Melhor Vinho do Porto de 2021: Guia de Compra Completo

O vinho do Porto é uma categoria de vinhos especiais e são assim chamados pela região de sua produção. E, hoje vamos conhecer o melhor vinho do Porto, artigo especial para os amantes dessa bebida. Afinal, com sabor inigualável e elegância nas suas características, esse vinho não pode ficar de fora de sua adega. 

Os vinhos do Porto são produzidos na região de Demarcada do Douro, no norte de Portugal. Pois, o clima favorável para a produção de uvas é o que atraiu vinícolas à região, por volta dos anos de 1700. 

Além disso, a qualidade no sabor, aroma e característica do vinho também é um diferencial. Pois ele é produzido com uma tradição que envolve desde a colheita da uva até até o seu processo de envelhecimento e fermentação. 

Portanto, vamos ver agora quais são os melhores vinhos do porto disponíveis no mercado. Em seguida, destacamos todas as características para você comparar e escolher o melhor vinho de 2021 para consumir. Acompanhe!

Melhores Vinhos do Porto de 2021

Os vinhos do Porto que selecionamos para nossa lista são os favoritos da maioria dos degustadores. Pois, como vamos conferir, eles são vinhos nobres e verdadeiros, importados de Portugal diretamente para o Brasil. 

Confira quais são os 6 melhores vinhos do Porto:

  • Vinho do Porto Taylor’s Fine Tawny
  • Messias Ruby Vinho do Porto 
  • Vinho do Porto Ferreira Ruby
  • Ceremony Tawny Vinho do Porto 
  • Vinho do Porto Fine Tawny Sandeman
  • Vista Alegre Lágrima Vinho do Porto 

Estes são os vinhos com as melhores indicações até hoje, todos de alta qualidade. Além disso, muitos deles são considerados clássicos, produzidos por vinícolas que atuam há mais de séculos na fabricação de vinhos. Conheça:

Imagem Vinhos do Porto Detalhes
Vinho do Porto Taylor's Fine Tawny 750ml
Vinho do Porto Taylor’s Fine Tawny 750ml Melhor Vinho do Porto
Vinho do Porto Messias Ruby 750ml
Vinho do Porto Messias Ruby 750ml Melhor Vinho do Porto Custo Benefício
Vinho do Porto Ferreira Ruby 750ml
Vinho do Porto Ferreira Ruby 750ml Sabor equilibrado, levemente doce, vinho jovem, clássico
Vinho do Porto Ceremony Tawny 750ml
Vinho do Porto Ceremony Tawny 750ml Sabor frutado, bem encorpado, possui ótimo processo de envelhecimento
Vinho do Porto Fine Tawny Sandeman
Vinho do Porto Fine Tawny Sandeman Gosto fresco de combinação amadeirada e frutas vermelhas, vinho nobre
Vinho do Porto Vista Alegre Lágrima
Vinho do Porto Vista Alegre Lágrima Sabor doce e macio, vinho branco, fresco e leve

O vinho do Porto possui algumas características bem únicas, como o aroma, sabor, harmonização e textura. Mas, também há algumas variações, principalmente em relação à forma de envelhecimento de cada vinho.

Além disso, podemos encontrar tanto vinhos brancos quanto tintos, nesta categoria. Ambos são ótimos, porém com características diferentes, principalmente em relação à uva utilizada. 

Inclusive, as uvas utilizadas na produção do vinho do Porto também são únicas e especiais. Uma vez que são caracterizadas pela sua região de produção, que é a região de Douro, em Portugal. 

E ainda, outra característica do vinho do Porto é a adição de aguardente vínica. Este é um procedimento que aumenta o teor alcoólico do vinho. Por isso, é bom ter um pouco de cuidado na hora de degustar. 

Agora, para que você possa encontrar o melhor vinho do Porto. Vamos ver algumas dicas para comparar e saber tudo sobre essa bebida e não errar na hora da compra. 

O Que Comparar nos Vinhos do Porto?

Se você está em busca de um vinho do Porto legítimo, com uma qualidade superior. Então, algumas características são importantes observar na hora da compra. Por isso, agora vamos conhecer todas as informações para você comparar e fazer uma boa escolha. 

