Melhor Notebook Para Arquiteto de 2021: Guia de Compra Completo

Escolher o melhor notebook para arquiteto não é uma tarefa fácil. Afinal de contas, a máquina deve apresentar algumas características específicas, para atender bem às necessidades da profissão.

Enfim, os arquitetos precisam dos notebooks cada vez mais potentes. Entre os programas utilizados, o AutoCad, SketchUp, Lumion, Revit demandam notebooks com componentes específicos para um melhor desempenho. Por isso, listamos aqui os 6 Melhores Notebooks Para Arquiteto de 2021: Guia de Compra Completo!

Melhores Notebooks Para Arquiteto de 2021

Então, o arquiteto precisa analisar vários componentes do notebook para ter certeza que aquele modelo atende às suas necessidades. Caso contrário, será desperdício de dinheiro. Enfim, veja abaixo os modelos mais bem avaliados do mercado atualmente:

  • Notebook Gamer Dell G3-3590-A60P, i7-9750h, 8Gb, 512GB SSD, NVI GTX 1660Ti, 15.6″
  • Notebook Lenovo Ultrafino ideapad S145 Ryzen 7, 8GB, 512GB SSD, 15.6″
  • Notebook Gamer Acer Predator Helios 300, PH315-52-748u, GTX 1660TI, i7, 16GB, SSD 128GB, HD 1TB
  • Notebook Acer Nitro Gamer AN515-55-59MT, I5, 16GB, 512GB SSD, 15.6′
  • Notebook Gamer Dell G3, 3500-A20P, i5, 8GB, 512GB SSD, NVIDIA GTX 1650Ti, 15.6″
  • Notebook Lenovo Ultrafino ideapad S145 i7-1065G7, 8GB, 256GB SSD, 15.6″
Imagem Notebooks Para Arquiteto Detalhes
Notebook Gamer Dell G3-3590-A60P, 9ª Geração Intel Core i7-9750h, 8Gb, 512GB SSD, NVI GTX 1660Ti, Tela FHD 15.6', Windows 10, Preto
Notebook Gamer Dell G3-3590-A60P Melhor notebook para arquiteto!
Notebook Lenovo Ultrafino ideapad S145 Ryzen 7, 8GB 512GB SSD Windows 10 15.6' Full HD, Prata
Notebook Lenovo Ultrafino ideapad S145 Ryzen 7 Melhor notebook para arquiteto custo benefício!
Notebook Gamer Acer Predator Helios 300 PH315-52-748u GTX 1660TI Core i7 16GB SSD 128GB HD 1TB Win10
Notebook Gamer Acer Predator Helios 300 PH315-52-748u Com processador potente, é uma excelente opção para programas mais pesados.
Notebook Acer Nitro Gamer AN515-55-59MT Intel Core I5 16GB 512GB SSD 15.6' Windows 10
Notebook Acer Nitro Gamer AN515-55-59MT Possui especificações técnicas que agradam até os mais exigentes.
Notebook Gamer Dell G3 15 3500-A20P 10ª Geração Core i5 8GB 512GB SSD NVIDIA GTX 1650Ti Tela 15.6' Windows 10 Preto
Notebook Gamer Dell G3 15 3500-A20P Com um desempenho superior, e preparado para realizar multitarefas!
Notebook Lenovo Ultrafino ideapad S145 i7-1065G7, 8GB 256GB SSD Placa de Vídeo Intel Iris Plus Windows 10 15.6' Full HD, Prata
Notebook Lenovo Ultrafino ideapad S145 i7-1065G7 Conta com uma boa assistência técnica e aceitação do público.

A escolha de um bom notebook é essencial, para garantir apresentações renderizadas e de qualidade para os clientes. Por isso, atente-se às especificações dos programas e do notebook.

Então, se você é arquiteto e ainda não sabe qual é a melhor opção de notebook para você, confira as dicas que separamos para você. Você vai saber como escolher o melhor notebook para arquiteto e as seis melhores opções que nossa equipe separou para você.

O Que Comparar nos Notebooks Para Arquitetos

Normalmente os programas que os arquitetos utilizam no notebook precisam de condições técnicas bem específicas. Sendo assim, não é qualquer notebook que vai desempenhar um bom funcionamento na hora do seu trabalho.

Sem contar que fazer uma apresentação para o cliente com o notebook travando ou com uma imagem ruim é bem chato, né?

Sendo assim, para você escolher o melhor notebook, você deve comparar o processador, memória RAM, placa de vídeo, capacidade de armazenamento, tela e design entre as opções disponíveis.

