Melhor Vodka de 2021: Guia de Compra Completo

Se você está em dúvida sobre qual a melhor vodka comprar, então leia até o final, pois selecionamos aqui as melhores opções do mercado atualmente. Enfim, você quer saber mais sobre essa bebida tão popular? Trouxemos neste artigo um conteúdo completo sobre como a vodka surgiu, como é a produção, quais critérios considerar para escolher a melhor vodka e uma lista com as melhores do mercado.

Portanto, confira aqui quais são as 6 Melhores Vodkas de 2021: Guia de Compra Completo!

Melhores Vodkas de 2021

Confira a lista abaixo com as melhores opções de vodka para comprar em 2021:

  • Vodka Grey Groose Tradicional 4,5l
  • Vodka Ketel One, 1L
  • Ciroc – Vodka 3L
  • Vodka Stolichnaya Elit 750ml
  • Absolut Elyx – Vodka 1,5 L
  • Vodka Belvedere Pure 700ml
Imagem Vodkas Detalhes
Vodka Grey Groose Tradicional 4,5l
Vodka Grey Groose Tradicional 4,5l Melhor Vodka
Vodka Ketel One, 1L
Vodka Ketel One, 1L Melhor Vodka Custo Benefício
Vodka Ciroc, 3L
Vodka Ciroc, 3L Uma das vodkas mais sofisticadas do mundo.
Vodka Elit Stolichnaya 750 ml
Vodka Stolichnaya Elit 750ml Une tradição e modernidade na fórmula.
Vodka Absolut Elyx 1,5 L
Marca: Absolut Vodka Vencedora de vários prêmios!
Vodka Belvedere Pure 700 Ml
Vodka Belvedere Pure 700ml 1° vodka de luxo a chegar no mercado de bebidas brasileiro.

A vodka é uma bebida bastante popular no mundo. O nome desse destilado é o diminutivo de água em diversas línguas de origem eslava. Originária da Europa Oriental, a bebida é consumida de forma mais intensa nos países europeus com clima frio, como é o caso da Rússia, Ucrânia, Polônia, Geórgia, Bielorrússia, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia.

Nesses locais, geralmente as pessoas consomem a vodka pura, ao contrário de boa parte dos demais países, em que mistura-se com outras bebidas, como refrigerantes e sucos de fruta, por exemplo.

No Brasil, é muito comum a mistura da vodkca com energético que, embora apresente alguns riscos para a saúde, como aumento da pressão arterial, é a forma preferida de consumo dos jovens frequentadores de casas noturnas.

No início do século XIV, quando mercadores da Itália, mais precisamente de Genova, cruzaram as fronteiras russas, a história da vodka teve início. Naquela época, quem comandava o império russo era a dinastia Ivanovich (ou Donskoy) e seu líder tinha a honra de receber diversos presentes dos mercadores italianos.

Dentre os muitos presentes, havia uma bebida alcoólica feita de uva, conhecida como grappa, que logo se tornou uma bebida nobre. Portanto, encontrava-se disponível somente para o círculo interno da nobreza e os oficiais da igreja.

O Que Comparar nas Vodkas

O consumo da bebida (grappa) pela população mais humilde ocorreu apenas em 1533, quando ela começou a ser distribuída com o surgimento da primeira Taverna Real, onde pessoas mais simples poderiam experimentar da famosa bebida. Foi nesta época que a vodka recebeu seu nome atual, criado pelos russos, que significa “pequena água”.

A vodka veio para o oeste europeu por Napoleão em 1814, que teve sucesso na conquista da maior parte da Europa e, depois, da Rússia, sendo considerado o primeiro e único general estrangeiro que conseguiu conquistar Moscou.

Entretanto, devido ao inverno agressivo, o exército de Napoleão perdeu a maior parte de sua força e teve de se retirar, o que trouxe alguns dos segredos russos mais valiosos para mostrar ao oeste europeu, dentre eles, o processo de fabricação da vodka.

