Melhor Processador AMD de 2021: Guia de Compra Completo

O processador AMD está tomando cada vez mais força pelo seu bom desempenho e preço mais em conta. Além disso, também são os favoritos pelo baixo gasto energético da placa mãe do computador. 

Outra vantagem do processador AMD é que ele pode comportar melhor núcleos de CPU, conferindo mais agilidade. Sendo assim, é possível a realização de “multitarefas” do processador.

Por isso, hoje muitos profissionais que trabalham com gráficos ou gamers recorrem à marca. Uma vez que tem apresentado processadores com bom custo-benefício e a eficiência esperada.

Melhores Processadores AMD de 2021

Os processadores AMD que selecionamos são das linhas mais conhecidas da marca. Por isso, podem haver grande variação entre as especificações de cada um, para usos e necessidades diferentes. 

Conheça quais são os 6 melhores processadores AMD de 2021:

  • Processador AMD Ryzen 7 5800X
  • Processador AMD Athlon Dual Core
  • Ryzen Processador AMD 5 5600X
  • Processador AMD A6 9500 (AM4)
  • Processador AMD Ryzen 9 3900X 
  • AMD Ryzen Threadripper 3960X

Portanto, estes são os processadores AMD que apresentam as melhores características no uso. Inclusive, são os favoritos entre os usuários do mundo todo, garantindo total satisfação, saiba mais:

Imagem Processador AMD Detalhes
Processador AMD Ryzen 7 5800X (AM4/8 Cores/16 Threads/4.7GHz/36MB Cache) - *S/Cooler S/Video*
Processador AMD Ryzen 7 5800X Melhor Processador AMD
Processador AMD Athlon 3000G Box (AM4 / 2 Cores / 4 Threads / 3.5Ghz / 5MB Cache/Vega 3) - YD3000C6FHBOX
Processador AMD Athlon Dual Core Melhor Processador AMD Custo Benefício
Processador AMD Ryzen 5 5600X 3.7GHz (4.6GHz Max Turbo) AM4
Processador AMD Ryzen 5 5600X Modelo favorito pelo bom desempenho e versatilidade
Processador AMD A6 9500 Box (AM4 / 2 Cores / 6 GPU Cores / 3.5Ghz / 1MB Cache/Radeon R5) - AD9500AGABBOX
.Processador AMD A6 9500 (AM4) Bom preço e desempenho ideal para uso no dia a dia
Processador AMD Ryzen 9 3900X Box (AM4 / 12 Cores / 24 Threads / 3.8Ghz / 70MB Cache/Cooler Wraith Prism RGB) - *S/Video Integrado*
Processador AMD Ryzen 9 3900X Processador de última geração, com maior velocidade da categoria
AMD Ryzen Threadripper 3960X, without cooler 24 Cores Cache 128MB 4.5GHz sTR4
AMD Ryzen Threadripper 3960X Processador especial indicado para profissionais e uso intenso

O processador AMD é uma alternativa ao mais popular processador Intel, favorito pelo preço e alguns recursosque oferece. Este hardware possui uma função indispensável no computador.

Pois, seu objetivo maior é garantir o processamento de dados da máquina. Ou seja, isto significa que o desempenho, velocidade, agilidade e todo omodo de computação estão relacionados a ele. 

Portanto, ele é uma peça bem importante, com ele você garante todo o processamento de informações. Além disso, ele possibilita que softwares rodem sem travamentos e problemas. 

Sendo assim, ele é uma peça que se encaixa na placa mãe do computador. Para utilizá-lo é necessário saber as suas necessidades com a máquina, pois cada modelo é diferente. 

Neste caso, a AMD oferece diversas linhas de processadores, cada uma com especificações para um uso. Portanto, cada processador atende melhor a tarefas mais pesadas ou então mais simples no computador.

Se você trabalha com design, audiovisual ou gráficos de vídeo e imagem no geral. Então, com certeza precisa de modelos mais avançados que possam suportar a sua necessidade. 

Assim como também há processadores pensados para os gamers, que também precisam de gráficos melhores. Por isso, os modelos mais recentes e modernos são uma boa escolha. 