Enfim, quer entender melhor como cada um desses itens influencia na sua decisão? Abaixo, explicamos cada item detalhadamente.

Processador

Para um bom desempenho do notebook, o processador deve ser muito bom. É ele que executa todas as operações do notebook, como navegar pela internet e rodar os programas.

Como os programas que os arquitetos utilizam são mais pesados, o processador deve ter suporte para conseguir executar as funções sem dificuldade.

A configuração básica para um notebook de arquitetura é um processador com 3,5 GHz, quatro núcleos e da linha i5 da Intel. Essa configuração é a mínima para que os seus programas trabalhem com excelência.

Memória RAM

A memória RAM, em conjunto com o processador, é a responsável pelo acesso aos arquivos e programas do computador.

Normalmente, os arquitetos precisam trabalhar com vários projetos, arquivos e programas abertos. Portanto, a memória RAM é um hardware que terá muito trabalho.

Quanto mais memória tiver, melhor. Para um bom desempenho, uma memória RAM de 8GB já é o suficiente. Porém, é bom investir em um notebook que tenha a possibilidade de extensão da memória RAM.

Se você começar a usar cada vez mais programas, poderá expandir a memória RAM para que ele funcione sem travamentos.

Placa de vídeo do notebook para arquiteto

Os projetos renderizados em 3D precisam de uma qualidade gráfica excelente para proporcionar uma experiência com boa qualidade gráfica.

 As máquinas que possuem placa integrada possuem um desempenho inferior. Com a placa de vídeo, o processador realiza todo o trabalho de processar os programas e arquivos, enquanto a placa de vídeo fica encarregada por processar a qualidade gráfica das imagens.

A qualidade da imagem de maquetes, gráficos e imagens no geral é bem superior a uma placa integrada.

Por isso, procure por notebooks que tenham placas de vídeo mais recentes e com mais GB. O ideal é que a placa de vídeo tenha no mínimo 4GB.

Capacidade de armazenamento

Com programas e arquivos pesados, o notebook deve ter uma boa capacidade de armazenamento.

Atualmente, é mais comum achar notebooks com 1TB de armazenamento e eles são mais indicados para armazenar os programas e projetos arquitetônicos.

Outra opção de destaque no mercado são os SSDs, mais rápidos e eficazes que a HD, mas ainda com memória reduzida e mais caros. Elas melhoram significativamente o seu notebook e garantem uma velocidade no processamento bem maior.

Como elas ainda são caras, o ideal é procurar por notebooks que tenham a opção híbrida: possui HD de 1TB e entrada para o SSD de 256GB. Se puder investir um pouco mais, procure por notebooks que tenham o SSD embutido.

Tela

Trabalho com apresentação para o cliente exige uma tela de tamanho razoável e com qualidade gráfica excelente. Sendo assim, a tela do notebook deve ter cerca de 15 polegadas e resolução deve ser no mínimo Full HD (1920×1080).

Telas pequenas e com baixa resolução atrapalham o seu trabalho. Além de proporcionar uma experiência gráfica ruim no dia a dia, as telas mais básicas podem ser um empecilho durante a apresentação do desenvolvimento do seu trabalho para o cliente.

Design do notebook para arquiteto

O design não é apenas o visual do notebook, mas também o seu material. Apesar de ser recomendado um notebook compacto para facilitar o transporte, quem trabalha com apresentações gráficas deve investir em uma tela maior.

Por outro lado, hoje em dia é mais fácil achar notebook que sejam finos apesar do tamanho da tela. Como o notebook será utilizado para fins profissionais, procure por modelos mais discretos e que representem sua personalidade de alguma maneira.

Quanto ao material, é melhor optar por materiais mais resistentes e leves. Por exemplo, notebooks feitos de alumínio e fibra de carbono são ótimos para transporte e muito resistentes.

Se você trabalha em casa também, pode investir em uma tela maior para o home office e utilizar o notebook para visitas ou idas ao escritório. 

Review dos 6 Melhores Notebooks Para Arquiteto de 2021

Depois de ler nossas dicas, você sabe tudo o que precisa para comprar o melhor notebook para trabalhar com arquitetura. Sua compra deve ser pensada no desempenho dos programas que você utiliza.

Para isso, o notebook deve ter um bom processador, bastante memória disponível, placa de vídeo que ofereça uma boa resolução e a memória RAM que suporte todos os arquivos e programas abertos.

O design do notebook é de gosto mais pessoal, mas deve ser pensado conforme o profissionalismo da situação. Além das dicas, separamos as 6 melhores opções de notebooks para arquitetos em 2021. Confira a nossa lista e compartilhe com quem está procurando!