A famosa bebida também foi um item importante durante a 1ª e 2ª Guerra Mundiais, quando foi serviu como antisséptico na limpeza de feridas e de armas, além de os os soldados soviéticos também usarem como estimulante.

Pois as bebidas alcóolicas são capazes de provocar a redução na concentração de adrenalina no organismo, tornando os soldados mais capazes de autocontrole durante as batalhas.

Assim, a vodka era uma “ração oficial” em dias de guerra pelo exército soviético. Por isso, cada soldado consumia cerca de 100 ml da bebida nesses episódios.

Atualmente, a vodka é a quinta bebida mais vendida no mundo, e o Brasil é o 10º maior consumidor, atrás somente da Rússia, Estados Unidos, Polônia, Ucrânia, Uzbequistão, Reino Unido, Bielorrússia, Índia e Alemanha.

Porém, quando vamos escolher a melhor vodka para comprar, devemos nos atentar para alguns pontos importantes. Abaixo, listamos enfim o que comparar na bebida, para acertar na escolha. Confira!

Fabricação da vodka

A vodka é composta, basicamente, por álcool e água, com exceção para aquelas versões com sabores. A mistura, transparente e inodora, possui sabor característico do álcool de alta destilação, que é resultante da fermentação de ingredientes como cevada, milho, trigo, centeio, figos, ou até mesmo arroz, utilizado em países como a China e o Japão.

Sendo assim, cada matéria prima confere à vodka um sabor e qualidade diferentes, variando a fórmula de acordo com a região de onde veio. Contudo, popularmente, a vodka tem 40% de teor alcoólico.

A vodka passa por um processo semelhante à produção do uísque. A diferença é que, enquanto a destilação do uísque é em baixas temperaturas, em um processo para deixar a bebida com o sabor dos cereais, a destilação da vodka é em altas temperaturas.

Em seguida, é submetida a filtragens químicas para neutralizar os aromas dos cereais, tendo também como diferencial a água na produção.

Basicamente, a produção de vodka envolve as etapas de moagem de grãos, maltagem, fermentação, destilação e três filtrações. Veja a seguir a descrição de cada uma:

Moagem de grãos: consiste na trituração dos grãos, cereais ou vegetais no processo.

Maltagem: quando ocorre a quebra do amido em açúcares menores. Então, ocorre a mistura dos grãos (cereais ou vegetais) triturados com água, gerando uma mistura açucarada, chamada mosto.

Fermentação: processo de sem a presença de oxigênio para produzir álcool. O mosto é armazenado em um tanque hermeticamente fechado, para que os fungos e bactérias consumam o açúcar do líquido e produzam álcool.

Destilação: momento de aumentar a concentração alcóolica. Geralmente, ocorrem duas ou mais destilações para obter um bom aumento na concentração de álcool.

Filtrações: etapa destinada à purificação da vodka, removendo as características de sabor e aroma provenientes da matéria prima do processo.

O tipo (puras e saborizadas)

Existem dois tipos de vodka, as puras e as saborizadas. As vodkas puras são ideias para tomar em shots, possuem de 34% a 40% de álcool. Em contrapartida, as saborizadas são ideais para os coquetéis, feitos a partir de ervas e frutas, cuja finalização é em barris de carvalho, com teor alcoólico que varia entre 35% a 38%.

Ingredientes das melhores vodkas

Ao escolher a melhor vodka, você também deve saber qual é seu ingrediente base. Afinal de contas, ele interfere de forma direta no sabor e no aroma.

Por exemplo, a base de trigo confere notas mais cítricas. Enquanto que uvas e centeio oferecem ao paladar maior doçura. Já a batata, deixa um sabor mais vegetal.

Portanto, preste atenção ao principal ingrediente da bebida que consta no rótulo. Dessa forma, você garante a compra da bebida ideal para seu gosto e paladar

Pureza

Esse é outro ponto importante, pois a pureza consiste em 70% da garrafa de vodka, em média. Já a água que apresenta o PH, sem a presença de minerais, e com a presença de fontes mais nobres, confere um sabor macio, e com maior leveza. Ou seja, é perfeito para quem gosta de degustar cada gole.