O Que Comparar nos Processadores AMD?

A escolha de um processador AMD pode ser um desafio ao usuário, devido às especificações técnicas. Mas, fique tranquilo, neste artigo nós explicamos tudo que você precisa saber para comprar um modelo ideal.

Veja o que observar nos processadores AMD:

  • Série de linha do processador;
  • Clock básico e Max Boot (velocidade);
  • Núcleos da CPU;
  • Memória;
  • Processadores com placa de vídeo;
  • Controle de overclocking;
  • Aquecimento do processador e outras informações.

Portanto, essas são as características básicas para você considerar e avaliar no processador AMD. Acompanhe para saber detalhes de cada um destes aspectos: 

Série de linha do processador

Em primeiro lugar, considera a linha ou série do processador, cada uma delas é feita para um tipo de uso. Neste caso, existem as linhas mais simples da marca e também as linhas super avançadas. 

Saiba quais são as séries das linhas AMD:

AMD Ryzen: Estes são os modelos favoritos para quem busca alto desempenho do processador. Inclusive, são os que mais se aproximam dos processadores Intel.

Portanto, são mais indicados para gamers, designers e quem trabalha com renderização.  

AMD Ryzen com vídeo integrado Radeon Vega: São assim como os que vimos anteriormente, de ótimo desempenho. A diferença é que já vem com placa de vídeo, portanto, são mais completos.

AMD Ryzen PRO: Assim como outros da linha Ryzen é mais veloz e possui melhor desempenho. Porém, são ainda superiores na memória e velocidade, indicado para uso profissional.

AMD Ryzen Threadripper: São os processadores mais eficientes e potentes da AMD. Contudo, o preço pesa um pouco mais, mas seus benefícios são de última geração, chegando a mais de 24 núcleos de CPU.

AMD A-Series: São ótimos processadores para uso diário, eles são os mais simples e baratos. Porém, contam com o diferencial da placa de vídeo embutida. Ele pode rodar jogos com menor complexidade gráfica.

AMD FX: É muito parecido com o anterior, porém, sem a placa de vídeo.

AMD A-Series PRO: Também é um modelo mais simples nas especificações, porém, traz pequenos recursos que beneficia profissionais e gamers.

Clock básico e Max Boost (velocidade)

Na hora de comprar o processador, é indispensável saber a sua velocidade, também conhecido como clock. Cada processador atua em uma ou mais frequência, podendo alternar entre si, conforme a necessidade.

Neste caso, entre os processadores da AMD, existem variações de 3,5GHz até 4,7GHz ou mais. Neste caso, quanto maior for a frequência GHz, com certeza mais velocidade apresentará o processador.

Além disso, vale lembrar também que os processadores também apresentam o Max boost. Isto é, quando utilizado com um arquivo mais pesado, ele consegue um “gás” a mais para processar. 

Neste caso, vale considerar o clock básico, pois é ele que irá determinar a velocidade normal do processador. Já o Max boost é uma velocidade extra que automaticamente se disponibiliza quando o equipamento requer mais velocidade.

Núcleos da CPU

O desempenho operacional do processador depende, principalmente, do número de núcleos. Neste caso, os núcleos são unidades de processamentos instaladas no corpo do processador. 

Quanto maior for o número de núcleos, mais avançado é o seu desempenho. E, os modelos da AMD são conhecidos por investir em mais núcleos dos processadores, mais que a Intel.

Portanto, o que vamos encontrar nos modelos são opções de 2 núcleos até mais de 24 núcleos. Obviamente os modelos menores são mais simples e maiores e mais potentes.

Além disso, os modelos com maior número de núcleos são capazes de realizar multitarefas com muito mais agilidade e velocidade.

Outro fator importante sobre os núcleos são as threads, elas também auxiliam na realização de tarefas do processador. Portanto, também é bom conferir o número de threads para saber o quanto pode realizar mais tarefas ao mesmo tempo.

Memória

Os processadores também contam com uma memória interna RAM, isto facilita a comunicação e processamento. Sendo assim, ao invés de buscar dados na memória geral da placa mãe, ele capta os dados em si mesmo.