1

Melhor Escolha

Notebook Gamer Dell G3-3590-A60P, i7-9750h, 8Gb, 512GB SSD, NVI GTX 1660Ti, 15.6"

Características:

  • Marca: Dell
  • Placa de vídeo: NVI GTX 1660Ti
  • Processador: Intel Core i7 9750h
  • Memória RAM: 8GB

Os notebooks gamers podem ser grandes aliados para o trabalho de um arquiteto. Na nossa primeira posição, o notebook gamer da Dell apresenta todos os benefícios que citamos anteriormente.

Começando pelo processador, da linha Intel Core i7 da 9ª geração – voltado para programas que exigem maior capacidade gráfica.

Por falar em capacidade gráfica, a placa de vídeo da NVIDIA GEFORCE GTX 1660 Ti apresenta capacidade de 6GB e roda com máxima qualidade todos os programas mais exigentes.

A memória RAM é de 8GB, aumentando a velocidade do processamento do seu notebook. Além disso, as configurações de conectividade proporcionam uma conexão com a internet mais rápido, com maior distância do roteador e downloads mais rápidos.

O armazenamento é generoso e você pode armazenar todos os seus projetos e programas à vontade. Com SSD para aumentar ainda mais a velocidade do seu notebook, o aparelho conta com 552 GB de memória.

Além de aumentar a velocidade do desempenho, a bateria dura mais e o funcionamento é mais silencioso. Quanto ao design do notebook gamer Dell, a tela possui tela de 15,6 polegadas, anti reflexo e resolução Full HD.

Por ser antirreflexo, a tela proporciona a mesma qualidade da imagem em diferentes ângulos. Essas características destacam todos os detalhes que a renderização precisa.

O design é fino, com facilidade para transportar para qualquer lugar. O sistema de resfriamento térmico é potente e silencioso, podendo ser utilizado ao máximo ao ativar o botão G3.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Notebook Lenovo Ultrafino ideapad S145 Ryzen 7, 8GB, 512GB SSD, 15.6"

Características:

  • Marca: Lenovo
  • Placa de vídeo: Integrada AMD Radeo Vega 10
  • Processador: R7-3700U
  • Memória RAM: 8GB (expansível)

O notebook da Lenovo, o Ideapad S145 R7 é perfeito para arquitetos. O processador é o Ryzen 7, o qual possui 8 núcleos de processamento e 16 linhas de execução. Pode chegar a uma velocidade de 4,4GHz quando está em modo turbo.

Além disso, possui um desempenho melhor do que os processadores concorrentes quando o assunto é renderização de imagem e o uso do Adobe Premiere.

A memória RAM é de 8GB e expansível. Além disso, o notebook com HDD e SSD, proporcionando uma maior velocidade ao desempenho do seu notebook e maiores opções de armazenamento.

A tela é Full HD e antirreflexo, permitindo uma ótima qualidade da imagem em diferentes ângulos. O tamanho da tela é de 15,6 polegadas e o notebook possui uma abertura de 180°, perfeito para visualizar as imagens e trabalhar em diferentes posições sem afetar as dobradiças do notebook.

Falando em produtividade, o notebook da Lenovo possui teclado alfanumérico, o que é perfeito para trabalhar com planilhas e cálculos. O teclado alfanumérico também garante mais agilidade e ergonomia na hora da digitação.

O design do notebook é fino, flexível e discreto. Perfeito para trabalhar em diferentes lugares e luminosidades, graças a abertura 180° e a tela antirreflexo.

Confira o preço

3

padrao

Notebook Gamer Acer Predator Helios 300, PH315-52-748u, GTX 1660TI, i7, 16GB, SSD 128GB, HD 1TB

Características:

  • Marca: Acer
  • Placa de vídeo: NVIDIA GEFORCE GTX 1660 ti
  • Processador: Core i7 8750 H
  • Memória RAM: 16GB

Com processador potente, o notebook gamer da Acer é uma excelente opção para edição de vídeo e programas mais pesados, como os que são utilizados pelos arquitetos.

Mesmo que o processador seja de uma geração anterior, ele não desaponta no seu funcionamento. Pelo contrário, ele atende as expectativas do consumidor. A memória RAM é de 16GB, superior ao que recomendamos no início e, como você já sabe, quanto mais, melhor.

A placa de vídeo é a GeForce GTX 1660, proporcionando uma excelente qualidade gráfica para as suas apresentações.
Com a placa de vídeo e o processador potentes, o seu notebook não terá um esforço muito grande para os programas e a renderização de imagens.