Contudo, no caso das vodkas saborizadas, o sabor não é afetado pela origem da água. Pois utiliza-se outros ingredientes para darem sabor à bebida.

Vodka – destilação e filtragem

Quanto à destilação, uma vodka de qualidade se baseia na capacidade de alcançar o equilíbrio entre pureza e sabor. Quanto maior a pureza da bebida, maior será a qualidade. Sendo assim, em geral, esse processo é feito 3 a 4 vezes.

Na prática, quanto mais vezes esses processos são feitos, mais pura será a bebida. Por isso, as melhores vodkas, que passam por múltiplos processos de destilação e filtragem, trazem essa informação como um diferencial estampado norótulo. Portanto, esteja atento a esse detalhe na hora de escolher a melhor vodka para comprar.

A filtração ocorre em três etapas. A primeira, com filtro de carvão ativado; a segunda, com filtragem fina, que remove partículas muito finas de impureza; e a filtragem final, realizada em cartucho para retirar as impurezas que porventura continuaram após as filtragens anteriores.

Volume da garrafa

Pode parecer bobagem, mas o volume da garrafa é muito importante na escolha vodka perfeita. Por isso, escolha o tamanho de acordo que for consumir. Afinal de contas, após abrir a garrafa, o correto é consumir toda a bebida, para que não perca seu teor alcoólico.

Além disso, também é importante frisar que nem todas as garrafas contam com a mesma quantidade de bebida. Algumas possuem 1 litros; outras contam apenas 750 ml, e etc. Porém, essa informação sempre estará estampada no rótulo do produto. Pois todos os fabricantes deixam essa informação em destaque.

País de origem

Ao comprar uma garrafa de vodka, identificar o país de origem pode ser crucial na determinação da qualidade. Afinal de contas, as melhores vodkas são produzidas na Rússia e Polonia. Em seguida, estão as vodkas francesas. Então, se for comprar uma vodka, não se esqueça de conferir a sua origem

As vodkas da Rússia apresentam um sabor bem mais marcante e intenso. Por isso, são ótimas para quem já está acostumado a consumir a bebida. Aliás, as vodkas russas deixam uma forte sensação de queimação na garganta.

Já as polonesas contam com um sabor bem mais equilibrado, e com um leve toque adocicado tanto no aroma, quanto no seu sabor.

Por fim, as vokdas francesas e dos demais países, como do Brasil, por exemplo, seguem uma linha mais equilibrada, oferecendo um aroma e um sabor mais neutros.

Review das 6 Melhores Vodkas de 2021

Como vimos, a vodka é uma bebida de grande destaque mundo a fora e que, atualmente, possui diversos sabores e tipos. Pensando nisso selecionamos as melhores opções de vodka para comprar. Então, confira cada uma delas com atenção, para acertar na escolha do melhor produto para seu paladar:

1

Melhor Escolha

Vodka Stolichnaya Elit 750ml

Características:

  • Marca: Stolichnaya
  • Ingredientes: Anis maduro, grãos e água elevado a temperaturas extremamente baixas
  • Teor alcoólico: 40%
  • Embalagem: 750 ml

A Stolichnaya usa o trigo do inverno, água natural e um método russo de dupla destilação, de mais de 500 anos, combinado com um processo de filtração quádrupla. Com isso, dá origem a uma família de vodkas genuinamente russas, com níveis complexos de aroma e sabor.

A sua garrafa éestreita e longa, não convencional, na cor cinza com escritas em preto. O topo da embalagem tem a cor cinza metálica.

A Stolichnaya foi a primeira a introduzir vodkas com sabores nos EUA, com frutas, mel e ervas, de acordo com a estação ou a festividade. Porém, são usados somente os ingredientes naturais como o trigo russo de inverno, e água natural para fabricar a vodka Stolichnaya.

Ela é destilada duas vezes, e filtrada quatro vezes. Só então ela pode ostentar o nome Stolichnaya. A destilação é muito importante. Em seguida, a bebida é filtrada através de quartzo, carvão siberiano de bétula, quartzo novamente, e tecido de trama densa. Isto é que dá o seu gosto suave, distintivo e preciso.