E, claro, quanto maior for a memória, com certeza maior agilidade e rapidez no processamento. E os modelos podem variar de 2MB até 120MB ou muito mais, tudo depende de cada modelo. 

Mas, vale lembrar, que a capacidade da memória precisa ser proporcional a velocidade e número de núcleos. 

Processadores com placa de vídeo

Para quem busca melhor qualidade em gráficos de imagem e vídeo, então a placa de vídeo integrada ao processador é uma ótima vantagem. Alguns modelos Ryzen e Séries possuem esta característica. 

A placa de vídeo impacta muito sobre a qualidade de imagem, por isso, para gamers, designers e afins, é a melhor alternativa.

Controle de overclocking

Os processadores da AMD são todos desbloqueados de fábrica. Isto significa, para quem entende muito de hardwares, que é possível fazer configurações neles.

Este é o chamado controle de overclocking, que permite acelerar o processador, ou diminuir, se for o caso. Porém, este processo só é interessante para quem realmente sabe manusear e trabalhar no hardware. 

Sendo uma excelente vantagem para quem investir em ainda mais desempenho do hardware.

Aquecimento do processador e outras informações

Vale lembrar que os processadores costumam esquentar muito quando estão em uso. Especialmente os modelos mais potentes que possuem aceleração ainda maior.

Neste caso, confira se o processador possui cooler, a maioria não possui, é preciso comprar separadamente. De qualquer forma, considere um bom cooler para processadores mais potentes.

Pois, a falta de resfriamento no processador pode lhe causar danos e perdas do hardware.

Review dos 6 melhores processadores AMD de 2021

Abaixo você confere todos os detalhes sobre os melhores processadores AMD de 2021 que estão disponíveis hoje no mercado. Confira.

1

Melhor Escolha

Processador AMD Ryzen 7 5800X

Características:

  • Clock básico: 3,8GHz
  • Núcleos: 8
  • Memória: 36MB
  • Série: Ryzen 7 5800X

O Processador AMD Ryzen 7 5800X vai surpreender você com tanta velocidade e eficiência. Este é dos modelos mais recentes da linha Ryzen, que são os favoritos da marca AMD. 

O seu diferencial está nos 8 núcleos de PC otimizados para plataformas de jogos de alto FPS. Portanto, se você quer jogos com mais qualidade, que rodem com velocidade, com certeza este processador é para você.

Além disso, ele também proporciona experiências imersivas únicas e dominando qualquer tarefa multithread como 3D e renderização de vídeo e compilação de software.

Este modelo é o mais indicado para jogatinas intensas, mas também é muito utilizado por quem faz uso de programas mais pesados, como para edição de vídeos, criação de vídeos e edições, e até mesmo para processamento de dados.

O processador também conta com ótima arquitetura, baseados na mais recente microarquitetura Zen 3 de 7nm. Além disso, possui o multiplicador desbloqueado de fábrica, permitindo que você personalize a seu gosto.

Ele possui 16 threads e atua com clock básico de 3,8Hz e clock de max boost de até 4,7GHz. A velocidade deste modelo é incrível, inclusive, os usuários indicam o uso de cooler potente para evitar sobreaquecimento no hardware. Possui memória de 32MB.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Processador AMD Athlon Dual Core

Características:

  • Clock básico: 3,5GHz
  • Núcleos: 2
  • Memória: 5MB
  • Série: Athlon 3000G

O Processador AMD Athlon Dual Core é o tipo de hardware ideal para quem quer melhorar a velocidade do computador, mas não necessariamente para jogos, visto que é um modelo mais básico. 

Este modelo é um destaque no custo-benefício, pode servir super bem para quem trabalha durante longas horas no PC ou com ferramentas mais avançadas. 

Os benefícios deste processador é um computação muito mais ágil e dinâmica, super confiável para atender as necessidades dos demais hardwares da máquina e softwares avançados.

O modelo é desbloqueado para overclocking, ou seja, permite que o usuário possa personalizar e deixar o processador ainda mais eficiente para atender às suas necessidades.