A tela é Full HD, de 15.6 polegadas e com tecnologia IPS – torna as cores mais vibrantes e aumenta a qualidade das imagens.

Como o notebook Predator Helio da Acer é um modelo gamer, ele possui um design mais ousado. O design é ousado, mas as cores são neutras, sendo inteiro preto e com alguns detalhes em vermelho. Por outro lado, o modelo possui chassis metálico, que é bem resistente e aguenta impactos.

O teclado é alfanumérico e apresenta retroiluminação. Por fim, o armazenamento fica por conta do sistema híbrido – HD de 1TB e o SSD de 256GB. Espaço para tudo o que você precisar armazenar e tecnologia para manter a velocidade do seu notebook.

Confira o preço

4

padrao

Notebook Acer Nitro Gamer AN515-55-59MT, I5, 16GB, 512GB SSD, 15.6′

Características:

  • Marca: Acer
  • Placa de vídeo: Nvidia GeForce GTX
  • Processador: Intel Core i5
  • Memória RAM: 16GB

O notebook Acer Nitro Gamer é recomendado para quem trabalha com arquitetura, design e engenharia. Ele é bem potente, possui especificações técnicas que agradam aos mais exigentes, com um preço mais acessível.

O processador é o Intel Core i5, da 10ª geração, indicado para gamers, atividades profissionais e estudos mais avançados. É o processador mais avançado dessa linha, com velocidade de 4,5Ghz no modo turbo e 4 núcleos.

Para deixar a sua máquina ainda mais rápida, o Nitro 5 possui 16GB de memória RAM e slot SSD de 512GB. Além desse slot que já vem ocupado, há mais dois slots livres para você expandir o SSD do seu notebook.

Como a experiência gráfica é importante, o modelo gamer da Acer conta com uma placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 1650, independente do processador. Garante rapidez e agilidade nos programas de edição de vídeo e renderização em 3D. Perfeito para os arquitetos.

A tela é de 15,6 polegadas, com resolução Full HD e painel IPS com antirreflexo. Com isso, além de imagens nítidas, as cores não são distorcidas quando visualizadas de diferentes ângulos. O teclado é alfanumérico e retroiluminado.

O design é ousado, todo em preto, com detalhes vermelhos no teclado. Há detalhes em baixo relevo e texturização nas laterais da tampa superior. Ele é mais leve e mais fino que o modelo anterior dessa mesma linha.

Confira o preço

5

padrao

Notebook Gamer Dell G3, 3500-A20P, i5, 8GB, 512GB SSD, NVIDIA GTX 1650Ti, 15.6"

Características:

  • Marca: Dell
  • Placa de vídeo: Nvidia GTX 1650Ti
  • Processador: Intel Core i5
  • Memória RAM: 8GB

A 10ª geração da linha Intel Core é a mais recente e a melhor. O desempenho é superior e preparado para realizar multitarefas. O processador chega a 4,4 GHz e em conjunto com a memória RAM de 8GB, o seu notebook opera multitarefas.

Com SSD de 512GB, o notebook inicia em poucos segundos e os programas abrem rapidamente quando iniciados.  A placa de vídeo é da Nvidia Geforce Ti, superior ao modelo anterior da linha G3 da Dell. Esse componente garante imagens em alta resolução, com renderizações rápidas.

Além disso, a tela de 15,6 polegadas em Full HD com antirreflexo e painel tipo WVA otimiza as imagens, as cores e a experiência gráfica do arquiteto.

Você pode conferir a imagem de diferentes ângulos e a qualidade e vibração das cores não se distorcem. O design é discreto, com alguns detalhes em azul na tampa inferior e no logo na tampa superior. O teclado é alfanumérico e retroiluminado em azul.

Ele é fino, com as bordas quadradas que garantem um bom armazenamento e facilidade no transporte. O notebook é leve e possui um leitor biométrico para garantir a segurança do seu laptop.

Confira o preço

6

padrao

Notebook Lenovo Ultrafino ideapad S145 i7-1065G7, 8GB, 256GB SSD, 15.6"

Características:

  • Marca: Lenovo
  • Placa de vídeo: Intel Iris Plus
  • Processador: i7-1065G7
  • Memória RAM: 8GB

O notebook Lenovo Ideapad é excelente. Com processador i7 da 7ª geração, a memória RAM de 8GB e o SSD de 256GB garante rapidez e eficiência para programas mais pesados e multitarefas.

O processador ainda é novo no Brasil, mas possui uma boa assistência técnica e aceitação do público. A placa de vídeo também não é encontrada em muitos modelos de notebook, mas a Intel Iris Plus é excelente. É um modelo concorrente às placas de vídeo mais famosas, como a GeForce MX110.