Confira o que comparar nos vinhos do Porto:

  • Processos de envelhecimento
  • Uvas utilizadas
  • Gosto
  • Harmonização
  • Processo de produção

Essas são as características básicas que vamos conferir agora. Portanto, fique de olho nas dicas e garanta o melhor vinho do Porto para ter em momentos especiais. 

Processo de envelhecimento

Os vinhos são característicos por ter um processo de envelhecimento. Isto quer dizer que para chegar até o gosto desejado, eles passam um longo tempo desenvolvimento. 

Em geral, o vinho do Porto possui algumas singularidades neste processo. Pois, há duas formas características de envelhecimento e amadurecimento do vinho. Então, vamos conhecer sobre cada uma delas. 

Envelhecimento estilo Tawny

Neste processo, os vinhos são interiorizados em barris de carvalho e ficam lá durante alguns anos. Assim, as características no gosto são mais intensas, graças ao carvalho, além da evolução e oxidação. 

Assim, o aroma mais característico deste tipo de vinho é o de frutas secas. Além disso, a doçura deste vinho é mais moderada. Outra característica dos vinhos Tawny é que podem durar mais de um mês após abertos.

Envelhecimento estilo Ruby

Os vinhos que passam pelo processo de envelhecimento no estilo ruby ficam menos tempo nos barris de carvalho. Pois, logo são colocados em garrafas, sendo assim, o final do seu processo de envelhecimento é não é no barril. 

Por isso, também são conhecidos como vinhos jovens. E, quanto às características, eles possuem um aroma mais frutado, de fruta madura e gosto mais doce. Este tipo de vinho após aberto, o consumo deve ser dentro de alguns dias.  

Uvas utilizadas

Para saber qual o melhor vinho do Porto e também a sua legitimidade, é importante observar quais uvas o fabricante utiliza. Pois, as uvas são características da região em que o vinho tem fabricação. 

Por isso, como o vinho do Porto possui fabricação na região de Douro, em Portugal, elas devem ter essa originalidade. Com isto, as uvas mais conhecidas da região são:

  • Touriga Nacional
  • Tinta roriz
  • Tinto cão 
  • Touriga francesa
  • Tinta Barroca
  • Tinta Amarela

Estes tipos de uva são ótimas para o clima da região Demarcada do Douro, no norte de Portugal. Pois, o clima com estações bem definidas, frio intenso no inverno e verão de bastante calor, são propícios. 

Além disso, o clima seco e região montanhosa, tudo isto, influencia na produção e favorecimento das uvas que compõem o vinho. 

Gosto do Vinho do Porto

O gosto dos vinhos são variáveis. Pois, dependem de como cada vinícola produz o vinho, conforme o tempo de envelhecimento e todo o processo de fabricação. 

Mas, o que é recorrente nos vinhos do Porto é o sabor de frutas. Por isso, vamos encontrar no aroma diferentes notas de frutas, entre elas, frutas amarelas e vermelhas.

Além disso, a doçura também é característico neste vinho. Porém, a intensidade da doçura pode variar. Em geral, vinhos de estilo Tawny são menos doces que os de estilo Ruby. 

Harmonização do vinho do Porto

Outra característica dos vinhos em geral, é a harmonização, que significa, os pratos e alimentos que mais combinam com a degustação do vinho. Neste caso, o vinho do Porto é conhecido por ser bem harmonizado com sobremesas doces. 

Portanto, o vinho do Porto é ótimo para o final da refeição principal, com tortas de frutas ou nozes. Além disso, alguns também vão muito bem com queijos e petiscos. 

Processo de produção

Outra característica para observar no vinho do Porto é o seu processo de produção. Isto, além do envelhecimento, como já foi citamos acima.

O vinho do Porto segue uma tradição na sua fabricação, o cuidado com a uva é primordial. E, a primeira fase é a colheita da uva, que é colhida a mão, com cuidado e sem estragar os cachos. 

Além disso, a tradição é que as uvas sejam esmagadas com suavidade, para que seu gosto seja integral. E ainda, para o amadurecimento e fermentação do vinho, é necessário temperaturas sob controle. 