Confira o preço

2

Custo Benefício

Vodka Grey Groose Tradicional 4,5l

Características:

  • Marca: Grey Goose
  • Ingredientes: Uvas francesas tradicionais da região de Cognac e água filtradas pelas rochas de Champagne
  • Teor alcoólico: 40%
  • Embalagem: 4,5 L

A Grey Goose é uma vodka premium produzida na França. Além disso, é uma das mais famosas do mundo. Sua receita foi criada pelo Mestre de Adega François Thibault, em Cognac, na França.

A sua embalagem tem detalhes foscos no vidro, e um ganso francês em voo. A garrafa é distribuída em engradada em um processo semelhantes aos de garrafas de vinho.

A vodka Grey Goose foi originalmente concebida por Sidney Frank, fundador da importadora Sidney Frank Importing, no verão de 1996. A ideia inicial era criar uma vodka de luxo para o mercado norte-americano.

Sendo assim, como parte de seu plano de marketing de guerrilha, a Grey Goose chegou ao mercado com um preço intencionalmente acima das outras marcas de vodka premium disponíveis no mercado, visando criar a nova categoria no segmento de bebidas.

Além disso, Sidney Frank escolheu a França propositalmente, como berço para a Grey Goose. Afinal de contas, a tradição da culinária francesa e as fontes naturais de água filtradas pelas rochas de Champagne, eram o que a companhia queria para agregar valor ao conceito da vodka.

A Grey Goose é a primeira vodka a ser produzida na tradição dos Maître de Chai, os Mestres de Adega, o que permite que os aromas resultantes do processo de destilação sejam únicos da Grey Goose.

Ela é feita com 100% de ingredientes franceses, incluindo as versões aromatizadas da vodka. Por exemplo, a Grey Goose La Poire é o resultado do relacionamento de François Thibault, com uma chef parisiense, cuja torta de pera inspirou a receita da vodka.

Confira o preço

3

padrao

Vodka Ciroc, 3L

Características:

  • Marca: Ciroc
  • Ingredientes: Destilado alcoólico simples de uva retificado e água.
  • Teor alcoólico: 40%
  • Embalagem: 3 L

Jean-Sébastien, um francês de Bordeaux, poderia ter isso um produtor de vinho de sucesso. Ou até mesmo de conhaque. Afinal de contas, sua família tinha uma história de mais de 400 anos ligada, de forma direta, com a fabricação dessas duas bebidas. Porém, ele decidiu seguir por outro caminho, produzindo vodkas.

Assim surgiu a Ciroc, uma das marcas mais famosas no mundo. E a sua vodka é considerada uma das vodkas mais sofisticadas do mundo. O segredo, além de ser um produto de qualidade, é também o seu marketing. Afinal de contas, é considerado o mais forte e polêmico no mundo das destiladas.

A embalagem é transparente, com símbolo central circular de cor variante, de acordo com o sabor da bebida. Na base, apresenta a cor conforme o sabor. As cores são: azul, cinza, branco, amarelo, laranja e vermelho.

Confira o preço

4

padrao

Vodka Ketel One, 1L

Características:

  • Marca: Ketel One
  • Ingredientes: Destilado alcóolico simples de cereais retificado e água.
  • Teor alcoólico: 40%
  • Embalagem: 1 Litro

Todo país tem aquela bebida pela qual é conhecido no mundo inteiro. A cachaça é nossa (brasileira), enquanto a Holanda, por sua vez, é a terra do genever, o destilado considerado o avô da vodka. Aliás, ganhou fama global a partir da Inglaterra.

Nascer no berço do genever é uma particularidade de Ketel One. Porém, o DNA holandês divide espaço com um certo sotaque americano no registro da vodka. Em 1983, a Ketel One era lançada nos EUA, e a Nolet estava de volta à América, aquilo era uma espécie de retorno para a família.