Este processador também vem com placa gráfica Radeon com frequência gráfica de 1100 MHz, perfeito para você ter os melhores recursos durante o seu uso, especial para que você tenha o melhor desempenho em seu computador. 

Por ser um modelo mais básico e com destaque no custo-benefício, ele possui características mais simples, com 2 núcleos de CPU, 4 threads e memória de 5MB, mas com certeza surpreende pela sua boa qualidade.

Outras características positivas deste modelo é que ele não esquenta tanto, como é o caso de outros processadores AMD, portanto, o uso de um cooler mais básico pode ser suficiente.

Confira o preço

3

nao

Processador AMD Ryzen 5 5600X

Características:

  • Clock básico: 3.7GHz
  • Núcleos: 6
  • Memória: 3200MHz
  • Série: Ryzen série 5000

O Processador AMD Ryzen 5 5600X é uma ótima opção para quem quer algo com bom desempenho e que seja um modelo intermediário. Super eficiente para jogos ou programas mais pesados.

Ele é dos favoritos dos usuários, o processador é da série Ryzen 5 5600X, e conta com até 6 núcleos de CPU e 12 threads. Isto garante uma experiência incrível para jogos e até mesmo para experiências imersivas em 3D e renderização de vídeo, mais compilação de software. 

Além disso, este processador é indicado não apenas para jogos, mas também para quem trabalha com edições de vídeos, criação de conteúdo ou para processamento de dados. Por isso, é um dos mais procurados. 

A arquitetura deste software também é bem avançada, baseado na microarquitetura Zen 3 de 7nm, e promete até 19% mais desempenho por clock em relação à geração anterior.

Este processador conta com velocidade de clock de 3.7GHz e com 4.6GHz no Max Turbo. Portanto, a velocidade é excelente para você trabalhar ou jogar com muito mais eficiência.

O modelo já vem desbloqueado, portanto, é possível que o usuário personalize conforme desejar. Portanto, é um modelo super completo, seguro e confiável para que você possa usar no seu computador e deixá-lo mais eficiente.

Confira o preço

4

nao

Processador AMD A6 9500 (AM4)

Características:

  • Clock básico: 3.5GHz
  • Núcleos: 2
  • Memória: 1MB
  • Série: A – Séries A6 9500

O Processador AMD A6 9500 (AM4) é um dos AMD mais simples, por isso, pode ser mais indicado para o usuário comum, pois atende de maneira ideal as necessidades diárias do uso do computador, mas também é eficiente para jogos.

Algumas de suas boas características é que ele utiliza o processo de fabrico de 28 nm e funciona com um elevado clock base e um clock turbo variável de acordo com a carga de utilização via Turbo Core 3.0. 

Portanto, ele possui velocidade de clock de 3.5GHz e no modo max boost Clock de 3.8GHz. Inclusive, possui um multiplicador desbloqueado, com possibilidades de overclocking. 

O modelo possui excelente desempenho no seu componente gráfico, por isso, também é utilizado em placas gráficas Radeon dedicadas RX, bem como na geração recentes de consolas de jogo, como o Xbox One e PlayStation 4.

Portanto, uma boa vantagem deste modelo é que ele não necessita de uma placa gráfica dedicada. Econta com baixo TDP, portanto, torna-se ideal para PCs multimédia e de nível básico nos formatos mais pequenos

Outro benefício é o suporte a vários monitores, também Eyefinity, resolução 4K ou AMD FreeSync e TrueAudio. É perfeito para deixar seu computador com muito mais velocidade e agilidade. 

Confira o preço

5

nao

Processador AMD Ryzen 9 3900X

Características:

  • Clock básico: 3.8GHz
  • Núcleos: 12
  • Memória: 64MB
  • Série: Ryzen 9 3900X

Para quem deseja turbinar completamente o seu computador com um dos mais recentes processadores AMD que há disponível no mercado é Processador AMD Ryzen 9 3900X. 