Review dos 6 Melhores Vinhos do Porto de 2021

Agora, com base em todas as características que vimos acima. Vamos entender mais sobre cada um dos melhores vinhos do Porto de 2021. Abaixo, destacamos as qualidades, o processo de envelhecimento, gosto e muito mais. Confira:

1

Melhor Escolha

Vinho do Porto Taylor’s Fine Tawny 750ml

Características:

  • Variedade: Tinto
  • Teor alcoólico: 20%
  • Envelhecimento: Tawny
  • Uvas: Touriga Nacional, tinta roriz, tinto cão e touriga francesa

Um excelente vinho para quem busca o real sabor do vinho do Porto. O Vinho do Porto Taylor’s Fine Tawny é fabricado em Portugal, a partir das uvas Castas tradicionais no Douro (Touriga Nacional, tinta roriz, tinto cão e touriga francesa). 

O vinho Taylor’s é envelhecido em tonéis de carvalho durante 7 anos, produzido por uma das vinícolas mais antigas e respeitadas na produção de vinho do Porto. Garantindo um dos melhores vinhos para quem busca por uma opção de alta qualidade.  

O seu aroma é um diferencial, a aromatização é de frutas vermelhas maduras, caramelo, figo e ameixa seca com notas de noz e pimenta preta. E possui uma cor avermelhada âmbar tijolo.

A acidez do vinho é média, a textura para degustação é macia e redonda, ele é bem equilibrado no sabor e frutado. É um vinho bem encorpado,  e possui teor alcoólico de 20%.

Este é um excelente vinho para ser servido com sobremesa, especialmente à base de leguminosas ou frutos silvestres, também vai bem com chocolate. Além disso, a harmonização é muito boa com queijos intensos, aperitivos com leguminosas e também com carne bovina.

Portanto, para quem busca por vinho nobre, de alta qualidade e de uma marca de tradição, com certeza pode contar com o Vinho do Porto Taylor’s Fine Tawny. É um dos vinhos mais bem classificados desta categoria de vinhos. 

Confira o preço

2

Custo Benefício

Vinho do Porto Messias Ruby 750ml

Características:

  • Variedade: Tinto
  • Teor alcoólico: 19%
  • Envelhecimento: Ruby
  • Uvas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinto Cão, Tinta Barroca

Melhor Vinho do Porto pelo custo benefício, com ótima qualidade e preço bom. O  Vinho do Porto Messias Ruby é produzido a partir das melhores uvas tradicionais da região de Douro em Portugal. 

O estilo de envelhecimento do vinho é Ruby, tendo sua primeira etapa de envelhecimento em madeira de carvalho e posteriormente na garrafa. É produzido pela Caves Messias, uma vinícola de Portugal, atuante desde 1926. 

O vinho possui coloração vermelho rubi, e seu aroma é bem especial, de frutas secas e notas de compota com especiarias e tostado Também apresenta um ótimo gosto, é bem encorpado e conta com final suave doce. 

Para harmonizar o vinho, o recomendado são doces, como chocolates trufados ou amargos, também é ótimo para servir após a refeição. O ideal é servir o Vinho do Porto Messias Ruby com a temperatura de 16 graus. 

O diferencial deste vinho é a sua natureza jovem, devido ao processo de envelhecimento. Ele também é fortificado com aguardente vínica, doce e aromática. Por isso, não é um vinho tão forte e sim mais ameno no sabor e bastante degustativo.  

Portanto, é um ótimo vinho para servir acompanhando uma sobremesa ao final de um jantar especial, ideal para dias frios. É um vinho de boa qualidade, produzido por uma vinícola de tradição e confiança. 

Confira o preço

3

nao

Vinho do Porto Ferreira Ruby 750ml

Características:

  • Variedade: Tinto
  • Teor alcoólico: 19%
  • Envelhecimento: Ruby
  • Uvas: Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Barroca, Tinto Cão, Tinta Roriz, Tinta Amarela

O Vinho do Porto Ferreira Ruby é um vinho nobre, de alta qualidade, também é considerado um clássico. Sua natureza é jovem, devido ao processo de envelhecimento estilo ruby. 

O vinho passa por um processo de envelhecimento em barricas de carvalho por um período de tempo curto. Logo em seguida, já engarrafado, conclui seu processo de amadurecimento. 