A destilaria chegou a se estabelecer no país em 1902, com direito à construção de uma fábrica inspirada na original de Schiedam. Porém, com a implementação da Lei Seca, em 1920, os negócios foram interrompidos e encerrados.

Carolus buscou nos diários de Joannes as bases da receita, que resultaria em Ketel One. O fator “história” conta muito no rótulo, o nome, inclusive, vem do Distilleerketel, o alambique de cobre mais antigo da destilaria, alimentado a carvão.
Aliás, até hoje é utilizado na produção da vodka. Ketel nada mais quer dizer do que alambique, em holandês.

O grande trunfo de Carolus foi equilibrar tradição e modernidade na fórmula. Por isso, aA Ketel One é produzida a partir de um singular processo, que mistura dois tipos de destilação: uma feita através do alambique de cobre, e também em sofisticados destiladores de coluna.

A receita, que resulta em uma bebida sedosa e suave, até hoje tem o dedo dos Nolet: apenas levas de vodka experimentadas e aprovadas por um membro da família, podem ser engarrafadas e distribuídas.

A embalagem é transparente, com detalhes cravejados no vidro, rótulo simples nas cores preto, branco e vermelho apresentam um visual clean.

Confira o preço

5

padrao

Vodka Absolut Elyx 1,5 L

Características:

  • Marca: Absolut Vodka
  • Ingredientes: não informado
  • Teor alcoólico: 42,3%
  • Embalagem: 1,5 L

A produção dessa bebida segue os princípios de perfeição e qualidade. A sua destilação é manual, e acontece num alambique de cobre do ano de 1921.

Dessa forma, o que você terá após todo o processo é uma das melhores vodkas para comprar, que já venceu inúmeros prêmios. Além disso, o sabor que ela deixa na boca é de encorpamento e suavidade.

Confira o preço

6

padrao

Vodka Belvedere Pure 700ml

Características:

  • Marca: Belvedere
  • Ingredientes: VODKA BELVEDERE PURE 700 ML.
  • Teor alcoólico: 40%
  • Embalagem: 700 ml

Essa vodka é perfeita para aproveitar os bons momentos da vida. É considerada como a 1° vodka de luxo a chegar no mercado de bebidas brasileiro.

A sua produção segue uma tradição com mais de 500 anos. Além disso, é feita a partir de apenas um tipo de grão (enteio dourado Dankowskie). Que, aliás, se desenvolve somente na região chamada Mazovia, situada na Polônia.

Confira o preço

Qual a Melhor Vodka?

A melhor vodka desse guia de compra éVodka Stolichnaya Elit 750ml. Aliás, o fato de ser produzida na Rússia já diz muito sobre a bebida. Essa bebida apresenta um sabor e aroma bem complexos, uma característica das vodkas russass.

Além disso, essa bebida conta com ingredientes naturais em sua composição, como a água natural, o trigo russo de inverno. Passa duas vezes por destilação, e é filtrada vezes. Então, somente após esse processo, a bebida pode receber o node de vodka Stolichnaya.

Enfim, essa bebida tem um sabor e aroma muito marcantes! Por isso, vale a pena experimentar esse produto se você aprecia uma bebida de qualidade.

Melhor Vodka Custo Benefício

A melhor vodka custo benefício é a Vodka Grey Groose Tradicional 4,5l. Afinal de contas, ela é perfeita para quem aprecia uma boa bebida, mas sem precisar pagar muito por isso.

Essa bebida é produzida na França, e também é uma das mais apreciadas e conhecidas no mundo inteiro.

Utiliza ingredientes 100% franceses. Até mesmo as versões da bebida que são saborizadas.

Qual a Melhor Marca de Vodka?

A melhor marca de vodka apresentada aqui é a Stolichnaya. Afinal de contas, essa marca já ganhou vários prêmios ao longo de sua história. Ela utiliza grãos de centeio e de trigo, e possui alguns dos rótulos mais famosos e consumidos no mundo inteiro. Portanto, se você ainda não conhece, vale à pena experimentar!

Deixe um comentário