrar um adaptador para poder realizar a conexão adequada do microfone de lapela, com o dispositivo desejado.

Confira o preço

6

padrao

Microfone de Lapela Duplo BOYA BY-M1DM

Características:

  • Marca: Boya
  • Cor: Preto
  • Fonte de alimentação: Bateria LR44
  • Padrão polar: Omnidirecional

Essa opção de compra da marca Boya é uma versão que vem com dois microfones de lapela. O equipamento é ótimo para quem estava à procura de um microfone para poder gravar entrevistas ou fazer quadros de podcast, onde é preciso que mais de uma pessoa apresente o quadro e passe as informações necessárias.

O microfone vem com um cabo, o qual mede cerca de 4 metros, e fornece cerca de 2.8 metros de distância entre os aparelhos, permitindo assim que os usuários se locomovam com mais facilidade.

Ele vem com um clip para prender a suas roupas, deixando assim você e a outra pessoa mais confortável para executar movimentos com as mãos.

Sua conexão pode ser feita em diferentes dispositivos, tais como smartphones, filmadoras, Tablets e outros aparelhos que permitem a gravação de áudio e vídeo.

O seu padrão polar é do tipo omnidirecional, ou seja, ele capta várias direções e transmite um som de qualidade e nítido.

O funcionamento se dá através de uma bateria modelo LR44, a qual pode durar alguns meses de uso, dependendo da frequência em que você faz uso desse microfone no seu dia a dia. Quando ver que a bateria acabou, é possível trocá-la.v

Confira o preço

Qual o Melhor Microfone de Lapela?

Quando for escolher o microfone de lapela para compor suas produções em casa ou em um estúdio, você precisa investir em um aparelho de qualidade.

E entre todos os que apresentamos aqui, o que mais se destaca nesse mercado é o modelo sem fio da marca Sennheiser: o Microfone Lapela sem Fio Xsw1-Me2-A.

Ele está no topo da lista, e não é para menos, já que ele é o aparelho mais procurado na internet, tanto por pessoas que estão iniciando quanto por profissionais do ramo de criação de conteúdo.

Ele tem um sistema inteligente, que consegue focar no áudio do usuário, captando de forma eficaz todos os sons e informações transmitidas.

Outro ponto que se destaca é a facilidade dos usuários em prender esse microfone na roupa. Você consegue colocar na lapela, gola ou qualquer outra região da sua peça e assim garantir um som sem interferências.

E como já mencionamos, é um modelo sem fio. Ou seja, permite mais mobilidade e também movimentação dos braços enquanto você estiver realizando a apresentação de uma cena ou quadro para os seus canais.

Melhor Microfone de Lapela Custo Benefício

Se sua busca é por um microfone de lapela que tenha bons benefícios, porém com um custo mais acessível, a nossa dica de compra é o modelo Microfone Lapela By-M1 da fabricante Boya.

Essa é uma excelente opção para quem está iniciando a sua carreira como influenciador ou Youtuber, mas não tem como investir tão alto no momento.

Além disso, ainda que seja um dos mais baratos dessa categoria, é bom destacar que o microfone possui uma ótima qualidade na captura de sons ao seu redor. Você terá excelentes gravações de áudio utilizando esse equipamento no seu dia a dia.

Além disso, é um modelo fácil para você configurar ao seu celular ou computador. Em pouquíssimo tempo você consegue fazer o seu microfone de lapela funcionar e começar a capturar todos os sons necessários.

Vale ressaltar que modelo possui um cabo, porém é bem longo, o que ajuda na movimentação durante as gravações; e o microfone funciona a bateria que são altamente duráveis.

Qual a Melhor Marca de Microfone de Lapela?

No assunto sobre equipamentos de áudio, mais especificamente sobre microfones de lapela, a marca mais conhecida e famosa desse mercado é a Sennheiser.

Essa é uma marca utilizada pelos principais canais e apresentadores. Além disso, ela sempre está no topo de listas que ranqueiam microfones dessa categoria.

A fabricante é uma empresa alemã, que já conquistou a confiança do público, devido ao seu grande empenho em trazer produtos de qualidade e tecnológicos ao mercado. Dificilmente você terá problemas ao usar esse microfone durante suas gravações em sua casa.

Deixe um comentário