Por isso, conta com uma coloração vermelha rubi bem intensa e viva, e possui aroma de frutas vermelhas e negras maduras, com notas de especiarias e carvalho. Na degustação ele é suave, macio, com taninos finos e delicados.  

Para harmonização, tradicionalmente o vinho é servido com vinhos cremosos. Mas, como todo vinho do Porto, vai muito bem com sobremesas, como chocolates e tortas de frutas. A temperatura ideal para consumo é de 15 graus.

Além disso, a qualidade do vinho também pode ser notada pela sua marca, a vinícola Ferreira existe desde 1751. Por isso, seus vinhos são nobres, consagrados e clássicos, tendo os vinhos do porto como os favoritos de muitos degustadores. 

A produção do vinho é na região do vinho do porto, isto é, em Douro, Portugal, e segue a tradição de colheita de uva à mão. As uvas são esmagadas suavemente com desengace parcial. 

Toda a sua produção segue uma tradição e um cuidado muito especial, que pode ser notado no gosto delicioso do vinho. Portanto, vale muito a pena, especialmente para quem busca algo de qualidade superior. 

Confira o preço

4

nao

Vinho do Porto Ceremony Tawny 750ml

Características:

  • Variedade: Tinto
  • Teor alcoólico: 19%
  • Envelhecimento: Tawny
  • Uvas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Tinto Cão e Tinta Amarela

Mais uma ótima opção para quem quer apreciar um Vinho do Porto de verdade, com toda a excelência dos vinhos nobres. O Vinho do Porto Ceremony Tawny é realmente muito bom, fabricado na região de Douro em Portugal.

O vinho possui coloração vermelha intensa, com tonalidade acastanhada. Também possui ótimo aroma fresco, delicado, possui toque de especiarias, baunilha e frutos secos. 

Seu gosto também é ótimo, frutado, bem encorpado, conta com sabores de frutas secas e cristalizadas, com final de boca longo. A temperatura ideal para consumo é entre 12 e 14 graus. 

Para uma boa harmonização, o indicado é consumi-lo com sobremesas como frutos secos ou doces como tortas de frutas, chocolate, caramelo e café. Outra boa opção são os queijos fortes.

O processo de envelhecimento é Tawny, portanto, ele é envelhecido em cascos de carvalho, por em média 10 anos. Por isso, este também é um vinho que tem boa duração após aberto, mantendo o seu sabor por 8 a 10 semanas. 

Além disso, o vinho Ceremony é produzido pela vinícola Vallegre, uma empresa tradicional e familiar que há 5 gerações oferece vinhos de qualidade. 

Portanto, esta é mais uma ótima opção de vinho do porto, além da alta qualidade do vinho, o preço também é atrativo. Vale muito a pena, é um vinho saboroso, nobre e que acompanha muito bem sobremesas e aperitivos. 

Confira o preço

5

nao

Vinho do Porto Fine Tawny Sandeman

Características:

  • Variedade: Tinto
  • Teor alcoólico: 19%
  • Envelhecimento: Tawny
  • Uvas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Tinto Cão

O Vinho do Porto Fine Tawny Sandeman é um dos vinhos nobres, de alta qualidade e gosto surpreendente. Com certeza é uma opção que não se pode deixar passar pelos amantes de um bom vinho. 

O vinho é selecionado entre os mais leves de cada ano, é envelhecido em barril de carvalho durante um bom tempo. Seu processo de envelhecimento é o Tawny, ou seja, totalmente envelhecido no barril. 

É um vinho elegante no aroma e no gosto, possui cor âmbar vermelha límpida com corpo leve intenso. Seu aroma é de baunilha e frutos secos evoluídos. 

Na degustação o fresco sabor dos frutos vermelhos desdobram-se na boca e combinam com a complexidade do envelhecimento em madeira e um bom final de boca.

Para harmonização, sobremesas com caramelo, Crème brûlée ou tarte tatin, ou queijos azuis fortes como o Roquefort. Para ser mais ousado, também é possível combinar com foie-gras ou um vol-au-vent cremoso de frutos do mar.