Desempenha bem projetos 3D menos complexos, por isso é mais indicada para estudantes ou quem está começando na área. A tela de 15,6 polegadas é Full HD, com antirreflexo e painel tipo TN. As cores são bem nítidas e vibrantes, perfeitas para edições de fotos e vídeos.

Porém, as cores podem ficar um pouco distorcidas dependendo do ângulo de visão. O teclado é alfanumérico e não possui retroiluminação. Na cor prata, o policarbonato mantém um design bem simples e sofisticado, com boa resistência e mantendo a leveza e o tamanho ideais para transporte.

Confira o preço

Qual o Melhor Notebook Para Arquiteto?

O melhor notebook para arquiteto é o Notebook Gamer Dell G3-3590-A60P. Suas especificações técnicas garantem um bom desempenho para a rotina do arquiteto, aguentando muitas tarefas e programas abertos ao mesmo tempo.

Além disso, o processador é o Intel Core i7 da 9ª geração, com até 4,5GHz. A memória RAM de 8GB agiliza ainda mais o desempenho do seu notebook.

Além disso, o notebook possui um SSD de 512GB que deixa a inicialização do notebook e dos programas instalados mais rápida.

Na questão gráfica, o notebook possui placa de vídeo integrada NVIDIA GTX 1660, tela de 15,6 polegadas, tecnologia antirreflexo e display tipo WVA. A tecnologia WVA é parecida com a IPS, sendo assim, a cor mantém a qualidade independente do ângulo.

O design do notebook, apesar de ser um modelo gamer, é mais discreto e elegante. Ele é ideal para trabalho, com teclado alfanumérico para facilitar os cálculos e o preenchimento de planilha. Além disso, o teclado é resistente a respingos.

A carcaça é bem forte, é um modelo mais leve e prático para transportes. Não há dúvidas de que este é o melhor notebook para arquiteto em 2021.

Melhor Notebook Para Arquiteto Custo Benefício

O melhor notebook para arquiteto custo benefício é o Lenovo IdeaPad S145. Ele é mais barato que os concorrentes e apresenta um desempenho excelente. Além disso, cumpre com o que promete e executa tarefas mais complicadas com um bom desempenho.

Apesar de ser mais recomendado para estudos e trabalhos mais leves, o seu desempenho vai além das especificações técnicas e garante que os programas mais complexos e pesados sejam executados.

O processador Rayzen 7 é concorrente dos processadores da linha Intel Core i7. Com quatro núcleos e frequência de 4,0 GHz no modo avançado, o IdeaPad S154 executa tarefas básicas e intermediárias de maneira ótima e entrega bons resultados em tarefas mais avançadas.

Para os arquitetos, esse aparelho é perfeito pois possui uma ótima experiência gráfica. As renderizações de imagens 3D são excelentes, consegue executar multitarefas e programas mais pesados.

É um aparelho que não vai ficar travando enquanto você trabalha nem enquanto apresenta o resultado final dos desenhos para seus clientes.

Qual a Melhor Marca de Notebook Para Arquiteto?

A melhor marca de notebook para arquiteto em 2021 é a Dell. Há bastante tempo no mercado, com uma excelente assistência técnica e a confiança dos consumidores, a Dell atua com diferentes linhas de notebook.

Dos profissionais aos mais básicos, a Dell fornece aparelhos com boa durabilidade, bons hardwares e softwares de ponta. Os designs são elegantes, com alguns mais discretos e outros mais chamativos.

Há designs para todos os públicos, com a maioria dos notebooks na cor preta com detalhes em outra cor.

O desempenho é excepcional. Os aparelhos mais baratos possuem um desempenho acima da média e os mais caros são top de linha. Você encontra aparelhos que atendem a diferentes necessidades e com certeza vai encontrar um para você.

Com garantia de 12 meses, a Dell fornece assistência técnica de qualidade e ao alcance de todos os seus clientes. Se você precisar de ajuda, pode recuperar o sistema operacional da sua máquina pelo conjunto de aplicativos que a marca oferece.

Caso o problema não seja resolvido, você pode consultar um assistente técnico por telefone, receber uma monitoria remotamente ou ser encaminhado para uma central de assistência que seja próxima da sua residência.

A Dell se destaca como a melhor marca de notebook para arquiteto pois atende a todos os requisitos necessários para os softwares profissionais.

A marca consegue manter a competitividade no mercado, proporcionando hardwares de última geração e aparelhos com inovação tecnológica em todos os detalhes.

Deixe um comentário