Ele possui as melhores especificações, com 64MB de memória, 12 núcluos de CPU no total e 3,8GHz de frequência do clock básico, no caso, em seu modo turbo ele atinge 3,8GHz e conta com 24 threads. 

Com uma tecnologia super avançada, é um modelo ideal para jogos de elevado nível e até os programas mais pesados para edição ou criação de vídeos. É ideal para uso prolongado ou para processamento de dados. 

Este também é um processador que proporciona experiências imersivas únicas e dominando qualquer tarefa multithread como 3D e renderização de vídeo e compilação de software.

Além disso, assim como os demais da linha, já vem desbloqueado, portanto, é possível que o usuário personalize conforme desejar. E a arquitetura do processador é baseado na microarquitetura Zen 3 de 7nm, e promete até 19% mais desempenho por clock em relação à geração anterior.

Portanto, este o modelo mais desejado e super indicado para quem precisa de algo mais potente para suportar as suas necessidades de uso. Vale lembrar que este modelo requer o uso de uma placa de vídeo.

Confira o preço

6

nao

AMD Ryzen Threadripper 3960X

Características:

  • Clock básico: 3.8GHz
  • Núcleos: 24
  • Memória: 140MB
  • Série: Threadripper 3960X

Agora, para quem busca algo ainda mais potente para uso profissional de edição de vídeos e imagens, assim como para jogos mais pesados, o AMD Ryzen Threadripper 3960X pode ser uma ótima escolha.

Este processador conta com preço bem mais elevado em relação aos outros, mas isso é porque suas especificações são de altíssimo nível, o que garante o melhor desempenho para seu computador. 

A grande diferença deste modelo são os seus 24 núcleos de PC, o maior que vimos até agora. Eles fornecem 48 threads para um alto poder de processamento múltiplo simultâneo

Além disso, os 140 MB de cache combinado e as opções de E / S abrangentes da plataforma AMD TRX40, garantem um desempenho elevado na velocidade e agilidade do processador. 

Ele é excelente para cargas de trabalho extremamente rápidas e criativas e atende as mais variadas necessidades da GPU e NVMe.

Este processador possui velocidades máximas do clock, com 3,8 GHZ e podendo atingir 4,5GHz. Tudo para turbinar a sua máquina e deixá-la com uma velocidade surpreendente. 

Vale lembrar que este modelo exige uma solução térmica de boa qualidade e maior potencial, pois, devido a sua maior velocidade e processamento, o nível de calor pode ser um problema se não equipado com hardware ideal.

Confira o preço

Qual o Melhor Processador AMD?

O mais versátil e mais procurado hoje é o Processador AMD Ryzen 7 5800X. Um dos últimos lançamentos da linha e que atende bem ao usuário profissional ou gamer. 

Este modelo conta com 8 núcleos otimizados para plataformas de jogos de alto FPS. Além disso, possui 16 threads e atua com clock básico de 3,8 HGz e clock de max boost de até 4,7GHz.

Portanto, este modelo é o mais indicado para jogatinas intensas e para rodar programas mais pesados. Com certeza é uma excelente escolha para deixar seu computador mais veloz.

Melhor Processador AMD Custo Benefício

Se você quer mais vantagem no custo-benefício, o Processador AMD Athlon Dual Core vai lhe atender bem. Ele não é o mais básico, mas ganha pontos pelo preço em conta e excelentes recursos e especificações.

Este modelo possui placa gráfica Radeon com frequência gráfica de 1100 MHz. Uma ótima vantagem para quem quer aprimorar os vídeos e imagem do computador.

Além disso, ele possui 2 núcleos de CPU, 4 threads e memória de 5MB. E também não esquenta tanto, sendo essa mais uma boa vantagem deste processador

Qual a Melhor Marca de Processador AMD?

A AMD é a marca que fabrica todos esses processadores, a diferença está em cada uma das suas linhas de série. Neste caso, a melhor linha de processador AMD é a Threadripper

Esta linha é especial por contar com mais número de núcleos e de threads, ou seja, muito mais processamento em pouco tempo. Além disso, este tipo de hardware é completo e oferece a maior velocidade de todos os processadores da marca.

Deixe um comentário