Além disso, a marca Sandeman também é uma vinícola que segue a tradição de produção de vinhos do porto. Com uvas colhidas à mão e temperatura controlada para melhor envelhecimento. O vinho é produzido na região de Douro, Portugal. 

Portanto, é um vinho excelente, vale a pena para quem realmente quer apreciar algo diferente, com sabor encorpado e toda a qualidade de um bom vinho do porto.

Confira o preço

6

nao

Vinho do Porto Vista Alegre Lágrima

Características:

  • Variedade: Branco
  • Teor alcoólico: 19%
  • Envelhecimento: Tawny
  • Uvas: não informado

O Vinho do Porto Vista Alegre Lágrima é ótimo para quem busca as características de um bom vinho do porto. Isto é, bem encorpado, aroma de fruta e envelhecimento em carvalho. Mas, também é um vinho com o frescor e suavidade de um vinho branco. 

O vinho é licoroso, bem doce, com aroma de frutas, também é macio e fresco. Sua produção é com as uvas de castas brancas da Região Demarcada do Douro, por isso, a coloração do vinho é dourada cristalina. 

Para harmonização, o vinho vai super bem com sobremesas doces, chocolates e tortas, também vai bem com sobremesas de frutas e sorvetes ou sobremesas geladas. Também combina bem com aperitivos salgados. 

Este vinho ganhou o prêmio medalha de no “Vinalies Internationales 2016 – Oenologues De France” (Mar 2016/França). O que ressalta mais ainda a excelente qualidade de sua produção e do sabor realmente bom.

O processo de produção é tradicional de vinho do porto, com esmagamento suave e desengace. O seu envelhecimento é em cascos e tonéis de carvalho, com fermentação em temperatura controlada, isto ocorre por 4 a 5 anos. 

Para degustação, o vinho pode ser servido fresco, com temperatura entre 10ºC até 12ºC. Após aberta, o vinho pode manter a sua conservação por até 4 meses, desde que conservada em ambiente favorável. 

Confira o preço

Qual o Melhor Vinho do Porto?

O vinho do Porto que merece destaque no primeiro lugar da nossa lista é o Vinho do Porto Taylor’s Fine Tawny. Afinal, ele é bem característico e tradicional no sabor e na fabricação. 

Confira as melhores características do Vinho do Porto Taylor’s Fine Tawny 

  • Fabricado originalmente na região de Douro em Portugal. 
  • Envelhecido durante 7 anos;
  • Aroma de frutas vermelhas maduras, caramelo, figo e ameixa seca com notas de especiarias;
  • Cor avermelhada âmbar
  • Gosto macio e redondo;
  • Ótimo para sobremesas com chocolate;
  • Também harmoniza bem com queijos, carne bovina e petiscos;
  • Vinho bem encorpado;
  • Acidez média.

Portanto, o Taylor’s Fine Tawny é um vinho do Porto de tradição, com características únicas. Além disso, sua marca é um referencial para quem aprecia este tipo de vinho. 

Melhor Vinho do Porto Custo Benefício

Agora, para quem está em busca de uma opção de qualidade e também bom preço. Então, pode contar com o Vinho do Porto Messias Ruby, ele é o melhor vinho do Porto pelo custo benefício. 

Confira as qualidades do Vinho do Porto Messias Ruby:

  • Produzido em Douro, com as uvas características da região;
  • Envelhecimento Ruby, sabor mais adocicado;
  • Fabricado por uma vinícola de tradição, atuante desde 1926;
  • Fácil de harmonizar com chocolate trufado ou amargo;
  • Ideal para consumo em dias frios;
  • Aroma de frutas secas e notas de compota com especiarias e tostado.

Por isso, vale com certeza a pena, é um vinho bem tradicional. Para os amantes de vinho e que querem algo mais em conta, é uma grande vantagem. 

Melhor Marca de Vinho do Porto

Também não podemos deixar de destacar aqui a marca que oferece maior tradição e qualidade em seus vinhos. Por isso, a vinícola Ferreira é o destaque nesta categoria. Afinal, a empresa atua desde 1751, sendo uma das mais antigas da região. 

Além disso, seus vinhos são clássicos e referências no mundo todo. A marca Ferreira utiliza o processo mais tradicional e exemplar na produção de seus vinhos do porto. 

Deixe um comentário